Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A marcha dos números

250x250 GENERICA.jpgFaltando 17 jogos para o encerramento, a partir de agora tudo é afunilamento e as contas farão parte do nosso dia a dia até a decisão final do Campeonato Brasileiro. Se temos 38 pontos até a 21ª rodada, com 60% de aproveitamento, para chegar ao título temos de melhorar um pouco apenas este aproveitamento. Nos 21 jogos, obtivemos 11 vitórias, cinco derrotas e cinco empates. Em toda roda em que a conversa tem essa pauta, os números necessários para sermos campeões são bem divergentes.

Ao que sinto, como o campeonato deste ano está mais embolado do que nos últimos anos, a decisão ficará para as rodadas finais, se não acontecer de ser exatamente naquela 38ª, colocando à prova os corações – nossos e de nossos concorrentes. Disse outro dia aqui e repito, se vencermos os jogos em que somos mandantes e – na média – empatarmos os jogos fora, o caminho é promissor.

Evidentemente que não estou dizendo que teremos de empatar todos os jogos no campo do adversário, pois alguma derrota é previsível, mas nesta linha de raciocínio uma vitória mata duas derrotas. Em casa, teremos de vencer todos os dez os jogos, nem que seja por um a zero e sofrido, como tem sido. Prefiro três a zero e festa o jogo todo.

galo mascote 02
Ilustrações: Capa UAI/EM e interna extraída do facebook

Vejamos, pela ordem. Em casa ainda vamos receber Vitória, Sport, Internacional, Figueirense, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Chapecoense. Somem-se a eles, os dois clássicos mineiros. Em um deles, embora o adversário seja mandante, o jogo pode ser considerado em campo neutro. Sairemos para enfrentar Grêmio, Fluminense, Ponte Preta, Corinthians, Botafogo, Coritiba e Santa Cruz. É difícil, mas é estimulante a nossa sequência.

O amigo Silvio Scalioni, símbolo da nossa condição bipolar (eu também sou), se encontra em êxtase atualmente. Para ele, o Galo, com os números atuais só depende dele mesmo. Basta vencer todos os jogos. O Palmeiras, na sua visão, até pode continuar embalado, mas será derrotado apenas pelo Galo. Assim, nesta sua semana de euforia, chegaríamos à frente apenas um ponto à frente do porco paulista. Adoraria, mas bem que o Palmeiras podia capitular outras vezes, assim o título ficaria assegurado com rodadas de antecedência.

Em tempo: pra não dizer que reclamo da arbitragem só em jogos do Galo, “operaram” o Vitória ontem à noite. Quem era o adversário? Corinthians! Tá explicado! Pênalti claro não marcado e dois cartões vermelhos economizados. Covardia! E a TV, convenientemente, não repete os lances. Maracutaia!!!

11 thoughts to “A marcha dos números”

  1. Já que vamos ver os números, entendam : Segundo o site Chance de Gol , o campeão este ano deve conquistar entre 78 e 80 pontos – para não depender de mais ninguém. Temos 7 jogos em casa e 8 fora. Precisamos vencer todos praticamente – no máximo 1 derrota e 2 empates. Já os matemágicos da UFMG dizem que o ideal para o campeão será de 73 pontos. Se nos faltam 35 e 21 destes serão em casa, a missão fica menos difícil : podemos até perder 3 jogos e 1 empate que a taça é nossa.
    Tranquilo nunca foi mas está favorável.

  2. Não sei explicar porque exatamente, mas tenho uma confiança imensa neste Ronaldo… Li a matéria da entrevista dele, concordei com tudo o que ele disse e fiquei com uma forte intuição: ele vai fazer uma partida notável em Porto Alegre pra gente voltar de lá com os três pontos… Tomara que eu esteja certo… Não tenho nenhuma pretensão de entender de futebol mais que os outros companheiros… Aliás, nem gosto de futebol! Atleticano gosta é do Galo!… Me lembro vagamente dele, Ronaldo no Internacional, na campanha vitoriosa na Libertadores… Fé na impecabilidade em PA, mas antes ele precisa ser impecável quarta feira no Mineirão, porque a gente não deve tomar gol em casa na CB… Vitor, Marcos Rocha, Léo Silva, Ronaldo e Qualquer Um Santos, General, Carioca, Maicosuel e Otero, Robinho e Pratto…
    Vamo, Galo!… Ser CAMpeão!!!

  3. Tem que jogar todo jogo com seriedade, não pode ficar tomando goleadas e passar sufocos contra times fracos em casa! Muita atenção e disposição de lutar contra tudo e todos, pois brigaremos contra Palmeiras, Flamengo e Santos…com tanta ajuda, tz o CUrintia!!!

  4. Bater na concorrência direta em seus domínios – assim como foi frente a sep – e pisar na cabeça de todos os outros de camisa feiona dentro de casa. Concordo com o que disse o Silvio e completo ; palmeiras não pega nem g4, anote aí !

  5. Necessitamos de 72 pontos, isto é faltam 34 pontos. 11 vitórias, 1 empate e 5 derrotas. É super possível! Avante Galão da Massa!

  6. Percebi da mesma forma Eduardo, no lance em que o zagueiro corintiano coloca a mão na bola a TV reprisou o lance com uma imagem muito distante uma única vez, o comentarista não se alongou no ao comentar, e apenas disse “lance muito difícil”, fica muito evidente a boa vontade que a TV e CBF têm com esses times do eixo.

  7. Temos que pensar um jogo de cada vez. O próximo é sempre o mais importante. É fazer o dever de casa e pontuar fora. A começar pelo Grêmio… Atenção Marcelo, estude o adversário, veja como gostam de contra-atacar e o fazem com eficiência. É jogo para ter a posse de bola e adotar um esquema mais cauteloso. Empate não é ruim.

    1. Que Deus te ouça , grande Antônio de Pádua . Estarei na torcida e,caso a sua previsão se confirme , te darei os parabéns neste espaço com o maior prazer. É Galo na cabeça !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *