Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Oportunidade de reaproximar com a Torcida

Hoje, em Goiás, frente ao time do mesmo nome, o elenco Atleticano terá a oportunidade de reagir e demonstrar para a Massa quais as reais possibilidades de conquista na temporada. Sabemos, pelo menos a maioria das pessoas com as quais venho proseando e eu mesmo, que não existe time que vença todas. Vamos ter derrotas e empates, entre eles seguramente em partidas inesperadas. Como foram recentemente frente ao América e Coritiba, pela Libertadores e Brasileiro, respectivamente.

Na última terça-feira, por duas razões, a reação ao empate com o Del Valle foi contundente. Primeiro, pois apesar de empatar com os equatorianos, naquela altitude, o placar era para ser exaltado. A questão se deu, para quem acompanhou a partida, foi que o Galo encolheu depois de sair à frente. Acabou cedendo o empate. A outra, é o exemplo dos jogos como o do Coritiba, – somando-se ainda as vitórias sobre o Paranaense e Brasiliense – o time vem adotando uma tática suicida de querer administrar o placar e esquecem o belo futebol do ano passado e até as boas partidas dessa temporada. Foi assim no Equador, e isso vem deixando a Massa em permanente tensão com os pontos atirados pelo ralo.

Dito isso, tenho certeza que o Atleticano quer apoiar o El Turco e seus comandados – desde que, em campo, demonstrem o mesmo comprometimento de tempos recentes – em busca dos três pontos hoje à noite em Goiânia. O time goiano, ao contrário do Galo – está no G4 desde a 15a rodada do ano passado – segue na zona de rebaixamento com um empate e duas derrotas. Sempre foi um adversário chato quando enfrenta o Atlético. Luan, embora no banco de reservas, é um jogador motivador desde os tempos que atuava por aqui. Além dele, no time goiano estão Luiz Felipe – de 20 anos – que sofreu uma séria contusão e só deverá voltar a jogar em 2023 e Sidimar, revelado pelo Galo e que estava no Athletic.

Na relação dos profissinais que viajaram para Goiânia estão fora Keno e Dodô no Departamento Médico, Savarino, que segue sendo negociado para os Estados Unidos e Allan com desgaste físico. Acredito, sem receio e convicto de que vou errar, em Éverson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Otávio, Jair, Zaracho e Nacho; Ademir e Hulk. Sempre tenho errado quase metade, vamos ver dessa vez. Caso opte por três atacantes, pode ser Vargas no lugar do Otávio. Façam suas apostas. El Turco irá poupar algum ou alguns dos que mencionei para a partida com o América, mas convém salientar que uma vitória hoje devolve a liderança da competição para o Galo.

Evidente que todas as competições são importantes, e essa coisa de priorizar alguma delas não passa pela cabeça do Torcedor. Ano passado, dizem, que a fila dos 50 anos fez com que o Galo optasse pelo Brasileiro em detrimento da Libertadores. Prefiro acreditar que não foi, embora concorde que após a eliminação as energias no campo e arquibancada tenham se fixado na conquista do Brasileirão. Então, caríssimas e caríssimos, o negócio é despachar o Goiás e esperar o América – em dose dupla – na próxima semana e vencer todos esses compromissos. Ocorrendo assim, vai espantar de vez esse disse me disse das redes sociais que contaminam o ambiente entre os torcedores e se refletem no campo. Essas redes sociais são perigosas, quem garante que o nascedouro dessas especulações não sejam desafetos do Galo?

Fora disso, temos ainda alguns assuntos que palpitam em nossa alma Atleticana, seja nas resenhas diárias ou mesmo na arritmia cardíaca. A venda do Savarino, que se ocorrer atinge em apenas quatro meses do ano a meta orçamentária. Vale dizer, se não estou equivocado, que nenhum outro jogador de deverá deixar o elenco até o final das competições em curso. Salvo por alguma proposta extravagante e irrecusável.

Outra prosa que rendeu ontem, foi a eleição do troféu Telê Santana da nossa TV Alterosa. Dez em onze eleitos atuaram e ainda seguem no Galo. Um deles foi vendido e está cedido, por empréstimo, até dezembro. O único que não jogou pelo nosso time ano passado, Ademir, foi um dos reforços da temporada. Curiosamente, em tese, reserva do nosso ataque. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso (vendido e retornou por empréstimo) e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e Ademir (que desbancou Keno, que vem sendo pedido pelo Torcedor e está no Departamento Médico).

Ao que chamamos de hegemonia no futebol mineiro. Além dos onze Atleticanos, ainda Cuca o treinador, Hulk o craque e o próprio Clube o como destaque nacional. A organização, politicamente, reservou aos outros dois menores de Belo Horizonte um troféu consolação denominado “Homenagem Especial”. Para um pelo ano do centenário, já o outro por sua inusitada classificação para a Libertadores. Sim, essa mesma competição que nos últimos dez anos, o Galo esteve presente oito vezes.

* fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Oportunidade de reaproximar com a Torcida”

  1. O turco , quando tem q mexe no time, não o faz, contra GO resolveu mexer quando o time estava muito bem…. Fraco demais, gostaria de tá elogiando, porém, se continuar c ele vamos ficar pelo caminho. Dizem q ele é boa praça e tal, mas entender de futebol q é bom……Acabou c o futebol do Zaracho e do Jair. Contra o ameriquinha acho q ele vai de Godin. SAN

  2. Boa Tarde

    Apesar de insatisfeito como últimos resultados, reconheço que existe muito exagero por parte da torcida.
    Brasileiro de 21 foram 26 vitórias 6 empates e 6 derrotas esse é nosso foco se o Galo queimou um empate, ainda está muito melhor do que os demais concorrentes.
    Vendas de jogadores e Shopping também concordo, desoneração em muito a folha, mesmo contando com a chegada do Pavon.
    Minha escalação bate com a Eduardo , porém creio que nunca com a Turco.
    Aguardo por um bom futebol hoje e 3 pontos.
    Bom sábado a todos!

  3. Boa tarde a todos. Hj e jogar p ganhar. Sem essa de tabu. Luan, quieto no banco. Sem lei do ex. Até entendo a venda do Savarino, em função do número de estrangeiros, mas isso só ocorre no brasileiro e copa do Brasil. Se o galo quer priorizar a libertadores, que não tem limite, pq não mante lo. É um jogador com oscilações, mas faz gols, mais que Ademir.
    Outro ponto. O galo ainda não gastou o que propôs em compras. Apenas esse perna de pau do Fábio. Pq não investir? Tem muita gente aí no mercado que pode vir p vestir a camisa. Tão achando que o galo é time pronto e os outros se reforçando. Eu quero ganhar é tudo. Cansei de ver título indo embora, por roubo ou qq outra coisa. Quero título e como consequência prêmios. A torcida fica c o primeiro e o clube administra o segundo. PO###@@@, VAMOS ACORDAR TIME.

  4. O Treinador Atleticano têm hoje mais uma chance de fazer seu time jogar e mostrar serviço, portanto, é aguardar logo mais e acreditar numa vitória para levantar o astral que anda meia boca.

    Time por time, o nosso CAM é muito superior mas precisa se impor o tempo todo e não apenas 45 minutos. A bola tá com o TURCO, então, é escalar bem, fazer boa leitura do jogo, substituir no momento certo e levar os 3 pontos pra casa… é o que espera a torcida Atleticana!!!!!

  5. Bom dia Avila. Bom dia a todos. A diferença fundamental do ano passado, para este ano, reside no foco: em 2021, o foco era reforçar o time para conquistar títulos grandes: vieram Hulck, Nascho. Este ano: foco atingir 140 milhoes em vendas. O foco do Hulck era dar a vida para vencer o Brasileiro, pois perdeu pênalti contra o Palmeiras. Os jogadores apos a eliminação se mobilizaram para ganhar o Brasileiro e entrarem para a história do Clube, que nao ganhava este titulo há 50 anos. Este ano, o Hulck estava focado no nascimento da filha em solo alienigina, lançamento de livro, etc. Por isto, a minha expectativa em ganhar Brasileiro e Libertadores é proporcional a mobilização que percebo no clube, tanto de jogadores, diretoria e até da torcida.

  6. Bom dia xará e amigalos! A reação do time do GALO tem que vir no segundo tempo. Parece que a feijoada ou feijão tropeiro não serão mais servidos aos jogadores no intervalo. Espero que Vargas acorde da hibernação também. Não dá pra comparar os elencos de Galo e Goiás. Então o que a torcida espera hoje é o óbvio. Uma bela e convincente vitória e outro show de HULK, HULK, HULK!!?

  7. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    QUEM PRIORIZA UM FICA SEM NENHUM.
    ANO PASSADO NÃO PRIORIZAMOS NENHUM CAMPEONATO E GANHAMOS TRÊS.
    POUPAR JOGADOR E FAZER RODÍZIO TAMBÉM NUNCA DEU CERTO.
    TEMOS QUE TER UM TIME TITULAR . TROCAS SÓ POR NECESSIDADE.

  8. Bom dia, todos! Que bom, hoje é sábado! Que ótimo, tem jogo do Galo! A ordem do dia é apoiar o timer, de longe. o tempo todo. Mesmo eu, “soberbo”, “estressado”,” influenciado” etc., estarei com meu coração junto com o time e com o Turco. Espero que a partir de hoje eu, assim como outros “estressados” atleticanos, comece a entender que o trabalho do Turco é bom e que nós nos enganamos nas criticas a ele. Agora se der zebra continuarei no meu estrese atleticano. Em relação ao Savarino, resumo da seguinte forma: trocamos ele pelo Pavon e recebemos de volta 12,5 milhões de reais, ótimo negócio.

  9. Bom dia Eduardo e amiGalos!
    Eu procuro ficar sempre bem informado com relação ao Galo
    Por isso entendo perfeitamente apoio as ações da diretoria.
    Muitos torcedores ainda não entendeu nossa situação financeira com dividas de mais de um bilhão.
    Se não fosse o aporte dos Menin tínhamos quebrado isso é fato.
    A família Menin nos ajudou mas manter uma divida dessa e um time bom e caro desses não é fácil.
    Por isso tem que vender jogadores mesmo a proposta não sendo a ideal.
    Mas sinceramente 2,5m euros por 40% do passe do Savarino não foi mal negócio, quem forçou a saída foi o jogador e o contrato dele acaba ano que vem, tinha que vender mesmo.
    E trouxe Ademir e Pavon de graça como reposição.
    Quando vender o shopping e pagar as dividas até as vendas vão melhorar mas por enquanto a diretoria tá indo muito bem na minha opinião.
    O grande vacilo vem do siga trazer esse Fábio Gomes foi um erro do siga na minha opinião muito fraco para o Galo eu já emprestava logo.
    Quem está devendo e tem que melhorar é o Turco que não consegue melhorar o time no segundo tempo, tem que ter uma leitura de jogo melhor e agir rápido.
    Confio em uma vitória hoje, vamos meu Galão!

      1. Domingos Sávio, o Godin tá devendo mesmo, mas se trata de um dos melhores zagueiros do mundo e pode da a volta por cima.
        Não contávamos com a volta do Alonso, ele veio para repor o Alonso e agora não precisa, o ideal é o Godin buscar outro time no Galo vai ser difícil.

  10. Bom dia! Concordo com o JBHGalo, nada de terra arrasada. Deixe esta crise, para os comentaristas vendidos do eixo do mal, que estão doidos para plantar crises onde ela não existe. Agora que as criticas ao time no segundo tempo, sejam ouvidas pelo Turco, pois elas vem da torcida que está enxergando este problema a ser corrigido. É obrigação do técnico entender o jogo e mudar de acordo com as situações que se apresentam. Mais um pitaco, sobre as vendas de jogadores. Se elas representarem a manutenção do Zaracho, do Arana, do Nacho, ótimo. Pois qualquer time do Brasil sobrevive de vendas. Sem elas, por enquanto, as contas não fecham no Galo. Depois da venda da metade do Shopping e a inauguração do estádio podemos reverter este quadro, sendo um time que só fará vendas em condições favoráveis, e não por necessidade. Vamos Galô!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Vitórias, derrotas e empates fazem parte da vida de qualquer time de futebol. O que não pode fazer parte na vida dos atleticanos, são jogos horrorosos embora com vitórias. Temos plantel para montar time que proporcione espetáculos melhores. Naturalmente uma ou outra atuação mais desastrosa, pode acontecer. Mas o que temos observado são inúmeras partidas sem convencimentos. Muitos enaltecem que o galo tem ganho a maioria dos seus jogos e que por isso o time não merece críticas. Claro que a Vitória será sempre benvinda, mas Vitória com atuações convincentes, enchem o ego deste torcedor. Queremos resultados com a prática do bom futebol, coisa que ficou longe de acontecer nos últimos jogos. Estamos vivenciando vendas de jogadores do galo por valores considerados, por nós atleticanos, como irrisórios. Parece-me que a situação financeira está a exigir venda de jovens jogadores a qualquer preço. O galo até pode saber comprar mas é um péssimo vendedor de jovens atletas, se comparadas com as vendas do time do eixo Rio-Sao Paulo. Vender a qualquer preço isto se aplica a mercadoria de fim de feira, e os atletas vendidos estão longe desta situação.
      Mas hoje temos um domingo antecipado: O GALO JOGA!
      Hoje e sempre, galo!!!

  11. Bom dia!
    Quero começar falando de Savarino.
    Depois que ouvi as explicações de Cláudio Rezende e Léo Figueiredo, retiro tudo o que eu disse em relação a esse ótimo jogador e péssimo profissional. Vá com Deus!
    Quanto ao jogo de hoje, espero ter uma boa noite de sono e um fds alegre com o retorno do meu Galo. Volta Galo! Volta meu Galo!!

    1. Concordo GaloRoberto, e sinceramente 2,5m de euros por 40% do passe dele foi mal negócio não.
      Ele custou 2m por 60% quando chegou.
      Ele estava insatisfeito forçou a saída e o contrato dele acaba a ano que vem.
      Sem contar que temos Ademir e Pavon para o lugar dele.

    2. Amigalo Galo Roberto

      Ao contrário de anos anteriores quando jogadores jogavam no time como se estivessem nos fazendo um favor, hoje só fica no clube quem realmente quer. Este jogador até nas entrevistas mostrava que estava descontente no clube.
      Que vá com Deus para onde for, lembrando que antes do Galo ele não era ninguém.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Desculpe Guru, mas o título desta postagem deveria ser “oportunidade de reaproximar com o time”.
    Quem tem se afastado da relação é a torcida que está vendo nos últimos resultados um clima de terra arrasada, como se nossos concorrentes estivessem muito melhores do que nós.
    Esta reaproximação depende é claro de : El Turco rever seus conceitos e fazer o time jogar os dois tempos, também é necessário que os jogadores parem de perder gols que até minha vó faria, mas também é necessário que o apoio da torcida cale a minoria da rede social que fica gritando e plantando clube.
    Sinergia tchurma, sinergia!

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 04/38 – Goiás (fora) – Calma, calma, calma por 03 vezes, caros Atleticanos. Nada de fritar Mohamed ou cornetar os jogadores.

    É só o inicio de jogos em várias competições, viagens, hospedagem pra mais um jogo, regenerativo para quem jogou e a Fisiologia monitorando.

    Cadê o tempo pra treinar o elenco? Isso é luxo neste calendário insano.

    E olha que já erguemos 02 taças, sendo que a “Super Copa do Brasil” era tida como certa para o preferido da mídia. Deu ruim prá eles, né?

    O Galo está passando por instabilidade passageira de nome “empate”. Basta ganhar e nossos corações voltarão a ficar confiantes e felizes. Afinal, este elenco já provou que é talentoso, cascudo e vencedor em qualquer estádio.

    Nossos pontos perdidos: 02 (casa) e 00 (fora), num total de 09/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalôôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.