Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Missão cumprida e virando o chip para o BR

Pela 14ª vez consecutiva o Galo vai decidir o Campeonato Mineiro. Durante esse tempo de absoluta e incontestável predominância no terreiro de Minas Gerais, foram quatro adversários diferentes. Dois da capital e dois do interior. Agora será a vez do bom time da Tombense. A FMF ainda vai definir as datas e espero que essa máxima do R10 seja confirmada. “Quando tá valendo, tá valendo”!

Necessário se fazer um registro. O time de Tombos ascendeu à Primeira Divisão em 2012, como vice-campeão do módulo II, e sempre fez boas campanhas. Com menos de dez anos na elite mineira, além de fazer a final frente ao Galo, é atualmente o representante mineiro na cobiçada série C do Brasileiro. Além da Tombense, também a Caldense fez uma final com o Galo em 2015.

O treinador fez duas alterações fora dos prognósticos daqueles que pude ouvir durante a véspera e no dia do jogo. Entrou com Gabriel de lateral direito, situação não tanto desconhecida para ele, e ainda com Alan Franco no meio, no lugar de Jair. Nas minhas resenhas pré-jogo, ficaram divididas as duas alterações na opinião dos amiGalos.

Senti, entre as pessoas com as quais conversei, certa tensão com a partida. Não com receio ou medo do América, mas ansiosas com o futuro do Galo ainda nesta temporada. Ora, sem a pretensão de querer ser conselheiro ou apologista de um eventual falso otimismo, para quem, até recentemente sobrevivia com aquele arremedo de time, estamos em franca evolução.

No intervalo do jogo, algumas mensagens eram de total desconforto pelo primeiro tempo. Longe das primeiras partes dos jogos do Sampaoli até então, o time realmente deixou margem a alguma insegurança, ainda que com a vantagem do empate. Soma-se a isso a aflição com as bolas trabalhadas no setor defensivo. Precisamos nos acostumar com isso, a pressão arterial explode.

Veio a parte final e a partir do gol do Rever, passou a ser questão de tempo. O momento e o placar eram favoráveis e ajudaram no segundo e terceiro gols, Marrony e Savarino. Já são cinco jogos com Sampaoli, sendo quatro vitórias e apenas um empate. Invicto.

Nas cinco partidas o Galo marcou 13 (Galo) gols e tomou apenas três. São números incontestáveis. Ah! Jogamos com times fracos. Não acho. O América, que foi adversário em três dessas partidas, é uma equipe muito bem organizada e só perdeu dois jogos na temporada. Domingo e ontem. Nem podemos considerar aquele jogo treino, que o Galo venceu o mesmo time do coelho.

Outra situação interessante, que não vivenciamos com o elenco e treinadores recentes, é o repertório que o time do Sampaoli oferece. Os 13 gols assinalados, talvez até por ainda não ter o dono da posição de centroavante, foram marcados por sete jogadores diferentes, além de outro contra de um zagueiro da Patrocinense. Nathan e Savarino balançaram as redes três vezes cada; Arana dois gols e Di Santo (acreditem), Jair, Rever e Marrony um gol.

Sobre o jogo, o que fica à minha avaliação são duas situações. Imediata: estamos na final do Mineiro; decorrente: estamos construindo uma boa base. Renovada e jovem. Treinador e diretor qualificados para a função. Eu, da minha parte, quero acreditar em tempos melhores. Uma ótima quinta-feira e amanhã seguimos nossa resenha, tanto sobre o que estamos vivendo quanto o que podemos esperar, afinal, domingo já tem Brasileiro e é jogo de candidatos ao título.

Ah! Caro professor Jorge Sampaoli, ouça a Massa. Ao que se percebe o senhor tem merecido muita confiança do Atleticano, continue assim, estamos acreditando em dias melhores. Quanto ao gol, deixe a nossa escolha prevalecer. Rafael é o dono da posição. Três gols em cinco jogos é média de goleiraço. Na sua eventual ausência, Victor é o nome do nosso Santo. Se contenha. Assim seja!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

23 thoughts to “Missão cumprida e virando o chip para o BR”

  1. Pessoal, o que vcs acham do Galo tentar a contratação do Artur, do RBB? Joga muito, mete gol, é novo, canhoto e poderia aprender a jogar de 10 nesse timaço do Galo, que tem mas não tem um armador. Não aproveitar Cazares hoje pode ser um erro, mas se ele estiver mesmo fora dos planos, que entre numa troca com o Red Bull. Artur é diferenciado e valerá muita grana, em breve. Alô Alexandre Matos, traga o cara!

  2. Boa tarde amigalos.
    O tempo é curto e se queremos título, tem que ser o brasileiro, pq ano que vem Sampa não fica no galo. Parece cliche de novela. Vem clubes aliciar o treinador e mesmo sendo campeão vai embora, vejam o jesus. Valores falam mais alto que resultados.
    Vamos galo.

  3. JAIR é titular absoluto nesse time.
    ALLAN , JAIR E CAZARES , é o que temos de melhor aí para o meio de campo.
    Enfim , o nosso GALO está recheado de ótimos jogadores , é só SAMPAOLI não inventar demais . GABRIEL de lateral não dá. Prefiro o MAÍLTON.
    MUITOS AQUI ESTÃO ANIMADOS COM NATAN , DEVAGAR COM O ANDOR GALERA. SERÁ QUE NATAN APRENDEU JOGAR FUTEBOL DE UMA HORA PARA OUTRA.??? SEI NÃO……….

  4. 1 – Rafael é um baita goleiro;
    2 – Arana vem correspondendo na esquerda;
    3 – Allan Franco ainda fora de ritmo e sem função em campo. Não pode ser titular.
    4 – eis aí meu time para a estreia: Rafael, Mariano, Rever, Jr Alonso, Arana, Allan, Jair, Nathan, Savarino, Keno e Marrony.
    Vamos Galo! A hora é AGORA!

  5. Obrigado Dudamel e Rui Costa por ter contratado o Savarino, pois foi só isso que vcs prestaram, eu confesso que ontem temi pela não classificação quando vi a escalação do nosso galo doido e Sampaoli eu só não gostei do Jair ter ficado no banco

  6. Bom dia,

    Algumas percepções sobre o jogo e a equipe:
    Quando Sampaoli não falou o nome do Mailton como lateral, ele realmente não o considera apto.
    Gabriel estava nitidamente fora de ritmo e mesmo assim o treinador optou por ele.
    Rafael vai acabar convencendo o treinador, não é possível que ele não vai se curvar ao bom futebol apresentado.
    A equipe com o Jair em campo é outra.
    Marrony sabe jogar bola, precisa jogar de frente para o gol, não possui agilidade para fazer o pivô.
    Espero que a equipe esteja preparada para o Brasileiro.
    Chegou a hora, vamos torcer!

  7. Colocamos o América no seu devido lugar: time pequeno que se acha grande, simples assim. Nas duas partidas ficou 5 x 1. Sem discussão né. O jogo de ontem nos mostrou que SAMPAOLI NÃO VAI JOGAR COM 3 ZAGUEIROS, ESQUEÇAM, não temos zagueiros competentes para exercer essa função no elenco. Ficou demonstrado que ALONSO AGUENTA CARREGAR SOMENTE RÉVER NAS COSTAS, MAS RÉVER E GABRIEL É MUITO. E por falar em GABRIEL, que partida HORRÍVEL desse zagueiro, o pior em campo. Não gostei da entrada de MARQUINHOS também, sempre prendendo muito a bola, com medo de arriscar a jogada, muito burocrático, errando passes e sem dá assistência. Atacante que não conclui e não faz gol, não tem futuro. Os MELHORES, em crescimento e entendendo cada vez mais o ESQUEMA DE SAMPAOLI: RAFAEL, ALONSO, ALLAN e SAVARINO. Jogadores em CRESCIMENTO: MARRONY e FRANCO. Jogadores CONSISTENTES, EQUILIBRADOS e cada vez mais TITULAR: KENO, NATHAN e ARANA. Agora o foco é todo no BRASILEIRO, todo jogo é importante, todo jogo é uma final, são 38 rodadas. Pontos corridos se ganha no equilíbrio, na consistência, e, principalmente, ganhando partidas dentro e fora de casa, não importa, se de 1 x 0 ou 3 x 0, o importante são os 3 pontos. SAMPAOLI e sua equipe já conhecem a história como funciona, eles vivenciaram no Santos. Mattos é multicampeão. O caminho tá traçado. Só temos o BRASILEIRO e vamos em busca.

  8. Bom dia Massa e Guru
    Comentários em tópicos:
    • O bom goleiro se destaca pelas defesas e não pelas saídas de bola. Com Rafael e Victor já basta Sampaoli!
    • Para os CNV´s (cornetas de plantão): Marroni, mesmo fora de posição e Nathan estão calando a boca de muitos de vcs ai;
    • Nosso técnico vem mostrando o porquê ele é diferenciado. Não tem medo de Colocar jogadores recém-contratados e recém-recuperados nas partidas. Tem culhão o carequinha!!!
    • Cara, que tiro certo foi a contratação do Arana. Há tempos não via um jogador tão diferenciado no time;
    • Dudamel pelo menos fez alguma coisa pelo clube: trouxe Savarino;
    • Os mais apressados e me incluo nesta, apostaram tudo em Rever como quinto reserva, mas não é que o cara tá assegurando a titularidade?
    • Já estou imaginando o time com um 9 de ofício, vai ser só correr pro abraço;
    • Domingo é briga de cachorro grande e seria uma boa hora para ganhar e tapar a boca da imprensa do eixo do mal;
    # AQUI É GALO P$#@!

  9. Bom dia xará e amigalos!
    Missão cumprida e as coisas no seu devido lugar! Não dá pra aguentar o chororô de dirigente do Coelhinho Pompom(Eterno série B). Chega!!!!!!!! Foram 4 jogos incluindo o treino que tirou do páreo Diego Tardelli!!! Se não me engano foram 9 gols no lombo do Mequinha(com direito a frango)!!!!!!!! E o tal Marcos Salum vem dizer que a Federação está nos favorecendo????????
    Voltando ao jogo de ontem, ficou visível que Gabriel de lateral não dá!!!!!!!!!! Porque não entrou com o Mailton??? Ele é tão ruim assim??? Se é ruim porque foi contratado??? Não gostei do primeiro tempo. Passes errados para todo lado!!!! No segundo tempo após gol de Rever a coisa melhorou. Destaque para Rafael(quer outro goleiro pra que?) e Savarino. Marrony é um jogador bem interessante mas precisamos de um atacante lá na frente. Isso vai fazer falta já nesse jogo contra o CBFLA! Sampaoli tem quinta, sexta e sábado para corrigir o EXCESSO DE PASSES ERRADOS do GALO para começar o Brasileirão com pé direito e quem sabe….pontuando….

  10. Ô Sampaolli , meu filho , você que gosta tanto
    de experiências , faça a gentileza de deixar Jair
    fora dessa rotação .

    Mexa na massa do bolo, mas larga o fermento
    em paz .

    Ali no meio , meu caro MasterChef , é preciso
    ter alguém que tenha a capacidade de pensar,
    organizar , cadenciar .

    Já dizia Ademir da Guia , o Divino :
    “quem tem que correr é a bola” .

    Aos quinze do primeiro tempo eu já estava a
    pedir água , por exaustão só de ver aqueles
    caras correndo feito malucos .

    Aí entrou o Jair … toca aqui , toca ali , avança ,
    para , inflitra , segura , desmarca , …..

    “OTO PATAMAR”

  11. Bom Dia! Polemicas a parte o “choro” é livre. Quantas vezes “choramos” em lances com os de ontem? Embora reconheço que o do primeiro minuto é no mínimo discutível (independente dos comentaristas de plantão). Agora jogar com apenas 1 cabeça de área “nos meus tempos de criança”, volante marcador, é um grande risco. O Alan Franco está mais para 2º volante do que para cabeça de área. Vou ser contestados por muitos, mais se o “irresponsável” Cazares, estiver com a cabeça no lugar – até para ser valorizado – é uma boa e, o Brasileiro poderá ser sua redenção. Belo gol do Marrone, mais precisamos do “autentico” camisa 9. Agora vamos ver o jogo com o Fla, se a evolução do time continua.

  12. Fubebol é muito engraçado, e aqle q pensa diferente não é bem visto no meio,não é mesmo!?
    Querem dar + um triênio ao “jabuti” e nem um minuto de jogo para o cara que faria uma diferença danada na inexistente armação do meio de CAMpo do time do GALO,”pressionante” essa queima de ativo. De toda forma eles devem saber o q fazem!
    Qto á construção deste time um pormenor deve ser levado em conta; o processo ñ será rápido, o importante é que seja bem feito,fato!
    Qto ao jogo, valeu a vitória, a classificação,(incluindo o chororô da “cueiada” o q já era esperado), e o belo futebol praticado pelo Allan_q ao ser escalado em posição q ñ era a dele por ex entregadores de coletes, foi decretado q esse ” não serve p jogar no GALO”. _ Por fim! Neste resto de temporada quem quiser ver clássico mineiro só lendo “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus. Saudações Atleticanas

  13. Bom dia amigos do Galo. Não gostei do futebol apresentado pelo NOSSO GALO ontem, a saída de bola ficou mais complicada com a entrada do Gabriel na lateral, felizmente o Mariano parece em forma e já pode entrar jogando. Não entendo porque o Jair não entrou jogando. Sei que apesar do time mostrar evolução, ainda temos muitos problemas, precisamos de reforços, e o Sampaoli tem muito a acertar para a estreia e sequencia do Brasileiro.

  14. O Galo segue evoluindo. Sampaoli não é mais do mesmo. Temos, hj, um treinador diferente. Até agora, não repetimos a forma de jogar em nenhuma partida com ele! Alguns vão lembrar, que eu disse por aqui, que Sampaoli gosta de jogar com 3 zagueiros, mas ao contrário do que a maioria pensa, não seria uma linha de 3 atrás, com 2 alas à frente. Sampaoli escala um zagueiro como lateral! Fez assim com Otamendi na Argentina. Isso torna o time mais ofensivo, outra característica de nosso técnico. O coelho é um bom time, bem treinado, que ofereceu trabalho e foi excelente sparring. Agora, começa o aue interessa, o brasileiro. Paciência e deixemos o cabra trabalhar. Não é hora de cornetar! SAN

  15. Bom dia!
    Não sei como nos portaremos diante do flamigerado, mas com certeza estamos em um patamar bem elevado em relação a anos anteriores.
    Estou satisfeito com nosso treinador e com nossos jogadores. Ontem Rafael tirou minhas dúvidas sobre a sua titularidade. Jogou muito.
    Galoooooo!!

  16. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS! Feliz demais pelo meu Galo. Com um camisa 9 de peso ficaremos muito forte. Tenho fé demais nesse time e em nosso treinador.
    E nosso goleirão. Pqp. Pega demais o cara. Paredão alvinegro.
    Vitor está sendo substituído com grandeza. Bora meu Galo, um empate no Rio está de bom tamanho.
    Bora meu Galo

  17. Bom dia MASSA!

    Jogo bom. 1o tempo pegado. Poderíamos ter começado perdendo ou com um jogador a menos, Jr Alonso deveria ter sido expulso. No resto foi pau a pau, até o fim do 1o tempo. No 2o, vimos Réver relembrar-nos dos velhos tempos, cx, 1 x 0. A partir daí ficou fácil, Marrony com um golaço, mostrando que sabe fazer gol, não como centro-avante; e Savaliso deixando o dele, merecido, pois vem atuando bem e não é fominha, o que é muito importante.

    O que vínhamos reclamando de 2o tempo do 9ALO, ontem foi ao contrário. Amém!!!!! Que continue assim.

    A entrada do Gabriel na lateral é sinal de que Sampaoli não gostou nada do Maílson. Que pena, mais um bom jogador queimado no 9ALO. Seria bom empresta-lo antes de queime ele de vez. Assim ganha rodagem e mostra futebol. Jair ou Franco, Franco ou Jair? Nathan é dono de uma vaga; Allan, aparentemente, tb é. Ainda tem Blanco chegando, apesar de eu achar que ele tem tudo para ser outro Lucas Cândido. Dúvida boa, até que enfim.

    A final contra o Tombense será nos dias 26/08 e 30/08, 4a e domingo.

    Agora é virar a chave e vencer a mulambada. Começar o brasileiro já impondo respeito.

    VAAMÚUUU 99AAALLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Bom dia a todos.
    Ótima Vitória , estamos a caminho de mais um título do mineiro e a hegemonia continua.
    RAFAEL é o titular. Com VÍTOR na reserva não precisamos contratar outro goleiro.
    Precisamos com urgência de um camisa 10 , na falta de um acho que Sampaoli deveria dar uma chance ao CAZARES , possa ser que na mão de Sampaoli , CAZARES deixe a irresponsabilidade de lado.
    Um meio campo com ALLAN , JAIR E CAZARES IMPÕE RESPEITO E TÉCNICA.
    RÉVER fez uma partida perfeita ontem.
    G. ARANA e SAVARINO são excelentes jogadores , ótimas contratações.
    MARRONY sabe jogar bola , tem técnica , habilidade , vai dar certo como centro avante .
    DOMINGO , AGORA SIM , VAI COMEÇAR O BRASILEIRÃO E DE CARA VAMOS PEGAR O CAMPEÃO E MELHOR TIME DO BRASIL. É HORA DE MOSTRAR SERVIÇO.
    QUEREMOS ESSE BRASILEIRÃO.
    JÁ ESTOU SONHANDO COM A VOLTA DO MINEIRÃO LOTADO E UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS. ESTÁ PERTO SE DEUS QUISER.
    AQUI É GALO.

    1. Paulo Roberto, bom dia! Não gosto de polemizar e respeito todas as opiniões. Mas Cazares!!!!!!! O que você quer que ele faça? Chute a Santa????? O cara é totalmente sem compromisso, e já provou uma centena de vezes. Chega! Que ele vá ser feliz em outros cantos. Esqueça esta história de camisa 10 com o Sampaoli. No Santos não tinha, na seleção do Chile tampouco! O que ele gosta é movimentação, e se o time estiver criando, não será esta a questão! No mais confiante, pois vejo evolução a cada jogo! Só um adendo, que acho o Junior Alonso um baita zagueiro. Firme, sem firulas, bom passe, boa colocação. Uma grata surpresa, junto com a melhor contratação: Guilherme Arana!
      Vamos detonar a Urubuzada Domigo!

  19. “… é atualmente o representante mineiro na cobiçada série C do Brasileiro” (Quanta maldade, nobre Eduardo!!!)

    Em relação ao Coelhinho Pompom, nada de novo no front.

    E o meu secador continua funcionando: Uberlândia, Campeão do Torneio Incompetência, com direito a fuga do adversário, certamente pela certeza da derrota… É só alegria!!!

  20. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    parece que a FMF ontem mesmo já marcou as datas das finais, 26 e 30 de agosto… Melhor assim, não se pode deixar passar muito tempo…
    A vitória veio como era esperado, apesar da choradeira infundada do América, de arbitragem tendenciosa o Galo entende como ninguém, ô se entende!!!!
    Que o América se preocupe em arranjar um goleiro, que com o time que tem, vai poder fazer um bom papel da SÉRIE B que, nesse ano, não tem nenhum time que se destaca dos outros…
    Quanto ao jogo em si, não entendi porque o Gabriel e não o Mailton!!! O garoto é bom e precisa de rodagem!!! Mas confio na escolha do Sampaoli, talvez o Mailton ainda não tenha provado ao treinador que merece uma chance, mas sei que ela virá…
    Precisamos treinar mais a saída de bola da defesa, já que o Sampaoli não gosta de “chutão” , se dermos os vacilos que temos dado contra times da SÉRIE A, um abraço!!!! Mas com tempo isso será resolvido!!!!
    Agora é aguardar a estréia na principal competição nacional, no domingo, porque sábado é pra outra divisão!!!!
    Uma ótima quinta a todos e domingo tem mais….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *