Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Início Promissor

https://www.flickr.com/photos/clubeatleticomineiro
https://www.flickr.com/photos/clubeatleticomineiro
Roberto Caldeira

Vivemos esperando dias melhores… E o Galo voltou com um início promissor, como há muito tempo não se via. Se pararmos para relembrar o que vinha acontecendo desde 2017 e o que aconteceu no início deste ano, não dava pra imaginar, em tão pouco tempo, voltar a ter orgulho ao assistir um jogo do Galo.

O Galo forte e brigador voltou!

Como disse na semana passada, o planejamento mudou, o discurso é novidade e o futebol melhorou!

O Galo escreve certo por linhas tortas (rsrsrs). Penso comigo que se não fossem os vexames no início do ano, será que teríamos acordado pelo mal que faziam ao Clube. Antes tarde do que nunca! (não me canso de dizer).

Até que enfim os Gestores do Clube entenderam que precisavam fazer algo diferente, pois o Galo havia tomado um novo rumo, onde restava apenas investir e fazer a coisa certa.

Ohhh nós temos Diretor! Ohhh nó temos Treinador! Ohhh nós temos jogador!

Mas isso é só o começo de um longo, árduo e complexo projeto. Falta muito trabalho a ser feito e muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte de transição para o Novo Galo.

https://www.flickr.com/photos/clubeatleticomineiro
https://www.flickr.com/photos/clubeatleticomineiro

No aspecto do Futebol, ainda é cedo para traçar qualquer prognóstico. O time precisa de mais reforços (na minha opinião, pelo menos um atacante matador e um maestro no meio campo). Além disso, muitos dos outros times ainda não estão num bom ritmo de jogo. A coisa ainda vai apertar.

Mas foi um início promissor. O Atleticano terminou feliz o Dia dos Pais e segue confiante para o próximo jogo contra o sempre encardido Corinthians. Vai pra cima deles, Galooo!

No aspecto extra campo, mesmo que estejamos assistindo uma mudança no discurso, no planejamento e na execução, também ainda é cedo pra dizer que vai dar certo. Ao que parece, tomamos um novo e melhor caminho. Mas ainda não há clareza nesse caminho. E o que pretendem as pessoas que comandam o Galo.

Não devemos relaxar, mas devemos compreender que estamos no momento perfeito para repensar o Galo e garantir um futuro promissor, independente de quem sejam os próximos Presidentes.

Nunca é demais lembrar dessas bandeiras: Profissionalizar, Democratizar, Renovar. Modernizar o Clube!

O Galo jogando junto da Massa, dentro e fora de campo, será imbatível!

E tenho dito…

Vai pra cima dele Galo!

25 thoughts to “Início Promissor”

  1. Boa Noite Roberto, Eduardo e Atleticanos! Incrível como em apenas uma partida de futebol e uma apresentação promissora gera fluidos de otimismo no torcedor. Estamos no inicio do campeonato e creio que o time do Atlético tem muito ainda a apresentar e evoluir. Por certo, estaremos brigando nas primeiras posições, caso não aconteça anomalias.
    Aproveitando o espaço gostaria de tecer alguns comentários sobre a critica do Gerson, conhecido como canhota de ouro, sobre o time do Atlético ser ruim e tocar mal a bola. Se isto foi para os trinta minutos iniciais do jogo de domingo, posso até concordar concordar; mas depois, o timinho megalomaníaco dele foi amplamente anulado. Não tiveram praticamente nenhuma chance a mais . E se não fosse o pouco tempo de entrosamento teríamos dado um balaio neles no segundo tempo.
    Para mim criticas dessa natureza soam como inveja de quem só admite e vê qualidade e capacidade nas equipe do Rio e São Paulo; é pura dor de cotovelo ao verificar que o time da CBFLA não é tão superior aos demais. Então, para o SR Gerson recomendo, procurar remédios para uma dor de cotovelo que ainda vai lhe acompanhar e atormentá-lo por todo o campeonato brasileiro. RSRS.
    Saudações Atleticanas.

  2. Sampaoli é realmente diferente dos outros técnicos que conhecemos. Tem talento, sabe organizar um time e mudar a estratégia muito rápido. É aquele cara meio gênio, meio louco. Mas nem por isso iremos ser baba ovo de ninguém. Se o cara quer ser campeão Brasileiro, ótimo, estamos juntos e vamos buscar o título.
    Porém, ele não é dono da verdade e nem tudo que diz significa que vai ser sucesso. Pés no chão, moçada. Sem complexo de vira latas.

    Pedir mais 5 reforços me pareceu meio exagerado. Quem vai pagar a conta? Entendo que ele está obcecado em busca do campeonato. A torcida também está alucinada com a possibilidade. Só que a diretoria não pode sair feito doido contratando e dispensando. É preciso ter serenidade. Mais na frente o prejuízo pode ser grande demais em ações trabalhistas e empréstimos impagáveis.

    Será que na base não tem ninguém pra suprir as necessidades? Ou algum atleta do time de transição não poderia ter nova chance?

  3. Tenho certeza que, com SAMPAOLI, iniciou-se um novo ciclo no GALO. Como alguns argumentam aqui, discordo e não vejo um “novo Galo doido”. Aquele momento vitorioso passou, hoje temos uma idéia de jogo, um esquema definido, um time corajoso, treinador inteligente e com coragem para enfrentar qualquer adversário dentro e fora de casa. Uma pergunta vem sendo feita nos posts sobre MAILTON e DYLAN BORRERO. MAILTON vai ter que melhorar muito, é mais ponta que lateral. DYLAN, acho que vai evoluir muito com Sampaoli, é um dos meias disponíveis no elenco, e penso que será usado. Faço uma observação referente a CAZARES e OTERO: acho que os dois ligaram o dane_se, não estão nem aí, vejam as atitudes dos mesmos, enfim, estão fora. Já MAILTON e DYLAN, “acho, penso, suponho”, que embarcaram nas atitudes não profissionais, principalmente de OTERO, e tomaram uma GELADEIRA da diretoria e comissão técnica. Mudando de assunto, após o jogo contra o flamengo, muitas entrevistas foram dadas pelos nossos, normal, até porque vencemos, mas, é bom que os responsáveis por essa área controlem os jogadores e dirigentes falastrões, isso também faz parte do pacote que ganha campeonato. Deixa o favoritismo e a mídia para os de sempre. Enfim, sigamos trabalhando.

  4. Sampaoli está pedindo centro avante.
    CADÊ BRUNO SILVA , jogador que quando entrou mostrou qualidades. É novo , mas precisa jogar.
    O Palmeiras tem um tal de Patric de Paula , que aos 19 anos é o melhor jogador do time.
    É PRECISO BOTAR OS NOVOS PRÁ JOGAR E BRUNO SILVA É UM DELES.

  5. Boa tarde Caldeira, xará e amigalos!
    É isso aí…o GALO está deixando aos poucos de ser aquele time previsível aos olhos dos adversários. Estávamos entrando em campo já como derrotados e manjados. A “doideira” bem vinda de Sampaoli deixa interrogação na cabeça do outro time(treinadores e jogadores). Hoje temos poucos considerados titulares e o elenco aceita essa condição. Isso derruba qualquer prognóstico e palpite antecipado dos jogos. Sampaoli está deixando comentaristas sem graça diante das câmeras. Essa diferença pode nos colocar em vantagem daqui pra frente. Embora ainda tenhamos a carência de um bom atacante o começo é promissor e bem diferente do que vivenciávamos anteriormente…..(O CARA É DOIDO MAS UM EXCELENTE TREINADOR)

  6. Alonso e Arana tem a cara e alma de Galo, vão dar muito certo. A torcida vai se empolgar com eles. Também o Alan já tem melhorado muito, dando o que a torcida quer que é vontade de ganhar sempre, não perdendo divididas e partindo prá cima. Vai Galô..

  7. O time jogando o que jogou domingo, a evolução gritante que temos acompanhado, quem sou eu pra pedir um centroavante, ou um 10, ou oportunidade pra base…o argentino, em pouco tempo tem provado a mim, pelo menos, que eu não entendo patavinas de futebol. Sou bom pra cornetar, entregadores de camisa, como os dinossauros que passaram pelo Galo, além dos estagiários medrosos. O senhor Levir, ao qual sou grato pelas suas primeiras passagens pelo Galo, na última, foi uma decepção. Homem sem ambição, impedia o clube de investir em bons jogadores, queria ser o engraçadinho pra imprensa, sujeito bonachão, mas que trouxe enorme prejuízo e atraso ao Galo. Esse tipo, eu vou cornetar sempre, mas ao Sampaoli eu pedir pra escalar esse ou aquele…parei.

  8. Caros,

    Com todo respeito, Graças a Deus q NOSSO EDITORIAL hj saiu da DEFESA! Com pouquim de respeito +, temos q REFORÇAR o TIME, O PLANTEL, meio campo e ataque, tb! PRÁ CIMA, GALO!

    O NOSSO GALO É NOSSO!!!

    Dentro da tradição, o Curica é mais perigoso para O NOSSO GALO do q o urubu…nem sempre foi assim e a história começa nos 90. Antes, foi equilibrado. O crescimento do Curica se dá no contexto da REDEMOCRATIZAÇÃO. Fora debate POLÍTICO, é um FATO! O Urubu tá mais ligado aos MILITARES, anterior (coincidência?), embora o clube do Rio depois ñ tenha baixado a guarda, ñ! FATO…

    Q o precedente tem a ver com NOSSO GALO e com o AQUI E AGORA?

    Tem tudo a ver…futebol – política – religião, TUDO A VER! Nosso Galo hj tá numa opção! SIGAMOS!

    Havia no Mineirão ANTIGO a faixa na arquibancada central: “DEUS NO CÉU E GALO NA TERRA! Dizeres de grande espiritualidade, grande sacada dA Antiga MASSA. Establecia ali nossa RESPEITOSA reverência, nossa religiosidade autêntica. Deus no Céu, e nunca enviou nenhum PROFETA dizendo de preferências clubísticas. Acabei com a Bíblia e ñ li nos Contos Sagrados e ELE assim falou: NA TERRA fazei vossa parte. TRABALHAR E CUIDAR! Cuidar do NOSSO GALO é conosco!

    …E deixa EL LOKO trabalhar! Ele é Alexandre Mattos! Quem será contra?!

    A PATOTA, combatê-la com as armas do precedente e do VENCER VENCER VENCER!

    CUIDAR do NOSSO GALO e ter cuidado com a PATOTA SV. Futebol tem de GUERRA e de política, tem infiltrados, tem furão, sabotador e…, Será? São mesmo?..Onti no “Começo que acende a fagulha Atleticana” insistiram, (pode ler?, comentar? posso? Se ñ posso, peço licença! LIBERDADE DE EXPRESSÃO é liberdade de dizer ASNEIRAS?)…Teve q disse q torcia pro Cazares voltar, jogar bem prá ser VENDIDO! ( pq leio isso? SOS!)

    …COMÉDIAS, pretextando de atleticanidade, numa ignorância sem fim e sem categoria nenhuma, mesmo na VITÓRIA….invocaram entre outros q ñ quero citar, Pelo pouco de RESPEITO aos q nos OBRIGARAM há anos atrás a ver jgs depois de dura labuta na SEGUNDA, e na 6ª, antes de cair na night…bem, invocaram o Mequetrefe do PATRICK, etc. Como um sujeito q é ATLETICANO, depois de sapecar o urubu FICA DE DELÍRIOS com um Perna de Pau ai, um SALAFRÁRIO q ñ deu retorno nenhum ao CLUBE em + de 10 anos de um dos contratos mais “CABULOSOS” de todos os tempos? CRUZES!…

    Daqui a pouco surge UM (só sendo UM prá saber!) dizendo q TORCE até hj FERVOROSO pra Renato Gaúcho, Pastor PIPOCA, torce pra FABÍOLA cerca lourenço, prá Neto, Afonso Paulino, q o bom era Tite, etc.

    …Vestiram a camisa o precedente?…passa no sabão e no sal grosso!…TOC TOC TOC! Vade Retro!

    O precedente tem a ver com ‘NÃO basta vestir a camisa’. O NOSSO GALO é um clube de futebol PT

    El Loco é a centelha, assim foi Cuca! Alexandre Matos é a centelha, assim foi Maluf (são essas as referência!) O resto é nivel baixo, é invocar PATIFARIA! Q o MECENATO tenha sensibilidade, ñ aquela sensibilidade de barulho de copo caíndo no chão, de camisa contra vento, ou vestiu a camisa, beijou o escudo, elogiou A Massa, virou torcedor e F-S!

    PARO COM A CONVERSA FIADA!

    QUEREMOS O BR!, esse Ano! Ó finado LulluGALLO q comentava aqui é deixou VIÚVAS, cadê vc, fi? O AnoQVem chegou, fiLHÃO, engole essa, seu MAL CRIADO!… Ô SETTE & Cia, fala e é NÓIS!: Reforços e na MENTALIDADE VENCEDORA!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  9. Amigalos,
    Alonso, Allan (carrapato Pierre), Arana, Franco (carrapato Josué), Savarino, jogam muito….Nathan está muito bem….
    Esse é o CAMPEONATO do GALO……..
    Bica bicudo….

  10. Assunto pouco explorado foi a ausência de Otero. Não duvido nada que jogue contra o corinthians. Explico. O corinthians tem uma das melhores defesas do Brasil, joga muito compacto, chances de gol serão raras. O que Sampaoli pode ter pensado é, vou deixar treinando chutes de fora da área durante a semana, calibrar a pontaria. Já pensaram nisso? Olha só, o técnico é estrategista, escala de acordo com a adversário, não me surpreenderia se ele iniciar o jogo.
    Alô Diretoria, melhorar o áudio do Mineirão ok, e colocar mais faixas e bandeiras no estádio.
    Um dos amiGalos manifestou e eu pensei a mesma coisa no domingo: QUE ORGULHO ASSISTIR A UM JOGO DO GALO!!!!

  11. Bom dia Caldeira, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    tivemos um início promissor, mas é só um começo de trabalho, que tem tudo pra dar certo se for feito com calma, sem atropelos e cobranças exageradas….
    Que nem o Galo e nem a nossa torcida se deixe levar pelos “falsos profetas” do eixo porque a última coisa que eles querem é que o Galo seja campeão…
    Ontem o esperto Luxemburgo cravou o Galo e o time da Globo do Rio como favoritos ao título!!!! Velhaco que é, tirou toda a responsabilidade do time dele!!!!
    Em 2012 terminamos o primeiro turno apontado por todos como o “virtual campeão” e no segundo turno “forças extra campo” deram o título para o CBFlu…
    Todo cuidado é pouco!!!! Mas somos escolados e não vamos entrar nessa pilha!!!!
    uma ótima terça a todos….

  12. Prezados, nosso craque é o Sampaoli. Há tempos não tínhamos um treinador tão capaz, tão criativo e fora da caixinha como o argentino. Chega de mediocridade. Vou falar um pouco sobre o jogo e sobre a forma que jogamos, que é meu tema preferido. O GALO não jogou com três zagueiros. Gabriel foi, às vezes líbero, às vezes volante. Quem acompanha e curte futebol, há de lembrar dos italianos Scirea (já falecido, campeão do mundo em 82), e Baresi, líberos. O líbero torna-se um zagueiro ou um meio campista, dependendo da situação. Diferente dos três zagueiros em linha, habituais no Brasil. Enfim, Gabriel estava fazendo má partida e, por isso, a entrada do ótimo Jair, foi fundamental para a nossa vitória. Sampaoli é estrategista de primeira. Colocou o ótimo e incansável Alan Franco, pela direita, ajudando Guga na marcação. Por isso, o lateral fez sua melhor partida com a camisa do Galo. Nathan, jogou de meia e jogou de 9, foi também fundamental na marcação do Willian Arão e da saída de bola do urubu. Ótimo investimento a grana que gastamos nesse atleta. Temos hoje, várias alternativas e formas de jogar, escalações surpresa, como a de domingo, serão frequentes. Nosso estilo de jogo corre riscos, é verdade, mas já dizia um grande sábio, “o caminho do risco é o sucesso”. Prefiro correr riscos, como corremos no domingo, mesmo que houvéssemos perdido o jogo, do que jogar como fizemos ano passado contra o urubumídia, de forma covarde e na retranca. O ano promete, nosso time ainda está em formação. Para os que continuam pedindo um camisa 10, esqueçam! Com Sampaoli, terão vez os camisas 8, os meio campistas que atuam de uma intermediária à outra, que marcam e chegam na frente. Acredito que no GALO (e no futebol mundial), os 10 clássicos, que só participam do jogo com a bola nos pés, terão cada vez menos espaço. Sangue nos olhos, cada jogo deve ser jogado com se fosse a final do campeonato, temos grandes chances de conquistar o brasileiro em 2020. Simbora, GALO! SAN.

  13. Comentários que me assombram
    ===========================
    Ah! temos que ter os pés no chão porque
    os outros times ainda estão em formação
    e irão dar muto trabalho .
    E NÓS , NÃO ?

    Transmissão do jogo
    =================
    O narrador chama o comentarista para
    que ele explique o ” movimento giratório
    correto do corpo que o F.Luiz deveria ter
    feito para tirar aquela bola…..”

    NESTE MOMENTO PULEI DA JANELA !
    Não é possível que esses caras consigam
    ser cada dia mais idiotas , patéticos .

    1. O melhor (ou pior) do narrador, nobre Barata, foi o “dito cujo” ficar, de tempos em tempos, “chamando o telespectador para curtir o som da torcida”… Quanta babaquice!!! Abraços!

      1. TEOBALDO ,
        esse narrador é aquele que adora dizer “no peito, na grama” como um bordão .

        Além da expressão “do jeito que ele gosta” em qualquer bola que qualquer jogador venha a participar.

        Deve conhecer todos no Brasil inteiro.

        Ultimamente, seguindo o conselho de meu filho , eu passei foi a rir dessa vergonha que esses caras são

    2. Barata meu caro

      Se vc pulou da janela com isso, imagina vc ouvindo o Gerson gaga metendo o pau no galo.

      Aquele mesmo que ficou notório pelo bordão:
      Gosto de levar vantagem em tudo, certo?

  14. Somos atleticanos e isso basta. Simples Assim,
    Foi eu quem disse a frase acima citada pelo ilustre amigalo.
    Pois sempre darei meu amor e apoio incondicional ao nosso Glorioso Galão da Massa.
    Bica Bicudo.
    Novos tempos novos rumos e com muita fé em Deus, estamos no caminho certo e colheremos bons frutos em um futuro próximo.

  15. De fato, está muito cedo para fazermos alguma previsão sobre o futuro do Galo no Brasileirão, mas, o Cartão de Visita foi interessante, temos que admitir. Apesar de algumas falhas que necessitarão ser evitadas futuramente, o que se viu é animador. Em relação à Torcida, acredito que os Gestores do Atlético deveriam melhor enxergar o seu imenso potencial, valorizando-a através de uma participação mais efetiva no Clube. Isso, é claro, com o estudo aprofundado e sério sobre as diversas possibilidades de assim fazê-lo.

  16. Bom dia pessoal.
    Estamos caminhando, porém ontem fiz alguns comentários em relação a jogadores que não estão sendo aproveitados: o colombiano e mailton. Se um é considerado uma joia e o outro será utilizado como reserva do mariano, pq não inserí-los aos poucos? Penso que cria uma desmotivação ao jogador. Sei que não da pra aproveitar todos, mas temos que ter todos á disposição e bem.
    Gostaria da opinião dos amigalos
    Saudações a todos.

  17. Bom dia amiGalos,

    Li aqui ontem de alguém que disse:
    “que aos 42 anos, teve mais sofrimentos que alegrias com o Galo”
    Pois é, eu com meus 60, conheço um pouco mais que ele da nossa história, e mais a diferença do Atleticano, para os outros torcedores é que:
    “Nós somos Atleticanos” e, isso basta.
    O sangue preto e branco é “forte e vingador”, assim, “uma vez até morrer”.

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”.

  18. Bom dia Caldeira e massa ATLETICANA.
    É preciso melhorar o Som do DJ da torcida , um som mais empolgante e sincronizado com o jogo , sempre incentivando o time.
    E na decoração , LOTAR as arquibancadas de Bandeiras ALVINEGRAS , enquanto durar essa pandemia.
    E claro , torcer para o mais rápido possível , liberar a entrada da Massa ATLETICANA para lotar as arquibancadas e transformar o MINEIRÃO EM UM MAR DE BANDEIRAS PRETA E BRANCA.

  19. Bom dia Massa e Guru

    Parabéns Caldeira pelo post de hoje, que teve a defesa das ideias do Renova Galo, não como assunto único e principal como vinha sendo suas postagens, mas como assunto acessório. Estamos vivendo um momento de otimismo dentro e fora das quatro linhas que desde 2013 e 2014 não vivíamos e as mudanças pleiteadas pela torcida administrativamente estão acontecendo e o reflexo está sendo sentido no campo.
    Hoje temos diretor de futebol e um técnico que teve a coragem de mandar embora um bando de jogadores medíocres, e ao mesmo tempo trouxe jogadores com o perfil que o clube precisava. O detalhe é que, se antes tínhamos os chamados titulares imexíveis, hoje nenhum jogador carrega este rótulo, daí meu amigo se quiser entrar no time tem de correr porque senão vai ficar vendo da arquibancada e nem no banco de reservas irá ficar.
    E a mudança mais importante e contundente que está acontecendo é fruto da filosofia Sampaoli dita logo que assumiu o comando técnico da equipe:
    “O time é que tem de empolgar e empurrar a torcida e não o contrário”

  20. E não temos mais aquele time que se acovardava, na retranca, quando jogava fora. Ainda temos pelo menos 4 jogadores que se destacam muito: Alonso, Arana, Allan e Marquinhos. Foi um bom começo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *