Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que significa e para que vale a CBF?

Certo é que a CBF é uma entidade falida (moral e não financeiramente) e permanentemente sob a suspeição do torcedor brasileiro, notadamente aqueles que estão fora do eixo Rio-São Paulo. Não são raros os episódios relacionados à entidade, sejam em decisões administrativas ou de seus departamentos ou órgãos auxiliares, que deixam indignados e perplexos os torcedores de outros estados.

Jogos adiados para atender, exclusivamente, a interesses dos clubes cariocas e paulistas. Decisões no STJD, com peso diferente quando se trata de times fora do eixo RJ/SP. Sem entrar no mérito do “apito amigo”, como assim o chama o comentarista Milton Neves em rede nacional de televisão.

image

Segundo Juca Kfouri, CBF significa Casa Bandida do Futebol. Tempos atrás, os brasileiros reclamavam que a entidade deveria se transferir para Brasília. Isso, desde a época que ela funcionava na rua da Alfândega, depois foi para um andar num edifício da Barra e agora está instalada num ostentoso prédio aos fundos do Barra Shopping. Na sua fachada tinha em letras garrafais: “Edifício José Maria Marin”, retirado imediatamente no exato dia da sua prisão.

Diga-se, o seu antecessor não cumpriu o mandato até o final. Ricardo Teixeira, num lamaçal de denúncias, entregou a entidade a Marin, que – na mesma condição – a transferiu a Marco Paulo Del Nero. De comum entre eles, além da série de denúncias, o hábito de desfilar com moças mais novas. Sediada no Rio de Janeiro e dominada por paulistas, se fosse para a capital federal não mudaria em absolutamente nada, até porque Brasília atualmente é sinônimo do que a entidade historicamente já é reconhecida.

Nós, Atleticanos, temos motivos de sobra para especular, reclamar e colocar em dúvida os tipos de atos mencionados na abertura desta postagem. Em 2012, talvez o ano que tenha superado a todos os demais, de cada item mencionado, alguma coisa aconteceu. Jogo com o Flamengo adiado, Ronaldinho Gaúcho suspenso – cirurgicamente – com base em vídeo e tendo como relator auditor declaradamente flamenguista. Já no caso dos árbitros, foram dezenas de “erros”, muitos deles em desfavor do Galo e o mesmo apitador em benefício do Fluminense, que acabou sendo campeão. Nem mencionei 1977, 1981, 1999 e outros tantos que tiraram o título de maneira contestada do nosso time do coração.

image

Agora, querendo fazer do Campeonato Brasileiro um laboratório de experiências bem-sucedidas no exterior, inventou os jogos aos domingos às 11h da manhã e às segundas às 8h da noite. Em sua experiência, “coincidentemente” outra vez penaliza e sacaneia com o Galo. Tanto numa quanto na outra, o Galo é o que mais vem atuando nessa idiotice e sacrifício para jogadores, torcedores e – consequentemente – os clubes. Enquanto o Fluminense foi preservado de qualquer desses horários, o Galo joga mais do que todos. Vejam o quadro abaixo:

image
Ilustrações: memes de facebook

Quantos jogos cada equipe terá disputado às 11h até a próxima rodada?

Atlético e Vitória: 4

Botafogo: 3

Grêmio, Santos, Flamengo, Ponte Preta, Coritiba e Sport: 2

Corinthians, Internacional, Atlético-PR, São Paulo, Chapecoense, Cruzeiro, Figueirense, Santa Cruz e América: 1

Palmeiras e Fluminense: nenhuma

Quantas partidas cada equipe disputará, às segundas-feiras, até o encerramento do primeiro turno?

Atlético (ambas em casa) e Palmeiras: 2

Sport, Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Flamengo, América e Chapecoense: 1

Corinthians, Grêmio, Santos, Internacional, Ponte Preta, São Paulo, Fluminense, Vitória BA, Figueirense, Santa Cruz: nenhuma

Em tempo: Isso explica muita coisa. Sete a um para a Alemanha, eliminação precoce da Copa América e fora da linha de classificação nas eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.

14 thoughts to “O que significa e para que vale a CBF?”

    1. Sem contar que perdemos dois campeonatos brasileiros, um de forma escancarada pelo Flamengo. Até quando vamos ficar comportadinhos !!!!!!!

  1. Esse lixo precisa ser derrubada o quanto antes . Eu não torço por nenhuma equipe que tenha o seu escuro e seja comandada por figuras como a dos seus dirigentes.
    Esses sujeitos são mais até do que bandidos : são saqueadores, facínoras . Gente que não tenm amenor qualificação moral para administrarem um patrimônio como o futebol brasileiro . Eles querem que o dinheiro fácil dos contrataos de publicidade, de direitos de transmissãoe amistosos eoutroas esquemas fiquem só entre os amigos. Uma gestão que seja razoavelmente profissional é totalmente incompatível com estes interesses nebulosos.
    Esse tipo de gente são os mesmos que dominam o nosso país e conseguiram quebrá-lo em um período histórico totalmente favorável a ele . Não vamos nos iludir : com eles , nada pode acontecer de bom. Qualquer pequena melhoria , seria mera ilusão .

  2. A gLOBO que manipula a tabela à seu bel prazer manda , a cbf executa,as federações acatam e o dirigente dos times menos ‘favorecidos ‘ – que também come nas mãos das três – fica pianinho enfiando o ‘rabete’ entre as pernas , vai para o jogo sem reclamar , simples assim ! Não sei se antes do início do campeonato, existe o tal de conselho arbitral onde as ‘regras’ são determinadas, aceitas e havendo concordância, assinadas por todos os clubes ou não ? Por conta disto que o futebol brasileiro chafurda nesta lama podre que aí está … Com o punho cerrado de REInaldo …SAN

  3. Ou não sabem ler, ou não entende o que leem. O que o blogueiro quer dizer é que não existe um padrão. Se uma entidade organiza um campeonato, as vantagens e desvantagens devem ser distribuídos por igual a todos os clubes Nesse caso os jogos das 11H apenas favorecem ou prejudicam um pequeno grupo e vice versa. É mais ou menos como se os times do sul não tivesse que jogar no nordeste e os demais somente em casa, não teria desgaste de viagens e etc aos demais clubes

  4. Olá Eduardo.Creio que o jogo entre Flamengo e Atletico,deveria ser apitado por um arbitro FIFA,pois é um grande classico do futebol brasileiro.Mas a CBF coloca no sorteio dois arbitros inexperientes,ambos sao ASP-FIFA,mais vimos o que o senhor Traci fez domingo passado,ressalto que Ele é um ASP Fifa.O jogo do Corintinhas vai ser apitado pelo Ricardo Marques-FIFA.A CBF nao se interessa pelos times que nao fazem parte do eixo Rio-SP.E vale ressaltar que mais de 3 jogos da Serie B,vai ser apitado por arbitros FIFA.A pergunta que fica é,por que nao escalar arbitro mais experientes para apitar jogos decisivos?

  5. Ah, meu amigo, isto não vai mudar tão cedo! A indignação da sociedade brasileira é seletiva, seja na política, seja no futebol! Li ontem flamenguistas indignados (com toda razão) contra o árbitro de domingo, e em seguida pormenorizando que reclamar da arbitragem não condiz com as características, com o histórico de sua torcida… Claro!!! Sempre foram favorecidos a vida inteira por esta entidade corrupta, sem falar na rede globo (outra diretamente responsável), mas achavam normal! Agora ficaram escandalizados, vejam só! Sentiram o gosto do fel! Deixaram de ser os queridinhos da globo e da cbf! Agora é o curíntia! Mas cuidado! Tem toda chance de serem acariciados, confortados, amansados no próximo jogo, a história não nos deixa esquecer e mostra que não mentimos! Curíntia em 1°, mas cariocas acima dos outros, é assim que se faz!
    Enquanto o futebol estiver nas mãos da corja da cbf e a corja da globo ditar a pauta política de nossa sociedade, estamos fadados a não evoluirmos nem no futebol, nem como sociedade!
    E o Galo vai ter que ganhar de tudo e de todos, se quiser ser campeão!
    Não é mole!

  6. Até a metade do seu comentário eu concordo plenamente, mas particularmente acho que esses horários alternativos são ótimos.

  7. Só para entender, por quê sacrifício? Para os torcedores é excelente. Mas para os jogadores é sacrifício? Tem algo comprovado que explica isso? E, se tem, não defendo a CBF, sou Galo até morrer e odeio essa CBF, mas por quê a Diretoria do CAM deixou também? Mudaram a tabela, fizeram o “laboratório de teste” com o Galo e a diretoria deixou???? Se é sacrifício, não devia ter deixado…

  8. Isso já ficou escancarado. A CBF só reconhece o eixo Rio-São Paulo e com essa sacanagem conseguimos (Atlético e Cruzeiro) vencer todas estas adversidades. É por isso que a Seleção está afundada numa crise profunda – moral e futebolística. Coitdo do futebol brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *