Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Joguem por nós, com alma

Agora, mais do que nunca, só depende de nós para alcançarmos nossos objetivos. O empate do clássico carioca ontem, entre Flamengo e Botafogo, nos coloca a uma vitória do G3 e de uma eventual vaga na Copa Libertadores de 2017. Ganhando, por qualquer placar, ultrapassamos um dos “queridinhos” da organização do campeonato. Só espero que o time dirigido pelo Marcelo Oliveira se organize, definitivamente, em busca de fazer a massa feliz.

Que os jogadores entrem em campo, na noite de hoje, em Curitiba, com o mesmo espírito de todo Atleticano. O Tordecor espera e quer um time vibrante, independentemente dos resultados dos nossos concorrentes. Que aquelas atuações que nos tiraram as primeiras colocações, por mais doídas que tenham sido, não interfiram no desempenho da equipe frente ao Coritiba, conhecido como “coxa branca”.

Prato em Curitiba 05-11-16

Nas conversas que tenho com Atleticanos, sobressaem duas combinações de resultados que são “choradas” pela massa. Numa delas, que aqui mesmo já pude evidenciar, foi o fraquíssimo desempenho entre a segunda e a oitava rodadas, uma vez que a primeira vitória com Marcelo Oliveira só veio na nona partida do time na competição.

Foram sete jogos, totalizando três derrotas e quatro empates, ou seja, conquistamos apenas quatro entre 21 pontos possíveis. Foi um desempenho pífio frente a times que estão lutando contra o rebaixamento. Quatro times, entre os sete, estão na zona de risco. Só Fluminense, Atlético-PR e Grêmio não se enquadram nesta situação.

Fábio Santos, Donizete e Urso treino em Curitiba 05-11-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Outros destacam os jogos frente ao Grêmio, Fluminense, Flamengo e o clássico mineiro. Também têm sua lógica. E muito considerável. Vejamos. Com todos eles já jogamos as duas partidas. Frente aos dois cariocas, empatamos em casa e perdemos fora de Belo Horizonte. Já ára os outros dois, que foram coincidentemente semifinalistas na outra perna da Copa do Brasil, perdemos como mandante e empatamos como visitante. Vale dizer, em oito jogos, disputando 24 pontos, fizemos apenas quatro nesses confrontos.

São duas análises consistentes e que devem servir de avaliação. Se sete pontos nos separam do eventual líder, que joga um pouco mais cedo, e face a uma distancia mínima de outros dois concorrentes, esses jogos reclamados pelo Torcedor fizeram a diferença contra o Galo. Agora, ao enxergar o final da competição, bem ali na frente, nem adianta chorar sobre o que já passou. Temos, sim, que – como a tradição atesta – honrar o nome do Galo e de Minas no cenário esportivo nacional e mundial.

Então, caros jogadores que no momento envergam essa camisa preta e branca Atleticana, plagiando manifestações que leio aqui neste espaço Atleticano, seguem as dicas. “Amarrem as chuteiras com suas veias e coloquem o coração no bico da chuteira”. O Torcedor quer – e até exige – cinco vitórias nesta reta final do Campeonato Brasileiro.

Se o time entrar em campo, com a determinação do Donizete, com a humildade do Victor, com a garra do Pratto, com a vibração do Luan e o futebol brilhante de Cazares e Robinho, além, claro, do comprometimento de todos, certamente a vitória hoje e nos jogos que ainda temos pela frente será o resultado esperado pela massa. E, se isso acontecer, estamos na briga e asseguramos vaga direta na Copa Libertadores. Queremos o Galo com a vaga da Conmebol garantida nas duas competições.

É o brinde de final de ano que os jogadores poderão dar a uma Torcida que jamais faltou com o time. Em todos os jogos, venho destacando, independentemente do resultado e do comportamento do time em campo, o Atleticano não deixa de incentivar. Tem sido fundamental para os resultados em casa. A parte do Torcedor vem sendo feita, agora é com os jogadores.

21 thoughts to “Joguem por nós, com alma”

  1. Certo fez o presidente do Fluminense: mandou o técnico embora e iniciou o processo de reorganização do time.
    Lamentável mais uma vez, o time do Galo.
    Mais uma vez, vomos um time que nada tem a ver com o que esperamos de um time ATLETICANO.
    Não joga, fica trocando passes o jogo inteiro parecendo esperar que o adversário faça um gol contra pra gente e…
    Se fizer, bom se não fizer, …
    Dá no que vimos contra o Coritiba, contra o fluminense, contra o America ao perdermos o campeobato Mineiro. A sintonia do time com o que a torcida espera dele, é o grande segredo que tem quase um ano, não acontece neste Galo.
    Pode jogar mais um ano juntos e não vão produzir nada a não ser que nossos adversários produzam prá gente.
    Triste ver o meu Galo assim.
    Cadê sua alma time?
    Cadê a alma do Galo?
    Cadê o nosso meio de campo que não consegue fazer uma ligação rápida com o ataque, e os nossos laterai, fracos!
    Vamos entregar de bandeja a Copa Brasil para o Grêmio também?
    Vocês vão jogar ou vão ficar trocando passes lá atrás esperando o intervalo, ou o final da partida ou que o Grêmio jogue por vocês?
    Que tristeza ver vocês dissintonizados do que esperamos de um time que veste este manto, impregnado de glórias, do Clube Atlético Mineiro, Galo Forte, Vingador, Campeão dos Campeões, Raçudo, Lutador, Vencedor!

  2. Com esse Marcelo Oliveira de técnico o jeito é nos contentarmos com uma pré libertadores
    Milhões gastos em jogador jogados fora pela incompetência ma hora de se escolher um treinador.
    Saímos de um retranqueiro covarde (Aguirre) para um desatualizado e obsoleto treinador, que é incapaz de dar um mínimo de padrão tático ao time. Que joga um futebol da década de 90, sem compactação, sem aproximação , sem jogadas ensaiadas , sem nada.

  3. Eduardo, quase sempre concordei com os seus comentários. Porém, peço licença para discordar em um ponto, após assistir o jogo contra o Coritiba. Acredito que o Marcelo Oliveira seja atleticano como nós. O que não acredito é que um time que treina todos os dias sob a orientação do treinador não consiga produzir o mínimo necessário para ganhar de um adversário fraco que briga para não cair. Não há esquema tático. Não há jogadas ensaiadas. Há valores individuais que quando não resolvem sozinho dá nisso. Sem conjunto nenhum. Alguns jogadores sem vontade e o treinador passivo. Vamos para a Copa do Brasil torcendo para que os diferenciados estejam inspirados nos jogos da decisão.

  4. Confesso que chorei depois da derrota de hoje. Chorei porque temos um elenco incrível, reconhecido por Todos como o maior do Brasil. E com tudo isso perdemos chance de sair da fila histórica de 40 e tantos anos. Boa noite, a noite vai ser longa pra mim.

  5. Eduardo e Atleticanos: nada adianta pedir a esse time! A derrota de hj contra o Coritiba é o espelho desse Atlético no BR16: indiferente, irregular, sem objetivo e desorganizado. Erra quase tudo q faz em campo! Gosta do salário na CC mas não se entrega do fundo da alma p ganhar! Só joga p ganhar qdo quer.

  6. Já falei há muitas rodadas: a diretoria tem que procurar um técnico para 2017 urgente!!! Podemos até ganhar a Copa do Brasil, mas não temos time para isso, temos jogadores sim, mas time não. Time que não dá um chute no gol do Curitiba!!! Mesmo com esse elenco o GALO não tem time, vergonha! O técnico não consegue dar o mínimo de padrão ao time. Nosso time hoje é pior do que o do Aguirre!! Esse time ganhava do Vitória e deixou empatar. 4×2 no Sport e deixou empatar. Ganhava duas …….. e perdeu 5 pontos. Ganhava do Figueirense e mesma coisa. Perdeu pro Inter no brasileirão e quase nos desclassifica em pleno Horto! Contra ps times que estão entre o 13 e 18 lugares, perdemos assustadoramente 17 pontos, estamos 3 pontos atrás do framerda que tem massaraújo, pará e fernandinho como titulares. Acordemos, temos um ótimo elenco, mas um péssimo time. Vou na final da CB, seja no horto ou salão de festas, mas não temos time pra ganhar, essa é a verdade. Torceremos como nunca pelo título da CB, mas o título vindo ou não tem que dar adeus pra esse Marcelo Oliveira.

  7. Eduardo, nada adianta pedir a esse time! A derrota de hj contra o Coritiba é o espelho desse Atlético no BR16: indiferente, sem objetivo e desorganizado. Erra praticamente tudo q faz em campo!

  8. Com este técnico ai pode ter Neymar ,Messi CR7 no mesmo time que não ganha nada. O que adianta ter Robinho, Fred e companhia no banco se o entregador de camisas não sabe escalar, dar padrão de jogo, treinar jogadas, TREINAR…. Penso que este estágio que o MO faz no ATLÉTICO simplesmente provar pra ele mesmo que sabia somente jogar dentro de campo. MO faria um grande favor para mim se saísse pela porta da frente e faria como TITE fez, estudar futebol pois o seu esta anos luz. VC tirou de um pássaro a sua enorme chance de de voar.

  9. A meu juízo, passou da hora de trocar o treinador. Time não tem uma jogada ensaiada, erra passes incríveis. E tem mais, departamento médico deve ser todo trocado, nunca vi tantos jogadores no estaleiro, além do time “morrer” no segundo tempo..

  10. Eu ainda acredito no título do brasileirão . A tabela do Palmeiras é mais difícil do que a nossa e ,apesar de precisarmos de uma combinação de resultados , ela é extremamente possível .
    Mas, como falou muito bem o de Ávila, queremos nos sentir honrados pelos atletas. Saber que não só o clube ,mas essa comunhão time e torcida sairá mais forte dessa..
    Eu acredito e estou juntos com vocês . É Galo sempre !

  11. Caro rabino. Se todos são contra o Galo, pelo menos o Marcelo Oliveira deveria ser a favor….. Mas pelo andar da carruagem não podemos contar com ele. No primeiro turno nos infernuzou escalando Patric de atacante. Agora fez do ótimo Prato reserva do poste, cone Fred, além da insistência com o inoperante Clayton…… Quem será a nosso favor?

  12. Penso que temos que vencer as 5 partidas que nos restam. Fazendo isso, podemos sonhar. Urubu empatou ontem, santos está perdendo e se tudo der certo, o inter vai complicar pro palmeiras como fez com a gente pela copa do brasil. Pra finalizar, Pratto titular! Sempre! SAN

  13. Caríssimo Eduardo,
    Torçamos hoje para que nosso técnico não insista em deixar Pratto no banco (o que pode passar pela cabeça do Marcelo??) e cobremos do nosso presidente uma posição de nosso presidente sobre o episódio asqueroso do sorteio da final (não há lugar para covardes na história de nosso clube!!!!)

  14. Estimado Eduardo ; Mais uma vez uma análise pontual, oportuna e fria, sem firulas, mostrando que o grosso da torcida, a maioria absoluta está certa : até agora, desempenho muito fraco de treinador e alguns jogadores, que estão comprometendo a temporada atual.
    Porém, a temporada ainda não acabou e no frigir dos ovos, a despeito de certa tv e cbf, estamos vivos, para o desepêro desta corja, que em conjunto, protagonizaram o episódio mais grotesco dos últimos anos : dar a notícia de um “sorteio”, antes do mesmo acontecer. A rede de tv informa que soltará uma nota explicando o episódio, precisam somente de um tempo, alguns anos, penso eu, zombando de nossa inteligência mais uma vez, tentando explicar o inexplicável; nos darão satisfação daqui a alguns anos, quando o”sorteio” se transformará em folclore popular,piada pronta, motivo de risos mundo afora.
    Larguemos os sujos bastidores e vamos falar do galo : ontem cbfla empatou, temos chances reais ainda, esperanças remotas, mas existem, é torcer para este arremedo de treinador não fazer mais lambanças e o comprometimento dos jogadores é nossa principal exigência; ótima notícia, o retorno de Maicosuel, na minha opinão, fundamental, cara que vai prá cima, dribla como ninguém, rápido, incisivo. Fred cone está devendo, não gostamos de jogador parado, tampouco de atacante que parece tabela de mesa de sinuca(do jeito que a bola vem, volta), armando contraataques letais. PRATO, com letras maiúsculas mesmo, que para ser coerente, malhei muito meses atrás, hoje eu defendo muito, com seu jeito de locomotiva desgorvenada, parte pro gol, dá assistência aos companheiros, joga pro time, tem gana de vencer, e acima de tudo comemora seus gols com alma, com o espírito atleticano, e não com dancinhas do mano, coreografias ridículas, tão a gosto dos modinhas.
    Nepomuceno :Imperdoável seu silêncio neste episódio, continue assim e verá o que aprontarão em Porto Alegre, lembre – se que está lidando com gente que não conhece limites, que apostam na impunidade reinante nesta republiqueta de bananas.

    1. BIKA mesmo. Eu já estou esta pedra faz um mês: GALO CAMPEÂO BRASILEIRO 2016. EU ACREDITO. Ontem foi a vez do flamengo praticamente se despedir do campeonato ao empartar com o fogão. hoje vamos atropelar o coxa e o Palmeiras vai perder porque o Gabriel Jesus que é o coração do time deles, só pensa naquilo (na ida para a Europa e nos euros que embolsar). O Palmeiras não vai ganhar mais nada.Já estou de uniforme desde ontem. todas as janelas estão com bandeira do galo. esposa tambem. Eu mostrei como a moça escolheu a bolinha do grêmio: notem que no vídeo ela olha e escolhe a bolinha que estava com uma pequena marca, sem nenhum auditor , ninguem, por perto. Assim até eu que sou bobo. Atleticano que se preza biocota a rede Globo. ……… pisou na bola pra dizer o mínimo. coisa de funcionário escalado pra limpar a barra deles. Fico até com dó.

      1. li aqui agora quele time lá da praia ganhou. Eu tinha até esquecido deles. eles já foram grandes com Pelé. mas tudo bem eu ainda acrdito : Pra cima deles Galão da massa. essa pesquisa pra saber qual a maior torcida de Belô só pode ter sido encomendada por algum senador ou aquele outro que tentou ser presidente. É claro que a maior torcida é a nossa. è só andar pela cidade: só da Galo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *