Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Novos tempos sob a batuta do Levir

Melhor que o resultado e os três pontos que mantém o Galo entre os favoritos para a conquista do Campeonato Mineiro, foi sentir e perceber que estamos com um time equilibrado e com jogadores comprometidos com o sentimento Atleticano. A Torcida, em que pese ser o maior orgulho da nossa rica paixão e história centenária, ainda anda desconfiada.

É compreensível! Afinal, nos últimos tempos – diria que em quatro temporadas consecutivas – o desempenho foi frustrante. Convenhamos pouco mais de 20 mil Torcedores (somados) em dois jogos na semana, é decepcionante. Não condiz com a tradição da Massa. E foram seis pontos nas duas partidas, que mereciam capacidade máxima no Horto.

No sábado, além de reencontrar a dupla Rever e Leo Silva – depois de uma separação que durou cinco anos – tivemos as apresentações do Guga, Vinicius e Maicon Bolt. A minha dupla dos sonhos, Adilson e Zé Welison, atuando juntos desde o início. E Alerrandro, que creio agora poder jogar mais leve, depois do primeiro gol no profissional. Tudo isso, a meu juízo, justificaria uma motivação extra ao exigente Atleticano.

Esse time alternativo, ao contrário daquele que enfrentou a Tombense, apresentou bons e interessantes valores. Guga, atuando o tempo todo, foi muito bem. De quebra ainda arremessa lateral, a exemplo do antigo dono da posição Marcos Rocha, na área adversária. É o famoso “coloca com as mãos” como se fosse um cruzamento. Ainda vai crescer muito, acredito.

Rever, que voltava de contusão, parece ter mostrado ser o companheiro ideal para fechar o setor com Igor Rabelo. O ponto fora da curva, como entre os titulares, fica na lateral esquerda. Um problema crônico que a diretoria tem de resolver e rápido. Os dois volantes são ótimas opções aos que me parecem ser os titulares no momento, Jair e Elias, que vêm ganhando a confiança do Torcedor. Vinicius começou, a exemplo de Guga e Jair em suas primeiras ações com a camisa do Galo, um tanto inibido. Se soltou e apareceu bem a partir da metade do primeiro tempo. Terans é opção de banco.

Já na frente, onde atuaram os autores dos dois gols, deu pra sentir motivação. Se Alerrandro, que comemorava a chegada da filha Emanuelly, errou gols que podemos considerar imperdíveis, conseguiu neste dia uma dupla comemoração. O nascimento da filha e o primeiro gol no time principal do Atlético. Artilheiro é assim mesmo, marca um e erra dois ou três em cada partida. Se marcar dois, tem direito a errar quatro ou cinco. Pergunte ao Dario. O Reinaldo não serve de exemplo, pois marcava três e errava apenas um.

Já Maicon Bolt, diria que encantou ao Torcedor que assistiu à partida. Ágil, arisco e com bom domínio de bola nos pés recebeu elogios e entrou no rol de jogadores que chegam e criam boa expectativa. Alguns vingam e outros não. Quero crer que Maicon fará parte da galeria de jogadores que vêm para fazer história. No seu gol, revejam o lance, a jogada começa com um “corta luz”, dele próprio na descida fulminante do Galo em direção ao gol adversário.

Considerando que atuamos com um time alternativo, mesmo admitindo que foram dois tempos distintos (na segunda etapa o Galo tirou o pé, errou muito e o jogo se tornou chato), tiro algo que me agrada. Se os jogadores que atuaram serão – em princípio – aqueles que ficam à disposição para eventuais mudanças na equipe, constato que passamos a ter opção de banco. Ano passado, atrasado e anteriores, olhávamos para o banco e dava desespero. A qualidade melhorou.

Agora é pensar na partida de hoje com o Danubio, a primeira da fase classificatória da Libertadores, acreditando num bom resultado no Uruguai. A partir desta terça-feira começa, efetivamente, a temporada 2019. Passar pelos uruguaios e depois por quem aparecer à nossa frente, para na fase de grupos trazerem de volta a confiança e a presença no Torcedor, seja no Hortou ou – preferencialmente – no Mineirão.

Em tempo: o juiz Fazekas foi discreto, se considerarmos os recentes e gritantes erros da arbitragem. Entretanto, nada que console, pois é ruim. Distingue-se dos demais, por não ter cometido erros crassos, mas longe de ser destaque. Fraquinho!

Fechando: fiquei bastante lisonjeado com os registros de Torcedores com a nossa disposição em fazer postagens duas vezes por semana. Alguns chegaram a sugerir a volta de posts diários, infelizmente em função da minha capacidade e aliar à carga profissional que tenho, fica inviável atender essa demanda. Outros sugeriram três vezes na semana. Prometo assim que minha rotina diária regularizar, avaliar a segunda possibilidade.

Galo Sempre!

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

15 thoughts to “Novos tempos sob a batuta do Levir”

  1. Boa Noite,

    Meu Deus, vou fazer uma relação dos piores por ordem:
    Fábio Santos, Patric, Victor e Levi.
    Não chegaremos em lugar nenhum com a teimosia e burrice do Levi, Patric nunca mais, errou todos os passes, errou na cobertura e em tudo, só não foi pior do que o Fábio Santos, como sempre os dois gols nas costas dele.
    Victor foi simplesmente horrível, só não teve culpa nos gols.
    Luan, dorminhoco e chutando mal, como sempre.
    Adilson, mal, e se fosse juiz brasileiro teria sido expulso de novo.
    Elías, este acho que não jogou, não o vi em campo.
    Chará, só serviu naqueles lances de contra ataque que geraram cartões.
    Pontos positivos:
    Maycon Bolt, Ricardo Oliveira e os Zagueiros.
    Na média: Cazares
    Agora o Levi foi o pior, além de não entrar com o Guga, ainda não o colocou depois de seguidas cagadas do Patric.
    A volta teria que ser no mineirão, mas o time não ajudou com um placas dilatado, daí, temos que conviver com o cagaço da diretoria.
    Vamos então, ao independência e com o eu acredito.

  2. Boa tarde, devemos contrabalancear a falta de tradição na competição com raça. O adversário hj é fraco, sem dúvidas… mas temos que fazer um jogo inteligente. Vejo muitas críticas ao Elias, mas além de ser um cara sensato cresce em jogos importantes, é um jogador bom de se manter no grupo. Bora galo em busca do bi!!!!

  3. Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Eu acho que o Levir errou ter colocado o 3 time contra o tombense que saímos derrotado se tivesse colocado os reservas que jogararam contra o Guarani poderíamos ser o lider do mineiro,àquela derrota saiu caro para o galo. Hoje sim começa a temporada para valer contra o Danúbio espero que consigam um grande resultado e que traga a Vitória. Todos nos sabemos que precisamos urgente de um lateral esquerdo,camisa 10 e de um centravante,aliás só a diretoria ainda não sabe. Porque depender do fabio Santos. Cazares é Ricardo Oliveira que só faz gols em equipes de 3 divisão estamos lixados. Vai galoooo.

    1. Naquela partida alguns que atuaram não estavam em condições de jogo. Aliado à logística da viagem, dou meu voto de confiança. Mas, poderia ter mesclado, acho.

  4. Boa tarde Eduardo.
    Tivemos boas contratações. RÉVER , GUGA , VINÍCIUS , JAIR e BOLT são ótimos reforços.
    O NOSSO MAIOR PROBLEMA CONTINUA SENDO O PÉSSIMO E IMPRODUTIVO ELIAS , com ele em campo , o time enfraquece , pois ELIAS atrapalha muito o time.
    GUGA TEM QUE SER TITULAR , ASSIM COMO ADÍLSON E J. WELLISON.
    É bom lembrar que ainda teremos a volta de G.BLANCO.
    EU ACREDITO.
    AQUI É GALO.

  5. Acredito no Levir, pois quem fez Marion, Carlos, Edcarlos e Maicossuel jogarem (Copa do Brasil 2014), pode fazer Elias, Fabio santos e RO jogarem também, pois são muito melhores que os primeiros citados.

  6. Boa tarde meu amigo temporão, saudações!
    Vimos o mesmo jogo,o q prova q nosso GALO vem organizado nesta temporada. Qto às carências, não somos nós q as sentimos, é o time mesmo. Saudações.
    Em tempo: letra finíssima prá variar! A AAL muito bem representada como já é costume…

  7. Bom Dia,

    Hoje chegou o dia mais esperado de 2019 até agora.
    Espero que o Galo entre com tudo, e que não apareça com o futebol burocrático que jogou na única partida do ano que jogamos com mando do rival.
    O ponto positivo que infla nosso otimismo é realmente percebermos que agora o banco de reservas pode fazer a diferença, “Bons times ganham jogos, bons elencos ganham campeonatos”, acredito nesta frase fielmente.
    Sem querer fazer comparações, mas, o Guga me pareceu muito melhor do que o Emerson, jogador mais técnico e completo.
    Bolt também me pareceu jogador muito técnico, fazia muito tempo que não víamos aqueles tipos de gols, seja a partir de um cruzamento perfeito ou uma batida de fora da área tão lúcida e objetiva.
    E o Vinícius fez excelentes lançamentos e o seu forte é bater bem na bola, com chutes certeiros de fora da área.
    Senti a falta da opinião sua Eduardo, com relação ao provável retorno do Tardelli, seus lados positivos e negativos. Ou será que está fazendo igual a diretoria do Galo, só depois de assinado e sacramentado.
    Me parece que a volta do Otéro em Julho já é certa, trocaremos no caso, dois por um.
    Vem Otero, vão Leandrinho e Nathan.
    É isso, boa sorte para o nosso Galo nesta noite, até lá.

  8. Bom dia Eduardo!
    Não diria que nos últimos quatro anos a nossa trajetória foi decepcionante, pois apesar de não ganharmos títulos de expressão, fomos vice em 2015 do brasileirão e vice em 2016 da Copa do Brasil, que na concepção dos torcedores, vice não representa nada, mas pelo menos chegamos, diferentemente de 2017 e 2018 que foi arrepiante.
    Quanto a libertadores, hoje começa a nossa trajetória rumo a fase de grupos e para isto acontecer, devemos jogar como se tivéssemos disputando uma final. Espero que o espírito do time esteja contagiado e que possamos entrar com a pontaria afiada e possamos jogar bem e sairmos de lá com um bom resultado, sacramentando aqui a classificação para o segundo confronto diante do Defensor ou Barcelona de Guayaquil. Saudações atleticanas a todos!

  9. Bom dia Eduardo. Muito bom sua “volta”. Seria interessante pelo menos um post antes da partida e outro após a a partida…Vamos torcer hoje, acho que o time está bem mais equilibrado. Saudações

  10. Hoje é dia de Libertadores. Eis que o ano se inicia… Ontem na FOX ninguém apostava no Galo para ir longe na competição. E quando isso acontece é porque algo de bom vem por aí. Temos um bom time titular, creio que a chegada de um lateral esquerdo e um centroavante para assumirem a titularidade resolvem a questão. Não confio em Alerrandro, fez um gol mas errou outros tantos até mais fáceis. Papagaio é aposta. Alô Marques, a quem credito um bom trabalho até aqui, importante resolver a questão de jogadores não utilizados no elenco. Não preciso citar nomes, todos sabem de cor a lista. Alivia a folha e abre chance para novo reforço. Que esta semana seja coroada com um bom resultado no Uruguai e o regresso do Tardelli.

  11. Bom dia.
    Belo texto Eduardo, não vi fora esse fora aquele que tantos insiste a falar nesse começo de trabalho. Acredito que o Levir está dando oportunidade a todos e na hora certa os melhores vão ficar com as vagas de titulares. Reclamamos tantos dos erros passados, acho que agora é o momento total de apoio independente que quem entrar em campo. Confio no bom senso do Levir e acredito que esse ano o Galo vai muito forte em todas as competições, e a nós torcedores cabe torcer como sempre e deixar quem recebe para isso tomar as escolhas necessárias, até mesmo porque não ao adianta né, tem mais de anos que o pessoal vem fora esse fora aquele e continua do mesmo jeito…kkkk
    Bora Galoooooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *