Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Mineirão é nosso tem de respeitar

Ansiedade, envolvida em muita contenção e equilíbrio de eventual euforia, têm determinado nossos dias Atleticanos dos últimos tempos. O recado da Massa chegou até aos organizadores, mais que pela missão oficial – diretoria – que foi recebida na cbf, pela reação do Atleticano em reagir se repetirem os desmandos e maracutaias históricas daquela gente. As paredes da cbf tremeram.

E é assim – com esse espírito de Galo Forte e Vingador – que vamos pra cima do chato time do Cuiabá na tarde de hoje no nosso salão de festas da Pampulha, conhecido também como Mineirão. Me ocupei em levar meu mau olhado a eles na sexta-feira lá em Confins. Não sou supersticioso, minha devoção e crença em Deus passa à margem disso, mas pelo Galo vale tudo.

O voo da Gol – 1324 (lembrando times mineiros) – com previsão de chegada às 18:55 antecipou e pousou exatamente 18:41. Do lado de fora, lá estava eu enquanto passavam os cuiabenses para a partida de hoje em Belo Horizonte. Jorginho, o treinador, passou ao lado de dois membros de sua delegação bem ao meu lado.

Foquei bem nele e já de olho na sua nuca, lembrei dos tempos (anos 80) que ele jogava no mais queridinho do Rio de Janeiro. E também reforcei com as sacanagens que esse time carioca se beneficiou ao longo dos tempos, notadamente em prejuízo do Galo. E enquanto eles se distanciavam, dizia baixinho: “sua hora vai chegar”. Uai, se o Santos diz que venceu o Grêmio por causa do sal grosso, também me acho liberado a fazer a minha mandinga.

Para o jogo de hoje, eu e toda a Massa, esperamos que o time jogue igual atuou frente ao Fortaleza e mesmo com o River na Libertadores. O time do Jorginho tem apenas seis derrotas no Brasileiro, sendo cinco delas em casa (Flamengo, Galo, Corinthians, Grêmio e América) e fora de seus domínios apenas para o Fluminense na segunda rodada, no distante 6 de junho. Tá na hora de dar neles uma tunda. Em 27 jogos, venceu sete e empatou 14 vezes. Xô cuiabanos, saiam fora do meu quintal, aqui é Galo, po##@!

Creio que o Cuca irá colocar o Galo, assim como fez nas duas partidas que citei, pra cima do adversário. Essa chamada pedra no sapato dos times do G6 haverá de capitular nessa rodada. Uma vitória hoje, aliada a vencer todos os jogos mandantes que faltam – ao que penso – será suficiente para levantar o título. São sete jogos em BH, incluindo esse, que pode nos levar a 77 pontos independentes dos jogos como visitante.

Como espero também vencer na casa dos adversários, especialmente o jogo do Brasileiro a seguir – no Rio de Janeiro – seguirei na contagem regressiva até o momento de poder soltar o meu grito entalado na garganta desde os anos 70. Quero perder a voz, assim como meu carro ficou sem buzina, na volta da Pampulha em 2013 quando ganhamos a Libertadores.

Fechando nossa prosa deste domingo, tão especial quanto outros passados e os que vêm pela frente, registro que temos de ficar de olho no apito. Tanto em relação aos lances da partida, que ele – diferente de Paulo Roberto e Claus – entenda que pênalti é pênalti. Além disso, como temos seis pendurados, que o juiz de hoje esqueça isso e alguma eventual orientação nesse sentido – creio sim nessa conspiração – e se limite às regras e ao bom senso. Nathan Silva, Alonso, Nacho, Hulk, Sasha e o Cuca precisam estar aptos para pegar o mais queridinho da CBF e da tv.

*fotos: 1) UAI/EM, 2) Bruno/ Atlético

29 thoughts to “O Mineirão é nosso tem de respeitar”

  1. Fim de primeiro tempo. Gol contra relâmpago, naquela jogadinha ridícula com o goleiro e a manifestação do DNA do nosso excelente zagueiro. Da mesma forma empate relâmpago com nosso super herói e no apagar das luzes da primeira etapa a virada premiando o nosso grande, baita, monstruoso meio campo, Jair, é o nome dele, com assistência do melhor LE do mundo.

  2. O que o treinador faz com esse time parece brincadeira. F..e o meio campo. F..e com o Nacho, com o Jair e o Zaracho. Deve ser pra tentar provar a falsa necessidade do quero quero. O que ele tem contra atacar? Deve tá disputando campeonato de posse de bola l.

  3. Ontem o Fluminense venceu o Flamengo pela quarta vez no ano.
    Fato idêntico ocorreu pela última vez no de 1971.

    Saudações aos amigos Atleticanos de fé!

  4. Bom dia,

    A vitória do Fluminense ontem deixou o jogo frente o Cuiabá como o mais importante do ano, uma vitória hoje será tão importante quanto uma vitória no próximo domingo.
    Vamos para cima deles com a força máxima.
    O Cuca deixou claro na última entrevista que nesta fase do ano e dos campeonatos, poupar mesmo está sendo nos treinos, nos jogos é força total.
    Vamos torcer e trazer bons fluídos hoje.
    Bom domingo a todos!

  5. Bem, já vivi esse momento de euforia muitas outras vezes, portanto, vou guardar minha boca pra comer minha farinha. Como garantia acendi duas velas, uma para cada dono do mundo, e que aquele que estiver de plantão no momento do jogo, nos proteja.

  6. Apenas duas observacoes ao texto do blogueiro que sao F.A.T.O.S: o Mineirao pertence moral e historicamente ao Cruzeiro. Ponto. O Atletico Mineiro mineiro tem no ano de 2021 a oportunidade de deixar o monotitulismo como via de regra existencial.

    1. Que dó. Na falta, pra aparecer um natimorto tem de recorrer ao blog do Galo, em busca de visibilidade. Na verdade, o Mineirão é do Estado de Minas Gerais. Estádio em Minas e BH, só possuem os dois times da série A. Galo e kuei. Enquanto o nosso, em ritmo acelerado nas obras segue em construção, alugamos (sem calotear) o estádio que é conhecido como “salão de festas” do nosso time do coração.
      Reitero, sem dar calote e com as contas em dia. Folha salarial, Fifa, Justiça, profut, etccc

    2. Paulo, o Cruzeiro não tem nada, nem cova para ser enterrado como indigente. O Mineirão sempre foi o salão de festas do Galo. Quanto a títulos, o Cruzeiro tem demais, principalmente protestados. E agora estreou mais um: tri da segundona.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    GALO está determinado no título brasileiro de 2021! Vamos pra cima da CHATA equipe cuiabense que num vai guentá!!!! Como bem disse o Gurú: Quem manda aqui é o Glorioso Clube Atlético Mineiro!!! Quem manda aqui é Hulk, Nacho, Zaracho, Diego Costa e Cia….
    Hoje daremos mais um importante passo para conquistar o Brasileirão! Enquanto isso…..Renato Falastrão Gaúcho vai dando suas desculpas esfarrapadas….

  8. Bom dia. Rodada boa pro Galo, independente do resultado do Palmeiras. Os próximos dois jogos do BR são fundamentais. Depois de jogar contra o Galo, o principal concorrente jogará de 3 em 3 dias até dezembro. Vai abrir o bico, se já não abriu. Agora o principal concorrente será o próprio Galo. Mas esse é de longe o elenco mais coeso que já teve. Vide ano passado, com a contusão do Keno. Mas como disse o Menin ao FalaGalo, “pode melhorar ainda mais”. Espero ver em campo, a mesma vontade de ganhar que vi contra o River e contra Fortaleza. Não, medo de perder pro Cuiabá.
    Entraria com Allan, Jair e Zaracho. Hulk, Keno e Diego Costa.
    Uma outra coisa que chamou minha atenção, foi o mapa de calor do Zaracho. Todo o campo. Incrível

  9. Bom dia! Todos os titulares hoje. Independente de 2 cartões vamos para cima. Vitória hoje é fundamental. Aí contra o Flamerda vamos ganhar com qualquer desfalque. Dá-lhes Galo!!!!

  10. Bom dia amigos alvinegros. Só uma coisa a dizer vendo o fla x Flu ontem.O galo hj é o melhor time do Brasil, pó tô final. Poderíamos ganhar a libertadores, mas vacilamos. Se tivermos cabeça e AMBIÇÃO, ganharemos o Brasileiro e a copa do Brasil.

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    COM TODO O RESPEITO , MAS QUEM É O CUIABÁ NO CENÁRIO NACIONAL ??
    ORA , COM RETRANCA E TUDO , MAS É UMA OBRIGAÇÃO DAR UMA GOLEADA NESSE CUIABÁ NO MINEIRÃO.
    ESSE É UM JOGO PARA ATACANTES DRIBLADORES , PELAS PONTAS PARA FURAR O BLOQUEIO DO CUIABÁ.
    FAZENDO UM GOL , LOGO NO INÍCIO , DESMANTELA O ESQUEMA DELES.
    ONTEM OS URUBÚS CARNICEIROS DA CBF / GLOBOLIXO PERDERAM .
    É A NOSSA CHANCE PARA DISPARAR NA LIDERANÇA E NÃO PODEMOS DISPERDIÇAR
    VAMOS LÁ GALO , NO EMBALO DA MASSA.
    VAMOS FAZER DO MINEIRÃO UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS.

  12. A arte de secar passou a fazer parte de minha vida, onttem , atingi a perfeição e a maior prova de amor ao galo : torcer fervorosamente pelo cbflu. Depois tomei um banho pra descontaminar , é muita sujeira impregnada deste time do eixo. Avaí, coelhinho que assume a segunda posiçao em Minas e cbflu. Tudo certo, perfeiro, como num relogio suiço. Agora, a cerja do bolo , hoje, cuiabá. Cantado em prosa e verso por todos e eu somente consigo enxergar que sua folha salarial completa não ultrapassa , se ultrapassar o salario de Hulk. Pois muito bem , agora em letras garrafais : VAMOS ESQUECER TUDO. VAMOS ESQUECER FLAMERDA, VAMOS ESQUECER FORTALEZA NA QUARTA QUE NÃO SERÁ JAMAIS A DE goulart, VAMOS ESQUECER TUDO , CHEIRINHO, MARACUTAIA , OS VAGABUNDOS klaus e paulo nao sei que lá, REPITO, HOJE AS 16 HORA, FRENTE A CUIABÁ , OBRIGAÇAO DE TRES PONTOS, NADA MENOS QUE ISTO, O JOGO DE NOSSA VIDAS É HOJE, TIME TITULARÍSSIMO , JOGANDO COMOM JOGAMOS CONTRA FORTALEZA , SE VIER UM OU CINCO GOLS, MESMA COISA , TRES PONTOS E FIM DE CONVERSA. ME ANIMA MUITO SABER QUE ESTARÃO TRINTA MIL IRMÃOS GRITANDO E NÃO DEIXANDO REPETIR A SEMIFINAL DA LIBERTADORES , HOJE É O JOGO DA VIDA , HOJE É O JOGA DO PONTAPÉ INICIAL PRA SAIR DA FILA DE MEIO SECULO. COM DEUS, GALÃO QUERIDO , CONTRA TUDO, CONTRA TODOS, GALO FORTE VINGADOR

  13. A molecada do Xerem nos colocou a taça nas mãos .

    Oito garotos de uma vez no maior e acirrado clássico carioca .

    O futebol como um todo foi premiado , e para o Atlético foi escancarada a Porta da Esperança .

    O título está aí , rapaziada !
    Só depende de vocês em campo .

  14. Bom dia, Massa e Guru

    Imagino hoje a imprensa do eixo digerindo a derrota do classificadasso. Eles já davam como certa a vitória dos mulambos nos jogos atrasados e igual um castelo de cartas, o sonho destes FDP´s de ferrar com o galo vai caindo pelas tabelas. Hoje é só fazer a lição de casa, e fazer valer a máxima: vencer, vencer, vencer!
    Cara e pensar que cogitamos trazer o lixo do Renato Mídia Gaúcho pra cidade do Galo! Vade retro satanás!

  15. Bom Domingo amigos Atleticanos,quem é O Cuiabá,com todo respeito ao adversário,o Galo tem obrigação de passar por cima, ganhar com autoridade,se impor, partir pra cima e acabar com o jogo, nada de amaciar,a diferença técnica e salarial é asurda, vitória hoje é obrigação,um abraço a todos

  16. Com a derrota do flamerda ontem, o técnico Renato Gaúcho já começou a jogar a toalha dizendo que não da para ganhar tudo.
    Vencer o Cuiabá é fundamental para jogar um balde de água fria neles da uma desanimada neles e colocar a mão na taça.
    O jogo hoje é a primeira das 7 decisões que vamos ter.
    É foco total no Cuiabá time chato e difícil de ser batido, mas aqui é Galo vamos buscar os 3 pontos com muita Raça!
    Vamos meu Galão querido! É muito ansiedade vamos ser campeões Brasileiro 2021 vai ser muita festa!!

  17. Bom dia Avila . Bom dia a todos. Na sexta o Avai confirmou o tricampeonato. No Sábado o Fluminense sepultou o tricampeonato seguido do Urubu e hoje o Galo vai terminar o serviço: 5×0. Festa completa no fim de semana. E a próxima semana pode ser melhor ainda. O Paranaense abre a cova e o Galo fecha o caixao….

  18. Bom dia a todos!
    Hoje vamos encarar o adversário mais difícil até aqui na temporada e não podemos dar mole. Vamos pra cima, buscar o resultado desde o primeiro minuto de jogo.
    Pressionar o Cuiabá desde o apito inicial e não vacilar em nenhum momento.
    Eles jogarão como jogou o Atlético goianiense na semana passada. Time todo fechado e tentando explorar os contra ataques.
    Com a derrota do flamengo ontem, temos a oportunidade de abrirmos 16 pontos de diferença após o confronto do próximo sábado, então, o jogo de hoje será fundamental para isso.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  19. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 27/38 – Cuiabá (casa) – A derrota do Urubu ontem vai incendiar a Massa hoje. Não podemos vacilar.

    Os pendurados e ameaçados de ficarem fora contra o Fla (sábado, 30.10) deveriam jogar. É inconcebível que atletas de nível não saibam evitar amarelos, num momento tão importante pro nosso time.

    Raciocinar, antes de cometer faltas prá cartão, é básico. Amarelo só em casos de ameaça clara de gol.

    No mais, é atacar e aMassar.

    Se ganharmos do Peixe Dourado, o que o Fla não fez no Rio, a taça de CAMpeão estará encaminhada para o topo da crista do Galo.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 17 (fora), num total de 78/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaaloôô!

  20. Bom dia!
    O time cuiabano é muito arrumadinho, acertado. Cabe ao Galão da Massa desarruma-lo da mesma forma que o fez com o arrumadinho e acertado Fortaleza.
    Se ganhar de 1×0, jogando feio, tá valendo, mas gostaria de ter hoje o mesmo prazer que tivemos na terça.
    A globolixo está nocauteada, a cbflaflurintias está nas cordas. Que Massa e o time estejam nessa tarde, naquela sintonia de fazer jogadores virarem torcedores.
    São 7:53 e eu pensando em como acelerar esse relógio pra chegar as 16:00.

  21. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer não tem outra saida não podemos nem sonhar com empate a Vitória nos interessa e muito. mas cuidado com o Cuiabá vai jogar com 11 zagueiros e mais a arbitragem se o galo sonha ser campeão temos que vencer esta decisão hoje. ontem a mulambada foi engolido no Rio basta o galo vencer para ficar com a taça quase na mão .cuca põe os melhores nada de tchê tchê no time. galo 2×0.ótimo domingo a todos amigalos. a galo nos deixa sonhar. vai galooooooooo.

  22. Bom dia !
    Chegando a BH, cidade do Galo.
    Esse ano não tem choro nem vela. Trabalho bem feito pela diretoria, comissão técnica e elenco focados. Galo Campeão Brasileiro de 2021.
    De 71 para 2021 – quem quiser ver é só subir o morro…. pergunte ao Tião….Galooooo, pergunte ao Tião…Galooooo.
    Ole olá o nosso Galo tá botando pra quebrar.

  23. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Depois da derrota, ontem, do flamerda para o pó de arroz, cabe ao Galo mostrar que é o dono do terreiro e aumentar o distanciamento dos demais competidores.
    Estamos com a faca e o queijo nas mãos. Não vejo o Cuiabá como adversário difícil a ser suplantado pelo atlético. Se jogar com a intensidade do último jogo, sem menosprezar o adversário, sairemos com um placar elástico no jogo de logo mais.
    Hoje haverá domingo! O Galo joga.
    Hoje e sempre, galo!!!

  24. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Quem viu o jogo do Fluminense ontem, percebeu duas coisas: O Flamengo está em baixa juntamente com o Renigth e a base de Xerém é uma fábrica de bons jogadores que já nascem prontos, bem diferente dos “inhos” que saem da base do Galo. Ontem jogaram oito “meninos” oriundos de Xerém, incluindo John Kenedy, o artilheiro do jogo com dois gols.

    No sábado próximo o Flamengo já estará contando com todos os seus jogadores titulares, incluindo o Arrascaeta. o Galo vai vencer o time deles completo para não deixar dúvidas de quem é o melhor. O Galo já venceu as três últimas partidas, incluindo uma lá no Rio com o time deles completinho.

    E hoje o Galo vai entrar ligadão no jogo contra o Cuiabá e vai jogar bola. Só isso que ele precisa fazer, jogar bola e tirar esse caçula da reta, aumentar para treze pontos a diferença para o urubu que somados aos três que vamos faturar contra eles, fará com que sejamos campeões na rodada trinta e cinco. Lembrando que treze é Galo.

    Vamos, Galo. Joga bola. Joga bola com vontade, com consciência, com a certeza de que você é o melhor, e não dê chance para o azar. Esse campeonato é seu e com todo o mérito.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, JOGANDO FUTEBOL DE CAMPEÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *