Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Lembranças vivas do rebaixamento do Galo

Se eu fosse dissimulado, poderia até dizer que são reminiscências, mas mantenho essas lembranças vivas e fortes na memória. Dor e resignação, não só pessoal, mas de toda a Massa. Como sou Torcedor de ir aos jogos, me orgulho em estar completando 13 (tinha de ser) anos sem perder um único jogo mandante do Galo. Nenhum. Estive em todos no Horto, Mineirão, Ipatinga e Sete Lagoas. Somados a alguns poucos com mando do eventual adversário, fosse no interior, noutros estados e até mesmo no exterior.

Sei que essa manifestação do blogüeiro pode até ser recorrente, mas me permito essa reincidência. Como também já disse, não existe mais ou menos Atleticano, somos diferentes em tudo. Mesmo que existam, isso é natural, aqueles mais fervorosos e outros inseguros. Somos! Digo isso, num dos últimos textos de 2019, para relembrar o ano de 2005 e comentar sobre os tempos recentes.

Eu estava lá no Mineirão naquele empate com o Vasco que decretou nossa queda. Me lembro de que faltavam cinco jogos para encerrar o campeonato e precisávamos vencer todos em busca do salvamento. Vencemos quatro e empatamos aquela na penúltima rodada. Saímos da Pampulha todos arrasados, mas reafirmando nossa paixão e fé Atleticana. Recordo daquele momento e no ano seguinte, batendo recordes de público, voltando com dignidade para a série A.

 

Pouco tempo depois, já em 2009, fizemos um bom campeonato, até que – vejam só – faltando igualmente cinco rodadas fomos perdendo posições até ficar fora do grupo da Libertadores. De líder até eliminado dessa elite, somando exatas cinco derrotas seguidas. Fomos bombardeados, capitaneados e sob a regência de um dirigente adversário com a pecha de “flanelinha”. Toleramos, com a mesma altivez de uma Torcida forjada na dor e na injustiça. Nem vou relembrar agora os Arnaldos, Wrights, Simons, Resendes, Aragões, Limas e tantos outros de péssimas lembranças.

Fato é que sobrevivemos até chegar ao ápice com a conquista da Libertadores, Copa do Brasil (com direito à decisão doméstica), Recopa e viver momentos inesquecíveis e ainda recentes. Dito isso, conforme mencionei ontem, faço minhas considerações sobre o rebaixamento do rival. Não era minha intenção, mas atendo a pedidos daqueles Torcedores que sugerem essa pauta insistentemente. Serei sucinto e vou dividir minha opinião entre o profissional e o pessoal.

Vamos lá! Entendo, como jornalista mineiro, que foi “terrível” para o futebol do nosso Estado. O ideal seria a permanência do rival e até mesmo a ascensão do América. Assim, vitimas que somos junto a outros clubes fora do eixo Rio/São Paulo, teríamos mais força para derrubar tanta maracutaia na CBF em favor dos clubes cariocas e paulistas. Lamento o momento e a fase crítica que estão experimentando, muito mais sérias que os piores momentos vividos pelos Atleticanos. Minha manifestação não contém qualquer dose de ironia. Falo sério! Sendo assim e na minha condição profissional, desejo que voltem no próximo ano e subam com o América.

Já o meu lado Torcedor é implacável. Embora não tenha recorrido às redes sociais, aqui neste espaço então absolutamente nada a respeito, minha reação é exatamente a mesma que estamos apreciando pelo whatsapp, face, TT e instagram. Bem feito, coisa boa! Conheço muitos torcedores do rival, diria que tenho pela maioria grande apreço pessoal. Embora em menor número, também convivo com outros arrogantes e bem próximos à soberba. Vivos e até mesmo já falecidos.

“Incaível, sangue nobre” (alusão a um pretenso sangue azul), foram algumas das expressões provocativas que convivi durante décadas. Humildemente, na maioria das vezes, me passei por desentendido, até que agora assisto que estão aprendendo a lição. Se saímos do Mineirão, naquele 2005 ordenadamente, agora assistimos a ações de vandalismo danificando patrimônio público.

Se nossos filhos, emocionados como nós, deixaram o estádio chorando, vimos agora pais apavorados tendo de sair do mesmo local tentando proteger seus filhos da ação impensada de torcedores que acreditavam naquela balela dita por dirigentes de tempos recentes. Ah! Convém lembrar que, ironia ou não, implacavelmente foi a quinta derrota seguida na competição. Nada como ano atrás de ano. Já por aqui então, como Torcedor Atleticano, tomara que fiquem por lá três, cinco ou mais anos.

Dito isso, só me resta agora desejar a todos Atleticanos e não Atleticanos um bom 2020. Que a partir dessa lição e com novos dirigentes no rival, conheço alguns deles e são pessoas sérias, possamos viver novos tempos. Que permaneça a rivalidade sadia, em detrimento da ação de vândalos financiados por gente que não tem compromisso com os bons costumes.

Em tempo: Até a virada do ano, se algo interessante ocorrer e o tempo permitir, volto a postar neste nosso cantinho. Vou ver parentes e amigos até na virada.

Imagens: 1 e 2) redes sociais e 3) fac-simile

52 thoughts to “Lembranças vivas do rebaixamento do Galo”

  1. No nosso pais acontecem muitas coisas estranhas, enquanto o trabalhador ganha salario minimo, um Bolt desses dai ganha 450 mil reais para…que contrato de trabalho bom este…kkkkkkkkkkkkk

  2. 7 Câmara e Rui Costa podem mudar seus nomes para: Deb e Loide
    Monitoraram Jogadores do Palmeiras e deu em nada.
    Monitoraram Alan do Fluminense e tudo indica que vai dar em nada Fluminense praticamente fechou a compra com Liverpool.
    Estão monitorando jogador Colombiano que joga no Boca e não vai dar nada.
    Agora estão monitorando Fabrício Bruno.
    A massa atleticana não merece esta dupla de incompententes administrando o futebol do Galo.

  3. 453 mil reais de salário para Maicon Bolt é de doer! Multiplique esse valor por 36 meses, que é o tempo total de contrato do cara aqui. Puta que pariu nesses dirigentes! São mais de 16 milhões de reais jogados no lixo por um perna de pau. Isso é uma PUTARIA sem tamanho. Sacanagem, roubo, rachadinha, sei lá. Uma VERGONHA quem assinou em nome do CAM. Devia estar preso.

  4. Essa austeridade financeira do Sr. 7C e sua trupe é uma FRAUDE, simples assim!!!!!!!!

    Dois anos de gestão e vão fechar no vermelho de novo… administração muito falha com erros grosseiros na montagem das comissões técnicas como também na montagem do elenco… nenhuma conquista e um bando de perebas vestindo nosso camisa com salários absurdos totalmente fora da realidade!!!!!!!!!

    Mas como disse antes, torcendo muito para que neste terceiro ano de mandato, este Senhor que senta na cadeira de Presidente do nosso CAM, possa acertar alguma coisa e nos levar as conquistas que a torcida tanto sonha!!!!!!!!!

    OBS.: recado para o 7C… quer ser ovacionado meu Senhor????? Arregace as mangas e faça o impossível pra que o nosso GALO conquiste o Brasileirão 2020… eu serei um a gritar seu nome, pode ter certeza!!!!!!!!!

  5. BARROS , atualizando ……

    Torcedor
    =======
    Existe um símbolo de torcedor do Atlético , aquele
    que representava o sonho de todos que era poder
    estar nas arquibancadas em qualquer partida que
    o time disputasse .

    Por este motivo foi apelidado , carinhosamente ,
    como o SEMPRE , personagem real alçado ao topo
    como ícone da torcida pelo Roberto Drumond .

    Jamais se ouviu dele qualquer auto-proclamação a
    respeito de sua assiduidade em jogos do clube que
    o fizesse mais atleticano que qualquer outro .

    Acho isso uma tremenda bobagem …..

    Base
    ====
    Pra mim é difícil acompanhar a argumentação dos
    torcedores mais novos , pessoal aí na faixa dos 40/
    50 anos , que me parece ser o caso da maioria que
    opina em blogs .

    A referência dessa turma tem como ponto inicial o
    trabalho de “Figueiredos” e companhia , o que traz
    para a discussão um modelo “moderno” de se ver
    as coisas na formação de atletas , o qual , pelo que
    já vivi , acho completamente INÓCUO .

    Não à toa , os dois maiores destaques do último
    campeonato foram o Bruno Henrique e o Michael ,
    ambos oriundos da várzea , onde puderam deixar
    florescer as suas aptidões livremente , sem que os
    “professores” os tolhessem em suas criatividades .

    A gente , antigões , viu e acompanhou os mestres
    conhecidos como “olheiros” a percorrerem todos
    os campos do interior e da várzea em busca dos
    talentos NATOS para a prática do futebol .

    Não fossem eles não teríamos tido um Lacy .
    Não fossem eles , não teríamos tido um Zico que ,
    por tão franzino , jamais jogaria em alto nível .
    Não teríamos um Cerezo , alto , desengonçado ,
    magrelo …
    O Brasil e o mundo não teriam tido a satisfação e
    o deslumbre de ter visto Garrincha jogar .

    Apenas uma ínfima relação de atletas para nos
    mostrar que , por seu biotipo , jamais passariam
    pela peneira dos professores “Chavares” da vida .

    O futebol perdeu o encanto .
    O futebol perdeu a magia .
    O futebol já não nos faz sonhar !!!

  6. BOLT.
    TERANZ.
    DI SANTO.
    HERNANDES.
    MARTÍNEZ.
    DENÍLSON.
    VINÍCIUS.
    Contratações desse tipo transformam o Atlético em Pilhéria.
    Essa dirteoria não sabe contratar nem VENDER.
    VENDE BARATO E CONTRATA POR PREÇOS ESTRATOSFÉRICOS VERDADEIROS CABEÇAS DE BAGRE.
    RUI COSTA É UM INSANO.

  7. Que advogado de m…….da!

    Já disse aqui em publicação anterior, esse sujeito sabe fazer nada não, nasceu em berço de ouro, sempre teve tudo e um muito mais……

    Não sabe trabalhar, sabe fazer nada! Incompetência pura! Sempre teve alguém para fazer por ele!

    No futebol é diferente!…. É outra coisa!…… Não é um simples funcionário de escritório assalariado que vai lá e resolve por ele!….
    Quem tiver fazendo, vai querer a fatia do bolo, muita coisa suja em jogo, aí é problema! Nem sempre ou quase nunca o bom jogador virá, vem aquele que rende mais para os bolsos!….. Haja vista o velocista tartaruga de 450 mil mensais …. Além do atleta, Quais pessoas ficaram mais ricas com a negociação? Tal de Oliviamarquessszzza?? Presida?Empresários?…. Quem mais? Deve funcionar assim em tudo quanto é negócio que se fecha por lá. Besta somos nós…..

    Estamos é fud…..dos!……
    Que pelo menos nos deixem na primeira divisão no fim do ano.

    Acaba 2020!

  8. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    A austeridade levou a uma perda de 60 milhões da marca, sem contar com a queda no ranking.
    Há uma equipe da série B com marca mais valiosa. Viva a austeridade!

  9. Fora péssimo Costa, protagonista de vexames no Galo!!!!

    Fora Sette incompetente!!!

    Essa dupla não cansa de levar o nome do Galo pra lama e descrédito!!! Toco em cima de toco!! Administração horrorosa!!
    CHEGAAAAAAAA!!!!!!

  10. Eu estava no Horto, nos 11 a 0 no Caiçara/PI, e tbm no 1 a 1 contra o Sipesa do Peru pela Conmebol de priscas eras. Tbm estava no campo do Sete, contra o vitoria pela primeira fase do brasileiro de 99, qdo enfrentamos a policia nas arquibancadas móveis construídas pela direcao. E tbm no campo no lanus em 97. Eu tbm tava no barradao em 99, e no anacleto campanella, qdo a chuva nos venceu em 01. Público zero e o carai!

  11. Galo sempre, ano que vem será diferente! Mais torço do que acredito. Torço. Sem razão, óbvio, se não, era matemática, não era futebol. Campo não eh teatro, campo não eh restaurante (bom ou ruim). Campo eh sagrado! Vc que compara o campo com uma comida ruim (seu bosta), diga qual foi o ultimo jogo que viu no campo? (Vale no mundo todo). SÓ respeito quem sabe a diferença. Tem uns panguás q esculhambam o Independência, e qdo pergunto qual portão frequentavam no antigo mineirão, nao sabem falar, gaguejam. Merecem respeito? SAN

  12. Queremos e merecemos bons administradores. Ainda bem q 7 nao e wagner e q rui nao eh itair. Contexto, meus brothers! Gabba gabba hey, sempre! PS: antes de criticar, observem a transformação em curso na nossa base. Nao por meio do sportv, nem pelas redes socias. No campo! A mudanca de paradigma eh clara! Tem comedia q criticava o figueiredo e critica o chavare, mas nao sabe a diferenca entre eles. Ou seja, critica sem fundamento. Assistam no campo, vejam a base jogar. Opinem com fundamento. Sempre!

  13. Boa noite !

    E segue nosso péssimo diretor de futebol tomando toco de treinadores e jogadores agora pelo mundo a fora ! E a marca sendo desvalorizada! Ai vem o presidente falar que estamos no caminho certo porque o rival caiu e quebrou, e nos não caímos. A vai para pqp.

  14. Realmente 100 mil euros e tres anos de contrato para o Bolt é uma insanidade. Houvesse um minimo de racionalidade esse contrato seria de um ano, com cláusula de renovação em caso de interesse do Clube. Agora por que tres anos? Por que em euros? Considerando o 13 Salário e o prazo de duracao , serao 3900 euros o custo desse contrato, equivalendo a quase 15 milhoes de reais. Gente isso é inadmissível…E estamos falando de um só jogador….E o pior é que ainda tem o cinismo de falar em austeridade..

  15. ATENÇÃO :
    SUPERESPORTES DISSE QUE O SALÁRIO DE MAICON BOLT É DE $ 450.000,00 MIL REAIS.
    QUEM CONTRATOU MAICON BOLT FOI MARQUES , COM AUTORIZAÇÃO DO PRESIDENTE.
    ISSO É MAIS UMA LOUCURA DA DIRETORIA ATLETICANA

    1. Realmente 100 mil euros e tres anos de contrato para o Bolt é uma insanidade. Houvesse um minimo de racionalidade esse contrato seria de um ano, com cláusula de renovação em caso de interesse do Clube. Agora por que tres anos? Por que em euros? Considerando o 13 Salário e o prazo de duracao , serao 3900 euros o custo desse contrato, equivalendo a quase 15 milhoes de reais. Gente isso é inadmissível…E estamos falando de um só jogador….E o pior é que ainda tem o cinismo de falar em austeridade..

    2. Também li essa notícia e parece que ele ganha em euros, 100 mil euros mensais e ainda tem dois anos de contrato… Se isso for verdade é um dos piores negócios de todos os tempos… E ainda vem falar em austeridade?????

  16. O Cruzeiro foi roubado pelo Vasco em 1974, na final. Na decisão por penalties contra o Boca Juniors, em 1977, um jogador do time Argentino chutou o penalty na trave. O juiz sem razão alguma mandou voltar o penalty. Nos anos 2000, o Corinthians roubou o título do Cruzeiro. Você ouve algum Cruzeirense nesta choradeira de fui roubado pelo Rio de Janeiro, CBF, Globo e etc? Não. E quantos e quantos campeonatos diversos houveram no Brasil e na América do Sul desde 1971 até hoje? O fato é que o Cruzeiro tem 4 Brasileiros, 2 Libertadores, 6 Copas do Brasil dentre outros títulos.

    E o Atlético? 1, 1, 1 (CB, Libertadores, CB) em 111 anos de história. É muito pouco. Na verdade, quase nada. As desculpas: José Roberto Wright, Globo, ‘Eixo’ , bla bla bla.

    Está explicado o ódio contra o Cruzeiro e tantos fogos que houveram no dia do rebaixamento. O sucesso do Cruzeiro historicamente incomoda concomitante ao ostracismo do outro lado da Lagoa.

    Explicado ainda o eterno ‘coitadinho de nós’ do blogueiro e da maioria dos atleticanos.

    1. Esse Serginho não entendeu nada, ainda bem que existem torcedores do rival com melhor discernimento.
      E ainda, embora tentando negar, desfilou seu rosário de registros de queixas contra eventuais erros em desfavor do seu time. Mas, afirmou que não reclama.

      1. Carííííssimo blogueiro, que mesmo sendo do outro lado da lagoa me faz admirar o trabalho no blog do Uai.

        Mas veja lá, filosofemos (hahahaha): de acordo com as regras da lógica, é meu dever informar que na sua réplica ao torcedor cruzeirense, cometes o que na filosofia é chamado de sofisma, ou seja, um raciocínio incorreto sobre um premissa dada anteriormente.

        E por que? Porque o torcedor ao reconhecer a existência de possíveis situações de desfavorecimento não se coloca na condição e no hábito de reclamador. Visto que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

        Pronto! Já posso abrir meu escritório de advocacia (rs).

    2. Chora, Maria!
      Vocês vão mudar o nome e a cor do uniforme novamente?
      Quem será o próximo rival do Galo em Minas? Vila Nova já foi, ameriquinha já foi, vaidosas azuladas já foi…??

  17. Vivemos numa bolha , num mundo paralelo , ao
    tratarmos de futebol e o que o esporte pode nos
    trazer de distração e lazer ( ele serve pra isso ) .

    O desastre, a hecatombe do time azul, não é uma
    situação isolada ; é o retrato da incompetência e
    da irresponsabilidade que dominam as mentes e
    corações daqueles que se dizem dirigentes .

    E retrato também da velhacaria que assaltou os
    nossos clubes , Brasil afora .

    E os agentes que jogaram o futebol na lama e nas
    profundezas da safadeza moral são muitos e são
    covardes , aproveitadores , descompromissados .

    Qual a razão para se chegar à exorbitância dos
    valores que são movimentados no mercado da
    bola , qual a sustentação para esse delírio ?

    São bilhões em dívidas que JAMAIS serão pagas ,
    até o momento em que as instituições deixam
    de honrar seus compromissos e sucumbem sob
    o peso da desonra .

    É hora de rever tudo isso . É hora de encaramos
    a realidade . É hora de estancarmos a sangria .

    Vejam bem : a grande financiadora dessa ilusão
    toda está à beira da falência .

    Até a China já colocou o pé no freio .

    Mas por aqui a turma fica fazendo conta pra ter
    um Tardelli de volta ….

  18. Boa tarde xará e amigalos decepcionados com tanta incompetência!
    Acabei de ler a notícia de que o Internacional vai levar o Lucas Pratto por R$ 16.000.000,00. E pensar que Chará e Lucas Hernandez custaram ao GALO do Sr.SETTE CÂMARA a bagatela de R$ 34.000.000,00 juntos. Dá pra ter esperança para 2020???????????????

  19. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    também estava no nosso Salão de Festas, vulgo Mineirão, naquele jogo com o Vasco que decretou a nossa queda para a série B. Lembro até que o Romário perdeu um pênalti… Não sei ao certo mas mesmo ganhando dependíamos de outros resultados, que não vieram, então mesmo se ganhássemos seriamos rebaixados… lembro da torcida cantando o hino ao final e de nossa saída ordeira… Só os grandes sabem cair e se levantar….
    Pelo que tenho visto e ouvido, ou a ficha ainda não caiu ou então a soberba continua imperando no tal time da Enseada das Garças… Mesmo em estado de petição de miséria continuam arrogantes, pior pra eles, a humildade é uma virtude… De um jeito ou de outro terão que aprender…. E como nós sabemos muito bem, série B (nada de A2) é pra vida toda…
    Um ótimo 2020 para todos

  20. Parabens Pelo Texto Eduardo.
    Aos amigalos desejo o que há de melhor na vida de todos.
    Quanto às Marias, vou assistir à retrospectiva de 2019 só pra ver o cabuloso cair de novo…. KKKKKKKKKKKKKIIIIIIIIUUUUUUUUU
    Abraços e um novo e vencedor 2020 para o GALÃO DA MASSA.

  21. Vender bons jogadores é sempre um problema. São equações difíceis. Até que ponto vender um bom jogador é benéfico? Até que ponto é essencial economicamente? Não sei se venderia Cleiton agora, pois foi o goleiro com melhores números este ano no Galo. Porém, não tem os números de Victor nas defesas de pênaltis. O fato de o Galo ter tomado poucos gols em muitos jogos passou necessariamente por Cleiton ter atuado como titular. Podemos relacionar, sem esforço, de 10 a 15 jogadores que nem deveriam estar no time e, se continuarem, as colheitas serão tímidas como têm sido. A venda de Cleiton, na minha opinião, só se justificaria para controle necessário das finanças do clube. O Flamengo, p. ex., não cogitaria vender seu goleiro no momento. Por outro lado, parece estar mais estruturado administrativa e financeiramente. Parece…

  22. O rival caiu por uma série de atitudes desastrosas, tanto dentro como fora de campo… devem 700 milhões na praça, salários atrasados até dos faxineiros, Min. Pub. e Pol. Civil atrás dos dirigentes bandidos, sócio torcedor de mal a pior, risco de perda de vários mandos por causa das atitudes de seus “””torcedores””” na derrota frente ao Palmeiras, risco de queda pra C se não pagar a FIFA e por aí vai… azar o deles e bola pra frente… estou rindo até hoje da queda… toda arrogância e soberba foi castigada e merecem é ficar na B pelo menos dois anos!!!!!

    OBS.: Incaível????? Quem????? O sangue azul????? O cabuloso????? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  23. Boa Tarde, Paulo Roberto,

    Não vejo problema em vender, o Flamengo foi quem mais vendeu e contratou e com contratações certas fizeram um time competitivo.
    Só no segundo e terceiro trimestre venderam 364 milhões em jogadores.
    O que seria do Clayton se o Victor não contundisse, juntamente com o Uilson.
    Temos que passar a ver as coisas como oportunidades, um jogador para chegar ao profissional passa por várias aprovações, sem contar os medalhões que ficam eternamente ocupando as vagas, então, vejo que podemos daqui a pouco tempo estar festejando o surgimento de um novo goleiro.
    O que sou terminantemente contra é não aproveitar os da base e trazer outro de outro clube como fizeram com o Wilson em detrimento ao Michael e Fernando.
    Por isto não vejo necessidade de contratações em várias posições do Galo, como, zagueiro, volante, e centro avante já que possuímos jogadores na base que já demonstraram poder suprir estas necessidades.

  24. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. nem comento sobre a CBFlixo somos roubadas a décadas. e agora apareceu o VARgonha para nos continuar a nos prejudicar. sobre as Marias ter caido foi muito bom a arrogância e salto alto delas caíram. kkkk.e que fica na B a muito tempo. para a diretoria espero eu a reformulação urgente no galo. chega de therans. Fábio Santos. pastor pipoqueiro. bolt. Otero. Nathan. patrick. aja medianos e medalhões a passar férias no galo.

  25. Não perdendo mais tempo com comentários de pessoas tristes e acostumados ao autoritarismo, voltemos a esperar que o ano que vem seja melhor e que o atlético retorne ao seu caminho.
    Esperemos que o time esteja acertado até o inicio do mineiro. E que deus abençoe os que precisam de iluminação para tomar as decisões necessárias.
    Quem continua a torcer contra que jogue a primeira pedra.

  26. Torci muito para que o Time das Marias caísse, tenho esposa, mãe e a varios amigos cruzeirenses, , alguns torcedores outros arrogantes e prepotentes, e estes foram castigadas, e espero que caiam ainda mais, uma serie C ou ate mais um ano a mais de permanência na serie B.
    Quem sabe assim voltem mais humildes.
    E que em 2020 tenhamos no minimo um time mais competitivo.

    1. Ao taxar cruzeirense de maria você é bem mais arrogante. Então, respeitando a ideia do blogueiro, mas, destilando a arrogância que você odeia, devo dizer que se o Cruzeiro ficar 10 anos na segundona, seu time não empata com ele. A união de torcidas deve envolver a todos ou não haverá, e continuaremos sendo roubados pelo eixo.

      1. Quando este depósito de lixo que tem do outro lado da lagoa acabar de vez (o que não demora muito). Fico imaginando o que elas farão com os tão cantados títulos que tem (mesmo os que compraram da CBFalcatrua ou os que o Beneci adquiriu tão licitamente.
        Até o Pórrella já abandonou esta barca furada.
        Um time que terá que mudar de nome mais uma vez e que não conseguiu nem fazer 100 anos.
        Pena que o “Novo Maria” terá que virar Maria S.A. e torcer para não decretar falência e ter que jogar a série D (do brasileiro e modulo 3 do mineiro),
        Nunca achei que a mariada fosse arrogante ou vaidosa, elas só são megalomaníacas e tem complexo de Cinderela (e pior que a meia noite esta chegando e elas vão virar abóbora).

  27. Boa Tarde,

    Realmente me sente muito bem com o rebaixamento do rival.
    Porém me contive em fazer brincadeiras unicamente entre amigos Atleticanos, tentei respeitar a dor dos torcedores e é claro, mostrar a eles que nós “Galo”, somos diferentes e nao precisamos nos igualar a eles, por baixo.
    Em uma segunda fase temos alguns atletas arrogantes e merecedores de tudo que está passando.
    Para o estado de Minas foi horrível em termos de representatividade, se ja é difícil, imagine agora que perdemos em representatividade até para o estado do Ceará.
    Mas foi um ano realmente terrível, haja visto que o melhor mineiro terminou em 13°, série B sem acesso nenhum a série A, C idem e D também. Todos os representantes fizeram campanhas pífias, sem exceção.
    Equipes que já figuraram na série B (Tupi) em 2020 não jogaram nada nacionalmente e até o mineiro será A2.
    Em contra partida estamos vendo evolução nas equipes do Nordeste, que já estão povoando as séries intermediárias aos montes, e daqui a pouco tomando estas vagas na elite do futebol.
    Rio Grande do Sul também já possui várias equipes nas séries intermediárias enquanto Minas só perdendo espaço.
    Espero um 2020 melhor para o futebol mineiro, com ênfase a série A é claro.
    É que vejamos uma equipe totalmente reformulada e que nós faça esquecer a de 2019.
    Feliz Ano novo a todos.

  28. Boa tarde, moderado e sábio guru e toda a torcida atleticana e aos cruzeirenses que amam esse espaço!
    O fato é que em 2005 o Galo caiu de 2 e esse ano a raposa caiu de 4, obviamente! Afinal, o Galo tem 2 pés e a raposa tem 4 patas. Dito isso, que bom ver o que se dizia “incaível” cair!
    Quanto ao Galo, estou preocupado com a possível saída de Cazares pra um time nacional e também por não haver ninguém no Brasil ou mesmo na América que tenha a mesma capacidade que ele. Com sua saída, com certeza teremos meias “bocas”.
    Além disso me preocupa a possível chegada de Edinho, baixinho e mediozinho e chinelinho, bem como a permanência de Terans, o horroroso Otero, Bolt, Patric, Di Santo, os outros gringos…é muita gente ruim nesse time…cruizcredo!!!

  29. Boa tarde xará e amigalos decepcionados!
    Como GALO DOIDO que sou desejo às Marias a queda para série C tendo em vista que a arrogância irá continuar do outro lado. Quanto ao GALO espero que a barca de NOVOS REFUGOS do Palmeiras a serem contratados sejam pelo menos mais competitivos. Que o treinador MÁGICO consiga fazer o Bolt jogar….o Igor Rabelo jogar….o Réver Jogar…o Patric Jogar….o Zé Uelison jogar….etc…etc….etc….

    1. Bolt, Patric e o pior de todos Zé ruelisson, só se contratarem o Mr M. O cara que vai vir é treinador, não é mágico.
      Rabelo e Réver têm condições de render mais mesmo, principalmente acompanhados de bons laterais e volantes.

  30. O PRESIDENTE SETTE CÂMARA EM SUA ENTREVISTA FEZ AFIRMAÇÕES DE METER MEDO :
    — “” NÓS VAMOS FORMAR BONS JOGADORES PARA
    “VENDER””.
    CONFIRMANDO O QUE TINHA DITO SEU AJUDANTE ALEXANDRE gallo QUE O ATLÉTICO SERIA UM TIME
    “VENDEDOR”.
    ISSO SIGNIFICA QUE NÃO PENSAM EM VITÓRIAS , TÍTULOS , CONQUISTAS , MAS SÓ EM FAZER NEGÓCIOS.
    E O PIOR QUE FAZEM PÉSSIMOS NEGÓCIOS.
    VENDEM ROGER GUEDES E COMPRAM CHARÁ , BOLT , HERNANDES , MARTÍNEZ E OUTROS PERNAS DE PAU.
    AGORA MESMO SAIU NOTÍCIAS QUE O EXCELENTE GOLEIRO CLEITON JÁ ESTÁ QUASE VENDIDO PARA O BRAGANTINO. VÃO VENDER CLEITON E INVESTIR EM UM FRANGUEIRO.
    UM CLUBE QUE TEM SETTE CÂMARA E RUIM COSTA COMO PRESIDENTE E DIRETOR DE FUTEBOL NÃO PRECISA DE INIMIGOS NEM ADVERSÁRIOS.
    JÁ ERRARAM DEMAIS EM CONTRATAÇÕES , ULTRAPASSARAM TODOS OS LIMITES , MAS INSISTEM EM CONTINUAR FAZENDO MAUS NEGÓCIOS E PÉSSIMAS CONTRATAÇÕES.
    ASSIM FICA MUITO DIFÍCIL.

    1. Como bons atleticanos vamos torcer pra que esse ano seja diferente, porque realmente nunca vi ninguém errar tanto em questão a compras, vendas e tempo de contrato. Impressionante a capacidade dessa diretoria, principalmente desse presidente de fazer merda.
      Arouca, Juninho, Denilson, Edinho, Samuel Xavier, Leandrinho, terans, Zé welisson, Hernandez( o maior dos absurdos), Ricardo Oliveira, Bolt, Maidana… e mais alguns que devo ter esquecido.
      Ainda teve a rasteira que levou pelo roger Guedes, que ele insiste em dizer que foi um acerto, mas não foi. O palmeiras queria o marcos Rocha, então tínhamos poder de negociação para incluir uma cláusula de compra. Me lembro até hoje da entrevista ridícula daquele mau caráter do Alexandre Gallo, dizendo que o Mattos prometeu que não venderia o Guedes. Mas é um trouxa e frouxo mesmo.

      Pra mim os acertos foram Jair, Blanco e Emerson( que foi caro e já era titular absoluto da seleção sub 20, portanto não foi nenhuma “descoberta”).

      Razoáveis que ainda têm que provar se realmente foram boas contratações: Guga, Martínez, Chará( supervalorizado na compra mas bom jogador), Nathan, Rabelo.

      E as possibilidades de venda não concretizadas: Ricardo Olixeira, Patric!! e Elias.

      Portanto o cara vai ter que acertar muito no último ano do mandato, para pelo menos amenizar a quantidade de bobagem que ele fez.

      A propósito, cadê os números da austeridade Sette? se o time piorou muito desde a sua chegada na presidência, esperamos que a dívida tenha caído de maneira proporcional.

  31. O Cruzeiro por cometer tantos erros em um só ano mereceu o fechamento que teve, sem dúvida. Triste saber que tantas famílias não tiveram um Natal digno, por não receberem o fruto de seus trabalhos. Enquanto os causadores, em seus lares lacrados e sem barulho, devem terem se embriagados com whisky escocês legítimo.
    A vc blogueiro o parabenizo pelo post.
    Sou cruzeirense desde criança (1964). Mas tive sempre o respeito pelo Clube Atlético Mineiro e por seus legitimos torcedores. Que saibam honrar o futebol de Minas Gerais, cujo legítimo representante de Minas nesse próximo 2020.

    1. Meu caro
      Vc deve ser a exceção da regra pois a arrogância do seu time e de vários torcedores que apoiavam esta uma diretoria mafiosa é que o colocaram na séria B. Parabéns pela lucidez.
      #Adversários sim, inimigos não!!!

  32. Grande texto, Eduardo! Tenho grandes amigos cruzeirenses e tive a oportunidade de, sadiamente, brincar com todos eles. Essa rivalidade tem que ficar no campo da gozação, nunca da violência. Futebol é alegria, só que nesse momento nós estamos mais felizes, não é mesmo?

  33. Bom dia, massa!

    Como todo atleticano que se preze a queda de nosso segundo rival para a série B tem de ser comemorada, mais pela arrogância da torcida, diretoria e jogadores adversários do que qualquer outro motivo. Aliás hoje, segunda pesquisa eles se tornaram o clube mais odiado do Brasil.
    Mas o descenso deles, deve também ser objeto de reflexo para nosso clube. Não podemos correr o risco de viver a mesma situação e temos de tirar lições do inferno astral que eles estão passando e que dificilmente sairão a curto prazo, para não cairmos na mesma armadilha.
    Precisamos de reforços? Sim, mas com responsabilidade, pois não adianta abrir os cofres do já endividado clube, para trazer jogadores a custos astronômicos e com salários impagáveis. Também não podemos repetir os erros de contratar jogadores medíocres dando a eles além de um polpudo salário, tempo de contratos fora da realidade.
    Para não cairmos no mesmo erro das marias, temos que cobrar da diretoria sim e ficar atentos, mas também devemos ser coerentes e responsáveis em nossas querências de elenco.
    No mais # CHUPA MARIAS!!!!!!

  34. Inicialmente quero parabenizá-lo, Eduardo, pelo equilíbrio do post. É isso mesmo, sem tirar nem por. Confesso que, pensando no bem de alguns amigos “não Atleticanos” cheguei, num lapso de óbvia insanidade, a desejar que eles não atingissem o fundo do poço. Mas pela arrogância e, principalmente, pela imensurável quantidade de falcatruas, é fato que eles mereceram. Aí, as relações de amizade foram momentaneamente esquecidas…. kkkkkkkk!!!!! Em tempo: coloque em sua lista de nomes que devemos esquecer o de um bandeirinha gaúcho que esteve presente em todos os roubos contra o Galo: Carlos Sérgio Rosa Martins. Por fim, mesmo à contragosto e com uma ponta de inveja, quero parabenizar a torcida do Cruzeiro por sua luta insistente, embora tardia (ainda bem – kkkkkk) para limpar o clube dos dirigentes que achincalharam com a sua história. Será que um dia também teremos tal força? Abraços e um Feliz 2020 para toda a Torcida Atleticana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *