Por José Roberto
A temporada de 2019 além de já bater em nossa porta, teve seu início logo que a bolinha no sorteio da Conmebol indicou nosso primeiro adversário na segunda fase da Pré-Libertadores, que em breve trocará de nome para “conquistadores da América”, já que a entidade Sul-Americana também é adepta de uma boa trapalhada, e como!
Será nossa décima participação na Libertadores, a sexta em sete anos. O Atlético enfrentará o Danúbio-URU. Entre as duas agremiações, houve um único jogo, foi um amistoso em 05 de fevereiro de 1975 em nosso salão de festas raiz, com direito a “zoiúdo no tropeirão”, pontas dos dedos mergulhados dentro dos seis copos de cerveja em cada mão, um preso entre os dentes e um equilíbrio fenomenal ao passar entre a galera para que o rango não saísse voando, chegando assim ao seu destino final intacto.
Saudades que chama, né?! Com dois gols de Campos, um de Marcelo Oliveira e outro de Wanderley Paiva, o Atlético vencia os uruguaios pelo placar de 4 X 0.
Passados 44 anos vamos ao Uruguai, entre os dias 05 e 07/02, enfrentá-los pela segunda fase da competição no jogo de ida. Entre os dias 12 e 14/02 acontece o jogo de volta.
Pelo ranking da Conmebol somos o 10º melhor colocado, o que nos dá o direito de fazer os jogos de volta em casa – inclusive os da terceira fase, caso passemos – o que não quer dizer nada, caso não tenhamos um time forte, bem treinado e com vontade de conquistar.
A campanha do nosso adversário na temporada 2018 agregando os Torneios Apertura e Clausura, soma 30 jogos – 13 V. 11 E. 06 D -, 36 gols prós e 38 gols contra. No Apertura foi o 3º e na Clausura o 10º colocado, no geral obteve a 3ª melhor campanha.
Não é um primor de campanha, mas não é um adversário a ser desprezado e a melhor maneira de mostrar respeito é fazer como no amistoso: enfiar uma goleada, resolvendo logo a parada sem muitos sustos.
Outra curiosidade é que o estádio do adversário não possui iluminação e por conta disto podem mandar o seu jogo no Estádio Luis Franzini – também modesto e acanhado – ou com uma terceira opção pelo Estádio Centenário, que em minha opinião será o escolhido, aguardemos!
De certo é que já em fevereiro, o Atlético fará 4 jogos pelo Mineiro e caso estejam pensando grande, 4 jogos pela Libertadores. Ou seja: 8 jogos em 28 dias com altitude pela frente dependendo dos resultados que faltam para completar os grupos, já na terceira fase.
Espera-se que no dia 04/02, as dúvidas quanto ao elenco estejam sanadas e o time esteja na ponta dos cascos para bem representar a Instituição devolvendo-nos nossa auto estima que anda bem arranhada ultimamente, não porque queiramos, mas muito em conta de tudo o que não aconteceu em 2018. Nos devem uma explicação, que ela aconteça dentro de campo com um time forte que nos represente com a raça dos galos índios.
A nova temporada pode ser comparada a visita de um conhecido amigável ou um inimigo nas sombras. A escolha entre um e outro depende do que é melhor, e no caso do Atlético, a escolha certa depende da diretoria, depende do presidente.
O novo se oferece por inteiro, mas não escancara os seus segredos. Estes segredos serão positivos se formos competentes e os frutos virão, não por merecimento, também, mas muito mais por um trabalho bem feito, bem planejado.
O contrário virá na mesma intensidade e decepção. O famoso pé atrás nos aguarda caso repitamos os mesmos erros dos últimos anos. Erros crassos de amadores com lapsos de envergonhar seus seguidores.
Não existe sorte e não se pode confiar em magia. Elas são feitas no dia a dia, na realidade de quem luta e sua pela sua armadura tornando certas as decisões, com ambos os pés fincados no chão, sem fantasias e abdicando por completo da arrogância e do estrelismo, comuns aos derrotados para se justificarem.
Espera-se que a temporada de 2019 seja o ano mais rico da Centenária Historia do C.A.M. Que seja aberto um novo caminho cheio de conquistas e glórias, sepultando todas as frustações vividas dentro e fora de campo. Que seja resgatado de uma vez para sempre o nosso Galo forte e vingador. Não dá mais para esperar! Saudações.
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…
View Comments
Ridícula a idéia de vender Luan.
Logo ele, além de ser o melhor é o que tem mais raça.
Não é a toa que a massa o idolatra!
QUE ELIAS VÁ PARA O INTER E DEIXE NOSSO GALO EM PAZ. Mas , ainda tenho medo do Inter desistir. ELIAS
Foi a mais cara e pior contratação dos últimos anos.
Jair , Marinho, Catanha , Mexirica e seu Craysdom. Volta Alexandre Tadeu. Pelo amor de Deus. So pode ser brincadeira E se reclamar é mimi bua bua? Esses q apoiam a derrocada do glorioso. Não amam nosso clube. Tem q chorar xingar e criticar p evitar 2018
Obrigado, Elias, pelos títulos que você nos deus (1 mineiro), e por você ter jogado com muita raça e amor por essa camisa...sqn....agora vai! Some daqui, seu verme!!
Clayson, mil vezes não!
Esse Marques como dirigente tá parecendo o Marques como jogador :
pipoca,pipoca,pipoca e não sai nada.
Saudações Galistas e Deus nos ajude
Uai. Faz todo sentido...
Concordo com seu time. Com Fabio Santos se Ricardo Oliveira , estamos perdidos....
ESSA FOTO DE HOJE DA COLUNA É A VERDADEIRA MASSA ATLETICANA E NO MINEIRÃO.
FORA Puleiro do INDEPENDÊNCIA.
BRASILEIRÃO ; LIBERTADORES E COPA DO BRASIL.
É OBRIGAÇÃO CONQUISTAR UM DOS TRÊS ; MAS TEM QUE COMPETIR PARA GANHAR TODOS. SEM PRIORIZAR.
QUANDO PRIORIZA ESSE OU AQUELE ACONTECE COMO ESSE ANO. FICA SEM NENHUM E DE MÃOS ABANANDO.
TEM QUE ENTRAR PARA GANHAR QUALQUER COMPETIÇÃO.
O Mineiro é excessão e pode ser um laboratório de testes.
Com jogadores da péssima BASE e Reservas.