Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O futuro é logo ali

Estádio do Galo

Nessa oitentena, uma vez que estou inteirando hoje exatos 79 dias de isolamento (desde 15 de março), tenho pensado muito sobre nosso futuro. Tanto pessoal quanto da condição de Atleticano. Vou abdicar daquela coisa de construir para gerações futuras. Ora, fiz isso a vida toda, nos tempos recentes estou assistindo muita coisa desmoronar. Quero é eu mesmo viver esse futuro. Essa pandemia me confiscou tantos planos.

Era para o Galo já estar isolado na liderança do Brasileiro, tendo antes reconquistado o Mineiro, e cá estamos, todos sem saber que dia as coisas voltam à normalidade. Portanto, quero meu Galo de volta agora. Rápido! No sábado, aqui neste nosso espaço, trouxe considerações sobre o balanço financeiro. Assustador ao que temos acompanhado.

Já ontem, domingo, relacionei mais de 40 jogadores que estão ou passaram pelo Galo desde 2018, sendo que a maioria deles já seguiu por outras rotas. Em meio aos dois temas, o que fica na nossa cabeça é que uma dívida de 538 milhões, contabilmente, subiu para quase 750 milhões de reais. Inexplicáveis são essas contratações durante essa era Sette.

Faço essas considerações e em conformidade com o título proposto, com a intenção de dizer que precisamos urgente de uma gestão profissional nos destinos do Galo. Só assim, não tem outro caminho, vamos vivenciar tempos diferentes aos que tanto temos reclamado. Esse negócio de diretor não remunerado não cabe nos tempos atuais, ainda que em fase de transição.

Se for verdade que o estádio do Galo, ao que dizem, vai gerar uma receita anual de 100 a 120 milhões de reais – independente da bilheteria dos jogos -, essa realidade está muito próxima de acontecer. Entretanto, do que adianta uma grande receita se as dívidas não param de crescer. Como dizem lá na roça, cresce igual rabo de cavalo, sempre pra baixo.

Então, caríssimas e caros, eu ainda quero em vida poder aproveitar dessa terra prometida. Tragam os especialistas em economia e finanças, aqui no blog temos quem conheça, do ramo e vamos debater. Quanto vale a outra metade do Diamond? Se uma gestão transparente assumir e fizer as coisas acontecerem de verdade, desde que o Torcedor seja informado e participe de alguma maneira dessa história, tudo é válido.

Antes de algumas considerações finais, quero deixar bem claro, que estou propondo tão e somente esse debate. Que cada um possa expor seu pensar, evitando ataques pessoais a quem quer que seja. Só assim, ao meu entender, vamos participar e contribuir com o futuro do Galo. Eu quero viver isso!

Em tempo: ontem revi a decisão de 2014. É emocionante passear pelas nossas grandes conquistas. Incrível como nos esquecemos de alguns lances do jogo. Dátolo perdeu um gol feito minutos antes de o Tardelli fazer o único do jogo e ainda mandou uma bola na trave aos 30m do segundo tempo. Só tinha o registro de memória do gol do jogo. Valeu!

Outra situação. Rogo aos amiGalos evitar assuntos fora do nosso contexto. Alertado ontem pelo bom amigo Barata, o país está num clima hostil. Todos nós temos nosso livre pensar, inclusive o blogüeiro. Aqui não cabe essa discussão, cada um no seu quadrado. Fora daqui faço minhas considerações. Obrigado!

Terceiro e último pitaco para o início de semana. Se qualquer um de nós fosse abordado sobre qual seria o primeiro teste positivo da covid-19 no Galo, seguramente a maioria cravaria Cazares. Não deu outra. Fazendo festinha, jogando uma peladinha, não seguindo as orientações do isolamento. Pode até nem ter sido numa situação dessas, mas sua exposição sugere. Minha sugestão seria de isolamento até o final da temporada, quando deverá encontrar algum clube para seus mimos infantis.

*fotos: 1) divulgação; 2) UAI/EM

18 thoughts to “O futuro é logo ali”

  1. É o futuro repetindo o passado,isto sim!
    Banqueiro, dívidas, má gestão e o escambau são presenças ilustres no CAM desde sempre; recordar é viver e não é preciso conhecer quebrar a ” pioienta” p perceber isto! https://globoesporte.globo.com/video/em-1998-paulo-cury-renuncia-a-presidencia-do-atletico-mg-e-deixa-divida-de-r-15-milhoes-2234320.ghtml… O vice q viria assumir era nada mais nada menos que um, ban-quei-ro,hj com fortes ligações com outro, ban-quei-ro q carrega consigo a maior mancha na história do Clube em seus 112 anos de existência, ninguém tira isto dele, jamais! Se voltar no tempo_ dizem q ele(o tempo) é sr. da razão, tenho lá minhas razões p crer q não. Mas isso não vem ao caso, é somente “minha” opinião_ encontrar-se-a situações um tanto qto parecidas, não existem virgem em put**tô,fato!
    Por conta disto, o Estatuto vigente no Clube deveria ser amplamente renovado e as pessoas q pleiteasem fazer parte dele, muito mais ainda; o q não acontece atualmente, pelo contrário, o Clube é refém do próprio Clube.
    Tem de ser dado um basta nas brigas políticas_ as pessoais, q fique claro_ q desde 1900 e tampinha de guaraná, só faz fo**r com @Atlético.
    Sigo no com meu mantra pessoal: não acredito nestes caras, não mesmo! SAN

  2. Prezados,

    Mais uma vez usando da franqueza, vocês estão discutindo o sexo dos anjos.
    Quem em sã consciência investe algum dinheiro sem garantia de retorno?
    O patrimônio do Galo, é muito, repito, muito maior que a dívida que tem.
    Portanto, até eu, se tivesse uma sobra financeira, já teria investido no estádio, sem o menor receio…
    O tempo joga a nosso favor, certamente deve ser preto e branco…

    “Somente sendo um pra saber”

  3. Boa Tarde,

    Primeiramente indiferente aos números do balanço, este de 2019 trás detalhadamente os valores das transações dos jogadores, pagos e recebidos.
    Isto sem dúvida é uma evolução grande para aqueles que pedem transparência, existia duas empresas especializadas para determinar o tamanho da dívida e se constatada, deveria aparecer, ou alguém acha que seria varrida para debaixo do tapete?
    Segundo, para quem fala todos os dias aqui: “PAREM AS MÁQUINAS!!!!” eu digo que “VAMOS TER ARENA MRV” e como o blogueiro, eu quero ver e desfrutar de tudo que ela possa nos proporcionar.
    Sou a favor de pagar esta divida a custo dos outros 50% do shopping, sua receita não supera o juros, nunca superou, e agora com apenas 50% depois de 2023, ficará ainda menor.
    De acordo com o que foi dito pelo presidente, se houver está venda seria cheia de condicionantes parecida com a grana do estádio, seria primeiramente para pagar dívidas de curto e médio prazo e por final as já negociadas, como Profut.
    Os possíveis descontos obtidos me leva a crer que 500 milhões daria para quase extinguir esta dívida, teria que fazer uma comissão só para efetuar as negociações.
    Mas não podemos nunca deixar de pensar nos aproveitadores que possam levar o clube ao mesmo patamar de dívida.
    Se o Atlético um dia for virar uma empresa quero comprar umas ações, e nunca faria uma coisa desta se ele continuar sendo gerido da forma que é hoje.
    Diretores e presidentes tem que serem remunerados e serem cobrados responsavelmente pelos resultados contábeis e futebolísticos.
    Só para demonstrar um pouco o que estou falando, ando vendo muitas lives e assisti uma com o nosso diretor Alexandre Mattos que se mostrou muito surpreso em verificar que aqui no Galo neste momento, a torcida está interessada e de olho nas questões financeiras, de acordo com ele, acha isto bom, porque torcedor para ele só quer mesmo é ver título.
    Talvez se valendo desta prerrogativa do torcedor só querer ver título é que estes mesmos diretores pintão e bordão com o dinheiro do clube.
    Nosso comportamento está em evolução, isto é claro, mas, temos que entender que somos parte de uma torcida gigante e cheia de diversidades, onde realmente a maioria só quer é comemorar e a instituição fica em segundo lugar.
    Vejo o Galo no rumo certo, boas contratações, balanço transparente e se a torcida queria saber o tamanho do buraco, agora sabe.
    Nosso futuro passa diretamente pela construção desta arena, isto cada dia fica mais claro para mim.

    Boa segunda e boa semana a todos!

  4. Eduardo, não vamos cair nesse papo de que o estádio irá gerar 100 a 120 milhões de receita anual. Isso é tão falacioso quanto aquela história da metade do shopping.
    O Diamond já foi diversas vezes avaliado em quase 1 Bilhão de reais.
    Quem comprou a metade por 250 deu a maior tacada da vida.

    Pesquise também sobre faturamento das arenas brasileiras e verás que a única que gera esse nível de receita é a do Palmeiras, justamente por ser extremamente bem localizada e estar na cidade mais populosa do país, onde eventos de grande porte acontecem semanalmente, inclusive apresentações internacionais.

    Aí mesmo no SE saiu uma matéria sobre os prejuízos da arena Independência nos últimos 8 anos, não consegue sequer pagar os custos operacionais. O Mineirão também vive no limite entre despesas e receitas, mas em situação melhor que o estádio do Horto.

    Quem então irá fazer a mágica de construir um equipamento em BH (com localização pior que esses 2 citados) e que ainda assim gere mais de 100 milhões anuais de receita? Isso é real ou mais uma tentativa dos caras de enganar a torcida (ou parte dela)?

  5. Como estamos na época do achismo, eu acho que a nossa dívida só será paga com venda de patrimônio e como os nossos principais atrativos são o restante do Shopping e o terreno onde funciona a sede administrativa, vendam logo, afinal esse sempre foi o objetivo desse grupo. Mas, por favor, paguem as dívidas e criem mecanismos que impeçam nova evolução descontrolada dessa praga através do comprometimento do patrimônio dos dirigentes às mazelas porventura provocadas por gestões temerárias (quanto devaneio desse ingênuo torcedor…). Abraços!

  6. Bom dia. Infelizmente, não creio em um futuro próspero. Isso por que, para termos um futuro próximo, o pagamento das dívidas deveria ser a prioridade. Ainda que fosse verdade que o Estádio auferisse a receita projetada (nada indica que a alcançará), ainda assim duas ponderações teriam que ser feitas: 1) receita não é lucro; 2) a taxa de retorno auferida com as receitas seriam, certamente, menores que as taxas de juros pagas ao banqueiro-mor. Logo, pagar as dívidas seria um ganho maior para o Galo. Mas está claro que, politicamente, a opção mais vantajosa é outra. Por incrível que parece, nesse cenário apocalíptico, a nossa ÚNICA chance, a nossa bala de prata, é exatamente o que o péssimo 7C: contratar os melhores nomes técnicos do mercado e REZAR muito, para que TUDO dê certo. Não é certeza de dará certo, mas é a única chance. Nisso, fizeram o certo. Agora, certo mesmo seria abrir mão da megalomania, olhar detidamente para a dívida MONSTRUOSA, e alguém sensato dizer o que tem que ser dito: PAREM AS MÁQUINAS!!!! E paguem esse raio dessa dívida, e não façam outras dívidas impagáveis NUNCA MAIS NA VIDA. Eu fico aqui pensando: que sujeito bonzinho esse que doou um terreno de R$ 49 milhões para o Galo. Pq não vendeu o terreno e doou a grana?! Não é nada difícil responder essa pergunta. O terreno foi doado sem ressalvas? Ou com destinação certa? O CAM é um clube sem vaidade, com diretores vaidosos. Isso simplesmente não tem como terminar bem.. Tomara que a bala de prata acerte o alvo. É isso… ou nem precisaremos vender nosso patrimônio: ele nos será tomado.

    1. “Eu fico aqui pensando: que sujeito bonzinho esse que doou um terreno de R$ 49 milhões para o Galo. Pq não vendeu o terreno e doou a grana?!”

      A minha resposta é simples e, como sempre, baseada no “achismo”: O terreno não foi vendido porque ninguém, em sã consciência, o compraria. Principalmente pelas severas condicionantes ambientais impostas a qualquer empreendimento naquela área.

      Em relação a não existir ninguém bonzinho, concordo com você. Mas seria salutar que as coisas fossem feitas às claras. Algo do tipo: “Tranferi o terreno ao Atlético em troca de explorar o nome do estádio por XX anos”.

  7. Bom dia MASSA!

    Lucro de 100/120 milhões/mês!!!!!!!! Que ilusão, sonha não 9ALÃO DA MASSA. Pode até dar retorno se for bem gerido, mas o estamos vendo é que a questão de gestão é bem crítica no 9ALO. É de um amadorismo total.

    A tempos venho dizendo que o 7C só deu prejuízo ao 9ALO. Pagar dívida de outrem é dever dele, pois outros que virão tb pagarão dívidas dele. Enqto não houver uma mudança geral em relação a administração de clubes de futebol, essa sina vai perdurar.

    200 milhões foi o aumento na gestão do 7C, e eu achando que seria de 150 ao final de seu mandato. Já passou da minha previsão e o ano nem acabou. Já já estaremos ultrapassando a portuguesa. Sorte delas terem caído no passado, com isso enxugaram a folha salarial e hoje tem sobre vida. E qto a nós?

    Se ocorresse a venda do restante do shopping, seria mais um rasga dinheiro. Sem ter já tratam as finanças jogando dinheiro na grila, imagina com esse dinheiro na mão!!!!!!

    Cachazares, me abstenho de falar desse pseudo engodo de jogador. Já deu prejuízo demais para gastar algum comentário com ele.

    VAAAMMÚUUU 999AAAAALLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

      1. Bom dia MASSA!

        Obrigado por me corrigir, realmente não é ao mês, sim ao ano. Quanto ao comentário “deixa de ser burro”, fica por conta de sua educação.

        Segue o jogo.

  8. Bom dia Massa e Guru

    No meu comentário do post de ontem terminei com a seguinte frase “# Vamos olhar pra frente!!! “ E o título do post de hoje, guardadas as devidas proporções, acredito, vem sugerindo a mesma coisa “o futuro é logo ali”.
    Para mim o passado, ou que ocorreu até a divulgação do balanço, serviu principalmente para abrir nossos olhos de torcedores, nos convocando a participar mais efetivamente do dia a dia do clube, mas não tão somente às questões do futebol em si, mas principalmente das questões administrativas e financeiras. Temos que ser torcedores sim, mas também fiscalizadores para, evitar que más administrações coloquem em risco o nosso clube.
    Mas reitero o meu pensamento e sem nenhuma procuração e principalmente intenção em defender 7C, acho que o endividamento do clube deve ser compartilhado com todos os ex- presidentes que passaram na administração e não só a ele que é o presidente do momento.
    A nosso favor hoje, temos o discernimento de contestar contratações absurdas e pagamento de salários fora da realidade a jogadores, coisa que antes, cegos e havidos pela conquista de títulos não fazíamos. Ou alguém contestou o ex-presidente Afonso Paulino quando ele formou a selegalo, cheia de jogadores famosos e que vieram ganhando os tubos de dinheiro?
    As perspectivas são boas e o clima, apesar do delicado momento financeiro é favorável, pois finalmente, hoje temos um técnico de ponta, um diretor de futebol competente, investidores que estão investindo no clube e principalmente uma torcida mais atuante e fiscalizadora.

  9. Bom dia Avila. Na minha opinião esta previsao de lucro de mais de 100 milhões com o novo estádio é mais uma ilusão. Isso aí passa por estimativa de 300 eventos por ano no estadio, alem das partidas do Galo. Alguém acredita nisso? Esse estadio pode dar é prejuizo com custos de manutenção. Nao se esqueçam que no Brasileirão de 2019, pagamos para jogar em todos os Jogos em casa. Nao teremos saída a nao ser acelerar a transformação do clube em empresa para vender suas acoes aos atleticanos…

    1. Conjuguemos, pois, no presente do indicativo.
      Eu compro, tu compras, ele compra;
      Nós compramos, vós comprais, eles compram.
      Sério. Eu topo essa modalidade. Quero viver o presente.

    2. Prezado Domingos Sávio, bom dia

      De acordo. Assino em baixo.
      É incrível a ilusão deste faturamento anual.
      A política do clube assemelha-se a prática adotada em países subdesenvolvidos, a “política do pão e circo”.
      Alguém em sã consciência acredita que esses mecenas do CAM, estão colocando dinheiro por amor ao Clube?

    3. DOMINGOS SÁVIO ,
      vou insistir na minha tese .

      O CAM já está sendo conduzido pelos até então “mecenas” que colocaram seus dinheiros nas mãos de irresponsáveis que quebraram irreversivelmente a instituição

      Agora eles deram um
      BASTA pois sabem que ou eles dão um jeito na bagaça ou podem contabilizar essa perda astronômica , pois não existe a menor chance do clube se reerguer por conta própria

      E não existe almoço grátis para essa gente

      Se estádio vai dar lucro ou não é problema deles que estão na empreitada

      O que eles precisam é ter a torcida inflamada , pois sabem que é a única saída para seus projetos de recuperação financeira, não exatamente do clube, mas dos dinheiros que eles colocaram lá dentro

      Portanto, eles precisam colocar um time que preste em campo para que os ajude nesta recuperação

      Recuperado o prejuízo pode ser que o clube se transforme efetivamente em S/A ou Ltda , sei lá eu

      1. Bom dia! Dando meu pitaco, vamos a ele: O terreno foi doado pelo Menin ao Galo, simplesmente porque ali era uma área de Preservação Ambiental “APA”. Não podia fazer prédio, shopping, nada que a MRV auferisse lucro. Só poderia ser feito um estádio, um parque ecológico, alguma coisa de utilidade pública, e é o que foi feito. Esta doação é que precisa ser investigada! Quanto vender a outra metade do Shopping, só se fizer um mudança no estatuto, como cláusula pétrea (nem sei se isto pode ser aplicado), em que nenhum presidente no futuro pode aumentar a divida do clube, nem com garantia do próprio patrimônio. O que ainda salva o Galo é que o seu patrimônio é bem maior que sua divida, o que não nos torna insolvente. Patrimônio este que se diga, só é salvo pelos 49% do Shopping e da sede de Lourdes. Vila Olímpica, Labareda, Cidade do Galo, não tem liquidez.
        Este é um debate que tem que ser feito por gente especializada, pois ninguém vende patrimônio para quitar dividas. O Estádio, bem gerido, com lotação de 80% nos jogos, pode render R$ 100.0000,00 por ano. Gestão é a palavra chave!

        1. Vender patrimônio para pagar dívida é algo corriqueiro. E a razão para isso é bem simples: quase sempre a dívida cresce a taxas maiores que o patrimônio, o que implica em que manter dívidas perenes a taxas impagáveis ao fim e ao cabo resultará, de qualquer modo, na perda do patrimônio (e talvez ainda sobre divida depois de perder todo o patrimônio).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *