Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na virada do turno já se pode projetar a reta de chegada

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Ao que estamos observando, neste final de semana e com a virada do turno, três pelotões se formam na tabela de classificação. O primeiro, entre os clubes que disputam o título e as vagas para a Libertadores. No intermediário, as equipes que sonham com algum campeonato – Libertadores ou  Sul-Americana, mas sem se preocupar com o rebaixamento. O último pelotão é a famosa zona do desespero, entre aqueles que tentam fugir da degola.

Diria que as primeiras oito posições da tabela são ocupadas por equipes que disputam as vagas para a Libertadores e que, destas, até o quarto colocado, o título.  Ah! Reclamaria o Atleticano, que estou abdicando deste sonho. Não, definitivamente não! Ocorre que os números e as análises sugerem frieza.

Pois bem, do quinto até o décimo sétimo lugar na tabela estão, a meu juízo, os clubes que têm possibilidades de ficar na parte intermediária. Ou seja, classificação na Sul-Americana – sendo quinto e sexto na Libertadores – naquela região estéril. Do décimo terceiro ao décimo sexto, nem lá nem cá – sem classificação e sem rebaixamento.

No terceiro grupo, arrisco em afirmar que a partir do nono colocado, tudo é possível. Afinal, a diferença entre o clube desta posição e o primeiro na linha do rebaixamento é de apenas três pontos. Numa única rodada, tudo pode mudar. Reitero, tudo isso em tese, afinal o futebol é dinâmico e o atual lanterna, que trocou de treinador sem protesto da Federação dos Treinadores, pode reagir e surpreender. Toda essa especulação é com base nos números do momento.

Pois bem, como aqui é Galo, vamos ao que nos interessa. Pela cornetagem do blogueiro, o título ficou distante  depois de tantos vacilos no turno e o risco da degola praticamente inexiste.

A Copa Libertadores, da qual ficamos fora neste ano por um mal resultado com a Chape e também pelo gol jogado no lixo frente ao Corinthians de um cone que passou por aqui, pode voltar a ser nosso destino em 2019. Para que isso aconteça é preciso que o time se encontre em campo. Quem sabe assim podemos incomodar os líderes mais uma vez.

Depois de uma rodada na liderança e na vice, o Galo foi totalmente modificado e caiu para a quinta colocação. Vendas e contusões obrigaram o treinador a buscar nova formação, que até o momento, pelo que vemos, ainda não vingou. O treinador, talvez seja o menor responsável pela situação. Afinal, ele não vende e nem tem como evitar as contusões. Mas na prateleira de cima, sim, a responsabilidade bate à porta.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Entre as sete primeiras contratações do ano, quatro já não estão mais no Galo. Com exceção de Roger Guedes, que veio emprestado sem valor de passe fixado e nos deixou na mão, os demais foram embora por não terem correspondido – Samuel Xavier, Arouca e Erik. Com todo respeito, isso é ou não é falta de planejamento. Ao meu juízo, sim!

Por outro lado, já disse aqui e repito: a diretoria quando assumiu deveria ter vindo a público e mostrado qual a realidade que recebeu! Divagações que precisamos do bom e barato não convencem ao Torcedor, por mais afinado e alinhado que seja o discurso. O Atleticano quer time forte.

No final da semana, através de um amigo que passava pelo bairro de Lourdes, soube que a atual gestão já teria pagado mais de cem milhões em dividas de gestões anteriores, que, silenciosamente, vem sanando a herança recebida. Que bom! Mas seria ainda melhor se o Atleticano tomasse conhecimento de tudo isso.

Diante de tanto devaneio, o que nos interessa mesmo é vencer, vencer, vencer! Uma vitória hoje no Rio – em cima do Botafogo do Simon – seria fundamental para subir na tabela e quem sabe colar nos líderes. Que os jogadores escolhidos pelo Larghi façam o serviço no Engenhão.

39 thoughts to “Na virada do turno já se pode projetar a reta de chegada”

  1. Boa Noite,

    O time estava bem postado e sabia bem o que fazer.
    Destaque para Emerson, Maidana, José Welison, Luan, Galdezanni.
    Desempenho na Média, L. Silva, Chará, R.Oliveira, T. Andrade,L. Cândido, Nathan e Victor.
    Desempenho Péssimo, Cazares e Fábio Santos.
    O Luan está decisivo nas partidas, mas, tem que entrar no segundo tempo, como titular seu desempenho fica entre o médio e o péssimo, ele tem que ter consciência disto e parar de mi,mi,mi.
    Espero ter o Adilson para quinta feira, José Welison suspenso.
    Galdezani no lugar de Elias, tem que acontecer.
    Vamos vingar aquela derrota para o Vasco no primeiro turno e assim começar o segundo turno ganhando pontos que perdemos.

  2. Bica Bicudo. Bela Vitória. Tem muito a melhorar mas ganhar sempre é bom.
    Maidana jogou muita bola. Seguro no alto e bem nas saídas de bola. Zé welison uma grata surpresa pois marca bem e distribui bem a bola.
    Emerson é titular absoluta vai evoluir Mt ainda.
    Xara todos temos que reconhecer que foi uma cartada de mestre do Gallo.
    33 pontos com um time que foi remontado no início do ano e desmontado agora no meio do ano e foi remontado de novo . Além do melhor ataque da competição. Se formos ver.Thiago está tirando leite de pedra e fazendo varias adaptações ao longo do campeonato. Vamos apoiar e tentarmos ver mais o lado positivo que o negativo.
    Bica Bicudo.
    Aqui é Galo porra.
    Eu torço contra o vento.

  3. Thiago Larghi, entenda e pratique de uma vez por todas: o seu protegido Elias não fez nenhuma falta e o time é muito melhor sem ele.

    Não escale o vampiro Elias nunca mais!!! Inútil, ele suga a energia dos companheiros, que precisam correr e jogar pelo omisso em campo.

    Fora mercenário Elias!!!

  4. Ufa, 3 pontinhos muito bem-vindos. Bem que eu falei aqui ontem. Como o Elias não iria jogar, o Galo teria chance de vencer. Se o Elias tivesse jogado, teria matado todo contra-ataque do Galo.

  5. Ola, massa Atleticana, concordo com comentario do Roberto, o elias não faz falta, jogadores comporam o meio campo foram perfeito na marcação. O alerrandro merece uma chance ! ok

  6. Grande vitória!!! A melhor partida fora do Galo com TL.
    Não é fácil golear um adversário em seu campo, sobretudo o Botafogo, para quem o Atlético sofreu derrotas amargas nos últimos anos.
    Felizmente hoje o time não levou gol e soube fazer o placar do triunfo.
    Desta vez, TL bem-sucedido na escalação e nas substituições. Galo melhor na estatística do jogo.
    Destaques: Emerson, Maidana, Galdezani, Cazares, Chará, RO, Luan e Tomás Andrade.

  7. Boa noite! Massa. Feliz muito feliz pelo resultado de hoje, não só pelo resultado mas pelo jogo em si. Achei o Galo bem defensivamente. O Emerson já conquistou a vaga, Galdezani tbm, Zé Wellison reserva a altura do Adilson, Maidana e Leo bem seguros. Luan podem falar o que quiserem para mim é o cara do Galo. Avante GALO

    1. Muito feliz também, Elisangela. Emerson é um ótimo lateral e todos esses nomes que você citou aí jogaram muito. E com certeza, Luan é o cara! Ele joga fácil, marca muito e quando vai ao ataque é muito incisivo. Galoooooooooooooooooooo!!

  8. Espero que Tiago Larghi tenha se convencido que Elias não cabe nesse time.
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    E o Galo pode dar um jeito de comprar os direitos de Iago Maidana. Que partida esse cara fez!
    Luan é sempre o cara!!

  9. Galão destroçou o Botafogo e subiu mais 3 pontos.
    Quem acompanha meus comentários sabe que sou otimista.
    E na virada do turno eu acredito.
    As peças se encaixaram.
    Vem titulo brasileiro.
    Eu quero e faço fé.

  10. Boa tarde, Eduardo. O desejo de todos nós, Atleticanos, é o mesmo todo ano. Ter um time forte capaz de ganhar títulos e não somente jogar para fazer 45 pontos. O problema é que o quê nós queremos não é o que a diretoria quer. Por isso ficamos sempre no quase. Queremos zaga forte. Já a diretoria quer vender (e vendou) Jemerson e Bremer. Por quê? Por que não tinha dinheiro, pois um ex-pseudo presidente gastou 52 milhões em salários, durante 2 anos, com ex-jogadores de futebol que nada acrescentaram ao time. A A torcida quer um bom lateral direito. Mas a diretoria quer o Patrick. A torcida quer um meio de campo forte, que desarme as jogadas dos adversários. Mas a diretoria quer o Elias, que não desarma ninguém e mata as jogadas de ataque do Galo. A torcida quer um bom atacante. Mas a diretoria quer Eric e Clayton (felizmente ambos estão fora do elenco). Então, como pode ver, entre o que nós queremos para o Galo e o que a diretoria quer, há uma nítida divergência. Então, vamos ficar eternamente no quase. Saudações alvinegras.

  11. Boa tatde amigos do Galo. Acredito no trabalho do presidente Sette, mas acho remota a possibilidade de titulos para o NOSSO GALO, enquanto não for contratado um diretor de futebol e um bom TÉCNICO, o atual é um treinador. Lamento que o diretor de futebol ( ?
    ) não tenha contratado em tempo um bom zagueiro e um lateral, afinal perdemos muitos pontos por falta de bons jogadores para estas posições. Hoje contra o Botafogo teremos em campo a melhor escalação possivel, acredito que faremos um bom placar. Deixo aqui meu protesto contra a falta de oportunidades reais para o Alerrandro, Bruno Roberto e a manutenção do Carlos Gabriel ( Hulk ? ).

  12. VENDER… VENDER… VENDER… Esse NÃO é o nosso ideal.
    FORA ALEXANDRE gallo.
    Volto a afirmar TIAGO LARGUI é um técnico novo , trabalhador e competente. O problema é o elenco.
    ADÍLSON ; J. WELLISON ; CAZARES ; esse meio campo é bom e precisa jogar.
    O NOSSO MAIOR PROBLEMA É A ZAGA ; pois não inspira nenhuma confiança. Cada bola na área é um sofrimento.
    ELIAS BUNDA DE TANAJURA também atrapalha muito o time ; pois não arma nem desarma.
    BRASILEIRÃO 2018 JÁ. EU ACREDITO.

  13. Bom dia!
    A real é a seguinte, se o Galo ganhar fácil hoje, amanhã surgirão aqueles que vão dizer que o Galo bateu em cachorro morto, se ganhar com dificuldade, aparecerão aqueles que dirão que o Galo ganhou sem merecer, se o Galo perder, eu virei aqui xingar.
    Não gosto de fazer projeções e nem de ficar chorando o leite derramado. Espero que o Galo ganhe hoje de qualquer placar.

  14. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Num jogo entre dois “azaroes”, tudo pode acontecer.
    Entre erros e acertos, com ou sem planejamento, tem que dar Galo na cabeça. É proibido jogar mais pontos pelo ralo.
    Mesmo com mais modificações no time, o que dificulta o entrosamento, hoje o Galo tem que partir para cima logo de cara. Tem que aproveitar um possível desgaste físico do adversário.
    Mas, como o Galo é Galo, tudo pode acontecer.
    Vamos torcer para que, mais uma vez, o vaga-lume jogue bola e adquira a titularidade. O Galo precisa muito do seu futebol.
    Por favor Galo, ajude a Massa para que ela não tenha um início de semana azedo.
    Saudações Alvinegras,

  15. Concordo JBHGALO! E acho que o case Roger Guedes serviu de aprendizado para essa diretoria. Os novos empréstimos estão com passe fixado.
    Importante também que a diretoria está agindo rápido: jogador (aposta) veio e não rendeu já é encaixado em outro clube reduzindo o prejuízo.

    1. Eu penso que jamais o Palmeiras iria colocar um preço no passe do Roger Guedes que fosse razoável pro Galo pagar.
      Por isso, ele não veio com o valor fixado.

  16. É, meu amigo Eduardo… só espero que no final do ano a gente não precise choramingar (de novo) os pontos bobos deixados pra trás… esse ano já são 9: 2 contra o Vasco, 2 contra o São Paulo, 2 contra a Chape, 2 contra o Bahia, 1 contra o Palmeiras… isso pra aningapara dos jogos contra o Sport, Flamengo e Inter… bora ganhar hoje!!!

  17. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Bom dia Ávila!
    Concordo com você sobre a dispensa de mais de 50% dos contratados no início do ano. Mesmo que tenham vindo com o aval do ex-técnico. Devemos lembrar que o mesmo foi mantido no cargo pela atual diretoria. Planejamento inadequado + avaliação errônea = 57% de dispensa. (essa matéria foi publicada ontem no UOL).
    Concordo sobre o Larghi ser o menos culpado. Acrescento: qual será o grau de autonomia do mesmo dentro do CAM?
    Sobre o assunto dívidas, prefiro aguardar a publicação do balanço anual do clube. Lembremos que as duas últimas diretorias são apoiadas pelo atual prefeito de BH.
    Creio que o segundo turno será mais difícil. Uma vez que sabemos ser improvável, inviável, até mesmo impossível o título; só nos resta libertadores (não pré libertadores). Assim sendo só nos resta vencer…vencer…vencer…
    Afinal esse é o nosso ideal!
    Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar!

  18. Mais um comentario sobre pagamento de dividas. A diretoria atual foi eleita pela situação e nao pela oposição e sao continuidade da administracao Kalil. Entao nao esperem nunca que elesvenham a publico expor as mazelas financeiras do clube. Ou vcs achao queo 7 vai caçar briga com Kalil?

    1. Eduardo, como venho falando em meus comentários esse ano é ano de arrumar a casa, consertar as mazelas do Nepomuceno um dos piores presidentes da história do Atlético deixando uma herança maldita.
      Não vejo com demérito dispensar contratações que não deram certo, muito pelo contrário não deu certo dispensa logo para não ficar onerando o clube.
      Temos que lembrar que muitas dessas contratações foram influência do péssimo Oswaldo de Oliveira.
      Eu acredito nessa gestão e vamos ganhar títulos em 2019 podem anotar aí.
      Saudações!!!

      1. Boa tarde Pablo!
        “Temos que lembrar que muitas dessas contratações foram influência do péssimo Oswaldo de Oliveira.”
        Não podemos nos esquecer que o péssimo O.O, foi mantido no cargo por essa diretoria, contra a vontade de grande parte da torcida e da imprensa( sem entrar no mérito do jabá).

      2. Boa tarde Pablo. Concordo com voce, mas se contrata muito e dispensa muito é porque não está contratando bem. Acho e os dados confirmam, que o diretor de futebol é muito fraco e compromete o trabalho do presidente Sette. Hoje estará em campo a melhor escalação possivel do nosso atual elenco e temos obrigação de ganhar.

  19. Bom dia Eduardo e massa. Hoje vamos jogar com uma equipe que é um pedra nos sapatos do galo,este foguinho já nos eliminou várias vezes na copa do Brasil com ajuda do árbitro ou não. Aliás se não for meu engano também já no eliminou na sula americana. Ainda dar para o galo ser campeão brasileiro. Mas com tantas entregas da defesa do galo é o péssimo planejamento da diretoria aí fica difícil. Todos sabemos o barato sai caro.que o cazares joga que ainda não jogou,Que a defesa não entrega,Que nosso ataque mete gols. Direto de Lisboa ligado no galooooooooo,vai galooooooooo.

  20. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que esperam uma vitória hoje no Engenhão. Uma vitória deixará o Galo no mínimo, na mesma posição.
    Os clubes acima do Galo já começam a se ver livres do excesso de compromissos. O São Paulo, eliminado da Sul americana, só terá o brasileirão com que se preocupar. O Grêmio, fora da Copa do Brasil, fica, por enquanto com a libertadores e o brasileirão. O Flamengo, ao que tudo indica pode deixar a libertadores no próximo jogo. Então, a pretensa folga que o Galo teria em relação aos seus principais adversários começa a se desfazer. Daqui para frente, com time formado ou não, só resta ao Galo vencer, vencer, vencer.
    Um abraço amigos.

  21. Bom dia massa e Guru.Meu Guru, respeito sua opinião mas vou divergir. Vc acha realmente que o fato de um jogador ser contratado e não corresponder, com a diretoria se desfazendo dele é falta de planejamento? E se estes caras tivessem contrato de 4 a 5 temporadas e tivesse atrelado ao clube, quem iria pagar a conta? Foram apostas que deram errado, mas poderiam ter dado certo assim com RG. Por favor então explique neste caso qual foi a falta de planejamento que vc vislumbrou no caso em questão.

    Para mim, a diretoria está certa, contrata por empréstimo, se vingar ficar, senão sai. É o Enem do Galo!
    Mas tamo junto e vamos pra cima do pela fogo hoje.

  22. Bom dia. Sinceramente, e sem querer ser repetitivo , não temos técnico para sermos campeões. O plantel não é tão inferior aos demais mas ele insiste com determinados jogadores, com determinados esquemas, mudanças que demoram acontecer e que não mudam nada.

  23. Concorco com análise da tabela, mas acho positiva a dispensa dos jogadores que não deram certo. Pelo menos não ficamos com os caras recebendo e só treinando. Nem acho que seja falta de planejamento, acho que foi na verdade, erro de avaliação dos jogadores pela diretoria e pela antiga comissão (oswaldo, volta pro mar oferenda, e leve todos os medalhões contigo!) que é diferente de falta de planejamento. Se perguntassem pra mim antes de contrata-los, eu diria que ambos são muito fracos. Enfim, sigamos. Hj é jogo em que a vitória é o único resultado que interessa. Empate é derrota. SAN

  24. Bom dia massa! O título ainda não é algo tão distante para nós. Espero ver Adilson e José Welison formando um meio campo “mordedor” como Pierre e Donizete nos tempos áureos do Atlético. Além disso, o Cazares precisa vingar pra controlar o meio campo, e os laterais jovens ganharem cada vez mais confiança. O time é bom, tem tudo pra dar liga, e o jogo de hoje é crucial pro futuro, se vencer define que briga pelo título, se perder define que a Libertadores já é um título na atual temporada! Pra cima deles Galo

  25. Bom dia!
    No retrospecto do confronto Atlético e Botafogo é bem mais favorável aos cariocas (47 vitórias do BOTA, 30 vitórias do CAM e 26 empates).
    No BR18 o Botafogo está em 10º lugar com 22 pontos (5V – 7E – 6D), numa posição intermediária na tabela a três pontos da zona de rebaixamento (o Vitória-BA é o 17º com 19 pontos).
    Com duas dispensas de técnico ao longo do ano (Alberto Valetim foi contratado pelo futebol árabe e Marcos Paquetá foi dispensado depois de 4 derrotas em 5 jogos) o Botafogo contratou há duas rodadas o técnico Zé Ricardo que vem agradando demais ao grupo de jogadores, direção e torcida por imprimir ao time um jogo bem mais organizado e de forte intensidade.
    O novo treinador atuou no esquema 4-2-3-1 com dois ponteiros bem abertos. Contra o Paraná fora o time empatou (1 a 1); pela Sulamericana na última quinta-feira, em casa e com estádio lotado (35 mil torcedores), o time venceu por 2 a 0 o Nacional-Par.
    O time botafoguense, que é limitado tecnicamente e tem muitos jogadores jovens, tem como ponto fraco a dificuldade de criação em razão de pouca compactação da equipe que oferece muitos espaços pelo meio forçando ligações diretas da defesa para o ataque em prejuízo da transição.
    Outro ponto desfavorável da equipe é o desgaste físico decorrente do jogo da última quinta-feira pela Sulamericana.
    Como pontos fortes citam-se a chegada do novo técnico, que deu nova motivação para equipe, a dupla de zagueiros (Carli e Rabello) é alta e muito firme (o time apenas tomou 4 gols em jogos em casa); Valência extrema esquerda, é muito perigoso na frente.
    O Botafogo vai jogar num esquema ofensivo 4-3-3, com um volante (Jean), dois meias, e três na frente, com o time considerado titular. Tem quatro desfalques, dos quais dois são goleiros (Gatito Fernández e Jefferson).
    Como mandante o Botafogo ainda não perdeu em casa (4V – 4E – 0D).
    Já o ATLÉTICO, bem mais descansado fisicamente, é o 5º colocado com 30 pontos (9V – 3E – 6D).
    Como visitante o aproveitamento do CAM é de apenas 33% (2V; 2E e 4D) com 14 gols feitos e 16 sofridos (saldo de – 2). Jogando fora, depois da Copa, o Galo teve um ridículo aproveitamento de apenas 11% (0V, 1E e 2D).
    Diante da dificuldade de jogos como visitante Thiago Larghi deve adotar novo esquema de jogo (4 – 4 – 2), sistema que ainda não tinha experimentado.
    Victor; Emerson, Leonardo Silva, Maidana e Fábio Santos; Zé Welison, Galdezani, Nathan e Cazares; Chará e Ricardo Oliveira.
    Para jogos como visitante esse novo esquema a princípio é melhor porque fortalece o sistema defensivo com dois volantes sem perder força ofensiva com dois meias mais criativos e dois atacantes.
    Se ganhar o Atlético continua em 5º (33 pontos); na pior das hipóteses (derrota ou empate) pode perder a 5ª posição para o Palmeiras que joga fora de casa contra o Vitória.
    Tendência da partida: as duas equipes estão em momento de melhora de desempenho e o Botafogo, que precisa pontuar para afastar-se da ZR, vai abrir o jogo já no início da partida e pressionar em busca do gol e da vitória.
    Como está confiante e motivada, a torcida deve apoiar e criar pressão no time pela vitória.
    O Atlético, que ainda não achou a melhor forma de jogar como visitante, deve explorar os contra-ataques e a maior força física para se impor pelo time mais descansado, principalmente no 2ºT quando pode matar o jogo.
    Cazares e Nathan, que terão chances de se mostrar, precisam hoje render; se forem bem, o time vence; se não jogarem nada, aí vai ser duro.

    1. Concordo Zé Galo o pipoqueiro porém craque Cazares vai ser o termômetro do time hoje, e olha que ele costuma regular contra o foguinho, então que ele arrebente com o jogo e o Galo consiga uma grande vitória!

      1. Pablo, o Cazares realmente costuma pipocar, principalmente em jogos fora; quando jogou melhor foram em jogos como mando de campo atleticano.

        Como meia-ofensivo costuma jogar muito longe do gol adversário e não se aproxima para fazer dupla com o centroavante para sair fora dos zagueiros e volantes, sumindo do jogo.

        Como meia-campista, jogando por trás, auxilia muito pouco a marcação (até mesmo chegou a “brigar” com o técnico Marcelo Oliveira quando disse que não era marcador). Por não ajudar a marcar, também some do jogo.

        Por isso ele é um pirilampo (some do jogo) e pipoqueiro (foge da marcação e não briga em campo).

        Vamos ver hoje nesse rearranjo do time pelo Larghi (4-2-4-2) que modificou o meio campo com dois volantes e dois meias.

        Se não aparecer hoje pode desistir do Cazares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *