Por Roberto Caldeira
Segundo o Dicionário Informal, “passar pano” representa uma expressão idiomática de sentido subjacente, cujo emprego se dá quando se tem a pretensão de deixar que determinada circunstância permaneça exatamente como está. Tentar disfarçar algo que foi feito errado ou que não foi feito como se deveria. Aliviar o lado de alguém.
Eu não tenho político de estimação e muito menos dirigente de futebol de estimação! Aliás, no caso do futebol, isso é muito pior. Na política, ainda existe a democracia e, quando eleita, a pessoa representa uma grande parcela da população, quer a gente goste ou não. Por mais que não concordemos, pelo menos é possível compreender quando alguém defende seu político corrupto de estimação.
Mas no Galo, na minha opinião, isso é incompreensível! Primeiro que no Galo não possui um sistema democrático. A escolha do Presidente é restrita a um seleto de 404 conselheiros. E vamos deixar claro, esse texto passa bem longe de querer questionar o Estatuto e o papel dos conselheiros do Clube. Essa referência serve apenas para ilustrar que a Massa de oito milhões de Atleticanos não tem o direito de escolher sequer uma parte dos conselheiros que votam para eleger o Presidente. E por isso me pergunto, por que alguns torcedores resolvem ter seu dirigente de futebol de estimação?
Não importa o que eles façam ou digam, há sempre uma turma de “passadores de pano” pronta para discutir com qualquer outro torcedor – rotulado por eles de “corneta” – que ouse criticar ou questionar o que ocorre com nosso Galo. O que vem da Diretoria é tratado por eles como verdade absoluta.
Como bem repetido pelo mestre Eduardo na terça-feira, faço dele as minhas palavras: “a mim, pouco importa se o dirigente é Zé, Mané, Joãozinho ou quem for. Eu sou Atleticano”. E ainda complemento, sou Galo na Veia, sou Galo na alma! Nós somos todos Atleticanos! Gostamos de viver o Galo na alegria, na saúde, na tristeza ou na doença. E por que raios alguns escolhem discutir com outro Atleticano no intuito apenas de defender, com unhas e dentes, pessoas que eles nem elegeram?
Muitos desses ficaram o primeiro semestre inteiro discutindo nas redes sociais, passando pano para Diretoria que dizia que o time não precisa de reforços e quebraram a cara. Agora, por exemplo, são as mesmas pessoas que insistem em dizer que o Galo não precisa de reforços na defesa. 17 gols sofridos em 12 jogos, o líder levou apenas sete, viu, amiguinho? Será que não aprendem? Vão continuar discutindo o indiscutível, pois já faz mais de três anos que não há reposição no setor? Os bons saíram, foram vendidos ou ficaram mais velhos e nunca contrataram para recompor a perda de qualidade dos jogadores do setor.
Não que a Diretoria tenha agora resolvido reforçar o elenco, ou venha a reforçar mais tarde a defesa, porque os cornetas pediram. Sem essa pretensão, por favor. Inclusive, falei sobre isso na semana passada. Pouco importa por qual motivo tenham alterado a tal política de austeridade, o que importa é que começaram a fazer o que era certo. Era tão óbvio, que muita gente já dizia isso, ao contrário do “passador de pano” que só tinha como foco aliviar a barra da Diretoria.
A crítica e o elogio fazem parte do futebol. Quando está errado, a gente reclama, e quando está certo, a gente elogia. Simples assim. Isso se chama coerência. Mas quando se envolve o Galo, isso se amplia ainda mais, pois somos a torcida mais apaixonada do Brasil. Não gostamos apenas de torcer, mas de viver o Galo, todos os dias. Ficamos angustiados até na Copa do Mundo porque não tem jogo do Galo! A crítica construtiva e bem fundamentada faz muito melhor ao Galo do que apoiar tudo incondicionalmente, mesmo que muitos digam estar errado. Quem ama, cuida! Mas quem ama, também corrige, me ensinou minha mãe.
Ninguém é mais ou menos Atleticano por passar pano ou cornetar. Se vários coleguinhas criticam a mesma coisa, por que não refletir a respeito? Talvez eles tenham um pouco de razão no que falam, não? Mas se mesmo depois de refletir continuar sem concordar, paciência, mas para que passar tanto pano? Todos querem o bem do Galo e as críticas na maioria das vezes têm como objetivo engrandecer.
Chega de polarização e problematização. Aqui é a Massa do Galo. E o único pano que queremos todos passar é no sentido de lustrar…
Lustrar a taça de Campeão Brasileiro! Vamos, Galo!
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Verdade. Nosso presidente tá mais interessado em automobilismo do que em futebol, o tal diretor de futebol viaja, viaja e não traz ninguém que possa ser considerado titular. Se conseguir uma vaguinha pra libertas, já será muito, mas sem reforçar pro ano que vem, vai fazer papelão.
Culpa do treinador que escalou o jogador.
No caso do Galo, acho que depois de fechar a janela de transferência europeia tudo muda e o Gabriel vai para a reserva.
Caro Atleticano,
Como disseram acima, eis presidente de estimação, Opa, muitos tem, porque até fingem não lembrar que o Kalil trouxe o Vitor, mas, não pagou, assim é fácil, esqueceram?
Não quero ser repetitivo, mas, será que os atuais querem apenas gerir o clube com responsabilidade e principalmente pensar em um futuro melhor.
De pensar apenas no presente e deixar o futuro para os outros resolverem (ou pagarem) é que o Galo esta sofrendo este ano.
Vimos nas administrações anteriores coisa de político que esta deixando o lugar para outro de outro partido, ou seja, ninguém esta nem aí para o próximo, será porque?
Na verdade administração sem responsabilidade fiscal e econômica, os corneteiros se afastam e calam pelo menos durante um bom tempo.
Afinal em 90% das cornetadas está o time e se este estiver indo bem, ai é que o restante pouco importa aos corneteiros.
Acho que as críticas sempre serão construtivas, porém, todo corneteiro é um Atleticano participativo (fanático e bipolar), então, estando tudo bem no futebol, não querem saber de mais nada.
Continuo achando que tudo que está acontecendo, inclusive as contratações na parada da copa faz parte do planejamento.
E que as contratações foram feitas apenas devido as vendas do Otero e Lucas Pratto, se não continuariam com o "Bom e Barato".
ou seja, continuam com a política de não dar passo maior que as pernas.
Para mim isto é pensar no futuro e não vejo mau nisto.
Éh Wellington Souza, tá sertinho!
Çei...
A gente viu como o planejamento estava sendo bem feito e segue hoje a mesma linha e discurso do Presidente e do Alexandre Gallo!
Isso aí, tá sertinho...
Boa tarde Eduardo e massa. Nota 100 para seu comentário Roberto Caldeira. Espero que o 7 câmera faz igual o kalil e passa o pano na taça do brasileirão de 2018.Quando nasci o galo já tinha sido campeão brasileiro e não quero bater as botas sem ver o galo campeão brasileiro. Rsrs.tambem crítico a diretoria,jogadores,treinador quando precisa. E também elogio quando precisa. Eu dei uma trégua de não criticar. Por enquanto. Mas ontem o Thiago treinou a equipe com a defesa peneira me preocupei.todos nós sabemos que chega de Gabriel. Patrick.fabio Santos e Victor que aprende sair do gol e sair jogando. Já na hora de dar chances ao bremer.juninho.e o reserva de Fábio Santos. Chega Dezembro más não chega jogos do galo.vai galoooooooooooo.
O que insisto aqui é que o modo de analisar o Galo, pela sua torcida mais jovem, passou a ter dois modelos que eu acho muito chatos. Uns é o modelo tático. Será que preciso saber o número exato de cruzamentos certos de um jogador pra saber se ele serve ou não serve para o Galo? Sabemos e pronto. Esse modelo ESPN é muito chato. Se eu torcesse pra estatística torcia pro IBGE. Outra é a análise financeira. Lembro-me da minha juventude e a chatissima torcida da tima, vivia enchendo o saco que tinham a toca isso a toca aquilo. Se eu torcesse pra patrimônio torceria pro Bradesco.
No caso específico dessa diretoria não é passar pano coisa nenhuma. O Sr Nepomuceno foi um desastre técnico, financeiro e até de DNA, trazendo gente que comeu nosso dinheiro ( não preciso saber quanto) sem ter a menor afinidade com nossas tradições. No mais torcedor que comenta, eu traria fulano e não pagaria por beltrano, que entre como associado do clube e ao menos tente ser conselheiro. No mais é mimimi. Povo Chato. Aqui é Galo porra
Jorge Guima,
Que planeta você vive meu amigo?
Você acha que é fácil assim virar Conselheiro do Atlético?
São 400 Conselheiros, sendo apenas 150 e poucos eleitos.
E até pra ser eleito, um outro Conselheiro precisa te indicar e ter um número mínimo de assinaturas pra você poder concorrer há uma vaga.
A panela ali é muito forte!
Pessoal,
Sobre essa questão da defesa, ontem na Copa teve um lance emblemático que resume toda essa situação. Enquanto o péssimo defensor de Senegal, ficou encostado na trave com a mão na cintura, Yerri Mina fazia o gol que ele poderia ter tirado.
E gostaria de perguntar aos entendedores: foi culpa de quem? Do sistema defensivo?
Culpa do sistema defensivo de Senegal ter sido eliminado da Copa?
Esse é o ponto. Enquanto um defensor fraco te custa uma derrota ou eliminação, o bom defensor além de ajudar lá atrás, vai no ataque e faz o gol da classificação. Obviamente que isso não ocorre todo dia.
Mas é um exemplo emblemático do estrago causado por um defensor ruim em comparação ao que pode dar o clube o bom defensor.
E sobre Yerri Mina, é aquele zagueiro que o Palmeiras gastou 3 milhões de Euros, pra tirar do Santa Fé. Que depois fez 14 gols em 67 jogos (média melhor que muito atacante) e foi vendido apenas um ano e meio depois por 12 milhões de euros pro Barcelona.
Entenderam a diferença?
Mas bom é o Gabriel, 3 anos como profissional, 114 jogos pelo Galo, apenas 3 gols marcados. Pra falar a verdade ele já dever ter feito mais gols contras do que marcou. Eu que não estou conseguindo lembrar aqui. Isso sem falar nos gols que ele falhou.
Entenderam a diferença?
Parabéns, onde assino!
Socorro!
Alguém lá dentro do Galo precisa ler isso!!
Um time pra ser pouco vazado precisa ter todo o esquema voltado para a parte defensiva. Não dá pra atacar e defender na mesma intensidade. No nosso caso, é fácil constatar que o DNA do Galo não é esse. A torcida, na sua imensa maioria, gosta de ver o time encurralar os adversários, vibra com isso e tem o perfil de empurrar sempre. Será que ficaríamos satisfeitos e teríamos paciência de ver um time que joga pra se defender? As raposetes passam raiva todo jogo com o Mala Menezes, técnico conhecido por armar times fechados atrás.
Este tema de defesa pouco ou muito vazada sempre vem à tona. Pra resumir minha opinião, acho que o EQUILÍBRIO entre ataque e defesa é que faz um time vencedor. Não adianta priorizar este ou aquele setor. Não são apenas os zagueiros ou laterais que fazem o papel defensivo, depende de uma organização e comprometimento de todos os atletas. Como disse outro dia, zagueiro bom é aquele que joga bem protegido. Então não adianta ficarmos pedindo contratações se o sistema defensivo do Atlético ainda é frágil. Isso que precisa ser corrigido. Não é apenas uma troca de nomes, é uma mudança de atitude. Creio que o competente Thiago Larghi entendeu e vai encontrar soluções para este problema.
Mas eu, particularmente, prefiro ver o Galo com a bola no pé, partindo pra cima e dando sufoco nos adversários, do que ficar atrás encolhido e tomando pucos gols. É apenas minha opinião. Respeito que pensa diferente.
Respeito quem pensa diferente.
Guilherme Bicalho,
O ponto não é a falta de equilíbrio.
Já tivemos times que faziam muitos gols, mas não levam tantos.
Problema do Galo atualmente não acho que seja a flata de equilíbrio, basta ver os inúmeros gols que levamos por erros individuais bizarros.
Só puxar aí alguns gols emblemáticos.
- Que pressão sofremos do Flamengo, pelo contrário, pra levar um gol no final?
Falha grosseira do Emerson.
- Qual a culpa teve o sistema defensivo, quando o Patric tentou sair jogando e deixou a bola no pé do São Paulino e empataram o jogo no final?
- Que pressão sofremos do Ceara, pra levar um gol ridiculo daquele, com a jogada praticamente morta na linha lateral, com o atacante marcado por 2 defensores?
- E os gols de cabeça de bola parada? Basta uma unica bola o jogo todo, que entregam a paçoca lá atrás.
Quanto mais equilíbrio entre ataque e defesa, muito melhor. Quanto mais gols fazer e menos tomar melhor. O problema do Galo é que estamos tomando muitos gols, mas muitos mesmos. 17 gols em 12 partidas. E isso não vem de hoje. E uma boa parte desses gols foi por erro individual.
Meu caro, se não ocorrerem falhas numa partida, o placar será 0 a 0 sempre. Elas são inerentes ao jogo.
Concordo que alguns erros nos custaram caro, como os que vc citou. Mas quem não erra? Até Messi e Cristiano erram. Quem dirá Patricão da Massa!
À propósito, sobre Patric, penso que é um cara bacana, raçudo, tem a história do filho e tal, mas é ruim de bola demais. Corre feito um leão e erra na mesma intensidade. Mas sempre que vejo o filhinho dele fico com uma pena danada. Aí esqueço que ele me faz passar raiva.
Gabriel não acho tão ruim quanto falam. Se não fosse da base seria mais valorizado.
Fábio Santos está mostrando o que sempre foi: jogador mediano. Não acerta um cruzamento e já está descendo a ladeira na carreira. Douglas Santos era bem melhor.
Apesar disso, insisto na tese de que precisamos de equilíbrio. Num time bem equilibrado, os erros (sejam coletivos ou individuais) serão diminuídos pela atuação consistente da equipe.
É o que penso.
Saudações.
Torcedor ter a opinião q quiser é direito dele, pelo tamanho da massa, natural q haja a maior diversidade possivel de idéias.
Incomoda mesmo setoristas com discurso amansador, pessoas q tem ligação diária com a direção e começa um processo natural de troca de gentilezas, amenizacao nas criticas e uma postura inicial de complacência e defesa de qq atitude, só questionando mesmo quando a vaca já rumou para o brejo.
Acho bizarro os comentaristas mineiros q trabalham na parceria da CBF, parecem escolhidos a dedo pela cúpula do eixo, são insípidos, inodoros e incolores, quando questionados em algo polemico, muitas vezes respondem algo nada a ver, chegando a repetir editoriais decorados como válvula de escape, patético.
E temos os setoristas das redes sociais, que seria uma grande alternativa, pessoas ávidas por notoriedade e muita mais propensas a serem cooptadas com agrados, acessos e informações privilegiadas, repare q sempre acham tudo lindo q a diretoria faz.
Salvo poucos, nossa imprensa contribui muito para o clima de que o Galo é isso ai mesmo, não pode nem precisa profissionalizar de uma vez por todas.
Uma pena q o texto não queira discutir quem é esse conselho q define tudo no Galo. Não que eu esteja cobrando, apenas um comentário sobre a importância q eles tem na vida do atleticano.
ITA,
Não dá pra falar tudo de uma vez.
Mas sobre o Conselho, falaremos ainda.
Esse sistema precisa sim ser ajustado, a torcida anseia por maior representatividade.
Se for um conselho de pessoas notáveis em prol do Galo, a questão da representatividade da torcida acho até irrelevante.
Mas, claro, é uma boa discussão.
Quem vive a realidade lá dentro do CT todos os dias é o treinador e sua comissão técnica... então que ele faça o melhor para resolver os problemas do time em campo, principalmente a nossa defesa que é muito vazada... estamos numa mini temporada e temos que ter paciência para ver daqui uns dias o que vai resultar estes treinamentos com os novos reforços etc...
pelo visto e infelizmente nenhum zagueiro do tipo a camisa titular é minha vai chegar então é acreditar que o T. Larghi vai dar conta de arrumar este setor que para o momento é o mais fraco da equipe... talvez este período de Copa seja até bom pra nós pra que se ajuste o time defensivamente!!!!!!!!!!
OBS.: Muitas palmas para o texto do Roberto Caldeira!!!!!!!!!!!!!
O Galo precisa contratar um zagueiro pra jogar ao lado do Léo (o melhor, disparado). Dito isso, obviamente, a quantidade de gols sofridos nessa e em outras temporadas não será diminuída apenas com contratações. Apesar da defesa defender, quem toma gol é o time todo. A questão da defesa muito vazada tem mais a ver com sistema tático do que com as pessoas que o e executam. SAN
3,5 anos com defesas muitos vazadas!
7 técnicos diferentes!
Nenhum deles conseguiu fazer a gente para de tomar gol!
E o que aconteceu desde 2014, que a gente tinha sim uma boa defesa, não excelente, mas era boa o suficiente pra ganhar títulos? O que aconteceu?
Apenas saíram jogadores! Quem ficou, envelheceu! Quem chegou não presta nem pra ser zagueiro do América! E nosso time vive levando gol bobo com erro grotesco individual!
3 anos e meio, e ninguém conseguiu dar um jeito no sistema tático da defesa! Mas quando o Patric perde uma bola na entrada da área no final do jogo, ou quando o Gabriel faz gol contra, dá bote errado de carrinho, ou não ganha a bola pelo alto, a culpa é do sistema tático!
Tá certinho! 3 anos e meio e ninguém arruma isso, por que será?
Ter bons jogadores na defesa não é garantia de não levar gols. Mas é quase impossível querer não levar gols se não tem bons jogadores!
Pra finalizar, vamos só fazer uma analogia, no ataque, centroavante. Podemos dizer então que o Carlos não fazia gols pq o sistema ofensivo era o culpado? Ou era a ruindade dele mesmo?
Disse o mesmo que eu disse. O Galo precisa contratar um zagueiro. Só acho que não é só isso.
BARROS,
São as duas coisas.
Vamos considerar que você esteja certo e que o sistema defensivo é falho, OK?
Mas mesmo que isso seja corrigido, se não tivermos bons defensores, o sistema não será bom!
Por isso bato na tecla. Sem bons jogadores, nossa defesa não será boa.
Podem contratar o Guardiola que ele não vai conseguir fazer milagre!