Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Lamentável a guerra de torcida

300x250 - Desconto CelularEra minha intenção continuar falando do jogo de ontem, afinal os clássicos nunca acabam ao apito do árbitro e rendem assunto por uma semana. E, desta vez, não seria para registrar sobre os “traiçoeiros” apitadores que costumeiramente justificam reclamações durante dias. Era minha intenção continuar a discutir sobre os erros do Galo na competição e renovar que, apesar de tudo, ainda confio na equipe.

Mas, depois de postar o texto da manhã é que fui ler sobre os bastidores do atual grande jogo de Minas Gerais. Atual, pois nos primeiros tempos de futebol era Galo e Villa, depois Galo e América e atualmente nosso adversário mudou de nome. Literalmente, é o terceiro clube mineiro a se destacar e fazer frente ao Galo, que sempre esteve na prateleira de cima. E tiro sarro sim, sobre isso, pois afinal o Galo sempre teve o mesmo nome e as mesmas cores.

Essa provocação tem sua justificativa. As brincadeiras sadias entre as torcidas fazem parte e engrandecem o jogo e o futebol mineiro. A charge que utilizo foi recebida de uma amiga, não-Atleticana, num grupo de Whatsapp. Ela mesma, que tem bom astral, brinca com a situação sobre os 9 a 2 e os 6 a 1. Isso é saudável e rende assunto em brincadeiras entre amigos, parentes e colegas de trabalho.

Na minha família, entre oito irmãos, somos cinco Atleticanos, um vascaíno e dois não-Atleticanos. Infelizmente, um desses dois faleceu faz dois anos. Foi um pai para o caçula, que sou eu, desde a perda do nosso pai, quando eu ainda era um adolescente. Sempre brincávamos sobre e tirávamos sarro nos clássicos. Hoje, ele me faz muita falta.

torcida no clássico 18-09-16
Foto: Bruno Cantini/Atlético – Ilustração capa: grupo de Whatsapp

Digo tudo isso para, finalmente, entrar no que me incomoda. Ler e ver vídeos de torcedores se digladiando pelas ruas, como no caso de Betim, entre outros. Tomar conhecimento das agressões sofridas pela diretoria e comissão técnica do Galo na saída do Mineirão. Aqui mesmo, ainda que eventualmente, recebo determinadas missivas que imprimo e encaminho para avaliação em órgãos competentes de polícia e do Judiciário.

É inconcebível que no terceiro milênio, num mundo totalmente conectado que ainda exista gente que vê no torcedor adversário um inimigo a ser agredido e/ou abatido. Existem antigos dirigentes que são responsáveis por esse acirramento.

O ex-presidente do Galo, Alexandre Kalil, lá atrás, tinha comportamento nessa direção, mas em sua última passagem pelo Galo mudou radicalmente seu estilo e acabou levando nosso time a grandes conquistas. Reciclou. Mas do lado do adversário ainda temos um que vem anunciando seu retorno. Refiro-me ao senador biônico e sem voto por Minas Gerais que recentemente usando seu cargo provocou a nossa Torcida.

São pessoas, como este anão de circo (ou de jardim), os responsáveis pelo acirramento entre os torcedores. Neste blog, onde destaco que “aqui é SÓ Galo”, ao editar comentários – usualmente – deleto expressões ofensivas e fora do contesto.

11 thoughts to “Lamentável a guerra de torcida”

  1. Nós vivemos de fato um odioso e temerário clima de intolerância , onde meia -dúzia de espertalhões adquirem poder político e enriquecem explorando a sua legião de iludidos . Esse clima é da nossa política , da religião , dos movimentos ditos sociais e das torcidas organizadas. Hoje , quem tem ascendência sobre um público age apensas em benefício próprio e da maneira mais irresponsável possível .
    E , no caso das organizadas, as coisas só fizeram piorar . Pois, se antes eles eram braço armado de dirigentes bandidos, agora eles são também cabos eleitorais de políticos que são piores ainda . Se a opinião pública não se conscientizar o quanto antes que só ela pode mudar o país eo nosso futebol , o buraco nos espera .

  2. Depois ler e ouvir os comentarios a respeito do jogo de ontem, estou chegando a conclusao de que nao entendo de futebol. Eu achei que Jr. Urso nao jogou nada. Nem ontem, nem contra o Sport, apesar do gol que nos salvou.
    Dizem que o Galo nao tem esquema de jogo, Pode ser, mas eu acho e que o Galo nao tem bons marcardores. Sem Donizete e Luan a coisa fica complicada pois a zaga e experiente, porem lenta.
    Para ir com o que temos (que e muito bom) tem de ser inteligente e montar o time de forma mais eficiente. As substituicoes estao sendo um desastre, nao surtem efeito.
    Mas concordo com a maioria de que ontem foram 2 pontos disperdicados.

  3. Dudu, meu neto Davi, d 14 anos, está batendo um bolão. Atacante com um fraco por fazer gols… Pode ajudar-me a levá-loa treinar no Galo ?

  4. Dudu ! Sigmund Freud já dizia : ” Quando Pedro me fala de Paulo ,sei mais de Pedro do que de Paulo .” Enquanto os bocós degladiam-se entre si , seres como este em questão . delicia-se confortavelmente na casa grande . No terceiro milênio ainda há quem acredite que futebol é só bola …tsc tsc tsc !!! SAN

  5. Concordo com o JC. Rafael Carioca tem jogado com o ‘freio de mão puxado’, não dá piques, chega atrasado, não desarma, não dá carrinho… o GALO tá precisando de um camisa 5 pra ser titular.

  6. Existe uma caixa preta no Atlético que deve ser aberta o mais rapidamente possível. Dentro dela devem estar respostas para algumas perguntas que a torcida vem fazendo há algum tempo e que são as seguintes:
    Qual o motivo de tantas contusões musculares seguidas?
    Qual o motivo das seguidas substituições do Fred?
    Qual o motivo da falta de vibração da equipe?
    Qual o motivo da queda de rendimento nos jogos fora de Belo Horizonte?
    Porque a equipe não apresenta um esquema tático definido?

  7. Uma dúvida que está na minha cabeça e que eu não sei responder: o marasmo do time do Galo e a falta de vontade de jogar nos últimos dez jogos é uma forma de fazer o Marcelo Oliveira cair ou é porque o time está usando Rivotril antes dos jogos? Se estão todos usando 1 comprimido de Rivotril, só o Carioca estaria usando 2?

  8. Entendi nada meu amigo. Todos os jogos entre o maior de Minas e o Gaylo, sempre teve confusão antes e principalmente depois. A culpa disso não pode e não deve ser atribuída a uma pessoa, mesmo que essa tenho falado algo que contrarie a paz ou acirre os ânimos. A culpa e da falta de educação, de estrutura dos “torcedores” e da impunidade geral ampla e irrestrita.

  9. Essa é uma guerra de torcedores ignorantes, indignos de estar na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas voltando ao jogo de ontem, alguém precisar puxar as orelhas do Rafael Carioca. O joguinho burocrático dele não está contribuindo para o time Atleticano. Se possível recomendar que ele assista a alguns jogos do Toninho Cerezzo, talvez ele entenda o que significa vestir a camisa do Clube Atlético Mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *