Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Novo desafio e novas alternativas

Hoje, jogaremos a oitava partida do Campeonato Mineiro, restando, no primeiro turno, três jogos. Destes, seremos mandantes contra a URT. Nosso time, desde o início da competição estadual, assegura-se na primeira colocação, o que nos permite, ao final, fazer a segunda partida em casa e jogar por dois resultados iguais ou empate no saldo de gols. Assim sendo, em Divinópolis, frente ao Tricordiano, a vitória é de suma importância para consolidação da liderança.

No Mineiro, tivemos vitórias apertadas; nas competições paralelas, empates angustiantes. O time começa a dar sinais de evolução, a convencer. Estadual e Primeira Liga, embora não priorizados, são torneios que merecem ser comemorados, afinal, quando a camisa do Galo está em ação, o Atleticano torce até contra o vento, como falava Roberto Drummond.

Para o confronto no Oeste de Minas, Leonardo Silva ficou de fora, ao contrário de informações ditas na quinta-feira. Outra oportunidade será dada a Felipe Santana. Ele teve considerável atuação, no segundo tempo, na partida com o Tupi. Agora, terá 90 minutos para evidenciar ao Torcedor sua evolução. Muitos desejam ver o zagueiro ao lado de Léo, mas não será dessa vez. Nosso capitão transmite segurança àqueles que jogam ao seu lado. Nos cinco anos de Galo, o capitão mostrou-se soberano e formou diversas duplas vitoriosas com a camisa preta e branca.

Interessado em conhecer melhor sobre o zagueiro Felipe Santana, na quinta-feira à noite, num cafezinho de shopping, tive proveitosa e interessante conversa com Fábio Von Stosch, filho de brasileira com alemão. Nascido na Alemanha, mora atualmente em Belo Horizonte, é torcedor apaixonado do Borússia e demonstrou conhecer profundamente Felipe, que chegou na Europa em 2008, após ter sido revelado pelo Figueirense.

Em seus cinco anos (2008/2013) no time alemão, Santana foi reserva de luxo, atuando como titular durante seis meses na temporada 2009/2010. Se não chega a ser ídolo, é um jogador que a torcida tinha enorme apreço, tanto pelos gols decisivos na Champions League de 2013 — Shaktar, nas oitavas, e Málaga, nas quartas — quanto pelo fato de ter marcado nas três primeiras partidas com a camisa do Borússia. Porém, ao transferir-se para o Schalke 04, viu seu conceito cair. Dono de um futebol irregular, alterna entre boas atuações e falhas decisivas. Segundo Fábio, os oito meses de inatividade e as passagens pela Grécia e pela Rússia são fatores determinantes para a atual falta de ritmo do zagueiro. Torçamos e esperemos sua superação.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Dois outros jogadores, peças fundamentais para a recomposição de nosso questionado setor defensivo, brevemente estarão à disposição de Roger Machado. Erazo, que ainda não atuou em 2017, e Adilson, recentemente contratado. Os dois buscam melhor condicionamento físico. O zagueiro equatoriano encerrou a temporada passada muito questionado diante de seu desempenho, prejudicado por contusões relevantes. Tomara que o período afastado tenha devolvido ao jogador confiança e melhor condição atlética. O volante, por sua vez, pode atuar também como zagueiro. Neste mês de março, o gaúcho passou por período de readaptação. Bons reforços para a fase final do Campeonato Mineiro e os próximos jogos da Copa Libertadores.

 

22 thoughts to “Novo desafio e novas alternativas”

  1. Bom dia, Eduardo e demais. Contratações de jogadores em final de carreira, a maioria reservas ou lutando para não cair para segunda, como Felipe Santana, Roger Bernardo ( alguém já ouviu seu nome, antes do galo contratar ?). Manutenção do Carlos Eduardo. Danilo em processo de ´´queimação´´ pelo técnico. Foi revelado na lateral esquerdo, tirou um mineiro nosso, jogando bem pela esquerda, começou muito bem a temporada pela esquerda , e o inovador técnico o coloca pela direita ? Podem escrever: O Roger cai após a perda do mineiro ou, no máximo, ao sermos eliminados nas oitavas da libertadores ( se as oitavas não demorarem muito).

  2. Eduardo. Bom dia! Não achei que o GALO não tenha feito uma boa partida! Principalmente, no primeiro tempo, quando sobrou, perdeu boas oportunidades de gols e poderia ter “matado” o jogo. Tivemos, ainda, a boa partida do Felipe Santana que, como já esperava, vem se readaptando ao futebol brasileiro e melhorando suas atuações. Devemos lembrar que, no segundo tempo, alem da saída do Fred, muito bem substituído pelo Rafael Moura e do desinteresse do time, que ficou achando que ganharia fácil até a falha do Geovane, as entradas do Luan e do Clayton, que estão, ainda, fora de sintonia, prejudicaram, e muito, o futebol da equipe! Mas, concordo com o Róger! Essas partidas têm que ser utilizadas para dar ritmo à esses jogadores que , tenho certeza, muito ajudarão o GALO nas conquistas desse ano. Calma, gente!!!! O trabalho está sendo bem feito! “YES. Y CAM”!!!!

  3. Boa noite, Eduardo e galera atleticana. Depois desse jogo em Divinópolis cheguei à conclusão que por mais otimismo que tenhamos vamos sofrer muito neste ano. De bom restou observar uma ligeira melhora no Felipe Santana. Hoje ele jogou mais concentrado e soube dominar bem o seu setor. Parece que está recuperando o ritmo de jogo. Bom também foi constatar que o Rafael Moura é o melhor reserva que nós temos. É bom jogador, esforçado e sem dúvida sortudo. Se o Roger não fosse tão burro teria entrado com ele no lugar do Robinho desde o início como eu disse aí em cima. O Fred teria rendido mais ao lado dele e ele com certeza teria feito mais gols. Enquanto o Roger ficar pensando que é cientista e pode inventar teremos essa dificuldade. Temos jogadores para um bom time e poucos reservas à altura. Não dá para inventar. É cada um no seu lugar e simplicidade para jogar. E viva o Galo. Não dá para viver sem ele.

  4. Depois que faltou profissionalismo ao nosso presidente na condução do caso Levir, que culminou na sua demissão, o Galo nunca mais fez um jogo com alma e corpo de Galo. Os times deveriam escolher seus técnicos de acordo com seu DNA. No caso do Galo um time que jogue pra frente, que não aceite o jogo com passividade, não fique de toquinhos laterais. Isso é pra São Paulo, Fluminense e Cruzeiro. Galo, Flamengo e Corinthians é jogo de mais intensidade, vibração. Devolvam meu Galo, meu Galo raiz, como dizem os mais modernos. Quem sabe quando isso acontecer eu acredite que possamos ser campeões novamente.

  5. Acabei de sair do Farião em Divinópolis e estou realmente preocupado. A Galo não jogou nada, ganhou como tem ganhado em lance individual . Agora tenho convicção que o Roger conseguiu implantar no Atlético o que já tinha feito no Grêmio, um futebol absolutamente medíocre.

    1. Enquanto Felipe Santana vem dando a volta por cima o Clayton está só desanimando a Massa! Infelizmente temos que aguardar até o meio do ano para emprestá-lo e contratar outro pro lugar. Hoje o Clayton mostrou que no Galo já era, a camisa pesou pra ele.

  6. Além da chance para o Felipe Santana mostrar recuperação, com a notícia de última hora que o Robinho não joga podemos ver o Clayton em campo. Ambos tem futebol pra jogar no Galo e tem que aproveitar essa chance. O Galo deve vencer hoje, mas realmente o clássico vai ser o divisor de águas.

  7. O jogo hoje pelas condições do estádio, do gramado alto e ruim, do calor intenso, não são condições ideais para o bom futebol.
    Vai ser um jogo físico, um jogo de chutões , um jogo feio, neste panorama com o veto do Robinho a melhor opção para o seu lugar é o Rafael Moura brigando lá na frente junto ao Fred no 4-4-4
    Marcos Rocha – Felipe Santana – Gabriel – Fábio Santos (4)
    Otero – Elias – Carioca – Cazares (4)
    Rafael Moura – Fred (2)
    Se o Roger for esperto ele coloca o Rafael Moura de cara, não é jogo para o Luan todo cuidado é pouco com ele, precisamos dele na Libertadores.
    Muito Cuidado com o Marcos Rocha, Leo Silva, Luan, Robinho, Erazo não podemos perder jogador para o DM
    Saudações

  8. Bom dia, Eduardo. Agora é torcer para esses atletas acertarem no Time e resolverem os problemas da saga. O tiro já foi dado, agora é correr atrás da bala. O jogo decisivo é contra o nosso rival (nem gosto de citar o nome), aí vale e vence aquele que jogar com garra. Corpo mole não ganha clássico.

  9. Fico preocupado com a filosofia/contratações da atual da Diretoria. 1) Cardenas, Diego Aguirre e Roger – acredito -, foram contratados em razão de partidas que realizaram contra o CAM ( (Cardenas, gol), Aguirre e Roger, jogos do (Inter e Grêmio) em que deram um NÓ tático no CAM. Em 1 jogo, é impossível avaliar conhecimentos/qualidades técnicas táticas de treinadores/jogadores.
    2) Outro ponto que causa apreensão, é a filosofia em contratar jogador inativo (F. Santana) ou, em termino de contrato com o atual clube (Adilson e Roger ..). Se o clube não manifestou interesse na renovação contratual, pode ser indício de algum problema. No CAM Dátalo é exemplo.
    Torço para que a atual mandato termine logo (sem reeleição). Senão vamos voltar ao final da década passada e 2000/2005. Tempos nebulosos, com, equipes fracas (poucos se salvaram), jogadores em fim de carreira, dívida crescente, atraso de salários e, até greve de jogadores/servidores.

  10. Felipe Santana tem que atuar ao lado do professor Leo Silva, só assim seu futebol vai melhorar.
    Hoje é mais um jogo de preparação, Robinho tá vetado, Campo ruim um calor danado, todo cuidado é pouco eu preservaria o Luan, acho que não é jogo para ele, nosso maior reforço do semestre é entrar dia 01/04/2017 com todo o elenco disponível e 100℅
    O Roger foi privilégiado com 3 meses de preparação o ano começa de verdade para o Galo em Abril 2017 e como o elenco é a conta do chá precisamos de todo mundo inteiros e preparados para as decisões!!!
    Não precisa forçar hoje meio a zero tá bom!

  11. Pois é caro Eduardo, tomara mesmo que F. Santana e Erazo apresentem um bom futebol, porque precisamos de uma zaga segura quando o Leo Silva não puder jogar. Isso é urgente!

    Li aqui que o Robinho não vai jogar hoje. Apresentou uma indisposição intestinal. Se o Clayton for jogar no lugar dele, tomara que a postura do time em campo ajude esse garoto mostrar a que veio. Eu não acho que o Clayton desaprendeu a jogar bola, ele precisa é entrar mais ligado no jogo, confiante pra não errar tantos passes e ter liberdade pra jogar próximo da área assim como é com o Robinho; sem se preocupar tanto em marcar e recompor. No Figueirense o Clayton era a referência no ataque, sem tanta preocupação defensiva ou de buscar a bola no meio campo (essa não é a dele), e assim deve ser no Galo também.

    Palpite pra hoje… 3×0! Vamo Galo!!!

  12. A tabela do Campeonato Mineiro sempre favorece as Marias e prejudica o Galo em todos os anos. Este ano faremos as 02 ultimas partidas fora de casa , enquanto que as Marias em casa, o que poderá ser decisivo na classificação do campeonato.

  13. Bom dia, Eduardo e atleticanas e atleticanos deste adorável mundo. Mundo do galo é claro. Acabei de ouvir a notícia de que o Robinho não vai jogar hoje contra o Tricordiano. Tá com dor de barriga. A meu ver sorte nossa por que com a bola que ele vinha jogando não vai fazer falta nenhuma. O Roger vai ter que alterar o ataque e eu espero que ele não fique inventando e coloque o Danilo no lugar do Robinho. Se o problema é no ataque, tem que ser resolvido com atacantes, sem invenção. Roger não é cientista para ficar inventando nada. Atacantes na reserva nós só temos dois mais ou menos, Clayton e Rafael Moura e o Clayton nós já sabemos dos limites da sua capacidade. Então, por quê não testar o Rafael com o Fred? Tenho certeza de que pelo menos um ataque mais esforçado e insinuante nós teremos. Giovani, Marcos Rocha ( eu prefiro o Carlos César) Felipe Santana e Gabriel, Fábio Santos, Carioca e Elias, Otero, Cazares, Fred e Rafael Moura. Precisa mais do que isso para triturar os três corações? Claro que não. Aqui é Galo. E Galo é tudo na vida. Só purpurinados vivem sem o Galo e que merda de vida eles têm.

  14. Bom dia, GALISTAS!!!! Para nós, nosso “domingo” foi antecipado para hoje! Que bom! Pena que o Robinho, que agora já estava entrando no ritmo, de última hora, não vai jogar! Nada que vá atrapalhar o sucesso na empreitada de hoje! Afinal, não dependemos de um jogador! Hoje somos uma equipe! Felipe Santana terá outra oportunidade de pegar ritmo e retomar seu futebol. No lugar do Robinho, o que acha de entrar com o Clayton? É outro que precisa recuperar seu futebol que, como já foi comprovado, é deboa qualidade e pode ser muito útil nas conquistas do GALO esse ano! Bom jogo para nós e SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  15. Concerteza Eduardo o jigo de hoje é muito importante, mas o decisivo vai ser contra o Cruzeiro, pois estamos apenas 2 pontos na frente deles e temos a obrigação de ganhar ainda mais que estamos 2 anos sem ganhar deles.

    1. Fabricio, o tempo que estamos sem ganhar do Cruzeiro vai acabar no próximo jogo eu tenho certeza.
      Este Adilson que está chegando é um jogadorzaço.
      Passou despercebido de muitos clubes brasileiros e vai se encaixar como uma luva no nosso time.
      Com estas peças que estão chegando, vamos ficar muito fortes.
      a vítima de hoje, o Tricordiano vai tomar de volta, a goleada que aplicou na gente ano passado.
      Saudações amenas atleticanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *