Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Muita história, futebol, samba e rock&roll

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Essa reta final de temporada do Atlético tem despertado mil e um sentimentos em seus apaixonados torcedores. E, como não poderia ser diferente, a perspectiva cada vez mais presente da conquista do Brasileirão depois de quase 50 anos de jejum, tem feito o galista revisitar o futebol dos tempos românticos de formas diferentes e marcantes.

Entre os mais vividos existem aqueles que mergulham no passado de forma lúdica e, não atoa, fazem comparações interessantes e gostosas com o futebol que viram naqueles tempos nos quais a técnica e a plasticidade imperavam sobre quaisquer outras variáveis. Estou entre estes.

Eu que vi, ao vivo e a cores e por mais de uma vez nas arquibancadas o futebol genial e sobrenatural de Pelé e Garrincha, a folha seca de Mestre Didi, os lançamentos virtuosos de Gerson Canhotinha de Ouro, o elástico de Roberto Rivelino, a elegância e o flutuar do divino Ademir da Guia, o futebol refinado dos craques da família Santos, parentes apenas no talento imensurável, Nilton e Djalma, a habilidade brejeira de Paulo Cesar Caju e de Jonas Eduardo Américo, o Edu, os chutes e a arte de Pepe, Eder Aleixo e Nelinho, os dribles e a volúpia do Furacão Jairzinho e de Buião, o Garrincha de Minas, a genialidade do Rei Reinaldo e o futebol arte de Djalma Dias, Afonsinho, Lima, Laci, Lola, Cerezo, Luisinho, Falcão, Zito e Coutinho, sem fazer nenhuma comparação, me renovo a cada jogada de brilhante construção coletiva e a cada jogada individual que os craques atleticanos de hoje conseguem produzir cujo resultado são gols de rara beleza como esses três últimos marcados contra o Corinthians.

A massa atleticana é heterogênea por natureza e história e, forçosamente, o saudosismo que machuca também se faz presente em muitos corações alvinegros que não aceitam que o futebol dos dias atuais, dentro e fora de campo, não seja mais eminentemente romântico e plástico como o de antigamente e que, por isso, os seus entornos sejam hoje bem diferentes do que gostariam que fossem.

À medida que o Atlético se aproxima da conquista do tão sonhado título um sentimento indescritível, mas cada vez mais conhecido e vivenciado por todo atleticano, vem deixando a massa em estado de pré-ascensão a um plano de encantamento impar na vida de cada galista. Ainda assim, sentimentos confusos continuam povoando o imaginário atleticano e, por mais contraditórios que pareçam têm sido essenciais para que a massa molde esse comportamento, simultaneamente inteligente e emocional, que a está levando a saber jogar junto com o time e a esperançar pelo título tão desejado.

Ir da agonia ao êxtase e do encanto a uma angústia que machuca é uma experiência na qual o atleticano está calejado e é mestre. Não atoa e, não canso de escrever, o torcedor atleticano vive cada jogo como se fosse o último de sua existência. A torcida mais argentina do Brasil, como dizem alguns, produziu no Mineirão durante e após o jogo contra o Corinthians um clima tão intenso de felicidade e de enlevo que mesmo alguém que não fosse torcedor do Galo não conseguiria passar imune. Seria exagero dizer que os jogadores corintianos foram de certa forma hipnotizados pela Massa?

Atlético e Corinthians é um derby de muita história e muito futebol. E momentos como o desse último confronto são também de muito samba e rock & roll. Os gols e os sentimentos que experimentei durante e após este último jogo contra o Timão, me permitiram reviver, em um devaneio que não conseguiria explicar, as emoções e as fantasias que só os dribles de Mané, o Anjo das pernas tortas e os insights geniais de Pelé e de Reinaldo foram capazes de me proporcionar.

Ainda que muitos não tenham percebido ou não queiram ver ou acreditar, o Atlético de hoje está mostrando que o resgate do lúdico e do belo é mais do que possível e que o futebol não perdeu a sua capacidade de levar os seus amantes ao estado puro da felicidade.

Assim como no biênio 2013/2014 a magia de R10, os milagres de São Victor e a mística do “Eu Acredito” se somaram e permitiram ao atleticano experimentar o gozo e o deleite, nesse ano de 2021 da era cristã, o atleticano já se vê frequentando a antessala do Paraíso com uma assiduidade que encanta e ao mesmo tempo ainda assusta.

E, que os deuses do futebol queiram que a justiça finalmente seja feita e que, ao final dessa jornada, construindo o sonho jogo a jogo, o atleticano, seja ao som de muito samba, seja ao ritmo de muito rock & roll, esteja soltando aquele grito preso na garganta.

Imagens: 1) Divulgação; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

45 thoughts to “Muita história, futebol, samba e rock&roll”

  1. Jogo Varmengo X Bahia, ontem. Pênalti escandaloso marcado para o Varmengo.

    Áudio do VAR.

    (…)

    O árbitro vai então até a cabine do VAR revisar a marcação do pênalti. Nesse momento, jogadores do Bahia e do Flamengo se aproximam dele.

    “- Sai de perto de mim. Não quero saber” – diz Vinícius Gonçalves para os jogadores do Bahia.

    “- Calma, eu vou analisar, Diego. Se afaste, por favor. Você me conhece, vai” – responde para Diego, meia do Flamengo.

    PRECISA DIZER MAIS ALGUMA COISA OU O TRATAMENTO DADO AOS JOGADORES DO VARMENGO E DO BAHIA JÁ DIZ TUDO?

    “Você me conhece, vai”.

    Como assim, juizão? “Você me conhece”? De onde? O que trataram juntos? O que ‘rolou’ entre vocês? Alguma ‘prestação de serviço’ no passado?

    ISSO TUDO É UMA VERGONHA!!!!!

    https://ge.globo.com/ba/futebol/noticia/flamengo-x-bahia-cbf-libera-audio-do-var-em-revisao-de-penalti-marcado-para-o-time-carioca.ghtml

  2. Boa tarde amigos do Galo. Apito amigo do Flamerda contra a Chapecoense e ontem operou o Bahia.O juiz apita o pênalti, o VAR o chama para ver melhor, o juiz vai ao VAR vê que não foi pênalti mas confirma a marcação. Caso de polícia.

  3. Boa tarde Massa Atleticana!

    Prezados Max e Ávila, que texto fantástico, foste de uma felicidade incomensurável. Sem mais comentários.

    Durante o jogo (exibição) contra o corintinans, em determinados momentos meus sentimentos oscilavam entre loucura, descrença (com o que via) e êxtase… Simplesmente indescritível a salada de emoções que assolavam minha mente e corpo. Coisa de louco!!!

    Um tema chato e delicado que, penso eu, merece ser melhor analisado pelas autoridades competentes e tomada atitudes drásticas para evitar consequências graves trata-se do assédio às torcedoras nos estádios.
    Vivemos um momento na história em que as pessoas (estou generalizando) por não perceberem atuação proativa das autoridades tem tomado para si a solução para de questões pontuais como esta , nem sempre com calma e ponderação.
    Imagine você acompanhado de sua companheira, filha ou mãe e vem um sem noção aproveitando do momento de tumulto ou mesmo euforia geral e faz um ato inadequado… A violência não é a melhor ação, mas quem sabe o que pode acontecer no calor do momento?
    No mais é continuarmos vibrando e preparando-nos para soltarmos o tão aguardado grito… falta muito pouco!
    Saudações alvinegras!

    1. Prezado Carla, boa tarde.

      Muitíssimo obrigado. Mas fiz apenas por no “papel” o que senti e continuo sentindo.

      Quanto ao resto de sua mensagem, só tenho a concordar.

      1. Carlão, me perdoe.

        Erro de digitação. E seu nome saiu no feminino. Só vi agora e ainda levei um puxão de orelha muito justo do Domingos Sávio.

        Saudações alvinegras.

  4. Permitam-me apenas um adendo sobre o Cafuringa, que era um driblador fantástico. Ele veio do Fluminense para o Atlético e já estava há 10 anos sem marcar um gol sequer pelo time carioca. Estreou contra o Cruzeiro, que também estreava o lateral Mariano (vindo do futebol gaúcho, salvo engano). O Cafuringa fez o primeiro gol do Atlético (olha que maluquice, depois de 10 anos sem marcar um golzinho sequer), logo no início do jogo. Vencemos por 2 X 1, sendo que o segundo gol foi marcado pelo Toninho Cerezzo, de pênalti na prorrogação. Era um jogo que decidia a Taça Minas Gerais, final do primeiro turno do campeonato rural daquela época (acho que era o ano de 1976).

    1. TEOBALDO ,

      e eu que pensei em postar aqui sobre
      o Cafuringa .
      Mas você o fez , brilhantemente .

      Só pra registrar : eu estava lá .

  5. Boa tarde para todos!
    Li vários comentários de muitos amiGalos estarrecidos com o acontecido no Maracanã ontem, confesso que a mim,não me espantou nada,resultado normal,com a costureira ajuda de sempre ao “mais amigo ” . E para o Galo ganhar esse campeonato terá que ganhar pelo me 4 dos 7 jogos que ainda faltam, porque vão querer dar o campeonato para o sujo de qualquer jeito.

  6. Diretoria do Galo, abra o olho. O que aconteceu ontem no jogo do cheirinho contra o bahia é um recado direto pra bom entendedor : Ao cometer aquele crime ontem, cbf, arbitragem disse, ailto e bom som, que não importa o que aconteça, não arredarão um milimetro sequer da roubalheira, da afronta ao povo brasileiro , às pessoas de bem, Agem assim porque possuem a certeza da impunidade. Abra o olho , diretoria, aquele vagabandidoundo juiz de ontem, como seu par klaus , afrontaram o povo brasileiro ao consultar o var e legitimar aquela aberração. Nada detem estes pilantras, diretoria , estão todos irmanados , é uma organização criminosa

    1. Diretoria do Galo, abra o olho”[•••]
      Tem de abrir mesmo,caro! De um dia p outro o árbitro é substituído sem maiores explicações,no outro o Gaciba é destituído do cargo e trocado por um camarada conhecidíssimo em aprontar p cima do CAM qdo era do quadro de arbitragem da fmf _ minúsculo proposital_. Não é coincidência,desculpe o termo,”é putaria conhecida” e os pauzinhos em prol do framerda começaram a ser mexidos e os dados já foram lançados. Penso q TODOS os Clubes deveriam ser solidários ao EC.Bahia e se posicionarem contra essa máfia conhecida q coordena essa podridão q se instalou no futebol brasileiro á décadas.Vamos ver qual vai ser o próximo…!!!!!!
      Saudações Atleticanas

  7. COMO DISSE O PRESIDENTE DO BAHIA “NÃO FOI ERRO, FOI INTENCIONAL”.
    QUE VERGONHA…
    MAS ISSO SURPREENDEU ALGUÉM?
    O Galo não pode depender de arbitragem, tem que vencer a todo custo. Já sabemos como o sistema funciona e está operando. Bora ligar o secador neste fim de semana…

  8. O Galo tem que abrir o olho. O que aconteceu ontem no jogo do Flamerda e Bahia é uma amostra do que virá ao longo do próximo mês: a união da turma do eixo para fazer o Flamerda campeão.
    É importante que o Galo (i) tome cuidado com lances dentro da área, qualquer esbarrão vai ser pênalti; (ii) idem idem com lances próximos da área, vão inventar faltas, o risco é muito grande; (iii) tome cuidado com reclamações, por qualquer dá cá essa palha o juiz vai dar cartão, vai expulsar, vai gerar vantagem para o Flamerda – a observação vale especialmente para o Hulk, que tem exagerado nos termos das reclamações.
    CUIDADO GALO! Vamos em frente!!!!!!

  9. Bom dia Max e Canto do Galo!
    Contra o o Corinthians, o time do Galo reviveu a raça que é cantada em nosso hino. Foi muito bonito reviver a entrega em campo, o respeito a Massa.
    Quanto aos nomes do passado, desses citados, para mim , dois foram intragaveis, pela soberba que demonnstravam- Gerson e Paulo C Caju.
    Desde a eliminação contra o Palmeiras e em seguida a vitória contra o Internacional, venho cravando o Galo Campeão Brasileiro de 2021. Pelo bom trabalho da direção, comissão técnica, elenco focado, a regularidade da campanha, o time não ter capitulado após a paralisação do Brasileiro, para disputa da Copa América pela Seleção. Contudo, ontem tive aquela velha sensação de 77, 80, 81, 99 e 2012. Ontem , o juiz fez aquele roubo descarado, de quem está a serviço das forças não tão ocultas do futebol brasileiro. Mostraram ontem a que vieram, sem o mínimo pudor. Então, se pior acontecer não venham apontar as deficiências do trabalho como o motivo para não chegarmos lá, como fizeram com Cerezzo, Márcio Gugu ou Paulada em 77, Procópio e Silvestre 80,
    etc. Porque o qu definiu os títulos nesses anos foram as armações do eixo. Todas as equipes que ganharam cometeram erros nas finais contra nós, mas tinham a arbitragem, CBD- CBF e a mídia do eixo para pesar a balança a favor desses clubes .

  10. Bom dia,

    Hoje não tem como não comentar rapidamente sobre o “erro” de arbitragem de ontem a favor do Flamengo.
    Vergonha, simplesmente vergonha.
    O que não é normal aconteceu, os comentaristas da SPORTV ficaram constrangidos com tamanho roubo, até eles mesmos que normalmente fazem vistas grossas aos erros a favor do eixo não conseguiram desta vez.
    O segundo assunto é o tal do assédio as torcedoras, mais que coisa mais machista, retrograda e atrasada. Sem mais….
    Quanto ao futebol meu foco é o Paranaense e os 3 pontos.
    Sorte e competência aos nossos jogadores.
    Boa sexta a todos, dia bom para despistadamente começar a comemorar.

  11. Bom dia Massa, Max e Guru

    Pois é Max, vivemos hoje uma atmosfera nunca vista antes no clube e a ansiedade pelo título vem tomando conta da torcida. Mas calejados por infortúnios em tempos anteriores, causados pelos roubos de arbitragem, por maracutaias ou por nossa própria incompetência, faz com que hoje o atleticano seja comedido e ressabiado.
    O importante é que entre nós atleticanos, haja apenas discordância de opinião e não guerra, porque precisamos canalizar toda nossa energia para combater os nossos verdadeiros inimigos e estes já sabemos muito bem quem são e onde estão.

  12. Eu na minha modesta opinião acho que o quadro de arbitragem no Brasil é muito fraco e mal dirigida, estão falando que roubaram para o Flamerda ontem, realmente acho que não foi penalti, mas voltem ao jogo contra a Chapecoense teve um lance onde foi marcado impedimento onde o Gabigol claramente parte do seu próprio campo, isso é um erro bisonho infantil. Por tudo isso na modesta opinião esses árbitros são muito fracos

    1. Caro Fabrício

      Não foi bem isso!! veja, o arbitro (pra mim, mau intencionado) marca o penal, aí o VAR entra, mas, poderia, se o penal realmente existisse deixar a marcação do campo, porém, o chamou para analisar melhor, tipo assim..”não foi meu querido”, aí o “arbitro” (pra não dizer outra coisa) revisou e na maior cara de pau manteve aquela vergonha, que só ele viu!! Foi isso que aconteceu!

      Forte abraço!

    2. Essa questão do lance da Chapecoense é até controversa, por mais bizarro que pareça. Pensemos juntos: se esse lance acontecesse na pequena área (como toda rodada acontece), onde colocariam a linha de impedimento do atacante? O campeonato inteiro vemos a linha no ponto mais avançado que seu corpo projetasse. Por que, então, no lance do Império do Mal, temos que olhar os pés do atacante – que claramente está atrás da linha do meio de campo – e não seu corpo projetado no campo do adversário?

      Note que não é tão simples, já que a regra é uma só mas o critério varia dependendo de quem ou de onde está o atacante? É muito bizarro, pra não dizer grotesco.

      Só digo o que meu pai em BH fala desde a década de 1980: acaba com essa regra idiota de impedimento. Cada time que posicione seus jogadores como achar melhor. Ou não são 11 contra 11?

      Saudações alvinegras do Planalto Central

  13. MARCELO ,
    a você que é mais um defensor do MANSO e o comparou a Saldanha e Zagallo , você o fez muito bem .

    Saldanha , ao assumir , convocou todo o time do Santos e o reforçou com outros gênios , dizendo claramente que iria aproveitar o conjunto praiano , exigindo deles tão somente muita garra e disposição.
    E ficou sentado vendo suas FERAS em campo .

    Zagallo chegou e quis emplacar seus protegidos , mas Carlos Alberto e Gerson o colocaram no banco e jogou o time que os jogadores entenderam que tinham que jogar.
    Tal qual fez o Hulk aqui .

    Então é isso :
    a sua comparação foi muita boa .
    O MANSO , tal qual Saldanha e Zagallo , é um bom CONVOCADOR !

    Do time em campo cuidam os próprios jogadores .

      1. Nobres entendidos, ontem sugeri ao blogueiro Eduardo que os indicasse ao Presidente Sérgio Coelho!
        Pelo que escrevem e afirmam, entendem muito, mas muito mais que qualquer treinador. Quem é Cuca diante de vocês? Kkkkkk.
        E ainda se acham donos da verdade fazendo joguinho tipo “ontem foi você, hoje sou eu, desista “! Kkkkkkkkkkkkkk!
        Se gostam tanto de mimimi arrumem um gato gago.

    1. Prezado Amigalo José Eduardo Barata,

      Esse Marcelo provavelmente é aquele “torcedor” que só aparece nas horas boas, não tem o Galo na Veia, não viaja para torcer e conhece futebol apenas nos comentários dos youtubers, e o máximo que jogou de bola deve ter sido no vídeo game FIFA ou PES. Apenas respondendo a ele quando mencionei que o Manso nos deixou fora da final da Libertadores, não foi o Manso que errou pênalti, ele foi medroso nos dois jogos, poderíamos ter partido para cima no 1º e 2º jogo, duas vitórias.
      Agora volte para seu console do game e tchau.

      1. A não classificação na semifinal da libertadores , que custou ao clube a bagatela de quarenta e poucos milhoes de reais , concordo com voce, Leonardo , erro de cuca nos dois jogos , principalmente no primeiro, da ida quando podiamos liquidar a fatura. Erro de fazer o time jogar de maneira covarde e sem apetite de ganhar. E perder a vaga para um time limitado e em crise, que ganhou uma sobrevida graças ao manso. eu falo o que sinto como torcedor , ali esle foi ruim demais, pessimo dos pessimos

      2. Viajar pra ver o galo jogar? Quem paga meu salário é você? Deixe de ser otario e vire homem. Dessas bobagens que falou aí quem conhece é você. Aliás você estava no Maracanã em 71? Eu estava bobão!

      3. Aprenda, antes de mais nada, a escrever um texto e dar sentido ao que escreve. Você se dirige ao baratinha falando a meu respeito e depois o manda de volta ao console de game, kkkkkkkkkkk!
        Coitadinho…….

  14. O Rica Perrone tem um vídeo no youtube sobre a vinda dele aqui para saber o que acontece com o Atlético e, claro , assistir ao jogo contra o Corinthians .

    Vale a pena demais da conta !

    Ele dedica especial atenção à torcida, que ele chamou de MÁGICA .

    Há tanto tempo sem o maior título brasileiro ela consegue ser tão apaixonada e presente quanto nenhuma outra.

    Uma torcida que admira e respeita o clube por sua HISTÓRIA de vida , por seu PASSADO , que jamais abandonou , e que trouxe até os dias de hoje essa chama impagável da paixão , um legado imensurável .

    E há aqueles por aqui que desdenham dos “veteranos” do blog, os que navegaram por águas turvas mas souberam manter essa inexplicável magia de torcedor do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO .

    1. Prezado José Eduardo Barata,
      Tenho 57 anos , mas meu pai me levava ao campo desde os dois anos. Aprendi a admirar não só a ida ao estádio para acompanhar o Galo, mas as histórias que ele, meus tios e tias contavam sobre o Galo. Em meados da década 70 ganhei uma enciclopédia do Galo , que era como uma bíblia para mim. O que posso dizer que eu aprendi a importância de escutar de outro Atleticano as histórias por ele vivenciadas. Você pode ter certeza que existem as pessoas aqui, que gostam dos relatos do passado que formam a nossa história. Às vezes não concordamos com tudo, mas faz parte do debate , das trocas de experiências vividas e não deixamos de respeitar qualquer um de vocês.

    2. JOSÉ EDUARDO, saudações Atleticanas! Fui atrás da vossa indicação e uma fala dele,entre muitas,chamou-me a atenção. Foi essa aqui: “Nós não podemos tornar o mágico em coisa comum, independente do que aconteça”,ou seja, nós não devemos mudar o jeito de torcer p o GALO e por as “futuras conquistas” acima dele. Simples! Títulos são consequências,já o GALO, é paixão. Ontem tive oportunidade de estar em uma sala de cinema para ver o filme Lutar,lutar,lutar… O filme do GALO,nele está explícita esta frase do Perrone q chamou-me a atenção. A magia do GALO está na simplicidade do seu povo e isto não pode ser trocado por nada. Saí do filme anestesiado,e com um sentimento de que ser Atleticano é bom demais. Quem puder ver esta obra cinematográfica feita de Atleticano p Atleticano, vá que não vai se arrepender.Ah! Leve caixa de lenços pq com certeza o suor vai rolar no canto dos olhos.
      Forte abraço e obriGALO pela dica.
      Por mais história, vamos GALO!

  15. Bom dia a todos.
    É Pessoal, o Galo realmente tem que jogar bola e fazer a parte dele, porque a arbitragem, a CBF e a Globolixo não jogaram a toalha. Operaram o Bahia ontem. Aquele mau caráter do Renato Gaúcho elogiou a atuação do Juiz ladrão. A favor deles pode né? Graças a Deus esse imundo não veio para o Galo. Minha mãe sempre me ensinou que o que não desejamos pra gente não podemos desejar para os outros e outra, cobramos tanta mudança e criticamos tanto as pessoas que teve ou tem algum tipo de beneficio ( roubo ), mais alguns na primeira oportunidade de serem beneficiados esquece o que é ter caráter. Esperar o que dessa quadrilha…
    Abre o olho Galo.

  16. Caro Max Pereira!
    Com o brilhantismo de sempre, Você hoje, nos brindou com um texto que mistura a magia do passado, que para muitos, inclusive eu, estava esquecido em algum lugar e o futebol praticado pelo galo no jogo contra o Corinthians.Permito-me destacar um trecho do seu belíssimo relato que sintetiza a mais pura realidade vivida por nós atleticanos na quarta-feira passada:
    “…O Atlético de hoje está mostrando que o resgate do lúdico e do belo é mais do que possível e que o futebol não perdeu a sua capacidade de levar os seus amantes ao estado puro da felicidade”.
    Você caro Max, simplesmente nos transportou para uma época que muito poucos, como eu, você, o blogueiro, Barata, Sávio, Paulo e tantos outros amigalos, vivenciamos.
    Obrigado, Max, por não deixar as lembranças do passado esquecidas e porque não dizer que o “futebol arte” pode ainda continuar a existir!

    Bravo!!!

  17. Bom dia Max. Bom dia a todos. Você cometeu uma injustiça quando deixou de citar na relacao dos craques inesquecíveis do passado, o Marcio Gugu, Cafuringa , Dario e Jorge Valença, que desfilaram pela quarta zaga, ponta direita, centrovante e lateral esquerda do nosso Galo. Se faltava técnica, Raça e esforço sobrava. Bons tempos….

    1. Caro Domingos Sávio, bom dia.

      Dario foi citado sim no artigo. Lembrei que ele, antítese da virtuose, foi e é, além de Reinaldo, chamado de Rei. Ninguém é mais fã do Dadá que eu.

      Cafuringa sim, foi uma falha que admito. Jogador alegria que buscava homenagear Mané Garrincha.

      Os outros atletas históricos do Atlético citados por vc foram viscerais e mais que importantes na história do clube, mas, respeitosamente, não os considero craques.

      Saudações alvinegras,

      1. Boa tarde Max. Obrigado pela consideração. Mas vai lá e corrige a resposta que você fez para o Carlão…Erro de digitação, mas pode não…

  18. Bom dia!

    4 vitórias, 2 empates, e acabou!

    Com o término da rodada, minha previsão de que hoje estaria melhor falhou. Como lição, podemos ver que não desistiram da tentativa de fazer o Flamengo chegar. Pênalti horroroso.

    Abraço a todos.

  19. Bom dia, Eduardo, Max Pereira, atleticanas e atleticanos que como eu estão preocupados com o que viram ontem no Maracanã.

    Atleticanos velhos como eu que viram e sentiram na alma as consequências das operações demoníacas tendentes a afastar o Galo de decisões e títulos, certamente estão preocupados com as manhas e artimanhas que os tradicionais “inimigos” do Galo são capazes de fazer para afastá-lo desse quase garantido título. O nosso Guru blogueiro não cansa de avisar sobre isso. Não há limite para a podridão desses bandidos.

    O que aconteceu ontem no Maracanã, garantindo uma vitória do flamerda é apenas a pontinha de um iceberg que pode barrar a conquista atleticana. Velhos atleticanos como eu, vivem aterrorizados pelas lembranças macabras do que já fizeram com o nosso Galo.

    Lutar, lutar, lutar. Vencer, vencer, vencer. Isso o Galo sempre fez e continua fazendo. Mas, será isso suficiente para derrotar as tramóias e maracutaias dessa camarilha? O nosso passado ensina que não. E o que vi acontecendo ontem no Maracanã, aliado às lembranças dolorosas, me deixam preocupado.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, LUTANDO E VENCENDO COMO UM CAMPEÃO, MAS SERÁ ISSO SUFUCIENTE?

    1. Assino embaixo… Não sei exatamente o que fazer, mas temos que começar talvez por refrear o entusiasmo, ficar atentos a todos os jogos e todos os movimentos e decisões da cbf, denunciando o máximo que pudermos sobre o que parecer “estranho”… e é quase tudo… E torcer para que o clube – administração, comissão técnica, jogadores – entenda que a única chance de evitar este iceberg que deve estar oculto é tentarmos, e se possível, ganharmos, todos os jogos restantes, de modo que garantamos o título matematicamente, independentemente dos outros – talvez não tenham a coragem de nos atacar diretamente, mas que vão continuar a fazer tudo para pelo menos manter o outro na disputa, isto irão – e o povo do time do terceiro lugar também não é flor que se cheire – se puder, vai tentar também, se não nos prejudicar, pelo menos obter vantagens extra-futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.