Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A irreverência do Atleticano contagia o mundo

Imagem: redes sociais

Apesar da falta de jogos e da saudade em ver o Galo jogando, o torcedor não perde o jeito atleticano de ser e tampouco se esquece de que faz parte da torcida mais apaixonada do Brasil. Seja na Copa do Mundo, pelas ruas de Belo Horizonte e em todo o lugar do planeta, deixamos claro que “o Galo é o time da virada e do amor”. Eu, particularmente, já acompanhei o time em alguns compromissos fora de Belo Horizonte: no interior de Minas, outros estados e até mesmo no exterior.

A nossa alegria contagiante, que maltrata adversários, toma conta das ruas do mundo. A verdade é que onde tem atleticano reunido, invariavelmente tem música, festa e – claro – a presença de gente bonita. Notadamente elas, as queridas atleticanas, são as mais belas entre todas as mulheres.

Fica claro que a presença do Galo e de seu torcedor, onde quer que seja, é sinônimo de bom humor e euforia. Foi assim, mesmo sem êxito, no Mundial de Clubes de 2013, que passamos pelo Marrocos e deixamos nossa marca.

Fosse na praça, em meio à apresentação de serpentes, que parecem hipnotizadas pela música de uma flauta; no mercado, um dos lugares mais curiosos que já vi em meio a tantos corredores; no estádio, apesar do mau desempenho do time; marcamos presença e encantamos a quem viu a Massa passar. Até mesmo no caminho de ida, onde alguns fizeram conexões nos países europeus, marcamos a memória daquela gente usando o manto alvinegro.

Agora, na Copa da Rússia, quem esteve ou ainda continua por lá tem registrado a presença marcante da nossa torcida. Tomamos conta das ruas, praças, estações do metrô, chamando a atenção da imprensa mundial. Veja no Facebook do blog um repórter trajando adereço do Galo e falando sobre o nosso time do coração.

Imagem: redes sociais

Ainda, nesta mesma Copa do Mundo, num dos jogos mais complicados da Seleção Brasileira, o Galo foi lembrado e exaltado. A difícil vitória sobre a Costa Rica, só obtida nos instantes finais, apesar dos dois a zero, teve toda dramaticidade atleticana. Contada, cantada e reconhecida até por quem não é Atleticano. O Brasil empatava em zero, até que veio o gol salvador no final do segundo tempo e o outro nos acréscimos. Só com o Galo este enredo acontece.

Como se não bastasse, o mundo se lembrou e fez reverência ao goleiro Victor, apesar dele sequer estar na Copa do Mundo. Afinal, a defesa do goleiro russo na penalidade batida pelo espanhol Aspas, fez refrão. “Eu vi Aspas ir para bola e o Akinfeev de bico isolar”. A defesa do goleiro foi idêntica a do nosso São Victor na penalidade de Riascos pela Libertadores de 2013.

Alguns arriscam dizer que ainda falta algum goleiro tomar gol de costas na Copa da Rússia. Assim, a festa no recesso teria ainda mais um interessante ingrediente para amenizar a abstinência de Galo. Conversando, entretanto, com amigos mais antigos que eu no futebol, garantiram-me que um goleiro russo teria atuado em Minas Gerais, no início do século passado. Parece que o nome dele era “Levanov”.

A Bélgica ontem, também se inspirou no Galo. Se transformou no time da virada e atropelou o Japão.

Enquanto esse torneio da FIFA não termina, seguimos de olho nos acontecimentos da Cidade do Galo. Lamentando, é claro, a contusão do Blanco e torcendo para que o seu substituto – seja qual for o escolhido pelo Larghi – dê conta do que vinha fazendo o jovem atleta. Se Roger Guedes fica ou não, é assunto que foge à nossa capacidade. Tomara que sim, caso contrário, que seja igualmente bem feita a sua reposição.

19 thoughts to “A irreverência do Atleticano contagia o mundo”

  1. Boa tarde,

    Todos possuem suas opiniões e a minha é que o Blanco fará muito mais falta ao time do que o próprio Roger Guedes.
    Roger Guedes marcou vários gols, mas, perdeu muitos e outros tantos deixou de dar assistência.
    Se os novos reforços possuem a característica da assistência, quem ira arrebentar daqui para frente é o Ricardo Oliveira.
    Podemos jogar no 4-2-3-1 que nosso time ficará mais reforçado na defesa e ainda terá o ataque com quatro jogadores.
    Esta formação entraria o José Welison e na formação atual entrará o Elias.
    A defesa parece que estão para vender o Bremer (só espero que não saia de graça) daí, poderão contratar o tal sherifão que todos pedem.
    E o Cazáres será que ninguém quer?
    Estamos aguardando esta tal janela europeia e sua consequência, acompanhando, e todos que foram bem no primeiro semestre iram perder jogadores, espero que o Galo fique na média do demais com relação as perdas, já que nas contratações me parece que fomos bem melhor do que os demais.
    E esta copa que não acaba nunca!
    Saudações aos Atleticanos

    1. Concordo plenamente, o Blanco foi a melhor contratação do Galo para este ano, acho que a venda do Bremer é prematura, o cara começa a mostrar futebol e já é negociado. Vendem e depois trazem um monte de jogadores, gastam até mais do que arrecadam com a negociação com jogadores que quase sempre não dão certo.

    2. Discordo da comparação! Quem é o Gustavo Blanco para ser comparado ao Roger Guedes!!! Pelo amor de Deus, devo estar assistindo jogos diferentes… ou não entendo mais nada de futebol!

    3. Wellington Silva, concordo contigo sobre a importância do Blanco para o time. Pra mim, segundo melhor neste semestre, atrás do Adilson.
      JC, “parece que você não entende muito mesmo de futebol”!…hehe…brincadeira, amigo! Vou ponderar uma questão aqui, de certa forma, concordando contigo! Por mais que realmente avalie as atuações do Blanco como ótimas e surpreendentes (sendo inclusive um dos maiores pontuadores do Brasil no Cartola), é mais fácil encontrar e fazer a função de marcador de meio-campo, primeiro ou segundo volantes, do que de atacante, artilheiro. Por isso os altos valores de transações mundo afora. Então, mesmo achando o Blanco ótimo, até melhor do que o Roger Guedes, este último é mais imprescindível do que o primeiro.
      A questão agora, entretanto, é torcer para alguém fazer bem o papel do Blanco e torcer para o garoto se recuperar bem para a Libertadores de 2019!
      Saudações atleticanas a todos!

  2. Não desejo mal a ninguém, de verdade, mas eu pergunto, por que Gustavo Blanco, nosso grande achado no meio campo, se machuca ao ponto de só voltar ano que vem e Patric e Fábio Santos nunca saem do time?

    Fora Patric!
    Fora Fábio Santos!
    Fora Gabriel!
    Elias? Que fique no banco e olhe lá!

  3. Só eu vi semelhança no primeiro gol da Bélgica com o gol salvador do Leonardo Silva na final da Libertadores? Se a cabeçada não foi no mesmo lugar, pelo menos a bola caiu no mesmo lugar.

  4. Ver Atleticanos pelo mundo já virou rotina… bacana demais ver nossas camisas por aí nesse mundão!!!!!!!!!!

    Quando a gente acha que tudo está sob controle no Departamento Médico vêm essa do G. Blanco… que o treinador consiga achar o reserva ideal pra essa posição… sai olho gordo!!!!!!!!!!!!

  5. Foi noticiado há pouco que o Palmeiras negou a proposta do Porto por Roger Guedes. Só irá vendê-lo por 10 milhões de euros.
    Como deve estar a cabeça do jogador? Meu receio é que com toda essa novela, o seu desempenho em campo seja prejudicado.

  6. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Muito boa a sua resenha. Realmente, a irreverência do Atleticano incomoda muita gente. Infelizmente, deram azar na vida e tiveram que optar por clubes sem expressão, tanto aqui, como no mundo afora.
    Noticia triste mesmo foi a grave contusão de Blanco. Mas fazer o que? São coisas do futebol.
    Em outros tempos, estaria preocupado, pois tínhamos apenas um time e não um elenco.
    Porém, no atual momento a diretoria “limpou a sua barra” e trouxe reforços para compor o elenco.
    Para mim, Elias sai na frente para ocupar essa vaga. Seria também um bom momento para testar o Galdezani e Welison.
    Boa sorte ao Thiago Larghi e que ele escolha os melhores. Precisamos muito ganhar esse BR de 2018.
    Saudações Alvinegras,

  7. Bom dia Eduardo e Massa!
    kkkkkkk…Essa do “Levanov” foi a melhor..rs.

    Que lamentável essa contusão da Blanco, logo agora que estamos nos preparando com tempo pra pegarmos duas pedreiras na volta do brasileirão (e esse torneio de verão na Russia que não acaba nunca!).
    Espero que o tal José Welison seja bom de verdade e possa ser o companheiro de Adílson na proteção de nossa peneira. Tô impressionado com a enquete promovida pelo Superesportes apresentando a preferência da torcida pelo fraco Elias. Será que ninguém aprende? Esse cara não marca ninguém! Que TL seja iluminado, lúcido e inteligente pra não cometer essa insensatez!
    O que é que esse Galdezani veio fazer no Galo?

    A cada gol feito pela seleção lá fora e comemorado pelo povo, aqui um bandido de toga solta outro. Que esse lixo acabe logo!!

  8. Bom dia massa PS e Guru. Enquanto ficamos aqui hibernado esperando o fim da copa do mundo, vamos acompanhando o movimento lá pela cidade do Galo e Lourdes. Esperançosos com os novos contratados e a efetivação de TL, mas ao mesmo tempo preocupados com a contusão de Blanco. Logo agora que o cara acertou nosso meio de campo. Fará muita falta à equipe e creio que TL deverá novamente deslocar Luan para jogar no meio e reforçar a marcação. Bom, vida que segue.

  9. BOM DIA EDUARDO
    BOM DIA ATLETICANOS E ATLETICANAS

    Que o Grande Arquiteto ilumine a todos e derrame muita Luz, saúde e felicidades.
    ” A paixão do Atleticano chega a ultrapassar os limites . Como é bom e gostoso ser Atleticano ”
    —— Nós não vivemos de Títulos, nós vivemos de CLUBE ATLÉTICO MINEIRO ——
    Um abraço a todos

  10. A perda do Blanco foi lamentável.
    Mas estamos cheios de reforços excelentes.
    E pelo andar da carruagem o Roger Guedes tá confirmado.
    Então amigos, é pá e bola.
    É galão só aguardando o final do torneio de verão.
    Galoooooo.

  11. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que sonham com o dia 18 de julho, dia de nossa libertação dessa prisão solitária que é a vida sem o Galo em campo.

    Muito interessante a sua resenha de hoje Eduardo. Eu que detesto esse torneio de verão russo, só chego à frente da TV para ver um ou outro lance reprisado e é claro, os gols. Mesmo assim vi vários momentos em que o Galo foi lembrado sendo a defesa do goleiro russo o mais emblemático. Já vi bandeiras do Galo em praticamente todas as cidades e também o repórter com o Galo na cabeça em talvez o dia mais feliz de sua vida.

    O Galo realmente é essa presença marcante em toda parte, sempre de maneira festiva e irreverente. Mas, o bom mesmo é viver o Galo em campo. Um abraço amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *