Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não dá mais para esperar: foi dada a largada para 2019.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Por José Roberto

A temporada de 2019 além de já bater em nossa porta, teve seu início logo que a bolinha no sorteio da Conmebol indicou nosso primeiro adversário na segunda fase da Pré-Libertadores, que em breve trocará de nome para “conquistadores da América”, já que a entidade Sul-Americana também é adepta de uma boa trapalhada, e como!

Foto: Divulgação | Globo Esporte

 Será nossa décima participação na Libertadores, a sexta em sete anos. O Atlético enfrentará o Danúbio-URU. Entre as duas agremiações, houve um único jogo, foi um amistoso em 05 de fevereiro de 1975 em nosso salão de festas raiz, com direito a “zoiúdo no tropeirão”, pontas dos dedos mergulhados dentro dos seis copos de cerveja em cada mão, um preso entre os dentes e um equilíbrio fenomenal ao passar entre a galera para que o rango não saísse voando, chegando assim ao seu destino final intacto.

Saudades que chama, né?! Com dois gols de Campos, um de Marcelo Oliveira e outro de Wanderley Paiva, o Atlético vencia os uruguaios pelo placar de 4 X 0.

Passados 44 anos vamos ao Uruguai, entre os dias 05 e 07/02, enfrentá-los pela segunda fase da competição no jogo de ida. Entre os dias 12 e 14/02 acontece o jogo de volta.

Pelo ranking da Conmebol somos o 10º melhor colocado, o que nos dá o direito de fazer os jogos de volta em casa – inclusive os da terceira fase, caso passemos – o que não quer dizer nada, caso não tenhamos um time forte, bem treinado e com vontade de conquistar.

A campanha do nosso adversário na temporada 2018 agregando os Torneios Apertura e Clausura, soma 30 jogos – 13 V. 11 E. 06 D -, 36 gols prós e 38 gols contra. No Apertura foi o 3º e na Clausura o 10º colocado, no geral obteve a 3ª melhor campanha.

Não é um primor de campanha, mas não é um adversário a ser desprezado e a melhor maneira de mostrar respeito é fazer como no amistoso: enfiar uma goleada, resolvendo logo a parada sem muitos sustos.

Outra curiosidade é que o estádio do adversário não possui iluminação e por conta disto podem mandar o seu jogo no Estádio Luis Franzini – também modesto e acanhado – ou com uma terceira opção pelo Estádio Centenário, que em minha opinião será o escolhido, aguardemos!

De certo é que já em fevereiro, o Atlético fará 4 jogos pelo Mineiro e caso estejam pensando grande, 4 jogos pela Libertadores. Ou seja: 8 jogos em 28 dias com altitude pela frente dependendo dos resultados que faltam para completar os grupos, já na terceira fase.

Espera-se que no dia 04/02, as dúvidas quanto ao elenco estejam sanadas e o time esteja na ponta dos cascos para bem representar a Instituição devolvendo-nos nossa auto estima que anda bem arranhada ultimamente, não porque queiramos, mas muito em conta de tudo o que não aconteceu em 2018. Nos devem uma explicação, que ela aconteça dentro de campo com um time forte que nos represente com a raça dos galos índios.

A nova temporada  pode ser comparada a visita de um conhecido amigável ou um inimigo nas sombras. A escolha entre um e outro depende do que é melhor, e no caso do Atlético, a escolha certa depende da diretoria, depende do presidente.

O novo se oferece por inteiro, mas não escancara os seus segredos. Estes segredos serão positivos se formos competentes e os frutos virão, não por merecimento, também, mas muito mais por um trabalho bem feito, bem planejado.

O contrário virá na mesma intensidade e decepção. O famoso pé atrás nos aguarda caso repitamos os mesmos erros dos últimos anos. Erros crassos de amadores com lapsos de envergonhar seus seguidores.

Não existe sorte e não se pode confiar em magia. Elas são feitas no dia a dia, na realidade de quem luta e sua pela sua armadura tornando certas as decisões, com ambos os pés fincados no chão, sem fantasias e abdicando por completo da arrogância e do estrelismo, comuns aos derrotados para se justificarem.

Espera-se que a temporada de 2019 seja o ano mais rico da Centenária Historia do C.A.M.  Que seja aberto um novo caminho cheio de conquistas e glórias, sepultando todas as frustações vividas dentro e fora de campo. Que seja resgatado de uma vez para sempre o nosso Galo forte e vingador. Não dá mais para esperar! Saudações.

       

   

55 thoughts to “Não dá mais para esperar: foi dada a largada para 2019.”

  1. QUE ELIAS VÁ PARA O INTER E DEIXE NOSSO GALO EM PAZ. Mas , ainda tenho medo do Inter desistir. ELIAS
    Foi a mais cara e pior contratação dos últimos anos.

  2. Jair , Marinho, Catanha , Mexirica e seu Craysdom. Volta Alexandre Tadeu. Pelo amor de Deus. So pode ser brincadeira E se reclamar é mimi bua bua? Esses q apoiam a derrocada do glorioso. Não amam nosso clube. Tem q chorar xingar e criticar p evitar 2018

  3. Obrigado, Elias, pelos títulos que você nos deus (1 mineiro), e por você ter jogado com muita raça e amor por essa camisa…sqn….agora vai! Some daqui, seu verme!!

  4. BRASILEIRÃO ; LIBERTADORES E COPA DO BRASIL.
    É OBRIGAÇÃO CONQUISTAR UM DOS TRÊS ; MAS TEM QUE COMPETIR PARA GANHAR TODOS. SEM PRIORIZAR.
    QUANDO PRIORIZA ESSE OU AQUELE ACONTECE COMO ESSE ANO. FICA SEM NENHUM E DE MÃOS ABANANDO.
    TEM QUE ENTRAR PARA GANHAR QUALQUER COMPETIÇÃO.
    O Mineiro é excessão e pode ser um laboratório de testes.
    Com jogadores da péssima BASE e Reservas.

  5. Olá amigos da bola!

    Sei não!
    Tô começando a pensar!….. Na possibilidade desse Lugalo, ser Maria!
    Para o sujeito tá tudo perfeito! Nada a reclamar!…… Na verdade o sujeito só reclama dos que reclamam!…..

    Se para ele, tá tudo perfeito, é porque realmente é Maria! Já que o Cruzeiro, em termos de títulos importantes, nos deixa no chinelo!

    Mas, para o tal Lugalo, tá normal, tudo lindo! Se realmente ele pensa assim, é Maria!… E deseja o fim do nosso clube, ou então o sujeito não é certo!

  6. Lugalo. Fala sério cite ai cinco razoes que justifiquem uma expectativa de que iremos disputar pra valer os titulos no ano de 2019. Gostaria de ter motivos para ter otimismo

  7. Tem que contratar rápido e largar essa contratação do Clayson, jogador comum que quer impor condições, Luan permanecendo é muito melhor pro Galo. Essa diretoria e principalmente Marques tem que aprender e não levar mais um chapéu do Palmeiras, que sempre tá levando a melhor nas transações com o Galo. Falta um goleiro reserva pro Victor, dois zagueiros no mínimo, laterais, armador, atacante rápido e centro-avante. Diretoria tem que agilizar e montar um elenco de qualidade, se não vai ser outro vexame em 2019. Acorda diretoria e vamos cobrar massa atleticana.

  8. Tem que contratar rápido e largar essa contratação do Clayson, jogador comum que quer impor condições, Luan permanecendo é muito melhor pro Galo. Essa diretoria e principalmente Marques tem que aprender e não levar mais um chapéu do Palmeiras, que sempre tá levando a melhor nas transações com o Galo. Falta um goleiro reserva pro Victor, dois zagueiros no mínimo, laterais, armador, atacante rápido e centro-avante. Diretoria tem que agilizar e montar um elenco de qualidade, se não vai ser outro vexame em 2019. Acorda diretoria e vamos cobrar massa atleticana.

    1. Lugalo. Fala sério cite ai cinco razoes que justifiquem uma expectativa de que iremos disputar pra valer os titulos no ano de 2019. Gostaria de ter motivos para ter otimismo

    2. Esse cara só tumultua. Não aceita opinião contrária , é da turma do apoio incondicional e os comentários acrescentam nada. Só vem aqui defender a Diretoria. Para tu, 2018 dever ter sido ótimo …

  9. Acho que, no final, vão prorrogar os contratos de Léo Silva, Fábio Santos, Elias, Adílson e Ricardo Oliveira…….nunca vi tanta especulação sem concretizar nada.

  10. Bom dia amigos do Galo. “Clayson impõe condições para fechar com o Atlético e aguarda retorno”, o que este borra bosta pensa que é? Não tem curriculum para jogar no NOSSO GALO e ainda faz exigências? Não queremos refugo do Palmeiras e ponto final
    Rocha por Rever com contrato de no máximo 2 anos é um bom negocio.

  11. Bom dia José Roberto, xará e amigalos! Marcos Rocha por Papagaio, Luan por Clayson, Jair do rebaixado Sport. O único que pode compor banco até agora é o lateral Guga. É isso mesmo?????? Até o momento o que vejo de especulação é brincadeira de mal gosto. Lá na frente até o momento Chará e Ricardo( Que faz gol de três em três meses) Oliveira. No meio de campo ninguém com característica de criação e na defesa poderemos ter um de 39 anos e outro de 33 anos. Por enquanto não vislumbro absolutamente nada para 2019. O fantasma que me aflige não é ser eliminado de cara pelo Danúbio e perder o primeiro mata-mata da Copa do Brasil, mas o Brasileirão 2019. Não dá pra brincar com elenco fraco em campeonato de pontos corridos. Será que o Marques e o Sr.7 ainda encontram-se em sono profundo?

  12. Oi Eduardo, José Roberto e Amigos, bom dia!
    Ainda continuo receioso em relação à próxima temporada do Galo.
    Nada de contratações pontuais, continuam fazendo as mesmas apostas.
    Apesar de algumas especulações, ainda não vi nada a respeito da contratação de um camisa 10 de ofício. Já alguns anos sofremos com o setor de criação.
    Tudo continua muito broxante para 2019.
    Saudações Alvinegras,

  13. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto José Roberto,até agora nada de reforços pontuais para ser titulares. Igor rabelo seria um grande reforço mas até hoje não chegou. Espero que o galo não doa o marcos rocha para o Palmeiras a imprensa diz que se o papagaio vier para o galo vai vim com uma cláusula no contrato se caso for vendido para o exterior o galo tem obrigação de liberar,espero que o galo não entra nesta já basta ter perdido o Roger guedes. O inter vai nos fazer um grande favor se levar o bunda de chumbo e aproveita e levam cone 2.patrick e Fábio Santos. Vai galooooooooo.

  14. Com Fábio Santos e Ricardo Oliveira no time titular podem esquecer … 2 a menos em campo. Já contando com a transferência do Elias .
    Mais agilidade Diretoria. Reforços urgente . O tempo está passando … em janeiro o elenco precisa estar montado . Tudo é muito lento no Galo…
    queria ver este time: Vítor , Emerson , Rever, Igor Rabelo, Vítor Luís (reserva palmeiras) Adilson, Blanco, Cazares, chara, gerra e tardeli.

  15. O MINEIRÃO é Nosso.
    Campanha – Vamos sair da caixa de fósforos do INDEPENDÊNCIA e ir definitivamente para o MINEIRÃO. É A NOSSA CASA.
    AQUI SÓ SE FALA EM LIBERTADORES.
    E O BRASILEIRÃO.??? E A COPA DO BRASIL.??? PARA MIM TEM A MESMA IMPORTÂNCIA. VAMOS DISPUTAR PARA GANHAR OS TRÊS. NADA DE PRIORIZAR.
    AQUI É GALO.

  16. Jose Roberto ja que o Avila vai deixar o Blog sugiro que você assuma a titularidade. Precisamis de um trincheira de lutas para resgatar o nosso clube. Reza a lenda que alguns dos tricampeoes do mundo de 70 torciam para a seleção nao conquistar o tetra com receio de perda de protagonismo. Fazendo uma analogia: Sera que o Kalil indica presidentes mediocres para continuar sendo reverenciado pelas conquistas alcançadas em seu mandato? Será que o Kalil deseja na presidencia um vencedor que nos leve ao campeonato brasileiro ou um banana que aceite o jogo dos empresários? A venda desse Emerson,.com menos de um ano de clube é , no.minimo estranha..

    1. Agradeço a referência caro Domingos, porém, assim como o Dudu é chegada a hora de passar o bastão. Nosso Canto cresceu muito, a dedicação e a entrega à ele tem de ser total. Acho q cumprimos bem o compromisso assumido, não se pode agradar a todos, as vezes dizer o q pensa não é muito agradável p quem ouve,a vida é assim. abs e #GALOSempre

      1. Boa tarde J. Roberto!
        Pena não ficar. Pode-se discordar das suas opiniões, mas não podemos discordar da sua lucidez ao as expor.
        Este espaço é destinado a exposição de opiniões e, NÃO para a realização da unanimidade.

        1. Opa! Exato caro Alberto_ citando Niet_ ” aqueles q foram vistos dançando,foram julgados insanos por aqles q não podiam escutar a música.” O importante é continuar dançando/ defendendo suas ideias mesmo q te achem louco.abs

  17. Bom dia Eduardo e Jose Roberto e Atleticanos. Os textos e ontem e de hoje respectivamente de autoria do mestre Eduardo e Jose Roberto, apontam na tendência do otimismo e esperança de que o Atlético se saia bem na libertadores. O problema é a atual diretoria com sua “competência” cavalar em fazer besterias e cometer erros infantis, montado uma draga de elenco, como vimos em 2018, e sendo passada para trás pelo tal de “parmeira” que volta a tentar dar outro atestado de trouxa para os diretores atuais do Atlético.
    Até o momento, não vejo razões para otimismo ante as notícias, declarações e atos dessa atual diretoria. Parece que não aprenderam nada com as contratações temerárias e os resultados medíocres que obtiveram em 2018.
    Para o bem do Atlético, peço aos atuais diretores: acordem e tomem atitudes adotando uma gestão profissional. Saudações Atleticanas

  18. TIME DO GALO PARA A LIBERTADORES 2019: Victor, Leo Moura (Patrick), Rever, L Silva, F Santos; Adilson, Elias, Nenê, Douglas; Ricardo Oliveira e Clayson. Só tem que combinar com a Conmebol para ter apenas UM jogo por mês, por que nosso time tá velhinho… Também deve ser montado um outro time para o Brasileirão e um terceiro time para a Copa do Brasil.

  19. Boa tarde massa,JR e Guru

    Parabéns pela postagem nobre escriba, sem os mimimis que andaram dominando este espaço. Mas hoje quero postar aqui minha cartinha pro papai noel.

    Papai Noel, fui um bom menino este ano, compareci aos jogos do galo, torci, tive diversas desilusões, mas mesmo assim continuei fiel ao meu time do Coração. Então peço os seguintes presentinhos:
    • Que a diretoria negocie Elias o mais rápido possível;
    • Que apareça um bom lateral esquerdo pra colocar o F. Santos no banco;
    • Que as contratações dos zagueiros prometidos aconteçam;
    • Que Gustavo Blanco, Zé Welerson e Adilson não machuquem tanto;
    • Que haja uma bateria que não descarregue nunca pra manter Cazares ligados em todas as partidas;
    • Que seja contratado um treinador de goleiros pra treinar Vitor;
    • Que Ricardo Oliveira seja mais jogador do que Pastor;
    • Que a diretoria saiba usar nossas moedas de trocas e não tragam mulambos pro clube;
    • Que Levir culpe lance “Um burro com sorte 2”

    Ufa!!! Sei que os pedidos são muitos, mas eu e a nação Alvinegras ficaremos muito felizes se nossos presentinhos chegarem.

  20. Com o pensamento pequeno dos nosso dirigentes, sem contratar ngm eu nem empolgo pra essa libertadores. Esse time que temos é pra disputar o mineiro e só, infelizmente. Enquanto vemos o nosso rival com especulações sobre 20 milhões no Bruno Henrique, trazemos o ultrapassado e lento Rever de volta. Que planejamento é esse? Enquanto não tiver ousadia e meter a cara no mercado vamos viver de ganhar 1 título a cada 100 anos e a cada ano escutar o rival fazendo festa na praça 7. Difícil assim…

    1. Quando abrimos o bolso e ousamos nas contratações conseguimos títulos, mas acabou, não dá pra viver só de 3 títulos nesse tempo todo. O Galo precisa ser grande pra fazer frente com os outros times, tanto criticamos o nosso rival no começo do ano e olha só o resultado, título importante, valorização da marca, dinheiro no bolso. E o único motivo pra zuar eles é os 10 milhões do Fred, que por sinal nem recebemos.

      1. Papinho de Maria, que dinheiro no bolso? contratou quem? o unico time que contratou foi o SPFC e pagou mais de 30 milhas num jogador. O resto ate agora so especulacao. Essas Marias, saudades do Kong ja tinha botado uns 20 prar correr.

  21. Bom dia, José Robeto, Eduardo e Massa atleticana!
    Que assim seja!
    Que a diretoria e comissão técnica definam logo quem estará e quem não estará à disposição do Galo na próxima temporada. Tô de saco cheio de tanta especulação!
    Pelo visto vamos ter que nos contentar com Fábio Santos e Ricardo Oliveira.
    Espero que o Inter não só avance nas conversas mas que leve pra ele e depressa o bunda gorda, o preguiçoso!
    Espero que o Galo acerte logo com Igor Rabelo!

  22. Quero saber do Brasileiro que completa 47 anos hoje e não ganhamos nenhuma de novo.

    Não adianta viver apostando ficha em Libertadores com esse time lamentável que temos, isso é pura ilusão. O nosso presidente não valorizou a sulamericana e foi vencida por um clube que ficou atrás de nós no brasileirão, e, além do título, ganhou o dinheiro da premiação, conseguiu uma vaga DIRETA e ainda vai disputar a Recopa ano que vem.

    Enquanto isso, nós ficamos na mesmice de sempre. Campeonato mineiro (que eu faço questão de ganhar todo ano) Libertadores mesmo sabendo que não temos time pra ganhar e Copa do Brasil, competição que, para a grandeza do Galo é inadmissível ter só uma.

    ACORDA TORCEDOR!

    1. Verdade caro! Nós queremos o BR19, mas será que o pensamento deles tbm é assim? Falamos da LA pelo fato de ser um dos assuntos em evidência,além de ser o primeiro torneio q iremos disputar logo no início da temporada. Não podemos abaixar a guarda nas cobranças, fazendo já não nos ouvem,largando de lado,pior será. Saudações.

    2. Você sabia que hoje completa 50 anos que o Galo vestiu a camisa amarela e representou a seleção brasileira, de forma magistral, contra a antiga Iugoslávia no Mineirão?
      E você sabia que esse mesmo Clube Atlético Mineiro venceu, 1 ano depois, a própria seleção brasileira, com Pelé e cia, que iria se sagrar tri-campeã no México?
      Não seja seletivo em registrar só os maus momento do clube. Isso é papel de mariposa, que inclusive vivem infestando este espaço.

        1. Se quiser me fala seu e-mail e te mando fotos minha caixa de ingressos que guardo desde 2005, minha tatuagem nas costas e minha coleção de camisas.

      1. Ah cara, me ajuda aí.

        Eu pesquiso a história do Galo desde 2007 e sei do jogo contra a Iogoslávia. O Galo também já venceu a União Soviética e a seleção da França já na época do Platini, em 1977.

        Não estou sendo seletivo. O Galo é grande para lembrarmos de jogos assim, assim como é grande para ter quase 50 anos sem ganhar um Brasileiro. Tire essa viseira e enxergue os fatos.

        Eu sou atleticano doente e trago essa paixão desde a minha avó. Não preciso ficar provando nada aqui não.

  23. Bom dia José Roberto. Bom dia a todos. Pedindo todas as venias ao Barros e a Doutora Lucy gostaria de registrar a minha discordancia em relacao a postura da nossa Diretoria em relacao ao Alexandre Matos. Vejamos: Marcos Rocha foi para o Palmeiras com passe fixado em dois milhoes de euros. O Palmeiras deixou vencer o prazo e nao pagou os dois milhões. Marcos Rocha foi a mídia dizer que quer ficar no Palmeiras. A nossa Diretoria tentou colocar na negociação Scarpa, Guerra ou Rapael Veiga. O Palmeiras nao aceitou e propos um milhao e meio de euros e o empréstimo de Papagaio, sem passe fixado, apenas com taxa de vitrine. Oras, nosso time nao pode se submeter a isso…
    O Alexandre Matos( cruzeirense confesso) está tripudiando sobre nosso clube usando o galo como vitrine de jovens jogadores do Palmeiras. Minha sugestão: ou paga os dois milhoes de euros, ou fixa o passe do papagaio em no maximo 5 milhões de euros , caso contrario, como dizia Kalil: tiau e benca.

    1. Bom dia Domingos, saudações!
      Verdade! Não é pq o Rocha só tem mais um ano de contrato q o Clube tem de aceitar qqr merreca. Além de se importa, tem tbm de valorizar o q é seu. Parece q o “novinho” está achando q o C.A.M é local de desova de porcaria ou parque de diversões dele e não é. Esse mascote crescido do ex mascote do palmeiras é um afronte à nossa base,para quem dizia valoriza-la,soa falso demais.abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *