Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Juntos chegaremos lá!

Após a realização de uma rodada quase completa no meio da semana, o Galo – que começou a competição com uma surpreendente derrota em casa – já ocupa a terceira posição. Já são quatro jogos realizados, sendo que o xará Goianiense e Cuiabá, ainda Paranaense, Grêmio e Flamengo, acumulam partidas adiadas pela CBF. Para o time carioca já são duas, enquanto aos demais apenas um jogo cada.

Isso se deve a dois fatores, decorrentes – ambos – da realização da Copa América. A partida entre Cuiabá e Atlético-GO foi adiada porque a CBF e Conmebol escolheram a cidade mato-grossense para sediar jogos dessa competição. Já outras duas partidas envolvendo o Flamengo, frente ao Grêmio e Paranaense, todas duas fora do Rio de Janeiro, foram – por “benevolência” da CBF.

Interessante, os dois jogos do mesmo time com o Coritiba – pela Copa do Brasil – e frente ao América-MG – pelo Brasileiro –, não tiveram o mesmo procedimento. É que o Flamengo escolheu, convenientemente, os jogos de seu interesse para adiamento. A justificativa foi a convocação de jogadores para a selecinha Brasileira. Agora, como temos acompanhado, ameaça não ceder atletas para as Olimpíada. Existe paridade nessa entidade que atende por CBF? Não! Nunca existiu!

Deixando de lado essa situação de momento, temos de seguir de olho nas suas manobras e arbitragem. Ao longo de décadas minha Atleticanidade é testemunha que a picaretagem oficial decide jogos e – consequentemente – títulos. “Apito amigo”, “atos administrativos”, “mudança de regulamento no meio da competição”, “jogos adiados por conveniência”, “julgamentos com resultados previamente conhecidos”, estão registrados no arquivo e na nossa memória.

Sendo assim, necessário se faz que os gestores – administrativos e financeiros –, comissão técnica, jogadores e todos os Atleticanos saibam lidar com essa situação. Nós, Torcedores, incansavelmente vamos denunciando essa maracutaia. Profissionais do clube, diferente, encarando cada partida como uma decisão. Foi assim que, distraindo essa manobra da CBF, chegamos ao título da Libertadores e da Copa do Brasil em 2013 e 2014.

Na primeira competição, organizada pela Conmebol, conseguimos ao exigir arbitragem internacional para as partidas decisivas com o São Paulo. Lá dentro já tinham os dois nomes para resolver a classificação dos paulistas, mas pegamos essa gente com as calças nas mãos. Já na Copa do Brasil, depois daquelas duas derrotas nas quartas e semi para Corinthians e Flamengo, revertemos aqui, porque esses mesmos arquitetos do resultado antecipado – no ar condicionado – não contavam com aquelas duas viradas épicas dentro do Mineirão. Enfim, agora é olho vivo nessa pilantragem jogo a jogo.

Eu não confio nessa turma desde os tempos da Rua da Alfandega, que depois foram para a Rua Victor Civita e atualmente estão na Avenida Luiz Carlos Prestes, a primeira no centro e as duas últimas na Barra lá no Rio de Janeiro. A CBF sempre privilegiou os interesses dos clubes paulistas e cariocas, e eventualmente um ou outro fora desse eixo para atender “negociatas”, como aquela que liquidou com o Clube dos 13.

Diante disso e aproveitando que só vamos ter jogo na segunda-feira, estou me valendo desse sábado para o alerta. E sugerir que – ao invés – de ficarmos aqui neste espaço promovendo debate e aguçando eventuais diferenças – sejam pessoais ou de conceito –, precisamos focar no incentivo ao nosso time e espantar essas armações e conspirações que muito bem conhecemos.

Nosso objetivo comum é único. Buscar vitórias e títulos. Estamos envolvidos em três competições. Nossa força vem das arquibancadas, ainda que momentaneamente vazias. A energia Atleticana já virou placares, defendeu penalidades, fez a bola beijar a trave, marcou nos minutos finais e comemorou grandes conquistas. Que seja sempre assim!

Em tempo: considerando os jogos da semana serem segunda e quinta próximas, Galuppo e Max vão nos brindar no domingo e quarta-feira.

*fotos: 1 e 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “Juntos chegaremos lá!”

  1. Peço licença ao Eduardo e aos amiGalos para postar algo a pedido de um irmão que é americano. Só aceitei fazer isso pela referência ao Galo que ele faz.

    “Todo mundo sabe que o clube de referência em Minas é o Atlético. Isso sempre foi assim desde a época que o clássico era Atlético x América. O Cruzeiro sempre foi um time de médio a pequeno porte. Por isso teve que valer de atitudes nada louváveis para prosseguir e ter alguma expressão. É daí que vem a alcunha Maria Caloteira. O Cruzeiro é o maior caloteiro do Brasil. Nem o Arrascaeta que foi um craque do time o reverencia. Eles foram com o pires na mão nessa CBF que tem aí para mendigar o recohecimento de uma taça Brasil de 66 como campeonato brasileiro. Eu não reconheço isso. Se for assim o Atlético deve pedir também na FIFA o reconhecimento do título de campeão mundial pela Taça do Gelo que tem no hino. É mesma coisa: torneios com clubes convidados. Vocês não sabem a força que o Atlético tem no resto do Brasil e o medo que os cariocas tem dele. Por isso, a atitude de uma certa emissora de TV para não encher a bola do time. Tudo porque foi o único que fez os cariocas molharem as calças quando queriam o titulo para encher a bola do galinho de Quintino que para mim nunca passou de um frango d’água. Como o Atlético sabe da maracutaia para beneficiar o Flamerda, eles boicotam o clube naquela TV. Só que em Minas vocês não tem o problema que temos no América. Quem em sã consciência vai tirar Lisca pra botar Mancini? Tem gente que já deu o que tinha que dar. O Alencar já teve o tempo dele. É como o Perrela que voltou no Cruzeiro e só deu confusão e o Levir que voltou no Atlético para nada. Por que tiraram o Lisca? Alguém acha que colocar Ademir vai valorizar o jogador para fazer uma boa venda? Meus amigos, o Ademir é bom mas não é superior a nenhum jogador do elenco do Atlético. Vamos parar de alucinar”.

  2. Boa tarde

    Contra fatos não há argumentos e os números estão ai para provar:

    Segunda melhor campanha do século. Até eu bipolar e corneta que sou, me calo diante desta constatação. E assim, o galo vai derrubando imprensa do eixo, torcedores descontentes e tudo que vem pela frente. Mas também, “NÓS TEMOS O HULK’, frase do filme os vingadores.

  3. bom dia Eduardo e massa. que venha a chapecoense. com pes no chão e humildade. ainda é muito cedo para dizer quem vai ser campeão brasileiro 2021. depois do galo perder o brasileirão mas fácil de todos tempos em 2020 esperamos que vamos ganhar este ano. mas vá galooo com raça e vontade de ganhar. vai galooo.

  4. Pronto. Desculpa antecipada, como de praxe. Se não ganhar nada…CBF, arbitragem, globo e etc. Na copa do brasil de 2014 e o brasileiro de 1971, isso não existia…

  5. Bom dia, Eduardo!

    A muito tempo não venho aqui comentar, porém todos os dias leio o blog.

    Hoje vou comentar por dois motivos, que entendo não merecerem seu pitaco.

    1o) O mulambo estar sendo privilegiado com adiamento de seus jogos. Nesse caso, o 9ALO tb foi ofertado com a mesma possibilidade, porém a comissão técnica achou melhor não aceitar. Então não podemos reclamar. Por um lado foi bom para nós e ótimo para o Grêmio, pois assim da tempo dele acertar a casa e jogar duro contra a mulambada. Se jogar hoje, toma pau. O mesmo com o Paranaense. Talvez ruim contra o xará aqui de Goiás, pois esse está embalado. Contra o Cuiabá é mesmo que nada, tanto faz jogar hoje como daqui uns dias. Tomará que eles fiquem sobrecarregados de jogos.

    2o) “selecinha Brasileira”. Por favor, mais respeito com a Seleção Brasileira. O legado dela é muito grande para ser desrespeitado. Respeito sua opinião de crítica contra a Seleção, tb acho ela fraca, jogadores descompromissados, técnico horrível, etc. Mas é a Seleção Brasileira, gostemos ou não. Vejo até como sendo o mesmo caso do 9ALO e que aqui nesse espaço lutamos diariamente pela positividade em relação ao nosso time. Tem jogadores e esquema de jogo que não aceitamos, discordamos de várias situações, criticamos jogadores, dirigentes, comissão técnica, roupeiro, maqueiro, fisiologia, etc. Mas na hora H, qdo o time entra em campo, nosso pensamento é um só, VENCER, VENCER, VENCER. A positividade que esse espaço sempre pede para o 9ALO, deve ser a mesma para a Seleção Brasileira, independente de quem esteja lá dentro. Não esqueça, jogadores, dirigentes, patrocinadores, passam, a Seleção continua, eterna. Somos e sempre seremos uma das maiores seleções do mundo.

    Respeito sua opinião, tanto que muito do que comento em futebol eu aprendo aqui com vc, Max e os companheiros do blog. Mas qdo se trata de Seleção Brasileira e 9ALO, eu luto pelo respeito. Até por causa de quem já vestiu essa camisa e a honrou tantas vezes.

    Qto ao restante, sigo com o Relator. Nada a tirar do relatado.

    Melhor, uma correção. Qdo sito, no futebol, rio-são paulo, nesse caso em minúsculo mesmo, falou: o eixo-do-mal.

    No mais: BBOOOOORRRRRÁAAAAAAAAAA 99999AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

    1. Boa tarde. Assino a crítica do blogueiro. Outrora selecinha da nike, capaz de protagonizar aquilo na final de 98. Quer mais? Convocações políticas pra colocar perna de pau na vitrine. Fora a pseudo gestão fora de campo. Asco é pouco! Dunga, Mala Menezes, Ricardo Teixeira… e vai por aí. Ahaaaa… a falta do Galo no fim de semana3

  6. Não se iludam , amigos atleticanos , com noticias sobre a criação desta liga de futebol para cuidar do brasileirão , aguardemos e deixemos para comemorar depois, se tal coisa se concretizar. Assim como não existem mais times “bobos” no planeta bola , o número de torcedores otários vem diminuindo sensivelmente , a safra de bobos e otarios, neste mundo globalizado , com informaçoes a toda hora e lugar , vem dando lugar às pessoas interessadas em não serem tapeadas , feitas de bocós, massa de manobra de grupos poderosos e manipuladores da midia. Isto soa , pra mim tão inveridico , como a sinceridade do choro de neimar, após estraçalhar o peru ( mantra : quando as coisas apertam, chame chile e peru). Tudo, tudo , absolutamente tudo gira em torno do dinheiro e quando envolve cifras bilionarias como no futebol, aí sim, entra em ação o grande balcão de negocios que se tornou o futebol. Esta podre cbf, que cheira a podridão e sempre blindada por poderosos , com o claro interesse que tudo permaneça assim , acredito, não sobreviverá, haverá uma depuração. Imperios e empresas poderosas tambem sucumbiram, é questão de tempo. O grande problema que esta suja entidade enfrenta agora, é o fato de que os presidentes dos clubes , atolados por dividas impagaveis, querem o direito de pegar o dinheiro que pertence aos clubes. E estão com razao, o dinheiro é dos clubes. Aguardemos , enquanto o cabaré pega fogo , e a torcida torce a favor das chamas

  7. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Somos todos um só coração: GALO.
    Estaremos sempre Unidos em favor do Atlético. A discordância pelos desempenhos nos jogos só nos fortalece, pois a divergência de opiniões é salutar em busca de melhores atuações no campo de jogo. Discordamos quando o time vai ma el aplaudimos quando o time vai bem e a Vitória é convincente. Somos atleticanos sem deixarmos de ser corneteiros. O maior barato desse blog é a diversidade de opiniões. Cada qual com a sua razão e todos, na sua ótica, querendo o bem do atlético. Esta semana teremos 2 domingos porque a segunda-feira, com jogo do galo, também é domingo para nós atleticanos.
    Bom final de semana!
    Hoje e Sempre, galo!!!

  8. Rapaz, o Galo também poderia ter adiado suas partidas e optou por não faze-lo, vamos colocar os fatos e deixar um pouco as narrativas e conspirações. Enquanto ficarmos nessa de vítimas não iremos a lugar algum. Bom final de semana.

    1. Concordo plenamente contigo! O Galo não aceitou pra não ter que enfrentar maratona de jogos com libertadores próxima. Vamos jogar e parar de ver conspiração em tudo.

  9. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Canto do Galo em peso bem que poderia ser favorável a criação da Liga de Clubes para organização da Séries A e B para deixar para a CBF a Seleção Brasileira.

    Com a Liga as manobras da dupla CBF&TV, que tanto mal fizeram ao Galo ao longo dos anos, perdem força.

    Que seja bem-vinda a criação da Liga de Clubes!!!

  10. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Fim de semana sem jogo do Galo é o mesmo que domingo sem missa. Então, vamos aproveitar o sem-o-que-fazer e tomar umas Stellas extras para aguentar até segunda-feira. Enquanto isso, que os dois à nossa frente percam pontos para começarmos a semana na liderança. Secador ligado a 220v.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO. DESCANSANDO E SECANDO OS INIMIGOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *