Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Torcedor exige explicação

América do Sul 300x250Colado no noticiário durante toda a manhã de hoje, fico daqui pensando porque os céus sempre reservam caminho tão pedregoso para o Galo. Que fizemos para merecer tudo isso? Ao longo de décadas, com campanhas irrepreensíveis, deixamos escapar títulos inacreditáveis. Repetir as sacanagens da CBF é desnecessário. Sempre agiram assim, nunca entendi a razão dessa conspiração, mas é incontestável que a entidade, seja através de árbitros, tribunal e até atos administrativos, sempre prejudicou o Galo.

Se não bastasse, quando tudo parecia irreversível, contribuímos para o êxito da maracutaia oficial. Afinal, naquele jogo com o São Paulo, no campeonato de 1977, se Cerezo, Márcio Paulada e Joãozinho Paulista acertassem o gol, o juiz não teria como mandar voltar a penalidade. Isso não isenta a CBF da manobra que fizeram para tirar o Reinaldo da decisão e tampouco de Barbatana não optar pela escalação de Marcelo ao lado de Paulo Isidoro no início do jogo.

Depois disso, aquelas decisões com o Flamengo e Corinthians – em nome da segurança (pilantragem) nacional – deveríamos ter superado a juizada oficial colocando a bola lá dentro. No primeiro, não tenho dúvida de que o regime militar atuou de forma descarada. No outro, acreditem, até árbitro de Minas Gerais participou, cometendo “erro” imperdoável. Mais à frente, em 2012, para favorecer o Fluminense, o time vacilou e permitiu o intento da CBF. Enfim, em que pese toda a malandragem do Rio e São Paulo, também não reagimos como deveria ter acontecido.

Agora, embora colado nos líderes, o time vacilou em jogos que não poderia ter acontecido. Falhas no sistema defensivo, no meio e até gols incríveis perdidos permitiram deixar no caminho pontos importantíssimos à nossa caminhada. Mas a pior de todas as conspirações vem em relação às contusões. Não consigo mais debitar essa conta ao acaso, ao azar ou a que título for para aliviar nossa agonia.

Maicosuel jogo com a Ponte Preta 01-10-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Com cinco jogadores convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo – seguramente entre todos os times sul-americanos o Galo é o que tem mais selecionáveis e em maior número de países –, a CBF não se sensibiliza e obriga o time a cumprir tabela. Fosse do eixo, até mesmo sem pedido do clube as partidas seriam adiadas.

Entretanto, além disso, o departamento médico que sinalizava estar esvaziado, novamente recebe novos hóspedes. Nenhuma explicação que convença o exigente Torcedor Atleticano foi repassada. Como pode jogador voltar de longo tratamento e, logo no seu retorno, novamente se contundir. Fosse um, tudo bem, mas Luan, Marcos Rocha e Maicosuel, entre outros.

Qual satisfação o Torcedor terá dos setores responsáveis? Até recentemente cobramos do departamento médico, fisiologia e preparação física. Como nenhum deles se manifesta, agora o Atleticano – e isso vem ficando evidente nos comentários do blog, redes sociais e conversas em cafezinhos e bares – exige uma posição oficial do clube. Embora o clube conte com mais de dez jogadores para o ataque, o treinador tem agora à disposição a conta exata para a escalação do time na próxima rodada. Assim, não podemos cobrar resultados de Marcelo Oliveira.

A diretoria deveria vir a público e se manifestar, explicando de maneira convincente ou cobrando do setor responsável a razão de tantos problemas médicos durante a temporada.

 

25 thoughts to “O Torcedor exige explicação”

  1. Em que pese as cirurgias sem anestesia perpetradas pela arbitragem, dos crimes praticados contra o Atlético, o único em que os jogadores estiveram eximidos de qualquer culpa foi o de Serra Dourada. Ali não havia o que fazer.

    Mas se analisarmos friamente, até em 80 se não houvesse vacilo, seríamos campeões contra tudo e contra todos. O Atlético já havia controlado o jogo que chegava aos seus minutos finais, qdo num descuido de marcação, deixaram o Nunes fazer o que quis.

  2. ano que vem o Galo deve iniciar o campeonato mineiro com o time totalmente alternativo por 2 rodadas, já que a preparação será interrompida com a disputa da Florida cup. . Então na primeira quinzena de fevereiro o Galo tem que estender sua pré temporada. Na verdade, acho que deve estender até a estréia na libertadores.

  3. Absurdo essas contusões em série e também a oscilação do time. Não fez nenhum grande jogo , oscila entre mediano e medíocre, com um elenco caro desses e um técnico badalado , é muito pouco , acho que esse ano já foi. Lamentável uma diretoria tão amadora.

  4. Exatamente Eduardo, a Massa quer uma explicação convincente sobre tudo o que vem acontecendo com o Galo durante o ano de 2016. Queremos explicações e não desculpas, como a do calendário brasileiro e o seu excesso de jogos. Ora, o calendário é o mesmo de anos atrás! Ademais, qual a razão de se montar um elenco excessivamente grande, oneroso e qualificado como o do Galo? O elenco foi montado desde o começo do ano e está “inchado” até este momento exatamente em razão deste mesmo calendário e com o objetivo único e exclusivo de PRESERVAR os atletas para evitar as contusões e prejudicar o clube no decorre das competições – o que não vem acontecendo com o nosso Galo este ano.

    Por essas e por outras que a diretoria precisa vir a pública para explicar o que está acontecendo. Será que nossos profissionais do departamento fisiológico, médico e os preparadores físicos não estão capacitados como os dos outros times brasileiros? O tão aclamado e festejado Carlinhos Neves está de férias? Até onde me lembro ele foi contratado para “chefiar” estes departamentos, ou seja, essa explicação que estamos cobrando deve vir dele. Do contrário, não faz sentido o clube manter um cargo desses.

    Obs: Desde quando edema na coxa passou a ser lesão e tirar jogador de jogos decisivos? Essa situação está deixando o torcedor completamente irritado e, até certo ponto, desanimado. Sinceramente, o jogador para ser vetado de um jogo como este contra o Corinthians tem que estar impossibilitado de andar. O resto vai na superação e na raça. Queremos comprometimento de todos, inclusive da diretoria.

  5. Com este elevado nº de contusões estamos na cola do até então líder, imaginemos uma pré-temporada bem feita e com todos os jogadores à disposição ? No fechamento da 28ª rodada ontem, imaginava-se que o palmeiras teria vida fácil frente ao stª cruz e a vitória viria fácil porém,o que se viu foi o contrário . Ainda tem muita água para passar por debaixo da ponte e este palmeiras, irá perder pontos até o final do campeonato. Para o GALO a conta é simples ,mesmo com todos estes desfalques é vencer para continuar na briga .Repetindo o que fizemos no turno, qdo estivermos na 35ª rodada estaremos à frente de palmeiras e flamerda, somaremos 77 pts e ganharemos esta bagaça com diferença de 01 ponto para o 2º colocado ,aí sim será a hora de cobrar explicações de que é de direito ,ou seja , do Krusty ,simbora que nessas alturas ele já deva ter percebido que em time que está vencendo não se mexe . A cagada toda começou ainda na temporada passada ,mais precisamente em outubro de 2015 . Quer saber se o sargento da tropa é bão ,mande-a marchar … pronto falei …! SAN

    1. Verdade meu caro, a cagada começou em outubro, quando demitiram injustamente o excepcional treinador Levir Culpi. Mas vamos que o time é bom e acredito que dá pra ser campeão mesmo com os desfalques e com a falta de competência do atual treinador. SAN

  6. Carlinhos Neves, o cara…em 2014 o time estava voando com ele. Só lembrar dos memoráveis jogos da Copa do Brasil!!!Foi só ele ir embora virou isso aí…treinador não tem que chegar com comissão técnica formada não! Traz filho, sobrinho, irmão…cabide de emprego.

  7. Perfeito seu post, Eduardo. Como comentei em postagem anterior, esse número absurdo de contusões musculares, aliada à questão de Dátolo, Maicosuel, Luan e Marcos Rocha, que se contundiram no primeiro jogo de seu retorno está muito além da coincidência ou do azar. Essas contusões podem ser decisivas para afundar de vez o nosso projeto de conquistar títulos este ano. É normal isso acontecer com todos os times, mas o que está havendo no Atlético é simplesmente catastrófico, pois ninguém consegue deter esse problema, que se repete de igual modo com vários jogadores diferentes. Repito: não sou leviano de criticar o trabalho e a competência de profissionais em relação a um assunto que não entendo, mas até um leigo consegue constatar que o que está acontecendo no Galo a este respeito está raiando à beira do absurdo! A massa atleticana – maior patrimônio, sócia e parceira do clube nos bons e nos maus momentos – espera e exige uma explicação imediata e convincente sobre esse estado de coisas.

  8. concordo com tudo o que foi dito pelo leitores, acho que todos tem culpa no cartorio, preparadores fisicos, treinador mexendo errado, fisiologia, e o principal a falta do presidente no ct. Agora penso também que o galo é o time mais azarado do brasil, ja não bastasse tudo o que já aconteceu com ele, todas as vezes que ele ta na cabeça para ganhar um titulo acontece algo sem explicação: ano juiz robando para fluflu, dps para curintihans, e agora não bastasse temos que lutar contra as contusoes,flamengo,e palmeiras se quisermos ganhar o titulo. e para finalizar agora a cbf aumentou as vagas para libertadores e o curintinhans que tava morto amanha vai vim quente para cima do galo sem oito titulares. é mole a sim eu não aguento

  9. Caro Eduardo,
    tenho há tempos cobrado pela imprensa esta questão das contusões no Galo. Ou só temos gente bichada ou a algo extra campo contribuindo para isso, a esclarecer. Quanto a CBF agora é que não vamos conseguir nada pois o Kalil foi o líder mor da Liga em confronto direto com a CBF. Todo mundo compôs e ele que não consegue ser contrariado largou tudoe deixou a batata quente pro Daniel que a propósito parece não ter prestígio nenhum a nível nacional. Que Deus nos ajude!

  10. A explicação pelos problemas de contusão no Atlético já foi dada pelos advogados do Clube, que se disfarçam de jornalistas: “herança maldita do Aguirre”.

  11. Bravo!!! Foi na mosca.
    E lembrou bem de jogadores que mal foram liberados e já retornaram ao DM. Só com o Dátolo isso aconteceu 3 vezes. Além dele MRocha, Luan e Magossuel.
    Está passando da hora de nos darem uma explicação, se é que ela exista.

  12. Se os jogadores do Galo que perderam oenalty em 77 acertassem, o Arnaldo Cesar Coelho mandaria repetir os que o João Leite pegou. Estava tudo armado, Laudo Natel, Jose Maria Marin eram amigos da ditadura. Reinaldo era o punho cerrado que representava o protesto.

  13. Neste jogo dá para dar um desconto ao MO. Nos outros em que jogamos um futebolico de 5ª categoria, tendo vários dos principais jogadores disponíveis, não.
    Em relação a preparação física, eu não gosto de apontar falhas no que não é minha seara, mas tá demais mesmo. Tem coisa errada aí, só não sei dizer especificamente onde é de quem é a responsa.
    Quanto a cbf e a emissora dona do campeonato, não seria de outra maneira, ambos tem histórico de apoiar ditaduras, golpes, falcatruas, é tudo farinha do mesmo saco.
    Mais uma vez, se quisermos algo mais, teremos que fazer muito mais. Pra gente, nunca foi fácil, nunca será.

  14. Não adianta investir em jogadores caros formando quase três times e o departamento médico e preparação física, teoricamente barato, não atende as necessidades. estamos muito irritados com esta situação e pior ainda é a omissão da diretoria.

  15. Eduardo, muito bom você abordar esse assunto. Dátolo, Marcos Rocha e Maicosuel se contundiram no dia da volta, de longo período em tratamento… isso não pode ser normal. Fora os outros com lesão muscular na coxa… Dr.Rodrigo, Carlinhos Neves , os fisiologista111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111111222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222222s e fisioterapeutas já não deveriam aparecer pra uma explicação?

  16. Há muito tempo a torcida cobra esta explicação. Dizer que é obra de acaso é argumento que não cola mais. Foge do razoável e da normalidade. Insistir com esta desculpa é zombar da inteligência do torcedor. Perder faz parte, mas perder para nós mesmos é algo ABSURDO. A Massa espera este título, quem não tem competência que peça o boné. O blogueiro apenas ecoa o anseio da Massa por informação. Transparência é uma palavra que precisa constar no vocabulário da Diretoria.

  17. O GALO perdeu vários campeonatos porquanto deixou escapar pontos importantes para times de segunda categoria. Isso ocorre novamente no presente campeonato. Culpar a CBF me parece uma desculpa esfarrapada para tapar buracos da peneira. Verdade sim, ver o nosso Departamento Médico repleto de atletas, a contrário dos demais clubes brasileiros, quando se diz ser o melhor do país. Acho que precisamos de um choque de realidade, e acabar com essa antiga mania de nosso Time não vencer fora de Belo Horizonte. É dura essa realidade! E viva o Galo.

  18. Você bateu no ponto certo. É o comentário geral entre nós, atleticanos. Não conseguimos nem ao menos pensar em uma hipótese para explicar o que não tem explicação. Temos o médico da seleção, os “ditos” melhores preparadores físicos do Brasil, o melhor departamento médico, toda a estrutura para tratar e recuperar os jogadores e eles se contundem repetidamente. Haja falta de competencia. A torcida exige uma explicação, pois é único time onde acontece isso. Se fosse normal todos os times enfrentariam os mesmos problemas.

  19. Caro Eduardo, boa tarde! Tudo que você começou escrevendo na coluna de hoje, todos nós atleticanos já sabemos de cor e salteado. Tristes lembranças! Em relação as contusões, concordo que não podemos cobrar do treinador, mas fora isso, podemos sim cobrar, pelo menos esquema tático, vibração e motivação dos jogadores. Qual é hoje o esquema de jogo galo? A única jogada ensaiada será aquela de quando vai começar o jogo, volta a bola pra traz e alguém tenta lançar na cabeça do Léo Silva? Fora isso o que eu vejo é cada um querendo resolver as coisas de maneira muito burocrática. Ora, como posso entender se todos por aqui falam que temos o melhor elenco, então, são nessas horas que devemos utilizar o melhor elenco. Concordo também que faltam outras coisas para nos levar aos títulos, por exemplo, Preparo físico melhor, o presidente ser mais visto pelos jogadores e comissão técnica, o presidente cobrar melhores resultados fora de casa e assim por diante. Voltando a questão das contusões, será que estão achando que a culpa é da equipe médica, comandada pelo Dr. Rodrigo Lasmar. Na minha modesta opinião a culpa não é deles, pois estão no clube a vários anos e isso está ocorrendo apenas este ano. Não será pelos métodos usados pela preparação física?! Quero muito queimar a minha língua, mas este ano de novo, já era. Que contentamos com a libertadores. Abraços, Vander

  20. Poizé Eduardo, a situação passou dos limites normais. Sou crítico feroz de Marcelo, a quem julgo um ruim treinador, mas é inegável que o elevado número de contusões atrapalhou muito o trabalho do técnico. Não sei qual é a razão, mas o número é muito grande pra se culpar apenas o acaso. Considero o Departamento Médico o menos responsável, pois ele trata dos problemas depois que ocorrem (posso estar enganado, não sou médico). Acho que os principais responsáveis são a preparação física e a fisiologia. Darei agora meu palpite de leigo, acho um erro estratégico grotesco, termos em nossa comissão técnica um profissional gabaritado como o Carlinhos Neves e que é mal aproveitado. Nosso primeiro preparador físico no ano, foi o Fernando Pinatares, que acompanhou o Aguirre e que foi criticado demais pela imprensa gaúcho em sua passagem pelo Inter. Depois e atualmente, temos como preparador físico o Juvenílson de Souza, que acompanha o Marcelo. Juvenílson foi muito, mas muito mesmo, criticado em suas passagens pelo coritiba, pelo time da enseada das garças e pelo palmeiras. Não consigo entender como nos sujeitamos a ter trabalhando no nosso GALO, profissionais como Pinatares e Juvenílson, sendo que Carlinhos Neves é considerado por muitos como o melhor preparador do país. Será que a Diretoria agora se sujeita aos caprichos dos treinadores, que empurram os preparadores com quem desejam trabalhar? Treinador só dá pra mudar ano que vem, mas acho que é sábio já efetivar o Carlinhos Neves como preparador físico. Sigamos contra tudo e contra todos! SAN

  21. Eduardo, prefiro esquecer o passado, senão a raiva e a decepção ficam piores. A Casa Bandida do Futebol, li no blog no Juca, é um antro a serviço do eixo-do-mau, então é melhor esquecer algum benefício por parte deles. Benefício, não né! Bom senso, ou igualdade entre seus associados. Ainda tem a Comissão de Arbitragem, com os ex-árbitros brasileiros: José Roberto Wright e Cláudio Vinícius Cerdeira – o primeiro já foi comentarista da TV Globo. Bola pra frente. Quanto ao departamento médico, venho desde o início falando e comentando, aqui mesmo vc já deve ter percebido, sobre o que o Carlinhos Neves esta fazendo no 9ALO? É supervisor de quê? Esta lá fazendo o quê? Bebendo, comendo e dormindo? Deve ser, por que para não estar vendo o que esta acontecendo, deve estar dormindo. É um absurdo o que esta acontecendo com os jogadores. Nenhum outro time esta assim. Será que temos alguém infiltrado na comissão técnica com o propósito de nos prejudicar? O Carlinho e mais alguém estará envolvidos em alguma maracutaia? Teoria da conspiração talvez, mas que esta estranho, esta! E a omissão da diretoria com a torcida. Não só sobre esse assunto, mas vários outros. Por exemplo: as dívidas com as contrações de jogadores e que o clube não paga as parcelas; o estádio; a falta de cobrança mais firme na Casa Bandida de Futebol, etc.. Sem transparência acontece o que esta acontecendo, afastamento do torcedor. Infelizmente esta difícil de confiar nessa diretoria e nessa comissão técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.