Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais uma paixão atleticana

Atlético Divulgação
Atlético Divulgação

Caro atleticano (a) que veio até aqui nesta manhã de sábado: hoje, infelizmente, não temos nenhum termo técnico para te apresentar. Nem uma comparação entre treinadores e – pior ainda – palavras como “meio-campo” ou “atacante” não aparecerão no texto.

Você, atleticano, não me conhece, mas eu te conheço e compartilho da sua paixão. Lembro-me dela toda vez que vejo uma camisa listrada tremulando: “eu torço contra o vento quando uma camisa branca e preta estiver num varal durante uma tempestade”.

A paixão pelo Galo aconteceu para mim como acontecem todas as paixões a todos: eu não estava esperando. Foi minha família, por parte de pai, que me deu um time para chamar de meu. Eu não entendia – quando criança – os gritos alucinados dos tios para a televisão durante os domingos à tarde. Na minha cabeça pueril, os jogadores não podiam ouvi-los.

Mas mal sabia eu que os gritos, gestos e expressões serviam só e unicamente para empurrar a bola para a linha do gol – e para derrubar jogador paraguaio que queria, maliciosamente, nos tirar uma – das – nossas maiores conquistas.

A torcida do Galo serve para controlar todo o ambiente que os jogadores não podem tocar. Mesmo distantes – por conta da pandemia – todo o ar envolto na bola, no elenco e comissão é carregado de gritos, exclamações e esperança. A torcida do Galo, além de controlá-lo, é o próprio vento.

Em 2013, lembro-me de estar ajoelhada na frente da televisão, hipnotizada com os movimentos rápidos de batida e defesa dos pênaltis. Em uma casa pequena, saí aos gritos de “GALOOOO” horas depois da lei do silêncio começar a vigorar, mas não existia lei nenhuma que pudesse impedir que aquela paixão – que ainda estava longe de ser entendida – fosse ouvida por todos.

Hoje, como tudo no mundo, as coisas não andam muito bem para aquilo que amamos, mas como muito bem disse Max no texto de ontem, não devemos crucificar ninguém – por agora.

Como uma boa moradora de Contagem, pertinho de onde nossa segunda casa está sendo erguida, espero ansiosamente para que da sala, da janela, da rua ou do próprio estádio, minha voz possa se juntar a milhões de outras para traçarmos o rumo da bola, e que esse rumo não seja outro além do GOOOOOLLLLLL!!!!

*

Victória Farias

20 thoughts to “Mais uma paixão atleticana”

  1. Boa tarde, Victoria!
    Esse Galo não é fácil não. Maltrata a gente, mas quando vence toda dor da derrota se apaga.
    Vi ,com sete anos de idade, o Galo campeão Brasileiro em 71. Que saudade daquele ano, tudo era mágico. Que tempo feliz . Depois ficamos sem ganhar um título até 1976. Era duro ver o Galo não ganhar um título, mas parodiando o poetinha Vinicius de Moraes, era como se nossa paixão doesse em paz.
    Já se vão 50 anos e nada do Brasileiro. Difícil, muito difícil para uma torcida ímpar como a do Galo.

  2. Grande Victoria, bom dia.

    “ A torcida do Galo, além de controlá-lo, é o próprio vento.” Excelente tirada. Essa paixão é mesmo surreal e, quem não teve a dádiva divina de senti-la, jamais a entenderá.

    Muito obrigado pela remissão ao meu texto.

  3. Prezados AmiGalos
    Emocionante o texto da VItória mostrando bem a alma atleticana. Não é qualquer torcedor que se prepara para cada jogo com lágrima pendurada ou escondida prestes a cair. Sómente o atleticano para ver e sentir cada jogo, todos com muita importancia e com orgulho de pertencer a Grande Nação Preta e Branca. Amanhã tem jogo, graças a Deus, para rirmos ou chorarmos mas,,principalmente,para estarmos juntos com nosso Galo. Vamos pra cima deles rumo ao título.

  4. Victoria, na decisão de 2013 eu estava em Salvador, no 8o. andar de um prédio de um amigo baianao que me convidou para assistir Galo X Olimpia. Tbm fquei sufocado com o grito de GALOOOO engasgado, até descer à rua, quando o soltei. E ontem à noite tive a felicidade de avistar, conhecer e fotografar o EDUARDO ÁVILA, o guru-mor do Galo, aqui em Porto Seguro. Quanta honra!

  5. Victoria e todos nós numa só corrente positiva para esse jogo de amanhã…

    3 pontos e subindo na tabela…

    Que o Sr. Sampaoli vá com seus melhores em cada posição e assim já estará de bom tamanho…

    Para o momento 1 x 0 é goleada!!!!!

  6. Bom dia!
    O hino mais lindo do futebol diz: “vibramos com alegria nas vitórias”. Portanto quero estar alegre em todas as rodadas finais desse Brasileirão. E não venham me criticar quando eu ficar p da vida com treinador, jogador, roupeiro e o raio que o parta quando esse time perder. Jamais ficarei de bom humor com derrota de meu time.

  7. Caros,

    Ñ acredito em camisa contra o vento! É lindo! Tem q respeitar os ELEMENTOS e recolher a CAMISA, proteger da fúria da natureza! Ñ bater em retirada, RESPEITAR o vendaval, proteger a armadura…vem o tempo da calmaria!

    Com razão, alguns torcedores tem BRONCA dos jogadores da BASE do TIMAÇO do anos 70/80 pq a maioria jogou no EX, Lado de Lá. Cerezo é um deles…Na verdade jgram: Luizinho, Eder, Paulo Isidoro, Reinaldo (esse apenas vestiu a camisa B, caiu numa armadilha, sem dúvida)…os outros jogaram de verdade.

    Aconteceu com Roberto Drummond…é atleticano, mas quem o lia nos 80/90, no Jornal do Brasil, no Estrago de Minas, etc., percebe q no fim o cara tinha debandado completamente para crônicas exaltando o Lado de Lá: a criação da CHINA AZUL é a maior contribuição desse Sr à glória serelepe…os defensores Sangue Azul do Coca Cola vão pensar: Ai! Tácom INVEJA!

    Hj em dia tá assim: o cara é público, faz e desfaz e ñ pode ser CONTRARIADO, acabou o senso crítico, é tudo a mesma coisa…mas o FATO é q a BASE do 70/80 jogou do lado de lá e o respeitabilíssimo Roberto Drummond, O Coca, no fim da vida, tava PUTO com o Galo por algum motivo (sabe qual é?)!

    É UM FATO apenas, sem juízo de apreço ou desapreço! Ñ era amigo do Drummond, mas o IMPORTANTE é q lia seus admiráveis escritos!

    Obs.: TODOS os citados foram GRANDES: os CRAQUES, no AUGE honraram a CAMISA ALVINEGRA. Roberto Drummond dispensa comentários: GIGANTE da Literatura Brasileira, só prá avisar a PATRULHA da moral alheia…

    (…)

    AQUI E AGORA, o negócio é 4ª feira, qnd formos a POA enfrentar o grêmio, depois tem o vasco, o goiás, o nenCe e xport, são jgs complicados pq são FORA DE CASA! …mas, ANTES tem o goianiense e esse é o NOSSO Ano Que Vem: e é amanhã, 18h15, naquela q sempre será NOSSA verdadeira CASA!

    VAMOS NOSSO GALO! O Brasileiro precisa do NOSSO GALO campeão! Levantar O Brasileiro!

    (…)

    AO AMANTE ABANDONADO E SAUDOSO.:

    NOSSO amigo MAX PAREIRA, do NOVO e do RENOVO q de Novo num tem nada ficou magoado pq usei a expressão CANALHA prá denotar seu texto de APOLOGIA ao REGIME doS MILITARES!…ao contrário do meia dúzia de Zé Mané da PACHORRA ‘n’ Patota q comenta no HONRADO espaço atleticano, jamais deito no DIVÃ sem uma dose do BOM, do MAL e do FEIO. Ela me guia: Ah! ele escreveu assim ou assado, tá frustrado, tá na seca de papai/mamãe na quarentena, tá com inveja da tatuagem na bunda da Fabíola e da riqueza JUSTA dos ABNEGADOS na base da CAPINA diária, tá querendo o lugar de X y Y, é chato, é CORNETA, é da traseira é de frente, etc…JAMAIS q digo sim nem q ñ!

    AQUI é a partir da NOSSA PAIXÃO comum ALVINEGRA e do q é ESCRITO por todo mundo q participa: CLARO: do q é ESCRITO! Todos fazem assim! Ora, tem discordâncias e o BICHO PEGA mesmo, é NATURAL, Aqui é Galo ou é o Clube do LylluZIMGallO (Aliás, aposto q o VACILÃO taí pelos CAMtos se escondendo sob OUTRO pseudo NOME falso! …Afinal, querem o q? O tapinhas nas costa da paciência, do AnoQVem, do PERNA DE PAU e do estádio de papel? Só de Br tem 50 anos…pra idea, no último BOM a serelepelândia ainda existia…

    Obs.: discordar y concordar é NORMALÍSSIMO! O combinado e recomendável é evitar, mas é na medida do possível, né? POLÍTICA! É negócio q tá entranhado no NOSSO sangue, ñ tem escapatória, tem q tomar PARTIDO. Agora mesmo dados os acontecimentos no BRASIL, em Manaus, a desgovernança baseado no “disse sim! disse ñ!”, e lá vamos NÓS ter q tomar partido de NOVO e de RENOVO!…As coisas são SIMPLES assim!

    A APOLOGIA ao Regime antidemocrático e assassino foi EXPLÍCITA! O NOVO é isso? A uso do AME-O ou DEIXE-O é sim, uma CANALHICE, (mesmo pq ñ existe isso de Ame ou Deixe, uma ABERRAÇÃO!). Agora, ñ concordar com tal ou tal governante é ñ gostar do BRASIL? É só o q falta!.Tanto é verdade q comentadores AQUI NO CANTO DO GALO, para os quais minha visão POLÍICA do mundo é cega, protestaram!

    Obs.: Vc, MAX PEREIRA, ao invés de se justificar e AMEAÇAR, deveria se RETRATAR por usar indevidamente um espaço q lhe foi CONCEDIDO para falar do SÓdoGALO e ñ pra fazer marketing POLÍTICO! Mesmo q meia dúzia de CABRÃO concorde com vc e apoie suas SAMPAOLICES descaradas!

    E essa PORRA toda só veio por causa de um ELETROSALTITANTE caro e questionável ou é pq EZISTE o ABERRANTE Atleticano de sangue AZUL? Taolkey, e AME-O ou DEIXE-O!

    SOU MAIS O NOSSO GALO!

    Abs!

  8. Depois do jogo com o Bragantino, fiquei revoltado, joguei e peguei a toalha de volta , várias vezes, o fato, a verdade é que me recuso a joagar a toalha. Nesta puteza sem fim , cornetando até o capeta, comecei a ir para meu porto seguro, o paraíso na Terra, onde alegria não falta , a serie B . E vendo a situação dos arrogantes, quase senti pena, Que pesadelo, meu Deus , que poço sem fundo, que precipicio que estão, falimentar , continuando mais um ano na B, dívidas pipocando pra todo lado, um timeco com tres meses de salarios atrasados. E me perguntei : porque estou chorando? Quem está no Haiti, no inferno são eles. Me conformei , meu ânimo aumentou , fiquei tomado por uma esperança de que vamos faturar. Quanto a eles , depois da quase pena , desejo que afundem mais, se for possivel

    1. Torcer contra o rival é normal e eu sempre faço isso. Sou cruzeirense.
      Mas será que não é pouco demais se contentar apenas com o fracasso do rival? O time de vocês desse ano realmente pode mais. Dá para ser campeão.
      Continuem zoando o Cruzeiro mas não se esqueçam que a maior alegria de um torcedor é ver o próprio time vencendo. Vocês já sentiram isso em 2013 e 2014. Nós em vários anos(sem arrogância, apenas para constar, antes que alguém fale).
      Assim, pensem grande. Desejem ser campeões como o blogueiro de vocês que é um cara que eu respeito deseja. Sem deixar a rivalidade sadia de lado e as gozações. Mas não desejem apenas a desgraça do rival. Tenham sangue nos olhos para serem campeões.

  9. São torcedores, no presente caso, TORCEDORAS, como a Vitória que fazem do GALO um time diferente e temido pelos adversários. Se não podemos ir aos estádios, fazemos de nossas salas nosso recanto de força para empurrar o GALO. Sejam sempre como a Vitória; pois o futuro é permanente e estará sempre presente em nossos corações.

  10. EVANDRO PEREIRA , atualizando …

    sua postagem anterior foi ótima , aliás ,
    como sói acontecer .

    A última frase , então , foi eloquente ,
    um primor !!!

  11. RICARDO PEREIRA , atualizando …

    Achando o lote sugiro a enxada Tramontina
    Lá na Leroy Merlin ‘tá com preço muito bom

    A propósito :
    em qual categoria você está inserido ?
    Mimizento ? Frustado ? Abstêmio ? Gosta
    de viver no passado ? Fracassado ?

    Se você é um desertor , jogador de toalha ,
    balançador de barquinho , crítico feroz do
    ELETROSALTITANTE ( obrigado , VIANA ) ,
    então acho que está na hora de procurar ,
    com urgência , um PSICÓLOGO .

    Aqui mesmo , no blog , você tem pessoas
    altamente qualificadas nesse mister , que
    poderão proporcionar a você o conforto
    mental , quiçá espiritual , que necessita .

    Não se apoquente :
    o Manual do Torcedor já está no forno .

  12. Pois é Victória. Lindo texto. Embora a minha paixão não tenha vindo de família (meus pais não gostavam muito de futebol) ela é arrebatadora. Tanto assim que fiz dos meus dois filhos atleticanos fervorosos tanto quanto eu, sendo um deles, juiz de direito, até mais “doente” e que xinga juiz de futebol de “juiz ladrão”, quando apita mal contra o galo. E veja a ironia do destino: minha netinha é bisneta de um dos fundadores do Cruzeiro, ex-presidente, hoje com nome de avenida perto da toca. Mas adivinhem prá quem ela torce? Bingo: Galo! Pois é. Neste cenário todo que se encontra o Galo, estamos todos tristes porque não levamos um título no brasileiro há cinquenta anos! Será que minha netinha ainda vai ver o Galo campeão novamente no brasileirão? Eu, infelizmente, não tenho lá muitas esperanças.

  13. BOM DIA A TODOS.
    NO INÍCIO DO CAMPEONATO BRASILEIRO O GALO ENTROU VOANDO , COM UM TIME ENVOLVENTE , MUITA PEGADA , DETERMINAÇÃO E OCUPANDO TODOS OS ESPAÇOS DO CAMPO , MAS , EIS QUE SAMPAOLI RESOLVEU INVENTAR , COM ESCALAÇOES E ESQUEMAS ESQUISITOS , FORA DE LÓGICA.
    ISSO CONFUNDIU A CABEÇA DOS JOGADORES E TORCEDORES QUE NÃO ENTENDERAM AQUELAS ESQUISITICES.
    JOGADORES FORA DE POSIÇÃO , LATERAL DE MEIA , MEIA DE LATERAL , VOLANTE DE PONTA , UMA VERDADEIRA CONFUSÃO.
    A PARTIR DESSES ESQUEMAS E ESCALAÇÕES CONFUSAS O TIME GRADATIVAMENTE FOI CAINDO DE PRODUÇÃO.
    ALÉM DO MAIS , SAMPAOLI TEM PREFERÊNCIAS POR JOGADORES SABIDAMENTE FRACOS , E INSISTE COM ELES , COMO O GOLEIRO EVERSON E O LATERAL GUGA , OS DOIS RESPONSÁVEIS POR VÁRIOS GOLS SOFRIDOS . ENFIM , AINDA CONTINUO SENDO CONTRA A SAÍDA DO TREINADOR , MAS CRÍTICAS E COBRANÇAS PARA CORREÇÃO DE RUMOS PRECISAM SER FEITAS ENFATICAMENTE.
    QUE O TÉCNICO SAMPAOLI ENTREGUE RESULTADOS COMPATÍVEIS COM O SEU ALTÍSSIMO SALÁRIO E DE TIDA A SUA COMISSÃO TÉCNICA , QUE JUNTOS ALCANÇAM A FANTÁSTICA SOMA DE MAIS DE 3 (TRÊS) MILHÕES.

  14. Bem-vinda. Querida, Victória, com todo carinho, seu texto está parecido com os meus. Uma “salada de frutas”, envolve muita paixão, muito amor. Para quê falar termos técnicos e afins se o bom mesmo é gritar goooollll, não é!?
    O fato de o Time ter uma peneira na defesa, um buraco no meio de campo e precisar acertar a pontaria do ataque, que anda capenga, é só um detalhe.
    “A Torcida do Galo, além de controlá-lo, é o próprio vento”. Muito apropriada essa frase.
    Em uma semana onde só se leu sobre os prós e contras do Don CAMpaoli, a singeleza de coração hoje foi um alento. Smacksss

  15. Bom dia,

    Muito lindo seu texto Victória, é exatamente disto que nosso Galo precisa, sentir se amado, empurrado por uma corrente positiva de pensamentos e emoções.
    E não daqueles que teimam sempre em puxar para baixo o seu ânimo, criar uma pressão negativa que se torna sempre um obstáculo a se transpôr.
    Parabéns mais uma vez pela sua atleticanidade.

  16. Bom dia Eduardo, Vitória Farias, atleticanas e atleticanos que como eu tiveram uma semana agitada.

    Bem vinda, Vitória Farias este aqui é mais um espaço onde você poderá gritar a sua paixão pelo Galo. Apareça sempre. Afinal, o que o Galo mais precisa é de Vitórias com letra maiúscula.

    O Galo não jogou, mas cá entre nós o jogo foi intenso e os teclados chegaram a esquentar. Quem disse, disse o que quis e quem ouviu pode ter ouvido o que não quis. O certo é que entre mortos e feridos todos se salvaram e o que importa é que o Galo continua vivo e forte e a nossa atleticanidade se manteve intacta.

    Amanhã tem jogo. Aparentemente um jogo que não oferece muito perigo para as pretensões do Galo. Mas, diz a prudência que não existe jogo fácil. E nós já vimos neste campeonato que isso é realidade e já passamos por alguns perrengues bem desagradáveis. Eu espero uma vitória porque entendo que só vitórias mantêm a possibilidade do Galo chegar ao título. No entanto, como o Galo não depende só dele para ser campeão, o melhor é ser cauteloso. Paciência e caldo de dragão não fazem mal a ninguém.

    Um sábado bem agradável para todos nós junto de nossas famílias.

    O GALO ESTÁ VIVO E PRONTO PARA DESPACHAR O XARÁ GOIANO. Apesar do…

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Belíssimo texto Vitória! Como se diz: O amor entra em hora certa, toma conta do coração e nunca mais sai.
      Ser atleticano é ser diferenciado! Não há nada que se compara.
      Hoje e sempre, galo!!!

    2. Bom dia Paulo Silva. Muitos reclamam de críticas ao Galo. Mas quem dirige o Clube deveria se preocupar com a imagem da Instituição. É péssima, na minha opinião, a notícia de que funcionários demitidos pelo Clube irão fazer manifestação na sede na segunda feira para protestar contra o não pagamento das verbas rescisórias. Poxa o cara já vai perder o emprego e o salário e ainda não pagam as verbas rescisórias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.