Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é o time da virada e da vanguarda

GIF - Esporte e Lazer - 300x250A nossa centenária e rica história não se prende exclusivamente ao futebol, embora seja este o esporte “carro chefe” que move essa invejável paixão Atleticana. Vanguarda é palavra de ordem no Galo, já que o Clube Atlético Mineiro sempre foi pioneiro em Minas Gerais e até no Brasil em diversas outras modalidades de esporte e eventos culturais. A marca “Galo” é conhecida e reconhecida mundialmente.

Se, em 1936, como o portal UAI mostrou na semana, foi do Galo o primeiro atleta mineiro numa olimpíada, o clube se destaca também em outras modalidades do esporte especializado, como maratona, vôlei e futsal. Hermógenes Neto esteve em Berlim, na Alemanha, disputado ciclismo. Ele foi o primeiro colocado na prova de classificação para os Jogos Olímpicos daquele ano. Numa exposição na sede da avenida Olegário Maciel pode-se ver o acervo com medalhas, troféus, carteira de atleta, ingresso dos jogos e documentos da cerimônia de abertura.

galo musa do volei
Fotos: UAI/EM

No vôlei, entre os anos de 1980 até 1983, foram sete conquistas em Minas Gerais, sendo quatro campeonatos estaduais e três metropolitanos. No Brasileiro, num período dominado pelas equipes Bradesco e Pirelli, o Galo era o único clube brasileiro que fazia frente a essa hegemonia. O presidente era Elias Kalil, que indicou seu filho Alexandre – na ocasião com pouco mais de 20 anos – para comandar a equipe. Foi ali que o presidente campeão da Libertadores/2013 deu seus primeiros passos como dirigente. Hoje, musas do vôlei, como Scheila, ficam na arquibancada torcendo pelo time do coração.

O primeiro atleta mineiro a vencer a São Silvestre, a mais importante e a mais badalada corrida de rua brasileira, tinha de vestir a camisa do Galo. O diamantinense João da Mata, em 1983, cruzou a linha de chegada ostentando o manto sagrado para todo galo joão da matao mundo ver e assistir, nas primeiras horas do ano que se iniciava. Indescritível a reação da Torcida Atleticana naquela oportunidade. Outro clube mineiro vem investindo na modalidade, mas na competição da virada de 2007 para 2008, um corredor queniano ao concluir vitorioso a mesma prova, agarrou-se a uma bandeira do Galo e comemorou pelas ruas de São Paulo. Tradição!

E no futsal? Títulos municipais, metropolitanos e estaduais são incontáveis. Nacionais somam cinco e internacionais, quatro. Entre toda essa coleção de conquistas, destacaria em âmbito nacional a Liga Futsal de 1997 e 1999 e a Copa Intercontinental de Futsal de 1998. Nesta maior conquista da modalidade de um time brasileiro, o Galo comandado por Manoel Tobias, venceu duas das três partidas decisivas frente ao MFK Dínamo Moscovo, da Rússia, no ginásio Olympic Complex daquele país. No ano seguinte, quem atuou no Galo foi Falcão, considerado o maior jogador da categoria de todos os tempos.

Hoje à noite, no Mineirão (nosso salão de festas), a Seleção Brasileira feminina conta com o futebol de Raquel, Tamires e a suplente de goleira Luciana. Todas elas com passagem pelo Galo, onde conquistaram inúmeros títulos.

Sobre o futebol profissional, todos sabem que vanguarda é com o Galo. Primeiro campeão brasileiro, primeiro clube brasileiro a fazer uma excursão – vitoriosa, diga-se – em território europeu. E em tempos recentes são do Galo os três últimos títulos internacionais vencidos por um clube brasileiro.

Logo Centauro 120x60

Qualquer Sapatenis por ate 100 Reais

3 thoughts to “O Galo é o time da virada e da vanguarda”

  1. Belo Texto como sempre.. Mas agora uma comemoração. PRATTO CONVOCADO para seleção Argentina. O Galo realmente muda a vida daqueles que passam por aqui. Muito feliz pela convocação do nosso centravantao.. Bica Bicudo. Orgulho de ser alvinegro.

  2. Caro rabino! Bem lembrado:
    Primeiro time sul-americano a ganhar um torneio no Continente Europeu, portanto, Primeiro Campeão Mundial, já que aquele torneio foi o embrião para a disputa atual entre os continentes.

  3. Excelente post Eduardo, nada como lembrar a tradição do Clube Atlético Mineiro, a maior e mais importante instituição do planeta. Corrigindo um detalhe, Manoel Tobias (o melhor de todos os tempos), jogou junto com Falcão no time do GALO de futsal. Falcão na época era um garoto e reserva do time, que tinha outros craques, como Rogério, Índio, Lenísio e outros. Bons tempos! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *