Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo volta em busca de títulos nesta temporada

Nem as férias coletivas do futebol, aos finais de ano, foram tanto longas quanto pareceu essa paralisação para a Copa América de 2019. Desde o dia 13 de junho passado sem ver o Galo tem sido um sacrifício para nós Atleticanos. Para Torcedores, como eu e muitos Galistas, que não sentem qualquer motivação com o time da CBF, foi ainda mais difícil. Enfim, acabou a brincadeira e o Brasil – graças ao árbitro da partida frente à Argentina – levantou esse título para acomodar muitos dentro da entidade organizadora do futebol brasileiro. Só espero que os juízes brasileiros passem a agir com isenção doravante.

Pois bem, depois desse longo período sem Galo, vamos já na quinta-feira próxima para o embate doméstico valendo vaga na sequência da Copa do Brasil. Apesar do mando de campo ser do adversário, o Torcedor quer e espera um resultado favorável no primeiro confronto deste mata-mata. Afinal, nas quatro últimas partidas – duas pelo Brasileiro e dois jogos treino – o Galo não venceu uma única delas.

A derrota para o Santos, na Vila Belmiro, apesar de previsível foi um tanto indigesta. Nem tanto quanto o empate com o São Paulo em Belo Horizonte. O Galo começou vencendo e cedeu o resultado, graças às substituições acertadas do Cuca e equivocadas do Rodrigo Santana. Com isso, dois pontos no ralo e posição na tabela de classificação. Nos dois jogos treino, com América e Coimbra, o resultado a mim pouco importa. Entretanto, a defesa tomar três gols do coelho e dois do estreante time mineiro, liga o sinal de alerta.

Foram quase trinta dias sem jogos oficiais, sendo que dez deles – estranhamente – para os jogadores curtirem uma mini-férias. Neste retorno, três novidades, sendo que uma delas – Otero – nem pode assim ser considerada. Os outros dois, ao que se espera, chegam para disputar posição de titularidade. Lucas Hernández, ao que parece, já faz sombra ao acomodado Fábio Santos. Mas, Martinéz, pelas escalações nos treinamentos secretos, nem isso. Ainda espero que seja diferente.

Enquanto esperamos quinta feira e ainda por novidades em contratações, seguimos na esperança de levantar canecos nesta temporada. As Copas do Brasil e Sul-Americana, são expectativas reais e concretas para fazer o Torcedor atravessar madrugadas pelas ruas de Belo Horizonte. Já o Brasileiro, depois de vacilos nas rodadas iniciais e investimentos desproporcionais para times apadrinhados pela televisão, fica mais distante. Que venham então conquistas possíveis.

Em tempo: neste último final de semana, os Atleticanos residentes no Rio de Janeiro e dezenas de outros que se dirigiram para a capital carioca, festejaram essa saga. A “Cariogalo”, liderada pelo Todinho e André Tijuca, comemorou seu décimo terceiro aniversário. Esse grupo de Atleticanos foi o embrião da criação dos “Consulados”, outra inciativa pioneira do Galo e já copiada por times do eixo.

O brilhantismo do encontro contou ainda com as colaborações de outros Atleticanos abnegados como Eduardo Dornelas, Elaine, Eder Diniz, Keilla Cândido, Alessandro Ribeiro, Lobo Mauro, entre outros. A CarioGalo é presença marcante no Rio de Janeiro. Cariocas da gema e de clubes daquela cidade de S]ao Sebastião, testemunham e citam como exemplo a festa da conquista da Libertadores e o evento de exibição do filme “O Dia do Galo” de Criz Azzi. O Rio de Janeiro parou nas duas ocasiões para reverenciar ao nosso time do coração.

26 thoughts to “O Galo volta em busca de títulos nesta temporada”

  1. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Eeeeee Galão da Massa, que saudades de vc. No atual time titular eu não tiro ninguém nesse atual momento. Eu entraria exatamente com o time que o Santana está entrando. Essa é minha opinião e fico feliz q nosso jovem treinador tenha o mesmo pensamento que eu. Patric evoluiu e é mais consistente na defesa que Guga e Pai Vei é mais pegador que Adilson e para esse jogo precisamos de pegada. Mas ai questionaram: e se o patric der patricada e se pai vei for expulso. Mas eu digo e se não acontecer nada disso e continuarem jogando bem e com a cabeça no lugar as coisas podem da certo. O se não entra em campo e nesse momento no meu entendimento estamos indo com o time certinho para pegar o time que está nas páginas policias em todo o país. É um jogo perigoso pois vão querer dar uma satisfação para a torcida q lotará o estádio, então é ter inteligência e se sair um gol do galo primeiro a coisa vai ficar ruim para elas pelo clima atual.
    Bica Bicudo.
    Aqui é Galo, forjado na dor e no amor.

  2. Mas era só o que faltava; o vomitador de asneiras, toxicodependente querer me cagar regras.
    Vá catar coquinho.

    Para o clássico penso que – infelizmente – o maior reforço será SE Cazares estiver no “modo” Pelezares, aí desequilibra a nosso favor. Mas se estiver no “modo” Cachaçazares, desequilibra pro outro lado. Com 15min de jogo já dará pra saber. Preocupação é com Pai Vei que tem grande chance de ser expulso e Patric com suas patricadas.
    Patric? Ajuda aí, Santana!
    Em MINHA opinião,
    Pontos fortes do CAM:
    Velocidade, bola parada e obediência tática (o Time é obediente ao esquema).
    Pontos fracos do CAM:
    Banco de reservas frágil, lentidão na defesa e a fraca marcação dos volantes.
    Eu entraria com 4 2 3 1, o mesmo esquema que Santana já vem escalando. O Time é veloz, e jogando com dois pontas, além de ajudar na marcação, fica preparado pra contra atacar.
    Treino é treino. Guerra é Guerra. Amanhã Galo 2×1 nos smurfs.

    1. Minha cara Lucy!
      Você é como o Samba. Quem não gosta de você é ruim da cabeça ou doente dos pés, ou então é contrário às leis da natureza, pra não falar outra coisa…KKK
      Abraços Galísticos!!!

    2. Prezada Luzy, deixe-me discorrer um pouco sobre a parte tática do GALO. Gosto do tema. Na verdade, Rodrigo Santana abandou no 4-2-3-1, que era usado pelo GALO desde a “era Cuca” (a não ser por algumas vezes, pelo incompreendido e competente Aguirre, que variava de jogo para jogo). Cuca nos salvou do rebaixamento em 2011, com Berola na direita, Bernard na esquerda (não de lateral direito como Dorival escalava. Alguns ainda defendiam a volta desse horroroso treinador?!), Daniel Barril de Carvalho centralizado e André de centroavante. Cuca fez outra alteração, pouco percebido à época e repetida agora pelo Santana, trocou os zagueiros de lado. Dorival escalava Léo na esquerda e Réver na direita. Cuca trocou e deu certo. Santana repete agora com RAbello e Réver. o GALO joga hoje, no 4-1-4-1. OS críticos do Elias, que dizem que ele é volante e tem que marcar, estão errados. TODOS, tem que marcar, mas Elias é meia. Jogamos com apenas um volante (às vezes Adílson, às vezes Zé Welison, e tomara, Martínez). A segunda linha de quatro, da direita para a esquerda, é formada por Chará, Elias, Luan e Cazares. No 4-1-4-1, a participação de todos na marcação e na recomposição, é essencial. O crescimento tático do GALO é gigantesco desde a saída do Levir e imperceptível apenas para os de pouca visão. Não é seu caso, cara. SAN.

  3. Clássico na Copa do Brasil ainda, haja coração! Os dois times com problemas e limitações, não tem favorito.
    Considero o Raphael Klauss um bom árbitro, pode ser uma preocupação a menos, apesar de o time smurfette sempre surpreender na capacidade de fazer falcatruas.
    Espero que a crise no lado fresco da Lagoa e uma noite inspirada de Cazares e Chará possam compensar o frio na espinha que dá quando vejo nossos titulares nas laterais e volâncias (Patric e F.Santos, Ze Welison e Elias).
    Patric titular é incoerência absoluta, Guga ganhou a titularidade merecidamente, após várias partidas insistindo com Patric. Não Vi ele jogar isso tudo que falam pra merecer a titularidade, parece que não entregar é um feito e tanto pra ele, mas não p suficiente pra ganhar a vaga. Pode vir a comprometer.
    Já o Pai Vei faz lambança todo jogo, provavelmente vai tomar cartão vermelho.
    É torcer pra que Fábio e Elias não estejam “naqueles dias”

  4. Alo alo Massa Atleticana, depois de um longo e tenebroso inverno eis que o Galão voltará a jogar…
    Jogo de Quinta é daqueles que valem o ano. Imagina o cenário: um empate lá e uma vitória acachapante no horto. Cai o presidente, diretor e o técnico. Lá apostam tudo neste jogo como forma de mascarar a realidade pela qual passam em que a publicidade está ligada às páginas policiais. Além disso, são 6.7Mi… Nada mal, né.. O time azul tem um esquema bem definido e já manjado pelos adversários, amarram o jogo, não deixam a partida fluir, muitas faltas táticas e tem no Tiago Neves o lampejo de criatividade. Aí santana, vc teve 40 dias para estudar o rival, é hora de mostrar porque foi efetivado. Se fosse eu o técnico, escalava o Otero de início e logo dava a ordem: chuta a gol. O goleiro lá não vinha em boa fase antes da parada e este tempo inativo prejudica a forma; vale arriscar. Acredito num grande jogo do Galo!

  5. boa tarde Eduardo e massa. quero acreditar neste time. mas não acredito no Elias. Fábio Santos e Patrick. infelizmente vamos começar a decisão com estes 3 peladeiros. se os 2 gringos for piores que Fábio Santos e Elias porque então foi contratado. Guga na minha opinião tinha que ser titular mas o Rodrigo Santana caiu na lábia do patrick e ai estamos ferrados. a melhor notícia até agora foi o pastor pipoqueiro ir para o banco de reservas. espero que o time entra com sangue nos olhos e nada de pensar que as Marias caloteiras e freguesas estão em crise e mete gol um atrás do outros. aja coração e emoção. vai galooo.

  6. A POLÍCIA já bateu na porta das MARIAS . Estão enrolados até o pescoço. Ao que parece toda a diretoria será PRESA.
    SE FOSSE COM O GALO ESTARÍAMOS SOFRENDO TODO TIPO DE GOZAÇÃO.
    MAS ,é bom todas as diretorias dos times Brasileiros colocarem as Barbas de molho. A LAVA JATO começou assim.
    NA QUINTA FEIRA VAMOS PARTIR PRÁ CIMA E ENCAMINHAR LOGO A CLASSIFICAÇÃO.

  7. Bom dia massa e Guru

    Como autêntico bipolar que sou, a hora agora é de acreditar, até porque os últimos acontecimentos e ações da diretoria renovaram nosso otimismo. Claro que se o time não corresponder a cornetagem vai comer, faz parte. E vamos lá, tirar as marias caloteiras de mais um campeonato já vai ser como um título este ano.

    Ps.: Eu tenho raiva do Neponusono, mas esta raiva se multiplica quando lembro que ele mandou embora o Pratto, pra trazer este vagabundo e mal caráter do Cone. Resultado: o cara agora que nos dar calote. Bandido!!!

  8. Sou mais um crítico entre outros milhares desta gestão 7C porém quero deixar de lado os cartolas (por enquanto) e crer que estes jogadores que vestem nossa gloriosa camisa vão jogar com muita raça e sangue nos olhos estas partidas decisivas contra o rival… serão dois jogos que pela rivalidade e tudo que representa, passando pra semi-final, pode nos dar muita moral pra sequência do ano!!!!!!!

  9. Bom dia,

    Em fim voltamos a normalidade dos jogos quarta e domingo do nosso galo.
    Veremos a quem foi benéfico está parada, mas, a meu ver as marias estavam arrasadas antes da parada e seriam presas fáceis, agora tudo virou uma incógnita.
    Existe uma matemática na hora de se fazer um levantamento para contratação que me deixa em dúvida, se é constatado uma necessidade em determinada posição, o porque então o jogador que chega já não é contratado para ser titular, então, significa que o treinador está contente com os jogadores titulares e só quer reservas a altura, muito engraçado, acho que isso só acontece por aqui.
    Outra coisa, contrata-se volantes aos montes, mesmo tendo jogador a altura na base, mas, não não se contrata armador de jeito nenhum, assim podemos contar com o mesmo futebol do Cazares sempre, só vai jogar quando quiser, nem sombra tem.
    Gosto do Rodrigo e não vejo treinador no mercado melhor do que ele, porém, não vejo nele muita disposição para mudanças, é só ver como demorou para colocar Alerrandro como titular.
    Acho que neste primeiro jogo deveria jogar com dois volantes/volantes, e não com um volante e um meio volante/meia.
    Deixaria assim o Luan mais livre para chegar ao gol adversário.
    Jogar o primeiro jogo na casa do adversário pode ser um engano achar que perder de pouco é bom, espero que o Galo não se acomode pensando nos 180 minutos, tem que sair com vantagem já no primeiro jogo.
    Que venha está quinta feira que não chega nunca.

  10. Caros,
    Só a vitoria interessa…PRÁ CIMAS DELAS, GALO! Tá chegando a hr e chega de conversa de donzelas…muito JABAZEIRO(a)S deitando e rolando nessas férias forçadas. Já tão aí de bandeira branca prá uma direção q nada fez até agora à frente do Glorioso, marqueteiros sem vergonhas. Êta Organizada LullucÿZëra Bipolar de conversa mole, viu, sô. Cruz Credo! Será q ela é? Até parece q o jg q vem aí é um AMISTOSO…O 1º a observar tem a ver com O JUIZ. Concordo sempre com esse aparte dos Posts. Abra o olho, 7. A história tai se repetindo. Ñ se lembra do Juíz Rato, q quebrou a perna da nossa Nação Alvinegra nos 80, traiu a classe, e depois ganhou cargo n time rival, fundando uma espécie de escola do JUIZ LADRÃO? E a VAR no Mineiro? E o penal ñ marcado na final de 2014? Q tristeza! Juiz LADRÃO, porrada solução! Pq o Galo ñ emplaca um “CIDINHO BOLA NOSSA” da vida nos quadros da CBF? 2º, ñ há crise nenhuma lá, deixa de bobagem. Ñ conhecem a lenda. Semana dessa aí a Força Aérea da Farinha foi pega na Espanha com 39 buchinha),ou seja, o negócio tá no vapozão e crise n futebol é artimanha prá engabelar a LulLucyzeirada. 3°, nosso time ñ é melhor. Como assim?..melhor é o q VENCE dentro de campo. Fora de campo, conversa fiada da tremedeira delas, da freguesia, da nossa tradição superior, nada disso vale se ñ VENCER. É sempre o jg dentro de campo, é isso q conta. QUEREMOS BRIO desse bando mequetrefe q tem vestido a camisa do nosso Galo. A verdade é essa e já são 2 ou 3 anos q esse base desse time só perde prás marias. Tá passando da hr da virada. Ñ aceitamos outro resultado q ñ a VITÓRIA.
    GALO SEMPRE!
    Obs.: q política de contratação é essa? Se os q chegaram ñ vão a campo, prá q vieram? Ah! tem q haver adaptação…Era só o q faltava…Os caras moram ali do lado, jogam todo dia (ñ é o negócio deles?) e no futebol sulamericano competitivo, a bola ainda é redonda da forma da terra lá e aqui, o campo retangular, tem grama, o q mais querem? E por isso q nossas contratações ñ deslacham…Os caras chegam aqui prá aprender, prá treinar,prá curtir o melhor SPA da América? É brincadeira? Melhor investir pesado na Base do q ficar com esses turcos/chineses aí…
    Obs.: Viva O Futebol do time feminino do CAM! HONRA AO MÉRITO! Tamo junto prá crescer, prá subir e cravar de vez a bandeira GLORIOSA nesse campo minado. FEMININO CAMPEÃO. Aguenta Dra. maria!
    GALO SEMPRE!

  11. Bom dia xará e amigalos desconfiados!!!!
    Meu Gurú, o sinal de alerta com esse sistema defensivo de peneira do GALO está ligado faz tempo….
    São 9 jogos e 11 gols tomados no Brasileirão até agora. Nestes jogos treinos já foram 5 em 2 jogos apenas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Enquanto não adotarem um sistema defensivo eficaz que marque o adversário em seu campo seremos coadjuvantes em qualquer campeonato. Desde 2015 somos alvo de chacotas em torneios nacionais e internacionais. Então espero no mínimo um empate no jogo de quinta-feira. Cansaço e falta de ritmo não vai ser desculpa. Afinal todos tiveram “ferias” e estão muito bem descansados. Esperamos um time aguerrido e determinado. Um time atento e uma defesa sólida. Estou pedindo muito?????

  12. Em minha humilde opinião,caro amigo temporão,nesta segunda estreia do ano todo cuidado ainda é pouco. Não perdemos nenhum dos considerados titulares,mas perdemos o ritmo que já não era lá essas coisas. Concordo q em jogo treino o resultado pouco importa,levar gol,tbm acontece,agora saber q dos dois gols feitos nenhum foi de atacante, é preocupante para dizer um mínimo. Nós jogos oficiais foi um dos pontos negativos e recorrentes. Espera-se q apenas esconderam o jogo,o q acho difícil. Outro ponto é q tenham ficado atentos aos bastidores, pelas páginas policiais o povo felpudo não tem mais nada a perder e essa grana dará para apagar um pouco do fogo q está consumindo o cabaré pirangiense. Q o GALO não transfira p si o “pobrema dosotro”. SAN

  13. Bom dia!
    Se esses dois últimos gringos foram contratados só pra compor elenco e pra disputar posição com os péssimos Fábio Santos e J welison e ou Elias, Adilson e Jair, então era melhor ter economizado grana, já que o clube optou pela austeridade.
    Outra coisa, Guga não pode ficar no banco pra Patric.
    Por enquanto, pra mim, Rui Costa ainda é só garganta.

  14. Bom dia, se tiver um preparo físico melhor e ligado em 220 V da pra ganhar. Vejo o time do GALO mais jovem, enquanto o time do lado de lá já sente o peso da idade. Vejo muito oba oba por causa dos planteis, em nomes o lado de lá tem mais, mas nomes não ganham jogo, vide Uruguai na Copa América. Que incorporem a raça do GALO e persigam a Vitória a todo custo. Que todo cuidado seja tomado quanto a arbitragem chegou uma grana lá e sabemos quem é Benecy. E todo mundo sabe como Bandido e Caloteiro atua. Se bobear esse jogo é na Nelson Hungria.

  15. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Preto, dispensa comentários.
    Os outros dois sul americanos contratados, são apostas, nada mais que isso.
    Com o elenco LIMITADO tecnicamente que possuímos, não creio ser possível a copa do Brasil. BRASILEIRO continuaremos na fila. Quem sabe a sul americana?
    Antes que os donos da verdade compareçam esbravejando, repito: apenas emito opiniões.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR.

      1. Caro Gilvan
        Obrigado pela fidelidade em seguir meus posts.
        Não perco meu tempo lendo o que vc escreve, exceto pelasa suas constantes vindas as minhas postagens. Grato

  16. Bom dia. Eu nao acredito em titulo com Patrick, Ze Wellisson, Fabio Santos, Igor Rabelo em um time titular…..E esperar regularidade do Cazares é algo pouco provável.. mas para quem gosta de sofrer e torcer a fórmula é a ideal…

    1. Sofrer, todos sofremos por ter nascido num país tão corrupto e desigual e cheio de bandidos em todas as esferas inclusive no futebol. Já que acha sofrer torcer pro time , continue as férias é só não assistir nem comentar no blog.

      1. Eu nao sofro pq nao tenho expectativa nenhuma com esse time meia boca. Sofre quem se ilude com um enganador como Luan. Dizem que é o craque do time. Quantos gols ele fez no Brasileiro? Quantas assistências? E o Patrick? Fabio Santos, Pastor, Leo Silva e tantos que nao tem condições de jogar futebol de competição e enganam no nosso galo? E os reforços que chegam para serem reservas? Maicon Bolt, Vinícius , Papagaio…..Queiram ou nao os autênticos nosso time é mediano. O resto é ilusao…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *