Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atlético que eu quero em 2019

 

Por Marcelo Alvarenga

Fim de papo, Graças a Deus. Fim de mais um ano de sofrimento e muita angustia para os atleticanos, em que mais uma vez fomos da euforia ao desespero por diversas vezes durante o ano.

Na final do mineiro, o primeiro jogo foi um passeio em que praticamente resolvemos a parada. Praticamente, porque no segundo, Otero resolveu a parada contra nós.

Na Sulamericana fomos derrotados de propósito dentro de casa, precisando de uma vitória simples. Escalamos os reservas para pouparmos o time para a Copa do Brasil, e foi aí que o ano desandou.

Criou-se sobre o time uma pressão desumana para o jogo contra a Chapecoense e deu no que deu.

Pronto. Três campeonatos perdidos em um início de ano e um brasileiro inteiro pela frente com a diretoria falando em título, mesmo sabendo que não tinha time para isso.

Pensando calmamente hoje, me lembro do meu primeiro texto nesse espaço, em que eu disse (na época estávamos em segundo lugar) que a alegria era diretamente proporcional à realidade e a expectativa.

A culpa da crise que se formou sobre o time é única e exclusivamente do presidente e do seu projeto de diretor de futebol, que durante todo o tempo disseram que brigaríamos pelo título.

O atleticano, no fundo da alma, sempre soube que essa expectativa era irreal, mas se estavam dizendo que sim, que arquem com as consequências, não é mesmo?

O ano chega ao fim então, com um saldo extremamente negativo. Fosse o discurso da austeridade verdadeiro, estivesse a diretoria colocando a casa em ordem realmente (se fosse, salários não atrasariam), a vaga na libertadores seria motivo para muita comemoração.

Não é o caso. Se tornou um pequeno prêmio, que no caso, veio mais pela incompetência dos adversários do que por méritos próprios.

Levir já deixou claro na entrevista pós jogo que muitas mudanças serão feitas para 2019. Tomara. E que comece com a principal mudança necessária: a de mentalidade.

Se não pensarmos em um Galo gigante na hora de montar o elenco, não teremos um Galo gigante durante a temporada. E aí, presidente, pouco importa para nós qual é a cor do balanço financeiro, se é verde ou vermelho. Até porque, até nisso você conseguiu falhar. Fechamos de novo no vermelho.

Que Deus nos ajude e que 2019 possa ser um ano melhor!

Abraço,

62 thoughts to “O Atlético que eu quero em 2019”

  1. Quero q a vergonha na cara seja algemada junto com a competência e profissionalismo na coluna de fundação do prédio da Cidade do Galo e a chave pulverizada e suas cinzas jogadas sobre a Fossa de Mariana.

    abs, timoneiro, muito obrigado mais uma vez pela sabedoria e paciência de conduzir a massa nesse seu espaço.

  2. Boa tarde xará e amigalos! ATENÇÃO! ATENÇÃO! O Palmeiras prepara outra barca de REFUGOS para empurrar guela abaixo do GALO para ficar com Marcos Rocha em Definitivo!!!!!!!!!!!!
    Vejam: Se isso for verdade lá vem outra rasteira do Alexandre Mattos!!!!!!!!!
    R$ 4 milhões mais Guerra, Emerson Santos, Fabiano e um tal de Arthur que nem chegou a jogar lá…
    Se o Sr. Sette Aceitar vamos começar 2019 pior do que estamos acabando 2018!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E o Palmeiras RINDO de novo da NOSSA CARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Amigo, boa tarde! Se for isso, pode fechar negócio correndo! Guerra é bom jogador e seria uma sombra pra Cazares ou mesmo um companheiro melhor do que Chará na criação de jogadas. Artur é um atacante do Ceará, joga mais do que Denilson, Alerrando e o Pastor juntos! E os outros dois são boas opões de banco! Tudo isso pelo superestimado Marcos Rocha? Assinaria correndo! Rocha é bom lateral, mas já temos um que, se for aprimorado, pode se tornar muito melhor! Emerson é mais jovem, tem mais velocidade, só precisa melhorar os cruzamentos e ser menos afoito! Marcos Rocha teve seus tempos áureos, mas ultimamente além de passar boa parte do tempo no DM, costumava ser meio “mãe” para seus adversários ou já se esqueceram da “Avenida Marcos Rocha”?

    2. Cara, se for esse o negócio proposto acho que dá pra fechar. O Marcos Rocha não quer voltar e daqui a 6 meses ele sairia de graça. Quanto aos jogadores: Guerra – é armador, pode ser uma sombra pro Cazares ou até jogarem juntos; Emerson Santos – bom zagueiro, à princípio vem pra compor o grupo, seria o reserva imediato; Arthur – atacante do Ceará, bom jogador, sombra ou substituto do Ricardo Oliveira; Fabiano – lateral direito, já jogou no Crüzeiro e não foi aprovado. Também não seria aqui, temos que parar de contratar jogadores que já jogaram lá. Tentaria envolver outro jogador no negócio, o lateral esquerdo Vitor Luís.

    3. Cara, se for esse o negócio proposto acho que dá pra fechar. O Marcos Rocha não quer voltar e daqui a 6 meses ele sairia de graça. Quanto aos jogadores: Guerra – é armador, pode ser uma sombra pro Cazares ou até jogarem juntos; Emerson Santos – bom zagueiro, à princípio vem pra compor o grupo, seria o reserva imediato; Arthur – atacante do Ceará, bom jogador, sombra ou substituto do Ricardo Oliveira; Fabiano – lateral direito, já jogou no Crüzeiro e não foi aprovado. Também não seria aqui, temos que parar de contratar jogadores que já jogaram lá. Tentaria envolver outro jogador no negócio, o lateral esquerdo Vitor Luís.

    4. Não está tudo perdido, de lá pode nos interessar:
      Guerra, Rafael Veiga(Atlético-PR/Palmeiras), Zé Rafael(Bahia/Palmeiras), G. Scarpa e o zagueiro A. Carlos. Os demais é refugo e só viriam para compor grupo e aumentar a folha do Galo

    5. Acho que se trocasse o Arthur e o Fabiano pelo Victor Luíz, poderia fechar tranquilamente.
      Emerson Santos, Víctor luiz e guerra
      Bons jogadores, e o Marcos Rocha não quer voltar.

  3. Pois é , Marcelo Alvarenga. 2019 vai ser igualzinho 2015, 2016, 2017 e 2018. Como eu sei? Por que a mentalidade tacanha é a mesma. Exemplo? Contrataram um zagueiro, Martin Rea, que não jogou nenhum uma única vez. Só para citar um exemplo. Claro que tem gente que ganha um bom pixuleco nisso aí. Então, 2019 será mais um ano que o Galo não vai ganhar nada, infelizmente. Ah, mas tem um outro lado. Não vai ganhar, mas vai perder. Vai perder o restante do shopping, vai continuar endividado, pois o shopping não vai zerar as dívidas, e o dinheiro do estádio vai acabar, aí vai fazer mais dívidas para concluir a obra, e a torcida vai continuar encolhendo, a renda diminuindo. E vão contratar ex jogadores com Bobinho e Maricone para endividarem mais ainda. Obrigado a todos os dirigentes que ajudaram a arrentarem com o Galo. Malditos sejam.

    1. Uma boa mudança para 2019 seria voce dar um tempo e se desligar do futebol. A meu ver voce não fará falta alguma ao blog. E aproveita leva mais uns 20 com voce, deixa o Blog so para os Atleticanos já seria uma bom começo para o GALO.

    2. Prezado João Reis. Concordo plenamente. Desde a época de Kafunga somos roubados por dirigentes ladrões. O Kafunga usando de seu sarcasmo dizia que no atlético a prestação de contas era despesas diversas e diversas despesas. E jogador igual Patrick, Gabriel, Maidana eram qualificados pelo Kafunga como cabeca de bagre! Os tempos mudaram em tempos recentes a radio Itatiaia demitiu o lelio Gustavo pq ele teve a ousadia de criticar o craque Neto Berola. E sinal dos tempos é um atleticano que se define como verdadeiro vir a público dizer que a nossa torcida gosta é de torcer e sofrer….

      1. Prezados Domingos e João Reis Boa tarde.
        Concordo na íntegra com vcs. Existem incautos de mentalidade atarracada que acreditam que por méritos, esse time horroroso se classificou para a libertadores. Acredita também em uma diretoria cujo o próprio presidente diz não entender nada de futebol! O mesmo inclusive demonstrou isso trazendo Alexandre Gallo e homologado as suas contratações.
        Há quem queira sofrer com o GALO, eu gostaria de vibrar sendo campeão. Dessa maneira que aí está, será difícil.

  4. Caros,
    A realidade ñ é agradável sob todos os ângulos. O treinador certo prá nós encontra-se desempregado. O cara é cabeça até no apelido, tem coração, ainda, e sabe montar elenco (especialidade do moço). Ñ gosta de moleques. E olha q lá em Santos é moleque de verdade. Os nossos não são moleques, praticam molecagem. Fabíola Santa é uma puta de perna aberta. Pastor é jogador ou PIPOQUEIRO? Mau caráter, pedia a rescisão e provava q é de Deus, Amém…
    Obs.: O burrinho-japonês fica de animador de auditório, nas piadas, ele, Luan e PATRICÃO. EU ACREDITO.
    Obs.: Douglas Santos tá de bobeira na 2ª da Alemanha, resolve nossa lateral esquerda; na direita segura mais uma ou duas temporadas o voluntarioso Emerson e os cifrões vão bater no teto do Diamond…vai por mim, sei do q tô falando.
    Obs.: zagueiros, sim, sem dúvida nenhuma, prá chegar e jogar, mas sobretudo volantes (tem q ser jogador caceteiro mesmo, ignorante, destruidor e pouco chegado em gomas, q NÃO bata continência prá ninguém…
    Obs.: temos q volta a nossa grande tradição, uma das maiores do futebol brasileiro. Temos q buscar um grande ARTILHEIRO, MATADOR, impiedoso. Chega de igrejeiro fajuto, sem vergonha…
    …É DISSO Q PRECISAMOS EM 2019, prá levantar o Brasileiro. Temos q levantar o Brasileiro, q tá em baixa nesses tempos de lamber botar e bater continência…O brasileiro necessita do CAM campeão.
    FIM DE PAPO, GRAÇAS A DEUS, mas ñ sem antes. A Universidade do Galo será de doutores em comédia?: “Criou-se sobre o time uma pressão desumana para o jogo contra a Chapecoense.” Gostei da explicitação dessa MENTALIDADE casada com a grande comemoração pela 6ª colocação no Br (e vaga na Liberta)…Nossa torcida precisa, necessita, tem q sair do pequenino horto, aquilo é contagiante, tá pegando, ficando na alma…Temos q estancar essa TRANSMUTAÇÃO!
    Fica kuei, NÃO, irmão!
    GALO SEMPRE!

    1. Tem que bater continência para torcida em respeito, porque é a torcida que paga os salários. Isso não muda o caráter do jogador ou qualquer pessoa que seja. Tem muita gente aqui que ta igual a Dilma, fala fala e não diz nada. Tenta camuflar fala politica em comentários de futebol. Isso é bobagem, tempo de eleição já passou. Poderia concentrar só no Galo e aproveitar o espaço, já que aqui é so Galo não é?

    2. Boa tarde Viana. Perfeito seu comentário Viana, principalmente neste parágrafo “Obs.: Douglas Santos tá de bobeira na 2ª da Alemanha, resolve nossa lateral esquerda; na direita segura mais uma ou duas temporadas o voluntarioso Emerson e os cifrões vão bater no teto do Diamond…vai por mim, sei do q tô falando.”
      Espero que alguém da diretoria do NOSSO GALO esteva acompanhando o blog .

  5. GAAAAAAAAAAAAAAALLLLLOOOOOOOOOOOOOOO….
    Esse grito ecoa e meu coração dispara. Me vejo atualmente no meio de um pessimismo tremendo e de repente me lembro que na segunda divisão eu e meu pai aproveitamos umas das melhores fases da nossa vida juntos. Sabe porque, porque a nós , bastava o Galo, nosso amor e nossa alegria de estarmos ali, gritando , cantando , sofrendo e nos emocionando pelo nosso Galo mais lindo do mundo. O pessimismo não me assola mais, o ano acabou, a vaga chegou e ano que vem a esperança se renova com mais força. Não temos o melhor elenco mas também não temos o pior. Um xerifão na zaga e um bom atacante podem fazer muito diferença.
    Borá meu Galo que o otimismo nos leva pra frente e nos deixa sonhar que dias melhores virão e se não vierem, nunca deixarei de te Amar e alegrar minha alma quando solto o grito de GAAAAAAAALOOOOOO..

  6. Respeitosamente um time que tem um folha salarial de 9 milhoes mes nao esta sem dinheiro. Um clube que renova quatro anos com luan por 400 mil mensais nao está sem dinbeiro. Quem contrta Chara por 27 milhoes nao está sem dinheiro. Quem paga tres tecnicos ao mesmo tempo( Osvaldo, Larghi e Levir) nao está sem dinheiro. Temos um orçamento muito superior a maioria dos times brasileiros. Quem contrata baciadas com contratos longos e todos acima de 200 mil mes nao pode reclamar de falta de dinheiro. Mas esperar o que de quem nao entende de futebol e terceiriza a gestão do futebol para novatos como Marques e Alexandre? Agora dizem que muitas mudanças serao feitas. Mas se renovar Leo Silva e mantiverem os acomodados( Fabio Santos, Elias, Cazares, Ricardo Oliveira, Luan, Gabriel, Patrick nao serao mudancas. Serao maquiagens de cadáver. Mas como ensina Lugalo: Torcer e sofrer esse é o nosso ideal!!!

    1. Quando sua folha de despesas é maior do que a de receitas, sim você está endividado e portanto sem dinheiro, a menos que consiga um meio de ganhar mais e gastar menos, simples assim!

    2. Concordo com você Domingos,pagar 400 mil por mês ao Luan é um exagero sem tamanho e o resto do elenco vai na cola,todo mundo querendo contratos longos e salários astronômicos.

  7. “O atleticano, no fundo da alma, sempre soube que essa expectativa era irreal, mas se estavam dizendo que sim, que arquem com as consequências, não é mesmo?”
    De todas as falas dessa coluna ( dos regra 3), essa é a mais insana e irresponsável.
    Sério mesmo que você como torcedor, analisa sua expectativa pelo que a diretoria diz?
    E que tanto faz o balanço no azul ou no vermelho, tem que fazer time?
    Sério, eu estou tomando birra da torcida do meu time. Pelo menos os regra 3 da coluna ( e formam também, essa opinião no restante da torcida) parece o que eu mais odiava na torcida azul quando aprendi a amar o meu Galo. A arrogancia. Não lerei mais a coluna. Se essa gente tem espaço. Não é pra mim

    1. Jorge, boa tarde.

      Respeitosamente, se o que você entendeu do texto foi o que colocou no comentário, o problema não está na escrita, mas sim na leitura.

      De qualquer forma, sigamos em frente!

      Abraços,

  8. Minha sugestão para contratações para um time bom em 2019:

    Trocas/ empréstimos
    Marcos Rocha, Elias, Ricardo Olixeira,Fábio Santos, Edinho, Denilson, Patric, Gabriel

    Opções de trocas:

    Marcos Rocha por Guerra + empréstimo com opção de compra de Victor luiz

    Ricardo Olixeira + Elias por Rever + 1( talvez Dourado)

    Priorizar a contratação de tardelli

    Também tentar Teo Gutierrez, junior Barranquilla

    Trazer Joel Carli, em fim de contrato

    Tentar a contratação de um jogador jovem, como Matheus Fernandes do Botafogo( opção de troca + $/ Fábio Santos, Patric, Ricardo Oliveira )

    + 1 jogador de velocidade de lado de campo

    Daria pra formar um bom elenco sem ter que investir muito dinheiro. Talvez ainda sobrasse dinheiro para mais alguma contratação pontual

    Victor- Emerson-Rever-Carli-Victor Luiz- Adilson/Zé Welisson-Blanco-Cazares/Guerra- Tardelli-Chará-Teo Gutierrez/Dourado.

    Cleiton-Carlos César-Matheus Stockl-Leonardo Silva-Zé Welisson-Galdezani-Luan-Terans-Bruninho-Dodô-Alerrandro

    1. Ah poderíamos tentar para a posição de lado de campo o Carlos Eduardo do Goiás.

      Outros jogadores para serem trocados ou emprestados:
      Leonan, Carlos, Hyuri, Clayton

      Acho que Leandrinho e Nathan foram muito prejudicados por chegarem visivelmente sem ritmo de jogo. Não posso concluir que os dois sejam inúteis. Porém teria que rever a questão do contrato. Depois que começa a jogar bem tem que ir embora

      1. Joel Carli é um zagueiro experiente e firme na zaga. Não sei a idade dele, se for velho como o Léo Silva, aí não.
        Acho que com a ajuda do BMG e da MRV poderia tentar a volta do Lucas Pratto ou o Téo Gutierrez.
        Pra lateral direita, caso o venda o Emerson, será um pouco mais complicado, pq no Brasil não tem esse jogador. Sugiro não vendê-lo agora. Se vender ano que vem, poderá está mais experiente e valorizado.
        Galo sempre

          1. O contrato do Carli acaba agora no fim do ano, se eu não estiver enganado. O goleiro do Sport é tido como “Novo Dida”.
            Poderia ser trocado pelo Patric. O pessoal do Sport gosta muito do Patricão da massa e o nosso goleiro reserva, que seria o Uilson vive machucado, além de não ser confiável.
            Não sei o nome do jovem goleiro do Sport, mas nos jogos que foi o titular, mostrou ser muito bom. Sabe sair do gol, cara muito e é muito alto, tipo o Dida (ex-goleiro) mesmo. Patric e Uilson seriam boas moedas de troca.

    2. Vamos às sugestões de contratações e trocas:
      Messias (Z) do América, poderia oferecer alguns jogadores em troca definitiva, caso queiram ou verificar valor pra compra e buscar parceiros (como BMG ou MRV) para a aquisição.
      Maicon (Z) do Galatasaray, está sendo especulado. O Gil (Z) ex-Corinthians também seria um bom nome. Ou o Miranda (Z) que está insatisfeito com a reserva na Inter de Milão.
      Renan Lodi (LE) do Xará paranaense, poderia oferecer alguns jogadores em troca definitiva, caso queiram, inclusive o Fábio Santos e/ou Lucas Cândido na troca. Outro pra lateral esquerda, seria a tentativa de repatriar o Jorge (ex-Flamengo) ou o Douglas Santos (ex-Galo).
      Pra volante, acredito que Adilson, José Welisson, Blanco e mais um ou dois da base seriam bons. Mas ainda queria um volante de mais marcação, estilo Leandro Donizete.
      Na armação, acho que Cazares já deu o que tinha que dar, deve ser vendido. Estão especulando o Guerra do Palmeiras. Pode ser uma boa contratação. Mas ainda tentaria uma troca do Elias pelo Jadson do Corinthians. E ainda tem o Gustavo Scarpa e o Lucas Lima do Palmeiras, que agora aumentará muito a concorrência e podem ser negociados. Podendo até mudar a forma de jogar. Jogando com dois no meio, armando jogadas.
      Pro ataque, acredito que se conseguisse trazer o Diego Tardelli, seria ideal. Mas a contratação do Pablo do Xará paranaense, também seria uma boa, podendo até usar o Ricardo Oliveira como moeda de troca.
      Caso venda o Emerson, aí seria essencial a contratação de um lateral direito, pq Patric, Carlos César e até o Alex Silva (apesar de ter jogado bem no Goiás), é complicado de aturar.
      Com isso, poderia subir alguns jogadores da base, disputar o Mineiro com uma mescla de reservas e os garotos, tendo o Leonardo Silva, na zaga, pra orientar os garotos. Podendo ser um lateral direito da base, Matheus Stockl e Léo Silva na zaga e Hulk na lateral esquerda.
      Comentem aí as sugestões.
      Galo sempre

      1. Os zagueiros que você citou são muito bons, cairiam muito bem, mas são zagueiros caros e que não seriam contratações fáceis. Com exceção do Messias, que também acho um bom nome. Acho o mais possível da sua lista.
        Acho que seria uma boa o galo investir num zagueiro de média idade e grande qualidade pra garantir uma zaga melhor por alguns anos.

        Renan Lodi é um bom nome. Vi um lateral esquerdo do Bahia que também é bom. Jovem e com personalidade.
        Pablo também é um bom nome, mas com certeza está valorizado. Usa a camisa 9×2

        Jadson, Scarpa e Lucas Lima seriam excelentes, mas não acredito na contratação de nenhum deles. Acho que tá mais pro Guerra mesmo.
        Discordo quanto ao cazares, acho muito bom jogador, mas precisa ser mais constante. Tem jogado muito bem com o levir, espero que continue. Acho o guerra uma sombra de peso, que pode ser titular tranquilamente.

      2. Acho muito difícil contratar o Pablo. O paraguaiense já falou que vai cobrar caro por ele, e com certeza já tem time europeu sondando. Messias e Carli seriam bons nomes, e também o Vitor Luís pra lateral esquerda, que jogava muito no Botafogo e tá encostado no Palmeiras. Eu tentaria também o Júlio César do Fluminense ou o João Ricardo do América pra concorrer com Victor. Ambos catam muito, e o contrato de ambos acaba no fim do ano.

        Saudações Atleticanas!

        1. AmiGalos, boa noite
          -O CAP rejeitou 6 Milhões de Euros pelo Pablo Falou que menos de quinze Milhões de Euros nem conversa.
          – Gil (z)- bom nome
          – Guerra- Só fica contundido
          – Matheus Gonçalves do Sport – boa aposta
          – Tardelli – Tem 4 clubes chineses querendo contratá-lo. Sem chances para os times brasileiros
          – Goleiro – Não precisa de outro. Vítor é um dos 5 melhores do Brasil
          – Lateral esquerdo – Tentar contratar um do Palmeiras envolvendo o Marcos Rocha
          – Atacantes – Kesley do Paraná; Vinícius do Bahia;
          – LD- Se vendermos Marcos Rocha e Emerson temos que contratar.
          – Adilson do Galo – Não confio que faça 5 jogos seguidos. Se contunde muito. Só para o banco. Precisa de outro jogador nessa posição.
          – Rodrigo Caio- Não, muito ruim. Fraco fisicamente.

          1. A sugestão do goleiro do Sport, Mailson, de 22 anos, 1,97 m de altura, seria preparando o substituto do Victor, que já está descendo a ladeira. Ele é tido como “Novo Dida”. Sabe sair do gol em cruzamento para a área, cata muito e é alto. A diretoria e torcida do Sport idolatram o Patricão da Massa. Oferece ele e o Uilson (goleiro), que vive machucado, na troca ou outros jogadores.
            Quanto à troca sugerida pelo Palmeiras, poderia ser o Guerra e o Victor Luís, lateral esquerdo pelo Marcos Rocha.
            No Paraná, tem um jovem volante (segundo volante que sai pro jogo) que fez gol de empate contra o Inter. Pode oferecer o Carlos, Jesiel e Mansur ou outro jogador que eles quiserem.
            O Carlos Eduardo que jogou pelo Goiás, não é do time esmeraldino, se não poderia oferecer o Alex Silva e outros na troca, mas está só emprestado.
            Se o xará paranaense quer 15 milhões no Pablo, pode oferecer alguns jogadores (na metade do passe) e uma parte em dinheiro (cadê o BMG para comprar a metade).
            Dá pra trazer muitos jogadores de um nível bem mais elevado do que os que estão aí. Basta usar a criatividade e saber negociar.
            Vamo lá Marques, mostre seu potencial.
            Galo sempre

  9. Tenho , pra mim , que inutilidades poderiam ganhar
    “passe livre” e vazar , ou seja , rescisões de contrato
    sem ônus para o clube .
    Vender as “porqueiras” é sonho , ninguém compra .
    Chamar os caras que , definitivamente , não têm o
    menor compromisso com a instituição , agradecer ,
    e, entregando-lhes os direitos econômicos , acordar
    os distratos , ficando o clube livre de seus salários .
    Já pensaram como ficaria a folha de pagamentos ?
    Enxutíssima !!!
    A partir daí , buscar atletas em Sabará , Nova Lima ,
    Uberlândia, Pedro Leopoldo , Ponte Nova, Uberaba
    e em mais de 500 cidades do estado pra baterem a
    sua bolinha no CT para se apurar uma meia dúzia
    de verdadeiros jogadores “in natura” que possam
    integrar o plantel principal .
    Ah! , seguramente vão dizer que é uma bobagem o
    que digo, mas de onde saíram TODOS os jogadores
    que fazem parte do mundo da bola ?
    De alguma “estufa” ? De algum “laboratório” ?
    De onde veio o Matheus Fernandes , do Botafogo ,
    que me causou belíssima impressão ?
    Ah ! , Zé das Camisas , Biju , Barbatana , Lincoln e
    Wilson de Oliveira , seu Afonso Boa Morte , Irineu e
    Nelson Campos , Furletti , Felício , os Gosling ….
    Como não lembrar de Jair Bala , Dario Alegria , Diná
    e Hilton Chaves , de Amaury , Tostão , Dirceu Lopes,
    Gilberto Silva , Palhinha I e II , de HIlton de Oliveira e
    de Natal , de Ronaldo Luiz , Éder e Pedro Omar , dos
    fabulosos Reinaldo e Cerezo , de Marcelo , Ângelo ,
    Buião e Danival , de Ernani e de Silvestre , do Tião ,
    de Romeu , Lôla e Euller , de Fred e de Noventa , dos
    aguerridos Márcio Gugu e Pedrilho …?
    Pois é !
    Não vou estender mais o comentário .
    Basta comparar a relação acima com as descobertas
    dos dirigentes atuais .
    É de embrulhar o estômago …..

  10. Oi Eduardo, Marcelo e Amigos, bom dia!
    Concordo. Enquanto essa diretoria não pensar grande, a próxima temporada será repeteco desta que está nos finalmente.
    O planejamento para 2019 precisa ser ambicioso e sem modéstia.
    Dinheiro??? Procurem a MRV e o BMG.
    Porém, muita calma nessa hora. Juízo, não vamos rasgar e jogar dinheiro para o ralo.
    Saudações Alvinegras,

  11. Olá amigos da bola!

    Só um detalhe!
    Mesmo que Otero não tivesse sido expulso, na decisão mineira, perderíamos da mesma forma!

    Na verdade, o culpado, foi o ex treineiro horroroso, que armou um esquema covarde, colocou o time em campo para se defender e tentar não perder. Na verdade, times dirigidos por treineiros assim, são sacos de pancada. Com Otero ou sem Otero, naquela decisão, jogando daquela maneira, só há um resultado. Derrota.

    Futebol é simples, basta ter coragem e jogar pra frente, mas, nossos treineiros horrorosos e retranqueiros, complicam.

    Vejam o coelho, na última rodada atuou pra frente contra o flu, não venceu por falta de sorte e incompetência de alguns atletas, porém, se tivesse atuado daquela maneira dentro e fora de casa, desde início da temporada, não tenho dúvida! O América não teria caído e hoje estaria com vaga garantida na Sul-Americana, no mínimo.

    Vejam a Chape, como atuou pra frente nas últimas rodadas, dentro e fora, por isso, por acreditar, e pela filosofia ofensiva, conquistou excelentes resultados, e o time não tem nada de especial….. Mas a coragem foi determinante.

    Outra coisa, não disse que o Marques seria mantido na função?

    O Gun do Flu não deve ficar para próximo ano…….. Excelente zagueiro

    No mais, é torcer……
    No entanto, com esse presida “cruzeirense”………… Não acredito!

  12. Não tem a menor chance de o América negociar o Messias com o Galo. Aposto que com as Maricota eles vao entregar de bandeja. Esquece isso, cara. Para de dar murro em ponta de faca. Rodrigo Scarpa no Galo? Você acredita nisso? Vão mandar é a refugada das porcas pra gente, vide Erick, Arouca e Juninho. Atleticano é um ser muito iludido mesmo…

  13. Choque de gestão. Esse é o momento. Coragem para fazer as mudanças necessárias. Na minha opinião, Elias, Fábio Santos e Ricardo Oliveira não tem condições de continuar. Leo Silva, no máximo, reserva. Luan opção para 2T. O nosso time precisa de 5/6 jogadores que venham para ser titular. Hoje, esta seria a base:
    Vitor
    Emerson
    (contratar dois zagueiros)
    (contratar lateral esquerdo)
    Adilson
    Blanco
    Chará
    Cazares (precisa mostrar mais futebol…)
    (contratar um atacante de velocidade)
    (contratar um centroavante)

    Espero demais que a Diretoria esteja trabalhando desde já e planejamento o Galo 2019, porque o débito com a torcida está altíssimo…

    1. Bom dia Andrade. Concordo integralmente com você, entretanto é difícil acreditar que o Marques tenha a iniciativa de buscar negociação com outros clubes, parece não ter iniciativa, sem perfil para ser diretor de esportes.

  14. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes.
    Bom dia escriba mor!
    Pressão desumana sobre o time? Seria essa expressão cômica se não fosse RIDÍCULA! Um elenco que custa nove milhões deve suportar pressão.
    Desumano foi o que nos torcedores tivemos de suportar: vice campeonato mineiro; empate com o genérico acreano pela CB; eliminação da CB pela poderosa chap; eliminação da sul americana pelo “João ninguém”; 38 partidas ridículas no campeonato brasileiro; contratação dos craques Natan, Leandrinho, Terans, Denilson, Tomás Andrade, Martin Rea (Nem jogou), Samuel Xavier, Arouca, Alexandre Gallo. Quanta m…!
    Para um melhor 2019 deve-se não somente mudar a mentalidade como também o elenco. Será que esses valorosos craques aguentaram a pressão da “Pré libertadores QUAE SERÁ TAMEN”?
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

    1. Alberto, boa tarde.

      Posso te pagar 20 milhões ao ano e te colocar para pilotar um Boeing. Você sabe pilotar? Pois bem, se vire com a pressão, já que ganha 20 milhões ao ano.

      O problema não é o salário dos jogadores, e diga-se, eles não tem culpa do quanto ganham. A culpa é de quem os contratou.

      O problema do Atlético esse ano foi técnico. Dinheiro na conta de jogador não ensina ele a jogar futebol…

  15. Para começar um ano de 2019 melhor vamos precisar:
    • Sem desmerecer marques, mas contratar um diretor de futebol mais cascudo;
    • Mandar embora os ex jogadores que até agora não deram resultado e buscar no Fluminense e Vitória que revelam muito, profissionais para as categorias de base;
    • Trocar urgentemente nosso treinador de goleiros;
    • Negociar ou dar passe livre para 13 jogadores que estam voltando de emprestados, porque já provaram inúmeras vezes que não teem capacidade de compor nosso elenco;
    • Usar como moeda de troca ou emprestar: Danilo, Dodô, leonan e capixaba
    • Desfazer urgentemente de Tereans, Juninho, Fernandinho, Uilson, Rea,Natan,Denilson, Leandrinho;

      1. Para começar um ano de 2019 melhor parte 2 vamos precisar:
        • FORA ELIAS, FORA ELIAS FORA ELIAS,FORA ELIAS, FORA ELIAS, FORA ELIAS, FORA ELIAS,;
        • FORA F.SANTOS, FORA F.SANTOS, FORA F.SANTOS, FORA F.SANTOS;
        • FORA PASTOR, FORA PASTOR, FORA PASTOR, FORA PASTOR, FORA PASTOR;
        • Maidana, Gabriel, Patrick negociar;
        • Comprar bateria de 220 V pro Cachaçares

  16. Críticas são primordiais para evolução, porém, quando não são acompanhadas de propostas plausíveis e exequíveis, elas caem na vala comum.
    É fácil apontar o dedo para os erros, difícil é corrigir a rota durante o percurso e ter convicção na mudança. Imagino que seja complicado administrar um time sem dinheiro – todos sabem da situação caótica do CAM – e paralelamente ter ambição de conquistar títulos.
    A limpeza está sendo feita, não da forma que a gente gostaria, mas ainda sim está sendo feita. Foram décadas de irresponsabilidade financeira. Certamente não é da noite pro dia que tudo será resolvido. Não tenho procuração pra defender o presidente, inclusive o considero meio prepotente, mas vou dar uma chance para que mostre seu trabalho. Serão três anos de mandato e fazer uma avaliação definitiva agora, além de ser injusto, é precoce.

    Aqui neste espaço lemos muito blá blá blá e poucas questões realmente propositivas e bem embasadas. Espero que o Galo 2019 seja mais EFICIENTE e que os comentários, me incluo aqui, também acompanhem esta característica.

  17. Bom dia!

    Quais cenários podem ser previstos quanto à montagem do elenco 2019?

    Para a direção (7C e Marques) o elenco está 90% acertado, o que daria uma contratação pontual de 4 a 5 jogadores apenas.
    Já Levir, em entrevista, disse que grandes mudanças estão a caminho, o que sugeriria a saída do elenco de ao menos 10 jogadores que fazem parte da barca que integrou o titanic atleticano 2018.
    Somando o que o Levir falou e diminuindo o que a direção entende possível, vejo que dez nomes são o mínimo que deveriam sair por insuficiência técnica a fim de abrir espaço para remontagem do grupo 2019. E cinco seriam o que a direção pode trazer como caras novas para formação da equipe 2019.
    O restante deveria ser composto com a BASE e outros jogadores que estarão retornando de empréstimo, o que não vai trazer ganhos técnicos substanciais para a equipe.

    Pela grana muito curta do Atlético não dá para esperar mais do que cinco contratações.
    Se assim acontecer, o 7C não vai poder errar como errou demasiadamente no seu primeiro ano de gestão.

    Se trouxer cinco caras tecnicamente viáveis, que cheguem para assumir a titularidade, e que sejam cascudos e joguem com raça, há chances de melhora do time para fazer uma campanha melhor do que a deste ano para esquecer.
    Se, porém, a direção errar, como tanto errou na montagem do elenco 2018, aí meus caros, 2019 será ainda pior.
    Tomás Andrade e Juninho estão de saída, o que está correto.
    Léo silva está para renovar, o que indica problemas (físicos com desfalques constantes na equipe).
    Emerson, Maidana e Bruninho devem sair, o que vai desqualificar o elenco que tem muito poucos com qualidade.
    Galdezani está para ser contratado por 3 mi, o que será um erro pelo dinheiro curto do cofre atleticano. Melhor será devolvê-lo ao Coxa com os agradecimentos pelos serviços prestados.

    Em suma, 2019 pode ser um ano de 2018 repetido.
    Se não contratar cinco caras que cheguem como titulares, 2019 será tão pífio, sorumbático e macambúzio como 2018.

  18. Bom dia Eduardo e massa. Disse tudo Roberto Caldeira. O galo que quero é um time vencedor de jogos e títulos,mas como sou muito pessimista não acredito que aconteça em 2019.vejo o planejamento de 2019 igual o 2018 ou pior. O pseudo diretor de futebol foi embora e deixou um barca de refugos e peladeiros para trás e quem vai pagar o prejuízo é claro que eo CAM.o levir disse que vai ter um reformulação na equipe em 2019 mas só digo se ficar Elias. Cone2.Victor. Fábio Santos não passamos nem na primeira eliminatória da libertadores. Enquanto isto algumas equipes movimentando para se reforçar e o presidente do galo a comer moscas. Aonde está o diretor futebol presidente?vai galoooooooooo.

  19. O Atlético que eu quero para 2019 – tão quanto um Time competitivo e vencedor – é um Clube com gestão responsável e transparente.
    Não sou tiete de jogador, muito menos de dirigente, defendo o meu Galo e minha gente Preta e Branca. Logo aparece um pra dizer que “isso não é sociologia e preto e branco tem em qualquer torcida”, refiro-me às cores da MINHA camisa e aos que torcem pelo mesmo escudo que eu. Mas não vou detalhar porque não estou para falar de sociologia, tão pouco de interpretação de texto.
    Quero saber é se o presidente Pinóquio, que não gosta de falar de futebol, sabe que a Torcida é a parte mais importante de um Clube de Futebol…parece que não.
    Entre outras, as funções de um “CEO” são:
    -Comunicar claramente objetivos e caminhos a ser seguidos
    -Formulação e implementação de um plano estratégico que guia o negócio
    -Gestão de outros “executivos” como – no caso em questão – Diretor de Futebol, Diretor de Marketing, Diretor Jurídico, etc.
    -Formular e implementar um plano estratégico que guie o negócio
    -Tomadas de decisões corporativas
    -Ser a PRINCIPAL voz aos “acionistas”/torcedores da empresa/Clube
    E, talvez a mais importante, ser a Liderança da empresa; ter visão a longo prazo e incentivar seus funcionários a darem o melhor. Também serve como a figura pública que representa a empresa. É o CEO o responsável direto pelos sucessos e fracassos, e é responsabilidade do Vice e do Conselho supervisionar suas ações.
    Evidente que não temos um CEO, sim um presidente arrogante e autoritário que faz parte de um grupo de coronéis que ainda não entenderam que o mundo mudou e o povo não aceita mais ter cabresto, muito menos açoite. Acorda Kalil e cia, os torcedores exigem transparência. Se não sabem como fazer, para começar deem uma olhada no Twitter do Conselheiro do Grêmio, Cristiano M. Costa que fez um detalhamento transparente dos resultados financeiros de seu Clube até o 3T 2018. ATENÇÃO ao ler que tiveram um superávit de 69milhões, com destaque para a redução das dívidas. Quem tem honestidade e competência não tem vergonha/medo de TRANSPARÊNCIA.
    https://mobile.twitter.com/cristianomcosta/status/1067534729468088320

  20. Bom dia!
    Sim, será necessário mudar a mentalidade!
    Ano passado nomes de peso que saíram do Galo: Dátolo, Leandro Donizete e Lucas Pratto.
    Nomes de “peso” que chegaram: Elias, Marlone, Valdívia, Clayton, Fred que já estava desde 2016, Gustavo Blanco. Desses aí, só se salvaram Gustavo Blanco e Adilson. Olha o prejuízo!
    Para o ano que vem, parece que vão embora Juninho, Tomas, Denílson, Nathan e Leandrinho. Não eram nem pra ter chegado, mas não adianta só esses inúteis irem embora. Tem que aumentar essa lista aí, inclusive com jogadores que são titulares, como Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira. Luan pode voltar pra o banco. Ele sempre ajudou muito entrando na segunda etapa. Se ele não quiser assim, que procure outro time.
    Que a diretoria pare de rasgar dinheiro e procure rever seus conceitos nos critérios pra contratar e vender. Nunca vou me conformar com a saída de Lucas Pratto em favor da permanência do conemariacaloteira (pecado cometido pela administração passada), nem com a entrega de Marco Túlio pra abater dívida gigantesca do inútil Elias, nem com a venda de Bremer que tinha tudo pra ser o novo xerife da zaga, lambanças da atual diretoria.

  21. O ano chega ao fim então, com um saldo extremamente negativo. Fosse o discurso da austeridade verdadeiro, estivesse a diretoria colocando a casa em ordem realmente (se fosse, salários não atrasariam), a vaga na libertadores seria motivo para muita comemoração.
    Bom dia xará e amiGalos. Copiei essa oração por concordar inteiramente com você. Realmente fizemos uma economia porca, assinando com o RO por mais dois anos e cinco anos com o “qualada” do Denilson, isso sim é que é jogar dinheiro fora, e sem esquecer das contratações pífias que fizemos ao longo do ano. Portanto p/o ano precisamos de contratações pontuais e jogadores para serem titulares, do contrário cairíamos no mesmo erro desse ano. Pelo menos dois zagueiros, um meia e dois atacantes e um LE. Saudações atleticanas.
    PS: rescindir contrato com pelo menos uns dez jogadores. Todos sabemos quais, não precisa nominar. Aguardemos.!!!

  22. Como VC é bom de crítica, Marcelo!. Será tão difícil apresentar algumas sugestões? A crítica é fácil, a construção exige mais aprofundamento! Nosso Galo necessita de ideias novas para a administração do futebol e as finanças.
    Sem isso, vamos estar aqui, no próximo ano, falando, de novo, apenas, da nossa torcida, da nossa ätleticanidade” e da incompetência da diretoria.
    Marcelo, Vc é capaz de ir além na análise do nosso Time no texto que escreveu…
    Abraço
    Fernando Carvalho

    1. Fernando, prometo na segunda que vem um texto com sugestões do que devemos fazer, apesar de não termos acesso real à caixa preta das finanças do Galo.

      Abraços.

  23. O Atlético poderia aproveitar que o América foi rebaixado e tentar contratar o Messias, vamos para para o América o Patrick, Dodo, Carlos e o Danilo Barcelos e mais uma graninha e trazer o Messias. Agora se a troca que está sendo anunciada do Marcos Rocha pelo Guerra e Gustavo Escarpa se for concretizada será ótimo para o galo

    1. Não tem a menor chance de o América negociar o Messias com o Galo. Aposto que com as Maricota eles vao entregar de bandeja. Esquece isso, cara. Para de dar murro em ponta de faca. Rodrigo Scarpa no Galo? Você acredita nisso? Vão mandar é a refugada das porcas pra gente, vide Erick, Arouca e Juninho. Atleticano é um ser muito iludido mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *