Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo que vale a disputa por campanha

Com o primeiro lugar praticamente assegurado, o Galo enfrenta o Tolima na busca de se consolidar como uma das melhores campanhas da Libertadores na fase de grupos. Diferente de 2013, quando vencemos a competição, os primeiro geral não pega necessariamente o oitavo entre os segundos colocados. Desde as últimas disputas, existe um sorteio com os primeiros e segundos de cada chave em potes diferentes para definir os confrontos a partir das oitavas.

Entretanto, cabe ao melhor classificado na fase de grupos em cada confronto – até às semifinais – decidir em casa. Os brasileiros Palmeiras e Flamengo já estão com a primeira e segunda campanhas asseguradas, podendo o Galo ser a terceira, desde que o River Plate não vença. Se Los Hermanos perderem e o nosso time vencer, assim ficaria a disposição para a fase de mata-mata. Se empatar, o Galo precisa tirar a diferença de saldo. Ontem, o Estudiantes perdeu a chance de figurar entre os primeiros neste quesito ao ser derrotado pelo Velez no confronto argentino.

Essa alteração faz com que o sorteio, além dos confrontos das oitavas e que também já definem o chaveamento, permita o terceiro ou quarto colocado decidir também em casa. Neste caso, se o primeiro e segundo forem do mesmo lado dos cruzamentos. E até terceiro e quarto podem estar do mesmo lado. Como torcemos contra o vento, já disse isso aqui, desejo que os nossos adversários melhores colocados se encontrem no meio do caminho e a vantagem seja do nosso Galo no chaveamento.

Vale torcer também nas bolinhas. Não são da cbf. Essas minhas considerações estão levando em conta que vamos vencer, caso contrário, nada se pode aplicar no caso. Ano passado, a exemplo de 2013, fizemos a melhor campanha geral, porém fomos eliminados – invictos – nas semifinais pelo Palmeiras que acabou conquistando o título em cima do Flamídia no jogo único realizado no Uruguai. Chegou a hora de dar o troco nessa gente carioca e paulista.

Para hoje, ao que penso, o treinador não deverá escalar Nathan Silva. O zagueiro acumula dois cartões amarelos. Se receber o terceiro, estará fora da primeira partida da fase seguinte. Se for preservado, consequentemente, não sendo advertido – pelo regulamento da Libertadores – os cartões amarelos da fase de grupos são zerados. Assim todo o elenco ficaria à disposição para a sequência sem a preocupação dessa contagem de amarelos. Recomeça essa somatória a partir do mata-mata. E mais, não pode receber vermelho hoje, pois cairia na mesma situação.

Preservando esse jogador e com a volta do Éverson, imagino o time com ele no gol; Mariano, Rever, Alonso e Arana; Allan, Jair e Nacho; Savinho, Hulk e Ademir. Disse imagino, por ser essa a minha formação preferida, considerando os desfalques. Como sempre, sei que vou errar e El Turco pode aparecer com alguma formação surpreendente. Desde que não seja aquele infeliz e em completo desuso 4-2-4. Temos de vencer, convencer e consolidar uma das melhores campanhas, conforme justifiquei acima. Que assim seja!

Em tempo: Agora cedo, ao abrir o Superesportes e me deparar com matéria dando conta de que um goleiro de time mineiro da série B não acredita no Galo, aumentou a minha confiança na equipe. Se tivesse lido ontem, nem ia dormir direito. rsss … O tal de Daniel Cabral, ao invés de se preocupar com o seu time que está tem três anos na Segundona, buscando a visibilidade que a série B não assegura, escolheu dar pitaco no gramado do vizinho. A inveja é uma merda. TRIplete X TRIstezaB.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Jogo que vale a disputa por campanha”

  1. Jogo horroroso. Acharam que iriam ganhar a qualquer minuto. Ninguém jogou nada, uns menos que outros. O Guga é muito ruim, mas o Mariano foi horrível no primeiro gol. Junto com o Rubens, de quase herói (com aquela cabeçada caprichosa e uma finalização de classe e confiança) à quase vilão. Hulk, além de barbantinho e assistente de arbitragem, foi medonho naquele carrinho. Completou a lentidão dos dois zagueiros. Noite pra esquecer, onde nem o Nacho e Arana salvaram. Diria o Allan, mas sua lentidão me irritou. O resto nem falo. Vamos ver o que o sorteio nos reservará, principalmente o chaveamento. Jogar a primeira em casa também poderá ser um diferencial. Vamos acabar com o estigma do favorável e fazer uma campanha épica rumo ao título dessa Liberta. Ou sumimos com o otomano fake.

  2. BOA TARDE A TODOS.
    VOU VOLTAR AQUI AO ASSUNTO MAIS IMPORTANTE DO MOMENTO PARA O FUTURO DO GALO , QUE É A VENDA DO SHOPPING.
    PELO QUE TENHO LIDO E OUVIDO , A VENDA DO SHOPPING QUE SERIA A REDENÇÃO DO GALO , NÃO SERÁ MAIS…………..
    PELO QUE SE PUBLICA , O GALO VAI VENDER O SHOPPING E CONTINUAR ENDIVIDADO COM A CORDA NO PESCOÇO……………
    O ESTÁDIO IA CUSTAR UM PREÇO , AGORA JÁ VAI CUSTAR O DOBRO , MAS O SHOPPING NÃO SE VALORIZA NADA…………..
    “”PELA METADE DO SHOPPING O ATLÉTICO RECEBEU 300 MILHÕES “” , NESSE CASO A OUTRA METADE TERIA QUE VALER O DOBRO , OU SEJA “”600 MILHÕES”” …………
    O SHOPPING É UM PATRIMÔNIO DO GALO A SER VENDIDO , MAS SE NÃO RESOLVER O PROBLEMA , IRÃO VENDER A SÉDE , OS CLUBES RECREATIVOS , VILA OLÍMPICA E POR ÚLTIMO O ESTÁDIO…………..
    SEI NÃO , PARECE QUE SE AVIZINHA MAIS UM PÉSSIMO NEGÓCIO PARA O ATLÉTICO ESSA VENDA.
    E OS DEZ MILHÕES DE ATLETICANOS FICARÃO A VER NAVIOS…………
    E O FUTURO , DO ATLÉTICO?????????????
    SEM SHOPPING , SEM SÉDE , E EM CONSEQUÊNCIA , SEM TIME…………
    É PRECISO JUÍZO , E SÓ VENDER ESSE VALIOSO PATRIMÔNIO , SE FOR PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA. .

  3. Renovaram com Rever e Mariano agora só falta chamar o Luan e Tardelli pra completar o asilo , lamentável…

  4. Fase de grupos é brincadeira de criança. A parada aperta é no mata-mata. Ontem assisti Nacional-Uru x Bragantino, o clube paulista não conseguiu ver o cheiro da bola, no Uruguai. E é um time que deu trabalho para nós, nos últimos jogos. Nosso objetivo tem que ser melhorar nosso futebol, e principalmente, arrumar a nossa defesa URGENTE.

  5. Bom dia! Hoje todos esperamos uma boa partida do Time Atleticano, mas, mesmo que isso não aconteça, a vitória é algo essencial. Portanto, momentaneamente, não importa a qualidade do futebol apresentado, desde que venha o triunfo sobre o time colombiano. Quanto a próxima fase da Libertadores, naturalmente, o nível dos adversários subirá e com ele a exigência de melhor desempenho tático, técnico, físico e psicológico. Vejo uma competição muito parelha a partir das oitavas, nenhum dos competidores está tão acima dos outros, a ponto de ser considerado imbatível. Sempre importante lembar que, na fase de “Mata-Mata” não existe espaço para erros (até então tolerados.), sob pena da desclassificação, por isso, é nesse momento que os Times demonstram a sua real condição técnica e tática, além, da capacidade de superação nos momentos adversos proporcionados dentro e fora de campo.

  6. Vencer, vencer, vencer, esse é o nosso ideal…

    Portanto, que venha a vitória e de preferência com bom futebol e sem levar sufoco…

    Quanto ao time que entra jogando, o TURCO que já está aqui a meses, sabe muito bem em quem pode confiar, só espero que não invente o tal ex jogador que passa férias pagas no melhor CT das Américas!!!!!

    OBS.: o timinho azul TRI BBB mergulhado na merda a 03 anos seguidos e o cara vêm dizer que não acredita no nosso GALO, kkkkkk… que chacota!!!!!

  7. Bom dia!

    Penso que a vantagem de decidir em casa perdeu um pouco do valor com o fim do gol fora de casa. Os times sabidamente inferiores, como foi no momento de Galo e Palmeiras no ano passado, jogam pra não levar gol em casa e depois amarram o jogo da volta. Se não tivesse o gol qualificado, o Palmeiras sairia pro jogo e a fase do Galo naquele momento era muito melhor, então, teria eles teriam muita chance de perder se fossem pra cima, tanto em SP como em BH. O negócio é fazer a vantagem já no primeiro jogo, como foi na Copa do Brasil contra o Fortaleza e o genérico.

  8. O Time do Tolima:

    O Tolima, que se encontra como 2º colocado do Grupo “D”, conseguirá ultrapassar o Atlético em caso de vitória com um placar de três gols de diferença, o que é muito improvável…

    Com 8 pontos ganhos, o Tolima venceu duas partidas, empatou duas e perdeu uma, justamente para o Galo na Colômbia por 0 a 2 (Nacho e Tchê Tchê).

    Naquele jogo, em 06/04/22, embora tenha sido uma uma vitória espetacular do Atlético, o rendimento do Alvinegro foi aquém do desempenho esperado.

    O Tolima, jogando em casa, povoou o meio-campo com cinco jogadores (4-5-1) e conseguiu levar muito perigo ao Atlético. O “buraco no meio-campo atleticano” somado ao fator “zaga lenta” foram bem explorados pelo adversário em uma noite em que Mariano e Godin estavam mal.

    De lá para cá, o Tolima melhorou consideravelmente o desempenho da equipe que completou dez jogos de invencibilidade, com seis vitórias e quatro empates ao longo de cinco partidas do campeonato local, três da Libertadores e duas da Copa da Colômbia.

    O Tolima irá a campo com cinco desfalques importantes: os volantes titulares Ríos e Rovira; o meia García; e os atacantes Juan Caicedo e Alexander Dominguéz.

    O Tolima deve atuar no 4-3-3 com três volantes e três atacantes velozes na frente.

    Como deve fazer um jogo pragmático para não perder o jogo, já que o empate lhe basta para a classificação, o time colombiano deve estacionar uma carreta na frente da zaga e contra-atacar, principalmente com Plata pela esquerda, que é muito veloz, estilo “filho do vento”, para achar um gol e cozinhar a partida.

    Ao Galo, que é muito favorito, resta fazer uma partida para vencer e matar o jogo para sair em primeiro lugar do grupo e na quarta colocação geral, atrás de Palmeiras e Flamengo (já certos) e o River Plate (a confirmar).

  9. Eu fico impressionado , depois de ler a mesma materia que voce, do goleiro do ex rival, o holofote , a visibilidade que proporcionam pra quem, de alguma forma, tentam denegrir e encher de negatividade nosso clube. Noticias em todas as midias , nacional e rasteira e provinciana , como a local, regional, sempre, sempre , alguma cutucada negativa e endeusamento do ex rival, atolado por tres longos anos na B , apostando todas as suas fichas e existencia neste picareta fenomeno carioca. Pensem se fosse o contrario , se estivessemos na “confortavel’ situacao deles . Todos os dias , noticias boas pra eles, noticias ruins pra gente. Acho mesmo que a situacao deles foi por causa desta “agenda positiva”, que tampa o sol com a peneira e encobre a realidade, dura realidade. Este goleiro , de onde saiu? Onde jogou? Como diz o blogueiro , com nariz empinado , rindo e relevando destes absurdos ,….SIGAMOS

    1. Prezado Evandro, tudo que vêm dessa REDE ESGOTO quando o assunto é o nosso CAM, vêm para tentar ao máximo diminuir nosso nome, nossa história, nossos feitos, nossa fanática torcida, nossas conquistas dentro e fora dos gramados etc…

      Pura dor de cotovelo e até certa inveja, afinal, os donos dessa REDE ESGOTO são rivais flamenguistas e batemos de frente com essa corja a anos e não será diferente pros próximos, afinal, o nosso CAM só tende a crescer muito mais no cenário, então, vida que segue e que todos eles dessa EMISSORA LIXO, inclusive esse goleirinho de Série B vão a PQP!!!!!

  10. Bom dia Massa e Guru

    O Guru só se esqueceu de dizer que os primeiros lugares do Flamerda e do Palmeiras se deram em virtude da qualidade de seus adversários. Horrorosos e fraquíssimos.
    Será que se estes times estivessem em nossa chave, seriam realmente primeiro lugar? Então temos que valorizar a campanha do Galo até aqui.
    Quanto ao falastrão azul, preocupa não Guru, a sucursal da emissora lixo daqui, junto com outros mentecaptos da imprensa mineira, precisando continuar babando o ovo do Gorduxo e precisam colocar a Mariada em evidência. nem que para isto use nosso galo de muleta.

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Essa renovação do contrato do Rever até 2023, é uma coisa, no mínimo incoerente. Uai, ano passado mandaram o Tardelli embora devido a idade. E o Sub 17 do Galo levou outra lapada do Palmeiras ontem: tudo como Dantes do Quartel de Abrantes. Em relação ao jogo de hoje, que o Galo, será uma partida complicada, vez que o Tolima precisa , pelo menos do empate. Vamos depender da individualidade de Hulck e Nascho. Eu escalaria o Ademir na direita e Rubens na esquerda, pois com o Rubens o Arana poderia avançar mais ao ataque.

    1. Bom dia amigos do Galo. O jogo de hoje é mais uma oportunidade para o Mohamed demonstrar que tem capacidade para fazer o NOSSO GALO jogar bem, vencer e convencer, elenco para isto ele tem em mãos.

  12. Bom dia, prezados Atleticanos

    A missão é conquistar os 03 pontos para totalizar 14 de forma a obter a melhor classificação no geral.

    Com Hulk, Nacho, Arana, Allan e demais titulares, nosso poder de criação e ataque é bonito de se ver.
    Esperamos que as oportunidades criadas sejam aproveitadas. Que nossos craques caprichem na pontaria e façam os gols para tranquilizar a Massa.

    Ganhamos em Ibagué quebrando um tabu, onde nenhum brasileiro tinha ganhado. Acredito que iremos repetir a dose hoje no Mineirão quente para espantar o frio. Vencer em casa, Gaaloôôô!

  13. Bom dia a todos. Hj é jogo p estabilizar o time, o esquema de jogo e passar tranquilidade a torcida. Caso estejamos c o jogo na mão, utilizar outras peças, pra dar minutagem. Vamos precisar de outros jogadores. Todos falam do Neto, então pq o imbecil não.poem o menino p jogar e amadurecer. Ontem os moleques do estudiantes jogaram com uma vontade, fiquei assustado, mesmo c placar ruim, mas vontade não faltou. Que o inergumeno faça a devida leitura do jogo hj e as substituições sejam coerentes. Não penso que savinho tenha maturidade p sair jogando de titular, acredito que ele vá com o pé torto de 100m rasos mesmo.
    VAMOS GALO!!!! FOCO E DETERMINACAO EM VENCER.

  14. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer e no minimo ficar em 3 ou 4 lugar. mas não há jogos fácil na libertadores que o galo abre o olho. sobre o DM no galo até quando volta Dodô a meses no DM. Vargas foi renovar o contrato e aposentou no DM. keno joga 1 jogo e fica 10 sem jogar. aff. vai galoolooo.

  15. Prezados Ávila atleticanas e atleticanos!
    Um passo de cada vez! Vamos torcer hoje e depois torcer nas bolinhas. Temos time de sobra para sermos primeiro na nossa chave!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Eu também concordo que, para esta mídia, pare e que o Cruzeiro está em primeiro do seu grupo na libertadores e o Galo na segunda divisão. Vai continuar renovando contrato do Réver até os 90 anos ? Lembrando que Palmeiras e Flamengo pegaram gupos muito fracos, na libertadores. Em 2021 o Galo foi primeiro geral mas só pegou pedreira nos sorteios. Vamos torcer para dar mais sorte desta vez. Outra coisa é que nunca vi nada demais no Savinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.