Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Longas férias para o elenco e a Torcida

Se os jogadores terão 21 dias de descanso, bastante prolongado pelo rendimento alcançado, os Atleticanos terão ainda mais outros 31. Já disse aqui, fosse o Yustrick, todos teriam se reapresentado ontem e iniciado os trabalhos visando reagir nas competições ainda em aberto na temporada. Até que entramos nessa paralização numa condição surpreendente, em relação ao esperado por parcela considerável dos Torcedores do Galo. E não estou me baseando na avaliação dos pessimistas, tínhamos muitos até recentemente chamados de otimistas, que andam desconfiados com o time e o futuro dessa relação.

Fechamos, ainda que com toda essa instabilidade, classificados nas Copas Sul-americana e do Brasil. Na primeira – SA – com rendimento de 56%. Seis jogos com três vitórias, duas derrotas e um empate, enfrentando três equipes sem expressão nos seus países. Juventud (Uruguai), Puerto Cabello (Venezuela) e Cienciano (Peru). O grupo era tão fraco que em nas duas rodadas finais saímos da lanterna para a liderança. Bastou jogar com um mínimo de comprometimento. Na outra – CB -, depois de vencer o Ceará (13º colocado da série B) em casa por dois a um, perdemos lá pelo mesmo placar, classificando nas penalidades. Quase eliminado no tempo normal.

E no Campeonato Brasileiro, assim como em anos anteriores, começamos com a pompa de um dos favoritos. Oscilamos tanto, passando até de visita pelo Z4, que nessa parada vamos descansar na nona colocação, com 44% de aproveitamento. Em 18 jogos somente sete vitórias e impressionantes oito derrotas, tendo empatado três vezes, sempre na Arena Menin. Palmeiras, Remo e Botafogo, todas essas partidas com a vitória encaminhada e cedendo a igualdade nos minutos finais. Seis pontos no ralo da incompetência. E aquela goleada em casa para o flamídia? E fora para Grêmio, Santos, Coritiba, Corinthians e Vitória? Fossem empates seriam mais outros seis pontos. Vai somando!

Enfim, essa é a dura realidade. Elenco caro e que não vem dando resultados. Responsabilidade de quem pariu Mateus e que não o embala. Sobra a conta disso nas costas do Torcedor. Não a conta financeira, mas – assim como no desempenho das competições – as consequências das duas (resultado contábil e técnico) aos que colocam a cara na rua. Donos, comissão técnica e jogadores desconhecem o dia a dia de circular pela cidade. Seja nas vias públicas ou em estabelecimentos privados franqueados ao livre ir e vir das pessoas. Raros, entre esses, colocam o nariz para fora do luxuoso condomínio fechado. E quando saem usam a máscara da descaracterização (como vidro escurecido) e até seguranças. Nós não, daí escutamos. Desleal essa realidade.

Nesse longo período de férias sem jogos oficiais, o Atleticano quer, deseja, espera e exige que essa gestão saf faça uma reformulação de emergência. A barca de liberações é conhecida por todo Torcedor que acompanha o Galo. Entre cinco a dez saídas, bastando chegar meia dúzia. Desde que observados com o critério que tem faltado nas contratações, desde o estrangulamento da associação nessa sociedade particular de interesse público. Estamos atravessando, sem dúvida, o momento mais delicado da relação entre o time e a Torcida. Contratações de peso, sem essa de oportunidade de mercado e repatriamento de nomes desconhecidos do meio futebolístico.

Seguiremos atentos, todos, desde este rabiscador de asneiras até e principalmente o Torcedor Atleticano. Precisamos de lateral direito, zagueiro, volante, atacante e um velocista que atue pelo lado do campo. Acrescento um goleiro experiente para eventuais necessidades de suspensão. O Éverson por vezes recebe cartão de graça por retardar jogo. O zagueiro, também já bem rodado no futebol, para atuar ao lado de Iván Román (foi mal contra o Vasco) e Vitão, ambos jovens que tem muito futuro. Por fim, caríssimas e caros, vou me valer dessa paralização para tomar um bom folego. Venho convivendo com algumas intercorrências e desconfortos, vou aproveitar para revisões e procedimentos necessários. Nada no limite, mas que sugere atenção. Diante disso, estarei postando eventualmente, não todos os dias. De acordo com novos fatos e minha disponibilidade. Vou ali e já volto!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “Longas férias para o elenco e a Torcida”

  1. Pitaco 2….

    E o jogador Paulinho ex GALO, foi suspenso pelo stjd, por ter feito um gesto obceno após comemorar um gol no flamerda. Obviamente, sendo contra esses vagabundos cariocas, ele seria punido.
    Enquanto isso, o BH continua jogando livre leve e solto.

    Como já foi dito anteriormente por um atleta VTNC.

  2. Bom dia! Bom descanso nobre amigo, se cuide, e recarregue as baterias, para sempre postar neste espaço democrático. Ele é muito importante para o debate sobre o nosso Galo. Até tremo quando esse Paulo Bracks procura oportunidades de mercado. Invariavelmente vem bois candados, e o pior, com contratos longos. Dessa leva toda, de “oportunidades de mercado” só salva o Renan Lodi. Os Reinier, Vitor Hugo, Tomaz Perez, Bernard, Dudú, Igor Gomes, Junior Alonso eram essas oportunidades e na realidade são uma draga danada que só encarecem a folha. Era melhor ir na série B e buscar alguns jogadores mais baratos, que viriam a menor custo e com contratos mais curtos. Mas enquanto esse diretor estiver lá, é isso que teremos. Concordo com JBHGALO e o GALOSAMPA.

  3. Bom dia.

    Hoje. Dia 03/06/2026. O GALO contratou um zagueiro.

    Aqui na terra tão jogando futebol, tem samba , muito choro e rock and roll!

  4. Bom dia Eduardo e a todos. Descanse bastante , pois o segundo semestre está prometendo muitas surpresas, que espero sejam positivas. Suas crônicas refletem demais a realidade de nós Atleticanos e Atleticanas e não podemos abrir mão delas. Cuide-se para que tenhamos, diariamente, o bom gosto, o tirocínio e a leveza de sua escrita.

  5. Saudações Alvinegras!!!

    Dar um tempo para esse Time vai ser bom, a despeito de todas as paradas anteriores, a meu lembrar, que tiveram efeito contrário, ou seja, nas voltas de qualquer parada o GALO retornou pior…

    A ver…

    ÁVILA, será ótimo, sim, dar uma pausa aqui no Blog para umas merecidas férias também para os AmiGalos desopilarem o fígado, a mente, o coração e o espírito atleticano que andam para baixo ante a realidade dura e cruel Alvinegra que tem castigado muito o Torcedor…

    Fica uma sugestão, se couber, para você definir um dia específico na semana (ex: toda quarta-feira, já a partir de amanhã) para uma postagem semanal. Certa previsão de repente pode facilitar para todos. E de quebra podemos debater as últimas notícias da semana, principalmente o que realmente interessa ao momento (Barca e chegadas)…

    Um forte e alvinegro abraço a todos!

  6. Bom dia!

    Eduardo, boas férias e boa recuperação para você, que Deus abençõe e te fortaleça para que possamos desfrutar de sua companhia por muitos anos.

    Sobre contratações, já começou a campanha do mau negócio, o tal bom e barato. Eu realmente não entendo, talvez vocês possam me ajudar:
    1- Temos 4 zagueiros pelo lado direito (Vitão, Roman, Lyanco e Ruan)
    2- Temos 1 zagueiro pelo lado esquerdo (Vitor Hugo), após a saída do Alonso
    3- Por que estamos trazendo um zagueiro pela direita e não pela esquerda?
    4- Vamos nos desfazer do Roman, Vitão ou não renovar com o Ruan?
    5- E o lado esquerdo, virá outro?

    Esse negócio de pegar as “oportunidades” de mercado vai quebrar o clube. Como disse bem o DS, trazemos essas apostas com contratos longos e salário alto. Ilusão de economia. O pior, estão fazendo isso há anos e não aprenderam ainda. Ao contrário do blogueiro, estou com ZERO expectativa nessa janela, o Barba alertou que para trazer jogador meia boca, ficamos com o que tem no elenco, mas parece que não ouvem ninguém.

    Podem esperar que o Barba vai ser crucificado, como foram outros técnicos, para compensar essa política miserável do “bom e barato”. Segundo semestre será o museu de grandes novidades, como diria o Cazuza! Oremos!

    #SAFNota0

    1. Prezado amigo permita-me comentar, com todo respeito e sem polemizar é claro:

      As famosas torres gêmeas (Leo Silva e Rever), não eram destros?
      Os zaga titular dos dois principais elencos do Brasil, Palmeiras e Flamerda, não têm os zagueiros destros?
      Os nosso zagueiros mais criticados e que a torcida esta gritando por saída não eram canhotos (Jr. Alonso e Vitor Hugo)?
      Os nossos zagueiros destros são confiáveis? Se são porque Natanael se tornou zagueiro pela direita?
      A desconfiança paira em ele ser oportunidade de mercado, mas se vier e corrigir os problemas, principalmente de bolas aéreas defensivas, já será bem vindo.

      1. Você tem toda razão, mas o histórico do Leo Duarte é jogando pela direita, não encontrei nenhum clube onde ele foi zagueiro pela esquerda. Como você disse, tomara que dê certo, seguirei torcendo por isso, mas esse negócio de oportunidade de mercado tem funcionado pouco (Lodi é um caso de sucesso dessa prática).

        Abs

  7. Bom dia Canto

    Desculpe Ávila mas começamos o ano no brasileiro com pompa de favorito?
    Sem chances, na realidade depois da pífia campanha do ano passado, todos imaginaram onde estamos, no meio da tabela.
    Despois das classificações culposas na sula e na copa BR se olharmos o copo cheio, conseguimos os objetivos traçados, principalmente se levarmos em consideração que não temos nem time e nem elenco.
    Agora é torcer pro David Copperfield (Bracks), encontrar 6 oportunidades de mercado, que cheguem e dê resultado.
    Pelo menos desta vez não nos enganaram e abriram o jogo que não vão gastar com contratações.
    Então iludidos esqueçam os Luiz Araújos da vida!
    Vamos acordar pra realidade cambada!

  8. Boas férias Guru!!!!!!!!!! Paulo Bracks e o CEGA já oportunizaram o primeiro “reforço”. O tal do zagueiro Leo Duarte(provalvelmente com um contrato de 5 anos). Vamos aceitar a realidade e parar de sonhar pra não cairmos da cama. Sigamos….

  9. Bom dia Eduardo.

    Boas férias pra vc também e vamos aproveitar e fazer uma recauchutagem.

    Assistindo as declarações do barba após o jogo passado, me chamou a atenção a frase : ‘ E alguns terão que sair’.

    Vamos aguardar…

    Abraço.

  10. Bom dia Ávila. Bom dia a todos! Leo Duarte foi contratado para a zaga! 29 anos, contrato encerrado na Turquia. Famosa oportunidade de mercado! Os donos já avisaram: este será o perfil das contratações: sem investimento na aquisição de jogadores! O problema dessas apostas: tempo e valor do contrato. O tal de Renier está sentado num contrato de cinco anos com um salário de 800 mil. Esse zagueiro chegou com contrato até 2028! Se não for sofrido não é Galo! Sigamos

    1. DS, bom dia

      Tá certo que o tal Leo Duarte, chega com o status de oportunidade de mercado, mas essa é nossa realidade e precisamos é torcer pra dar certo.
      Mas ai vem a cornetagem do momento: “ele é zagueiro destro e precisávamos de zagueiro canhoto”.
      Uai, mas as famosas torres gêmeas (Leo Silva e Rever), não eram destros?
      Os nosso zagueiros mais criticados e que a torcida esta gritando por saída não eram canhotos?
      Os zaga titular dos dois principais elencos do Brasil, Palmeiras e Flamerda, não têm os zagueiros destros?
      Sou adepto do fora Bracks, mas tenha paciência!

    2. E mais…teve homenagem, textão de despedida, tristeza dos torcedores pela saída. Parece que vi esse filme outro dia na saída de um técnico lá na Argentina. Mas o importante é que veio sem custo… e o que me intriga que nem Porco e Urubu fizeram essa descoberta…acho que é pq eles gostam de jogador caro e estão com grana pra gastar! MEODEUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading