Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo para fazer as pazes com o Torcedor

Pedro Souza – Atlético

Depois de vivenciar um dia de pacificação política, o Galo tem logo mais um confronto decisivo às pretensões do clube na temporada. Já disse que não sou adepto da teoria de time para o “ano que vem”, quero ainda viver a possibilidade de sonhar com o título brasileiro. Tampouco viver das amarguras dos pontos bobos perdidos, dentro e fora de Belo Horizonte, para equipes sem maiores objetivos na competição.

Passou, temos de olhar pra frente e – sim – projetar uma vibrante recuperação em busca de reaver os pontos jogados pelo ralo. Temos 43 pontos em 24 partidas, precisos 60% de aproveitamento. Baixo para ser campeão, porém dentro da média para vaga direta na Copa Libertadores. O sonho maior é a liderança, seguida – claro – do retorno à competição que conquistamos no ainda recente 2013.

No entanto, vale dizer, para seguir vivo e nas primeiras colocações da tabela é fundamental vencer o Paranaense dentro da casa do adversário. Provar aos implacáveis críticos e até a nós mesmos, que o resultado recente frente ao mesmo competidor foi acidente de percurso. A hora e a oportunidade é agora. Se liga Sampaoli e comandados, não precisa ser no 220, pode ser numa voltagem menor, desde que tragam a vitória.

Sérgio Coelho (esquerda) e José Murilo Procópio vão comandar o Atlético (Foto: Divulgação/Atlético)
Sérgio Coelho (esquerda) e José Murilo Procópio vão comandar o Atlético (Foto: Divulgação/Atlético)

O treinador terá à sua disposição todo o elenco. Indispensável fazer improvisações que até o momento não deram resultados satisfatórios. Alonso e Savarino estão de volta, Arana deve ficar na lateral – sem invencionices –, Vargas comanda o ataque (desde que acerte o alvo do gol adversário), enfim cada um no seu quadrado. Inclusive o nosso comandante, que opte por orientar seus comandados e não buscar seu sétimo cartão amarelo.

Ah! E claro, opinião pessoal, que tenho convicção ser compartilhada pela maioria dos Torcedores. Rafael no gol! Como já foi amplamente digo aqui por vários amiGalos deste espaço, time que ganha título tem de ter goleiro que faz defesas espetaculares, que salva e garante resultados com verdadeiros milagres.E nisso Rafael, que joga com as mãos, já mostrou que está habilitado.

Pois que, daqui da minha Araxá neste sábado, estarei enviando as melhores energias – junto com cada Atleticano de todos os cantos desse mundo – em busca da reabilitação. Não vou ficar secando concorrentes, embora evidentemente que Corinthians, Santos, Goiás e até o Vasco podem contar com minha simpatia no final de semana. Desde que o Galo faça a parte que nos é reservada.

Fechando, caríssimas e caros, como disse acima, o resultado da apuração das eleições no Galo foi uma demonstração inequívoca de equilíbrio e paz para a próxima gestão. Apenas um voto em branco e todos os demais na chapa eleita com Sérgio Coelho e José Murilo Procópio – aclamação mesmo – isso aumenta a responsabilidade de ambos e de seus futuros companheiros de diretoria.  

22 thoughts to “Jogo para fazer as pazes com o Torcedor”

  1. Essa semana falaram aqui que o Galo não tem DNA de time vencedor. Acho que quem não tem DNA vencedor é parte da torcida, que tá um muro de lamentações. Faz tempo que o clube não se prepara pra ser campeão como agora, mas tá encontrando dificuldades. E a torcida, ao invés de ir junto, parece torcer contra. Se fosse pra escolher um treinador em março pra treinar o Galo, quem seria o escolhido? Acredito que a maioria escolheria o Sampaoli. Se fosse pra escolher um diretor de futebol, quem seria o escolhido? Muitos escolheriam o Mattos. Aí, num campeonato todo zoneado como este ano, o Galo tá oscilando, mas é o segundo que menos oscila, pois está em segundo. Ah, mas gastou 200 milhões… O Framengo gastou mais que isso em apenas dois jogadores e tá atrás do Galo. Há um ano, encerramos o BR de forma vergonhosa, que só foi ofuscada pelo time do lado fresco da lagoa. O Galo tem que melhorar, não tenho dúvidas, mas acho que se ficar com complexo de que o time não tem DNA vencedor, que estão todos contra nós, isso em nada ajudará. Eu, de verdade, acredito.

    1. O Galo ganhou, sem levar gol, com no mínimo uma importante defesa dele. Tem que trocar? Pode ser que sim, como eu também prefiro o Rafael. Mas aproveita a vitória. E seca o São Paulo amanha.

  2. Acho que o pessimismo crônico da torcida é que trava o Galo e o joga pra baixo, seja com que time for montado!

    O dia que mudar de atitude do torcedor no seu íntimo o Galo deslancha!!

  3. GANHAMOS.
    AGORA É TORCER PARA O CORINTHIANS AMANHÃ CONTRA O SÃO PAULO.
    A NOSSA DEFESA PRECISA MELHORAR MUITO.
    PARECE QUE A DEFESA NÃO TREINA , POIS PERDEMOS QUASE TODAS AS BOLAS DE CABEÇA QUE SÃO CRUZADAS NA NOSSA ÁREA.
    ESTOU AGUARDANDO ZARACHO APRESENTAR UM FUTEBOL DIGNO DOS 40 MILHÕES QUE CUSTOU( SÓ
    50% DO PASSE).
    E VOU CONTINUAR PEDINDO A SAÍDA DO EVERSON CHAMA GOL , MÃO DE ALFACE , POIS NÃO PASSA NENHUMA SEGURANÇA.
    O GALO ESTÁ COMPROVANDO QUE ESSA HISTÓRIA DE CALENDÁRIO APERTADO E EXCESSO DE JOGOS É CONVERSA FIADA , POIS O GALO TEM UMA ENORME FOLGA , POUCOS JOGOS , A SEMANA INTEIRA PARA TREINAR E DESCANSAR , MAS ESTÁ CANSANDO NO SEGUNDO TEMPO.
    AGORA É CORRIGIR OS PONTOS FRACOS , TORCER CONTRA O SÃO PAULO , NÃO VACILAR MAIS E PARTIR DEFINITIVAMENTE RUMO AO TÍTULO.

  4. O Galo só dá vexame contra o paraguaio. Esperar o quê?
    Esse time já qualifico como sem vergonha.

    Com tanta porcaria protegida pelo maluco beleza, é dificil acreditar.

    começa pelo goleiro e vai…. né sacha….

  5. Se ganharmos hoje e quarta e o São Paulo pelo menos empatar amanhã, voltamos para o páreo. Mas o mais provável é que percamos 6 pontos e venhamos a concentrar as forças numa vaga pra Libertadores.

  6. bom dia Eduardo e massa.mais um jogo difícil para o galo .vencer e vencer. como disse já não acredito no marqueteiro El loco. só um milagre para ganhar o brasileirão. só nos resta é libertadores.infelismente o sampaoli nos enganou com um montes de refugos e peladeiros. a galo não decepcione mais.

  7. Sábias palavras, texto que encaixa no momento do galo. Sem invencionices, que nos custaram muito caro , time jogando como no começo da competição, com fome, buscando o gol como se fosse um prato de comida , amassando , atropelando, fazendo um gol e buscando mais um, Isto é o que nos interessa, o resto é conversa fiada ; pra começo de conversa, olha a folha do paraguaiense e a nossa, simples assim. Somente a vitoria , jogando e convencendo. Nada de ano que vem, este sao paulo não é nenhuma brastemp, abriu sete pontos, poderia ter aberto dezoito, pois vem atropelando babas a seis jogos, acabou pra eles a maratona do paraíso( vamo lá, curintia, olha o que o galo me obriga a fazer, torcer pros gambás)

  8. Bom dia!
    Rafael de volta ao gol já!.
    Ainda assim eu quero um outro goleiro. Tipo Victor quando foi contratado.
    E pra mim também já chega de Guga, Igor Rabelo, Mariano e Allan. Estão mais que reprovados, além do chama gol, Everson. Responsáveis diretos por termos perdido pelo menos uns 15 pontos. Chega de fogo amigo. Acorda Sampaoli!!!

  9. Impressionante como as palavras têm
    força para revelar quem somos nós !!!

    O ataque à outrem , a acusação como
    método de diálogo , a arrogância nas
    assertivas , a ofensa tresloucada com
    o intuito de fazer valer a sua opinião
    transformam as pessoas ao ponto
    de ridicularizá-las .

    A internet tem, realmente, um poder
    enorme ao nos mostrar tudo isso .

    Vamos pra cima do Paranaense !!!!!!

    O título TEM QUE SER NOSSO !

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    TEXTO PERFEITO E ADEQUADO PARA O MOMENTO , PARABÉNS EDUARDO.
    SEM INVENCIONICES SAMPAOLI , EVERSON NUNCA MAIS , RAFAEL TITULAR JÁ É UMA UNANIMIDADE DA TORCIDA ATLETICANA , PRÁ QUE INSISTIR COM O MÃO DE QUIABO CHAMA GOL.
    SE EMENDA SAMPAOLI. CHEGA DE PRESEPADAS DE PROFESSOR PARDAL.
    E VAMOS LÁ , RECUPERAR OS PONTOS JOGADOS FORA , RUMO AO TÍTULO .

  11. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu sabem rezar e acreditam que do céu veem bênçãos para quem merece.

    HOJE TEM GENÉRICO OUTRA VEZ. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS E ILUMINE O DOIDÃO E NOSSOS ATLETAS. AMÉM!

  12. Boa dia Massa e Guru !

    Se fora das quatro linhas às coisas se ajeitaram, dentro ainda precisamos de equilíbrio e foco. Chega de complexo de Robin Hood, tirar dos ricos e dar aos pobres. Historicamente, sempre deixamos títulos escapar com resultados negativos diante de pequenos. Se o Galo está pensando em mudar de patamar e se tornar o maior das Américas, precisa urgentemente obter respeito dos adversários. De qualquer maneira, só para garantir, além de confiar na equipe, já falei com a mulher aqui em casa. Mulher me empresta seu secador ai, que vou usá-los nos próximos três meses!!!!

    Guru ontem mesmo eu estava em sua querida Araxá se soubesse que vc estava ai, podiamos tere se encontrado para nos conhecer.

  13. Bom dia!!!

    Na real?

    Para essa 25′ Rodada bom o Atleticano se munir de uma toalha, numa mão, e um secador na outra.

    Se o CAM tem um revés hoje em Curitiba, terá chegada a hora, ao menos para mim, de jogar a toalha.

    Sete pontos atrás do líder, que pode vencer amanhã e pular a diferença para 10 pontos, me faz pegar a toalha nesta 25′ Rodada para lançá-la para cima em sinal reconhecimento da fragilidade do Time que está prestes a morrer na praia, pela 49′ vez…

    Perdeu e será jogada a toalha, simples assim, para encarar a dura realidade.

    Jogando fora como visitante o CAM soma apenas 13 pontos conquistados em 39 possíveis (11 jogos), perfazendo um aproveitamento muito baixo, em uma campanha de “Não- Campeão”, de apenas 39,3%.

    São apenas quatro vitórias, contra um empate e seis derrotas, um resultado muito pífio para quem persegue esse título há 49 anos.

    Jogada a toalha, numa nova e normal derrota, vou para o “secador” contra vários times que estão na cola pela vaga na Libertadores.

    Será que ao menos uma vaga para Libertadores sobra para o Atlético nesse 2020 indigesto?

    Pelo desempenho e tendência, estimo também que não…

    E também não vou entrar no embalo do momento, como herança maldita do Sette, que foi a lorota plantada de que veremos o GALO é no ano que vem…

    Entre ver o Galo ano que vem (mantra Poliana e dos otimistas) e jogar toalha em caso de derrota (realismo pessimista), vou optar por encarar a realidade tal qual ela se apresenta, ou seja, cruel!!!

    Hoje estou no bipolar pessimista!!!

    Fazer o quê?

    Vamoooooo Galooooooooooo!!!

    Eu acredito!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *