Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O astral de Belo Horizonte mudou

O que uma vitória do nosso time é capaz de fazer pelas ruas da capital dos mineiros, conhecida mundialmente como a “Cidade do Galo”. Aqui somos a maioria esmagadora dos torcedores. Juntando os dois menores e até quem prefira times não mineiros – seguramente –, ainda somos mais que o dobro dessa somatória.

Por isso, por onde passei ontem, a camisa listrada preta e branca do Clube Atlético Mineiro enfeitava as ruas, avenidas e praças da cidade. Janelas emolduradas com a nossa bandeira e – o melhor – o sorriso estampado em cada rosto (ainda que de máscara) era denunciado pelo olhar Atleticano. Fui deliciar a feijoada especial do “Quintal do Nonô”, ali na Rua Piumhi esquina de Francisco Deslandes, e o assunto dominava entre as mesas.

Quando a televisão, num programa esportivo daquele horário foi mostrar os gols, a clientela ficou paralisada. Todos com os olhos na tela, a cada um dos quatro golaços da goleada sobre o xará de Goiás. Entre os elogios, creio que ouvi o nome de todos os jogadores em campo, com destaque para Nacho, Zaracho, Hulk e Éverson.

A bem da verdade, estávamos mesmo carentes de uma vitória como essa. Que aqueles três jogos recentes tenham servido para aprendizado. O Torcedor não vai admitir mais qualquer deslize como naquelas partidas. Reitero que admito que as ausências pesaram muito, mas deixar oito pontos pelo caminho para adversários que devem disputar a parte de baixo da tabela é desanimador.

Se foi desanimador, já passou e o desempenho e a grande vitória teve o poder de reanimar a Massa. Amanhã, com o estreante Cuiabá, ainda que na casa do adversário, a expectativa é de outra grande apresentação e os três pontos. Ontem, em função das eliminações de Paraguai e Chile, asseguramos os retornos de Junior Alonso e Vargas. Hoje, creio, Franco deverá arrumar as malas e retornar ao time. Todos, para amanhã, impossível, mas já para o meio de semana – frente ao Flamengo – já deverão estar à disposição do treinador.

Até que o domingo chegue e junto dele mais um bom resultado Atleticano, seguimos daqui na expectativa de quais serão os titulares para essa partida. A meu juízo, faria tão e apenas uma única alteração do time que iniciou na quinta-feira. Arana na lateral esquerda e Tchê Tchê no banco de reservas. Mesmo que ele tenha feito uma boa partida, improvisado, o dono da posição é o primeiro. Já no meio de campo, não creio que o treinador irá cometer a loucura de tirar qualquer um dos três: Jair, Zaracho ou Nacho. Seria uma afronta ao bom senso e à Torcida Atleticana.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “O astral de Belo Horizonte mudou”

  1. boa tarde Eduardo e massa. foi ótima Vitória do galo mas temos que ficar de olho cuca pardal porque no próximo jogo temos o pé de chumbo do Allan e seguramente ele não vai tirar seus afilhados no time que são tchê tchê. Allan e rever. aliás pediram o Nathan de volta que estava no atlético goiano se for para ser reserva do rever. Gabriel. Igor rabelo era melhor continuar em Goiás simplesmente vai queimar o jogador que esta numa ótima fase. então cuca pardal a zaga é Nathan e Junior Alonso.e no meio do campo é zaracho. jair e nacho Fernandes se mudar o meio do campo a corneta vai piar. rsrs.otimo final de semana a todos amigalos. a galo não nos decepcione mais. vai galooo.

  2. Boa tarde,

    Aposto que o Tchê Tchê joga, não sei no lugar do Zaracho, Jair ou mesmo do Nacho, se não for no lugar destes três poderá ser no lugar do Hulk ou até mesmo no lugar do Everson, mas que joga … joga.
    Falando sério, ele poderá mesmo é vir de lateral esquerdo com a desculpa de pegar ritmo e é claro que para se manter titular.
    No mais espero um bom jogo, o Cuiabá é um time muito organizado, e sabemos que não teremos aqueles erros que sempre ajudam o Flamengo como na rodada passada, fiquem de olho vivo no juiz.
    Bom Sábado a todos.

  3. Boa tarde Canto do Galo!
    Amanhã é bom o Nacho e Hulk ficarem espertos pra não serem tirados do jogo contra o flamengo. Se derem sopa para o azar o juiz faz o serviço.

  4. Vinte , trinta anos atras, não me lembro e faço questão de não lembrar ao certo. Jogo de meio de semana, quarta feira , 21 hs, onde ainda imperava o bom senso e o respeito ao trabalhor que cedo madruga. Galo e Palmeiras, ambos bonitos na fita, ambos com dois bons times, jogo duro, disputado.Reuni minhas parcas economias de estudante do interior e amante , desde o ´utero de minha mãe, do galão da massa. Bora pro mineirao num bus que teimava em não querer chegar. Mas chegamos, sentimos o bafo da massa, copos de urina voando sobre nossas cabeças em direção aos poucos e minguados porcos no estádio. Jogo duro, no segundo tempo ,penalte a nosso favor. Minha vibração parou quando enxerguei renan oliveira colocar a bola debaixo do braço pra bater a penalidade. Esfreguei os olhos pra ver se algum jogador tomasse a bola do imberbe rapaz cheio de espinhas e olhar abobado. Nada. Na meta um tal Marcão , cuja mão era do tamanho de renam, não podia dar certo , eu sabia , sentei na arquibancada e pensei: agora será o barulho da massa ou o silencio sepulcral do penalte defendido. Um silencio ensurdecedor , insuportavel, se seguiu … eu tinha certeza. Marcão agasalhou a bola que adormeceu em sua mão , bola que demorou um dia pra chegar nele, tamanho a violencia do chute da infeliz promessa atleticana , do foguete enxarcado. Ao meu lado, após o penalte mal cobrado, começaram a pipocar na arquibancada , aqui e lá , algumas palmas, comandadas por um rapaz que mão tinha os dentes da frente , sua arcada dentaria era de dois volante e defesa. Gritava … vamos dar força pro menino , e a torcida e batia palmas .alguns focos respondiam e em poucos minutos aplausos gerais, Dar força pro menino , enquanto o que realmente queria era encher ele de porrada.. Este texto pequeno e simples é somente pra nos mostrar, a todos nós, o que nos leva ao tal apoio incondicional. Ao fracasso. Deus nos deu o livre arbitrio de fAZERMOS NOSSAS ESCOLHAS. Eu escolho não apoiar mediocridade, nunca , jamais. prefiro um milhão de vezes, ser corneta

  5. Bom dia. Alguma dúvida que tchau tchau volta? Se não voltar também o zé cartão! Continuaremos com esses aí, se apertar é só roer as unhas. Tomando gol então, só resolve beijando a medalhinha e falando com o bigode de arame que vai concordar.

  6. LUIZ CARLOS ALVES , 02/07 , 11:27

    homônimo do saudoso repórter esportivo
    que marcou época com suas coberturas e
    reportagens na época de ouro do futebol :

    a você me dirijo para dizer que me senti
    lisonjeado com suas palavras .

  7. Fim de semana tranquilo para o time
    se firmar e permitir ao Mágico de Oz
    um bom descanso no banco .
    ( nos dias atuais diz-se EVOLUIR )

    Ninguém precisa dele ali na beira do
    gramado .
    Pode ficar sossegado roendo unhas
    como se fosse um pequi .

    Os nossos caras sabem como fazer e
    o que fazer em campo .

    Partiu , pra mais uma goleada .

  8. BOM DIA A TODOS.
    ESCANTEIO CONTRA O GALO É PÊNALTI , E
    CUCA PRECISA CORRIGIR URGENTEMENTE ESSE QUE É
    UM DOS MAIORES DEFEITOS DA ZAGA .
    APESAR DE DOIS ZAGUEIROS ALTOS , EM MUITOS ESCANTEIOS OS ATACANTES ADVERSÁRIOS GANHAM NA CABEÇA.
    PARA AMANHÃ A VOLTA DE ARANA É FUNDAMENTAL , COM TCHÊ TCHÊ INDO PARA O BANCO.
    PARECE DIFÍCIL A CONTRATAÇÃO DE UM GOLEIRO , PELO JEITO SERÁ EVERSON ATÉ O FINAL DO ANO . É TORCER PARA QUE OS JOGADORES ADVERSÁRIOS ERREM TODOS OS CHUTES DE MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA , PORQUE CHUTAR DE LONGE CONTRA O GALO É PERIGO REAL.
    ZARACHO , NACHO , SAVARINO E HULK , TAÍ O NOSSO PODEROSO E ENDIABRADO QUARTETO .
    AGORA É AGUARDAR A VOLTA DE KENO , EM MELHOR FORMA , É CLARO.
    AMANHÃ , É OBRIGAÇÃO MAIS UMA VITÓRIA.

  9. Salve massa e Guru!

    O elenco foi posto à prova com as ausências, e jogadores em quem depositávamos confiança, simplesmente fizeram água. Mas vou fazer aqui um desafio: imaginem a mesma situação pela qual passamos nos nossos adversários como o Flamerda, por exemplo? Vamos imaginar as mesmas ausências de jogadores por posição no time deles: Rodrigo Caio, Felipe Luiz, Gerson, Arascaeta, Bruno Henrique, Gabigol e Vitinho que é um reserva assim como Marrone. O que sobraria do time protegido da CBF?
    Por isto falo que a grama do vizinho é sempre a mais verdinha e talvez o maior erro cometido, além das escolhas erradas do cabelo de boneca, foi termos criado uma expectativa (inclusive nós torcedores), de que nosso elenco daria conta do recado.
    Então vamos cair na real e parar de pedir saída de jogadores e contratações, pois não temos dinheiro e é com este elenco que está ai é que vamos até o fim.

    1. Então só sobra uma conclusão: a nossa diretoria é incompetente e o gerenciamento é nota zero. Certo está (por ora) o urubu, que adiou os jogos dele. E não venham com aquela ladainha de “protegido da CBF e blá, blá blá”! A opção de não adiar os jogos (ou de simplesmente não tentar adiar os jogos) foi do Atlético. Assim como no caso da convocação do Arana, o único culpado de o jogador estar à serviço da CBF é o Atlético. Abraços!

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Espero que essa nossa euforia não seja passageira. Que a convincente Vitória sobre o nosso xará de Goiás, seja o prenúncio de dias melhores.
    Que o Cuca faça apenas alteração na lateral esquerda, com a volta do Arana. No mais…bola pra frente que atrás vem gente!
    Hoje e Sempre, galo!!!

    1. [•••]”Eu aposto na afronta[•••]
      ² prezado! E ainda caso duas mariolas_ doce de banana_ e um cigarro Iolanda,valendo…!!!! Saudações Atleticanas.
      Bom fim de semana

  11. Bom dia a todos!
    Até o frio ficou mais agradável após a vitória do Galo. Tudo ficar melhor quando o Galo vence seus jogos.
    A eliminação do Paraguai e Chile ontem, nós trouxe outros dois bons jogadores para acrescentar ainda mais qualidade ao time, mesmo que ambos fiquem no banco contra o Cuiabá.
    Sobre o time que entrará em campo no domingo, Jair ou Zaracho vão rodar, não creio que Tchê Tchê ficará no banco.

  12. Bom dia. Acho que Arana volta no lugar do Marrony, com Tche Tche mantido na lateral. É uma boa opção pra jogar contra o Boca na Argentina. SAN

  13. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    O que esperar de um Cuiabá da vida? Apenas que não se torne um Goiás na nossa vida. Que o Galo saiba impor a sua superioridade lá em Cuiabá e não deixe que esses novatos cheguem e se assentem na janela. Lugar de novato é no corredor e no fundo da embarcação.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO E PRONTO PARA FICAR ATIVO EM CUIABÁ E TRAZER OS TRÊS PONTOS QUE NOS PERTENCEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *