Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O apressado continua comendo cru

https://www.mg.superesportes.com.br/
https://www.mg.superesportes.com.br/
Roberto Caldeira 

Depois dessa derrota pro Bahia, vou me dar à preguiça de republicar, modificando, o texto do dia 25 de agosto.

O Sampaoli já avisou: oh oh oh, eu quero é jogador!

Mas alguns Atleticanos, que parecem ter descoberto o futebol ontem, já estavam entusiasmados: Ohhhh Campeão voltou!

Bastou tropeçarmos, mesmo perdendo muitos gols, com o árbitro nos sacaneando (conta uma novidade), e perdendo a liderança, para muitos torcedores da euforia passaram para a melancolia e, pior que isso, a corneta tocou alto. Jogaram a toalha: Oh céus, oh vida! Tá tudo errado! Fora Sampaoli! Volta Dudamel!

O apressado continua comendo cru. Não aprendem. Haja paciência, Meu Deus!

Nem tanto ao Céu, tampouco ao inferno. Nem oito, nem oitenta. Calma, gente!

O time do Galo ainda não está pronto e carece sim de reforços. O trabalho está no começo. Mesmo que o Clube tenha investido mais R$100 milhões, até se formar um time campeão ainda precisamos de muito trabalho e também de mais investimentos.

Oh oh oh, eu quero é jogador! Cadê o armador? Cadê o matador? Calma, gente! Pois, arrumar de novo um time que estava muito mal e só piorava há 4 temporadas seguidas leva tempo. Estamos refazendo um time praticamente do zero.

A verdade é que esse time está sendo preparado pro ano que vem. Mas nos surpreendeu esse ano por estar indo muito bem. Se der pra ser campeão Brasileiro, melhor ainda.

Porém, não adianta criar falsas e apressadas expectativas.

O futebol do Galo melhorou demais! Nos tornamos o time a ser batido.

https://www.mg.superesportes.com.br/
https://www.mg.superesportes.com.br/

Odeio ver o Galo perder, ainda mais quando se tem a oportunidade clara de vencer. Mesmo assim, quando perde, dominando os adversários (posse de bola, passe, chutes, etc) isso me traz esperança de que estamos no caminho certo. A bola ainda não está entrando como deveria, falta ajustar a pontaria. Oh oh oh, cadê o matador! E falta ajustar a defesa, pra não ficar tão exposta. Vamos fechar a casinha, professor!

Porém, vamos reconhecer, esse trabalho vai dar bons frutos. Esse time vai chegar. Eu acredito!

Calma, gente! O apressado come cru.

Vamos ser realistas, mas também otimistas. Sem criar falsas e apressadas expectativas.

Um time pra ser Campeão precisa de elenco e muito trabalho. Não existe almoço grátis.

Oh oh oh, eu quero é jogador. Oh oh oh, cadê o matador?

Se não for esse ano, que seja ano que vem. Porém, precisamos ter os pés no chão. Apoiar de forma consciente, sem deixar de ser exigente.

O campeonato não está nem na metade do caminho… E o apressado come cru!

O Galo é Gigante! A Massa do Galo merece ver um Galo Gigante! Dentro e fora de campo.

Vamos, Galo! Vai pra cima deles! Oh oh oh, eu quero é jogador! #FechadoComOGalo

34 thoughts to “O apressado continua comendo cru”

  1. Não se pode pretender impor nossa acomodação ou não se deve tentar lapidar nossa esperança por títulos, propondo sonhos vindouros. ou buscar auxílio a essas imposições, exemplificando equipes como flamengo, palmeiras, Santos, são paulo, corintinans, azulados, vasco, Inter, Gremio, Botafogo. Estas equipes têm nove, sete , seis , cinco, quatro, tres, titulos brasileiros. Nós estamos a cinquenta anos na fila, com apenas um brasileirão. Até o Bahia tem mais títulos brasileiros que o Galo. Tentar impor que nós vivamos de sonhos em anos vindouros, é cruel, e vai de encontro ao verdadeiro espirito atleticano vencedor e competitivo, espirito presente em grandes times conquistadores de títulos. Nós queremos, devemos e vamos conquistar o Brasileirão nesse ano corrente, com o Sampaoli, com o Zaracho, Natam, Sasha, Keno, Alonso, Rever, Rafael, Everson, etc. Alguém duvida? Ou vai viver de sonhos?

  2. Será que mesmo jogando muito mal, como na segunda-feira, terei de elogiar o time? Haja paciência, não? Quando Galo foi campeão em 71, eu tinha 25 anos. Hoje tenho 74 completos. A paciência já está no limite. Entra ano, sai ano, a mesma lengalenga. Jogou mal? Pau na moçada! Eles estão ali para ganhar, e não para perder. Por que contemporizar?

  3. É isso ai. Concordo com tudo que foi citado e comentado mas, também com os pés no chão e sempre cobrando para que não haja acomodação. Até pq a torcida do galo já esta cansada de ver o time quase chegar lá e com a mão na taça perder o campeonato. É dureza. Mas a justiça divina tarda mas não falha.

  4. ATÉ TU , NOBRE BLOGUEIRO , COM ESSA CONVERSA DE ANO QUE VEM.???
    ESSA NÃO DÁ MAIS , NÓS PRECISAMOS RADICALMENTE MUDAR ESSE ESPÍRITO DE COMPLEXO DE VIRA LATAS.
    ME CANSEI …
    ANO QUE VEM ,
    TIME EM FORMAÇÃO
    NÃO DÁ MAIS.
    NENHUM TIME DO MUNDO É FORMADO COM 11 CRAQUES , UM PARA CADA POSIÇÃO E MAIS TODOS OS RESERVAS À ALTURA …..
    ESPERAR ISSO É ILUSÃO , POIS NUNCA VAI ACONTECER.
    ATÉ NA SELEÇÃO BRASILEIRA TEM JOGADORES RUINS…..
    NÃO VAMOS SER IRREAIS , ESPERAR TIME PERFEITO , ISSO NUNCA…….
    MAIS UM OU OUTRO SERÁ BEM VINDO…..
    MAS , O TIME É ESSE AÍ E PONTO FINAL……
    JÁ FORAM INVESTIDOS MAIS DE 200 MILHÕES….

  5. Oi Eduardo, Caldeira e Amigos, boa tarde!

    Apesar de nossa ansiedade, concordo que estamos no caminho certo.

    A partir do momento que o Galo souber jogar FORA DE CASA , aí sim, os títulos virão.

    Não é de hoje que o Galo visitante é presa fácil para os adversários.

    Saudações Alvinegras,

  6. O projeto de Sampaoli, caso exista, jamais é/será o “projeto do futuro”. Ele quer ganhar já, agora, imediatamente. E eu concordo com ele. Eu quero ganhar agora, quando estou com saúde perfeita para comemorar. Planos para o futuro que abrangem, obrigatoriamente, pensamentos à longo e médio prazos (construção de estádio, modernização do estatuto, modelagens de programa sócio torcedor, por exemplo), devem partir exclusivamente da Diretoria. O grande segredo é tentar equilibrar tudo isso de modo que não sejam comprometidas as finanças do clube.

    Aliás, pelo que já vi aqui no blog, essa é uma grande preocupação que os cruzeirenses têm conosco… sempre que podem eles nos advertem sobre a necessidade de não endividar o clube… Hoje mesmo já tem 3 deles com esse foco por aqui. Que gente altruísta essa, heim Eduardo!

  7. Boa Tarde,

    Gostei muito do texto, light, porém com muito significado.
    Concordo com tudo escrito, para alguns poderá ser classificado ou xingado de vários adjetivos, o mais comum é “sem vergonha”, mas, estou contigo.
    Como sempre o futebol está “chato”, mesmo quando postamos seguindo o tema proposto pelo redator, tentando deixar bem explicado, ainda podemos ser classificados como que querer ser mais Atleticano dos que os outros, na verdade só existe um atleticano, o que difere é a forma que as pessoas expressão sua atleticanidade, o respeito sempre é fundamental.
    O certo é que muitos gostam de apenas comentar o passado, muito cômodo, afinal como são apenas lembranças, não correm o risco do erro numa opinião movida pelo calor do resultado, afinal o passado é como comentar obra já acabada.
    Muitos também podem achar que os comentaristas do passado também querem se achar mais atleticanos pela longevidade, então, não cabe a nenhum torcedor querer medir a forma que o outro julga melhor expressar sua forma de gostar e assim demonstrar.
    Somos muitos, de gostos e lembranças diversas, a pluralidade é que faz desta torcida a mais apaixonada, querer julgar é ser pretencioso e achar que sua forma de gostar e torcer é a mais correta ou a mais apaixonada.
    Realmente o futebol está “chato” mas as pessoas no seu amargor estão muito mais ainda.

    Boa quinta a todos!

    1. Prezado Wellington, a semana está muito corrida e não tive tempo de comentar por aqui, mas sempre que posso, leio os textos e comentários. Escrevo pra dizer que concordo integralmente com o que vc disse, é exatamente isso! Quanto aos que tem muito apego pelo passado, lamento. O passado é importante, mas o que realmente interessa, é o presente e o futuro! Sigamos, respeitando nossa história, mas de olho no que está por vir, sempre! Gosto muito de rever gols e jogos antigos, mas, afinal de contas, o que me move, é a próxima partida do nosso GALO e os gols que ainda vou comemorar. Grande abraço. SAN

  8. Bom dia Caldeira e Amigalos!

    Esta historia de ano que vem, já basta, estamos 49 anos esperando Papai Noel passar, nossa realidade é agora. Este técnico e este elenco foram contratados para serem campões agora e não para o ano que vem. Pra o ano que vem temos que pensarmos em sermos bicampeões essa é realidade. Cru, cosido, mal passado, assado, ao ponto não interessa eu quero ver meu GALO CAMPEÃO AGORA. Vi em 71 a até hoje estou na fila. Então CHEGA do próximo ano!!!!!
    A nossa realidade é AGORA!!!!!! O futuro pertence a DEUS!

  9. Amigo, gosto muito dos seus escritos, pontuais e que retratam o pensamento do nosso galo.Porém, neste texto,discordo de você. Começando por rebater esta lenga lenga de tropeços, que sempre acontecerão, inevitáveis, normais, blá, blá, blá, etc. Como tudo na vida, existem tropeços e tropeços. O de segunda feira foi inconcebível, inadmissível, sem esta de passar pano. Uma goleada contra nós, teria um sabor menos amargo e mais fácil de digerir. Pelo momento, pelo custo economico enorme, estratosférico, pela confiança e euforia da torcida, pela rua de fogo, pela posção na tabela ,pela batalha quase sempre ingloria do sujo extracampo , e, principalmente, pelo primeiro tempo, cujo amasso era tão grande e avassalador, que parecia moleza a vitoria, fácil como roubar doce de criança. Após a derrota acachapante e inexplicável, a fisionomia de Sampaoli disse tudo : uma interrogação no rosto , sem entender. Também a conversa de comer cru e postergar para o ano que vem é um desserviço, sem essa, não ajuda em nada, o momento é propício , graças a incompetencia desta diretoria, fomos eliminados prematuramente de todos os outros , portanto mais foco no brasileirão , um treinador que gosta de vitória , um time que deu liga precisando de ajustes, enfim a hora é agora. É meu pensamento , perdoe se fui grosseiro, mas aqui é local de idéias.

  10. Bom Dia! Concordo que “o apressado come cru”. Todavia estamos há quase 50 anos na fila. Portanto, não da para esperar mais. Tem que ser este ANO. Concordo com um comentarista que disse que “Sampaolli foi contratado para dar o campeonato ao CAM. Ainda não chegamos a metade do torneio. Portanto, ainda tem – no nosso caso – 60 pontos a disputar e a diferença é de 3 para os lideres. Portanto, não joguei a toalha. Agora precisamos do verdadeiro camisa 9 e, capricho nas finalizações. Nas demais posições, acho que estamos bem servidos. Entretando, tenho saudades daqueles autênticos camisas 5 – os cães de guardas -.

  11. Bom dia, Guru, Caldeira e massa

    Caldeira, desde que vc passou a postar neste espaço, a de hoje foi a melhor postagem que já li, parabéns. Aliás sua postagem pactua com o pensamento do titular Guru e com de alguns mais esclarecidos.
    Nós torcedores, principalmente com advento rede social, vivemos cobrando mudanças no clube, e elas vêm acontecendo, só não enxerga quem não quer ver. E nós torcida, quando é que mudaremos?
    Confesso que fico de saco cheio a cada derrota ler as mil postagens aqui, com gente querendo a cabeça de jogador, do técnico da diretoria, da cor do uniforme e até do roupeiro se deixarem. Como dizia o falecido Bussunda: Fala sério!!!!!
    Pior, estes mesmos que cobram mudanças sem avaliar as razões que vc mencionou, já torceram pros mixiricas, Emersons Conceições da vida, e agora não querem ter paciência com um time que está a 3 pontos da liderança com um jogo a menos.
    Como diz aquele ditado “devagar com andor que o santo é de barro”
    Tá na hora da torcida tb fazer a sua reflexão e mudar. Cobrar sim, fiscalizar sim, mas dentro dos limites da razão e entender que não se faz um campeão da noite para o dia.
    Pergunte aos urubus flamerda quanto tempo levaram para construir a equipe deles?

    1. Não se pode pretender impor nossa acomodação ou não se deve tentar lapidar nossa esperança por títulos, propondo sonhos vindouros. ou buscar auxílio a essas imposições, exemplificando equipes como flamengo, palmeiras, Santos, são paulo, corintinans, azulados, vasco, Inter, Gremio, Botafogo. Estas equipes têm nove, sete , seis , cinco, quatro, tres, titulos brasileiros. Nós estamos a cinquenta anos na fila, com apenas um brasileirão. Até o Bahia tem mais títulos brasileiros que o Galo. Tentar impor que nós vivamos de sonhos em anos vindouros, é cruel, e vai de encontro ao verdadeiro espirito atleticano vencedor e competitivo, espirito presente em grandes times conquistadores de títulos. Nós queremos, devemos e vamos conquistar o Brasileirão nesse ano corrente, com o Sampaoli, com o Zaracho, Natam, Sasha, Keno, Alonso, Rever, Rafael, Everson, etc. Alguém duvida? Ou vai viver de sonhos?

  12. Concordo literalmente. Calma e pé no chão. Nunca é demais. Aproveito o ensejo para comunicar o que muitos já perceberam. Marias virão aqui disfarçadas de amiGalos semear a discórdia em nosso meio. Virão com comentários “indignados” de que “o ano está perdido” e até mesmo ousarão dizer que o técnico “deve ser trocado” (sem chance, Sampaoli não é Mano nem Felipe 7a1). Já aviso porque conheço uma figura dessas. Como não têm mais time para torcer, porque o problema maior sobre eles não é a série C, mas a falência que se aproxima, o que lhes resta é olhar o verde do gramado do vizinho.

  13. Mais um daqueles textos que querem
    “moldar” o torcedor , engessar a emoção ,
    domesticar a arquibancada com apelos de
    uma glória FUTURA .

    Quando Yustrich pegou o Atlético em 68/69
    e começou a montar o elenco que legou ao
    Telê para vir a ser campeão brasileiro em 71
    nós nunca deixamos de torcer, de brigar, de
    xingar e de querer ser campeões naqueles
    anos .

    A gente torcia a CADA JOGO , queríamos os
    títulos A CADA ANO , nada dessa história de
    que ESTÃO DEIXANDO A GENTE SONHAR .

    Isso virou um mantra que está se enraizando
    de maneira subliminar na mente da torcida
    e já está enchendo o raio do saco .

    Larguem mão dessa patrulha , que cada um
    expresse a sua emoção como lhe convier, a
    cada um o seu próprio sentimento .

    É teoria demais , é estádio demais , nunca vi
    tanta “marketagem” , tanta “falação” , tanta
    “modelagem” , tanta “filosofia” para explicar
    e justificar a coisa mais simples do mundo ,
    que é empurrar uma bola pra dentro do gol
    do adversário , razão e fim de tudo .

    Putzzz , que chatice virou o futebol !

    p.s.
    Conversa entre torcedores (de ontem)
    “você viu aquela jogada do Lôla ? ”
    “que pancada do Oldair”
    “golaço do Dario”
    “Marcio Gugu bateu com força”
    “e o Reinaldo , hein ?”

    Entre os torcedores (de hoje)
    “eu sou mais atleticano que você”
    “comprei 30 camisas”
    “você já tem o chaveiro novo?”
    “ANO QUE VEM vai ser top”
    “nooossa , no estádio novo vai ter muito
    conforto”
    ” perdemos , mas estamos no CAMINHO
    CERTO”

  14. Bom dia! Em outras ocasiões já assistimos o processo de “fritura” de técnicos e jogadores que agora muitos estão pretendendo instalar. Muito da excessiva exigência dos Torcedores passa pela ansiedade de quem enxerga concretamente uma possibilidade de um título à muito aguardado. Mas o imediatismo é perigoso porque cega e nos torna muito irracionais em nossas análises. O trabalho do Treinador e sua comissão são muito bem feitos e, além disso, qual o Técnico desempregado aqui no Brasil poderia nos oferecer um trabalho melhor e com tantas possibilidades de exito? Aguardemos com paciência porque o trabalho desenvolvido é sério e dará seus frutos no momento exato.

  15. bom dia Eduardo e massa e caldeira. estamos na fila a 49 anos e não podem esperar para o ano que vem. aliás quando o galo foi campeão brasileiro eu nem nascido tinha. aff.os rivais diretos estão e 3 competições e o galo esta deixando a desejar na hora errada. o sampaoli trouxe um futebol ofensivo mas esta errando em manter alguns jogadores no time titular. repito qualquer treinador de várzea sabe como o sampaoli põe a equipe a jogar. e prepare te que o sport vai jogar igual jogou. Fortaleza. foguinho. Bahia. então cabe o sampaoli concerta está brecha no meio do campo. não adianta atacar e esquecer o contra ataque do adversário. Rafael titular já. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

    1. Pra essa semana já deu, entra ma fila de novo. Você e outros 23 que se alteram aqui. Na verdade são menos de cinco, outros se utilizam de nomes e as vezez (nem sempre)até email diferentes, mas do mesmo aparelho. Dai o ID. Costumam já cair na lixeira, passo lá de tempos em tempos. Bom FDS.
      Até segunda!!! Lá é seu lugar.

  16. Bom dia xará, Caldeira e amigalos!
    Estamos sim com experança. Temos o melhor técnico em atividade no futebol brasileiro, temos um bom time(tem suas deficiências mas é um bom elenco), temos o melhor centro de treinamento do país, mas temos também um problema crônico que nos assombra há anos: o esquema defensivo de jogo. O GALO levou 53 gols no brasileirão de 2016, 49 gols em 2017, 43 gols em 2018, 49 gols em 2019 e já alcançamos a marca de 20 gols no lombo em 2020 até o momento. Se Sampaoli conseguir corrigir isso ou pelo menos diminuir essa incidência de gols em nossa defesa certamente o caneco do Brasileirão 2020 será nosso!!!!!!!!!!!!!!!! Só falta isso….

  17. Pois é, o galo come Cru a muitos Anos …esse montou um time para ser campeão e agora está planejando, planejando não sonhando daqui um ano ,dois ou mais 50 anos…se você investe alto agora é porque quer resultado te imediato se não fazia ao contrário com jogadores mesclados: base e craques …nesse time c investimento acima de 200.000.000, mais salários altos e técnico salário acima da média nacional e para time que participar Copa Brasil e Libertadores porque a premiação e boa e pode participar do campeonato Mundial…

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Meu caro Roberto Caldeira!
    Embora requentado, o gosto continua o mesmo! “O apressado continua comendo cru”. Acredito que o projeto de contração do Sampaoli passa por oferecê-lo todas as condições do título do brasileirão de 2020. Não temos a certeza de que o Sampaoli continuará a sua trajetória no galo no próximo ano. Portanto, espero o título deste ano. Com certeza, caso o Sampaoli não continue em 2021, o novo treinador, seja ele quem for, vai adotar filosofia de jogo diferente e a exemplo de anos anteriores, vamos começar tudo de novo.Vamos remar com a maré e não contra! Podemos não ter o melhor plantel, mas com certeza temos, se não o melhor, um dos melhores times, o que nos credencia a sermos campeões. Bonito de se ver o Galo jogar, mesmo nas derrotas, Não quero olhar no retrovisor e nem olhar para o amanhã. quero viver hoje.Amanhã, como diz o ditado, “a Deus pertence”. Vamos acreditar e realizar o sonho que acalentamos com a contratação do Sampaoli. Sem pressa, sem comer cru, vamos comer o mingau pelas beiradas! Oh, Oh, Oh queremos jogador de defesa e um centro-avante que possam nos trazer a tranquilidade tão necessária para a busca do tão almejado título!. Não queremos o segundo lugar! queremos o título! Como diz a máxima: O segundo lugar é o primeiro dos últimos. Como diz a letra da música do Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”, e a hora é esta. Vamos continuar acreditado que este ano será o ano do Galo!
    Hoje e sempre, galo!!!

  19. Prezado AmiGalos,

    O apressado, come cru, o fla, o int, o pal, o grê, o são, o san, o bot, o spo, o goi, o for, bah, tantos outros e também o flu, só pra rimar.

    Chega de perder pontos bestas. Entra ano e saí ano o Galo perde pra times do Z-4…

    Entendo perfeitamente que o trabalho está em construção… P*##@, mas isto já tem 49 anos sem o título brasileiro….Iremos colocar o telhado quando? daqui mais 50? Não estarei mais aqui…

    Portanto eu quero comer cru, o fla, o int, o pal, o grê, o são, o san, o bot, o spo, o goi, o for, bah, tantos outros e também o flu, é AGORA….

    Saudações

    “Somente sendo um pra saber”

  20. Muito bom Caldeira. O time está nos deixando sonhar. Quando as expectativas são altas as exigências sobem na mesma proporção. De certo temos um técnico de verdade que conhece e gosta de futebol. Um time disposto a aprender e com ajustes a serem realizados. Uma direção que finalmente achou o caminho a ser seguido. Nosso Galo será um dos times a serem batidos. Respeitado como outrora, mesmo passando por cima das maracutaias. FechadoComOGalo

    1. Até agora acharam o caminho do endividamento que de um jeito ou de outro irá repercurtir futuramente e em alguma ocasião, quando chegar vai ser devastador. Ganhar e atolar o clube em dividas o Kalil ja fez. Agora se este aí nem ganhar e dobrar a dívida, como iremos ficar?

      1. Confiantes nos nossos benfeitores, diferentes de outros na praça, aqui se põe e nada se tira. Eu confio nos Menins. Por isso estou feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *