Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O QUE PENSO DA CAMPANHA ‘FORA, TURCO!’

 

Ricardo Galuppo

Desde o início do Brasileirão deste ano, o Galo tem sido alvo de duas campanhas poderosas. A primeira, extremamente bem sucedida, foi a que buscou e conseguiu atribuir aos árbitros de futebol uma boa vontade excessiva em relação ao Campeão de 2021(como se isso fosse possível). Para beneficiá-lo, os apitadores teriam marcando a seu favor uma série de pênaltis inexistentes. Bem orquestrada e rumorosa, a campanha contou até com a participação oficial da emissora que detém o monopólio da transmissão do torneio—que eu um de seus programas esportivos fez eco do que se espalhou pelas redes sociais.

Num cenário como esse, os árbitros da CBF (com o devido respaldo dos “comentaristas de arbitragem” do rádio e da TV) passaram a abusar do direito de não enxergar as penalidades a favor do Atlético, por mais claras que fossem. O sucesso dessa campanha é um caso a ser estudado. O trabalho foi tão bem feito, mas tão bem feito, que até as penalidades porventura assinaladas a favor do Galo são prontamente anuladas pelo árbitro depois de conferidas pelo VAR.

Desconfio que o sucesso dessa primeira campanha inspirou os apitadores da CBF a aderir ao outro movimento que vem desviando o foco da torcida e canalizado energias para um ponto que não interessa. Trata-se da mobilização Fora, Turco!

Já com longos seis longos meses de duração, a campanha até agora não produziu o efeito desejado. Ela começou no dia 13 de janeiro deste ano, tão logo o nome do argentino radicado no México foi anunciado como treinador do Galo. Desde então, a onda só tem aumentando e às vezes chega a parecer avassaladora. Mas o Turco, pelo menos até aqui, tem se mostrado valente nessa luta do rochedo contra o mar.

TÉCNICO QUE SOBROU” — A primeira manifestação explícita de críticas ao Antônio Mohamed, pelo que me recordo, partiu do formador de opinião Mauro Cézar Pereira. Sempre atento ao que se passa no clube e sempre disposto a afirmar que nenhuma decisão tomada em Lourdes está correta, ele disse que enquanto o Flamengaço Classificadaço e o Inter de Porto Alegre foram ao mercado para escolher seus treinadores para a temporada, o Galo precisou contentar com o que sobrou. Não sei por onde andam os tais “escolhidos” pelos clubes mencionados. O fato é que, aos trancos e barrancos, o Turco permanece aí… Nos últimos 15 pontos disputados — ou seja, cinco jogos —, o Galo ganhou 13 (ops! 13 é Galo!). Um aproveitamento de praticamente 87%

Um detalhe: enquanto os outros dois clubes mencionados pelo atento e preocupado formador de opinião vinham procurando seus treinadores desde novembro de 2021, o Galo não estava preparado para esse movimento. Só foi à praça depois que o instável Cuca pediu o boné e se mandou depois de ter declarado que ficaria. Isso aconteceu no dia 28 de dezembro de 2021, entre o Natal e o Réveillon, uma época do ano em que, por mais dispostos a trabalhar que os dirigentes estivessem, seria impossível tratar do assunto.

A diretoria foi a campo logo no início do ano. Agiu com celeridade e, depois de ter suas propostas recusadas por alguns dos treinadores sondados e de ter se recusado a se curvar às exigências absurdas feitas por outros, fechou com o Turco. Desde então, o sujeito tem sido vítima de um bombardeio implacável e de críticas retumbantes que, pelo menos no meu ponto de vista, impedem uma avaliação mais precisa sobre a qualidade de seu trabalho.

Depois que a semente plantada por Mauro César germinou, outros formadores de opinião (menos raivosos, mas não menos eficientes) engrossaram o coro dos que punham em dúvida o trabalho do treinador. Com aquele ar de “olha como eu entendo de futebol e sou isentão” que os rapazes exibem em seus programas de TV, se puseram a descer a borduna no Mohamed. Sem dó nem piedade.

COM TODO CARINHO’ — Antes de prosseguir, deixo claro que eu também não estou satisfeito com o desempenho e que esperava mais do Galo este ano. Preferia ver em campo um time com a intensidade da equipe treinada pelo careca Sampaoli, com a organização e a eficiência da equipe de Cuca e com a aplicação tática da equipe de Telê Santana. Como eu gostaria disso!

O fato, porém, é que, com um elenco que teve uma série de desfalques e numa circunstância em que (pelos cálculos da diretoria) oito pontos nos foram garfados pelos “erros” de arbitragem, o Galo chaga ao final do primeiro turno disputando a liderança do Brasileirão. E numa hora dessas, o que acontece?

Ao invés de ficarmos todos felizes, de apoiar e de, num clima mais leve, sugerir as mudanças necessárias (mas reconhecendo que o excesso de contusões e as perdas no elenco contribuíram para resultados menos expressivos do que os do ano passado), tem gente que parece torcer para que tudo dê errado. Criticam o Galo até quando ele reage aos abusos que vem sofrendo, mas sempre esclarecem — como fez outro formador de opinião, André Rizek, em seu programa de TV — que fazem isso com todo carinho, só porque gostam do Galo.

(Em tempo: creio que essa mania recente de emitir notinhas oficiais a respeito de tudo, de fato, foi uma demonstração imperdoável de amadorismo. Entre tantos caminhos para lidar com os abusos contra o clube, escolheram o pior e ainda banalizaram uma ferramenta importante).

DESCUIDO DO ÁRBITRO — O certo é que a campanha “Fora Turco” se alastrou e conquistou uma série de adeptos. O “fortão” Anderson Daronco, que apitou o jogo contra o São Paulo, parece ser um deles. Deixou de marcar penalidades claras, inverteu faltas e ameaçou jogadores do Galo. Tudo sob medida para ajudar o esforço de quem quer derrubar o Turco.

Outro que parece ter aderido a essa corrente pra frente foi o sujeito que apitou o jogo dedomingo passado, contra o Botafogo do Rio de Janeiro. Acho que ele só não anulou o gol do Zaracho por descuido. Foi pego de surpresa por um chute que parecia um cruzamento, mas que acabou no fundo das redes. Se estivesse alerta para o risco, teria inventado um impedimento, uma falta de ataque, um “perigo de gol” ou qualquer outro artifício capaz de impedir a vitória alvinegra.

Não é apenas entre os árbitros que a campanha encontra adeptos. Desconfio que até o Ademir, admirado por um monte de gente, está em sintonia com a campanha, Ele só desperdiça a quantidade de chances claras que passam por seus pés porque quer agradar à turma. Fora Turco!

Será que o Hulk também aderiu? O craque tem apresentado uma queda de desempenho que deixa clara sua afinação com os que desejam ver o treinador pelas costas. Prefiro não acreditar que as falhas bisonhas do Júnior Alonso na Copa do Brasil também possam ser parte desse coro que só tem crescido. Fora Turco!

ESTREIAS DOS REFORÇOS — Ironias à parte, sei que faço parte de uma minoria e que minha recusa em aderir a essa campanha tem me rendido uma série de críticas. Que venham mais! Mas, acreditem, amigos: minha mania de tentar entender o problema por suas causas — e não apenas pelos sintomas — acaba aumentando meu sofrimento.

No fundo, acho que foi um milagre o time resistir até aqui e chegar ao final do turno cabeça a cabeça com o aclamado Palmeiras. Pelo tom dos comentários dos militantes mais ardorosos da campanha, o time parece estar lutando para sair da zona de rebaixamento, e não para chegar à liderança.

Talvez as estreias de Jamerson, Pedrinho, Kardec e Pavon tragam o arejamento que dê ao treinador a chance de tirar mais dos recursos que tem. No meu ponto de vista, tomara que isso aconteça. Minha questão é: o que acontecerá se o time engrenar com a chegada dessa turma? E se o Galo começar a ganhar as partidas que tiver pela frente? É provável que, diante dessas hipóteses, os militantes mais exaltados da campanha Fora Turco passem a dizer que os novatos são os únicos responsáveis pelo ressurgimento. E que, “apesar do Mohamed”, levaram o Galo às conquistas que merece.

Não sei. Não quero reproduzir o comportamento dos que critico por descerem a borduna no treinador mesmo quando não foi dele o erro que gerou os resultados desfavoráveis. Nem dos que não se dão ao trabalho de juntar as pontas, de analisar as circunstâncias, de perceber a influência dos interesses contrariados no ano passado sobre as decisões dos apitadores em campo e de entender que o Galo, apesar das forças em contrário, está mostrando competência. Pode melhor? Não só pode como deve.

Se o pior acontecer, é lógico que aparecerão aqueles que — a exemplo dos rapazes da TV, que parecem contratados para falar bem dos adversários e, por consequência, falar mal do Galo — farão como o Muttley, o cachorro do Dick Vigarista dos desenhos animados de minha infância. Diante de qualquer tragédia, ele lançava sua risada irônica e dizia: “Eu não disse? Eu não disse”? Mas enquanto isso não acontece, continuarei apoiando o Galo, respeitando o trabalho do treinador e acreditando que dias melhores virão.

35 thoughts to “O QUE PENSO DA CAMPANHA ‘FORA, TURCO!’”

  1. Caro Galuppo e Eduardo, Se a gente for analisar tudo o que envolve futebol nesse país é deficiente e falta profissionalismo. Alguns exemplos:
    .Arbitragem é amadora pois os árbitros não vivem dessa profissão.
    .O gramado dos estádios é uma lástima.
    .A segurança nos estádios é deficiente.
    .As torcidas organizadas matam umas as outras.
    .Os cartolas são amadores, sempre meteram a mão nos clubes junto com os agentes de jogadores se é que me entende.
    . Os dirigentes da CBF só pensam na Seleção porque lucram mais com ela e esquecem os campeonatos.
    .Os jogadores de futebol são desunidos, de baixa escolaridade a imensa maioria.
    .Os técnicos de qualidade se contam nos dedos das mãos.
    .Os jornalistas são barristas e torcem para os clubes antes de serem imparciais.
    Podia ficar aqui descrevendo essas mazelas o dia inteiro, só que tudo que envolve o futebol tem problema e somente o Galo que é perfeito, que é prejudicado, que tem ótimos dirigentes, técnico e jogadores. Não adianta terceirizar o mal desempenho e colocar culpa na mídia, na arbitragem, na CBF. Apesar da ótima posição no Brasileiro o desempenho é ruim! Qualquer idiota sabe que na hora que for decidir, como na Copa do Brasil diante do Flamengo, o treinador não deu conta do recado e vai acontecer na decisão com o Palmeiras e na reta final do BR. A torcida tem que reclamar sim, dos dirigentes, do técnico e dos jogadores resultados e desempenho, cobrar e ficar falando de Mauro Cézar vai adiantar o que? Em qual posição do ataque do Galo o Mauro Cézar joga? Vamos ser mais objetivos e parar de conversa fiada! Se não apertar a diretoria a torcida também vai morrer abraçada a esse turco com cara de baiano descansado, com todo respeito aos Soteropolitanos!

  2. Boa noite!
    Lá vem aquele papo sou mais Atleticano, meu apoio é incondicional, os cornetas ou não entendem nada de futebol ou são Marias infiltrados. Qual é rapaz? A torcida não é boba. Falta organização ao time, falta a melhor escolha dos jogadores que irão para os jogos, falta leitura do jogo e substituições na hora certa.
    Se o Galo estivesse jogando um pouco do que jogou ano passado, liderava o campeonato brasileiro com os pés nas costas. Torci para que o Turco vingasse , mas o trabalho dele é fraco. Estamos onde estamos pela força do elenco em relação aos demais participantes do campeonato.

  3. Concordo plenamente com seu lúcido comentário. Cobram do Galo o que não cobram dos outros. Esse ano é visível a má vontade de boa parte da imprensa nas críticas. Erros de arbitragem são repetitivos. Mesmo jogando mal contra o Flamengo, a arbitragem prejudicou o time. Brincadeiras de antiprofissional e desrespeitosa do encarregado pelo Mineirão por ocasião da excelente contratação de Pavon. Não conseguem parar de falar da dívida do clube. O Cruzeirense e puxa saco do Jaeci Carvalho, acertadamente, foi considerado persona non grata. Se esconde falsamente como flamenguista e só ele ainda não percebeu que já está manjada sua estratégia e soltar as “bolas” do gordo Ronaldo. A direção do clube, realmente, precisa tratar essas questões nos bastidores, evitando publicar notas que só alimentão essa turma que nos deseja afundar. Não estou aqui para defender o Turco, porém não vou me alinhar aos seus insistentes críticos. Nossos principais atletas precisam de serem poupados fisicamente e emocionalmente. Temos que criar o clima de vencedores, pois time e estrutura temos para isto. “Eu acredito”.

  4. Entregador de camisas horrível,um poste a beira do campo,tomar sufoco do “poderoso”botafogo,um timeco que o mequinha ganhou de 5 no placar agregado.
    Não sabe mexer no time,e quando mexe quando o joga está terminando.
    O time tinha uma jogada boa de escanteio,agora nem bate escanteio para área mais,esse time não é treinado.
    Ressuscitou o Flamidia por pura incompetência do BURRAMED.
    EU NEM PERCO TEMPO ASSISTINDO ESSE TAL MAURO CÉSAR,UM TENDENCIOSO TORCEDOR,METIDO A COMENTARISTA.

  5. Tudo bem, mas não era o Mutlley quem dizia “eu te disse” e sim uma pequena moto, personagem do desenho “Carangos e Motocas”.

  6. Bom dia,

    Ao descrever o modus operantes dos jornalistas do eixo e seus adeptos em Minas com relação ao tratamento dado ao Galo até achei que seu post de hoje era sobre política e não futebol.
    Todas as evidências não são coincidências e sim aprendizado constante com o tratamento dado a política nacional.
    A diferença apenas é que no futebol o alvo vitima é o Galo.
    Concordo que suas palavras tem fundamento, mas, a equipe também tem ajudado pelo mal futebol apresentado.
    Quanto aos árbitros, está ficando muito descarado a má vontade ou como queira a vontade de prejudicar.
    Temos na série “B” um pênalti a favor do Grêmio que não se vê o jogador da Tombense se chocar com o atacante, e no lance contra o São Paulo o árbitro diz que o “encontrão” não foi faltoso, o atacante é que se lançou aos pés do defensor.
    No jogo contra o Flamengo, a que se pese a arte cênica do Alan, mas já vimos jogadores até ser expulsos por deixar a mão no rosto do adversário, no caso do Alan faltou apenas dizerem que ele meteu a cara na mão do Pedro.
    Mas até este momento para mim o cúmulo dos cúmulos foi dizer que um jogador defesa esticou a perna e atingiu a bola por reflexo, daí, não caracteriza um novo lance.
    Enquanto isso ficam analisando se a bola girou após bater na cabeça de outro jogador, e confirma o gol em impedimento.
    Este ano realmente esta mais descarado do que sempre, é o Galo contra tudo e todos.
    Concordo que nós ainda estamos ajudando nesse ” todos contra” quando colocamos pressão em cima do treinador, mas, creio que ele poderia também ajudar um pouco.
    O cara é muito apático, como pode então motivar um grupo tão qualificado?

  7. Você tem razão, Eduardo Ávila.
    Essa campanha toda é orquestrada por pessoas desprovidas de boas soluções… ou de boas intenções para com a instituição Galo.
    Contra fatos não há argumentos. Os dados apontam um trabalho excelente do Turco sob as circunstâncias atuais. Querer mais é ótimo, mas não à custa da perda de rumo no meio da temporada.
    Recentemente, teve clubes com atitudes amadoras assim… e como pagam caro, hoje.

  8. Boa tarde!
    Se o time do Galo, nessa altura do ano, tivesse jogando futebol de verdade, e mesmo assim nosso time estivesse perdendo jogos e sendo eliminado das competições, por sacanagem da arbitragem e ou incompetência doa atacantes, eu seria o primeiro a defender o Turco. Mas não é isso que está acontecendo. O cara é ruim mesmo. Aí me aparece o Galuppo com um texto desse viajando na maionese pra explicar o inexplicável, passando um pano horrível.
    Fora Turco!!!
    E se eu quiser o Renato Gaúcho, quero ver qual torcedor metido a dono da atleticanidade, vai querer duvidar da minha. Babaca!!!

  9. Com o devido respeito, com o time que o galo tem hoje, é inadmissível que o time jogue buscando contra ataques em quase todos os jogos, o que esta claro que não vai conseguir. Jogar contra o galo é esperar na intermediaria até que o jogo burocrático do galo falhe e partir para cima, ou marcar pressão que o galo acaba perdendo a paciência e perca a bola e dai faturar o galo. Mas respeito o contraditório, embora ache fraco os argumentos e insustentáveis a medida que os jogos vão passando. Sobre os mata-mata, o turbo, é fraco demais! #Foraturco

  10. Prezado Eduardo, boa tarde
    Parabéns pelo comentário.
    Você que tem criticado o trabalho do treinador, tem agora a humildade de reconhecer que essa campanha sórdida que muitos frequentadores desse espaço estão defendendo não leva a nada.
    E continua a pergunta para o pessoal que vive pra criticar : quem é o mágico, que nessa altura do campeonato vai chegar e mudar a situação ?
    Observe que todo mundo que está criticando não aponta o nome que vai mudar as coisas.
    Logicamente por medo, ou por no fundo saber que não há no mercado um técnico que possa mudar essa situação.
    O time brasileiro que pratica hoje o melhor futebol, mais solto, mais vistoso, chama-se Fluminense, dirigido pelo Fernando Diniz.
    Em quantos times esse cara passou antes de chegar no tricolor carioca ?(em todos eles ele foi demitido)
    Então, meus caros, repito, parem de encher o saco e façam o papel de verdadeiros atleticanos, torcendo para que as coisas melhorem, e tenho certeza que isso vai acontecer.
    Tenho uma forte desconfiança que esse espaço está sendo visitado por muitos simpatizantes do CSA, que por não terem há muito tempo pra quem torcer , procuram tumultuar o ambiente de quem tá com a casa arrumada e estão conseguindo.
    Já dizia o poeta : O consolo dos aflitos é a desilusão de quem ama.
    Resumindo : pra quem tá na bosta até o pescoço, qualquer deslize do rival serve de consolo.
    Entenderam ou quer que desenhe?

  11. O articulista está certo.

    O time não chutou uma bola sequer contra o gol do flamídia foi por culpa do mala do Mauro Cesar. Ou talvez porque o Ademir e/ou o Hulk estejam jogando mal, naturalmente para derrubar o treinador (como fingiu ser ‘ironia’, o articulista), e não porque ninguém em campo saiba exatamente o que fazer por falta de esquema tático, por falta de um comandante no elenco.

    E também o Daronco, o Claus, a CBF a mídia do ‘eixo’, a Conmebol, a Fifa, o Papa, o presidente da Rússia, o presidente da Ucrânia, o presidente dos EUA, a China estejam todos num complô secreto para derrubar o Turco!

    Nunca vi uma passada de pano tão vergonhosa!!! Confesso estar sentindo vergonha alheia!!!

    Há um monte de argumentos razoáveis para justificar a manutenção do péssimo e incompetente treinador do Galo, mas atribuir a terceiros um complô para justificar a incompetência alheia é por demais vergonhoso!!!!

    Busca-se dados estatísticos para justificar o péssimo desempenho de um elenco milionário do qual não se está conseguindo tirar um mínimo de rendimento aceitável.

    Porém, a questão não é posição na tabela, classificações/desclassificações, vitórias, empates ou derrotas. Tudo isso faz parte do futebol. Ninguém vai ganhar todas e para sempre. O problema não é ser desclassificado no maracanã pelo flamídia. É o comportamento e desempenho do time durante a partida. O mesmo se diga do empate com o São Paulo ou a vitória sobre o Emelec. Sim, vitória vergonhosa de um time que deveria ter sido muito superior.

    O Galo foi desclassificado pelo Palmeiras na Libertadores do ano passado e ninguém pediu a cabeça do Cuca, embora tenham feito no começo claudicante do trabalho. Porque ninguém quer a cabeça do treinador por pirraça. Só exige que o time tenha desempenho compatível com seu potencial e, ao menos, quando perder, wue perca com dignidade!

    Justas as críticas sobre a arbitragem. Mas elas não podem ser cortina de fumaça para justificar nossos próprios erros. Nossas reclamações fazem sentido quando fazemos nossa parte e somos prejudicados por ela. Contra o Emelec vencemos com um pênalti casual em um jogo pífio. É só isso que o Galo tem para oferecer? Depois achamos ruim quando zoam a gente pelo chororô. Que tal a gente, primeiro, fazer a nossa parte e depois reclamar de terceiros?

    Nenhuma palavra sobre o buraco no meio de campo por onde passeiam nossos adversários? Nenhuma fala sobre um time que quando tentou colocar intensidade levou cinco gols e, desde então, vem cozinhando seus jogos na esperança da individualidade fazer a diferença? Ou apostando na incompetência alheia e no relógio, como fizemos no maracanã? Nenhuma palavra de uma defesa, outrora consistente e hoje, sem nenhuma alteração de peças, ser essa bagunça? Nenhuma palavra para reconhecer que a desorganização leva a movimentos errados, que leva a um maior desgaste, que leva a contusões?

    Esse aí é o seu Galo, Galuppo? Então continua com essa sua chapa-branca, passando pano. O próximo vexame está ali na esquina.

    Mas esse não é o meu Galo!!! Ganhando ou perdendo, classificando ou sendo eliminado, espero competência, desempenho compatível com o potencial e, sobretudo, garra, luta, dedicação. Em uma palavra: dignidade. Então, por falta de tudo isso, por falta de um comandante que tenha sangue correndo nas veias, vou continuar gritando: “FORA TURCO!!!”

    1. Parabéns, falou bem… saudações e fora turco. Galuppo, tbm entendemos de futebol e temos opiniões ….tentar rotular torcida e torcedor é pra acabar…post chega a ser desrespeitoso com o torcedor…

  12. Na verdade a frase é ” mas eu te disse, eu te disse.”
    Talvez se chegarmos ao fim.so ano c um ou quem sabe 2 títulos, vamos levar p 2023 uma sensação menos hollywoodiana do que do ano passado. 2021, foi incrível como um filme. 2022 tb parece um.filme, mas de grande suspense. Espero que ao final , o mocinho vença e o bandido morra ou ao menos fique preso. Quero meu galo vencedor. Com turco, brasuca, hermano o que for.
    Vamos galo. # Partiu títulos.

  13. Há um ditado que diz: só se cobra a quem tem pra dar!
    A cobrança encima do técnico e do elenco é porque o torcedor atleticano tem noção do que o clube pode oferecer em termos de performance.
    E motivos para isto temos de montão: estrutura invejável, elenco qualificado e fortalecido, salários em dia, futuro promissor com a construção do estádio, torcida que apoia e vai a campo.
    Então o que está faltando? Tá faltando a contrapartida, e esta somente o técnico e os jogadores podem oferecer.

  14. Com todo respeito que merece o autor do texto, mas agora vc passou de todos os limites. Chamar os torcedores lúcidos que com todo o direito de emitir sua opinião criticaram a contratação e o trabalho do Turco de “militante” é um absurdo. Quem está agindo como militante é vc que busca defender suas posições, tentando diminuir os que pensam contrário. Sem dúvida, este é o mais triste texto que já li neste espaço. Torço muito para que estejamos todos enganados e que o Turco possa dar a volta por cima, pois a felicidade será de todos. Quanto a vc, garoto, repense suas palavras. Boa tarde.

    1. LUIZ CLÁUDIO ,

      eu só fui ler o texto por conta dessa sua chamada sobre os “militantes” .

      Fiz uma leitura dinâmica até chegar no que você pontuou ( porque o texto todo não dá ) .

      E não é que o cronista escreveu isso mesmo ?

      Crendeuspai !!!
      É PRACABÁ !!!

    2. Corretíssimo meu caro!!! Parei de ler o texto quando o autor se omite de criticar Arana, naX00000, Turco e de forma ignorante tece críticas ao único lúcido em todos os jogos do CAM este ano, Hulk. Foi mal hoje Galuppo!!

  15. Estou contigo, Galuppo. Texto impecável! Dói na alma Atleticana, perceber que muitos que pedem a saída do Mohamed, aceitariam a eventual chegada do renato gaúcho. Qualquer torcedor (?) que sequer cogite aceitar o intragável renato vestindo nossas cores, deveria repensar o clube para que torce. Sigamos, também contra o fogo amigo. GALO SEMPRE! SAN.

  16. Também concordo em número, gênero , grau e acrescento:
    Olhemos o desempenho e Arana, Mariano, Jair, Natcho, Ademir, Hulk, e de outros que entram durante os Jogos. A queda é assustadora.
    Assim, deixemos o Turco trabalhar e contar com os novos reforços, o que dará um certo alívio e possível rodizio no plantel.
    Ademais, nosso DM só agora está vazio.
    Somos vice líder no brasileirão e podemos despachar o Palmeiras na Libertadores.

  17. Puxa vida, INACREDITÁVEL ver uma passada de pano dessas. Parece que o autor está feliz com a humilhante derrota para o flamengo como se fosse algo normal… Para tudo, como já dizia aquele narrador. A arbitragem é péssima, erram muito, mas tirar a responsabilidade do técnico é surreal. Esse time tem POTENCIAL para muito , mas muito mais, e ainda que sem o reforços, já deveria ter UM MÍNIMO de padrão tático… Um futebol burocrático e previsível a ponto de tornar o campeão brasileiro IRRECONHECÍVEL. Continue apoiando o FICA TURNO, se o futebol de hoje te agrada ok, mas sem desculpas e sem passar pano. COM TODO O RESPEITO, ESSA É MINHA OPINIÃO.

  18. Meu caro Galuppo eu até entendo o seu posicionamento e compartilhava com ele até antes da partida de volta contra o Flamengo. Mas quando vi o time do Rio jogando o tempo inteiro com o apoio do lateral direito Rodynei, que só parou de apoiar depois que marcaram o segundo Gol (duvidoso) e só então o nosso treinado colocou o keno pra jogar ali pra que o lateral tivesse a quem marcar, aquilo foi o fim da picada. Ah o keno não tinha condições, ok; Ademir meu filho vc não ta arrumando nada ai desse lado, inverte e joga na costas do Rodney. Jair voce não ta marcando ninguem, Otavio entra la. Resumindo, o time ta mal treinado e só não saiu ainda pq não tem ninguem unanime no mercado. Claro que entre o Mala do Renato Gaucho e o Turco deixa o Turco ai, mas tem outras opções no mercado. Não acredito em complô até porque a saida dele não seria certeza de bagunça no elenco, ta ai os times que trocaram de treinador com o barco andando e melhoraram. Ah quanto tempo o Dorival Junior tava encostado? Eu não iria querer ele no Galo, mas ta ai fazendo um bom trabalho. O Diniz tem feito um otimo trabalho no Flu que se voce for colocar no papel não tem ninguem de destaque. O Vojvoda tem tirado agua de pedra no Fortaleza e o Turco quando tem alguns desfalques, o time ta mal pelos desfalques,mas quando ta completo o time não convence. Um time organizado quando sai uma peça ele continua organizado, ele pode perder a qualidade individual, mas se o esquema é bom e funciona, continua funcionando, é isso que não vemos no Galo. Torcer a gente sempre torce, mas que não ta dando liga, não ta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *