Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Moderação e comedimento pra cima do Santos

Os mais vividos aqui deste espaço, como eu próprio, Barata, Ângelo e outros, sabem entender esse momento favorável ao Galo. Mais que isso, sabem ainda que é fundamental manter o equilíbrio em busca do sonho que é de todos nós. Estive presente em todas as finais (77, 80 e 99) em que nos surrupiaram o título e na campanha de 2012, cuja trapaça foi rodada após rodada.

Não confio na organização do campeonato, consequentemente, em todo em seu entorno, desde arbitragem, Tribunal e atos administrativos. Foi nessa tramóia que nos sacanearam ao longo dos tempos. Para vencer isso, se requer muita prudência e sangue frio. Já tivemos, apesar da boa campanha, gestos nessa direção. Gol do Jô irregular, gol do Guga sem conferência do VAR, Já. com Inter, Flamengo e Palmeiras, concorrentes diretos, tiveram a benevolência. De olho!

Hoje, para a partida frente ao Santos, o treinador leva exatamente os mesmos jogadores que foram a Curitiba. Quem vai iniciar, evidentemente. Só vamos saber momentos antes. Antecipo que, a(s) surpresa(s) ao anunciarem os titulares, receberão minha consideração e respeito. Confio no treinador. Mas, cá entre nós, um gol de diferença ataca a coronária, podia ser dois de frente já durante o primeiro tempo. Ufaaaa!

Será um duelo dos mais imprevisíveis de todo o campeonato. O adversário, dirigido nada menos pelo treinador que nos deu o maior título da nossa história, Cuca, que tem boa parte do seu coração Atleticano. Já o nosso Galo, sob o comando do Sampaoli, que levou os santistas – com uma equipe modesta – à segunda colocação do Brasileiro. Confio no argentino. Acho que vai surpreender os antigos comandados.

Sobre o trabalho do Sampaoli, alguns dados interessantes me chegaram nos últimos dias. Comparando ele com dois recentes treinadores que nos levaram aos títulos da Libertadores e Copa do Brasil, vejamos. Nas dez primeiras partidas, Sampaoli (73,3%), Levir (53,3%) e Cuca (30%).

Os melhores aproveitamentos de times brasileiros, pós-pandemia, igualmente me estimula. Galo (79,49%), Vasco (76,67%), Flamengo (71,43%), Ceará (66,67%) e Internacional (61,54%). Já no Galo, desde que assumiu, considerando que tivemos uma vitória antes da paralisação, o aproveitamento de Sampaoli pula para 80,95%. São 14 jogos, com 11 vitórias, um empate e duas derrotas.

Diante disso, Sampaoli e Matos – até mesmo o presidente Sette que tanto critiquei aqui -, merecem minha aprovação. Foram raros, em meus mais de 50 anos de arquibancada, momentos tão prodigiosos como o atual. Não sei se vamos levantar a taça do Brasileiro que tanto quero e desejo, mas estamos no melhor caminho dos últimos tempos. Em tudo. Time, direção e – ao que sei – de saneamento financeiro. Prefiro acreditar e confiar do que insistir na direção contrária.

Por fim, estamos tão bem de gestão no futebol, que Alexandre Mattos conseguiu dar cabo nos prejuízos com Hernandez e Martinez. Se derem certo, ainda somos donos dos passes desses dois jogadores. Até Zé Welison encontrou caminho e Bruno Silva também vai buscar rodagem. Sejam felizes.

Com a ida do último para o Santos, veio o pedido inicial do Sampaoli. O goleiro Everson. Também ele seja importante ao Galo, sem esquecer – caro treinador – que Victor é ídolo e mito e ainda que Rafael caiu nas graças do Atleticano. É o dono do gol. Titularíssimo. Fechar a casinha é tão importante quanto nossos atacantes conseguirem fazer a bola entrar na do outro lado. E Nathan tá voltando.

Confiança, caríssimas e caros, nossa energia positiva e de confiança ajudam o universo a conspirar a favor. Vencemos as quatro últimas partidas e nas três últimas sequer tomamos gol. Diga-se, a última vez que a bola beijou a rede de Rafael foi numa penalidade marcada pelo VAR. Sugiro – não tenho a pretensão de convocar, cada um sabe de si – a acreditar em dias melhores. Ainda que “devagar com o andor”, mas também “nem tanto ao céu nem tanto à terra”.

Pra cima do Santos, Galo!

Em tempo: como percebem, o nosso estimado Galuppo assumiu o espaço toda terça-feira. Seus textos são preciosos na busca de reencontrar a raiz da nossa Atleticanidade. Com isso, Caldeira posta às sextas-feiras. Exceto quando o jogo for numa quinta, já que o blogüeiro gosta do pré e pós-jogo, sendo assim ele – Caldeira – antecipará para quarta-feira. Entendidos?

*fotos: Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Moderação e comedimento pra cima do Santos”

    1. Gosto e aquela expressão que vc usou na postagem, retirada pelo teor de seu nível, cada um tem o seu.
      Eu luto pelo G4 da série A, já cordeirinho sofre pra sair do Z4 da B.
      Entende? Cada qual na sua e expondo o que gosta de mostrar. Palavras expressam nosso jeito de ser e desejos daquilo que queremos expor e colocar na roda.

        1. Kkkkk
          Tite na série brigando pelo G4 é muito melhor que na B tentando fugir do Z4. Ou não?
          Na verdade, convenhamos, o seu quadrado tá se esfacelando. Desintegrando. Ou não?
          Vc próprio reconhece que lá o espaço é pequeno.
          Ah! Aqui não te cabe, embora seja amplo. Aqui não tem lugar pra cordeirinhos.

  1. Um time que quer ser campeão precisa de um artilheiro se não pode perder tantos gols como o Galo perdeu no início da partida.
    O juiz é um fdp que não marcou pênalti para o Galo nem conferiu no varbosta.
    Sampaoli foi mal hoje.
    Arana fez sua pior partida pelo Galo.
    Mariano foi horroroso.
    Réver não podia ter saído. Maldita gripe! Igor Rabelo é péssimo.
    Se era pra entrar com o péssimo Keno, porque não deixou Marrony?
    Victor, você foi o melhor goleiro do Galo em todos os tempos, mas acabou. Tudo acaba. Você afundou o Galo hoje. Vc merece uma estátua na Arena do Galo, mas por favor pare agora!
    Todo time precisa de um craque que desequilibre, que resolva, o Galo não tem. Os endinheirados do Galo precisam fazer algo nesse sentido.
    Savarino é muito, mas muito pior que o Berola. E pra mim, chega de equatoriano, venezuelano, colombiano…ou base do Galo começa a revelar algo que preste (a mulecada do Santos triturou o que sobrou do nosso time), ou fecha aquela porcaria lá que só dá despesa.

  2. “Estive presente em todas as finais (77, 80 e 99)”… E eu achando que o culpado das derrotas por pé-frio era eu… francamente, Eduardo!!! Em relação ao nosso time (Eduardo, Caldeira e Gallupo) vou nomeá-los “O Trio Bendito”, um alusão ao nosso Trio Maldito (Said, Jairo e Mário de Castro) que, acho, ninguém aqui viu jogar. Abraços!

  3. Boa tarde xará e amigalos! É explorar a zaga reserva do Santos no jogo de hoje. Marcar o Santos na sua saída e bola. Tomar a posse de bola no meio campo e imprimir velocidade no contra ataque. Essa é a receita para ganhar lá dentro. MARCAR PRIMEIRO para depois fazer gol. Sem inventar. Quanto à contratação de goleiro. Sou contra. Gastando dinheiro que deveria ser gasto com atacante. Espero que Sampaoli não invente de deixar Rafael no banco daqui há alguns jogos….. GALO 2 x SANTOS 0!

  4. GALO ROBERTO ,

    citado lá no seu comentário no tocante
    a enxergar a atuação tática dos nossos
    jogadores , eu também não consigo ver
    muita coisa não .

    Dá pra ver que correm muito , ajudam
    uns aos outros , vão na bola como se a
    mesma fosse uma boa picanha e isso é
    o que mais importa .

    Tem no time também aquele que rói o
    osso , mas que é mais contestado que
    oferta de telemarketing .

    E assim segue o time , voluntarioso ,
    que nos faz reviver as boas peladas de
    fim de semana, com a turma toda bem
    disposta a fazer a sua graça para que
    a cerveja pós jogo valha a pena .

    Eu estou particularmente feliz com o
    time .
    Dá dando gosto de ver a rapaziada em
    campo .

  5. Caros,

    O jg de hj é pequena grande DECISÃO! nosso time tem q começar a encarar as coisas como elas são…né meio de tabela, ñ! É DECISÃO e É hoje! VAMOS, NOSSO GALO!!! É hj!…se ganhar a PRESSÃO sobe! Segura coração!

    Obs.: alguém avisa o SETTE q a torcida tá pedindo REFORÇOS e ñ só NEGÓCIOS! … é negócio casado SETTE, FI! Vai ficar dando prá trás?

    X9 na contra mão abrindo o esquema:
    “Oye! Oye! Sabariño, Shasha, Marroñy, Yorrom, Marquito e Keño! Vá llegando mas ahí, EVERSON!, hoy en día se juega el juego, y hoy en día la meta es meter el gol por delante y no meter un gol ahí por detrás.” Entiendem lokos? Y Sé espierto, q voy ahora a tirar la camiseta al alto, juega quien la agarre.”

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  6. Jogo importantíssimo pro Galo, projetando a liderança. Porque domingo tem o RB, semana pra 6pts.
    O Santos tem vários desfalques: Luan perez, veríssimo, alisson, pituca, kaio jorge. A espinha dorsal do time está enfraquecida. HORA DO SAMPAOLI. Sabemos que tem Marinho e Soteldo, ótimos jogadores. Sanches ainda não deslanchou, mas é perigoso. Considerando tudo isso, o Galo tem tudo pra vencer este jogo. É jogar com muita seriedade e principalmente, NÃO OFERECER CONTRA-ATAQUE. As jogadas ofensivas precisam terminar em finalização ou não sendo possível em falta, evitando um desarme ou um erro de passe que venha a dar o contra-ataque. Inteligência. Atenção nos primeiros 10 minutos. Confiante.

  7. Meu amigo temporão,a última vez que o GALO encontrou com o Cuca no Urbano Caldeira ele foi demitido…rsrs, após as sardinhas da vila tomarem virada de 2x3_06/08/2008, Pacote era o técnico_ . Na época nosso goleiro era o Edson “seis dedos”,placar q voltou a se repetir no ano segte,tbm com virada e o mesmo placar._ Cazalbé. Evandro e Tardelli, dentadura era o técnico_. O quê isso quer dizer,nada! Só curiosidade mesmo!
    É hora do Urbano Caldeira deixar de ser tabu p o CAM,vencemos poucas vezes lá,4 X salvo melhor juízo. Que este histórico comece a mudar logo mais a noite.
    Vamuuuuuú GALO!
    Saudações Atleticanas

  8. Jogo pra vencer. Santos muito desfalcado. Acredito que Sampaoli escale, hoje, Mariano ao invés de Guga, já que o primeiro sabe marcar, enquanto o segundo é nulo nesse quesito. Gostaria de ver Marrony jogando pelos lados, no lugar do Keno ou do Savarino. Keno, veio com status de “cereja do bolo”, mas quem acompanha futebol, sabe que ele jamais foi titular absoluto no Palmeiras. Era um jogador de contra ataque, principalmente no esquema defensivo e retrógrado do Felipão. Alonso, Arana, Allan, Franco, Marrony, Rafael, essas foram, para mim, as principais contratações do ano. Quanto a contratação do Everson, volto a dizer, não acho necessário contratar outro goleiro, os que temos no elenco, dão conta do recado, mas, se for pra contratar, que seja outro atleta. Everson é péssimo goleiro, fraco, “chama gol”, pula pra baixo (lembram do Renan Ribeiro?), joga o tempo inteiro adiantado. Nenhum santista ficou feliz quando Sampaoli barrou o ótimo Vanderlei (hj no Grêmio), pra colocar o péssimo Everson. Uma pena, a grana vai fazer falta para as contratações que efetivamente necessitamos. E é perigoso o Sampa barrar o ótimo Rafael. Sigamos, prezados, pra cima do peixe, eles sempre foram nossos fregueses. SAN

  9. Voltando pra dizer que nos últimos jogos do Galo, antes de Sampaoli, eu não conseguia assistir mais que 5 minutos de uma partida. Agora voltei a largar tudo pra assistir. Novos e bons tempos!!

  10. Bom dia! Partida muito interessante hoje. Será um confronto de dois times que a agressividade é a característica marcante. O Santos tem um bom time, em que se destacam, a meu ver, Carlos Sanchez, Soteldo e Marinho, jogadores perigosos, sendo que os dois últimos muito velozes e “enjoados” (não desistem das jogadas!), o último deles vive uma fase muito boa. Diante da velocidade dos jogadores de ataque citados e tendo em vista a marcação alta praticada pelo Atlético, que de certo modo facilita os contra-ataques quando a bola é roubada ou as linhas adiantadas são vazadas, a calma, cautela, o esmero na troca de passes e a atenção na defesa serão fundamentais. Também é preciso um melhor aproveitamento das chances de gol, porque elas estão acontecendo, mas falta capricho e sorte nas finalizações.

  11. É , ÀVILA .
    a gente já viu/viveu muita coisa mesmo .

    O Atlético de hoje a mim me traz , antes
    de mais nada , uma enorme confiança .

    Pelo momento dos jogadores , todos em
    campo com enorme disposição, vontade
    e apetite de vitória .

    Se não me engano , foi Zezinho Miguel ,
    auxiliar do Homão que , nos vestiários ,
    momentos antes de cada partida, tinha
    o costume de procurar saber como ia a
    motivação de cada atleta para a partida

    Entravam todos “pilhados” e sempre à
    procura daquele mais bem preparado
    psicologicamente para definir o jogo .

    E isso parece estar sendo implantado
    com sucesso no time atual .

    Ninguém tira o pé .
    Todo mundo correndo, brigando, sem
    frescura em campo .

    Não importa quem pegue a camisa no
    momento em que o Sampeladeiro as
    joga para cima , todo aquele que entra
    em campo joga como se fosse o último
    jogo de sua vida .

    Está bom demais !
    Contando os dias para comemorar o
    tão sonhado campeonato .

  12. Bom dia!
    Embora as escalações de Keno, Hyoran e Savarino não me empolguem, sei, a cada rodada, que o nosso craque está do lado de fora, andando de um lado para o outro como um louco. Estou acreditando muito num futuro promissor pra o nosso Galo, mas… QUERO SER CAMPEÃO AINDA NO BRASILEIRÃO ATUAL!!!!
    Que os pontas santistas sejam neutralizados e que nossos meiocampistas estejam mais uma vez inspirados e com faro de gol, juntamente com Sacha. Que mais uma vez prevaleça a “lei do ex”. Quanto aos outros atacantes eu não espero muita coisa, a não ser uma atuação tática que eu não consigo enxergar, sendo esclarecido no pós jogo com amiGalos desse espaço, como Barros, Barata e outros.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

  13. Hoje teremos pela frente o Santos na Vila Belmiro, um dos jogos mais difíceis para qualquer equipe encarar no Campeonato Brasileiro. Mas, agora se trata do GALO DE SAMPAOLI, e o que mais se vê nesse time é CORAGEM, não importa se dentro ou fora de casa, é jogar para VENCER, SEM MEDO, é colocar PRESSÃO NO ADVERSÁRIO e fazer valer o nosso melhor jogo. É GALO x PEIXE: grande clássico do futebol brasileiro, e não nos enganemos, eles vem pilhados para esse jogo, por tudo que aconteceu (Sampaoli, comissão técnica, transferências, presidente…), enfim, É SAMPAOLI x CUCA. SAMPAOLI será muito visado e pressionado nessa GUERRA, pela imprensa, pela arbitragem, jogadores, se bobear, até pelo VAR, kkk. Mais uma vez reitero, é preciso que os nossos LÍDERES DENTRO DE CAMPO (RAFAEL, MARIANO, IGOR RABELLO, ALONSO, SASHA, KENO), se imponham, façam seu papel, não se escondam como fizeram contra o Inter. Entenderam??? JOGO JOGADO E JOGO BRIGADO, TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS PARA TUDO. Apenas um palpite para hoje: RAFAEL, MARIANO, IGOR RABELLO, ALONSO e ARANA. ALLAN, JAIR e FRANCO. SAVARINO, SASHA e KENO.

  14. Bom dia Massa e Guru

    Jogo chato e perigoso o de hoje, principalmente pelas tretas que cercaram os clubes nos últimos tempos. Caso Soteldo, Sacha, Sampaoli que deixou o peixe de maneira nada amistosa e que veio justamente para o galo e disse me disse entre diretorias etc.
    E para tornar o clima mais quente eis a contratação do contestado Everson junto ao nosso adversário. E porque contestado? A massa é extremamente passional e cuida de seus ídolos como uma fêmea cuida de seus filhotes. Rafael, mesmo vindo de nosso ex-adversário em pouco tempo caiu nas graças da torcida, não só por suas defesas, mas também pela simplicidade e caráter. Sobre Victor, a coisa simples que o descreve, é que talvez seja o que mais se aproximou de Reinaldo e do Bruxo na condição de ídolo da massa.
    Fato é que, a maioria esmagadora da massa não viu com bons olhos esta contratação, não pela parte técnica, mas sim pela parte emocional. Mas o clube não pode ser administrado com emoção e sim com a razão, e a razão aponta que contratamos um bom goleiro e ao mesmo tempo ficamos livres de um encosto que teríamos que carregar até 2023, chamado J. Wellerson. E ainda existe aquela máxima: time ganha jogo, elenco ganha campeonato, e creio que a diretoria pensou na segunda vibe.
    Mas enfim, pelas circunstancias se um empate hoje já é um bom resultado, imagina uma vitória?
    # Eu acredito, aqui é galo p@$#!!!

  15. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    hoje é respeito e confiança, respeito pelo Santos e confiança na vitória!!!! Temos time pra ganhar, é o que importa, se vamos é outra história… No futebol nem sempre o melhor vence, exitem muitos fatores que influenciam um jogo e alguns deles extra campo… Com diz o ditado “jogo é jogado e lambari é pescado”… Que o Galo jogue o jogo e que vença…
    Uma ótima quarta a todos que confiam….

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Só falta você convencer a Lucy. Já pensou semanalmente sermos brindados com post seus, do Caldeira, do Galuppo e da Lucy?
    Quanto ao jogo contra o Santos, vamos para frente para sermos felizes. O “maluco beleza” sabe o que faz! De emoções em emoções vamos ser campeões. Como vc bem diz nos seus comentários: “O velho é o jovem que deu certo” . Somos abençoados por termos como companheiros e amigos jovens atleticanos. A nossa juventude atual reflete o quanto fomos e somos felizes, apesar dos pesares!
    Hoje e sempre, galo!!!

  17. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Este jogo de hoje é para ganhar. O Santos vem com zaga reserva e varios desfalques. O Galo precisa vencer o Santos e Bragantino para recuperar a liderança. E a partir da semana que vem só teremos jogo do galo no meio de semana em outubro. Semana cheia para treinar. Em outubro, esperamos a chegada de pelo menos três jogadores para qualificar o time e partirmos para a conquista do titulo. A hora é agora!

    1. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. espero eu que rafael não saia do time para entrada do Everson. aliás não precisamos de goleiro precisamos é de um camisa 9 e 10 para fazer gols. porque Keno bolt,marrony,Hyoran.marquinhos estão perdendo muitos gol. marinho e soltedo são os melhores jogadores do Santos então ficam de olho neste jogadores. galo 2×1.a galo nos deixa sonhar. vai galooooooo.

    2. Contra a zaga reserva do Santos vamos ver um Galo agressivo, sem essa de escalação de meias para segurar jogo e resultado. Mesmo porque não é o estilo Sampaoli, nem do Galo. Pra cima deles, Galo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.