Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Para jornalistas paulistas, Galo é favorito

Esta minha nova condição de blogueiro está me obrigando a uma reciclagem e total mudança de postura em relação ao futebol. Sectário confesso, sempre fui do tipo que desliga rádio e TV quando o noticiário é de outros clubes, notadamente se tem cor azul, além de não ler nada também a respeito dessa gente. Eventualmente, tomava conhecimento do que se passava com outras equipes.

Pois bem, face à necessidade de cada vez poder melhor dialogar com o Atleticano nesta resenha diária, percebi que estou sendo induzido a pesquisar num universo cada dia mais abrangente sobre o assunto. E foi assim que, navegando por outros sites, descobri uma pérola no UOL: cinco blogueiros de ponta opinando sobre os mais fortes candidatos ao título de campeão brasileiro e às vagas na próxima Libertadores, assim como aqueles que poderão cair para a segunda divisão.

galo 160516 AAB

Avallonne, Júlio Gomes, Mauro Beting, Menon e PVC arriscaram seus palpites. O primeiro se esquivou em relação ao título. Dois deles – PVC e Menon – apostam no Palmeiras. Júlio Gomes, no Corinthians. Normal, afinal são todos paulistas. Mas Mauro Beting, certamente o mais lúcido entre eles, aponta o Clube Atlético Mineiro como campeão brasileiro de 2016.

Para o rebaixamento, entre eles, lideram os clubes do Sul, notadamente de Santa Catarina – no caso o Figueirense – e Coritiba. Ponte Preta e Botafogo também estão cotados para retornar a série B, bem como o América e os nordestinos Sport, Vitória e Santa Cruz. Em relação ao América, surpreendentemente, o clube mineiro recebeu apenas uma citação entre os cinco votantes.

Mas a grande constatação ficou por conta da relação de cada um deles, elencando seus quatro favoritos para vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Todos eles, repito, todos, sem exceção, citaram o Galo como um dos representantes brasileiros classificados para o torneio. Vale dizer que, entre os 20 clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, o Atlético foi lembrado pelos cinco blogueiros ouvidos pelo UOL.

galo 160516 AAA
Fotos: UAI/Superesportes

Como eram cinco os votantes, com quatro escolhas de cada um deles, o total apurado foi de 20 votos, sendo no máximo cinco para cada clube. Aos números: Galo, cinco indicações (unanimidade); seguido pelo Corinthians, com quatro; Flamengo (acreditem), Palmeiras e Internacional, com três cada; e fechando com Fluminense e São Paulo, com um voto.

Enquanto aqui na nossa terra assistimos gente conspirando contra o Galo, lá em São Paulo jornalistas apostam no nosso time como um dos representantes brasileiros classificados para a competição continental. A se confirmar essa previsão, será a quinta vez consecutiva de uma Copa Libertadores com a nossa participação. Quem sabe o tri!

PS: Com pesar registro outro Atleticano que virou estrela. O jovem empresário Raul Batista Júnior, companheiro da viagem para o jogo de quarta passada em São Paulo, foi brutalmente assassinado em assalto na madrugada que seguiu à vitória na estréia do brasileiro. Vai acompanhar os títulos do ano lá de cima.

 

19 thoughts to “Para jornalistas paulistas, Galo é favorito”

  1. Parabéns pela matéria… E mais ainda pela lembrança ao nosso querido Raul!!!
    Que os jogadores do Galo joguem por todos atleticanos e de um modo especial por ele!!!! Esse título de 2016 será conhecido como RAULtadores!!!

  2. Dizem que o português que chegou à Toca é cozinheiro de mão cheia, e prepara como ninguém sardinhas à moda portuguesa. Mas ao chegar à Toca, viu que só tem cabeças de bagre à disposição. “Aí não vai dar não,” disse ele.

  3. Bom dia Canto do Galo e boa semana à todos ! Então, prezado Dudu,assim com vc tbm não sou adepto em saber notícias de outras agremiações, prefiro rever jogos antigos do GALO ,ou,ler um bom livro ou, zapear pela Galosfera .Destes srs.que tu relacionaste,dou atenção ao Mauro Beting -palmeirense de carteirinha – e vez ou outra ao PVC ,de resto … truco neles! Ontem por um azar,sintonizei na fox – última palavra -pela análise dos caras,o GALO precisa nem entrar em CAMpo na 4ª,bambis já estão classificados.Tem um tal de sormani que vou te contar viu ! falou tanta abobrinha que preferi largar de lado e voltar minhas atenções para um antigo ‘gibi’ do Tio Patinhas . Vê-se pela resenha dos caras, o bairrismo explícito com os times de rio/sp , e total desconhecimento do que realmente são os times dos outros estados .O engraçado de tudo, é vê-los se impor como sendo os donos da verdade ,aqueles que vão contra seus ‘princípios’ – ironic mode ON – são devidamente esculachados na maior cara dura. Pior que ganham para isto … falar daquilo que pouco ou nada sabem . espn -minúsculo proposital – cancelei a assinatura sem a menor dor de consciência,aquilo lá é uma ‘grobo’ – cria da ditadura – piorada ,lixo !
    OFF: Condolências aos familiares do Raul , que ele tenha um bom lugar.

  4. Parabéns Eduardo pelo belíssimo trabalho sempre defendendo nosso galo, saiba q me tornei um fã e sempre q posso leio suas postagens q sempre vangloriam e engradece o galão da massa,abraços

  5. Saudações Alvinegras.Meus sentimentos a família pela perda. Quanto ao blog, acho válido sim as duas postagens, e se temos um jornalista com esta capacidade de nos presentear sempre com temas novos e atualizados, é válido sim. Na minha opinião ficou melhor. Parabéns mais uma vez.
    Bica bicudo. Quarta feira tem Guerra. E quanto mais difícil maior e a confiança.

  6. Eduardo, gostaria de te agradecer pela singela homenagem ao Raul. Assim como eu, você teve o prazer, mesmo que momentâneo, de estar ao lado deste amigo durante a nossa viagem na última quarta feira rumo ao Morumbi. Infelizmente estamos a mercê de bandidos que não tem amor nem a própria vida, que retiram sonhos de pessoas que levantam cedo para correr atrás de dias melhores. Que o Aguirre acate o pedido dele, bote Cazares na meia e sacolemos o SP no Horto! Mais uma vez, em nome de muitos, te agradeço pela atenção!

    1. O Raul foi e sempre será o Atleticano mais apaixonado e fiel que eu tive o prazer de dividir momentos na vida. Meu irmão de alma e coração agora torce lá de cima.

  7. Obg amigo Eduardo Ávila pela suas pelas notícias do clube atlético mineiro e tbm obg pela homenagem feita a nosso amigo atleticano Raúl Batista torcedor de corpo e alma do atlético obg amigo

  8. … Boa semana à todos …
    em que pese a opinião dos paulistas citados, o que sempre se apresenta é um preconceito monstro com o nosso Galo e, sempre que assim o apontam, lá vem a comissão de arbitragem da CBF para fazer o serviço sujo. Vamos com tudo e que nossos jogos, principalmente os decisivos, sejam efetivamente de apenas 11 contra 11 em cada 90 minutos disputados em 2016. VAI GALO, bica eles !!!

  9. Estou com a sensação de que o maior inimigo do nosso amado GALO, é o prórprio torcedor, aquele corneta, chato, que acha que entende de futebol e vai ao estádio vaiar o time e qualquer substituição do técnico. Aconteceu com o Cuca, Levir e agora o Aguirre, prá que falação ali do lado da lagoa, nós temos a nossa própria. O Cuca levou o Galo a Libertadores, e mesmo assim, o Levir nos deu a Recopa, lembram? e o melhor indice dos pontos corritos em todos os tempos, e foi escorraçado pelos cornetas, e agora o Aguirre, consegue tirar agua de pedra, com um time alternativo, ser perseguido. Os cornetas ao meu entender, assistem a outro jogo e nunca o que nós estamos vendo. No jogo contra o SP, o Patrick foi o melhor em campo, cobriu o fraquíssimo Marcos Rocha foi ao fundo, cruzou e foi massacrado pelos cornetas, vai entender. Bom para eles é sempre o time adversário. Saudações Galisticas. Bill

    1. Realmente o Patrick impressionou, mas apesar do Patrick ter impressionado e o Galo se impondo contra o São Paulo perdemos e para mim a conta vai para o técnico, lógico sem sabermos das verdades, pois o Galo tinha meia disponível e não atuou nenhum ou seja a história para mim está mal contada, mas o Aguirre tem suas qualidades, acho que o que mais lhe prejudica é sua comissão técnica, vamos aguardar o Brasileiro

    2. Até que enfim um comentário sensato! Só vejo projeto de atleticanos por aqui nesses comentários. Pq atleticanos esses cornetas nao são, falta muito ainda. Time ta bem, Aguirre queria testar e ver os volantes de quarta e eles foram bem tão com ritm. E agora é pegar o sampa e meter os ferros na quarta. Acho que eles não vão guentar!

  10. Minhas condolências a família do Raul, não temos dinheiro para a segurança mas temos o exercito, que não pode trabalhar na segurança no dia a dia mas nas olimpíadas pode né, infelizmente mais um cidadão de bem que foi vítima de um governo omisso quando o quesito é segurança educação e saúde, um lástima, bom quanto ao Galo creio em vitória na quarta e classificação garantida vamos que vamos apesar do Aguirre ser péssimo #EuAcredito, tenha uma ótima semana Sr Eduardo e todos que fazem parte desta grande família que é o Atletico

    1. Obg amigo Eduardo Ávila pela suas pelas notícias do clube atlético mineiro e tbm obg pela homenagem feita a nosso amigo atleticano Raúl Batista torcedor de corpo e alma do atlético obg amigo

  11. Bom dia , Eduardo e galistas de plantão! Lamento profundamente e estou indignado com o assassinato do empresário Raul Batista Júnior, relatado por você. Muito triste.
    Mas gostaria de explanar minha opinião sobre outro assunto : não acho que foi uma boa idéia postar em seu blog 2 ( duas) vezes ao dia . Gostava mais quando era apenas uma postagem. Concentrava mais os comentários e surgia até uma discussão entre os leitores . Agora , parece que se perdeu um pouco desta valiosa manifestação de opiniões . Fica aqui minha crítica e sugestão de que volte como era antes. Gostaria também de ouvir a opinião dos demais leitores.

    1. Saudável receber vossa manifestação. O espaço, como sempre registro, é democrático e Atleticano. A proposta é debater o Galo. O blogueiro está sempre aberto ao diálogo, notadamente com o público alvo – ou seja – o Atleticano. Cabe, entretanto, informar que a partir da dupla postagem o acesso triplicou. Tento, na medida do possível, ampliar o debate aprovando a maioria dos comentários. Só não aproveito as manifestações agressivas e/ou ofensivas.
      Vamos então debater e optar pelo melhor para o nosso Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.