Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Torcedor Atleticano reage e quer apoio

Entre dezenas de manifestações recebidas ontem pelo blog, essa, enviada pelo leitor João Paulo Dionísio Campos, 35 anos e superintendente na Cemig, mereceu ser pinçada pelo blogueiro. Todas, sem exceção, são superinteressantes, mas Dionísio provocou discussão especial. Nós ficamos – e me incluo – mal-acostumados e precisamos ter paciência, refletir e continuar apoiando o time.

A reação que tanto pedimos, até exigimos, passa pelo apoio do Torcedor Atleticano, inevitavelmente. Embora, claro, faça coro aos que reclamam, não consigo divorciar meu dia a dia e minhas emoções distantes do meu Galo. Diante disso, para que – como eu – reflitam sobre o momento, divido as considerações pertinentes do caro Atleticano. Da gema, como nós todos.

“Cabeça fria:      

prieto

Venho falando faz algum tempo que a torcida do Galo está passando por um processo de cruzeirensezação. Com a “crise” (estabelecida por nós) eu já não tenho mais dúvida. Nós caímos na vala comum das torcidinhas que só vão na boa, que vaia quando tem que aplaudir e exalta apenas o óbvio. Vi o jogo do adversário domingo ( dia 06 de junho) e não tive dúvida, não há mais diferença. Eles também fariam festa em jogos decisivos contra Colo Colo, Racing e SP. 

rafael tesser
Fotos: UAI/Superesportes

Nas redes sociais São Victor, ele mesmo, pasmem, vem sendo apedrejado como um Judas. O atleticano de Curê, Rafael Tesser, Bilu, Rafael Miranda, Lívio Prieto, Cataña, Nilson Sergipano e tantos outros, não aceita má fase do goleiro mais importante (não disse melhor) da história do clube. Parecendo torcedela modinha criticando a “Mão de Alface” e olha que o Victor nunca tomou gol de costas e nunca nos criticou.

Se quisermos sair dessa, que tal começarmos por nós? Já pensou em pegar aquela camisa surrada, aproveitar o clássico e ganhar domingo no peito e na raça? Desistir na sexta rodada não é alma de galo doido.

Faltou planejamento? Sim! E quando tivemos planejamento? Curi? Ziza?

Pode melhorar? Pode sim. Mas quando foi melhor? Cobrar é necessário, mas num limite da racionalidade. E o atleticano é racional? Não! Ele torce muito…

Esse time desfalcado precisa da camisa 12 aposentada. Deixa de ser chato e mal agradecido, atleticano. Deixa de vaidade! Compre seu bilhete, rode sua camisa, porque “nós somos (d)o Clube Atlético Mineiro”.

 

26 thoughts to “O Torcedor Atleticano reage e quer apoio”

  1. Bom dia a todos. Li vários comentários neste blog e percebi que há muita reclamação com relação a alguns jogadores, como Marcos Rocha, Vítor e Robinho. Devemos analisar a situação com calma. Estive no jogo contra o Grêmio e percebi em relação ao Marcos Rocha que o Galo continua sem a devida cobertura do nosso lateral Seleção, pois foram feitas várias jogadas nas costas dele, sem a correta cobertura. E devemos nos lembrar que a saída de jogo do Galo, na maioria das vezes, se dá pelo nosso lado direito, o que requerer mais atenção dos nossos TRÊS VOLANTES, veja são três volantes e nosso lateral continua sozinho na marcação. Quanto ao Vítor devemos nos lembrar, não só de que se trata do maior responsável por termos chegado ao título da libertadores, mas também que o seu retorno aos gramados foi antecipado, o que para um goleiro não é bom e isso se percebe pelas falhas que vem ocorrendo. Quanto ao Robinho, este sim, está devendo, mas acredito que começou a pagar no último jogo contra o Sport e voltará a jogar bem. DEVEMOS e é nossa OBRIGAÇÃO enquanto atleticanos apoiar o time, INDEPENDENTE da situação em que se encontra. Acredito que ainda dá tempo de recuperar um lugar entre os quatro melhores do campeonato ainda no primeiro turno e, aí sim, no segundo turno ir de encontro ao tão sonhado título desse campeonato da CBFlu, pois observando a tabela de jogos e vê-se que dos próximos seis jogos, cinco serão realizados aqui em BH. Por isso, EU ACREDITO! VAMOS GALO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  2. O time está sem alma, sem amor, sem raça e sem nenhuma malícia, onde já se viu , em uma falta tão próxima, a barreira não pular ???? Isso é de impressionar, essa falta de experiencia chega a ser irritante. Já jogamos 6 pontos no ralo . . . oremos . . .

  3. E a galera segue cornetando o Victor ein. O cara não vive um bom momento. Só. E nem vejo tanta culpa assim nos gols que tomamos. Pessoal mal agradecido ein!!! Essa galera tá cruzeirando Eduardo…

    1. Concordo plenamente com você…Se perdem perdem todos…O Vitor é o melhor goleiro do Brasil
      Colocar culpa em e um ou outro é SACANAGE, todos tem sua parcela de culpa… Vamos consertar as falhas e EU ACREDITO…

  4. Entendo que o culpado de tudo isso é o Alexandre Kalil. Afinal, a torcida do GLORIOSO estava adormecida, ainda sonhando com o título de Campeão do Gelo, Campeão Brasileiro de 1971 e diversas vezes Campeão Mineiro. Era o que bastava. Aí vem o Alexandre, realiza uma GESTÃO digna das melhores escolas de MBA, monta um time competitivo e coloca nas mãos de uma comissão técnica competente. Pronto, despertou a torcida do sonho e mostrou que o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO podia muito mais do que ficar apenas sonhando com os títulos alcançados a muitos e muitos anos. Assim, a torcida se despertou, experimentou e gostou de torcer por um time vencedor.
    Devemos respeitar os nossos jogadores que nos deram tantas alegrias no passado recente. Entretanto, não podemos deixar de manifestar as nossas insatisfações com a queda de produção de alguns jogadores que têm condições de render mais, a exemplo de Vitor, Marcos Rocha, Robinho, Rafael Carioca e outros que já demonstraram não ter futebol para vestir o nosso MANTO. Corremos o risco de adormecermos novamente e, daqui a 20, 30 anos estarmos sonhando com o título da Libertadores e da Copa do Brasil, conquistas maiores de nossa história.
    O CULPADO É ALEXANDRE KALIL!!!!!!!

  5. Caros Atleticanos, todos os comentários são pertinentes, mas eu ainda tenho algo a acrescentar. em primeiro lugar, não se pode cobrar serviço do Marcelo, se ele ainda não tem o time titular para escalar. quanto ao preparo físico, está mais do que evidente que o trabalho não foi bem feito. e digo mais. aquele torneio disputado nos estados unidos, que não serviu para nada, é a principal causa, pois a pré temporada foi incompleta. já o Marcos Rocha, acho que tá de mal vontade, devido ao fato de não ter sido negociado com times do exterior. vejam como está jogando o Lucas Prato. é a mesma coisa. deixei para falar por ultimo do Victor. Nós precisamos acabar com a mania de idolatrar jogadores eternamente. lembram do Marques? era o xodo da torcida. quantos vezes ele foi decisivo quando precisamos dele? mesmo assim continuávamos idolatrando o cara. Tenho dito em meus grupos de Wastzap que o Victor está vivendo daquela defesa de pênalti do Riascos até hoje. depois de 2013, em quantos jogos o Victor foi decisivo? temos que ser realistas, viver do passado não dá mais! tá mais que na hora de dar uma chance para o Geovane. o Victor está sem reflexo, se posicionando mal, e parece que tem medo de sair em bolas alçadas na área. temos que cobrar sim! sem sermos ingratos, mas não podemos deixar que eles se acomodem e venham justificar com conquistas passadas. quero mais títulos. e para isso é preciso voltar com aquele time que entrava em campo com “sangue nos olhos”. comparem a entrada em campo deste time de hoje, com aquele de 2012 e 2013, e vejam se não tem algo diferente.

  6. Eduardo de Ávila, eu concrdo contigo e com o nosso Dionísio. O Atlético semprew teve uma torcida que se caracterizou por apoiar o time até quando ela estava perdendo os jogos. Jogava com o time , ao contrário de quase todas as outras ,que só ” apoiava ” quando o time estava bem . E sempre reswpeitou a História dos seus ídolos e não os julgava pelo seu momento.
    Mas também, se jamos realistas. Esse é preço de trocar torcedores do povo que faziam do clube parte da identidade das suas vidas e famílias por uma classe média americanóide , que só está li para se realizar.

  7. Somos GALO e .
    Vamos apoiar e mostrar nossa verdadeira identidade !!! Domingo vamos apoiar, cantar, empurrar o galo e sermos o 12 jogador.
    FORÇA GALO !!!

  8. Perfeito! Todos deveriam ler e pensar sobre o que disse o amigo Atleticano. A cruzeirização é gritante, visível e revoltante! Ver a falta de respeito e de gratidão de alguns com Victor (crítica é normal, mas alguns mal agradecidos chegam a desdenhar do goleiro mais importante de nossa história) é ridículo!. Vaias durante a partida, gritos de “burro” para treinador durante o jogo, jogadores que foram e são importantes já não servem mais, todas essas são atitudes que não teriam vez há uns 10 anos atrás. Lamentável! Em alguns jogos cheguei a bater boca com os boçais que vaiam, mas eles estão crescendo em número e está cada vez mais difícil assistir um jogo do GALO no campo sem ter vontade de dar uma surra nuns idiotas. Queria ver os ingressos a R$ 10,00, pra colocar o povo Atleticano novamente no estádio e tirar essa molecada criada pela vovó, a base do leite com pêra, os cornetas, os que vaiam durante a partida, os que jogam contra o tempo todo, esse câncer que chegou na nossa torcida. Jogo do GALO não é espetáculo, futebol não é espetáculo, torcedor que paga ingresso não tem direito à vitória, ele tem obrigação de participar do jogo, APOIANDO seu time e o ajudando a vencer. Os mais novos não vão lembrar, mas nas antigas, nosso torcedor símbolo era um cara conhecido como “SEMPRE”, por sempre estar no campo. Esse senhor jamais aceitou que um torcedor (?) do GALO vaiasse os jogadores, treinador ou alguém que estivesse nos representando. Se o fizesse perto dele, era esporro na certa. Quanta falta fazem pessoas como ele, a verdadeira Massa, muitos que se dizem torcedores e que aí estão merecem vestir nosso manto tanto quanto o Emerson Conceição. O GALO é a instituição mais importante do planeta e deve ser tratado como tal. SAN

  9. Planejamento do Cury e Ziza ???? parei aqui … Quer a CAMisa surrada de volta ? Abra espaço nestas arenas moderninhas onde tudo é proibido – como havia a extinta geral do Mineirão – com preços populares que a terás de volta.Alijaram o “monstro” – assim nos chamava Elias Kalil – de acompanhar o GALO meu velho (!), e se eles tivessem acesso aos jogos a cobrança seria maior ainda . Qdo era permitida a presença maciça da MASSA – a cachorrada de fato – nos estádios não existia esta tal de internet , a cobrança era no gogó mesmo .Torcida do GALO nunca foi passiva,qto ao apoio concordo,mas passiva jamais foi.Lembra-te do Movimento Reação Alvinegra ? Pois é ..! Qto ao Victor concordo , queimaram etapas para que seu retorno fosse mais rápido e está aí o resultado ,apedrejá-lo realmente é muita sacanagem . Sou sobrevivente da “cachorrada” das antigas, criado nas arquibancadas de cimento do Mineirão.que qdo guri ficava doido para descer para a geral . Ali a festa era duca .. lho …Dali presenciei o REInaldo em sua estreia no profissional, ser vaiado impiedosamente pela mesma MASSA que hoje o idolatra … SAN

  10. Concordo com o companheiro mas, pelo amor de deus, não podemos perder o terceiro clássico seguido para o cruzeiro dentro do independência.

  11. Quando se ganha, ganham todos e quando perde, perdem todos, crucificar Marcos Rocha,
    Victor, estão de SACANAGE. A fase é das bruxas ou do Departamento Médico…
    Sou Galo Doido, torcedor de verdade, acho que temos de ter paciência, nossos titulares estão
    fazendo muita falta…Acho que aquele MERDA ( Tecnico) do Aguirre é o responsável com
    esquema de poupar jogadores, assim afundou o time no Depto. Medico…Uma MERDA..
    Mais somos torcedores diferenciados e apoiaremos nosso GALO, domingo e nos proximos jogos.

  12. Boa tarde! A verdade é que o Atlético hoje tem uma das melhores estruturas e elenco do país, por isso acredito que seja essa a maior insatisfação dos torcedores. Acredito também que o atleticano não consegue deixar de ser atleticano, ficou um pouco ranzinza, mas continuará a sofrer e vibrar com o time. Em relação aos jogadores, está faltando para aqueles que são nossos ídolos mais recentes chamarem mais a responsabilidade para si, jogar até a última gota de suor que estiver no corpo, brigar pelo Galo… O time está sem preparo físico? Sim. Tem como corrigir? Sim, o Carlinhos Neves está aí e pode fazer o mesmo que fez em 2014, quando o time no final do ano estava numa correria absurda. Falta para Marcelo Oliveira e os dirigentes pararem de insistir em alguns erros, como por exemplo, o caso Patric que a incomoda tanto a torcida. Ele incomoda não é porque joga improvisado, é simplesmente porque ele é ruim jogando de atacante. Corre aparece, mas erra demais, não domina a bola direito, embola o posicionamento com os outros atacantes e na maioria das vezes mata contra-ataques voltando a bola pra trás… Precisamos ter calma pois tem salvação ainda, mas devemos continuar “cutucando” a direção para o trabalho todo não ir para o ralo. Galo sempre!!

  13. A tempos venho percebendo o quanto a torcida do Super Galo vem desafinando, a vibração diminuiu muito.Ta burocrática,calada,assistindo o jogo como se fosse apenas um jogo de futebol.Cadê aquela torcida que cantava,apoiava não pra ver um jogo de futebol e sim ver o Galo jogar.Acho que o alto preço dos ingressos, a necessidade de ser sócio contribuinte afastou o verdadeiro atleticano do campo, infelizmente estamos deixando de ser o time do povo,time de massa.Ta virando time de aristocrata, que torce o seu fino nariz quando vê uma jogada errada.Ao invés de soltar um baita palavrão e logo em seguida bater palma.Sei que futebol é negócio, precisa de dinheiro pra fazer time e colocar faixa no peito.Hoje temos libertadores,copa do Brasil, respeito, mas estamos perdendo nossa essência.Digo isso com tristeza, espero estar errado,que a torcida cale a minha boca,vamos ver no próximo jogo.

  14. Caros Atleticanos, esta é a mais pura verdade. Nosso parceiro João Paulo Dionísio conseguiu expressar em poucas frases o que realmente vem acontecendo com o torcedor do Galo. Nós, que tanto esperamos por este momento que estamos passando, onde somos vistos por todos como um time de ponta e temos entrado em todos os campeonatos para lutar pelo título, simplesmente estamos prestes a botar tudo a perder. O time está com vários desfalques de jogadores muito importantes, onde certamente a situação seria diferente caso todos estivessem jogando. Mas sabem qual é o maior desfalque dos últimos tempos em nosso time??? A VERDADEIRA TORCIDA DO ATLÉTICO. É frustrante ir ao estádio e ver torcedores de Facebook fazendo selfies ao invés de cantar o hino…

    O que dói no verdadeiro Atleticano não é ver o time perder pontos que não se pode perder (isso aconteceu conosco a vida toda). O que dói realmente é ver que estamos nos tornando uma torcida como a que mais criticamos em nossas vidas. Estamos nos portando como torcedores comuns.

    Vamos deixar nosso sonho de mais um título importante ir por água abaixo sem tentarmos mudar a situação no grito, no canto, na garganta? Vamos esperar nosso time voltar a ser um time comum para que voltemos a ser uma torcida diferenciada? Precisamos mostrar que a torcida do Galo ainda é a torcida do Galo. E uma grande oportunidade é no próximo jogo, empurrando nosso freguês tabela abaixo… Aqui é Galo P!

  15. Helton Silva: Devemos muito ao Vitor sim, mas, é notório que ele está sem reflexo, muito lento, caindo antes do atacante chutar. É hora do Geovani. Marcelo tem fazer o mesmo que Tite fez com Cássio. Tem que darf chance aos outros, nma hora que o atleta estiver passando fase ruim. Se fizer uma pesquisa minuciosa, você verá que o Vitor vem falhando sistematicamente nos últimos dez jogos.

  16. Boa tarde, Eduardo.
    É com muito prazer que venho aqui no seu espaço, ler suas crônicas e me informar com qualidade à respeito do Galo. Minha posição acerca do momento atual é de continuar torcendo e apoiando como sempre, é muito fácil ser “o mais Atleticano” nas horas boas, quando o calo aperta e a fonte seca é que conseguimos enxergar homens e meninos. Essa impaciência da torcida é muito em função de uma nova geração de Atleticanos, essa nova safra de torcedores é muito bem vinda, realmente um clube de futebol se mantém graças aos jovens adeptos e os que ainda virão ao mundo. Mas vamos pensar: a internet, os meios de comunicação praticamente em tempo real que noticiam (quase) tudo a respeito do clube, formam torcedores cada vez mais impulsivos e ansiosos. Esses jovens indivíduos são inimigos do tempo, querem que as coisas funcionem da sua maneira e feição, e ai do time se ele não corresponder ao apelo desses jovens e ser uma verdadeira máquina de jogar bola, sobram críticas para tudo quanto é lado. Criticam a tudo e a todos no clube. Seriam crianças mimadas? Nem mesmo ídolos como Victor e Marcos Rocha foram poupados nas últimas jornadas. Os “novinhos” acham que uma partida de futebol funciona como em seu joguinho virtual, o famoso FiFa Soccer de video-game, é só ligar, jogar e ganhar. Estamos mesmo enfrentando um momento de crise de identidade na torcida, um conflito de gerações. Faz -se necessário que nossos novos torcedores esqueçam um pouco dos títulos (que são sim, muito importantes) e foquem mais na história, na essência e magia do que é o Atlético Mineiro, sua importância no cenário internacional do futebol e como essa instituição foi precursora do esporte no nosso rico estado.
    Saudações.

  17. Concordo com a opinião do nobre atleticano ,porém não podemos continuar acreditando em papai Noel ou cegonhas .Respeito muito Marcelo Oliveira ,como ser humano e profissional,mas tanto ele como a diretoria Precisam mostrar serviço . Galooooooooo até o fim !

  18. Concordo em parte, nos torcedores do glorioso Clube Atlético Mineiro, Galo Forte Vingador, não podemos admitir Marcos Rocha, Carlos vestir o manto sagrado, Victor tomando gols por cima, a direita a esquerda, é só chutar a bola entra, paternalismo em nome da emoção, não. O galo está em um patamar mais avançado, fora Victor já.

  19. Parabéns ! perfeito o texto, narrou com precisão o que poucos queriam dizer e o que muitos precisam ler, sempre disse que o nosso diferencial é a paixão pelo galo, mas ultimamente tenho observado que a massa tá se tornando mais do mesmo, se esquecendo de anos de sofrimento, com jogadores dentre os que voce já citou, Kanapis, Márcio Mixirica, Nilson Sergipano, e crucificar o Victor é piada de mal gosto, talvez torçam pelo volta do Juninho, aranha e Edson.

  20. Muito bem colocado as palavras..Aqui é Galo, mas não só na boa, na boa todos são iguais a diferença se faz é na adversidade e é nela que a torcida do Galo sempre fez a diferença..esta certo que a maioria que vai no campo hoje não é mais aquela massa do povão ( os ingressos são salgados), mas ainda assim são atleticanos, t ai o classico uma boa hora pra mostar a nossa força.

  21. O TIME ESTÁ SEM PREPARO FÍSICO, O QUE DIFERE MINAS DE OUTROS ESTADOS, É QUE A IMPRENSA DOS OUTROS ESTADOS FALAM A VERDADE, A DE MINAS É SO NA BASE DA MENTIRA, O JOGO PASSADO, O JUNIOR URSO PUNHA A MÃO NO JOELHO TODA HORA, SEM PREPARO FÍSICO, O MARCOS BROCHA NÃO CONSEGUE NEM CORRER, E AIMPRENSA DE MINAS NÃO FALA NADA, É FRACA, AI VEM UM TORCEDOR DIZER PRA IR NO ESTADIO, TA BRINCANDO…..

    1. Concordo plenamente, time sem preparo físico é visível, e alias, jogador mal preparado fisicamente tende a se contundir mais, olhem o departamento medico, tá mais cheio que a santa casa, a diretoria e a torcida do Atlético tem que parar de pensar pequeno, ganhou uma libertadores e a copa do brasil e tão achando que tá de bom tamanho, tem muita coisa por aí, tem que pressionar mesmo, se o jogador tá fazendo corpo mole, tira ele logo manda pra casa ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *