Por Paulo Silva
Vimos na Copa da FIFA que a tendência do futebol atual é a ênfase defensiva. Estabeleceu-se o conceito de sistema defensivo em substituição ao que sempre chamamos simplesmente de defesa.
Nesse conceito defensivo, a marcação e desarme deixaram de ser tarefa desenvolvida somente por jogadores da retaguarda e envolveram todos os jogadores do time. Atacantes marcando a saída de bola adversária, atuando e marcando em todo o seu terço defensivo passou a ser rotina nas seleções que se destacaram na Copa. Mas, o sistema em si, não contempla o pragmatismo defensivo de forma absoluta. Ele, na realidade, amplifica o conceito de defesa como forma inclusive, de se dispor ao ataque. Podemos dizer que a recíproca se mostrou verdadeira ao vermos jogadores da defesa atuando também no ataque. Os gols marcados por zagueiros e volantes não foram poucos e uma pesquisa certamente mostrará que houve jogos em que só defensores fizeram gols.
Embora isso não pareça novidade, pois, sempre tivemos atacantes ajudando a defesa e defensores fazendo gols, a observação nos mostra que isso deixou de ser simplesmente ajuda de atacantes ou eventualidade de defensores. A lição deixada pelas boas seleções da copa foi a de que esse modo de jogar virou sistema, ou seja, foi incorporado como tática e sobressaiu-se por causa da inteligência nela aplicada.
Com isso, o trabalho coletivo foi elevado e os craques, aqueles que decidiam os jogos, tiveram sua importância relativizada. Várias equipes consideradas favoritas porque tinham esse tipo de jogador, foram vencidas e eliminadas pelo novo jeito de jogar.
Quando digo que esse modo de jogar favorece o ataque, embora pareça contraditório, não é, pois, dessa forma anula-se a tática adversária e com o adversário dominado fica mais fácil atacá-lo. Alguns jogos do torneio da FIFA lembraram lições do mestre guerreiro chinês Sun Tzu que recomenda exatamente isso: anular a capacidade ofensiva do inimigo para depois atacá-lo e vencê-lo.
As seleções que jogaram confiando na capacidade ofensiva de seus ídolos, viram esses serem dominados e, aos poucos, toda a sua tática de jogo controlada e vencida. As quatro seleções que chegaram ao fim, adotaram o sistema defensivo como tática e duas delas fizeram mais e sofreram menos gols que todas as outras.
Voltando as atenções ao Galo, lamento que nem a diretoria do Atlético e nem a sua direção técnica tenham atentado para essa novidade, que certamente impactará o futebol daqui para a frente. Ausência de jogadores adequados para essa forma de jogar, elenco com excesso de atacantes, volantes de discutível qualidade e falta de bons zagueiros e laterais mostram que as lições da copa não foram aprendidas pelo Galo.
Como consequência, vemos que em dois jogos pós copa o time sofreu cinco gols continuando com uma das defesas mais vazadas do campeonato.
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Fora Patric, Elias, Gabriel, Juninho, Fábio Santos, Victor.
Ou seja, quase toda a defesa.
Emerson e Maidana devem ser muito ruins para serem reservas desses péssimos jogadores.
Pq fazem falta perto da área?
Defesa nível série B. Acorda diretoria.
Tirar o Luan e deixar o Elias em dois jogos seguidos mostra que o treinador não sabe substituir.
Boa noite, amiGalos. Ter que engolir derrota medonha desse arremedo de time está se tornando corriqueiro para o atleticano. Todo jogo é uma palhaçada diferente e as mesmas desculpas de 2, 3 anos atrás sempre são contadas para justificar a incompetência do time: "falta entrosamento", "as peças precisam de adaptação ao futebol Galo doido" e por aí vai. O problema do Galo não são apenas os jogadores e o jogo coletivo, mas a gestão está uma zona, entra ano, sai ano e continuamos nesse marasmo a ver navios, contratando refugo de time grande, projetando um monte de títulos e terminando o ano lutando para não cair e passar vergonha. Eu queria saber o que o presidente tem planejado já que não temos mais a "segunda divisão da Libertadores" e a Copa do Brasil pela frente, Brasileirão deveria ser obrigação, duas derrotas seguidas para quem disse que o foco são os "títulos grandes" são inaceitáveis, principalmente pelo pouquíssimo futebol nos dois jogos, o Galo deveria estar passando o trator em cima de todos mas, ao invés disso, todo jogo tem sido a mesma coisa, os mesmos problemas, os mesmos vexames.
Não vou nem falar de reforços, todo mundo sabe os setores problemáticos do time, menos o presidente que só contrata atacantes e meias refugos de time grande e promessas que nunca vingam. Minha única observação é para o pessoal que está cornetando o Victor: para mim, ainda é um baita goleiro. Tem falhado? Sim, mas coloca ele no mercado para ver se não é titular em muito time grande. Além do mais, se mandar ele embora, vai trazer quem? Qual goleiro tão bom ou melhor que o Victor viria para essa barca furada que estamos? Vai jogar com os da base para queimar os caras segurando esse rojão que se tornou o Galo? Ou a bola da vez é aquela mesma conversa de João Ricardo do micróbio verde que, para mim, não passa de um reserva de luxo? Precisamos abrir a cabeça e resolver os problemas por ordem de prioridade, de goleiro ainda estamos bem servidos.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Um sujeito que se define como atleticano de Verdade não tem o direito de criticar o Santo!! Isso é prerrogativa dos atleticanos não chapa branca
Incompetência (ou irresponsabilidade?) é que não falta à diretoria, comissão técnica e ao pseudotime do GALO. Está dando desânimo assistir aos jogos.
Realmente há muitos culpados pelas consecutivas derrotas do GALO. Mas o treinador não tem culpa da burrada do Juninho... Tenho 72 anos de idade, no profissional nunca vi nada igual, só em peladas de campo de várzea, e olha que o Juninho bem que tentou repetir a besteira... Mas o treinador tirar o Luan ao invés do Elias, aí também é ser cabeça dura demais... E, por último, faltou, como falta experiência ao time: uma falta inexistente no último minuto, qualquer outro time ficaria em frente a bola, ganharia alguns cartões amarelos, mas daria tempo para recompor a defesa, se é que isso é possível.
Boa tarde amiGalos! Finalmente muitos aqui deixaram de ser míopes e percebem que o Vítor tem falhado sim. E não é de hoje. Alguns atleticanos costumavam chamar de Maria a quem falava mal do nosso goleiro. Só uma Maria burra falaria mal do Vítor. Se for um pouquinho inteligente vai elogia-lo e dizer: "Fica Vítor". O Palmeiras tem três grandes goleiros. Atribuo a essa péssima fase do Vítor também ao treinador de goleiros. Reage Galo! Chega de fazer raiva na torcida!
Olá Paulo, Eduardo e Canto do Galo!
Perdemos o jogo de ontem em duas falhas evitáveis da nossa defesa: o erro medonho do Juninho no primeiro gol e a pane coletiva do terceiro. Não fossem esses erros imbecis, teríamos saído do Allianz Parque com um 2 a 1 e a terceira colocação. E provavelmente sairemos do G4, já que o Inter enfrenta o lanterna Ceará.
Ficou claro ontem que do meio pra frente temos um bom time, com qualidade suficiente para brigar pelo título. Por isso acredito que não seremos rebaixados esse ano. Nosso problema é a defesa, que é uma merda. Não adianta ter um ataque campeão se a defesa é nível rebaixamento. Tem que trocar todo mundo, inclusive o goleiro.
Thiago Larghi tem errado muito ultimamente. Além da insistência com Patrick, Elias e Gabriel, ontem substituiu Luan injustamente. E está claro que o sistema defensivo do Galo não está funcionando. É trabalho do técnico corrigir isso o quanto antes.
Ah, e antes de xingar juiz, CBF e o escambau, o presidente 7 deveria primeiro reconhecer seu erro e trazer reforços de peso para a defesa. Nossa última grande contratação no setor foi Rever. Desde então o nível só tem caído. CADÊ A ZAGA, PRESIDENTE??????
Se otime não vencer o Paraná quarta feira, o tempo com certeza vai fechar.
Saudações Atleticanas!
Patri, Gabriel, Fabio Santos e Elias. Até quando?
Enquanto tiver o Alexandre Tadeu esqueça. Seremos sempre medianos e medíocres como ele foi em toda carreira.
GALO ROBERTO, depois da falha grotesca do Juninho ontem acho que a diretoria acordou para vida e vai atrás de zagueiros.
Na minha opinião o time tá bem montado do meio para frente, a chegada de 2 zagueiros top e trazer o Douglas Santos de volta nos deixa em condições de brigar por títulos 2019/2020.
Esse ano infelizmente já era, mas em um futuro breve vamos cantar alto!!
Saudações!!
Tomara, amiGalo, Pablo Oliveira!
Saudações!
Pra quê esse monte de jogador de meio e de ataque se não temos um zagueiro que preste?
Com Elias em campo é derrota na certa. Ninguém vê isso?