Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atleticano acordou de bem com a vida

Foram poucas horas de sono para um sexagenário, afinal o jogo terminou tarde e fiz uma live – entrando pela madrugada – com os amiGalos Breno e Guido, acordando bem cedo para postar essa nossa prosa diária. Apesar do curto espaço de tempo para descansar, confesso que acordei bem disposto, afinal – assim como você, Atleticano – sou movido pelos resultados do nosso Galo e meu humor também é impulsionado pelo desenrolar de cada partida.

Pois bem, ontem, assim como no último domingo, despachamos o Bahia. Se no final de semana foram três, ontem marcamos duas vezes. Nas duas partidas nossa defesa saiu invicta. Nesse setor, tanto reclamado em temporadas recentes, nos últimos nove jogos foram apenas três gols sofridos. E nesse confronto, não pudemos contar com o Nathan Silva, que já atuou pela Copa do Brasil. Rever, seu substituto, foi perfeito.

Todo o time Atleticano esteve bem, mesmo que, em minha consideração pessoal, não tenha sido uma grande partida. O resultado sim foi espetacular. Mais uma vez quero destacar a grande performance do goleiro Everson. Em três oportunidades apareceu bem e assegurou a invencibilidade das nossas redes. Aos 17 e aos 47 minutos do primeiro tempo e ainda aos 45 da segunda etapa. Lembrando que na primeira dessas defesas espetaculares, o placar estava em zero e teria mudado toda a história do jogo.

Se a zaga foi bem, onde já destaquei o Rever, também o Alonso esteve no mesmo nível. Isso está sendo possível graças às boas atuações dos dois laterais. Mariano e Dodô estão perfeitos, tanto lá atrás quanto no apoio ao ataque. Outro grande destaque foi Allan, que eu mesmo já critiquei várias vezes. Tchô Tchô, jogador de confiança do Cuca, merece ser respeitado.

Os outros escolhidos foram Zaracho, Nacho, Savarino e Hulk. O primeiro marcou o primeiro gol, o outro argentino – que para alguns esteve longe de outras apresentações – seguramente foi o que mais correu na partida. Estava em todos os lugares do campo, mas perdeu dois gols feitos e errou alguns passes, fato que não é admitido por parte da Torcida.

Se Savarino, que voltou depois de ter sido poupado, não esteve no mesmo nível que vinha atuando, Hulk – muito bem marcado – foi o artista dos dois tentos. No primeiro, não fez e nem deu a assistência, mas a jogada foi toda sua. O segundo, dele próprio, ao seu melhor estilo rompedor.

Poderia parar por aqui, pela euforia pessoal no resultado, porém algumas considerações me sugerem prosseguir. O momento é bom, mas nossa crença e apoio são fundamentais para chegarmos ao triunfo desejado no final da temporada. Estamos envolvidos em três competições, poucos são os clubes nessa condição, e sabemos que o desgaste é muito grande. Por isso, além de algumas correções que cabe ao treinador fazer nos treinamentos, tem de somar com nossa boa energia em busca desses pedestais desejados.

A fase é tão boa que a bola, se antes resvalava na zaga e tirava o goleiro da jogada, agora sai pela linha de fundo. Se nossos volantes não acertam aqueles arremates de fora da área e os atacantes perdem gols, acertam também e garantem as vitórias. Nessas nove partidas, que vencemos sete (seis pelo Brasileiro e ontem pela Copa do Brasil) e empatamos duas pela Libertadores, em que tomamos três gols, marcamos 15 vezes. Eu, mesmo vendo alguns defeitos a serem corrigidos, não posso criticar num momento tão auspicioso como esse que o Galo está atravessando.

Ao final, embora eu ainda queira os títulos que estamos no páreo e até o mundial em consequência da Libertadores, sei que a missão é muito difícil. Quase impossível. Mas, ao que estamos assistindo, temos tudo para comemorar uma e/ou outra conquista ainda nessa temporada. E mais, que o nosso futuro é promissor, diferente de muitas equipes brasileiras que tentam voltar ao cenário nacional pelas portas dos fundos.

Domingo já temos o Paranaense pela frente, depois o jogo de volta com o Bahia e na sequência o Juventude. A primeira e terceira partidas pelo Brasileiro e a intermediária pela Copa do Brasil. Todas elas, assim como foi ontem, com transmissão pela TV aberta. Só esperamos que essa rede de televisão não interrompa o jogo, como fez ontem por três vezes, para mostrar brasileiros na água – nadando e remando – sem ganhar qualquer chance de medalha. Nas três oportunidades, coincidentemente, o Galo estava no ataque. Haja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “O Atleticano acordou de bem com a vida”

  1. Prezados Atleticanos, mês de julho vencedor do Galo hein. Que agosto, setembro, outubro, nov, dez e 2022 também possam ser bastante frutíferos em resultados e pontos. O que importa são as vitórias (3 pts no BR) e classificações (mesmo com empate e penaltis).
    O Galo está no caminho certo para cumprir suas missões, mas não posso deixar de cornetar o tche2, que ainda consegue me deixar irritado demais. Ele faz o Nacho ter que correr pra 3 além dele.
    Cornetei Everson, melhorou. Cornetei Allan, melhorou. Então vou continuar cornetando o tche tche pra ver se ele também vinga pro lado do bem. Vammmmooooo Gaaaaaaaaaaaaloooooo!!!

  2. Boa tarde Eduardo e Atleticanos! Ontem infelizmente não assisti a partida e pelos comentários , parece que o Galo mereceu a vitória: dois a zero. na torcida para que o time evolua e consiga apresente futebol convincente que traga terro aos adversário, algo que precisa acontecer para facilitar nossa passagem pelo River Plate, já que os jogos contra o Boca deixaram uma enorme frustação pelo que se esperava do time em dar uma saraivada nos argentinos e elimina-los com certa facilidade, em vista do diferencial de elenco. como passamos , agora é lutar para evoluir e continuar galgando patamares em direção aos títulos. Saudações Atleticanas

  3. Muro das lamentações perde fácil pra este blog aqui.
    Não por culpa do excelente Eduardo, mas por causa dos “pé no saco” que todo dia insistem em cornetar o time. Só sabem reclamar, criticar, realçar os defeitos, do alto das suas inteligências inalcançáveis.
    Querem provar, a todo custo, que estão sempre certos e não conseguem dar o braço a torcer. Isso se chama falta de humildade. Não sei se torcem para o Atlético ou torcem pra estarem com a razão. Haja saco pra ler tanta abobrinha. Meu pai do céu.
    Tenho pena das esposas e filhos destes excelentíssimos senhores. Imagino o tanto que sofrem.

    Acho que vou dar um tempo aqui. É muito pessimismo, muito mau humor e muita necessidade de auto afirmação nos textos.
    Numa época de tanta tristeza na sociedade, doença, mortes sem fim, o futebol deveria ser uma válvula de escape, deveria ser mais leve. Mas… cada um é senhor dos seus atos e palavras.

    Meu Galo está voando em céu de brigadeiro e é isso que importa!!

    1. Você esta feliz com o futebol apresentado? OK. O que vale é apena a vitória, independente do futebol apresentado? OK.
      Tem torcedor que sabe do resultado do jogo apenas no dia seguinte quando liga o celular, esse não tem a noção se joga bem ou mal, apenas comemora. Outros acompanham de perto, fazem o GNV, compra a cadeira no estádio, compram o manto da massa, etc.
      Assim sendo e dentro do contexto de cada um, podemos ou não estarmos satisfeito e reclamarmos como quisermos. Como diz ditado “uns gostam dos olhos e outros da remela”

    2. GB, cornetar faz parte pra deixar o peso mais leve… kkkkkkkk. Afinal de contas, os caras ganham muito bem pra isso também. E o Galo precisa ganhar um BR na marra!! se eu fosse o Menin já começava a mandar mala branca para os adversários de palmeiras, flamengo e quem mais estiver concorrendo com o Galo. Vammmmoooo Gaaaallllooooooooo!!

    3. o modinha e verdadeiro atleticano. se não goste que criticam o treinador e jogadores então não se lê os comentários. aliás deve ser uma maria disfarçada que só aparece aqui quando o galo ganha. vou criticar e elogiar bem quando precisar. fica a dica modinha.

  4. Lendo aqui sobre a transmissão da LIXO .

    Como pode um cara como o tal do Jaime
    liderar um microfone ?

    Crendeuspai ! , é som no MUDO na hora .

    Aliás , qualquer um que narre e comente
    ali é o fim da picada .

    1. Prezado Barata,
      num canal o jaime do savinho 17 (ou rayssa 13)!! no outro era a dupla sertanojo desafinada do petkovic (ped-covid) e fabio jr. é de dar calo nos ouvidos. Pelo menos o Galo está sendo um colirio para os olhos. Negócio é ver sem atentar à locução e comentários. eu fico vendo o jogo tocando violão ao mesmo tempo pra não ter que escutar esses caras… rsrs
      Abs!

  5. Ótima tarde.
    “mesmo que, …, não tenha sido uma grande partida. O resultado sim foi espetacular.”
    O que dizer mais. Rezo pra isso então, persistir principalmente no BR21. Todo título é importante, mas o BR já é obsessão.

  6. Bom día Ávila. Bom día a todos. Achei que já tinha visto de Tudo no nosso Galo. Mas, comemorar ” um mes de invencibilidade ” , plagiando o Barata ai é pracaba.

    1. Caro Domingos Sávio,

      No Atlético, como na vida, nas vitórias a alegria e nas derrotas a tristeza.

      Somos Galo na alegria e na tristeza.

      Por acaso ontem o Galo perdeu?

      Venceu de 2 a 0 e para ontem está bom, mesmo sabendo que no futebol 2 a 0 não é placar, ainda mais na Copa do Brasil.

      Ainda há mais um jogo contra o Bahia, fora, numa condição que vai exigir luta e futebol.

      E até se o Atlético perder, de um gol de diferença, já teremos motivos para alegrar.

      Então, tem derrotas que podem dar até alegrias.

      Seremos Campeões!!!

      Eu acredito!!!

  7. Bom dia a todos os AMIGALOS!
    Muito tempo que não escrevo neste grande ESPAÇO! Mas leio todos os dias.
    Gostaria de deixar meu repúdio a Globolixo, na transmissão do jogo do Galo.
    Ridículo os cotes para passar as Olimpíadas, cortou varias vezes o jogo.
    Sem falar nos comentaristas que a todo momento só secavam o Galo!
    Torciam claramente para que o Bahia fizesse um golzinho. Ridículo!
    Quanto time vamos chegar lá, não quero nem saber, o que quero é bola na casinha! Tá entrando, o Galo tá ganhando isto que interessa, pode ser até por meio gol valeu! Um abraço!
    GALO ACIMA DE TUDO E DEUS ACIMA DE TODOS!!!!!

  8. A dificil arte da corneta , num momento tão promissor do time , insiste em não calar. A boa corneta, que mostra bons resultados do time nas tres disputas,…. mas,,,, Sempre um mas… Dizer que não temos dependencia de Hulk , como comprovam os resultados é sandice. Este grande jogador , que deu uma banana pros críticos , que brigou para expor sua insatisfação com a reserva, que luta como um leão em campo, que é, o diferencial do time, ´é o grande responsável por nossa posições na tabela. A hulkdependencia existe , não tem como negar. Ponto. As fracas atuações de nacho, ótimo jogador, nos ultimos jogos, correria improdutiva , erros de passe a toda hora, chutes que parecem traques ao gol , errar gols feitos ( apesar do narrador e comentarista , que enxergam o que não enxergamos,)
    não passam despercebidas pela torcida. Não está jogando nada. Ponto. Repito, ótimo jogador, que mostrou suas qualidades no galatico campeonato mineiro. Esperamos mais, muito mais. O momento atual está muito bom , notamos uma união no elenco em busca de objetivos , os títulos. hioran e nathan, enganadores com fortíssimos empresarios , fica a esperança da torcida para que consigam chamar a atenção dos “olheiros” do coringão , para que venham aqui buscá -los , como buscaram giovane augusto, cazares (agora platinado), otero e outros . que fizeram os tais olheiros sairem daqui com um sorriso maroto , esfregando as mãos , com se nos tivessem feitos de bobos . Tres meses depois, a conversa é outra. Corneta unida jamais será vencida.

  9. Bom dia!

    Satisfeito com o resultado; porém, quero fazer algumas observações:

    1- O goleiro dessa vez salvou e fez pelo menos duas grandes defesas;
    2- Hulck não pode machucar senão a coisa vai ficar feia;
    3- Se eu fosse o treinador, o meio seria: Jair, Zaracho e Nacho(Zaracho é mais rápido e recompõe em velocidade e o Jair é mais técnico e ainda ajuda no jogo aéreo);
    4- Quero aguardar os jogos contra Palmeiras e Bragantino pra saber em que nível estamos;
    5- Keno precisa voltar e jogar em alto nível.

    O time precisa melhorar.

    Julio.

  10. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    CAM 2 X 0 BAH (Copa do Brasil – Oitavas de Final – 1′ Jogo):

    Notas:

    8,0 (Hulk; Everson);
    7,5 (Allan; Zaracho);
    7 (Dodô, Mariano, Réver, Alonso);
    6 (Tchê Tchê, Nacho; Savarino).

    Observações:

    Os Substitutos, pelo pouco tempo em campo, ficam sem nota. Em todo o caso, o Sascha e o Nathan tiveram chances até de marcar gols; e Neto, que entrou no minuto final, teve boa infiltração na área do Bahia numa boa participação ofensiva.

    Tenho cá comigo que esse Neto é muito bom jogador. Mas como não tem sequência e pouco joga, não dá para dizer muito sobre o cara. Só o futuro dirá.

    Sobre a TV, Eduardo, que transmissão horrível. Além das inserções das Olimpíadas ao longo de toda a partida, também agora deram para inserir propagandas faladas no curso da partida. Um horror!!!

  11. Bom dia Massa e Guru,

    Ao contrário do que se imagina a torcida está gostando de quebrar a cara a cada jogo, com o troco que os cornetados estão dando. Os jogadores contestados e até o próprio técnico que são alvos constantes de nossas cornetas, têm se mostrado, que mesmo questionados estão dando resultado. Poderia ser melhor? Claro e se não estamos conseguindo mostrar um futebol a altura do plantel, pelo menos estamos performando.
    Imagina, quando Nacho, Savarino e até Keno voltarem a jogar o futebol que esperamos deles? Quando isto acontecer, vai aliviar a carga do carregador de pianos verde, que a cada partida justifica mais e mais o salário que anda ganhando.
    Nota: Ontem quando o time oscilou e permitiu o avanço do adversário, foi nítido o roedor de unhas à beira do gramado gritando para o time sair lá de trás. Então gente a culpa pelas oscilações não devem ser atribuídas somente ao esquema de jogo implantado pelo técnico.

  12. LUIZ FERNANDO , 28/07 . 11:37hs

    Desse jeito você “mata o veio” de alegria .

    Meu negócio é o seguinte :
    resenha e cornetagem !!!
    Nada melhor para curtir o futebol .

  13. HULK , MONSTRO !!!

    NACHO , já se tornou inimputável !!!
    Mesmo errando tudo , sai de campo com
    a certeza de ter sido um gigante .

    p.s.
    Cena flagrada pelas câmeras nos trouxeram
    dois portentos , irmanados ( literalmente ) na
    busca do melhor para o time .

    Cuca agachado a confabular com o Cuquinha
    a mim me traz a certeza de termos à beira do
    campo uma dupla magistral a comandar os
    nossos caras em campo .

    Um repórter pode ouvir a conversa :
    “Cuca :
    Cuquinha , o que fazer para furar a defesa ”
    Cuquinha :
    “Manda ‘botá’ na área”

    1. Prezado José Eduardo Barata, ótimo dia

      Hulk: monstro OK.

      Nacho: minhas observações em todos os jogos do galo em relação ao Nacho, que eu acho um craque, é a seguinte: Um meio campo com Allan e Tchê2 mata qualquer armador, pois a bola quando chega nele é quadrada, esses dois não conseguem dar um simples passe de qualidade e nem são opções para tabelar. Observe que quando tivemos, as poucas, oportunidades de jogarmos com o meio campo formado por Nacho, Zaracho e Jair, o Nacho teve grandes apresentações.
      Aproveitando a oportunidade, quero parabenizar ao Allan que ontem acertou um pequeno passe para frente no primeiro tempo aos 4minutos e 30 segundos, a muito tempo não via isso.
      Fora mágico de Oz.

      1. LEONARDO ,

        concordo que o Nacho esteja fora de órbita .
        Ele e o Zaracho .
        Acho que chegou a hora deles gritarem com
        o Cuca , como fez o Hulk .

  14. E o genérico paranaense vem aí com Terans e tudo mais. Segundo os comentaristas paranaenses o Terans é o melhor jogador do Brasil atualmente. Cruz credo neles. Eu acho que o Terans foi muito injustiçado no Galo. Ele é craque e teve poucas oportunidades para mostrar o seu futebol que não é pouco. Enquanto isso o Hyoran, Nathan e outros menos capazes que ele estão constantemente masturbando a nossa paciência. O Galo é, sem dúvida, um cemitério de craques. Vina, Maidana, Nikão, Terans e vários outros só não conseguiram jogar no Galo.

    Só espero que o Nathan Silva não permita que a lei do ex ocorra por aqui. Como eles venceram aqui no ano passado, agora é a nossa vez. tem sido assim com esse genérico nojento. Um toma lá dá cá que enche o saco.

  15. Bom dia a todos!
    Vale ressaltar o bom jogo coletivo mostrado ontem. O primeiro gol foi uma grande prova disso. Passes rápidos e buscando a meta adversária.
    Se continuar com esse jogo coletivo, buscando sempre melhora-lo, será mais fácil alcançar os objetivos em novembro e dezembro.
    Das atuações ontem, destaco o Allan que fez uma grande partida. Como disse há uns dias atrás aqui no blog, Allan não se esconde do jogo e isso faz com que tenha o meu respeito. Ele pode errar, afinal de contas, é humano, mas ele está sempre disposto e participando das jogadas.
    Ainda restam mais 90 minutos de jogo, mas, abrimos uma boa vantagem para o jogo da volta, que será tão difícil quanto os últimos dois.

  16. Bom dia xará e amigalos! GALO fez seu dever de casa contra o sempre chato Bahêa mais uma vez! Ontem li alguns comentários de torcedores nas lives de que Nacho não jogou nada. Meus amigos! Nacho correu o tempo inteiro e tomou sarrafo o jogo todo chamando a marcação pra si e não fez nada????? Elogios também para Everson, Mariano, Dodô e mais uma vez o insuperável e incrível Hulk! Pra não dizer que não cornetei acho que a marcação do Galo precisa ser feita mais no meio campo sem deixar o adversário avançar tanto como vimos ontem. Mesmo assim Cuca e os jogadores estão de parabéns e no caminho certo. Que venha o genérico paranaense no domingo!!!

  17. Bom dia a todos!
    VITÓRIA maiúscula, excelente!
    Ainda não entendi a função do “perninha” em Campo, marca com os olhos, não desarma, não arma…enfim…
    Dodô deixou uma avenida pro Rossi na primeira etapa e Nacho não jogou bem.
    Os outros todos fizeram ótima partida e o holandês pra(não) variar, sempre carimba a barreira, o inglês pescador pra ( não) variar, só faz gol que qualquer pescador ou pescadora deste mundo faria.
    Saudações atleticanas!

    1. Caro REINALDO, saudações. A função do perninha é irritar a gente, tal qual fez com o Fernando Diniz. Só o sangue de barata do Cuca aguenta ele. Com um bom volante no lugar dele o Nacho não precisaria ficar preocupado com a defesa, correria menos e seria mais atuante no ataque. É isso o que falta no time do Cuca que apesar das vitórias não dá tranquilidade. Precisa de uma estratégia de jogo ou padrão, onde os jogadores saibam com clareza o que fazer em campo. Com padrão, os jogadores correm menos, cansam menos e têm menos lesões. Um abraço.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Embora não tenha sido um jogo espetacular, foi suficiente para o Galo sair com uma boa vantagem para o segundo jogo. O Everson, de patinho feio, vem se tornando um dos principais jogadores do Atlético. Suas atuações o credencia à titularidade. O time, de uma maneira geral vem se comportando satisfatoriamente , o que nos permite acreditar que o treinador está no rumo certo. Sou crítico contumaz ao trabalho de Cuca pela forma como vem escalando o time. Mas devo reconhecer que, aos poucos, ele vem dando a consistência necessária ao time do galo. Óbvio que queria atuações mais convincentes, mas o time vem ganhando e é o que interessa de momento. Estamos vivos nas 3 competições que estamos disputando, com possibilidades de títulos.
    Hoje e Sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO ,

      permita-me :
      “Cuca dando consistência ao time pela forma
      com vem escalando o time ” .

      Ângelo , Ângelo , ele só tem essa alternativa ,
      a escalação dele é a mesma que cada um de
      nós tem na cabeça , com uma outra peça no
      meio-campo .

      A tal consistência vem pela repetição do time
      e EU SEI QUE VOCÊ SABE DISSO .

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Enquanto o Galo completa nove jogos de invencibilidade, no lado triste e frio da lagoa eles choram oito jogos de vencibilidade.

    Nove jogos invicto. Reclamar de quê?

    Mas, com certeza teremos amigalos reclamando do Everson que não fez nenhuma defesa importante e foi a bola que bateu nele, que o Cuca não entende nada de futebol, escala e substitui mal. Que o Galo não tem estratégia de jogo e nem padrão definido (nisso eu concordo).

    Convenhamos, amigalos, depois de nove jogos sem perder e avançando de fase na Libertadores e na Copa do Brasil (isso é profecia), reclamar de quê?

    Minha corneta me disse que o Nacho tem um tempão que não joga nada. Como disse o Guru, ele corre o campo todo, porém, numa correria desorganizada e infrutífera, digo eu. Precisa qualificar o seu esforço e ser mais incisivo. Em time que joga com três volantes, o meia tem é que correr para a frente, junto com o atacante, de preferência fazendo tabelas. O Hulk está sozinho no ataque, sem ter com quem dialogar. Ficam os meias e volantes trotando e trocando passes para trás e para os lados e ele preso entre os zagueiros. O Nacho precisa jogar junto com ele, abrindo espaços.

    No mais é só alegria.

  20. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Ê GALO FAZ A MASSA FELIZ.
    1 mês inteiro Invicto.
    Acho que a muitos anos eu não via isso.
    Bica Bicudo
    Será ano de levantar canecos.
    Tenho Fé.
    Aumentem o otimismo turma e sejamos mais gratos com o time que temos.
    Aqui é Galo Porra.
    Forjado na dor, na injustiça e no Amor.

  21. bom dia Eduardo e massa. ótima Vitória do galo se não fosse o pessismo Nathan seria 3×0.parabéns Everson de tanto ser criticado por min esta jogando muito. Hulk simplesmente o melhor jogador do galo falta mas Hulk no galo. nacho Fernandes não éo mesmo depois da covid. savarino também voltou cansado. parabéns a todos. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.