Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Início de temporada motiva o Atleticano

Depois de duas temporadas tensas, que sinalizavam um terceiro ano de incertezas – salvo melhor juízo -, os sinais vindos da Cidade do Galo são animadores. Longe de poder comemorar, uma vez que isso só será possível depois de resultados efetivos e consistentes em campo. Aliado a conquistas, claro!

Os primeiros momentos são estimulantes. Para quem reclamava até dias atrás da falta de anúncio de nomes, desde treinador até jogadores, o avanço foi considerável. Mesmo considerando que ainda faltam novos nomes para chegar e assumir lugar no time. Laterais, especialmente do lado esquerdo, uma vez que esse Maílton pode vingar.

Na zaga, temos opções com o bem vindo retorno do Gabriel. Creio que se jogar no Galo aquilo que mostrou no Botafogo, vamos ter uma boa dupla, ambos com estágio no time carioca. No gol, considerando a permanência do Cleiton, ele e Victor asseguram a temporada. E ainda tem os garotos que não tiveram chance. Queria o Robertinho no Galo para lapidar nossos goleiros.

Talvez no meio de campo esteja o nosso setor que é responsável pela mudança de comportamento do Torcedor. A chegada do Allan tem toda relação com essa situação. Seguro e com números que criam boa expectativa. Ele, ao lado de Jair e Blanco, é o sonho do Atleticano. Ainda contamos com a possibilidade de permanência do Nathan, que depois de um início tenebroso, acabou achando seu lugar na equipe e recuperou parte do futebol que encantou ao mundo quando surgiu no Paranaense.

Lá na frente é seguramente o lugar mais preocupante. Cazares tivesse um mínimo de juízo, seria o nome da camisa 10 no futebol brasileiro e com visibilidade para o mundo. Será que este ano vai ser diferente. Não confio, mas torço. O Borrero seria mais um nome para o setor, ou Hyoran, ou Marquinhos, ou outro que possa despontar? E o goleador, aquele que vai balançar as redes adversárias? Quem seria?

Ricardo Oliveira passou a temporada de 2019 longe daquilo que já foi no passado, até mesmo no seu primeiro ano atuando pelo Galo. Di Santo, apesar de mostrar muito mais doação que o seu concorrente, não tem cheiro de gol. Sua trajetória comprova isso, e aqui mesmo, apesar de defendê-lo por preferir sua escalação ao RO, errou gols incríveis quando foi lançado.

Diante disso, acho que falta pouco para a diretoria fechar o grupo, mas ainda temos necessidades urgentes para a disputa do Mineiro e da Sul-Americana que batem à nossa porta. Quero confiar naqueles companheiros Atleticanos mais próximos aos fatos internos do Galo. Alguns deles me pedem paciência e asseguram que posso ficar tranquilo que ainda tem coisa boa para chegar. Quero muito, além dos nomes para os setores carentes, também aquela “cereja” que cheguei a ouvir durante a semana. Sobre uma grande contratação, sem, entretanto, qualquer nome mencionado.

Se tudo isso se confirmar, creio sim na possibilidade de uma grande temporada do Galo, seja em Minas, no Brasil e também na América do Sul.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

33 thoughts to “Início de temporada motiva o Atleticano”

  1. Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!
    Fora Rui Costa!
    Dayverson não!
    Vanderlei não!

    FORA RICARDO OLIVELHO!
    FORA RICARDO OLIVELHO!
    FORA RICARDO OLIVELHO!
    FORA RICARDO OLIVELHO!
    FORA RICARDO OLIVELHO!
    FORA RICARDO OLIVELHO!

    FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC! FORA PATRIC!

    FORA FABIO SANTOS! FORA FABIO SANTOS! FORA FABIO SANTOS! FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!FORA FABIO SANTOS!

  2. Se querem pagar tanto dinheiro nesse Dayverson, porque não se esforça para trazer o Lucas Pratto? O Palmeiras, assim que vender o Deywerson, a primeira coisa que fará será buscar o Pratto na Argentina. Noticia divulgada hoje no Fox Sports.

  3. Vender um goleiro jovem em ascensao que ganha 90 mil pra ficar com dois goleiros velhos em decadencia ganhando juntos 800 mil.

    Dois anos de salarios de vanderley e vitor é um gasto maior que o galo receberia pela venda do cleiton.

    sette camara é um jenio!

  4. O Claiton não pode ser vendido! Ele é disparado o melhor goleiro do Brasil! Na hora q a gente pensa q essa diretoria está merecendo um crédito, vem uma notícia dessas…..SAN

  5. Por favor, Vanderlei não! Por que ele é reserva no Santos?
    Pra que um goleiro experiente se já temos Victor? Será que essa diretoria pensa em vender precocemente Cleiton? Burrice tem que ter limites.

    Por favor, Dayverson não!! 28 anos, problemático, muito caro. Vamos praticar a austeridade! Se for pra gastar que seja com coisa boa. Se não tem coisa boa no mercado dentro das condições do clube, é melhor ficar só “atento”. Chega de jogar dinheiro fora…ou no bolso!!!

    1. Roberto, meu caro! Concordo contigo, deyverson eh esculhambação! Mas vanderlei eh goleiro top, o titular do santos, everson, ex Ceará, eh muito pior do que ele! Penso que o Galo tentar sua contratação (vanderlei), tem mais a ver com a condição física do Victor, do que com uma possível venda do Cleiton. Victor não tem treinado. Ele tem uma contusão crônica e traiçoeira. Talvez se aposente. Um passarinho me contou. SAN

  6. VENDER CLAITON , O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL , TITULAR DA SELEÇÃO OLÍMPICA , POR MENOS DE 100 MILHÕES SERÁ UM PÉSSIMO NEGÓCIO.
    HÁ MUITOS ANOS NÃO TEMOS UM TÉCNICO , OS JOGADORES FAZIAM O QUE BEM ENTENDIAM , UM CORPO MOLE E INDISCIPLINA FORA DO COMUM. ATÉ OS TREINOS NÃO ERAM LEVADOS A SÉRIO. NÃO HAVIA COBRANÇA NEM METAS ESTABELECIDAS , ERA UMA VERDADEIRA BADERNA.
    VETERANOS NÃO ACEITAVAM SER SUBSTITUÍDOS.
    AGORA TEMOS UM TÉCNICO DE PULSO , TRABALHADOR E EXIGENTE.
    ACABOU A MAMATA DESSA MALDITA PANELINHA QUE INFERNIZOU O ATLÉTICO.
    TENHO PLENA CONFIANÇA QUE ESSE ANO OS TÍTULOS VIRÃO.

  7. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Depois de anos marcados por tantas lambanças, dentro e fora dos gramados, as coisas começam a clarear e deixando a Massa mais otimista.
    Mas sempre “com um olho no peixe e outro no gato”.
    Com exceção do Allan, que fez um ótimo Brasileiro, as demais contratações só foram apostas, inclusive o Dudamel.
    Estarei torcendo para que dêem certo.
    Não sei se esse otimismo exagerado tem a ver também com a situação terrível… terrível… terrível do nosso rival. O barraco lá continua pegando fogo.
    Com relação a possível chegada de Wanderley, sinaliza que Cleiton será mesmo vendido. Como diretor eu não faria isso.
    Por outro lado, a especulação envolvendo o Deyverson, torço para que ela não aconteça, pois trata-se de um grande REFUGO.
    Saudações Alvinegras,

  8. Bom dia a todos. Vendo tudo que está acontecendo no rival, e sabendo que o Galo tem também enorme dívida, sinceramente eu pararia por aqui. Já temos um time em condições de não fazer feio, mas sem ganhar títulos. Prefiro capitalizar esse ano e lutar por títulos em 2021. Meu maior receio é, depois de toda essa mexida no elenco, o time entrar em campo com os mesmos de sempre, em detrimento de chances aos novos, assim teríamos Victor, Patrick, Rever, Rabelo e F.Santos. Welinson, Jair, Otero e Cazares. Bolt e Di Santo. Não duvidem disso, porque é só no galo que se vê bizarrices como André Santos na reserva de Tiago Feltri, Cicinho na reserva de Baiano, Blanco ou Adilson na reserva de Elias, Marcelo Oliveira na reserva de Caio Cambalhota, Paulo Isidora na reserva de Joãozinho Paulista, Jair na reserva de Zé Wellinson e outras tantas que se for relacionar aqui, vai longe….

    1. Caro Paulo, você buscou coisas do fundo do baú, hehe. Esqueceu o Émerson reserva do Patrick e Douglas Santos reserva do Emerson Conceição. Desse jeito, não dá mesmo pra duvidar da sua escalação.

    2. Boas lembranças, mas andre santos virou grife qdo foi pro Corinthians, porque na verdade, ele era ruim p caraio. E o Feltri era melhor que ele, apesar de fraco tbm. Os melhores jogadores do Galo, na nossa campanha na divisão especial (série B eh pras marias), foram Bilu e Márcio Araujo. Contexto. Tenho muito respeito pelos caras que defenderam nossas cores naquela epoca. Muito respeito!

  9. Quero acreditar que a filosofia de trabalho do novo treinador Dudamel vai ser assimilada rapidamente pelo grupo de jogadores… precisamos de uma sacudida daquelas nesses caras que vestem nossa camisa pois todos os treinadores da era 7C ate a chegada do Mancini foram muito bonzinhos… era notório a preguiça e falta de cobrança… chega de mordomia e passação de mão na cabeça de jogador sem compromisso… Dudamel vêm com sangue nos olhos e é disso que precisamos na beira do campo!!!!!!

  10. JOSÉ EDUÁRDO BARATA,

    Gosto muito dos seus posts saudosistas, sua experiência nos remete a passagens inesquecíveis.
    Então, vejamos, como não temos a intenção de mudar opiniões e apenas acrescentar conhecimento.
    Respeito o ponto de vista de todos amigalos.
    Todos queremos o mesmo, um galo forte e vingador, que nós traga emoções incríveis e lembranças para serem recordadas no futuro próximo.
    Abraços Atleticano.

    1. WELLINGTON SOUZA ,

      retribuo a gentileza do abraço e o parabenizo
      pela atitude educada e respeitosa como levou
      a termo esse nosso debate , que apresentou
      alguns ruídos de minha parte .

  11. Bom dia,

    Que os bons ventos de Vespasiano nos continue a contagiar por aqui.
    Li varios posts sobre o interesse no Vanderlei, isto pode ser um sinal interessante, venda do Clayton e uma não renovação futura com o Victor.
    Pensando assim ele seria uma boa opção, bom goleiro, porém ainda daria chances a outros goleiros da base, que siga o exemplo do Clayton, que sem a oportunidade não seria visto, como antes.
    Somos unânimes em dizer que para total conquista da massa, necessitamos de um lateral esquerdo para chegar e jogar e um centro avante, que poderia ser o Jô, e para completar com chave de ouro, um camisa 10.
    Concordo com o amigalo que diz que as dispensas são necessárias, difíceis pelos contratos longos, mas, necessárias.
    As quatro mencionadas para mim seria a cereja do bolo.
    Não gostaria de ver jogadores onerosos que poderia ser motivo de discórdia, a linha do jogador novo e promessa me agrada.
    Por falar nisto, o jogador Guilherme e o calebre do sub20 são jogadores promissores, juntamente com o atacante Juan que é mais novo, por isto é reserva.
    Enquanto não chega o dia 21 para o início do mineiro, vamos de galinho amanhã às 15h.

  12. bom dia , Eduardo e amigos. Estava pensando sobre uma frase emblematica , profetica,, que parece um dito popular e, com o passar do tempo , com os acontecimentos que estamos presenciando, se torna uma verdade absoluta, incontestável ; QUEM FAZ MAL PRO GALÃO DA MASSA PAGA AQUI , AQUI NA TERRA , UMA CONTA PESADA , UMA FATURA INSUPORTÁVEL. Exemplos recentes de pessoas que ousaram ignorar este aviso, pessoas que nos encheram o saco ano após ano, pessoas que tentaram nos humilhar, pessoas sem carater , saídas DEUS sabe de que buraco e chegaram a Minas ,botando banca , esbanjando marra , vomitando asneiras ; abel braga, pessimo tecnico , a anos sempre elogiando o rival , sempre com o claro intuito de nos ofender , ajudou a queda das marias, agora vai afundar o vaxco. . tiago neves , como DEUS encaminha as coisas ; este verme tinha de ser protagonista da queda , como de fato foi , sairá escorraçado , sem receber e pensará duas vezes antes de falar do Galão , adilson, individuo que dá vontade de vomitar , ontem o Gremio bateu a porta na sua cara , egidio (que porra é esta ), e o cone , que rebaixa qualquer time, que deve ao Galo e vai pagar e que aumentou o anedotário popular brasileiro, inventou a maior piada dos ultimos anos : vim pro cruzeiro , CAÍ DE PÉ. Amigos, estamos vingados e acreditem , o calvario deles nem começou. Galo de Prata , urgente ; itair , o mito, serginho batoré cachaça(melhor presidente de clube do mundo). Menção honrosa : perrela , que pensou que ia salvar, acabou fechando o caixão. HA HA HA HA HA HA

  13. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    “bem vindo retorno do Gabriel. ” Sendo coerente, deve-se também falar dos retornos de Edinho e Danilo Barcelos, pois ambos fizeram ótimas temporadas em seus clubes.
    Gabriel saiu execrado e não queria voltar. Tomar o Botafogo como referência é algo temerário. Não acredito que o mesmo, depois de sua saída, tornou- se um bom jogador.
    Otero foi considerado reforço depois que voltou do empréstimo, pois os árabes não quiseram adquiri- lo. Deu no que deu.
    Seria muito bom o Robertinho treinando os goleiros do Galo, mas o salário anunciado dele no rival, parece-me algo desproporcional.
    Continuamos sem camisa 9. Creio que o Dia Santo não encontrará aqui o futebol que nunca teve, e o RO devido a idade avançada e o sobrepeso causado pelo gel capilar é um ex- jogador em atividade.
    Eu particularmente prefiro aguardar o desenrolar das competições. O rural não serve de base para NADA. Ano passado o atual campeão mineiro nos deu muita diversão!
    Quero que as apostas dêem certo. São apostas e não certezas, várias das contratações, inclusive o técnico. Aguardo, pois não compartilho de conceitos dualistas como: otimista/ pessimista. Quem deles faz uso, que fique a vontade!
    Se os clubes teem analistas de números para avaliar seus desempenhos, aguardemos e analisemos também.
    Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar!

    1. Bem lembrado pelo atento leitor e comentarista. Edinho pode ser mesmo efetivo, já Danilo Barcelos – ao que sei – não teve esse desempenho que sua análise sugere. Creio ter se equivocado. De qualquer maneira, acho saudável esse apoio inicial que fazemos todos. Cobrar sempre, sem perder a Atleticanidade.
      Reitero, sigo o relator com relação a Edinho e ao Gabriel que citei. Danilo, com respeito, creio que não irá vingar como sua premissa sugere.

      1. Nobre blogueiro, boa noite.
        Esse comentarista não se fez entender.
        Quando mencionei as temporadas de Edinho e Danilo, apenas reproduzi o que foi veiculado pela imprensa esportiva. Ambos teriam feito boas temporadas.
        Não me agrada nenhum deles. Gabriel, Edinho e Danilo Barcelos. São ótimos jogadores para times pequenos.
        Torcer sempre sem nunca perder a capacidade de julgar.

  14. Bom dia, Eduardo!
    Sigo esse blog assiduamente porque gosto dos comentários dos amiGalos e, principalmente porque gosto e concordo, na maioria das vezes, com vossas ideias e jeito de torcer pelo Galão da Massa!
    Por essas e outras, também estou bem esperançoso e otimista com essa temporada.
    Só não estou gostando dos noticiários sobre interesse do Galo em Dayverson e Vanderley.
    Tomara que venha uma cereja a altura do Galo e da Massa!
    Cruzeiro querido! Foi bom enquanto durou. 9×2 eterno!

  15. A cereja do bolo tem que ser um centroavante top!!! não vamos arrumar nada com Ricardo Oliveira e Di Santo.
    CENTROAVANTE TEM SER PRIORIDADE E QUE SEJA UM JOGADOR TOP PARA RESOLVER O PROBLEMA.

  16. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    seguramente as contratações mudaram o Galo de patamar e , ao que parece, aumentou a confiança… Mas na minha opinião, enquanto Patric, Fábio Santos, Ricardo Oliveira e Bolt estiverem no grupo não me arrisco a sonhar com títulos… Por serem jogadores mais velhos podem contaminar os jovens e jogar todo o trabalho por terra… Todo mundo sabe como funcionam as tais “panelas” no futebol, sempre lideradas por esses velhos que não aceitam perder o lugar no time, e os danos que elas causam, basta olhar para o outro lado da lagoa…
    Que a limpeza do elenco continue…

  17. Precisamos de um centroavante que se movimente, tipo o Tardelli em seus bons tempos. Chega de cones! Dito isso, Deyverson NÃO! MIL VEZES NÃO! Caro, ruim e problemático! SAN

  18. Bom dia a todos. Noticias do site globo.com, veicula que o galo ofereceu 4 milhoes de euros no centroavsnte Deyberssom e está tentando o goleiro Wanderley do Santos. Se vier o centroavante o nosso bravo Dudamel terá um enorme desafio em sua carreira. A dupla Deyberssom e Cazares promete….Eu ainda espero que o Rui Costa encaminhe as saidas pelo menos do Pastor e do Patrick e que venha um lateral esquerdo para assumir a titularidade.

  19. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. ontem saiu nos bastidores que o galo quer o atacante do Palmeiras problemático que gosta de confusão e o goleiro do Santos,espero que estás notícias seja mentiras.precisamos de jogadores novos e não de medalhões. de medalhões ja tem muito no SPA do galo.ainda precisa de um 10 cachazares não é de confiança. lateral esquerdo. e um camisa 9.vá galoo.

  20. Bom dia a todos. Eu vejo com bons olhos, principalmente algumas dispensas. Achando que umas outras três peças ainda poderiam seguir esse rumo. Claro, confianca acima de tudo. A (última) esperança com Juani, é o petfil do novo técnico, diferente de todos os outros ocupantes do cargo desde 2016.

  21. BOM DIA ATLETICANOS.
    QUE ESSA CEREJA DO BOLO SEJA UM CENTRO AVANTE QUE NÃO SEJA UM MEDALHÃO EX JOGADOR DESMOTIVADO E EM FIM DE CARREIRA COM SALÁRIO ASTRONÔMICO POIS ISSO PODE CAUSAR INVEJAS E INTRIGAS NO ELENCO.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    BRASILEIRÃO.
    COPA DO BRASIL
    SULAMERICANA
    É A NOSSA META PRINCIPAL.
    O MINEIRO É OBRIGAÇÃO.
    VAMOS LOTAR O MINEIRÃO.
    QUE VENHAM OS TÍTULOS.
    O NOSSO DNA SEMPRE FOI DE MUITA RAÇA , PEGADA , MUITO PREPARO FÍSICO.
    ISSO , QUE HÁ MUITO TEMPO TÍNHAMOS PERDIDO
    , O TÉCNICO DUDAMEL JÁ NOS ASSEGUROU QUE SERÁ RECUPERADO.
    ESSE ANO SERÁ NOSSO.
    O ÚNICO MINEIRO NA ELITE DO FUTEBOL.

  22. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que fazem desse mundo um bom lugar para se viver. Concordo com o clima de boa expectativa que paira sobre a nação atleticana. Cautela, no entanto, é necessária. Deixemos o venezuelano trabalhar e os reforços dizerem a que vieram, pois os remanescentes nós conhecemos bem. No mais, Galo na veia, na cabeça e no coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *