Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O que foi que aconteceu, Sampaoli?

Credenciado por um interessante histórico profissional, tendo dirigido as seleções chilena e argentina e ainda trabalhado na Espanha, o treinador Sampaoli fez uma bela campanha pelo Santos em 2019. Com um elenco modesto, levou os santistas ao vice-campeonato brasileiro. Ao deixar o time praiano, passou a ser cobiçado por alguns clubes brasileiros, entre os quais o próprio Galo.

Namorou conosco e também com o Palmeiras, flertou com o Flamengo e até sinalizou voltar para o velho continente. Depois de fazer muitas exigências ao Galo e também ao verdão, percebeu que o clube carioca seguiria com o Jesus, daí retomou as negociações – mantendo os pedidos de reformulação do elenco – e acabou assinando com o Galo sob a garantia dos investidores.

Assumiu o comando da equipe e mostrou a que veio. Antes da paralisação, em sua estreia, o time venceu e convenceu ao Vila Nova, de Nova Lima. Depois de mais de quatro meses sem jogos, retomou e foi fulminante. Venceu o Mineiro, com facilidade, superando Patrocinense, América e Tombense – os dois últimos em mata mata – e teve ótimo início no Brasileiro.

Foram três vitórias nas rodadas iniciais, superando nada menos que Flamengo, Corinthians e Ceará, sendo o primeiro deles fora de casa. Depois de duas derrotas para Botafogo (só venceu quatro partidas até o momento) e Internacional, retomou o caminho das vitórias. Até que derrotado pelo Santos, sinalizou uma instabilidade, ao meu entendimento pela falta de definição do treinador sobre suas preferências nas escalações.

Mesmo, depois desses escorregões, emplacou quatro vitórias seguidas. Bragantino, Atlético GO, Grêmio e Vasco. Até que, lá em Fortaleza, frente ao time do mesmo nome, exagerou na escalação da equipe. Derrotado pelo adversário, seguimos perdendo pontos inaceitáveis para Bahia, Fluminense, Sport e Paranaense.

Cumpridas 27 rodadas, o Galo com 15 vitórias, quatro empates e incríveis oito derrotas, mantém a terceira colocação, depois de ter liderado por algum tempo o Brasileiro. Se nosso ataque, mesmo errando gols incríveis, marcou 46 vezes a defesa sofreu 34 tentos. Os 60% de aproveitamento, atrás apenas do São Paulo e Flamengo nesse quesito, estão distantes da expectativa criada com a chegada e os primeiros resultados do Sampaoli.

Faltando 11 jogos, que correspondem a 33 pontos, o Atleticano roga ao treinador pela definição do time que entende ser titular. Afinal, foram investidos quase 200 milhões de reais, os salários do elenco, comissão técnica e todos os funcionários estão em dia. Todas as exigências feitas foram atendidas. Agora é a hora de o treinador e seus comandados darem uma resposta em campo. Vencer, vencer, vencer, nossos próximos 11 adversários não seria pedido exagerado, para quem vacilou frente a adversários frágeis como aconteceu, é no mínimo recompensar tanta agonia e aflição que nos causaram até o momento.

Pra cima deles, Galo!

18 thoughts to “O que foi que aconteceu, Sampaoli?”

  1. Falou tudo, esse Sampaoli é simplesmente uma farsa, inventa demais, não sabe armar defesa e acha que futebol é só atacar. Vaidoso demais sempre está querendo aparecer com suas escalações e substituições lunáticas. Com esse time nas mãos de um treinador meia boca, como Cuca, estaríamos na liderança com folga, sem falar cos prejuízos por ele indicados como o tal Bueno, esse Zaracho e outros.

    1. Vamos parar de ficar achando chifre em cabeça de cavalo.
      Hoje, no futebol brasileiro, não tem nenhum time com constância e padronização. Para ser justo, aproxima deste nível o América.
      Assim como o Galo perdeu jogos bobos, os demais também perderam e vão perder.
      O Galo vem trabalhando para formar uma equipe constante e com padrão de jogo.
      Isso, não se forma da noite para o dia.
      Quem trabalha, alcança e o Galo vai chegar lá.

      1. O único problema é quando se perde jogos bobos exclusivamente por culpa do treinador que se acha o cara, não assume a responsabilidade e só visa atacar, e o pior é ter que concordar com o Galvão Bueno quando fala que Sampaoli não ganhou nada demais até hoje no futebol para ser tratado como um super tecnico

  2. Boa tarde prezados. Que leve 5 gols… mas que marque 7, que leve 3 gols… mas que marque 5. O problema do Galo não é a defesa e sim o ataque que não marca gol. Chega até a entrada da área mas tem enorme dificuldade de finalizar ou finaliza muito mal. Custamos a ganhar o nosso salário e esta turma ganha milhões para nos fazer passar vergonha… espero que isto mude algum dia.

  3. Precisamos de resultados, afinal, Sampaoli só fez exigências que foram atendidas, no entanto, o time não está correspondendo.
    Já ouvi entrevista de jogador reclamando que a falta de jogos atrapalha o rendimento. Pergunto: se jogam vários jogos reclamam, se não jogam reclamam. Senhores jogadores, joguem com garra, vontade, façam jus ao alto salário que recebem, vcs precisam oferecer mais, render e jogar mais bola, chega de discurso fácil, joguem pelo alto salário que recebem, deem retorno ao CAM…

  4. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Por mais competência que Sampaoli possa ter, é difícil fazer o time atual jogar futebol para ser campeão.

    A defesa com Guga e Rever não dá mais.

    No meio-campo é triste ver o desempenho de Alan Franco, Hyoran, Zaracho. Falta o tão sonhado camisa 10 clássico.

    Já no ataque Savarino é outra decepção. Só jogou bola no Mineiro. Sasha nem sei por que está aqui.

    Keno, esse sim. É um ótimo jogador.
    Quanto a Vargas vamos esperar.

    Resumindo, foi muito dinheiro investido em jogadores medíocres.
    Tomara Deus que eu esteja enganado.

    Tempo não tem faltado à Sampaoli para preparar esse Time. Espero que contra o Bragantino o Galo nos surpreenda, apresente um bom futebol e conquiste os sonhados três pontinhos.

    Saudações Alvinegras,

  5. Boa tarde amigos do Galo. Faltam 12 ( doze ) rodadas para o fim do campeonato e o NOSSO GALO é o terceiro colocado, são 36 pontos a serem disputados. Nem tudo está errado e um jogo muda tudo, aqui é hereditariamente Galo.

  6. Felipão , do alto de seu 7 a 1 , berrou para o mundo ouvir: NÃO VAI CHEGAR NINGUEM !!!!!!! Eu, do alto de minha insignificância de simples torcedor, também vou gritar para o mundo ouvir: NÃO VAI SUBIR NINGUÉM !!!!!!!!!!!!!!!

  7. Bom dia!!!

    Eduardo, parece que para o Canto do Galo o doidão é professor pardal. Então, sobre ele não tenho esperança que mude porque não vai mudar.

    Outra coisa a repercutir seria a boa e esclarecedora entrevista de Lásaro Cândido, Vice Presidente de saída, ao GE em 01/01/21.

    Foi uma entrevista extensa que relata muito bem os bastidores do CAM.

    Algumas coisas ficaram óbvias:

    – O cargo de Vice Presidente no Atlético não tem autoridade nenhuma;

    – O regime no Atlético é presidencialista e é o Presidente quem manda no Clube;

    – Ou mandava; com a chegada dos mecenas (investidores) o Vice, que já não mandava, passou a não mandar mais nada ainda; o presidente, que mandava e mandava muito, passou a não mandar mais nada também;

    – Hoje, sem reforma estatutária para tanto, quem manda no Atlético são os investidores;

    – Sérgio Câmara, que deixa o cargo no dia 04/01/20, vai sair do Clube como Rainha da Inglaterra, sem mando nem voz; por isso não conseguiu encaixar a reeleição, eis que seu poder foi esvaziado a partir da chegada de Sampaoli no Atlético;

    – Sampaoli e a sua Comissão Técnica são tiranas no CT. Lá quem manda são os caras. Reza a lenda que até o Vice foi barrado no CT;

    – A Comissão Técnica do Clube, que existia em paralelo, perdeu espaço e autoridade e não existe mais na prática (o que eu entendi);

    – O Departamento Jurídico do Clube ganhou expressão e autoridade. Se foi um departamento péssimo no passado (derrotas jurídicas aos montes) atualmente reverteu essa condição e parece ser muito relevante ao Clube com vitórias de peso que deram sobrevida financeira ao Clube;

    – Ou seja, o mesmo departamento jurídico que jogou o Atlético num atoleiro (fiscal / financeiro) é o mesmo departamento que está resgatando o Clube desse mesmo atoleiro (com reengenharia administrativa);

    – Cabe alertar que o departamento jurídico do Clube, se mal gerido, é tanto uma séria ameaça ao Clube como se coloca como risco elevado de quebrar a Instituição (vejam o Cruzeiro);

    – A famosa Auditoria realizada parece ter levantado fatos gravíssimos. Certamente vai render muitas polêmicas quando a questão se tornar pública;

    A pergunta que grita é: o que irá resultar dessa Auditoria?

    Em suma, o Atlético, nos bastidores, está em ebulição…

    Diante disso resta saber o seguinte:

    O novo presidente, Sérgio Coelho, que irá assumir o Clube em 04/01/21 vai atuar:

    a) ( ) Como Presidente do CAM, o 2′ cargo mais importante de Minas Gerais, para retomar as rédeas perdidas?

    b) ( ) Como “Pacificador” para apaziguar as correntes políticas que podem entrar em guerra fratricida?

    c) ( ) Ou como Rainha da Inglaterra no Atlético, ou seja, vai figurar de forma decorativa para que outros mandem?

    A ver…

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA.
    SAMPAOLI TEVE A SUA COMPETÊNCIA INFLADA PELA MÍDIA. FEZ UM GRANDE MARKETING E SOUBE SE AUTO PROMOVER E AUTO VALORIZAR.
    DIANTE DISSO FICOU VAIDOSO , SE ACHANDO O MELHOR E COMEÇOU A
    “INVENTAR” , FAZENDO EXPERIÊNCIAS ESQUISITAS QUE JAMAIS PODERIAM DAR CERTO. ISSO CONFUNDIU A CABEÇA DOS JOGADORES E A MEU VER É O PRINCIPAL MOTIVO PELA GRANDE QUEDA DE PRODUÇÃO DA EQUIPE.
    OS 5 MELHORES JOGADORES DA HISTÓRIA DO GALO :
    LUISINHO.
    TONINHO CEREZO.
    RONALDINHO GAÚCHO.
    REINALDO.
    ÉDER.
    ESSES SÃO OS QUE VI JOGAR , QUANTO A ZÉ DO MONTE E OUTROS MAIS ANTIGOS NÃO POSSO OPINAR.
    TIVEMOS INÚMEROS OUTROS GRANDES JOGADORES :
    GOLEIROS : VÍTOR , RENATO , VELOSO , TAFFAREL , MAZURKIEVSKI.
    LATERAIS : HUMBERTO MONTEIRO , NELINHO , GETÚLIO , CINCUNEGUI , PAULO ROBERTO .
    ZAGUEIROS : GRAPPETE , NORMANDES , VANTUIR , DJALMA DIAS , OSMAR GUARNELI , L. SILVA , OTAMENDI , RÉVER E OUTROS.
    VOLANTES : VANDERLEI , OLDAIR , DANIVAL , JOSUÉ
    MEIAS : H.RAMOS , ÂNGELO .
    PONTAS : BUIÃO , VAGUINHO , ROMEU , RONALDO , ZIZA , MARINHO , MARQUES .
    ATACANTES : DARIO , LÔLA , LACY , BETO BOM DE BOLA , PALHINHA , CAMPOS , GUILHERME , MARCELO , PAULO IZIDORO , BERNARD
    ENFIM , UMA VERDADEIRA LEGIÃO DE CRAQUES JÁ VESTIRAM A NOSSA GLORIOSA CAMISA ALINEGRA.
    PEÇO DESCULPAS POR NÃO
    TER CITADO VÁRIOS OUTROS NOMES DE CRAQUES.

  9. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Eu ainda acredito na possibilidade de uma arrancada histórica nessa reta final. Basta o Sampaoli fazer o simples, os jogadores jogarem com o comprometimento que o América está mostrando em seus jogos na segunda divisão. Quem já venceu Flamengo e Corinthians duas vezes, São Paulo, Grêmio tem plenas condições de vencer os adversários que temos pela frente. Mas aí tem de haver União de propósitos. A nova diretoria precisa de uma conversa franca com os jogadores e com a comissão técnica. A roupa suja tem de ser lavada… Se houver problemas entre a comissão técnica e o elenco cabe a presidência identificar e resolver. Capacidade temos….Precisamos é de querer. Todos..

  10. bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. ok aconteceu o pardal sampaoli nada,simplismente me enganou eu e milhões de torcedores do galo com este time milionário deveria estar líder isolado no brasileirão. para mim pardal sampaoli é teimoso e não enxerga os seus erros e espero eu que esta diretoria não renova com o pardal sampaoli e não deixa o Alexandre Mattos e ir embora. se não será a primeira burrice da nova diretoria. o título brasileirão o time do pardal sampaoli entregou para o São Paulo a tempos,e se não ficar esperto nem para os grupos da libertadores vamos. que em 2021 esperamos títulos importantes. acorda sampaoli. vai galooo.

  11. Bom dia xará e amigalos! A conta é a seguinte: CBFLA foi o último campeão brasileiro levando 37 gols em 38 rodadas. O Santos de Sampaoli terminou como vice levando 33 gols em 38 rodadas. O GALO até o momento já foi vazado 34 vezes e ainda faltam 11 jogos. Sampaoli conseguiu arrumar a defesa do Santos, a do GALO, não. No dia que essa SINA de levar gols(principalmente contra times do Z4) diminuir seremos campeões. Espero ainda viver muito para ver um treinador conseguir esse feito: ACABAR COM A COSTUMEIRA DEFESA DE PENEIRA DO GALO EM BRASILEIROS.

  12. Bom dia Eduardo,
    Concordo com o Saulo, o Sampaoli Bicicletinha, está mais preocupado em indicar jogadores mesmo que não os aproveite, que fazer o time jogar. Se o Atlético jogar metade do que o Sampaoli grita na beirada de campo, já estará de bom tamanho. A única coisa que o Sampaoli fez no Santos, foi deixar o time endividado, e vai fazer o mesmo com o Galo. O maior enganador da história. Um abraço

  13. Faltam 33 pontos, mas com m diria aquele poeta contemporâneo: E daí?

    Em relação ao treinador faço apenas um pedido (na realidade, uma súplica): Suma com o Éverson chama gol do nosso clube! E se quiser ir junto com ele, já vai tarde!

  14. Bom dia Eduardo atleticanas e atleticanos que esperam um bom meia armador para o Galo enquanto o Vina e o Giovani Augusto estão entre as cinco melhores contratações de 2020.

    Por que no Galo eles não deram certo? O Vina não só joga um bom futebol, como exerce uma liderança no time do Ceará, o que falta no time do Galo em campo.

    A folga dos jogadores do Galo acabou e hoje eles voltam aos treinos. Aí que mora o perigo.

    “Vencer, vencer, vencer, nossos próximos 11 adversários não seria pedido exagerado, para quem vacilou frente a adversários frágeis como aconteceu, é no mínimo recompensar tanta agonia e aflição que nos causaram até o momento.
    Pra cima deles, Galo!”

    Disse tudo Guru, mas tem que parar de treinar.

  15. Bom dia!
    Nosso maior pesadelo é o sistema defensivo. E isso não é de agora. É um problema crônico que vem se arrastando a anos. Embora eu não seja treinador, não entenda porcaria nenhuma desses números, 4-3-2-1, 4-3-3, 666…o fato é que nós temos um zagueiro muito lento, sem tempo de bola, e que mesmo tendo uma boa estatura, não consegue ganhar nenhuma no jogo aéreo, e eu nem sei porque ele sobe pro ataque nos escanteios, e vocês já devem saber que estou falando de Igor Rabelo. Além dele, temos o Réver, que não pode mais ser o titular de uma equipe que almeja o título. Falha muito. O nosso melhor zagueiro é bom, mas não é lá aquela brastemp toda, Jr Alonso. Temos um excelente lateral esquerdo, que se não for deslocado pra outra função, vai muito bem. Goleiro nós não temos. Precisamos urgentemente de um goleiro, mas que não pode ser “um goleiro”. Tem que ser “o goleiro”. Com absoluta certeza não estou falando de Rafael. Dos reservas em seus times eu poderia até estar falando de Valter do curíntia. De qualquer forma precisamos de um baita goleiro. Ô Menin! Traz o Neuer!!!
    Com relação ao nosso meio campo, já foi provado por a+b que Allan não serve pra proteger nada. Esse sujeito precisa é de um psiquiatra. Jair não é jogador pro Galo. Canela de vidro e instável. Nathan morreu naquela enfermaria. Zaracho é um escândalo financeiro! Caso de polícia. Hyoran tem sido nosso melhor meio campo, mas eu fico até com medo do Galo exercer seu poder de compra ou estender o contrato. Vide Nathan.

  16. Perfeito Eduardo. Mas em minha modesta opinião este treinador não está com nada. Faz alguns jogos brilhantes, muitos devidos ao acerto de escalação do time, e outros horrorosos, também por erros crassos na escalação. Então para mim, com este treinador teimoso, prepotente e incoerente, nosso Galo vai só disputar competições, sem nunca ser campeão. Deixando, logicamente o Mineiro de lado, pois este nada mais é que obrigação. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *