Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Novos reforços vão afunilando

Iniciamos mais uma semana sem perspectivas quanto à volta das competições. Contudo, ao que parece, no caso do Galo, com contratações evoluindo. Ontem comentei aqui que, ao que penso, os valores ditos para a possível contratação do Marrony estariam altos. Como tive de sair domingo para uma atividade pessoal, encontrei quem me contestasse.

Confesso que minha condição de sectário Torcedor Atleticano acaba por me contaminar e – admito – me prejudica uma avaliação isenta dessa situação. Explico. Leio, ouço e assisto bastante tudo sobre o Galo, sobre outros clubes quase nada. Desligo rádio e televisão no noticiário dos demais.

Dito isso, esse Marrony a mim é um mero desconhecido. As pessoas com as quais conversei me asseguraram que será um ótimo investimento e que o jogador irá resolver nosso problema pontual do momento. Asseguram ainda que no futuro o Galo deverá ter um bom lucro com o atleta.

Pois bem, como não sou comerciante, quero só a primeira parte. Jogar, ser atuante e marcar os gols que esses atuais não têm conseguido. Com isso conquistar títulos. Diante dessa prosa, rendo aos que fizeram o contraditório. Até um primo vascaíno se mostrou P da vida com a possibilidade. Bom sinal!

Entretanto, ao dar uma pesquisada sobre essa eventual transação, me deparo que o Vasco exige o pagamento à vista, para colocar em dia o atraso salarial. Dai pergunto. E nós, como vamos ficar daqui e resolver situação idêntica? Vamos investir na contratação, mesmo com salários atrasados? É um tanto contraditório.

Por essas e razões que não troco minha cômoda condição de torcedor, no momento assinando este blog, com a de diretor de clube de futebol. Nós, os torcedores de qualquer equipe, exigimos contratações e reforços, mas não admitimos o atraso salarial. Como fica? Só com o equilíbrio definitivo entre receitas e despesas. Tomara que consigam chegar a este termo.

A se confirmar Marrony, somado a Leo Sena e Alan Franco, o clube sinaliza por novos tempos, possibilidades de melhores resultados e a volta da confiança do Torcedor. Ainda ficam faltando, considerando esses três, outros dois ou três. Zagueiro, meia e atacante.

Assim, se forem bons nomes – e nisso tanto Sampaoli quanto Mattos são experts, – podemos sonhar com um bom trabalho ainda neste 2020. Ficaria animadíssimo se fossem Lucas Veríssimo, Scarpa e Roger Guedes.

Por falar nesta temporada, li ontem uma cartilha da CBF. Fala de um plano em cinco etapas para o retorno das atividades. Entre as cinco recomendações, o Galo já está na terceira etapa, independente dessa orientação superior.

Testagem de jogadores e funcionários, depois treinos individuais e depois coletivos. Nessa segunda fase o atleta deverá chegar ao CT uniformizado e retornar direto pra casa. Na terceira etapa, treinamentos coletivos precedidos de físico e repetição dos procedimentos de testes e continuidade das medidas de segurança e higiene.

Isso sugere, pelo que estamos acompanhando, que o Galo saiu na frente dos demais clubes que vão disputar à série A nesta temporada. Cabe agora às Federações definirem sobre datas do encerramento dos estaduais, que deverão ser de portões fechados. Enquanto isso, a CBF se organiza para o início, datas e encerramento do Brasileirão.

*fotos; 1) redes sociais; 2) Bruno Cantini/Atlético

20 thoughts to “Novos reforços vão afunilando”

  1. Triste notícia:

    Ronaldo , nosso ponta campeão em 71, internado há quase um mês com sérios problemas, necessitando de muita doação de sangue.

    Nossas orações pela sua recuperação.

    Foi o primeiro atleta a ser tri campeão do campeonato brasileiro, em 71 aqui e em 72/73 pelo Palmeiras

  2. Jaeci é um lixo, baba ovo de empresários e outros envolvidos no futebol. Marqueteiro, adora falar o que os outros querem ouvir. Um verdadeiro inútil, só fala bobagem e paga de bem relacionado.
    Ninguém gosta do cara, independente do time que torce, inclusive os torcedores do time rubroneca dele.

    1. Pedro, este seu comentário me remete a uma caso hilário de alguns anos atrás. Tenho uma turma de amigos, que se reúne há mais de 15 anos, para celebrar uma amizade de mais de 50, desde os tempo de bola no Florestinha! Este fato ocorreu no começo dos anos 2000. Um dos amigos, cruzeirense, tinha o telefone deste Jaeci Carvalho, e imitava a voz do Kleber Gladiador perfeitamente. Vou transcrever o diálogo, pedindo perdão para a omissão, ou exageros:
      Alô!
      Jaeci, aqui é o Kleber!
      Que Kleber, pô?
      O Kleber Gladiador!
      E aí, Kleber! Como está passando cara?
      Estou em BH, para assinar com o Galo. Que que você acha?
      Pode vir! Tá vindo para um grande clube!
      Beleza, vou te ligar depois, assim que assinar para a gente trocar uma ideia! Um abraço,
      Posso publicar?
      Pode, acho que não tem mais volta!
      Neste ano o Jaeci trabalhava no estado de Minas. Não preciso nem dizer que ele apressou em dar o furo. Pura comédia! Nem verificou nem nada!

  3. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. uma pegunta sem resposta o galo ja fez 2 contratações. equatoriano eo jogador goiano e estar negociando com o jogador vascaíno. uai e os salários atrasados como fica. São 2 meses de salários atrasados e vários meses em atraso de imagem. não trabalho em finanças mais é muito estranho. outros erros esta acontecendo se não for meu engano são 4 anos de contratos para os reforços,erraram feios em dar 5 anos de contratos no therans. Denilson. José welison. espero eu que esteja errado. boa semana amigalos e se cuida-se do vírus. vai galooo.

  4. Bom dia,

    Faço do post do “JBHGALO” minhas palavras.
    O que questiono é o fato de um jogador como o Léo Sena ganhar 60 mil no Goias e vem ganhar 180 mil no Galo e mais 120 de direito de imagens.
    Isto sim é criar dificuldades futuras, agora outro fato é saber que numa transação futura o Galo só terá direito aos 25% de imagem, então, não esperem que a venda destes jogadores resolva qualquer necessidade de grana no futuro, se houver lucro será do investidor.
    Isto cabe a todos os jogadores adquiridos desta forma, a menos que o próprio clube venha a comprar o jogador do investidor com seu devido lucro, é claro.
    Outra coisa que me deixa encabulado é o fato do nosso patrocinador (MRV) pagar valores maiores a outro clube (São Paulo) que utiliza marca diferente (Banco Inter), sendo as instituições do mesmo benemérito, isto para mim é dizer que a marca do SP vale mais do que a do Galo.
    Veja a Crefisa, não investe em nenhum adversário do Palmeiras e seu patrocínio é 5 vezes maior do que o da MRV.
    Quanto ao retorno do futebol, realmente saímos na frente, julgo até que o Galo está servindo de parâmetro, afinal o médico do Galo é o mesmo da seleção.
    Podemos ter um campeonato muito diferente, a formula de uma partida fora e outra em casa deverá ser deixado de lado para agrupar jogos em um mesmo estado, ou seja, será normal ir a São Paulo e jogar quatro jogos em 10 dias e depois voltar, prejuízo para nossos adversários que viram em minas e só jogaram um jogo, a menos que queiram jogar na série B, rsrsrsrsrs.

    Boa Semana a Todos!

  5. Bom dia, gostaria saber se poderia conseguir gols do Galo narrado pelo Luiz Otavio Pena e postá-los para curtir o grande narrador os do Galo, Reinaldo.

  6. Contratações , como pagá-las?

    Problema não é do torcedor, nem da instituição , mas de seus gestores .

    Ah, o clube não vai ter como pagar!
    Ah, o clube vai se endividar mais !

    Vai nada !
    A conta agora é dos Três Mosqueteiros, eles que estão se virando para recuperar seus dinheiros que os presidentes jogaram no ralo

    Sobre o Marrony , ontem no twitter quase morro de rir das observações de torcedores vascaínos : dizem dele que é esforçado, volta pra marcar, aparece pro jogo, se entrega em campo, mas só NÃO É BOM NO
    DOMÍNIO DA BOLA e NAS FINALIZAÇÕES

    Desliguei o celular e fui dormir

    1. Quem sabe amigo Barata, não estarmos diante de novo fenômeno: Ubaldo Miranda, o famoso Miquita, assim como o Dario, o peito de aço, passaram ao largo de saberem dominar uma bola ou finalizar com maestria. Só faziam gols denominados espíritas pelas dificuldades que lhes apresentavam a bola. Como dizia Dario! Me joguem a bola para trombada, porque se vier certinha vai ser um desastre! Milagre às veze acontece. Mas é melhor a gente não acreditar muito. Se fosse tão bom assim já teria sido vendido para o exterior. Enfim, como você bem asseverou, quem está adquirindo tem condições para tanto, no restando apenas rezar para que dê certo.
      Saudações atleticanas.

      1. ÂNGELO ML ,

        e não nos esquecendo que Dário , além de tudo , veio de contrapeso

        E deu no que deu !

        Vamos torcer pro Marrony…

  7. Bom Dia! Como desconheço os valores envolvidos na, eventual, contratação do Marrony, não vou discutir sobre o tema. Todavia, pelo lado da qualidade do seu futebol, acho que é apenas um pouco acima da média (regular). Fico lembrando o caso Clayton. No Figueira, era Ele e mais 10. Aqui, grande decepção. Semana passada teve um “post” sobre a venda do restante do Shopping. Sou contra! Embora, reconheço que a rentabilidade que oferece, é baixa em relação ao custo (juros) da dívida.

  8. Bom dia xará e amigalos!
    É isso aí…assino embaixo…
    O que temos no momento são algumas dúvidas e promessas. Para competir tem que reforçar a defesa de peneira contratando um bom zagueiro(que não seja promessa), um meia de criação(que não seja promessa) e um atacante de respeito(que não seja promessa). Começar o Brasileirão com Marrony no ataque é o mesmo que dar um tiro no pé…..Que bons ventos soprem no CT de Vespasiano….

  9. Bom dia Avila. O que mais anima é termos ficado livres de ver Pastor, Di Santo, Ze Wellisson, Edinho, Maidana e Patrick em campo. Agora, precisamos de completar a limpeza com a liberação do Cazares. E por favor nao renovem contratos de Vitor, Fabio Santos no final de 2020…

  10. Pouquíssimos troféus é o escambau. Vai se informar, antes de falar asneiras. Vai se se situar no tempo e no espaço, e entender a relatividade das coisas. O Galo é o PRIMEIRO campeão de um torneio nacional (Campeão dos Campeões, 1937), o PRIMEIRO campeão do Campeonato Brasileiro, o PRIMEIRO brasileiro a ganhar um titulo em território Europeu, jogando contra equipes de primeiríssima linha (campeão do Gelo), o primeiro em títulos no seu ‘terreiro”, numa época em ser campeão em seu estado era SUPER importante. Clubes recusam a Copa do Brasil. Clubes recusam até a própria Libertadores. POUCOS TROFÉUS É O ESCAMBAU. Uma Revista Placar dos anos 90, Ronaldinho Gaúcho na Capa (que tem a coleção, informe qual a edição; eu tinha, mas perdi numa mudança) respondeu à seguinte pergunta: QUAL O CLUBE BRASILEIRO TEM MAIS TÍTULOS NO SÉCULO? A resposta foi a seguinte: “impossível negar a HEGEMONIA do CLUBE Atlético Mineiro”. Fala para esse Jaeci respeitar ao ofício dele, já que não respeita o nosso clube e nossa história. Vencemos a Seleção de 1970, o que irritou a Toda Poderosa, O maior centroavante que esse país já viu nascer, REInaldo, não apenas fez gols magnifícios em campo. Fez mais: fez gols magníficos em prol DAS PESSOAS, DA VIDA E DA DEMOCRACIA. Não foram poucos os títulos que nos tiraram no apito, alguns sutilmente, alguns abertamente, outros desavergonhadamente, como esse ao qual ele se refere. Daí ele chama O ALGOZ para contar a história, e CALA a vitima? Faz isso no domingo, acaba, abre a ferida, torce a faca dentro dela, dilacera o que é já carne viva… e na segunda, HOJE, tira o dia para rir e tripudiar?! Não precisamos de mais taças, temos todas que nos tornam orgulho do esporte nacional. Precisamos é de mais decência, e que se cala o ALGOZ e que se dê voz à VÍTIMA. Um bom dia… MAS APENAS AOS QUE FOREM DO BEM.

    1. …O Galo é o PRIMEIRO campeão de um torneio nacional (Campeão dos Campeões, 1937)… e repetiu o feito em 1978. Gente de bem dá voz à vítima, não ao algoz.

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos. Bom dia!
    Uma vez mais você foi cirúrgico nas suas observações. Se não estamos conseguindo fazer o dever de casa, vamos fazer o dever do vizinho? Se não temos dinheiro para colocar em dia o pagamento dos profissionais do galo, vamos colocar em dia o pagamento dos funcionários de outro clube? Não sou contra a contração do atacante do Vasco, as vezes que o vi atuar, foi razoavelmente bem. O problema que vejo é se tem capacidade para pagar à vista 20 milhões com a ajuda de terceiros, porque não usar o mesmo poder de persuasão para obter ajuda para pagamento de salários? Que pode ser a solução do galo, não tenho como avaliar até porque em passado não menos distante, tivemos algo parecido com a contratação do Clayton. Vamos de vagar com o andor porque o santo é de barro. Vamos desfazer dos profissionais em disponibilidade no plantel, para aí sim, buscar peças de reposição até porque onde buscar solução para os salários atrasados. Se bobear, vamos entrar numa bola de neve que cada vez mais só aumenta. Vamos dar o passo de acordo com a perna. Se esticar demais, dá distensão!
    Hoje e sempre galo!.

  12. Bom dia Massa

    Ontem em entrevista, o 7C esclareceu de vez a controversa questão contratações x pagamento de salários. O dinheiro das contratações vem dos investidores e a responsabilidade do pagamento de salário é da diretoria e ponto final. Como ele mesmo diz, o investidor está no clube para investir, ou seja, para ajudar nas contratações e ter o retorno de seu investimento e não emprestar dinheiro para pagar dívidas (eles até fazem isto), o que é praxe em todo lugar do mundo.
    Aliás, foi bom levantar este tema, já que muitos (respeitando a opinião de todos) ainda enxergam no investidor na obrigação de pagar contas por amor ao clube, e se agirem desta, maneira estariam explorando o clube.
    Errado, investidor aplica o seu dinheiro para ter retorno, e pronto, nada fora do normal. Pergunte aos torcedores dos demais times do Brasil, se eles gostariam de ter investidores no seu clube? Então, vamos parar com este tititi de que o clube está sendo entregue a investidores, porque futebol só sobrevive com dinheiro e todos sabem que hoje os clubes estão falidos e ai daqueles que não tem um investidor para apoiá-los. Quer exemplo? Palmeiras antes e depois da Crefisa, resultado. Time forte, alta arrecadação e títulos. Vá lá e pergunte pro Palmeirense se ele está incomodado com o investidor?

  13. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    Li ontem uma entrevista do vice presidente Lázaro Cândido, aliás parabéns ao jurídico do Galo por mias uma vitória na justiça desta vez contra a Topper que gerou uma indenização de 800 mil reais, o processo continua e pode gerar mais indenizações, na qual ele esclarece que todas essas contratações estão sendo feitas com dinheiro de investidores e que o Galo não está colocando nenhum centavo, inclusive ele disse que isso foi explicado aos jogadores… Investidor não vai colocar dinheiro pra pagar salário atrasado.. O Galo precisa encontrar outro de jeito de quitar esses débitos…
    Todos nós sabemos que times bons ganham dinheiro… Quanto o Galo perdeu em cotas, dinheiro de transmissão, patrocínio, ganhos futuros em torneios maiores, com as eliminações precoces da Copa do Brasil e da Sulamericana???? Os próprios jogadores sabem que se o Galo montar um bom time eles serão beneficiados de todas as formas….
    Uma ótima semana a todos e continuem se cuidando, porque ao contrário do que estão querendo divulgar (ou ocultar), ainda temos um longo caminho pela frente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.