Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atleticanismo da alma é a alma do Atleticano

Destinos Ecológicos 300x250Ontem, apesar de nossas chances no Campeonato Brasileiro terem diminuído ainda mais, pude comprovar o quanto é fiel e apaixonada a nossa Torcida. Estive pelas ruas com várias pessoas, entre mulheres e homens, crianças e adultos, e quase a totalidade prometendo acompanhar o Galo até a última rodada. Seja para cumprir tabela ou para decidir o título. E mais, senti que o “erro” tanto reclamado por nós, acabou incendiando ao Atleticano. É meu sentimento.

Diante disso, mesmo não confiando na CBF – e até mais do que isso, estou seguro de que fazem maracutaia mesmo –, quero olhar pra frente e pensar em vitórias tanto no Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Apesar de que, como bem lembrou ontem o amigo Sílvio Scalioni, os erros das duas últimas rodadas foram cirúrgicos. Deram dois pontos ao Flamengo, daí o Palmeiras reclamou e ganhou três e nós vamos lá formalizar nosso protesto e nos tiraram três. Quero bom comportamento não, quero que se apure a malandragem que impera na CBF.

Mas, apesar disso, a bem da verdade, não foram os erros “providenciais” da arbitragem que nos distanciaram do título. Nosso distanciamento dos dois líderes aconteceu por uma série de fatores, dentre eles, claro, esses “errinhos” suspeitos. Aliado a isso, não podemos nos esquecer dos jogos – especialmente fora de Belo Horizonte – com atuações bisonhas. Gols inacreditavelmente perdidos e alguns inexplicavelmente sofridos.

Empates com times sofríveis que estão disputando a parte de baixa e lutando contra o rebaixamento. Derrotas inexplicáveis como no clássico, Santos e Fluminense. Acrescente-se a última para o Botafogo, apesar do tendencioso apitador, tivemos chance de virar o placar e a bola não entrou. E ainda série absurda de contusões, superando qualquer limite de tolerância, além de convocações para quatro seleções de países envolvidos com as Eliminatórias da Copa do Mundo.

Ainda acrescentaria uma cobrança ao comprometimento de parte da nossa Torcida, que, certamente acostumada aos recentes títulos, faltou em alguns jogos importantes. A motivação nos jogos em casa influencia, evidentemente, na sequência da competição. Alguns jogadores demonstraram também falta de coração quando lançados. Alguns até insistentemente escalados. Daí, entra a parte do treinador, que, embora esteja vivendo o dia a dia do clube, vai na contramão do sentimento do Torcedor.

euacredito
Foto: Bruno Cantini/Atlético – Imagem capa: Rede Social

Isso, embora não isente a CBF e seus péssimos árbitros, demonstra que a se confirmar a perda do título, pode se dizer que perdemos para nós mesmos. Temos time para, nesta altura do campeonato, ter larga vantagem sobre os concorrentes diretos. Com tudo isso, sou capaz de afirmar que, embora este contesto nos deixe com o sonho do título atravessado na garganta, não conseguiram abalar nossa paixão pelo nosso time do coração.

Amealhando e trocando experiências, diariamente, aqui no blog com Atleticanos de todos os cantos do mundo – concentrados e sendo a maioria entre os mineiros e moradores de Belo Horizonte – estou vivendo certamente o meu melhor momento nesta condição. Poder conversar todos os dias com gente que divide a mesma paixão comigo é um privilégio. Nem aqueles que, eventual e educadamente, reclamam me desmotivam a continuar na empreitada. Sequer torcedores de times menores, que adoram ler o nosso blog e – como ontem dois deles – pensam que podem conseguir inibir o blog incomodam. Aliás, isso é ainda motivo de mais motivação. O Galo é objeto de consumo daqueles que querem demonstrar ódio, mas não esquecem e jamais ignoram essa força Atleticana. Dizem que o amor e o ódio são sentimentos muito próximos. Pode ser também inveja, vá lá saber.

Concluindo, massa, vamos com tudo pra cima do Juventude. Apesar da escalação do Jailson Freitas, o Galo tem de voltar classificado do Rio Grande do Sul. Esse juiz baiano, para quem não se lembra, foi aquele que, em 2012, anulou um gol de falta do Ronaldinho. No mesmo ano, apitando aquele suspeito jogo adiado com o Flamengo e substituindo o árbitro que já estava designado, expulsou o Rever que bateu boca com um adversário, tendo apenas amarelado o jogador carioca. Tá na nossa lista também.

 

20 thoughts to “O Atleticanismo da alma é a alma do Atleticano”

  1. A voz do torcedor deveria ser muito considerada. Cada time tem sua característica. Treinador para o Galo tem que ter pulso forte, domínio e ostensiva liderança. MO não conseguiu a sinergia de campeão. É um treinador passivo e que pouco sabe unir e motivar o elenco. O líder desperta as emoções, tira água da pedra, motiva e usa a inteligência para neutralizar fraquezas. O time tomou nos últimos jogos 2 gols por partida. Alguns jogadores não estão jogando com vontade e determinação. É também um fato irritante a insistência em escalar jogadores que não mostraram qualidades, vindos de longa ausência devido problemas de contusão. Infelizmente, com reconhecido grande elenco, não fomos felizes no quesito mobilização, estratégia e na escolha de nossos treinadores. O nome de Levi não deveria ser mais lembrado. Ele não precisa mais de ser treinador, usa de ironia e é somente “engraçado” quando seu time está ganhando. Ele não tem mais vontade para vencer. Espero que haja um consciência coletiva e que o Galo busque a segunda ou terceira colocação no Brasileiro e lute para ser campeão da Copa Brasil. Do contrário, o ano resumirá em pífio planejamento e frustação para a torcida.

  2. O que mais irrita no time do Galo é que não é um torcedor que fala que o Rafael Carioca está jogando com uma má vontade danada, que o time não tem vibração, que tem um enorme buraco na frente da zaga, que o time parece que não treina e muitos outros defeitos. Muitos e muitos torcedores estão falando, inclusive eu. Mas o MO parece que não enxerga ou a preguiça é tão grande que ele é incapaz de ver. A desculpa é que o torcedor não vê como os jogadores se comportam nos treinos. O que adianta o cara acabar com o treino e chegar no jogo não mostrar nada!!! Paciência tem limite!!!

  3. É isto mesmo Eduardo, enquanto Flamengo e Palmeiras ganharam três pontos na chiadeira, nós ficamos limitados a fazer uma reclamação da perda de três.
    Fomos chorar o leite derramado.
    Chegamos atrasados e ainda somos taxados pela mídia do eixo RJ-SP de pretender surfar na mesma onda, como se o Galo fosse “oportunista”.
    Acorda Daniel Nepomuceno. Lembra que na histórica campanha da Libertadores o Kalil voou para o Paraguai, a fim de se exigir árbitro de “fora”, isto é, não brasileiro, eis que o São Paulo classificara-se para as Oitavas para a enfrentar o Galo.
    Não adianta ir à CBF agora para criticar o árbitro depois de perder para o Botafogo.
    Temos que esbravejar, protestar antes. Alertar, acho que é a palavra correta.
    Aliás, a CBF já escalou para o jogo do Galo x Figueirense um juiz da Federação do Rio de Janeiro, justamente no jogo que antecede Galo x CBFla. O Atleticano já viu esse filme: o juiz virá para fazer o serviço, ou seja, distribuir cartões amarelos para quem estiver dependurado e expulsar nossos principais jogadores. O momento de falar, esbrajevar é agora. Com coletiva e tudo mais. Vai esperar o que vai acontecer na partida para ir depois na CBF para reclamar?
    Ah! E quando a CBF escalar árbitro renomado para o Galo x Fla, que não ninguém se iluda que fez efeito a reclamação do Atlético. A CBF escala os melhores dela nas partidas daqui como “proteção”, ou melhor, para “resguardar” seus apadrinhados.
    Árbitro desconhecido e sem personalidade em jogo do Galo aqui no Independência onde atuar Fla, Flu, Vasco, Bota, Corinthians, São Paulo ou Palmeiras ela não coloca de jeito nenhum, mas o inverso é o que mais acontece…

  4. Eduardo, um time que quer ser CAMpeão não pode se dar ao luxo de ter menos de 50% fora de casa. Não pode ter uma defesa lenta. Não pode ter um treinador como o MO. Não pode ser apático. E não pode ter Clayton e Carioca em campo. Quanto aos “erros” dos sopradores-de-latinha, coisa normal em nossa vida, o que não é normal é o time como um todo.

    A fé eu não perco, nunca. Ainda tem muito jogo. VAAAMMMOOOOSSSS 999AAAALLLÔOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

  5. Prezados, estamos diante do mesmo problema de sempre, ou seja, a DEFESA. Ano passado o Galo tomou 47 gols no Brasileirão. Este ano, até o momento são 40 gols. Entra treinador e sai treinador e continua a mesma coisa. E não me refiro a zagueiros e sim a esquema de jogo para não se tomar tantos gols. Todo ano é a mesma coisa. Será que algum dia isso vai diminuir e teremos um time aguerrido em todos os jogadores marquem o adversário????? Não é possível tomar gol de jogador com nome de Pimpão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aí vem a Libertadores. Porque não resolver este problema crônico do time antes????????

  6. Isso é a mais pura verdade! Hoje pela manhã estive no Mercado Central conversando com alguns Atleticanos DE ALMA e todos afirmaram que estarão com o Galo até o final. Porém, coincidentemente, fizeram as mesmas perguntas:
    1- Clayton titular? É para tentar reverter o prejuízo? Tentar passar o mico adiante?
    2-O presidente tem competência para assumir um clube dessa grandeza? Conhecia a Dry World?
    3-O Marcelo Oliveira dá conta desse elenco? Ele é distribuidor de camisas?
    4-Até quando vamos ficar dizendo que apesar de estarmos 45 anos na fila, a nossa torcida é maravilhosa?
    5-Ninguém viu, em dois anos, que o nosso problema era a defesa?
    6-O time das Ma…, quando viu que as coisas não estavam caminhando bem, mandou o Dr, Ronaldo Nazaré e toda a sua equipe pra rua, sem dó! Temos essa coragem?
    7-Agora pergunto eu:-Não seria compatível ter uma torcida como a nossa e ainda ganhar um título brasileiro?
    Aplaudir o esforço é uma coisa, compactuar com as asneiras é outra. O torcedor precisa ser crítico também!

  7. Em 2012, o Rever revidou a agressão. Era para ter sido marcado pênalti para o Galo pois a agressão do Flamerdista foi em um escanteio e a bola já estava em jogo.

  8. Apoiar sempre…agora ver Clayton, Júnior Urso, uma das defesas mais vasadas do campeonato e a teimosia do treinador é duro. E o Cazares, afinal que vida ele está levando?

  9. Os jogos sempre serão contra quatorze (onze adversários, 1 juiz e 02 bandeiras). E sempre a torcida e impressa adversária
    Parabéns Leonardo Silva, no lance com o Neilton, pensou no Atlético. Rafael Carioca repense , a prioridade é o Atlético ou a vaidade pessoal. Revange só prejudica o time e a torcida.

  10. Temos o melhor elenco, já dito por toda a imprensa especializada. Mas nosso time não dá liga! Gente, esse time não joga! Esse time passa 90min sem chutar uma bola ao gol! Time lento, sonolento, a cara do treinador. Olha a raça e garra e vontade do Botafogo! (erros de arbitragem à parte)
    Nosso time é bem treinado? Pois bem, quais e quando aconteceram as jogadas? Qual é o nosso esquema de jogo? Por quê nosso meio de campo só cerca e marca com os olhos, de longe? Por quê sempre temos um buraco na frente da zaga? A vitória contra o mequinha escondeu falhas de todo tipo. Fosse o timinho série B um pouco melhor e teria nos vencido. Fato que ocorreu conta o Botafogo.
    Com nosso treinador, acho pouco provável ganharmos alguma coisa esse ano.
    Eduardo, não vejo aqui você abordar isso. Por quê? Vejo sim, você dizer que o treinador não agrada à alguns… mas e a você? Gostaria muito de te ouvir (ou ler), até porque confio na sua opinião.
    Abraço.

  11. Eduardo, bom dia!
    Está na hora de mudar o discurso do ” Eu acredito “. Afinal, não adianta nada a torcida acreditar se dentro de campo os jogadores não demonstrarem também o mesmo, com uma mudança de atitude. Para um time ser campeão, não pode o goleiro cometer tantos erros na saída de bola e criar oportunidade de ataque para o time adversário ( este problema se resolve com treinamento). Para um time ser campeão, não pode tomar tantos gols e nada ser feito para se corrigir o posicionamento da defesa e dos cabeças de área. Para um time ser campeão, não pode o cabeça de área Junior Urso errar tantos passes e tão pouco o Rafael Carioca achar que é o maior craque da atualidade e jogar com tanta apatia igual vem ocorrendo. Para um time ser campeão, não se pode perder tantos gols igual o limitadíssimo Clayton vem perdendo. Para um time ser campeão, não pode jogadores limitados como Erazo, Carlos César e Otero quererem jogar como craques. Para um time ser campeão, não pode o treinador ser apático e deixar de passar vibração para os seus comandados, como tem feito o Marcelo Oliveira. Para um time ser campeão, não pode o Presidente deixar de cobrar postura e atitude de todos!
    Se tudo isso for corrigido, aí sim, a torcida para dizer: EU ACREDITO!!!!!!!

    Que nas próxima partidas, os jogadores entrem em campo com sangue nos olhos.

  12. … mas apesar de todas as divergência continuo acreditando no galo campeonato não acabou, vou contar com confronto direto contra palmeiras e Flamengo, torcer para dois empates dos rivais e uma derrota de ambos. No confronto direto partir para cima deles e arrancar a vitória do titulo.

  13. Árbitro de amanhã: Jaílson Macedo de Freitas.
    Aquele que anulou o gol de falta do Ronaldinho contra o Fluminense.
    Marcelo precisa preparar o grupo psicologicamente para amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *