Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Outro desafio na sequência de finais

Sem tempo pra eventuais devaneios sobre rivais, o Galo entra em campo para enfrentar o FluminenC em busca de outra vitória. Os três pontos que buscamos em cima dos cariocas, sim, permitirá ecoar pela cidade parte do grito tão sonhado e desejado pelos Atleticanos. Pelo menos o “É CAM…”, sem completar o resto dessa expressão, vou me permitir já que venho segurando. E afinal, CAM significa Clube Atlético Mineiro.

Serão, a exemplo de jogos recentes, em torno de 60 mil Atleticanos no Mineirão levando seu apoio e energia – nesse caso junto aos quase 10 milhões – espalhados pelos quatro cantos do mundo em busca de mais esse triunfo. De olho, como alertei ontem, com a arbitragem. Essa corriola está reunida (anunciaram concentração) na Granja Comary – da cbf – para os jogos finais do Brasileiro.

Sabe-se lá quais as orientações que estão sendo passadas pelos membros da comissão – cargo indicado pela direção da cbf –aos árbitros de campo, vídeo e assistentes para essas partidas decisivas do Brasileirão. Marielson Alves Silva, que em 2015, foi até punido pela comissão errou feio numa partida entre o Galo e o próprio adversário dessa tarde no Mineirão. Só esperamos que tenha uma arbitragem isenta, diferente daquela ocasião e de seus colegas ao longo dos tempos. Isenção, sem pressão da cbf/tv.

 

Paralelo a isso, os profissionais do Galo não devem entrar nessa pilha e se concentrar exclusivamente na partida e em busca da vitória. Creio que o treinador Cuca, com quase todos os jogadores à disposição para serem escalados não deverá fugir do que imagino. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Diego Costa – ou Nacho ou até mesmo Savarino -, Hulk e Keno. A dúvida é em função das condições do Diego Costa, que se apto entraria, mas sem ele o treinador pode optar pelo quadrado ou três atacantes.

Seja qual for a escolha para a partida, com uma ou outra, temos plenas condições de vencer ao time do FluC. Os atletas têm de manter o foco e a união desse grupo. Vi os jogos do adversário somente naquela sequência de três partidas com o Galo. Foram no final de agosto e início de setembro. Vencemos duas – ambas pela Copa Brasil – e empatamos pelo Brasileiro. Ao que me recordo, tem garotos da base que são rápidos e justificam muita atenção do nosso sistema defensivo.

Fora isso, aquele atacante que passou pelo Galo e deve 23mi ao nossos cofres, que tem a mania de apitar os jogos. E ainda Lucas Claro e Nino (esse vetado para hoje), dois exímios cavadores de penalidade que os juízes distraidamente caem na onda. Fosse do lado contrário, nada teria sido marcado, e – seguramente – amarelados.

 

Fora essas observações pessoais, de quem não esquece os dissabores da arbitragem, o Galo tem todas as condições de sair vitorioso. Nas três partidas recentes com o tricolor carioca, duas foram no Rio de Janeiro (um empate e uma vitória) e apenas uma em Belo Horizonte (vitória). Sem tensão, somos favoritos a vencer hoje e conquistar o título no decorrer da semana, podendo ser na terça, na quinta ou – no mais tardar – final da próxima semana. Desde que a isenção daqueles sujeitos que andam com as letras TCL nas costas prevaleça em suas decisões dentro de campo.

Por fim, mesmo insistindo que os preços dos ingressos foram escorchantes, reconheço que a venda dessa vez foi mais democrática. Acabaram com aquele ingresso adicional ao GNV (tenho meu cartão e era beneficiado), que impedia aos sócios das categorias menores e ao público em geral a oportunidade de comprar o acesso ao estádio. Para as duas próximas partidas, os responsáveis pela definição dos valores – imagino que presidente e área financeira – tenham discernimento e não punam o Atleticano com valores estratosféricos como desse jogo de hoje no nosso salão de festas. Abusivo!

Que no próximo domingo, superando o FluC nessa final de hoje, tenhamos a oportunidade de ir para o Mineirão comemorar a conquista do campeonato Brasileiro. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

41 thoughts to “Outro desafio na sequência de finais”

  1. Que vitória! Parece o começo do purgatório do eixo. Começou com… o Galo ganhou! E o eixo? O eixo chorou! O eixo chorou (repete 50 mil vezes)! Parece o beira mar reclamando da violência das gangues de presidiários. Seria trágico se não fosse cômico…

    Melhor ganhar logo esse CAMpeonato! Preparar pra ganhar outro bi em seguida, aproveitando a maratona do adversário nessa reta final de BR pra não cair. Ganhar no jogo em casa e adm. no jogo da volta, lá.

    Pelo planejamento e transcorrer da temporada, ficou claro, mesmo pelas circunstâncias, que a Libertadores teve de ser sacrificada (uma das competições teria de ser). Acho que não aguentaria as três competições até o final (parte mental principalmente). Agora todos remando até o final.

    Ano que vem pegamos o cheirinho na Libertadores, então descontaremos 81 com gosto. Ou talvez na nossa futura casa, em 2023, sendo tri antes deles. Aqui é Galo.

  2. Galo sempre! Hj, além da vitória do nosso Galo, pude dar um abraço em duas grandes figuras, por quem tenho muito respeito e carinho: Reinaldo e Fred Melo Paiva! O punho cerrado do Rei! Me orgulho do posicionamento de ambos! GALO SEMPRE!!

  3. Cala a boca, ANÃO! Vc quer ensinar o q ao grande CUCA, o maior treinador do GALO de todo os tempos…Vc, OTÁRIO, o BARATA tonta E O Blogueiro censurador de atleticano, OTÁRIOS e CANALHAS, a Massa tá de olho em vcs!

    VIVA CUCA! REI DA MASSA!

    1. Caríssimas e caríssimos, esse infeliz é o tal Viana (que se acha uma sumidade e tumultua ambientes Atleticanos). Quase que diariamente envia mensagens similares a essa que estou liberando, daí ter optado por atirar seus azedos e ácidos comentários onde ele habita. Na lixeira.
      Estou postando essa de hoje, entre meia dúzia similar, que o distraído e candidato à condição de blogueiro posta sem se preocupar com o IP e horário. Esse foi as 14:03 do IP 152.244……!
      Esse sujeito, que se tivesse amigos e/ou família, precisa de cuidados psiquiátricos. Seu prazer doentio, e já fez isso noutros espaços,é tumultuar e provocar cisões, por isso não autorizo suas postagens. Todas inadequadas, carregadas de ódio, provocativas – ao blogüeiro e a alguns amiGalos. Trata-se de uma pessoa com sintomas de psicopatia. Precisa se tratar.
      Sigamos, o infeliz mandou comentários antes do jogo. Creio que agora deve estar debaixo da cama chorando por estarmos todos em festa.

      1. É o mesmo Viana que comentava no antigo Blog do Kong, no globoesporte.com ?
        Se sim e se bem me lembro, não era muito fã do Cuca, não…

        1. Ao que sei, tumultua por onde passa. Em posts anteriores, antes de mostrar com evidência suas rasas intenções, se acha o novo Roberto Drummond e se equipara ao imbatível Fred Melo Paiva dos tempos atuais. Mas, verdadeiramente, um mala add eternun. Tentou fazer campanha eleitoral no espaço. Chamou amiGalos para o confronto. Ponderei, passei a editar seus comentários, até que percebi que se trata de um desequilibrado. Podei de vez, mesmo com o infeliz insistindo. Já disse e repeti, não sou blogüeiro, estou blogüeiro. Esse débil quer ser, daí busca visibilidade, apostando no confronto. Prefiro conviver com pessoas saudáveis e leves.
          Ele e outros, que diferem deles por serem fakes (no caso dele ainda não tem essa configuração), entreguei “aos costumes”.
          Sigamos! Aqui é Gaaalooo, po##@!

      2. Urubu mirim,
        Assim como é crime censurar a opinião dos outros editando a opinião e escolhendo aquilo q convém para difamar a pessoa, vc, urubu mirim, sabe tb q é CRIME cibernético divulgar o ip dos outros, né? Sabia, PSICÔ?
        Vc e ninguém pode fazer isso!
        Qq prejuízo q dessa divulgação advir a minha pessoa, vc respondera criminalmente!

        1. Pois que, acabei de mencionar sobre o infeliz e a assombração sai da escuridão. Foi o último, só para conhecimento do leitor. E nem sabe ler direito, afirma algo que não se configura. É analfabeto.
          Como disse ao amiGalo anterior, sigamos!!!

  4. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. se nos vencer hoje acaba de fechar o caixão da mulambadas. mas cuidado com a flor vão jogar retrancados que galo e jogadores não caia na armadilha das flores. que nacho acaba com a preguiça. que Hulk nosso herói mete gols. que Diego Costa não caça briga.que Guga flamerda longe do galo. e que cuca não inventa.galo 3×0.aja sagres.a galo o sonho está próximo. vá galoooooo.

  5. Bom dia xará e amigalos!
    Isso aí Gurú! É partir pra cima do FluminenC e colocar as duas mãos na Taça!!! GALO tem um time muito superior! É passar o rolo compressor de Hulk, Zaracho, Diego Costa e Keno sem dó nem piedade. Cuidado com os dois juízes dentro de campo(o Juiz do jogo e Fred Devedor Cone que adora o ofício de apitar a partida). Fora isso acho que a Massa vai fazer sua parte e sairemos do Salão de Festas hoje muito felizes! Dá-lhe GALO!!! VAMOS GANHAR O BRASILEIRO!!!!

  6. BARATA,
    Você é realmente um “mala”. Seu prazer é falar mal. E esse papinho de que está “se lixando” pelo que eu disse é falso.
    Fez um enorme discurso para me rebater.
    E, com certeza, entendo tanto quanto você sobre futebol. Sou diferente apenas na arte de tocar instrumentos musicais. Você é excelente CORNETEIRO,eu toco repique!!
    Se liga……..
    E espero não ter que falar diretamente com você novamente!!! Fui….

    1. Boa, Marcelo, esse ai eh um bosta, torceu contra o Galo o ano todo. Com certeza ta puto porque vamos ganhar. Vai perder noites de sono com o Cuca se tornado o maior treinador, o mais vitorioso de nosso história. Se o Réver levantar a taça entao, ele morre de dor de cotovelo! Um boçal, bobo e egoista! Ele se fudeu, o Galo ganhou. Abraço! SAN

  7. Saudações Alvinegras! O fim de semana já começou bem em amigos, com a derrota do flamidia. Mas convenhamos, esse título tinha que ser nosso, como o Palmeiras é fraco tecnicamente, vive de contra-ataque e cera o jogo todo, mas acredito que naquela época éramos mais fracos, por não ter o Keno disponível e ter entrado com o Diego Costa que naquele momento pesava 1 tonelada e não tinha ritmo nenhum de jogo, e posteriormente o Vargas que é o mais fraco dos atacantes do Galo. Mas o ano tem tudo pra ser nosso, o Palmeiras não tem chance no Mundial, e podemos levar a tríplice coroa esse ano, (sei que tem gente que não gosta desse termo aqui, mas não foi criado pelo rival, na Europa os times sempre usaram, e teria com gosto a camisa do galo com a coroa em cima do escudo), se colocar a cabeça no lugar e não perder a ambição depois do brasileiro.(nossa mentalidade tem que ser de levantar o maior número de troféus possíveis sempre).

  8. Bom dia!!!
    Só peço que o treinador não invente. Prefiro o Nacho entrando na segunda etapa. O Guga também, caso Mariano não tenha condições de prosseguir na partida. Por favor, professor, não invente! Vai lá, Massa Atleticana! Faz o mineirão tremer! Dá uma surra emocional no cone! Destrói o tricolixo e faz esses jogadores do Galo jogarem bola! Os jogadores nem vão ouvir as palavras que vem do banco, mas certamente se encherão de energia ao ouvir seu canto!
    Vai pra cima deles, Galô!!!!

  9. É HOJE , MAIS UM ENORME PASSO RUMO AO BI.
    NÃO ENTENDO AQUI NESSE BLOG A CORNETAGEM DE ALGUNS TORCEDORES E INCLUSIVE DO NOBRE BLOGUEIRO , COM O NACHO FERNANDES.
    O NACHO SEGURAMENTE É UM DOS MELHORES JOGADORES DO BRASIL , E TEM QUE SER TITULAR ABSOLUTO NESSE TIME .
    SAIA QUEM TIVER DE SAIR , O NACHO É TITULAR.
    CHEGA DE CORNETAGEM.

  10. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil logo mais a tarde. O fluminense tem jogadores rápidos e habilidosos que podem no trazer problemas.
    Espero que a ansiedade dos jogadores não entre em campo e eles consigam nos brindar com uma bela vitória e os três pontos.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    CONCLUSÃO ::
    A NOVA ARENA DO GALO FICOU PEQUENA PARA A MASSA ALVINEGRA.
    SERÁ NECESSÁRIO CONSTRUIR MAIS UM ANDAR DE ARQUIBANCADAS.
    47.000 LUGARES É MUITO POUCO.

  12. Então é isso :
    não será o jogo das faixas, mas será o jogo do título .

    Sem opção !

    Entrar em campo e comer a grama , comer a bola , dar porrada , encarar o jogo como a última coisa a fazer na vida .

    Chega de conversa fiada , chega de “quase” , chega de “talvez” , chega de “coitadismo” .

    E pelamordedeus , sem nem olhar para a beira do campo , rapaziada !!!

  13. Bom dia massa e Guru

    Vencer, vencer, vencer… nunca uma parte do hino significou tanto para nós. Que hoje nossos jogadores encarnem este espirito.

    #Vamos Galo, ganhar o brasileiro…

  14. Foco, determinação, concentração, ambição, e equilíbrio. Esse é o jogo mais importante da nossa história. Em complemento, não posso deixar passar em branco… e preto: Ontem, na final da Libertadores, a COVARDIA, que já havia vencido a INCOMPETÊNCIA, venceu a ARROGÂNCIA. Restou-me a inveja!!!

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    E o Flamengo? O Flamengo perdeu, kkkkkkkkk

    Hoje é dia de Galo e, portanto é dia de alegria. Já estou comemorando a derrota dos urubus e tô com pique para despachar o Fluminense com festa pelo título. Nessa altura do campeonato, por mais mineiro que eu seja não dá mais para segurar o grito. O Galo vai vencer e eu vou é arrancar esse grito entalado no meu peito há anos.

    Vamos Galo, ganhar o brasileiro! Vamos Galo, ganhar o brasileiro! E para isso basta continuar fazendo o que fez durante todo o campeonato. Joga bola, Galo, só joga bola e vamos partir para o abraço.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA, JOGANDO MUITO E VENCENDO E AINDA COM TEMPO DE TIRAR UM SARRO DO URUBU.

  16. Ah, prezados…não tem como não comentar a cara de tacho da mulambada…Foi um delírio…vão ser zoados por um século! Toda a arrogância será castigada! Pra completar vão assistir o Galo ganhar hj e entregar a taça pra nós contra o Ceará…Será a glória final!

  17. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Hoje é dia da onça beber água. É vencer, vencer, vencer. Temos plenas condições para tanto. Na minha opinião será uma vitória de imposição e para festa da torcida. Cravo: 3×0. O fim de semana já começou bem, com o Palmeiras detonando o pedantismo e a empafia do Flamengo. Agora é aguardar o nosso Galo fazer o que precisa ser feito,logo mais, para o Deleite do Lugalo( ou seria Cucagalo?) e dos atleticanos de todas as matizes. Com a conquista do titulo e agora que a família do Tele autorizou, quem sabe nosso amigo Barata nao acompanha o Cuca na finalização da caminhada do Tele até a igreja de Cachoeira do Campo? Gostaria de ver uma resenha entre o Cuca e o Barata..kkkkk

    1. DOMINGOS ,

      eu não posso acreditar nessa notícia!

      Querem estabelecer um elo entre o TELÊ e o MANSO ?

      O MESTRE não merece essa afronta !
      Querem porque querem reescrever a nossa história , custe o que custar .

      É PRACABÁ !!!

      p.s.
      Quanto a uma resenha com o Engodo a pauta seria sobre o quê ?

      Cinema , pesca , alpinismo ?
      Porque sobre futebol é que não seria, haja vista a sua ( dele ) incompetência sobre o tema .

      Um abraço !
      E vamos comemorar logo mais a performance de nossos caras .

      1. Escroto mesmo eh colocar vc na mesma frase que o Cuca. Quem eh vc perto do treinador mais vitorioso da história do Galo?!?! Falariam sobre o que? Talvez cinema, pesca e alpinismo, já que sobre futebol vc não sabe porra nenhuma! Comédia! Chupa que eh de uva. Cuca o maior, Réver levantando a taça. Vc, segue medíocre!

  18. Eduardo e amigalos, sei que a maioria dos atleticanos hoje e daqui para frente terao que assistir mesmo aos jogos pela tv, se no mineirao que cabem 65000 muitos socios ja nao conseguem comprar ingressos, quem dira na nova arena mrv que serao so 46000 ja contando os camarotes? Paguei o socio torcedor em um ano de pandemia sem poder ir aos jogos, consegui ir contra o juventude com muito custo para comprar o ingresso, vejo que seria mais justo vender os ingressos do ano todo num carnê e ai todos teriam a oportunidade de comprarem e ate se quizer e nao for em algum jogo de reparassar para algum conhecido. Enfim o crescimento do galo provocou isso, melhor assim e que continuemos em busca de titulos com otimos elencos todos os anos. Meu placar para hoje é 4×1 pra cima do Flu.

  19. Não tenho, sinceramente, lembrança , na minha vida de atleticano , viver um ano tão feliz , tão cheio de notícias e fatos que enchem meu coração e mente de felicidade , um turbilhão de emoções que parecem que estamos vivendo um sonho e que nos recusamos a despertar. O jogo de ontem, não é caso de devaneio sobre rivais , perdoe, Ávila , este maravilhoso resultado de ontem, que deixou um CHEIRINHO de carniça no ar, nos diz muita coisa, nos alegra demais , ver aquele enganador time que a décadas nos prejudica e nos rouba, não é mero devaneio , é um sentimento de desforra, de alma lavada, de ajuste de contas, QUando , ontem, perderam para um time retranqueiro , num jogo de retranca e de erros dos dois lados, que a maldita mídia do eixo quis vender como um “jogão”, fez o atleticano pensar :fez aqui , paga aqui. E estão pagando. A mentira surrada do “melhor time do Brasil ” caiu, ontem por terra , como é bom ver os pessimos profissionais cariocas, comentaristas que enxergam diferente o que todo mundo vê , time mediano, sem organização, fraco na defesa e este treinador , falastrão, arrogante e ruim de serviço, isto não tem preço. Oinferno deles está começando somente agora. Hoje, na vespera de nosso titulo , jogaremos contra outra aberração carioca, favorecido tanto quanto o cheirinho , veremos este cone caloteiro querer apitar o jogo com a anuencia deste juiz. Hoje é ganhar de todo jeito, esperamos tres atacantes e se escalar Nacho, que ele jogue, coisa que ele não faz a dez jogos ou mais. VAI GALO BUSCAR O TITULO

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Basta jogar o futebol que vem jogando para gritarmos: Cavalo Arriado Montado e Campeão Agora no Mineirão.
    Vamos que Vamos…
    Hoje e sempre, Galo!!!

  21. E o Flamerda ontem foi vice da Libertadores treinado pelo chorão Renato Gaúcho o mesmo que arrotou para imprensa que se fosse treinador de um time com 200 milhões de dinheiro seria facilmente campeão e esse mesmo treinador graças a Deus não quis vir treinar o nosso galo e que muitos aqui no blog queria ele como treinador. Chupaaaaaa Flamerda e chora na cama Renato Gaúcho que o seu lugar, porque aqui é galoooooooo porraa

  22. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 35/38 – Fluminense (casa) – Agora só resta ao Flamengo, o Brasileirão. Mesmo que a CBF e sua Comissão de Arbitragem tente favorecer o queridinho da mídia, a missão será muito difícil pelo seguinte:

    1) A diferença de pontos pro Galo, que não oscila, é significativa.

    2) Estaremos todos de olhos arregalados e com os trombones próximos das milhões de bocas.

    3) A perda de Libertadores deixa qualquer grupo em frangalhos e sem forças, ainda mais este, cheio de vaidade e arrogância.

    Voltando ao jogo contra o Flu, não há o que temer. Nos últimos 04 jogos deles fora de casa, perderam de 1×0 para Juventude, Grêmio e Ceará e de 2×0 para o Santos.

    Com mais de 60 mil incendiando o Mineirão, eles não aguentarão. É “amassar” e marcar bem Luiz Henrique, única fonte de perigo.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 22 (fora), num total de 102/114 pontos disputados. Vencer em casa, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *