Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Parabéns Consulados do Galo pelos quatro anos

Com a permissão das caríssimas Atleticanas e dos caros Atleticanos, o Canto do Galo, abre espaço ao iluminado Custódio Neto – o grande idealizador do Grupo “Consulados do Galo” -, para brindar e comemorar acerca deste projeto. Amanhã volto para dividir com os amiGalos sobre a expectativa para a semana, com jogos pelo Brasileiro (Internacional) e Sul-Americana (Cólon).

”*Custódio Pereira Neto

 Em 13/09/2015, às 13:13, hora da Austrália, foi lançado o Projeto Consulados do Galo. Mas como surgiu tudo isso?

 Consulados foi usado primeiramente em 2012, quando a Revista Veja Rio colheu depoimento da Cariogalo e de outros três grupos de outro times e fez uma matéria “Consulados da Bola”.

 A partir de então, a CarioGalo adotou “Consulado da Bola dos Atleticanos no Rio de Janeiro” inclusive para nomear a postura do torcedor de futebol, um ambiente familiar e de amizade, fomentando a presença de mulheres e crianças, que agregando ao invés de fazer disso um motivo para brigas com o torcedor adversário.

 E o projeto Consulados do Galo foi uma evolução natural disso. O nome, a identidade visual, a estratégia de comunicação foi toda construída passando a ideia de ser um território do Clube do Coração fora do estado de origem, sem, o estigma ruim e pejorativo que grupos de torcedores tinham de caráter violento.

 Em 2013, era comum os Atleticanos se encontrarem durante os jogos mundo afora e trocar mensagens sobre locais para ver os jogos. Em 2014, tivemos a ideia de padronizar a divulgação dos locais com uns compartilhando com outros e todos se multiplicando.

 E a realização foi mesmo em 2015, quando em janeiro foi desenvolvida a identidade visual que comunicava os valores que desejava passar. Em março, foi criado um grupo de Whats App “Consulados do Galo” e registradas redes sociais e e-mail. Em julho, passou a mapear cada grupo de Atleticano manualmente, por facebook, twitter, e-mail, telefone e indicação de amigos. Já no final de agosto e início de setembro, tiramos férias do trabalho e passamos duas semanas preparando estratégia, textos e estruturação inicial dos Consulados até o lançamento em 13/09/2015, com 22 grupos espalhados pelo mundo.

 Já antes da fundação, mas principalmente após o lançamento oficial, criamos um grupo de líderes naturais que já estavam no grupo e se dedicaram ao desenvolvimento (ao lado do André Tijuca – CarioGalo; Christiano Ottoni – Galo de Praia; Geraldo Serafim – Galo Salvador; Luciano Marques – GaloSampa; Junior Louzada – Galo da Peste; Renato Novais – MadruGalo), que já estavam no grupo quando do lançamento, sendo que os eu próprio e os quatro primeiros mais ativamente.

Depois do lançamento, a chegada do Thiago Lisboa (PortuGalo) e de Fred Neuman (que estava na CarioGalo) que havia criado virtualmente o Galo Toronto para onde se mudaria no ano seguinte. Apesar destes dois últimos Consulados não participarem do lançamento, integraram o grupo dos demais líderes citados fundamentais no desenvolvimento.

 Mas, sempre disse e defendo que o projeto é uma semente lançada na terra, que tem seu nascimento e fundação simbólicos por alguém (que concebeu a ideia e agregou todo mundo), mas a fundação é renovada diariamente por todo mundo que conhece, gosta e passa adiante. Só assim para envolver milhares de pessoas no Brasil e pelo mundo, com mais de 63 grupos oficializados.

 Há um trabalho conjunto com o Clube para evolução do projeto. E muita dedicação de abnegados para fazer com que prossiga ao alto e avante, ao infinito e além! Parabéns Consulados! Nós Somos do Planeta, Galo!”

Em tempo: aproveito ainda para estender a toda a Massa, convite recebido que segue abaixo. Compareçam:

O deputado Mário Henrique Caixa (PV) prestará homenagem ao Galo Futebol Americano (Galo FA), no dia 16 de setembro, às 20h, em Reunião Especial, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na solenidade será destacado o título no Campeonato Brasileiro (Brasil Bowl) de 2018, conquistado de forma invicta em dezembro.

*fotos: Arquivo da CarioGalo

13 thoughts to “Parabéns Consulados do Galo pelos quatro anos”

  1. Esse movimento é sensacional. O sentimento do atleticano pelo time é diferenciado, e isso une muito mais as pessoas do que as outras torcidas. Quem está fora deve ter uma Saudade absurda da atmosfera de torcer em conjunto, o que vem sendo diminuído pelos consulados E fazendo amigos mundo afora. Engraçado que em BH as torcidas tem traços de personalidade em comum, que as distinguem e rivalizam mais que o normal. Meus amigos cruzeirenses tendem a ser mais vaidosos, orgulhosos e competitivos. Já os atleticanos apresentam maior dedicação, resiliência e afeto. Agradeço meu pai por ser atleticano, já que seu pai e irmão eram azuis.
    Vida longa aos consulados! Que cresçam cada vez mais e que a diretoria incompetente forneça o apoio necessário para suas expansões.

  2. O cara tá ou não tá querendo ser vaiado, chamado de burro e até ser demitido? Vai continuar insistindo com Ricardo Oliveira até quando?

  3. Consulados do nosso amado CAM… parabéns e vida longa a todos!!!!!!

    OBS.: e no nosso ataque ao q parece continua o R.Oliveira pro jogo de Domingo… olha, é muita coragem desse treinador continuar com esse cara de titular… sem palavras… que ele faça gols e cale minha boca!!!!!

  4. PELO VISTO RODRIGO SANTANA QUER MESMO MORRER ABRAÇADO COM ELIAS E R.OLIVEIRA , VETERANOS , PREGUIÇOSOS E SEM NENHUMA MOBILIDADE.
    NESTE MOMENTO ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO , E A SAÍDA DESSA SITUAÇÃO DEPENDE DA SAÍDA DO TIME DESSES DOIS PRINCIPALMENTE , QUE GANHAM FORTUNAS , E DESDE QUE AQUI CHEGARAM NADA PRODUZIRAM EM BENEFÍCIO DO TIME.
    CHARÁ CARANGUEIJO , COMO PODE UM ATACANTE DE 27 MILHÕES SÓ JOGAR PRÁ TRÁS?? PARECE QUE TEM MEDO DE ENCARAR OS ZAGUEIROS.
    VINÍCIUS , COITADO , ATÉ QUE TEM BOA VONTADE , MAS FALTA O PRINCIPAL QUE É FUTEBOL.
    QUANTO À RUIM COSTA , JÁ SE PODE DIZER QUE É UM NOVO ALEXANDRE gallo .
    SE QUIZEREM REAÇÃO NO CAMPEONATO BRASILEIRO , VAI TER QUE BARRAR ESSES MEDALHÕES . SE INSISTIR COM ELES O RISCO DE REBAIXAMENTO É GRANDE.
    ELIAS , O DESTRUIDOR DE VOLANTES E TÉCNICOS , CONTINUA SOBERANO . NUNCA MACHUCA PORQUE SE ESCONDE DO JOGO , NÃO DIVIDE BOLA.
    ALGUNS PSEUDO COMENTARISTAS ESPORTIVOS DIZEM QUE ELIAS É UM VOLANTE QUE “PISA” NA ÁREA. SÓ SE FOR PRÁ MATAR A GRAMA.
    R.OLIVEIRA DESDE QUE AQUI CHEGOU NUNCA GANHOU UMA DIVIDIDA , SIMPLESMENTE PORQUE TIRA O PÉ.
    AONDE IREMOS COM ESSES EX JOGADORES ?? ACHO QUE A LUGAR NENHUM. E O GRANDE PERIGO É O REBAIXAMENTO.
    MUDANÇAS JÁ ,DE ATITUDE .
    AINDA HÁ TEMPO.

  5. Inacreditável : ricardo oliveira será titular domingo. Perdi a paciência . Se a torcida não exigir a saída dele vai morrer abraçado com o técnico . O estagiário de fala mansa que pensa ser treinador a cada dia mostra que não tem a mínima condição . Lamentável . Enquanto isso o presidente não aparece no CT, não dá uma coletiva, sumido, eis um clube sem comando ….

  6. WELLINGTON SOUZA , ATUALIZANDO
    sobre a contratação do goleiro

    Desde a contusão do Victor esta situação de não
    termos goleiros à disposição já se manifestara ,
    devido às contusões de Uilson e Michael .

    Por que lá atrás, com calma, não viram que seria
    necessário a recomposição do elenco , buscando
    um goleiro que pudesse , caso necessário , entrar
    em campo para uma ou outra partida , mas que
    pudesse continuar no clube por mais tempo ?

    Dinheiro jogado no ralo da incompetência !

    Numa situação terrível que estamos todos nós a
    viver é um acinte um clube de futebol tratar de
    maneira tão inconsequente recursos volumosos
    como estes para nenhum resultado prático .

    TODOS devem fortunas mirabolantes e ninguém
    pensa em saldar seus compromissos, em colocar
    um ponto final nesses desatinos .

    Que bolha é essa em que vivem ?
    Vai estourar , meu caro , pode ter certeza disso .
    O exemplo está logo ali , do outro lado da lagoa .

    Ou no Itaquerão , que acabou de ser executado
    pela Caixa .

    Ou no Fluminense , no Vasco , ……

    1. Concordo, só que li em reportagem sobre este assunto que o diretor tentou contratar o Jailson do Palmeiras e o Walter do Corinthians. O tempo curto de contrato oferecido foi o principal entrave e trazer um goleiro para ficar, significa tirar oportunidade dos da casa, veja bem, hoje o Claiton é considerado o maior ativo do Galo, por estas questões que levantei continuo concordando com a contratação, e se for necessário o Wilson ainda poderá prorrogar por mais um ano e oferecer um trabalho de qualidade, quanto a onerar, infelizmente este monstro dos super salários no futebol não vem de hoje, e dificilmente acharia outro para ganhar menos e jogar com qualidade.

  7. BELO TEXTO , EDUARDO.
    VIVA OS CONSULADOS DO GALO.
    UMA ÓTIMA IDÉIA QUE DIFUNDE , CONFRATERNIZA , MULTIPLICA E ENALTECE A TORCIDA ATLETICANA MUNDO AFORA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.