Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Objetivos distintos

Para o confronto com o Internacional, Marcelo Oliveira, diferentemente do técnico Celso Roth, irá levar o que tem de melhor para o jogo. Ele até já divulgou a relação dos jogadores que viajam para o Sul. Com exceção de Fred – que não pode atuar na Copa Brasil – e os hóspedes do Departamento Médico (os mesmos de sempre), o treinador desta vez não deve poupar ninguém, levando como meta o encaminhamento da classificação para outra final da competição que o Galo faturou em 2014.

Luan treino 24-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atletico

Se ele vai optar por formação defensiva ou ofensiva, ninguém pode prever. Depois do jogo com o Figueirense, muitos Torcedores opinaram pela permanência de Luan e Robinho no time principal. Até entendo e concordo com essa opinião, mas faria duas considerações. Acho que o Luan ainda não tem condições para uma partida inteira. Outra. Tudo bem que, para isso, seja sacado o Clayton, mas para escalar ambos quem sairia? Otero ou Cazares? Para o lugar de Fred, claro que será o Pratto.

Enquanto isso, pelo lado dos gaúchos, que lutam desesperadamente para afastar o fantasma do rebaixamento, o seu treinador – ao que se pode ler na imprensa gaúcha – deverá entrar com um time alternativo. Porém, convém lembrar, que na semana passada – no jogo que o Inter eliminou o Santos – já foi essa a formação utilizada. E eliminaram o favorito paulista numa grande vitória dos jogadores considerados reservas.

Com isso, o Galo, ao mesmo tempo em que pode se valer da situação para conquistar um bom resultado, não pode desdenhar o adversário. A torcida colorada abraçou a equipe nas duas frentes. Quem acompanhou os jogos do time pôde ver as arquibancadas do Beira Rio tomadas por um verdadeiro mar vermelho. Toda atenção e seriedade são fundamentais para nossas pretensões.

A maior preocupação que carrego – e até dita ontem neste espaço – é a falta de critério e até mesmo de bom senso dos responsáveis pela arbitragem. Se é que há esse tipo de preocupação. Escalar um árbitro com um histórico de incontáveis prejuízos ao Galo pode ser até considerado como uma agressão à instituição Clube Atlético Mineiro.

Aliás, se ele – Marcelo de Lima Henrique – tivesse respeito, autocrítica, boa intenção e até mesmo isenção, deveria era pedir sua substituição. Seria uma atitude louvável, uma vez que todo Atleticano desconfia de seu trabalho. Não estou acusando o apitador, mas que sua escalação causa uma grande insegurança é notório. Sua atuação, ano passado, num momento que sinalizou a definição da competição, jamais será esquecida. Penalidade inexistente e expulsão em que a própria súmula dele não deixa dúvida do excesso de rigor.

torcida_américa

Já para o final de semana, a notícia comemorada pelo Atleticano foi a marcação da partida com o Flamengo para o Mineirão. Além da possibilidade de acesso de um número muito maior de Atleticanos ao estádio, os valores dos ingressos foram alterados. Se nas partidas anteriores os valores eram fixos, agora existem diferenças de preço nos setores. Espero que, com essa nova estratégia, todos os Torcedores venham a ter oportunidade de acompanhar o time até o final da temporada.

O GNV Black tem entrada assegurada, uma vez que é pago um valor mais alto. Já o Prata, com valor mais baixo, que tem mensalidade intermediária e a categoria branca – com mensalidade quase que simbólica –, dá preferência à compra. Se ainda não é o ideal, quero crer que podemos considerar um avanço. E, com isso, vamos lotar o Mineirão.

Só faria uma pequena ressalva. Tomara que os organizadores – aqui chamo à responsabilidade o próprio Atlético, a Minas Arena e a Polícia Militar – não cometam aquela idiotice de perder 10 mil lugares para proteger o torcedor adversário. Já disse aqui que, em jogos no Morumbi e Beira Rio, onde já fui ver o Galo jogar, não perderam uma única cadeira. Colocaram tapumes e isolaram os visitantes da torcida local.

10 thoughts to “Objetivos distintos”

  1. Caro Rabino e irmãos atleticanos, boa tarde!!! Ontem recebi um texto num dos grupos do GALO no WhatsApp e gostaria de publicá-lo aqui, pois endossa o meu sentimento nesses dias…

    Rodada 33: Galo vence o Flamengo assumindo a vice-liderança e Palmeiras perde para o peixe ficando apenas 5 pontos do segundo colocado – GALO.

    Rodada 34: Clássico carioca entre Flamengo x Botafogo, obviamente o foguinho ganha tentando subir ainda mais na tabela. Palmeiras enfrenta o Internacional que luta para não cair. Internacional ganha também do Palmeiras. Já o Galo pega o Coxa e e vence apertadinho, lá em Curitiba. Portanto diferença entre Galo e Palmeiras cai para 2 pontos.

    Rodada 35: Galo recebe E GANHA do Palmeiras aqui no Independência e portanto galo se torna líder.
    Já o Flamengo acaba com a raça do América. Se é que o América tem raça. Portanto Galo fica líder e o Palmeiras cai pra 2 lugar com 1 ponto da liderança.

    Rodada 36: Galo ainda líder pega e ganha do Santinha e sobe e se torna líder isolado. Flamengo pega o Coritiba e obviamente dá um empate pois o Coxa luta contra o rebaixamento. Já o Palmeiras pega o Botafogo lutando pra subir na tabela pra conseguir a vaga direta na libertadores 2017. Já o Galo aqui agora fica com 4 pontos de diferença do 2 colocado.

    Rodada 37: Flamengo empata com um Santos… doido pra conseguir a 3 posição e Palmeiras vence a chapecoense. Galo vence o São Paulo. Portanto ficamos à 4 pontos ainda para o 2 colocado, não podendo ser mais alcançado Galo se torna Campeão do Brasileiro 2016.

    Rodada 38: Finaaaaaaaaaaal, Galo vai à Chapecó jogar contra a Chapecoense e foda-se o resultado… já somos CAMpeões, Palmeiras pega o Vitória e o Flamengo pega o Atlético Paranaense.

    #NÓSACREDITAMOS
    #VAMOOSGALOOO!
    #COMPARTILHEM!

  2. Boa Tarde Ávila,
    Como esperávamos (toda a massa atleticana) o grande momento chegou, o ápice, o clímax das duas competições e agora é que vamos ver quem é quem!…
    Para esta partida no sul, o meu pitaco para o meio é Jr. Urso, Donizete, Otero e Robinho, a zaga Erazo, Gabriel, Patrick e Fábio Santos, Pratto e qualquer um menos Hiury e Clayton.
    O momento pede muita, mais muita vontade, raça e entrega, sangue no olho, dar a vida no gramado, pois o adversário entrará assim e não podemos entregar de bandeja por desânimo e falta de vontade e atitude, todo o trabalho da temporada.
    O Atlético realmente é favorito na Copa do Brasil, vamos pilhar estes jogadores lotando o C.T para incentivar o grupo, lotando o aeroporto para o time ir para Porto Alegre com a chama do “eu acredito” acesa, viva no coração dos nossos jogadores.
    Agora é guerra e sou mais o meu Galo, como diz o capitão Nascimento no filme do Tropa de Elite I: ” Tá na mira!?…sim…então,senta o dedo nesta porra!”…É isto CAM, entra em campo e afunda o goleiro, meter bola no gol, jogar pra cima, incomodando/ intimidando o adversário e assim venceremos as batalhas e as guerras por vir.

    PS: Comente sobre a possibilidade do Tardelli no galo em 2017, está sendo divulgada o comentério do Nepomuceno á este respeito.

    Obrigalo.

    #Ogaloéfoda!estetimelevantaatédefunto!!!

  3. […] “ao que se pode ler na imprensa gaúcha – deverá entrar com um time alternativo. Porém, convém lembrar, que na semana passada – no jogo que o Inter eliminou o santos – já foi essa a formação utilizada. E eliminaram o favorito paulista numa grande vitória dos jogadores considerados reservas.”[…] É aí que mora o perigo, estimado amigo ! Na boca miúda morango-perneta , que este tal ‘time alternativo ‘ do dentadura é o preferido da torcida ,aquele que as coloridas do remendão julgam ser melhor em relação ao que o retranca escala. Daí todo cuidado é pouco!Que o Marcelo tenha juízo , e traga ‘a criança’ prá casa em segurança, ou seja , um bom resultado e de preferência com gols . SAN

  4. Jogão amanhã, contra o Inter mais aguerrido, contra torcida, contra a arbitragem e tudo mais. Mas a grande notícia é que podemos sair fora de um adversário amanhã a rede esgoto de televisão. Temos a fox Sports como uma boa opção.
    Vai pra cima deles Galoooooooo!!!!

  5. Os dois jogos são importantíssimos. É momento do MARCELO não errar na escalação. Chega de erros. O torcedor acredita, os jogadores também precisam acreditar. Um bom resultado no SUL dará um combustível extra para o jogo de sábado. Não existe depois, a hora é agora. Nada de uniforme branco. Sangue nos olhos e luta até o fim. Creio no bom senso da PM liberar o setor amarelo, não é necessário perder tantos lugares, basta ver em outros Estados. Que todos se mobilizem e joguem por 8 milhões.

  6. Prezados Atleticanos ontem (24/10/2016) por volta das 11:30 hs., ao passar pela Avenida Bias Fortes, nas imediações da Praça Raul Soares, me deparei com um onibus especial, lotado de torcedores com uniforme do flamengo, mais parecendo torcida organizada. Ora se foi de torcida organizada nessa data, considerando que o jogo sera no dia 29/10/2016, não me parece ser boa coisa, se tratando dessa torcida. Acho que seria oportuno as autoridades ficarem atentas… Vamos pra cima deles Glorioso!!!

  7. Não aguento mais o treinador Marcelo Oliveira,principalmente por causa do 4-2-4 fora de casa.A derrota é quase certa…Parei de torcer,depois de 50 anos.

  8. ESCALAÇÃO: VICTOR, ERAZO E GABRIEL. CARLOS CESAR E FABIO SANTOS. LEANDRO DONIZETE, JUNIOR URSO. OTERO, CAZARES ,ROBINHO E PRATO. ( LUAN SEGUNDO TEMPO )

  9. Confesso que a realização do jogo no Mineirão me causa apreensão. Ainda acredito no mantra “caiu no Horto tá morto”, que causou, e ainda causa, temor no adversário. O efeito psicológico de jogar no Indepa não é notório apenas no Galo, mas é um motivo, a mais, de preocupação no adversário. Ainda vejo o Independência como a casa do Galo, e sei que muitos ainda pensam de tal forma…pelo menos enquanto o nosso estádio permanecer um projeto. Alguns afirmam ser pura supertição. Outros dizem que time bom tem que jogar bem em qualquer lugar. Discordo dos dois. O mito “Independência” está embasado em números e, se time bom jogasse em qualquer lugar, pra que construir estádio? Grande abraço.

  10. Gente, agora não dá mais pra lamentar nossos errose foram muitos. lamentar o técnico, que apesar de super gente boa, não tem o melhor perfil para o Galo. Agora é hora do EU ACREDITO. se me permitirem vou com esse lema daqui pra frente. Contra os juizes que estão intencionalmente nos prejudicando: GALO CAMPEÂO BRASILEIRO ¨2016. Vamos com este mantra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.