Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

MOHAMED: OU VAI OU RACHA!!!

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

O que parece óbvio para alguns não é tão evidente assim para outros. E ainda bem que isso acontece. O diferente é essencial ao aprendizado. Além do fato de que cada noticia e cada informação sejam sempre recebidas de forma diferente e inevitavelmente também sejam sempre repercutidas cada uma de um jeito e de uma forma particular, dependendo de quem as recebe e as repercutem, as reações aos fatos, aos desempenhos do time do coração e ao resultado de uma partida, também são diferentes. Se todos gostassem do azul o que seria do vermelho ou do amarelo?

Quanto maior é a expectativa, maior é a frustração se o que se espera não se materializa. E, quanto maior a frustração, mais intensas e às vezes bastante violentas e desproporcionais são as reações.  Não, não estou justificando a violência. Estou apenas constatando o que para mim é absolutamente óbvio. Aliás, a psicologia espanca qualquer dúvida sobre isso. Antônio Mohamed, o Turco, vem experimentando as mais variadas reações da massa alvinegra. E nesse samba do atleticano doido o treinador carijó vive momentos em que nem ele próprio sabe se vai ou racha.

Em meio às cobranças virulentas, irracionais e passionais que sempre são jogadas aos quatro ventos quando as frustrações explodem, sempre surgem também críticas construtivas e interessantes que, se recebidas com inteligência, poderão ser muito úteis e produtivas. Quem trabalha com o futebol, seja em que função for e, independentemente do seu grau de poder e de decisão na estrutura hierárquica de qualquer clube, deve estar, não só estar preparado para receber afagos e elogios, como também para recepcionar as cobranças inteligentes e as opiniões em contrário, filtrando aquelas que podem somar e até mesmo orientar uma mudança de rota necessária e ainda não percebida por quem está no olho do furacão.

Não é surpresa para quem joga xadrez o fato de que, muitas vezes, quem está de fora observando uma partida, consiga, antes dos dois jogadores envolvidos na disputa, ver, a partir da disposição das peças no tabuleiro, as jogadas que deverão ser feitas e que poderão levar um deles a proclamar o Xeque Mate e vencer o jogo. Quanto mais envolvido você estiver em uma atividade, menor será a sua capacidade de enxergar o todo. 

Muitos defendem e acreditam que um clube só avança em seus projetos e se agiganta se estiver pacificado politicamente. Mas, o que significa ser pacificado politicamente? Para muitos significa não ter oposição. Santa ingenuidade. Não sem razão o que se vê por aí de forma corriqueira é a demonização e a desqualificação de toda e qualquer oposição. Na velha e mofada política, então, é uma práxis cotidiana e que vem de tempos incontáveis.

Estamos vivendo um tempo em que a intolerância atingiu o seu grau máximo entre as pessoas. Qualquer diferença, seja religiosa, seja política-ideológica, seja esportiva ou de qualquer outro tipo é quase sempre recebida com pedras. Poucos são os gestores que percebem o quanto é saudável à sua atuação e à entidade que presidem uma oposição inteligente e construtiva. Não sei quem é o autor da frase, mas certamente “toda unanimidade é burra”.

O conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado em 1837, “A Roupa Nova do Rei” explora a vaidade cortesã e soberba intelectual de um monarca. Andersen narra a História de dois vigaristas que chegam à capital de um imperador que esbanja muito em roupas às custas de assuntos de Estado.

Fazendo-se passar por tecelões, oferecem-lhe roupas magníficas, visíveis apenas para os inteligentes. O imperador os contrata, e eles montam teares e vão trabalhar. Vários funcionários, e depois o próprio imperador, os visitam para verificar seu progresso. Cada um vê que os teares estão vazios, mas finge o contrário para evitar ser considerado estúpido.

Finalmente, os tecelões relatam que o traje do imperador está pronto. Eles fazem mímica para vesti-lo e ele sai em procissão diante de toda a cidade. Os habitantes da cidade desconfortavelmente concordam com a pretensão, não querendo parecer ineptos ou estúpidos, até que uma criança grita: “O Rei está nu”. As pessoas então percebem que todos foram enganados. Embora assustado, o imperador continua a procissão, caminhando mais orgulhoso do que nunca.

Mais atual impossível o conto de Andersen retrata o que acontece nos dias de hoje quando, seja por que razão for, se faz olhos e ouvidos de mercador em relação a possíveis erros e desacertos de uma determinada gestão. Muitos reis do século 21 ficam nus, não percebem ou não querem perceber e seu séquito também finge ou não quer ver. E no caso do futebol, quando isso acontece, a bola não perdoa.

Por isso, louvo aqueles que nunca se fazem de rogados em fazer o papel de advogados do diabo, provocando o debate, instigando a reflexão, pedindo e buscando esclarecimentos e discordando com conteúdo e com ideias. Da mesma forma, aprecio e aplaudo aqueles dirigentes que, separando o joio do trigo, levam em consideração as críticas construtivas e inteligentes. 

Se Mohamed vai em frente com o seu trabalho ou se este vai rachar como uma abóbora madura quem viver verá. Particularmente, entendo que qualquer campanha “Fora Turco” neste momento é intempestiva, temerária e poderá ter consequências imprevisíveis. E, por isso, não deve ser incentivada e nem apoiada.

Em qualquer caminhada, em qualquer projeto, em qualquer atividade, em qualquer trabalho as mudanças de rota acontecem. Muitas vezes a maquina sai do trilho e arrasta toda a composição. Essas são mudanças indesejadas e nocivas que requerem correções quase sempre urgentes e muitas vezes profundas. Outras vezes, mudar de rota é necessário para otimizar o rendimento e possibilitar o alcance dos resultados colimados. Cabe a Mohamed e também a quem mais cuida do futebol atleticano fazer estes diagnósticos e propor os prognósticos.

Não se ganha jogo e nem campeonato apenas dentro de campo ou somente fora das quatro linhas. Se ganha jogo com um trabalho harmônico entre todas as peças da organização. Assim, não há como cobrar de Mohamed sem cobrar dos próceres/dirigentes atleticanos. Se Mohamed não for, todos eles racharão junto com o treinador.

Perguntar se Mohamed vai ou racha é o mesmo que perguntar se o Atlético vai ou racha. E, para o clube não rachar, é preciso que todos joguem juntos, cada um na sua e harmonicamente, inclusive essa massa torcedora sanguínea, passional e apaixonada. E você, vai com o clube ou racha?

24 thoughts to “MOHAMED: OU VAI OU RACHA!!!”

  1. Ficam aqui mostrando os excelentes números do Turco incompetente.
    Esquecem que até agora o Galo somente jogou contra times pequenos.
    Com esse técnico e jogando com os “grandes” vamos passar vexames.
    O turco precisa ler o livro do Abel Ferreira.
    Talvez consiga aprender alguma coisa.

  2. boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. para mim EL turco era para ter vazado a muito tempo queira ou não os lambes botas e passadores de panos aqui no blog. rsrs.não dar confiança aos torcedores com pífias escalações e substituição. não tem leituras de um jogo.etc.repito no Brasil esta cheios de treinador melhor vou indicar um o Mancini do mequinnha com este timaço do galo nos não estava sofrendo muito. amanhã prepara-te o Godin aposentado na zaga e nacho preguiça jogando 90 minutos. simplesmente os futebol de zaracho. jair acabou com o turco. que venha o mequinnha amanhã. ótima semana a todos amigalos. vai galooo.

  3. Boa tarde Max e Massa
    O que eu temia está acontecendo, estamos ficando acostumados a ganhar, o nosso GALÂO já está a 19 jogos sem perder, aí vem aquela metafora que a grama do vizinho parece mais verde, vamos deixar o El Turco trabalhar, acredito que ele nunca teve tantas peças boas em um só time, paciência é uma virtude diária, outros treinadores já sairam do Galo depois de 5 derrotas. Vamos dar um voto de confiança no trabalho e nos preocupar com o que melhor fazemos: “eu acredito”.

    Saudações atleticanas

    1. Boa tarde torço muito pelo turco, o pior cego é aquele que não quer enxergar, ele já provou que é fraco por vários motivos que não vou repetir aqui de novo, infelizmente estamos fechando os olhos pra realidade.

  4. Boa Tarde!
    A minha opinião sobre o Turco e que ele inventa demais e deixa a zaga exposta aos contra ataques de Adversários. O Allan sozinho não da conta de conter ataque com três atacantes, tem que colocar Keno na correria de um lado e Ademir do outro.
    Galo 2X0 no Mequinha!!!

    1. Se o ALLAN é volante de CONTENÇÃO , por que TODA saída de jogo tem que passar nos pés dele?

      Chega a ser patética a troca de passes entre ele e EVERSON e demais jogadores da defesa .
      Ele toca a bola e em seguida levanta os braços pedindo ela de volta , pra tocar pra trás ou para o lado .

      Se não tem competência para armar o jogo , deixa com quem saiba .

      Ah , e na CONTENÇÃO ele está um gigante mesmo : nossa zaga está mais exposta que mercadoria em promoção relâmpago , tipo pague uma e leve três .

      Não adianta : o cara é um dos que estão completamente apagados este ano .

  5. Bom dia. Penso que poucos estão com o “Fora turco”. Muitos que estão criticando o turco, estão apontando “erros” ou condutas que ele vem adotando que não estão surtindo devido efeito. Eu não estou pedindo pro turco sair, mas que ele reveja os problemas que o time vem apresentando. Os números são ótimos, porém o futebol em campo é de desconfiança. E ele tem que tomar uma posição sobre isso. Muitos estão enxergando, inclusive eu, que, como o time vem jogando, quando chegar a fase critica das competições com adversários fortes e bem entrosados, seremos derrotados e não chegaremos as fases finais. A confiança está diminuindo em fazer grandes jogos, com vitórias firmes, com planejamento (Por exemplo, ja eramos pra ter uns 3 pts de gordura a mais frente a Fla e Pal, depois poder descançar o time em fases chave das competições). Resumindo, vejo mais reclamações, do que fora turco. E se tem muitas pessoas enxergando essas “falhas” no time e na condução do trabalho, alguma coisa tem de razão. Bora turco ainda dá tempo de melhorar, jogadores estão muito a vontade em campo, bora apertar a turma. Bora Galo. Saudações.

  6. Eduardo e amigos, Tirando a cidade do Galo e arena MRV, o clube tem mais o que de patrimônio ?
    50% do shopping, vila olímpica, Labarêda, o que mais ?
    Também poderiam ser vendidos para quitar dívidas ?

  7. Lorotas…. o Turco não enxerga o jogo… essa é a verdade.
    Suas atrasadas substituições desmontam o time que já não vai bem.
    Fora Turco ….

    1. Você é maria raposete mariposa smurfete vaidosa enrustida?
      Se for tá explicado.

      Se for Atleticano mesmo, te dou um conselho: larga o Galo velho. Vai procurar outro esporte, outra diversão, porque está te fazendo mal.

      1. Não, eu não sou Maria e nem idiota.
        É errado acusar alguém de ser maria por ter opinião diferente da sua.
        Não vou procurar outro esporte porque gosto de futebol.
        Tenho 74 anos e morava e fui criado ao lado do independencia no tempo de Kafunga e etc.
        Fui amigo do Sr. Raimundo Sampaio – Presidente do 7 de setembro e sei de muitas estórias sobre o Galo e os outros.
        Vi Ubaldo jogar e tantos outros.
        Eu é que vou te dar um conselho.
        Por que não te calas?

    2. Gentileza encaminhar seu currículo para o Clube Atlético Mineiro com o título de tecnico de futebol, pelo visto temos um grande talento aqui.
      O cara reclamar de um técnico que tem o melhor desempenho dos times brasileiros é dose.

      1. Dose é seu comentário.
        Não sou técnico de futebol, mas também não sou um idiota útil.
        Olho para o futuro.
        Os números deste técnico foram obtidos com times de segunda categoria.
        Quando chegar a hora dos melhores, vamos ter vexames.
        Cuidado, ser Maria vai com as outras, é coisa de torcedor do Cruz-Credo.
        Sugestão, por que não te calas?

  8. Bom dia Max, Xará e Amigalos!

    MOHAMED: OU VAI ACERTAR O SISTEMA DEFENSIVO DA EQUIPE OU VAI RACHAR DE LEVAR GOLS!!!!

    Contra o Coelhinho Pompom novamente esperamos este acerto defensivo. Levar sufoco de Paulinho Bóia no último jogo foi um exagero não é mesmo????? Me ajuda aí El Turco!!!!!!!!!!!
    GALO 2 x Coelhinho Pompom 0
    Anúncio Classificados: Vende-se um Shopping na região centro sul de BH em excelente estado.

  9. Sobre a venda de shopping, não há outra alternativa. Receber 10 de renda e pagar 87 de juros é um absurdo total. Em paralelo, o Galo em que melhorar a receita da venda de jogadores para caminhar na direção do equilíbrio estrutural. Numa análise rasteira, é o clube grande de pior desempenho, haja vista as negociações ora em fase de conclusão. Tanto o Savarino quanto o Sávio, principalmente, seriam vendidos por muito mais, pelo menos uns 6 milhões de euros pelo primeiro e uns 15 pelo segundo. É por aí.

  10. Bom dia, todos! Mais um belo texto. Não somos um simples clube, somos uma nação, com milhões de pessoas que pensam, falam, rezam, votam e torcem de formas diferentes, porém com o mesmo amor pelo nosso Galo. Muitas vezes, alguns não gostam da opinião de outros sem pensar que no fundo, todos querem o melhor para o nosso time. Como diria o sociólogo Demétrio Magnoli , numa democracia, como a que vivemos com o nosso clube, “a minoria é tão legítima quanto a maioria”. Saber ouvir e principalmente respeitar a opinião de cada um é fator primordial para o sucesso da “nação” alvinegra. Por isso digo, não gosto do trabalho do Turco, mas torço para que ele queime a minha língua. Se sou minoria, por favor respeitem a minha opinião.

  11. Fala massa

    Tô voltado aqui só para manifestar meu apoio incondicional à venda do shopping, Creio que se alguém ainda tinha dúvidas, depois do evento de ontem, poderá rever sua opinião e nós, torcedores, precisamos pressionar o conselho para aprovar.
    A bola agora está com a diretoria e os 4Rs para levada a proposta ao conselho já na próxima semana, ou então continuaremos a arrecadar 10 milhas por ano e pagar 87 milhas, Coisa de abestado.

  12. Bom dia Massa e Guru

    “qualquer “Fora Turco” neste momento é intempestiva, temerária e poderá ter consequências imprevisíveis. ”
    Sábias palavras que precisam ser difundidas entre a minoria barulhenta da web, que fica em polvorosa e histérica, principalmente com a babação que a imprensa tem feito ao time e ao técnico do Palmeiras.
    Venho postando aqui um desafio a esta gente: estão insatisfeitos com El Turco? Então indiquem alguém para o lugar dele, lembrando que vários treinadores simplesmente disseram não para nossa diretoria quando fomos contratar.
    Não, não estou dando um cheque em branco para o treinador e acho até que algumas críticas feitas a ele são oportunas, mas o que estamos vendo é um déja vú do que foi feito com Cuca no ano passado e talvez por isto, ele para não passar pelo mesmo perrengue, resolveu pular do barco.
    Ainda bem que hoje diferente de um passado tenebroso, temos diretoria e os 4 Rs para não cair na pilha desta gente.

  13. Texto muito bem escrito pelo Max, parabéns! E concordo demais, acho que não há motivos pra torcida pedir cabeça por agora, é um comportamento totalmente passional. Críticas podem ser feitas, mas deixar de apoiar e contribuir com uma pressão desnecessária é tiro no pé.
    Acho que muita desconfiança do Turco vem pelo fato dele ser um treinador até então desconhecido pela maioria e ser gringo. Mas creio que vai ganhar seu espaço aos poucos, assim como fez Cuca em suas passagens. Assim espero, pelo bem do nosso Galo!

  14. Bom dia!!!

    Em época de choro e ranger de dentes a esperança está na volta de Jesus.

    Consta que o Mister, o gajo, o português, o Jorge Jesus, está de férias no Brasil.

    Perguntado por um repórter sobre se poderia assumir o Flamengo novamente, Jorge Jesus disse sim, desde que isso aconteça até dia 20 de maio, já que depois terá que decidir sobre sua vida…

    Seria o caso de o Galo aproveitar a chegada de Jesus no Brasil e tentar novamente contratá-lo para o lugar do Turco?

    Eu entendo que não, mesmo que grande parte da Torcida, que não simpatizou com o Turco, já começa a pedir a cabeça dele que faz um bom trabalho.

    Para mim, #FicaTurco!!!

  15. Bom dia Max,

    Vou repetir um comentário de ontem:

    “Menos é mais” e “muito ajuda quem não atrapalha”!

    Vejam por exemplo o caso de Jorge J. , se oferecendo ao urubu, em tremenda falta de ética, onde casa instabilidade no clube. Não que eu me importa com esse clube, pelo contrário, quero mais é que se dane, mas faltou profissionalismo e respeito ao seu compatriota que está no comando..

    Concluo com outro plágio:

    “Deixem o homem trabalhar.

    Saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *