Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Maior de Minas e melhor do Brasil

Tentando, na medida do possível, evitar em falar do ataque impiedoso da imprensa contaminada do Rio de Janeiro e São Paulo, o Galo e a Massa aguardam – com ansiedade – o maior clássico mineiro de todos os tempos. Galo e kuei, historicamente, conhecido como o clássico das multidões voltaram a se rivalizar no futebol de Minas Gerais com a ascensão do América à condição de segundo representante do Estado no cenário esportivo nacional.

Na parte de baixo, a cidade de Tombos ascendeu à série B com a Tombense. Orgulho para os mineiros, o time do interior foi o primeiro do nosso Estado a confirmar passaporte para a Segundona. Somente ontem à noite o terceiro time de Belo Horizonte, conseguiu reagir e sinalizar por assegurar permanência nesse grupo da segunda prateleira do Brasileiro para 2022. Minas Gerais, com essas definições, está forte e bem representada no cenário nacional em todas as quatro divisões dos campeonatos promovidos pela cbf.

A meu juízo, e aqui registro como profissional de imprensa e não na condição de torcedor, o ideal seria que tivéssemos mais mineiros na série A. Já para o Torcedor, onde cabem as gozações que o momento sugere, pode pensar diferente. Seguramente, se assim for a opção, com todo direito às provocações do cotidiano. Então, que venha o América, para disputar com o Galo – o melhor do Brasil – a condição de melhor campanha do segundo turno do Brasileiro.

Sim, se lideramos em quase todos os quesitos, neste de segundo turno temos o kuei colado no cangote. Em dez jogos, somamos 20 pontos; já o adversário com o mesmo número de confrontos fez 19. No turno o Galo foi líder com 42, quatro a mais que o Palmeiras, que com 38 ficou na segunda colocação. No geral, com relativa folga estamos com 62, seguido agora pelo Flamídia com 53 (um jogo a menos) e os paulistas verdes que somam 52 pontos ganhos.

Segundo os sites de probabilidades, estamos com a taça quase nas mãos. Não embarquem nessa, por amor, já vi esse filme e quando chegou na reta final o Galo capitulou por seus próprios erros ou – mais frequente – a cbf entra em ação inescrupulosa para beneficiar clubes do eixo. E, logo atrás, estão nada menos que mulambos e porcos. Vamos buscar – jogo a jogo – nossas vitórias e a consolidação do tão sonhado título Brasileiro.

Pela UFMG – probabilidades, o Galo tem 92,4%, contra 5,3% dos cariocas e 2,1% dos paulistas. Já no Infobola os números são 94%, 4% e 2% para os mesmos clubes. Enquanto isso, o Chance de Gol, com atualização sempre seletiva e em atraso nos traz 90,5%, 9,1% e 0,3%. São números estimulantes, entretanto, como disse acima, não sugerem comemorar antes da hora certa.

Confiante estou, claro, mas seguirei e sugiro cautela até que os prognósticos sejam confirmados. Ai sim, nada deterá a Massa. Estamos vivendo um momento mágico em nossa vida Atleticana. Já ganhamos o Mineiro, chegamos às semifinais da Libertadores e só não avançamos por nossas próprias falhas e o regulamento permitiu nossa eliminação invicta da competição. Agora, ainda em aberto o Brasileiro e a Copa do Brasil. Lideramos o primeiro e estamos na final da outra competição.

Diante disso, caríssimas e caríssimos, cabe a nós Torcedores levar nosso apoio no Mineirão e, aos que não foram contemplados com o ingresso (58 mil lugares vendidos em apenas três horas) de onde estiverem enviar suas boas energias à equipe em busca dessa importante vitória sobre o América. Que o kuei, perdendo amanhã, prossiga nessa boa campanha e quem sabe, teremos dois mineiros – os mais fortes daqui de Minas Gerais – na Libertadores de 2022.

*fotos: 1) redes sociais; 2) UAI/EM

27 thoughts to “Maior de Minas e melhor do Brasil”

  1. Seus comentários seriam melhores se parasse com essa ladainha de complô da CBF, da FIFA e da ONU contra o galo. Tá exagerado e cansativo. O Galo não tem essa importância toda para haver uma preocupação mundial com o objetivo de prejudicar o Atlético. A juizada é ruim mesmo e erra pra todo lado. Inclusive na Europa. Se vc focar apenas no nosso time sua coluna ficará mais interessante.

    1. Meu querido, obriGalo pela sua preocupação com o nosso blog Atleticano. Veja, em contraponto à sua afirmação, é um espaço que sempre lhe chama a atenção. Quanto à pauta, apesar de seu contragosto, democraticamente pode apresentar seu contraditório. Será sempre bem vindo. Quanto às minhas convicções, as trato delas sistematicamente, ouvindo e lendo quem possa comprovar o contrário. E sigo, afirmando, o Galo é o time mais roubado ao longo desses tempos pela arbitragem, cbf, tv, stjd. É como penso, sou reativo e não conformado.

  2. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais uma pedra no sapato do galo. Embora o ameriquinha seja freguês, sempre vendeu caro suas derrotas. Nada de salto alto ou já ganhou, porque já vimos este filme em outras ocasiões. Se ganharmos amanhã e do Corinthians ouso dizer que a taça é nossa e ninguém tasca.
    Mas primeiro vamos fazer o dever de casa amanhã. Não confio nas estratégias de jogo do “treineiro” mas confio na capacidade técnica dos jogadores de definirem o jogo.
    Amanhã, com certeza, o Zaracho vai ocupar o espaço do Nacho Fernandes, peça fundamental do galo pelas suas atitudes em campo, sempre com entrega total mesmo em dias pouco produtivo. Allan, Jair, Zaracho e Hulk, Vargas e Diego Costa, é a melhor escalação para amanhã.
    Vamos apoiar mesmo não aceitando ou entendendo as estratégias de jogo do treineiro, na maioria das vezes confusas e sempre privilegiando alguns protegidos. Que não me venha amanhã com as titularidade de Guga e tchê-tchê porque aí a vaca pode ir pro brejo.
    Temos plantel e jogadores que podem definir jogos desde que não lhes imponham sistema que lhe aprisionem. Sem amarras, somos praticamente imbatíveis.
    Amanhã haverá domingo!
    Hoje e sempre, galo!!!

  3. Ô Cuca! Chega mais, deixa eu te dizer umas coisas. O Nacho não vai poder jogar amanhã e eu estou até achando bom pra ele dar uma descansada e tentar reencontrar o seu futebol. Mas prestenção! Olha aqui! O Tchê Tchê não é o substituto dele, nem do Jair e muito menos do Allan. Na verdade nem sei o que esse sujeito faz no Galo. Então, pelo amor que você tem à sua bela cabeleira, não cometa a sandice de colocar tchê tchê em campo e depois ter que desfazer a cagada com outra igual, colocando Nathan, o pescador. E dá um jeito de fazer a Massa sair do Mineirão satisfeita com um placar favorável e com um futebol digno de um estádio lotado e todo em preto e branco. Eu sei que você é teimoso, burro e supersticioso, mas cê entendeu o que eu disse? Não complica! Tá fácil!
    Você está a ponto de ser taxado como o maior treinador do Galo de todos os tempos, embora eu e você saibamos que cê passou longe disso.

    1. Ia comentar o comentario, mas nao vale a pena!!! Saudacoes alvinegras e apoio incondicional a TODOS que estao vestindo, honrando e carregando o manto ao posto maior do futebol nacional.

  4. Bom dia, massa e Guru

    Sem dar moleza pro azar. O meleca tá tirando onda de time grande e prova disto é sua diretoria caçando polemizar contra o galo, como se fosse nosso rival.
    Vamos colocá-los no lugar que merecem, sem alarde, sem arrogância, mas com muita vontade.

    1. Tadinho. Postei, afinal essa carência que passa o doce Paulinho, justifica suas peregrinações onde reina a alegria e o bom astral.
      Ele sonhou em sair da B e depois implorou por permanecer na B. É compreensível.

    2. Olha a arrogância que afundou os azulados para terceira série b. Assim como se diziam “incaiveis”, agora arrotam arrogância que jamais conseguiremos alguns títulos a mais.
      O infeliz ainda julga ter 5 brasileiros, sendo que tem 3 e um título via fax. Se esquece que completaram um século de freguesia para o Galo- são umas 36 vitórias a mais para o Vingador.
      Vergonha é roubar , que o diga o Benecy Queiroz, vergonha é ter Vagner de presidente, Itair Machado e outras figuras obscuras em sua história, vergonha é ficar 3 anos seguidos na série.

    3. Mas o Atlético vai durar 300 anos (e muito mais). O time da enseada das garças acabou no ano do centenário! Tri da B, vendo o Galo super campeão! Venha ser feliz, aceitamos a portabilidade. Enquanto isso, chore e passe vergonha comentando nos espaços Atleticanos! SAN

  5. Ontem à noite eu li a postagem do caríssimo amiGalo, Gil, que infelizmente se despediu do blog por causa da descarada posição ideológica do portal uai. Lamento a saída dele e me uno à sua revolta, embora eu não largue o superdemocrático Eduardo Ávila.

  6. Quero pedir licença pra usar as palavras do sábio amiGalo, Paulo Silva: “Jogue bola, Galo!” Se você fizer isso, não tem pra demônio algum. Não tem pra cbf! Não tem pra stjd! Não tem pra lédio carmona! Não tem pra casa grande! Não tem pra edilson capetinha… enfim, não tem pra demônio algum!

  7. Bom dia!
    Primeiramente quero lamentar pelo Londrina que outrora disputou uma semifinal com o Galo no Brasileirão de 77, nos tempos do maior centroavante que esse planeta já conheceu, o Rei, e onde foi parar o Londrina! Que decadência! Disputando a série B e perder em casa pra um dos piores times de Minas Gerais, senão o pior.

  8. Prezados. Tentei fazer o galo na veía forte e vingador. Fui impedido por falta de vaga no plano. Alguém me explica isso? E os 100 mil socios? Não é a meta?

  9. bom dia Eduardo e massa. repito o galo perde o campeonato para ele mesmo amanhã nada de pipocar contra o mequinha. acredito eu que o mequinha vai fazer tudo para dificultar a Vitória do galo então cuca e jogadores abrem o olho e foco total. então cuca antes que esqueço nada de Guga e tchê tchê no time titular. quero eles mofando no banco de reservas. galo não caia nesta lábia da imprensa do eixo simplismente joga bola e vença. ótimo final de a todos amigalos. a galo nos deixa sonhar. vai galooooooooo.

  10. G E ; CASAGRANDE : GRENAL PODE SER QUEDA OU SALVAÇÃO DO GREMIO. Rapaz, que visão , que mente privilegiada, enxerga tudo antes da gente, pobres mortais. Este rapaz ,desde que irrompeu na cabine de transmissão da lixo tv , gritando O FLAMENGO É O MAIOR TIME DO BRASIL , fora de contexto , sem ninguem perguntar nada a ele, tive uma certeza : este rapaz , lacrador , com um telhado de vidro que encobre o mineirão , não está nos seus melhores dias

  11. Meu dia perfeito, até começar os jogos da A e B , mulambos & fumo goiano e cru cru, aquele do pezinho na C , até ontem, & londrina , piada de mau gosto, tudo, menos time de futebol. Sempre assim, esta é a vida : sempre que estão à beira do precipício , aparece um treco daqueles de ontem, londrina , aquilo não é time , eu não acredito , a ruindade deles ofende as pessoas que amam o futebol. Outrora , de triste lembrança, na beira do precipício da A pra B, aprece nosso time, implorando por uma goleada , capitaneados por cuca, o manso , que treinou o time a semana toda ao lado da churrasqueira, nas sombras das arvores do ct, nos pagodes diarios no mesmo ct, nas festas e badalações , com o presidente, aquele que não tem papas na lingua pra proferir asneiras e besteiras ,impavido, assistindo tudo , naquela semana de regabofe , prenuciando a imensa sacanagem que fariam conosco. Depois da vergonhosa e justificada goleada, se uniram debaixo da sombra da mesma arvore, novamente , resenharam e nunca ouvimos um mísero pedido de desculpas por aquela humilhaçao orquestrada por eles. Carregarão esta mancha pra sempre e os milhoes de atleticanos sabem quem são , um por um , sabemos todos quem são. Se que a vida pune , e alguns anos depois , a sorte vira , a nosso favor , e a desgraça, na sua forma mais cruel se bandeia pro outro lado da lagoa, fazendo lá sua morada , atolados na B, setenta rodadas sem g4, atolados em dividas impagaveis, campionisssimos em calotes mundo afora , celebrarão o ápice de sua saga: com estadio cheio enfrentarão o europeu galatico Brusque pela permanencia na B, Épico , mais um titulo pra eles. Na rodada de ontem , pro nosso lado , o fumo goiano se dispos a errar tudo contra o cheirinho , e renato, aquele que calado é um erudito , já começou a nos ameaçar. Impressiona a tatica do seu time , o movimento em U , o facão letal e a unica jogada que possuem : bola no gigante michael , ele resolve.

    1. EVANDRO ,

      boa dissertação !

      Escolho aquele fatídico 6 a 1 para resenhar .

      Dois dos principais personagens daquele insulto homérico , daquela afronta, estão aí a serem louvados por aqueles que simplesmente preferem ignorar essa vergonha com que mancharam a nossa história .

      Eu jamais vou aceitar aquilo .
      Covardes , eis o que são .

      1. Por mim, amigo Barata , pode ganhar até o mundial que eu não esqueço aquilo , porque foi premeditado, todo mundo sabia no que ia dar, desrespeito total ao clube , á nossa torcida.

  12. Dá nojo ver e ouvir o narrador e comentaristas torcendo escandalosamente pelo urubu durante a transmissão. Deu realmente nojo ouvi-los incessantemente torcendo e comentando o que o urubu deveria fazer ou deixar de fazer durante a partida para vencer os goianos. Nem uma vez fizeram referência ao time goiano, como se o flamerda estivesse jogando sozinho ou treinando. No primeiro gol, tenho certeza que eles estavam pulando na cabine de transmissão. Haja saco para isso. Troquei de canal e fui ver a sofrência mariana.

  13. Bom dia a todos!
    Vamos encarar amanhã mais um duríssimo adversário e que merece todo nosso respeito.
    O time do América é muito bem treinado e está embalado na competição, mas não podemos deixa-los crescer e pensar que podem vencer o Galo.
    Vamos precisar desses três pontos para termos uma folga na liderança.
    Que o América consiga os pontos que precisa para se manter na elite e até mesmo conquistar uma vaga na libertadores com os adversários posteriores ao Galo.
    Amanhã os pontos têm que vir para a Cidade do Galo.

  14. Quer dizer, então, que o Coelhinho Pompom, o tal Micróbio Verde, é vice-líder do returno? Tempos estranhos esses que ora vivemos. Típico caso do jabuti que subiu na árvore, mas como a alegria de pobre dura pouco, chegou a hora de o Galão da Massa devolver aquela gente ao lugar de insignificância historicamente ocupado por eles. Portanto, peço concentração, foco e determinação para vencermos esse que será o jogo mais importante da nossa história. Em tempo, afirmo que não sou do tipo que quer “o bem do futebol mineiro”. Eu quero o bem do Galão da Massa! E só! Finalizo afirmando que ainda não perdi a esperança de ter um time mineiro na Série C em 2022, apesar do tropeço de ontem. Tentarei ser otimista no firme propósito de ainda ver as coisas piorarem… quer dizer, melhorarem. Abraços!

  15. Bom dia!
    São 50 cinquenta anos esperando ver o Galo campeão Brasileiro novamente. A cada partida comemoro a construção desse título, porque o Galo entrou como protagonista, junto com o porco e os carniça, e confirmou sua condição de favorito até aqui. Não dá para ter medo de capitularmos novamente, esse medo nos tira a possibilidade de curtir o que estamos vivenciando.
    Em 71 , como disse Telê , o nosso Galo estava em segundo plano, mas em 2021 estamos entre os favoritos e confirmamos essa condição. Bom trabalho da direção, principalmente com pagamentos em dia, comissão técnica e jogadores focados, e ,finalmente, com a volta da torcida a harmonia entre as três frentes vai se ajustando. Com essa harmonia e irmanados ficamos mais fortes para chegarmos aos nossos objetivos.
    Eu sei que tem o peso desses 50 anos , tivemos belas equipes que capitularam e foram capituladas, mas o trabalho de 2021 é consistente demais em relação ao que se desenvolveu até aqui no campeonato, por isso é hora de fecharmos com esse trabalho.
    Galo Campeão Brasileiro de 2021.

  16. Bom dia a todos. E segue a chiradeira em relação ao gol do galo sobre o gremio. Vão nos detalhes p justificar. Quanto ao gol do Palmeiras, com invasão de campo, deixa pra la.
    Vida que segue . Importante e ganhar e trazer os 3 pontos amanhã.
    Vai GAAALOOOO!!!!!

  17. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Sigam o líder, o maior de Minas e melhor do Brasil. E a ciranda do vice continua. Cada vez que se olha a tabela é um vice diferente, olhando para cima até doer o pescoço, morrendo de inveja do líder e sem saber como chegar nele. Está longe demais.

    Não esperava poder dizer isso, mas a falta do Nacho não vai fazer falta nenhuma, pela bolinha que ele vinha jogando. Que ele descanse, se recupere e volte em melhores condições para nos brindar com o seu futebol que está sumido do campo. Deixem o Vargas no lugar dele fazendo o que ele sabe e nos ajudando mais um pouco.

    E o presidente do mequinha está apostando que o Galo não será campeão com os três pontos “deles”. Ele apostar não é nada demais, considerando a sua origem. Mas, o idiota não compreende que as babaquices que anda dizendo aumentam a responsabilidade e a carga emocional dos seus jogadores. Além da tarefa hercúlea que terão pela frente enfrentando o maior de Minas e melhor do Brasil, agora terão que defender as sandices do presidente boquirroto.

    Já vi o mequinha se dar mal com isso várias vezes. Foram muitas goleadas sofridas, por seus jogadores entrarem em campo pilhados para defender conversa fiada. É time pequeno que quer ser grande sem crescer. E seus dirigentes, acham que vencer o Galo é o atestado de grandeza que precisam. O Galo não tem nada com isso, azar deles.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E PRONTO PARA MANDAR O MEQUIHA PARA O SEU DEVIDO LUGAR E CALAR A BOCA DO SEU PRESIDENTE FALASTRÃO.

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Assistindo o primeiro tempo do jogo do Urubu x Atlético de Goiás, o jogo 0x0 , penalti claro , segundo o próprio comentarista de arbitragem, ignorado pelo Juiz e pelo Var. Parei de secar ali….Que o Galo jogue muita bola…Que o Hulck saia da má fase, pois se depender de Juiz/Var, o Urubu ainda tem plenas condições de levar esse campeonato. A notícia boa, fica pelo pedido de desculpas do Galo aos sócios torcedores Galo na Veia Prata e Branco e mudança nos critérios de venda de ingressos para o jogo contra o Corinthians, quando os sócios das categorias mais caras, só terão direito a um ingresso extra . Reconhecer erros e redirecionar protocolos sempre é salutar. Por fim, parabéns ao Cruzeiro pela conquista da permanência na serie B em 2022. Será épico ver o Mineirao lotado ( ingresso a 10 reais) , com a torcida comemorando a permanência na serie B, contra o Brusque, em pleno ano do centenário do Clube.
    va esse Campeonato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *