Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Obra literária para a cabeceira sobre o Galo

Abro espaço para divulgação de uma interessante publicação editorial sobre o nosso time do coração. Apareçam lá! Eu dei uma pequena contribuição e vou nos dois eventos.
Com filhos do ídolo Reinaldo entre os escritores, livro contará a história do Atlético.
Obra terá textos de Caio Ducca, Cássio Arreguy, Clara Arreguy e dos filhos do ex-craque, Daniel e Philipe Lima, e terá mais de 100 fotografias ilustrando a trajetória do clube, desde seu primeiro troféu.
Nós Somos do Clube Atlético Mineiro. Essa curta frase do hino de um dos maiores times de futebol do Brasil também dá nome a uma obra que será lançada no início do mês de maio, contando a história completa do Galo com textos de Caio Ducca, Cássio Arreguy, Clara Arreguy e de Daniel e Philipe Lima, filhos do ídolo do clube, Reinaldo, além das participações especiais de Eduardo de Ávila, José Reinaldo de Lima, Leide Botelho e Rodolfo Gropen.
O livro abrangerá desde a conquista do primeiro troféu pelo Atlético, em 1914, passando pelo surgimento dos primeiros ídolos, a campanha dos “Campeões dos Campeões”, a excursão à Europa em 1950, e culminando na Libertadores, a primeira Copa do Brasil e o mágico ano de 2021.
– Ajudar a contar a história do Galo é também contar um pouco da minha própria. Afinal, ser do Clube Atlético Mineiro está no meu sangue e coração – afirmou o escritor Daniel Lima, com discurso semelhante ao de seu irmão:
– Buscamos contar a história do Galo não apenas pelos seus momentos mais notórios, mas também resgatando episódios pouco conhecidos, personagens folclóricos e um pouco da nossa experiência como torcedores – completou Philipe.
E é simples entender o envolvimento direto dos dois com o Atlético, visto que eles são filhos do craque Reinaldo, que vestiu a camisa do Galo (no profissional) entre 1973 e 1985, participando de mais de 450 jogos e marcando 255 gols. O ex-atacante é até hoje aclamado como um dos maiores – se não o maior – ídolo da história do clube.
– Falar do Galo sempre foi um dos nossos assuntos preferidos e algo muito presente em nossa família. Ver meus filhos participando dessa obra me emociona, pois essa também é a nossa história. Além de participar com um dos textos do livro, muitas das histórias contadas foram testemunhadas por mim. Todo atleticano que se interessa pelo clube vai adorar esse registro – comentou Reinaldo.
A publicação terá a chancela da Editora Onze Cultural, especializada em livros esportivos, e seu lançamento será feito em três etapas: no dia 5 de maio, em evento fechado com os conselheiros do clube, e nos dias 6 e 7 de maio, no Assacabrasa Lourdes e Birra Armazém, respectivamente.
– A história do Atlético não começou em 2021, e nem em 2013. O livro mostra que nosso clube viveu épocas de glória, semelhantes à atual, em várias ocasiões.  Essa construção se deu passo a passo, conquista a conquista, personagem a personagem. Quanto mais se conhece, mais se desvenda a alma alvinegra – finalizou o escritor Caio Ducca.
Lançamento:
Data: 06 de maio de 2022
Local: Assacabrasa Lourdes
Endereço: R. Rio de Janeiro, 2107 – Lourdes – Belo Horizonte
Horário: À partir das 19h
Data: 07 de maio de 2022
Local: Birra Armazém
Endereço: Corredor C – Av. Olegário Maciel, 742 – 2º andar – Centro – Belo Horizonte
Horário: Das 11h às 14h
*imagens: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *