Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que passa com o Galo?

Paulo Peixoto

Achar respostas para este momento delicado sabendo que o CAM possui um grupo de jogadores bons de bola é uma tarefa difícil. Até mesmo por isso, a tendência é que a conta sempre caia no colo do treinador, ainda mais se este treinador for novato no clube, desconhecido da maioria da torcida e sucessor de um trabalho vitorioso.

Eu tenho dificuldades em saber para quem apontar o dedo da cobrança. Eu sempre acho que administrar um grupo de jogadores de ponta e ainda multicampeão é uma tarefa muito difícil. Manter o ritmo alucinado do fim da temporada passada é algo muito mais difícil ainda.

Nesse contexto, penso que existe tendência muito real de o grupo campeão relaxar. Como escrevi na semana passada aqui neste Canto do Galo, me intriga muito ter ouvido declaração do imprescindível Hulk dizendo que, com a chegada do Turco Mohamed ao CAM, o ambiente no Galo ficou “mais leve”.

O problema que passa com o Galo, então, é de relaxamento? Se for, é difícil nesse cenário reencontrar o futebol competitivo que o time jogava no final da temporada passada no primeiro momento. É uma questão de treinamento técnico? Se for, passa pelas mãos de Mohamed. É uma questão de elenco sobrecarregado e com o banco de reservas inferiorizado em relação ao ano passado? Se for, é uma situação complexa. É um pouco disso tudo? Se for, é ainda pior a coisa.

Tenho muitas premissas e nenhuma conclusão lógica. Até porque o Galo continua sendo o rei das estatísticas contra seus adversários, é o que mais chuta e perde chances, e como perde. A exceção de chutes no gol foi nesse último jogo contra o América (8 a 9).

Ainda mantenho a mesma opinião de não ver situação de terra arrasada no CAM, porque acho que temos um grupo que é capaz de dar a volta por cima, ainda que alguns jogadores não consigam retomar o melhor futebol do ano passado. A ver.

Mas temos um fato real que não aconteceu nos últimos dois anos, com Sampaoli e Cuca: são os tropeços quase que em série, na Libertadores e no Brasileirão. Perder uma ou outra e recuperar nas partidas seguintes era o normal do Galo. Deixou de ser.

Pois não nos esqueçamos que com Sampaoli e com Cuca também jogamos muitas partidas abaixo do que podíamos. Mas nos recuperávamos na sequência e nos mantivemos sempre no topo.

Com Cuca, algumas vezes nos recuperamos dentro da própria partida. Foi assim, por exemplo, já na reta final da temporada contra o Fluminense, o Grêmio, o Bahia e o Bragantino, jogos ainda muito vivos na memória. Contra Grêmio e Bahia nós jogamos mal, mas saímos vencedores. A entrega dos jogadores era total.

Então, a anormalidade que me chama mais a atenção agora é essa série de tropeços sem reação efetiva.

Voz experiente do futebol, o ex-treinador Procópio Cardoso acha que esse momento do Galo é para ser resolvido no vestiário. Ele foi ao Twitter ao final do jogo de sábado para dizer que o Galo perdeu o clássico “porque entrou com excesso de confiança e não aguentou o ritmo do América”. E acrescentou: “O time todo continua jogando de salto alto”. Vindo de quem vem, mesmo que Procópio não conheça o vestiário do Galo, é para se pensar no que ele coloca.

Nós torcedores vamos continuar torcendo pelo time, só que agora grande parte da torcida elevou o nível do sarrafo desde que esse time se tornou multicampeão. Esse é um preço que o clube pagará pelas suas brilhantes conquistas. Por isso eu vejo tanta indignação com os maus resultados. Em outros tempos, quando o elenco era mediano, o atleticano era mais tolerante com o time. Isso mudou.

Os tempos agora são outros, e por isso o Turco Mohamed terá que se expor mais para a torcida para tentar convencê-la de que o Galo está no bom caminho, mesmo com os tropeços. Não adianta ele ficar repetindo sempre nas coletivas que a responsabilidade é sempre dele quando o time vai mal.

No sábado, ele ensaiou algumas respostas sobre o momento do Galo ao dizer que o time terá que competir com intensidade durante toda a partida e que os jogadores não podem entrar desconcentrados para os jogos.

Ao ouvir isso, voltou a ganhar força no meu pensamento a tese do relaxamento pós-conquistas.

Também é sempre bom termos em mente que o Brasileirão é dureza e que a cada jogo tem um adversário tentando igualmente mostrar o seu valor. Talvez por isso Galo, Palmeiras e Flamengo, tidos como os favoritos, não estejam hoje no topo da tabela.

Amanhã teremos contra o Bragantino um outro duro jogo fora de casa. E sem o imprescindível Hulk, que está suspenso. Aliás, Hulk acumula três cartões amarelos em apenas cinco jogos do Brasileirão. Será reflexo do momento atual do time?

Aperte o cinto, Galo!

26 thoughts to “O que passa com o Galo?”

  1. São vários fatores que fizeram o Galo baixar o nível de suas apresentações. Troca de comando técnico ( Cuca nos deixou na mão, de novo). falta de contratações para reforçar o time. Mas, um fator pouco cobrado pela mídia/torcida é o enfraquecimento do elenco neste ano. Em 2021, quando o Galo precisava virar jogos no segundo tempo, o Cuca olhava para o banco e via jogadores como Diego Costa, Hyorran, Nathan, Alan Franco ( nenhum deles titular absoluto, mas reservas de qualidade, que ajudavam a manter a intensidade do time). E o Alonso, que também saiu e só voltou devido a situação da Russia. Agora deixou sair o Savarino, por uma merreca e o Dylan a mesma coisa. Keno ainda não tá bem. E ainda tem os atletas no DM. Na esquerda Dodô contundido, na direita o Mariano e mais o Vargas no DM. Sasha não pôde jogar o último jogo. E quem chegou neste espaço de tempo? Ademir ( perde gol demais e não passa a bola), Godin ( sem ritmo de jogo, ou talvez não tenha mais) e Fábio Gomes ( brincadeira de mal gosto).
    É muito jogador que o Turco não pode contar. Assim, não adianta pressionar só o técnico. Acho que a diretoria deveria ser transparente. Ficar com este discurso de melhor plantel do Brasil é uma grande mentira.

    1. Prezado, sua análise foi perfeita. O problema é esse. Muita gente repete esse discurso equivocado de que o time é o mesmo do ano passado. Não é! Perdemos jogadores importantes, que se não eram titulares, entravam e contribuíam. Por exemplo, para o meio campo, temos apenas os garotos Rubens, Castilho e Calebe como suplentes. Antes tínhamos o excelente Franco, Nathan (lembram como ele jogou contra o Bahia?) e até o Hyoran. Negociamos agora, o ótimo Savarino, infinitamente superior ao Ademir. Além disso, para Ademir jogar, Zaracho tem atuado pela esquerda e não pela direita, onde brilhou ano passado. A diretoria fez escolhas ruins. Godín não é jogador para o GALO. Fez sua carreira praticamente toda no Atlhetico de Madrid, time defensivo em que ele jogava protegido. Pra jogar no GALO, que ataca e propõe o jogo, os zagueiros precisam ser velozes. Deveríamos ter trazido o Jemerson, que tem esse perfil. Perto do Godín, Réver é um velocista em início de carreira. Pra que contratar esse uruguaio? De qualquer forma, penso que trocar de treinador agora seria um tiro no pé, prejudicial para o GALO. Prefiro aguardar mais, até porque, tenho muito receio de contratarem o renato gaúcho, aí eu não resisto e peço as contas. Seria um absurdo tão grande quanto Chicão, Paulinho Mclaren e outros, que jamais deveriam ter vestido nossa camisa. Sigamos. PS: Jair precisa passar uma temporada no banco. Está mal demais, lento e atrapalhando a dinâmica do time. Acho que a culpa, nesse caso, não é do treinador, e sim do próprio jogador. SAN

  2. Bom dia.

    Prezado Paulo Peixoto,

    Está faltando o pronome reflexo SE no título e ao longo do seu texto de hoje.

    O que SE passa com o Galo?

    Verbo Passar
    (…)
    v. pron.
    Acontecer, ocorrer, suceder, decorrer.
    (…)

    O que SE passa
    (acontece, ocorre, sucede)
    com o Galo?

    Atenciosamente.

    1. Olá Antonio. Grato pela mensagem. Mas o “que passa” do título foi pensado para ser compreendido mais facilmente pelo argentino Mohamed. Em castelhano, como aqui, tem o sentido de “o que acontece”, mas “o que passa” é usual por lá.
      Abraço.

    2. Olá Antonio. Grato pela mensagem. Mas o “que passa” do título foi pensado para ser compreendido mais facilmente pelo argentino Mohamed. Em castelhano, como aqui, tem o sentido de “o que acontece”, mas o “que passa” é usual por lá.
      A expressão entre aspas poderia dar o sentido pretendido por aqui.
      Saudações Galistas.

  3. BOM DIA EDUARDO , PAULO E ATLETICANOS.
    O PRÓXIMO JOGO CONTRA O BRAGANTINO SERÁ O TESTE DEFINITIVO PARA EL TURCO E SEUS COMANDADOS. A CONFERIR.
    SÓ A VITÓRIA INTERESSA.
    MUITO SE TEM FALADO SOBRE A VENDA DO SHOPPING , ESSE ASSUNTO É TÃO IMPORTANTE PARA O FUTURO DO GALO QUE SUJIRO AO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO UM DEBATE NO BLOG SOBRE ESSE ASSUNTO.
    PELO QUE TEMOS LIDO E OUVIDO , TUDO SE VALORIZA NESSE MUNDO , MENOS O SHOPPING DO GALO.
    O ATLÉTICO RECEBEU PELA VENDA DA METADE DO SHOPPING 300 MILHÕES , DE LÁ PRÁ CÁ TUDO DOBROU OU TRIPLICOU DE PREÇO , ATÉ A PRÓPRIA ARENA DO GALO , SEGUNDO DIZEM SUBIU MUITO.
    ORA , LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TUDO ISSO , A OUTRA METADE DO SHOPPING TERIA QUE VALER NO MÍNIMO O DOBRO , OU SEJA 600 MILHÕES.
    MAS , NÃO É O QUE DIZ O NOTICIÁRIO ESPORTIVO.
    “”PORTANDO , A VENDA DO SHOPPING PODE SER A REDENÇÃO FINANCEIRA DO GALO , OU A SEU DECLÍNIO””.
    A DEPENDER DE COMO ESSE NEGÓCIO FOR FEITO.
    PORQUE , VENDER O SHOPPING E CONTINUAR ENDIVIDADO E COM A CORDA NO PESCOÇO , É FICAR SEM PATRIMÔNIO E AINDA DEVENDO , OU SEJA , A SITUAÇÃO VAI FICAR MUITO PIOR.
    ESSA POSSÍVEL VENDA , A MEU VER , É O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE DO MOMENTO PARA O FUTURO DO NOSSO GALO.

    1. Eu também estranhei o valor divulgado pela mídia, principalmente considerando que: “Quando negociou 50,1% do Diamond Mall com a empresa Multiplan (que administra o shopping), o Galo recebeu R$ 250 milhões(2017), que acabou virando R$ 296 milhões no ato da operação(2020).”. Acredito que a empresa que comprou os 50,1% do Diamond, não quer dividir o Shopping com outro investidor, portanto o valor da metade restante do imóvel é ainda maior. Não sou corretor, mas o valor que voce estimou pode ser o valor real do restante do imóvel, próximo de 600 milhões.

  4. O time está totalmente desorganizado, falta segurança defensiva. Perdemos o que havia de melhor ano passado, a confiança que o time sabia segurar o resultado. Os jogadores espaçados e sem compactação. Time acomodado ou time sem treino? A crítica é válida sim, construtiva, enquanto se pode salvar a temporada. Não tem tempo pra treinar??? Corinthians, Botafogo e o próprio América são exemplos de como o técnico muda o time pra melhor e sem tempo de treinos. O turco está aí há meses e nosso time uma bagunça só. Preocupante demais. Parece que deram uma Ferrari pra quem sempre dirigiu um fusca.

  5. Isto é Galo: “Atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, e com o elenco de dar inveja aos rivais, o Atlético-MG vive um excelente momento fora de campo. O Galo é o clube com o maior número de sócios do país: são 127.558 torcedores vinculados aos planos do programa Galo Na Veia. ” Portal de notícias do G1

    1. POIS É , RICARDO DIVINÓPOLIS , 127.558 ASSOCIADOS , ISSO NÃO SERIA JÁ UM GRANDE PASSO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS FINANCEIROS DO GALO. ???
      TEMOS O MAIOR NÚMERO DE SÓCIOS DO BRASIL E ESSA ARRECADAÇÃO CERTAMENTE É ENORME.
      PRÁ QUÊ ENTÃO VENDER O SHOPPING ??? E MAL VENDIDO , PELO VISTO ???

  6. Frustrado está aquele que acredita termos “o melhor elenco do país” , que tem em suas fileiras Guga , Réver , Godin , Allan , Nacho , Savim , Fábio Gomes …

    Sobre a principal estrela dessa relação , quando foi mesmo que o NACHO colocou alguém na cara do gol ? Ou que tenha decidido um jogo com sua técnica apurada ? É um Ganso portenho , não passa disso .

    Portanto , de minha parte , nada de frustação com elenco , técnico , nada disso .

    Como no ano passado espero tão somente que os caras se arrumem em campo , do jeito que der .

    De preferência com a recuperação da liderança do HULK sobre o plantel.

    O resto é conversa de mesa redonda sobre futebol , onde se conversa muito e não se resolve nada .

    No mais , aproveitemos o ATLÉTICO antes de sua descaracterização completa por parte dos ” gloriosos mecenas ” .

    Ou alguém acredita que eles irão dispor de suas fortunas para salvar a história secular do clube ?

    Só para registrar : o campo de futebol que eles estão a construir NÃO será do clube , por décadas .
    Nem no nome .
    Se eu estiver errado aceito repreensão , com argumentos .

  7. Bom dia!
    A gente cobra de quem tem pra dar. O time já mostrou seu potencial na temporada passada. Não dá pra aceitar uma queda brusca.
    Desanimado com as notícias do super encarecimento da Arena, com o aumento da dívida, com o Kalil phfooodendo a vida do Galo, por egoísmo e narcisismo, com a diretoria, mesmo sabendo da situação financeira difícil, contratando jogadores aposentados (Godin) e jogadores que não nasceram pra isso (Fábio Gomes)…que fase!!!
    Volta meu Galo!!!

  8. Olá amigos da bola!

    Mohamed não dá mais!….

    VOJVODA

    Se a diretoria insistir na manutenção do turco, é preciso que ele, Mohamed, reveja seus conceitos!

    Mohamed destruiu nosso timaço, mudou a função de alguns atletas em campo, por isso também, o Galo não rende mais aquele futebol.

    Volto a dizer: Zaracho precisa ser nosso 10. Jogar solto como ano passado. Zaracho é muito melhor que Nacho. O time está bagunçado. Zaracho atuando fora de posição não rende, Jair sumiu, Alan piorou, a zaga muito frouxa.

    Falta COMPACTAÇÃO!

    Falta também mais empenho por parte dos atletas.
    TIME anda pilhado demais…..

    Rodízio em excesso = time fora de ritmo, de foco.

    Quando ocorre rodízio, musculatura dos jogadores parece que esfria demais, ao retornarem, acontece muita contusão! Sem dizer que perde-se foco, concentração!

    Óbvio não sou médico, porém, observo!…..
    Ano passado não houve rodízio, “sempre” titular em “todos” os jogos do brasileiro/Copa Brasil/Libertadores e tivemos pouquíssimas contusões.

    Os atletas estavam no ritmo, com sangue quente, focados…….

    VAMOS AGUARDAR

  9. Bom dia Massa e Guru

    A palavra mais ouvida nas criticas ouvidas ao time é RELAXAMENTO.
    No ano passado o time tratava cada jogo como uma decisão e não havia lugar para este tal de relaxamento.
    Com a chegada de Turco e o “clima mais leve” mencionado por Hulk, parece que veio também, a displicência, soberba, irresponsabilidade (cartões amarelos) e principalmente falta de concentração.
    Para mim a solução não é a troca do técnico (até porque não existe opção no mercado), precisamos trocar sim de atitude e no lugar do tal “clima leve”, Turco ser cobrado junto com os jogadores, para que o espírito de decisão volte à equipe.
    Pelo que ouvi, ontem a diretoria já fez a devida cobrança. Será?

    1. Bom dia

      Alguma vez na sua vida, vc viu cobrança da diretoria funcionar, mudando atitude do time? Se sim , me diga quando e onde.

      O problema é o técnico. Não há o que fazer a não ser trocar. Ou vai esperar a vaca ir pro brejo antes?

      1. Caro Luiz Galo

        Entendo sua frustração em relação à diretoria, mas se a cobrança de quem comanda não vale nada, porque é que a torcida cobra deles uma postura diante dos problemas da equipe?
        Aliás, não sei se vc tem chefe, mas aposto que se vc não performar e ele te cobrar com certeza vc mudará sua postura, pelo menos é o que se espera, ou então rua.
        Mas já que vc propôs a mudança de técnico, por favor mande qual opção no seu entendimento seria a melhor pro lugar do Turco, lembrando que tomamos um bocado de não na cara quando fomos atrás do substituto de Cuca.
        Só mais uma coisa: Não é só o Turco o culpado pelo momento atual, os jogadores tb. A saida é trocá-los?

  10. O Turco é ótimo….. para os adversários.
    Está implando sua tática geral até mais rápido do que pensava….
    BUMBA MEU BOI.
    Ô Turco, já conhecemos isso aqui.

  11. Bom dia amigos do Galo. Só para lembrar, Antônio Mohamed assumiu o NOSSO GALO em uma condição privilegiada, time multi campeão, melhor elenco do Brasil, temido pelos adversários e apontado pela mídia como um dos fortes candidatos a títulos em 2022. Entretanto, a diretoria cometeu um grande erro, que foi contratar um técnico que nada tem a ver com o Galo. Digo isto, porque Sampaoli e Cuca são técnicos de personalidade forte, mudam o time de acordo com o adversário e o esquema que pretendem adotar. Cuca chegou a barrar o Hulk, pegou o Galo com sérios problemas na defesa e a transformou na menos vazada, jogadores como Allan e Jair que eram dispensáveis se tornaram selecionáveis. Sampaoli implantou no Galo uma forma de jogar que dava gosto assistir aos jogos, com uma saída de bola com toques rápidos, onde o goleiro, Everson, por sinal outro que chegou desacreditado e se tornou selecionável, participava do toque de bola e criava contra-ataques mortais. Ou seja, o Cuca deu sequencia ao trabalho do Sampaoli, o Galo continuou em ascendência e isto culminou com dos títulos conquistados em 2021. Infelizmente o El Turco não conseguiu nem manter o que estava pronto.

  12. Bom dia Peixoto, Xará e Amigalos!

    GALO passa por um período de “Sampaolismo”. Espero que seja passageiro e o GALO de 2021 volte com a mesma eficiência tática. Que assim seja….

  13. Bom Dia! A resposta é muito simples: falta de comando técnico de melhor qualidade. Se a luz AMARELA estava acessa. Agora acendeu a VERMELHA.

    1. Bom dia AmiGalos
      Uma pequena consideração, estendendo um pouco o que disse ontem. E a comunicação entre o Turco e os jogadores? Me incomoda vê-lo falar. Não sei se temos intérprete, mas entendo que ele se comunica mal. Fala baixo e de forma gutural. Para posicionar os jogadores em campo é preciso informar claramente o que pretende, mais com palavras do que com gestos. Acho que não estão se entendendo bem. Um abraço a todos

  14. Bom dia Eduardo, Paulo e Atleticanos! Diante dos péssimos resultados do time nas últimas partidas, não dá parece ser passivo e indiferente, tem que haver cobrança sim, desde que não haja abusos ou manifestações ofensivas a quem quer que seja. A situação atual do time é reflexo de vários problemas, indo desde uma piora coletiva da qualidade do futebol da equipe, treinador, enfraquecimento do elenco, pouco tempo de treinamento, a redução da dívida, venda de jogadores, além de outros possíveis fatores não revelados. Acho que a redução da dívida é crucial para o futuro do clube, mas, se esta for a prioridade do momento, isso deve ser divulgado para o torcedor para evitar falsas ilusões e um ambiente hostil de criticas. Saudações Atleticanas

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bom texto para reflexão caro Paulo Peixoto. Houve Sim, uma acomodação total. Tanto o El Turco quanto o plantel estão se achando o máximo. Estão confundindo ambiente leve com jogo leve. Falta de comprometimento e intensidade é o que vejo nos jogos do galo. O que estava funcionando foi desorganizado. A defesa que o fale. Os treinadores estão envolvendo taticamente o time do galo, porque o estão estudando antes das partidas. Isto ficou evidente na fala do Mancini pós jogo com o coelho. A recíproca não é verdadeira. Não estamos analisando os adversários. Estamos julgando que a qualquer momento o time mata o jogo e isto chama-se soberba. Com o plantel que temos é inconcebível o futebol apresentado sem que se responsabilize o treinador. Amizade à parte, cabe aos jogadores se ajustarem no campo nem que para isso precisa de discussão durante a partida. Estão todos acomodados! Está faltando liderança em campo. No ano passado tivemos o Hulk chamando a responsabilidade é gesticulando com os demais jogadores. Atualmente nada disto acontece.
    Acorda galo antes que a corda arrebente!
    Hoje e sempre, galo!!!

  16. Bom dia a todos. Algo tem que ser feito imediatamente. Não no desespero, mas com contundência, como disse o técnico.
    O galo precisa reagir, p poder ter paz, concentração e energia de reação.
    A cobrança é natural e vai aumentar. Todos queremos ganhar . Acho que precisamos de alguns reforços, gás novo, p elenco. Temos dois jogadores no DM que fazem falta.
    Zaracho e Nacho precisam sentar c o turco e no bom espanhol, contar os bastidores do ano passado p turco.
    Eles podem e devem ser essa referência tanto de língua quanto de informações. Os dois foram importantíssimo ano passado e continuam sendo. Precisam falar pro técnico que estão jogando aquém do que podem e como podem render mais.
    Não queremos só 2021. O galo precisa se estabilizar nos primeiros lugares nas competições. Não em todas, mas mostrar que está vivo em todas.
    Temos que ser sempre um dos candidatos e neste ano, estamos descendo a ladeira e distanciando da ponta.
    Acorda galo. Canta alto po##@.

    1. Bom dia! Nada na vida é culpa de somente um fator. Alguns são visíveis: irritação e até descontrole emocional do principal atleta; preciosismo de alguns, como o Arana, em gesto pouco humilde e deselegante queria ter sido o escolhido o melhor em campo no jogo da Comembol; venda de atletas velocistas e novos por baixos preços; excesso de “sapato alto”; jogadores escalados em posições que rendem menos; muito rodízios comprometendo o entrosamento; individualismo de alguns jogadores; falta de estratégia para cada jogo, por não alisar o adversário. Como se vê, precisamos de ajustes técnico e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.