Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não basta falar com o Torcedor é preciso ouvir o Atleticano

Marcelo Jacques

Ultimamente no Brasil, as instituições e as pessoas públicas são cobradas diariamente para se posicionarem em relação a toda e qualquer situação que divida opiniões ou que envolvam causas sociais.

Poucas se posicionam, apesar disso, e as que o fazem, muitas vezes, ganham mais desafetos do que admiradores, o que pode ser explicado pelo radicalismo imbecil que vivemos no país atualmente.

Apesar disso, sou a favor de que para causas que tenham a ver com a história da pessoa/instituição, o posicionamento seja duro e claro.

Depois do fato ocorrido no clássico, o Atlético lançou a campanha #DoPretoEdoBranco em que se posicionou de forma clara e dura contra os atos de racismo cometidos por dois de seus “torcedores”.

Baniu os dois racistas (inadimplentes, diga-se) do quadro de associados e manteve a campanha viva com uma série de vídeos e postagens até a quarta feira, dia 20/11, Dia da Consciência Negra no país.

O motivo do texto é única e exclusivamente parabenizar a equipe de comunicação do Atlético.

Parabéns por honrarem a história do CAM e de não se esconderem sobre esse assunto tão importante.

E não só por isso, mas por transformarem a comunicação do Atlético, principalmente nas redes sociais, em algo mais próximo ao torcedor.

No dia do aniversário do Galo em 2019, lançou-se um rap falando sobre tantas passagens gloriosas do clube.

Redes sociais específicas para a base foram criadas, aonde o amigo Pedro Souza vem, juntamente com os outros integrantes da comunicação, fazendo um trabalho incrível na divulgação e no acompanhamento da rotina das categorias de base.

As postagens sobre os jogos e fatos do clube são hoje muito mais frequentes e bem feitas, por pessoas que sabem como conversar com o torcedor de igual para igual. Finalmente, o verdadeiro time do povo fala agora diretamente para o seu povo.

Eu sei que o futebol não vai bem, sei que a diretoria peca em 99% das coisas que faz que não temos diretor de futebol, não temos presidente, não temos treinador e 90% dos nossos jogadores não servem para vestir a camisa do Atlético.

Apesar disso, há o que se elogiar também dentro do Clube Atlético Mineiro atualmente. Palmas para o Galo e que novos posicionamentos venham junto com esse.

Contra a homofobia, contra o racismo, contra crimes ambientais, violência nos estádios e etc.

Ainda temos muito para evoluir, mas a evolução recente foi notável. É papel do clube também representar sua torcida lutando por causas que sejam de interesse público.

Um clube criado pelo seu povo, forjado no amor da Massa e que tem na sua história o marco da participação popular.

Falando diretamente para a torcida você já está, Galo. Que tal passar a ouvi-la também? Abrir os votos para sócios, criar canais de participação para os torcedores.

Uma reestruturação do estatuto seria incrível para tornar a seleção do povo ainda mais popular.

*imagens extraídas da TV Galo

32 thoughts to “Não basta falar com o Torcedor é preciso ouvir o Atleticano”

  1. Paulo Roberto,
    Dizer que Reinaldo é melhor que Pelé não é discussão quanto a títulos, número de gols, etc… É sobre quem tinha mais técnica, mais genialidade, mais futebol.
    Ganhar títulos e fazer muitos gols dependem de vários fatores, alguns dos quais não favoreceram o Reinaldo.
    O próprio Pelé teria dito, segundo ampla divulgação, que as condições físicas do Reinaldo é que o impediram de, provavelmente, superá-lo.

  2. Boa Noite,

    Não sei se consigo aguentar esperar estes 45 pontos, esse Mancini é o pior, já está no ritmo dos empresários.
    A última é o Vinícius de volante, mas, será que esse time não tem um volante no elenco ou na base, tem que improvisar este atleta, bem indicado, medalhão do bom empresário.
    Torço para o Patric não marcar nenhum gol contra e nem entregar geral no próximo jogo, já que vai ser titular.
    Zaga do terror, e na reserva jogadores da base, me lembro do jogo de 2018 onde o Léo Silva se contundiu aos 5 minutos e só assim o Bremmer teve sua oportunidade, então, para amanhã espero coisa parecida e que venha uma oportunidade para jogador da base.
    Seria a oportunidade ao burro com sorte de fazer o que ele não tem coragem.

  3. Caros,
    Boa a colocação do moço ai. Posço colocar a minha tb, com respeito a todos e a todas?
    Aqui é Galo, é o importante, é do CAM e das suas atuais ligações incoerentes com a história do Clube. Fala, Zé!
    “Os imbecis venceram”…ñ há saída…É o fim da história…
    Pq o Mineiro médio, 9 foras o Terra Plana, tornou-se apoiador de ideias/políticas/políticos manifestas de FASCISMO sob o manto da liberdade de expressão (sou autêntico, falo o q penso)? É uma incógnita e as coisas tão assim bem mal. Qnd retroagimos a certas manifestações da “pequenina do Horto” e do “5 mil do Mineirão nos clássicos”, “da KKK nesse Canto”, amplamente com a conivência do “dono”, muito se explica…Poizé, movimento denominado RENOVA é suspeito de fracasso, liga com o DESARRANJO. Ñ vai atrair adeptos da “vanguarda coerente”, inacreditável q atraia Chico Pinheiro, Fred Melo ou Fernanda Takai e o próprio Rei, nem muito menos a “desaparecida” MASSA. A escolha da denominação é INEQUÍVOCA e expõem publicamente simpatia pela causa da quadrilheira Aliança38…Mãos ao alto! Tudo ñ passa de um assalto, Taókei?
    Obs.: ñ caiam em diversionismos barato. O Galo luta prá fugir do cadafalso…retornaram com a recidiva (q loucura de negócio, hein? Melhor q time de futebol dentro de campo e dá-lhe jornalisteco JABAZEIRO). Venderam o Guga, Patrick e Pastor FDP. Só o Benfica ñ aceitou o JABÁ e negou de “brincadeira”? Que negociantes PERNA DE PAU esses do CAM, hein? Ou será q somos IMBECIS tb? Ñ tentaram empurrar Otero na Arábia?…É mole? E tem nego q diz q nosso elenco “ñ é tão ruim como dizem”…É mole e ninguém quer segurar a brocha, é?…Emenda da Obs.: SETTE, fi! Vc ñ cai pq é FAMIGLIA, mas é homem ou q porra é? Dizer q ñ entende de futebol até qnd? Estádio é muleta? Q precisa prá entender e negociar 80% do “amontoado”? Reformula GERAL e sem piedade, isso aí é FRACASSO…Saia da aba do kalil e Menins de Guimarães da vida, irmão, tenha personalidade própria, faça algo além de entrevistas vazias ou q homem vc é?
    Obs.: a capacidade de julgar fala sempre pela premissa única e ROUBA do julgador toda a pretensa razão, e ainda assim é mais crivel um crítico serelepe do q “atleticano de alma azulada de atleticanidades”, esses são PAÇOQUEIROS inconfiáveis!…Pai nosso q estás no Céu!…
    Obs. chegada no papo reto : Passar o trator no paraguaio. Tão criando um clima como se esse jg fosse um clássico. Ñ é. Atlético é o Mineiro…Tem q passar o trator no falso de fases diante da Massa, no palco nobre.
    GALO SEMPRE!

  4. QUEM TEVE :
    REINALDO.
    TONINHO CEREZO.
    RONALDINHO GAÚCHO.
    LUISINHO.
    NELINHO.
    CINCUNEGUI.
    DARIO.
    MAZURKIEVSKI.
    LACY.
    LÔLA.
    DJALMA DIAS.
    ÉDER.
    PAULO IZIDORO.
    E OUTROS…………
    NÃO PODE JAMAIS SE CONTENTAR COM :
    HERNANDES.
    MARTÍNEZ.
    NATAN.
    BOLT.
    VINÍCIUS.
    F.SANTOS.
    ELIAS.
    GEUVANIO.
    E VÁRIOS OUTROS PERNAS DE PAU DO MESMO CALIBRE.
    QUEREMOS JOGADOR.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    QUEREMOS MINEIRÃO.
    QUEREMOS RESPEITO.

  5. Boa tarde amigos do Galo. A diretoria não precisa nos ouvir, bastava ler o que os torcedores veem escrevendo aqui no Blog a alguns anos. Chego a pensar, que para alguns, quanto pior a situação do GALO melhor.
    Em 2020, com a mesma filosofia de trabalho e o mesmo diretor de futebol, o NOSSO GALO correrá um risco ainda maior de rebaixamento. Estão apequenando o CAM.

  6. É dever do departamento de marketing criar ações como essa, se assim não fosse, o que justificaria mantê-lo? No Galo, há muito tempo a Diretoria não OUVE O TORCEDOR, há muito tempo… Há quanto tempo a torcida reclama destes inúteis no elenco:? Há quanto tempo reclama da falta de treinador? O último técnico de ponta foi o CUCA, Levir apenas comandou em 14 o time montado por aquele. Contratações vexatórias… Condutas inexplicáveis, como o presidente ficar meses sem dar uma coletiva, uma satisfação a sua torcida. Na minha opinião, Sette Câmara é pior da história e deveria ter um pouco de humildade renunciando ao cargo. Reeleição? Nunca, ouviu Conselho? A torcida está de olho e não aceitará mais 3 anos do que estamos vendo. 2019 foi um desastre, para não dizer mais.

  7. Paulo Roberto,
    Na sua lista você se esqueceu do maior quarto zagueiro do futebol brasileiro: LUIZINHO. Apenas para complementar a sua informação.

  8. REINALDO MELHOR QUE PELÉ É EXAGERO.
    O REI PELÉ É O MAIOR JOGADOR DE TODOS OS TEMPOS , 1227 GOLS , TRI CAMPEÃO MUNDIAL PELA SELEÇÃO , BI CAMPEÃO MUNDIAL PELO SANTOS
    PELÉ É HORS CONCOURS , INIGUALÁVEL E INCOMPARÁVEL.
    “” AGORA O NOSSO GRANDE “REI” REINALDO FOI O MELHOR CENTRO AVANTE DE TODOS OS TEMPOS ,
    ASSIM COMO O NOSSO GRANDE “TONINHO CEREZO” FOI O MAIOR VOLANTE QUE EU JÁ VI JOGAR.
    PORTANTO TEMOS TRÊS JOGADORES EM NOSSA HISTÓRIA QUE ESTÃO ENTRE OS MELHORES DO MUNDO :
    ” REINALDO , TONINHO CEREZO E RONALDINHO GAÚCHO. “

  9. Bom dia Massa Atleticana!
    Caríssimos Blogueiro e Jacques, embora não seja criança/adolescente a cada dia que passa me surpreendo com situações que emanam das entranhas extra campo. Entra ano sai ano é a mesma coisa, cutrucagem e crocodilagem…e viva a CBF.
    Bom, voltando a resenha, imagino que o setor de comunicação de qualquer empresa tem por obrigação trabalhar em prol da imagem da organização da qual faz parte, portanto e considerando a peça mencionada excepcional, tanto pelo conteúdo e pelas imagens utilizadas quanto pela mensagem transmitida, acredito que não fizeram nada alem do que deveriam fazer todos os dias.
    Se a premissa acima não é percebida algo esta errado (como registramos cotidianamente) no comando (???) da instituição.
    Isto posto pergunto: o que adianta o Clube Atlético Mineiro possuir um quadro com N associados, dez milhões ou mais de apaixonados torcedores que vão ao estadio (pagam ingressos) e consomem diversos outros produtos da marca se estes não possuem qualquer possibilidade de participar diretamente do processo que define os rumos do clube?
    ou seja, os rumos do clube/time são definidos e fiscalizados por pessoas diretamente interessadas em que as coisas continuem como se encontram – é o caso de colocar o caçador pra tomar conta da caça.
    Mudar o estatuto será a solução? Quem o fará? A realidade é que a continuar assim a luz no fim do túnel acabará por apagar (o que rezo para não acontecer).
    Por fim, saúde e paz para todos e que venham os 45 pontos.
    Saudações alvinegras.

  10. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Caro Marcelo Jacques!
    “Poucas se posicionam, apesar disso, e as que o fazem, muitas vezes, ganham mais desafetos do que admiradores, o que pode ser explicado pelo radicalismo imbecil que vivemos no país atualmente.”
    PARABÉNS pela lucidez de sua frase acima.
    Atualmente posicionar-se em sentido contrária a algum tema, seja ele qual for é INADMISSÍVEL!
    Utilizam-se muito as palavras como “democracia/democrata” desde de que coincida com o que eu penso e/ou quero. puro retórica. O brasileiro sem diz democrata, porém não a pratica.
    Vivemos em tempos cuja a diferença não é aceita e muito menos respeitada.
    Diferenças de cor, religião, ideologia política, classe social, etc, sempre existiram e continuarão a existir.
    Pelo o que percebo, continuaremos a não suporta-las, fato corriqueiro nesse espaço, pois muitos não toleram opiniões divergentes, mas sempre diremos que somos democratas, e que tudo e todos respeitamos. Continuaremos a fingir, sem ter a coragem de assumir que somos intolerantes, que apreciamos somente quem pensa como nós.
    Confesso que por me posicionar nesse espaço, me encaixo na sua BRILHANTE frase que tive a audácia de copia-la e cola-la em meu post. Conforme sempre escrevi, apenas emito opiniões e não verdades.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  11. Quem dera Marcelo Jacques, a MASSA ter direito de voz dentro do nosso CAM… mais fácil um boi voar do que isso acontecer, pelo menos por agora… talvez num futuro próximo isso seja feito, o que seria um marco na história do clube… sonhamos com um Estatuto novo, com um Conselho mais jovem e com pessoas que realmente queiram administrar o clube para elevar seu nome com conquistas… estamos cansados desses executivos que teimam em se manter no poder por pura vaidade!!!!!!!!!!!

    #renovagalo

  12. Bom dia Atleticanos e Atleticanas!
    Sabemos que aqui neste espaço o que importa é GALO.
    E o nosso Galo “ainda” está à beira do precipício por causa do pior presidente, diretoria, técnicos e a maioria dos jogadores… de toda sua história.
    Queremos renovação séria e ampla da presidência ao elenco de perebas contratados nos últimos anos.
    Após nos livrarmos do fantasma do rebaixamento, vamos partir com tudo pra cima “deles”.
    A propósito do texto do Marcelo Jacques, quando cita “radicalismo Imbecil que vivemos no país ‘atualmente'”?… é com certeza de alguém radical que nos últimos 16 anos estava “cego, surdo e mudo” para o extremismo da corrupção e ladroagem que quase destruiu o país. Haja radicalismo!!!

  13. Bom dia xará e amigalos decepcionados!
    Avise aí o Murilo Maria de Andrade Marçal que até o LELEU TEM LIBERTADORES…O FÁBIO COM 20 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Caro Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    ontem mais uma vergonha desse STJD que não se cansa de atuar em nome dos cariocas…. Atlético e nosso rival foram julgados pelos tumultos ocorridos no clássico e multados em 130 mil e 100 mil respectivamente e punidos com a perda de um mando de campo. Para o mesmo dia estava marcado o julgamento dos tumultos ocorridos no jogo Botafogo X Flamengo que, diga-se de passagem, aconteceu antes do clássico mineiro, e o que aconteceu? Na cara dura, na maior cara de pau, adiaram o julgamento do clássico carioca. Dá ou não dá pra desconfiar dessa gente????? E porque a grande imprensa não falou nada a respeito? São coniventes????? Ahhhhhhh!!!! Já sei!!!! isso é choro de perdedor!!!! teoria da conspiração!!!!!
    Enquanto isso as armações continuam como sempre aconteceram…..

    1. Caro, essa CBF e todo seu entorno são uma vergonha. Estou exatamente me inteirando de mais essa maracutaia pra gente resenhar aqui neste nosso cantinho.

  15. JÁ PRATICAMENTE QUASE LIVRE DO REBAIXAMENTO , A ORDEM AGORA É :
    REFORMULAÇÃO GERAL JÁ.
    COMEÇANDO POR TODA A DIRETORIA , QUE FEZ DO C.A.M. ESSA TERRA ARRASADA QUE ESTAMOS VENDO HOJE.
    REFORMAR 80% DESSE PÉSSIMO ELENCO ATUAL , E INICIAR UMA VIDA NOVA EM 2020 QUE HONRE A NOSSA GLORIOSA CAMISA E NÃO NOS ENVERGONHE MAIS.
    O NOSSO LUGAR É ESTAR NA PONTA , ENCHENDO O MINEIRÃO E GANHANDO TÍTULOS.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI COSTA ( Esse o pior de todos ). Além de imcompetente, fica contratando jogadores PEREBAS de empresários.
    E VIDA NOVA EM 2020.
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS E
    MINEIRÃO LOTADO E CHEIO DE BANDEIRAS ALVINEGRAS.

  16. Alguém consegue me explicar por que o Galo recorreu da perda de mando no STJD??

    Paga isso logo em 2019, não estamos brigando por nada mesmo.

    Parece coisa dos advogados patetas, do recorrer por recorrer, pra gerar serviço para os pares.

  17. Só me faltava essa: agora vamos comemorar comunicação eficiente? Eu ainda me recordo que o Kalil quando assumiu o galo fechou o Departamento de Marketing argumentando que marketing de clube de futebol se faz com um time forte em campo. Penso até que o Departamento de Marketing é necessário, mas um time forte emcampo é imprescindível. Mas insistimos em ficar enaltecendo atleticaniedade, comunicação, melhor CT, construção de estádio, talvez para mitigar a vergonhosa gestao do Sete Câmara. Mas segue o baile

    1. A mim não falta nada, até porque lendo diariamente todos os comentários fica fácil identificar a idiossincrasia de muitos que aqui frequentam. Usei o termo recentemente num título e foi um bom laboratório.
      De volta ao que me sugere a observação. Tem quem sempre exalta, outros que só reclamam, tanto um quanto outro, se omitem no momento que o post não lhes abre essa possibilidade. O tempo vai mostrar quem busca visibilidade com intenção eleitoreira (o blogueiro não se inclui, até porque já teve mandato com pouco mais de 20 anos). E outros que comentam na mesa de bar, onde passam a maior parte do dia. Nestes momentos costumam fazer vídeos de tagarela, postam e depois retiram.
      Dona Beja, lá do meu Araxá já dizia, “cada um dá o que tem”.
      Seguimos assim nossas vidas!

      1. Prezado Ávila. Sinceramente eu nao gasto meu tempo investigando comportamento ou intenções de ninguém, vez que todos tem direito a fazer suas escolhas, incluindo passar o dia em mesa de bar, fazer e retirar postagens, candidatar-se a cargos políticos, buscar visibilidade etc. Continuarei debatendo ideias e manifestando, quando achar conveniente minhas opiniões e na medida do possivel tentando respeitar os direitos e liberdades individuais. Segue o baile.

    1. Murilo,
      O Leleu(me parece), foi campeão da libertadores, Se você não conhece, pesquise sobre o Reinaldo. Para muitos(alguns, dentre os quais, nem são atleticanos), ele era melhor que Pelé.

      1. Prezado Edson,
        Com todo o respeito que a sua opinião merece, mas no patamar do Pelé, só vi um, Garrincha. Depois desses, no mesmo nível, colocaria Reinaldo e Zico, depois, os demais: Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Rivelino, etc..

    2. Reinaldo parou de jogar em 1988 e apesar de não ter ganhado nada (Rural não vale, como bem disse o jênio Murilo), até hoje falam dele… inclusive os estúpidos!!! Eduardo, querido, o post dessa gente deveria ir direto para a lixeira. Não perca seu tempo com eles! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.