Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nos embalos de sábado à noite

Outra vez embalado pela Torcida, o Galo alcançou sua oitava vitória no Brasileirão 2016, sendo sete sob o comando do Marcelo Oliveira. Depois daquele começo de campeonato manquitolando, o time – a partir da nona rodada – tomou outra feição e nos últimos nove jogos soma sete vitórias (Ponte Preta, Corinthians, América, Botafogo, Coritiba, Palmeiras e Santa Cruz), apenas um empate (Figueirense) e uma derrota (Flamengo). O aproveitamento é de 81,5% neste período.

É bem verdade que, em alguns jogos, a equipe venceu e não convenceu, como especialmente frente ao Coritiba, mas também não podemos desprezar que, em outros resultados adversos anteriores, merecíamos melhor sorte. O bom dessa reflexão é que o Galo está numa crescente e num momento interessante da competição. Os erros precisam ser esquecidos ou pelo menos relevados, pois devemos pensar sempre em somar pontos.

jogo com Santa Cruz - 30-07-16

O jogo com o Santa Cruz, que, sob a avaliação de muitos – inclusive deste blogueiro – seria fácil, apesar do placar, não foi tanto como imaginávamos. Os pernambucanos entraram com quatro volantes, sendo que o “10” era nosso conhecido Danilo Pires. Um time muito frágil, vale dizer. Perdendo de um gol, no primeiro tempo o Santinha ainda tentava retardar a partida. E veio o momento mais chato. No segundo tempo, até sair o segundo gol, a partida teve momentos que lembravam o jogo com o Coritiba. Alguns Torcedores demonstravam temor até Fred balançar as redes do adversário.

Daí pra frente foi só deixar o tempo passar e ainda comemorar o terceiro gol, marcado pelo Luan, exatamente quando tocou na bola pela segunda vez. A primeira foi no início da jogada deste mesmo gol. Desnecessário seria comentar o que foi daí pra frente. O placar definido, o time parece que ganhou novo ânimo e com gás total partiu para cima, levando a massa ao delírio com diversas jogadas espetaculares.

Fred, Luan e Robinho - 30-07-16 - jogo com o Santa Cruz
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Se imaginava, até ver a partida, a dificuldade do Marcelo para escolher três ou quatro jogadores entre os nomes de atacantes disponíveis, acho que a partir de agora o treinador perde o resto de cabelo que ainda possa existir na sua cabeça. Ainda bem que a dor de cabeça é pelo excesso e não pela falta.

Fred e Pratto, apesar de não ter sido como esperávamos, ao lado de Robinho, são – sob minha concepção – titularíssimos. Pois bem, ainda penso no Otero e no Cazares, quando se recuperar, para um bom duelo de gringos pela quarta vaga. Daí me dou conta que ainda temos Dátolo, Carlos (se não for vendido), Clayton, Carlos Eduardo e dois que não podem ficar fora, embora só possam ser escalados onze jogadores: Luan e Maicosuel, que jogou e abusou no jogo com o Santa Cruz. Foi o melhor em campo.

Mas como escalar Luan e Maicosuel? Se Luan, quando aqui chegou, se transformou no 12º titular na era Cuca, como agora Marcelo Oliveira terá de agir? Ter 13 titulares? Ou 14? Vejamos: Victor, Marcos Rocha, Leo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete e… Daí pra frente é que a coisa pega. E ainda temos boas opções no sistema defensivo. Confesso que passei boa parte da noite pensando como o treinador vai conseguir sair deste imbróglio. Saudável, diga-se!

Frase recebida logo após o jogo, pelo Whatsapp, do amigo coronel Ernest Soares, hoje residindo em Uberaba: “O Galo está tão bem, que o terceiro goleiro é titular da Seleção Brasileira!”

Amanhã, segundona, abordarei mais sobre o jogo e os resultados até agora interessantes da rodada.

11 thoughts to “Nos embalos de sábado à noite”

  1. Bom dia amigos! Acho importante considerarmos que ainda estamos na 17ª rodada, faltam 21 e se viermos a disputar a final da Copa do Brasil, serão então um total de 29 jogos pra serem realizado em apenas 4 meses, média aproximada de mais de sete jogos/mês; portanto acho um equívoco desprezar qualquer atleta do elenco; exceto Yuri e talvez o Carlos que não têem vaga sequer entre os reservas; uma pena não voltarmos a jogar no Mineirão, nossa casa de verdade e arrecadação pra bancar este elenco; VAMOS PRA CIMA DOS BAMBIS GALO!!

  2. Isto ai massa alvinegra, as coisas estão começando a fluir acredito muito neste plantel, mas temos que manter os pés no chão para não terminarmos no quase como ano passado. Vamos lotar o indepa e fazer dele um verdadeiro caldeirão com na liberta de 2013.
    Afinal de contas sabemos que a força da massa faz a diferença.

  3. Galão jogou muito bem, é normal em alguns jogos termos uma dificuldade maior para abrir o placar, principalmente quando se trata de time pequeno, jogam muito retrancados, tem que ter paciência para furar o bloqueio. Não é fácil segurar o ataque do galo, que no sábado se tornou o melhor ataque do Brasil, considerando todo o ano de 2016. O Mago jogou muita bola, Robinho vem se destacando tanto nas assistências quanto nas finalizações, o que muitos não acreditavam. Ainda temos Dátolo voltando de contusão e Cazares daqui dois meses, realmente é o melhor elenco do Brasil disparado…..e agora começando a dar liga. VAMOS GALO, GANHAR O BRASILEIRO….

  4. O Galão jogou bem, e venceu com méritos. Luan, xodó da torcida, voltou jogando muito. Pena que o Otero não pôde estrear devido a contusão do Carlos César. Gostaria de exaltar o Patricão da Massa, o homem da superação. Já foi do céu ao inferno inúmeras vezes, mas pela sua força de caráter nunca desiste. Mandou bem Patric!!

  5. – Quando o Galo venceu a Seleção Brasileira por 2 x 1 em 03/09/1969, não foi porque tinha melhor time. Muito pelo contrário, dado que a Seleção atuou completa. Deveu-se ao fato de que os jogadores entraram em campo com a CONFIANÇA em seu nível máximo. É o que percebemos hoje no time do Galo. Restaurada a confiança entre os jogadores que compõem o melhor elenco da atualidade no futebol brasileiro, o Galo torna-se imbatível dentro e fora de casa. Sem o veneno da soberba e do salto alto, o resultado do próximo jogo deverá ser favorável às pretensões ao título.
    – Abro parágrafo para elogiar as últimas atuações de ROBINHO. Joga os noventa minutos, dribla de modo endiabrado e o mais importante, balança as redes dando o toque final na menina como poucos sabem fazer. Cada gol seu vale aproximadamente 100 mil reais/mês. Vale quanto pesa, preço justo, dada a dificuldade do Brasileirão.
    – Vixe! Rómulo Otero, camisa 10, o “pequeno grande homem” nem jogou ainda.
    – MARCELO OLIVEIRA e sua Comissão Técnica fecham minha participação por ora. O tempo, senhor da razão, está mostrando que era apenas questão de contar com atletas afastados por convocações e contusões para os resultados aparecerem.

  6. Amigo Dudú,
    Vou ajudar o Marcelo, com essa difícil tarefa.
    Mande o Cleyton, o Patric, o Carlos, e o Carlos Eduardo, para o Mequinha, e seja feliz.
    A solução não é completa, porém, vai diminuir pela metade o numero de infarto em atleticanos em dia de jogo, com a escalação dessas perebas.

    Um abraço,

    VOLTA KALIL PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!!AQUI É GALO PORRA!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Na minha opinião, o quarteto titular do Galo é: 11-Pratto….10-Robinho….7-Luan…9- Fred….O resto dos bons jogadores que estão no banco, não precisamos de ficar na ânsia de escalá- los. Eles vão entrar nos jogos naturalmente, seja por cartões, seja pela Copa do Brasil, seja por prevenção. Isto porque, Fred, Robinho e Pratto, já não são mais garotos; e o Luan está num processo de recuperação que exigi muito cuidado. Inevitavelmente o Maicossuel, Otelo, Clayton terão que mostrar serviço. O Cazares demora a voltar…e até pegar ritmo de jogo… não podemos contar com ele neste Brasileiro, só em meados do segundo turno…e até lá disputaremos pontos imprescindíveis. Só pra lembrar, são 45 anos sem ganhar o Brasileiro. Fomos os primeiros a ser campeões e de lá pra cá todo mundo já conquistou- até times médios: Guarani, Coritiba, Bahia, Atlético do Paraguai, Cruzeiro- que sendo o último dentre todos os times que já conquistaram, repetiram duas mais duas vezes, e o Galo nada. Esta é a realidade. Chegou a hora! O Brasileiro é aquele título entalado no coração atleticano, de 77- onde fizemos a melhor campanha de toda a história do Brasileiro: 90,1% de aproveitamento- mas o caneco não veio. Temos o melhor time, o melhor elenco e estamos na seca. Vamos conseguir reverter este cenário no título? Eu acredito!!! Mas humildade, pés no chão, cautela, ousadia e alegria. Abç.

  8. Em que pese tudo isto , ‘adispois’ que tiraram o terno do Carioca ,o mesmo voltou a ser aquele jogador que era qdo aqui chegou ,83 passes certos é muita coisa . Visível evolução no condicionamento físico tanto criticado e, como é bom NÃO ver nossos zagueiros ‘batendo pega’ com os atacantes adversários , decorrente da melhora no SISTEMA DEFENSIVO e prá terminar, ficamos 14/15 anos à procura de um lateral esquerdo,hoje temos dois e ‘dus bão’ . SAN

  9. Ótima partida do Maicosuel. Rápido, liso, habilidoso, e ainda ajudou muito bem na marcação quando precisou. Robinho com ritmo de jogo e confiança lá em cima, mostrando que é MUITO diferenciado. Ninguém chega ao patamar que ele chegou em sua carreira a toa. Luan dispensa comentário, é de se emocionar com tanta raça e amor que demonstra a essa camisa alvinegra. Fred excelente centro-avante, jogando muito bem. Pratto ainda falta um pouco de ritmo, mas todos nós sabemos do que é capaz. Na zaga, Léo Silva e Erazo dois MONSTROS. Adiantam quase toda as bolas, não deixam o atacantes sequer dominarem a bola. Fábio Santos, experiência e segurança na latera. Ótima partida também do Patric. Carioca e Donizete melhor dupla de volantes do Brasil, mesclando força de marcação e classe. Ainda tem o excelente Cazares pra voltar, Otero pra estreiar… Que máquina que tá esse time do Galo!! Com humildade e pés no chão, vamos buscar o título esse ano!

  10. Olá Eduardo, Bom dia! Como nosso Galo interfere em nosso humor!!!! Desse jeito acordamos cantarolando nosso Espetacular Hino. O Nosso Galão ganhar com direito ao Gol do Luan é o melhor rivotril do mundo como diria Fred Melo Paiva!
    Porém eu ainda não me conformo com os empates contra figueira,vitória e sport e as derrotas para os mierdas e para os flamerdas!
    Ainda estão em dívida comigo os Jogadores!!!! Rsrsrs Poderíamos ser líder com sobras! MAS O QUE JA DEU UMA AMENIZADA NESSA CONTA AI FORAM AS PALAVRAS DO LUAN ” EU AMO O GALO” FAÇO CORO COM ELE NÓS AMAMOS O GALO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.