Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora dessa rapaziada mostrar seu valor

Lutando pelo G4, uma vez que o líder Palmeiras – a exemplo do Galo 2021 – segue implacável na liderança –, temos de buscar os três pontos hoje frente ao time do Coritiba. Como mencionei ontem, numa noite de sábado – frente ao mesmo time paranaense – recebemos a senha de que as coisas não seriam como na temporada anterior.

Para quem é supersticioso, eu nego mas creo en brujas, aquela partida fatídica quando depois de abrir dois a zero – cedemos o empate (assim se repetiu com os porcos na Libertadores) – foi o aviso prévio não captado pela Massa. Jogamos com uma camisa inusitada, metade branca e a outra parte listrada em preto e branco, que foi como as caretas daquela partida com o Tijuana em 2013. Rejeitadas pelo Atleticano.

Pois que, agora com as chances cada dia mais residual de sonho de título (é a nossa realidade), temos de lutar, lutar, lutar por vaga na Libertadores de 2023. Pouco, pouquíssimo, para um elenco tão qualificado – e caro – quanto esse do Galo. Pelo menos foi assim que iniciamos o ano, confiando nesses jogadores, que não poderão nos decepcionar ainda mais até o fechamento do Brasileiro.

A desconfortável sétima colocação, resultante do mísero único ponto das quatro últimas partidas (12 possíveis, sendo dois jogos em casa e dois fora de BH), já é ameaçada pelos paulistas Bragantino e Santos que estão na cola. Em caso de vitória hoje, temos ainda que secar o Internacional (que tem um pontoa a mais) – que joga em casa com o Fluminense (esse seis acima do Galo) – para ganhar uma única posição na tabela. Que situação!

Fato é que, faltando 17 jogos – num total de 51 pontos – temos de tentar superar no mínimo três equipes entre cinco que estão à nossa frente. Nem estou considerando mais o Palmeiras, virtual campeão pela nossa incompetência, mas Corinthians, paranaense, Flamídia, além de Internacional e Fluminense que se enfrentam na noite deste domingo. Não posso admitir que em 2023, ano da inauguração da Arena do Galo, o time vá disputar Sul Americana ou mesmo pré Libertadores. Inaceitável!

Por fim, tentando falar deste compromisso de daqui a pouco – 11 horas da manhã, quando muitos papais estarão almoçando com as famílias, por amor não estraguem essa data – quero acreditar que o foco a partir de agora será a busca dessa vaga para a Libertadores. Espero, tão e somente, que os onze escalados (tenho cá minhas escolhas, mas o Cuca recebe pra isso) tenham vergonha na cara e tragam os três pontos.

Depois, rodada a rodada, brigar pela vaga até o final. Não cabe mais outros vacilos como tantos que já aconteceram neste campeonato. O primeiro deles, justamente com o adversário de hoje, mas depois esse desarranjo continuou com Goiás, América, Bragantino, Fluminense, Santos, Ceará, quase com Fortaleza e Juventude (duas partidas horrorosas), e ainda Cuiabá, Corinthians, Internacional e Paranaense. Valha-me!

Vamos aguardar o que esse jogadores farão hoje na cidade de Curitiba para saber se podemos sonhar com o mínimo – no caso o G4 – ou torcer pelos 45 pontos. A seguir como nos últimos jogos, esse absurdo não é tão desprezível como pode parecer. Afinal perder em casa para Corinthians e Paranaense e fora para o internacional e empatar com o Cuiabá é preocupante. Por fim, como gostamos, segue meu time preferido para essa manhã comemorativa do dia dos pais. Éverson; Mariano; Rabello, Alonso e Arana; Allan, Jair e Zaracho; Pavón, Hulk e Keno. Em tempo: o Jemerson, até o momento, figurou no banco na partida com o Paranaense. Afinal ele tem ou não condições de jogo? Inscrito foi no BID e mesmo na Conmebol. Que que tá acontecendo?

Em tempo: Vendo ontem à noite as imagens do Breno Galante na chegada da delegação ao hotel, me bateu algo desalentador. Não bastassem a bobagem de treinamento sem a presença da imprensa, agora a assessoria proíbe jogador de falar com jornalistas. É aquele negócio de assessor ser mais importante que a instituição e mais estrela que ídolo. A regra é tão idiota, que contamina a maioiria deles que são incapazes – ao que vi uma ou outra exceção como o Pavón – de atender ao Torcedor que vai até o local levar seu apoio e confiança no elenco. Vida que segue!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Hora dessa rapaziada mostrar seu valor”

  1. Vou sair. Não dá pra continuar vendo essa pelada. A propósito, o Hulk não pode sair também não? Quem sabe um banquinho não acabaria com essa fase horrível interminável? O cara simplesmente não acerta nada.

  2. 35 minutos primeiro tempo. Jogo horroroso. 2 escanteios pro Galo e o os energúmenos voltam a bola. Time horrível.
    Arana não acerta nada. Pqp!!!
    Fora Cuca!
    Fora Allan!
    Fora Caetano!

  3. BOM DIA,

    Feliz dia dos pais a todos os Atleticanos.
    Ontem pintou o campeão, afinal o Avaí teve na 22ª rodada seu pênalti de número 11, afinal não é pênalti o motivo determinante para ser campeão.
    Esse negócio de superstição é uma mer@@, podemos dizer que foi a camisa meio a meio, mas também tivemos o Cuca que sempre perde umas cinco antes de engrenar, não troca a calça ou a camisa, e não querendo magoar nosso Amigo Breno Galante, mas precisa colocar o pé no fogo, até agora não conseguiu acompanhar uma vitória se quer.
    O que realmente o nosso time precisa talvez é de uma boa psicóloga ou como muitos acreditam, um pai de santo, xô inhaca.
    Em se tratando de elenco, a continuidade do treinador é fator determinante para se fazer um bom trabalho, enquanto o Abel rejuvenesceu o time do Palmeiras, a política do nosso Galo foi o da oportunidade, e deu no que deu.
    Se no passado tivemos a política do bom e barato, agora estamos nessa da oportunidade.
    Prioridade para mim nesse momento é 46 pontos, libertadores e neste interim a mais importante que é a definição do técnico de 2023.
    Fazer uma reformulação, oxigenação é inserir objetivos e metas para o grupo, precisamos reativar a gana de títulos.
    Esse grupo acha que já deu ao Galo o retorno esperado, então sou totalmente favorável a troca por outros jogadores.
    Bom domingo a todos!

  4. R10 podia voltar ao Galo só pra cobrar escanteios e faltas, nem precisa correr, afinal, o nosso “maestro” atual, não corre, não sabe cobrar escanteios nem bater faltas. E o nosso melhor jogador (um dos melhores de todos os tempos, é verdade), só sabe acertar a barreira.

  5. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 22/38 – Coritiba (fora) – É decepcionante e incompreensível ver como o multi campeão de 2021 conseguiu cair tanto.

    Só restou o G4. Então façam por merecer, lutando em campo até a última gota de suor.

    A Arena MRV, bancada por investidores e orgulho da Massa, merece ser palco de jogos da fase de grupos e não de Pré-Libertadores, uma repescagem tensa e arriscada.

    Que nosso sistema defensivo volte a ter números de CAMpeão.

    Nossos pontos perdidos: 15 (casa) e 16 (fora), num total de 63/114 pontos disputados. Ganhar fora e levantar o ânimo da Massa, Gaalôô!

  6. “Quando eu fui ferido/ vi tudo mudar/ das verdades que eu sabia/ só sobraram restos/ que eu não esqueci/ toda aquela paz que eu tinha”.
    O Atleticano hoje tá meio que como na letra do hit inesquecível que catapultou Guilherme Arantes para o sucesso.
    Na sapecada por 3×2 para o genérico vi um ALENTO: Pavon se apresentando agilmente pro jogo enquanto teve fôlego , no ataque, em escapadas pela esquerda ou num facão pela direita, e, combatendo,chegando junto do meio de campo pra trás .

  7. Bom dia Massa e Guru

    Desalentador. Um time que em janeiro deste ano era tido como postulante aos títulos do brasileirão, copa do Brasil e Libertadores, agora tentando lutar para ficar no G4.
    Obrigado diretoria, comissão técnica e jogadores. por este vexame e presente de grego no dia dos pais!

    Qto ao acontecido com Breno Galante é mais uma pataquada patrocinada pela direção do clube que não parece ter perdido o rumo.

  8. bom dia Eduardo e massa. para mim falta 13 pontos para estes mercenários e pipoqueiros acabarem a época de 2022.ok que vier depois dos 45 pontos é lucro para estes peladeiros e pipoqueiros. aliás aonde o pifio presidente para dar satisfação a torcida. aonde esta os 4 donos do galo para dar satisfação. simplesmente estamos entregue a quem não percebe nada de futebol. não vai demorar doar o clube para pagar altíssimos salários destes pipoqueiros e peladeiros. aff.para mim ok interessa os 45 pontos porque já perdemos tudo. obrigado diretoria cega e muda por nos decepciona.feliz dia dos pais a todos amigalos. vai galooo.

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ontem fomos agraciados com um belo texto do amigalo BARATA! Um autêntico atleticano que propõe muitas vezes discussão com o olhar da razão e não da emoção. Temos pensamentos idênticos na maioria dos casos. O nosso divisor de água reside, ás vezes na forma como critica alguns jogadores, merecedores de todos os adjetivos negativos em 2022, mas que foram muito úteis em 2021. Registro, particularmente às atuações do Allan. O Allan começou pessimamente a sua trajetória no galo! Modificou o seu comportamento, e neste particular tenho que reconhecer a interferência do Cuca, praticando (O Allan) um futebol que pudesse não saltar aos olhos dos atleticanos que gostam de ver a beleza da bola rolando, mas de uma obediência tática que nos levou a tomar poucos gols. O ano mudou, e voltou o Allan a ser o Allan de antigamente. Hoje, endosso as críticas do amigalo BARATA mas, se voltar a jogar o que jogou em 2020, o Allan tem sim o meu reconhecimento. Estou em sintonia com o amigalo BARATA, quando se trata de avaliação tática do jogo. Muitos conceitos errados para pouco resultado. É PRACABÁ o que tem de “entendidos” de futebol que se arvoram os donos da verdade! As paixões clubísticas da maioria dos “ditos analistas” não os deixam enxergar a realidade. Somos atleticanos, muitas vezes divergentes na opinião, mas sempre com o coração GALO. Um parenteses para nós da antiguidade (eu,próximo dos 82 anos, e alguns na ascendência da escala da vida), não velhos, mas experientes e com vivência dedicada ao nosso glorioso GALO, seja como atleta ou como torcedor com T maiúsculo. Tamos juntos nessa empreitada amigalos da velha guarda, sempre dando os nossos pitacos à busca do melhor para o Atlético. Somos muitas vezes criticados por reverenciar o passado com as nossas comparações como presente. Mas somente quem viveu o galo de antigamente, de décadas passadas e agora, é que pode aquilatar o que foi e o que é o futebol do galo atualmente.
    Outro parênteses agora para manifestar a minha indignação, à direção do galo, de proibir atletas serem entrevistados. Se o pedido foi compactuado com a concordância do Manso, este é um sinal do princípio do fim. Não tem mais condições de ser o comandante, em campo, do time do galo.
    É sempre um prazer, amigalo BARATA, aprender cada vez mais com os seus posicionamentos e de muitos outros que embora sejam passíveis de embates, são sempre na busca de melhor compreensão do que se passa atualmente no futebol e particularmente, no GALO.
    Tamos sempre juntos. Somos ou não somos torcedor de raiz?
    Um bom domingo e um abraço a todos!

  10. Bom dia!
    Quero saber se esse lixo de diretor (não estou me referindo a pessoa mas ao cargo) já definiu o treinador pra próxima temporada, pois o “quebra contratos”, deve ficar só até o final dessa horrorosa temporada. Ou ele vai ficar enrolando e aí, no final vai ficar tentando tirar treinador de outros clubes ou ainda ficar com negociações longas e infrutíferas com treinadores de outros países, e quando levar um monte de tocos aí aparece com um outro Dudamel !?
    Meu time pra hoje não entraria de jeito nenhum com esses moleques:
    Everson, que irritantemente joga com os pés
    Arana que não marca e irritantemente joga pro meio
    Allan que não marca e irritantemente joga pra trás
    Nacho que irritantemente joga com o cérebro mas não tem pernas nem força pra bater numa bola

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Obrigado Barata por nós incluir na seleta turma da velha guarda que , ainda, resiste a goumertizacao do futebol. Em relação ao nosso Galo eu publiquei aqui nesse espaço um artigo intitulado : ” parem as máquinas “, alertando que a venda do shopping para a construção da Arena MRV era uma furada. Pois, o boleto chegou, perdemos o shopping, continuamos com as dívidas e a falácia de que Arena seria a redenção financeira do Galo foi substituída pela transformação do clube em Saf, como solução para o clube. Na verdade, os investidores, sabiam que poderíamos ter vendido o shopping e quitado todas as dívidas e continuariamos sendo o clube do povo. Deram um volta no Galo, trocaram o shopping pela Arena e agora eles compram a Arena e o Centro de Treinamento , com o prazo de 10 anos para pagar. E o pior, serão canonizados porque ganharam o Brasileiro e a Copa do Brasil, que na verdade fez parte da estratégia para desviar o foco da operação de apropriação do Galo por um grupo de investidores. Quando finalizarem essa Operação, eu encerro a minha condição de torcedor do Galo. Não vou torcer por essa empresa desnecessária . Encerro desejando um feliz dias dos pais a todos. Espero que o Galo não estrague o dia da torcida, especialmente do Lugalo que assiste a partida junto ao seu genitor. Parabéns a todos!

    1. Caro Domingos Sávio @
      É sempre um prazer ler os seus comentários. Compactuo com as suas preocupações com o destino do galo! Mas os dirigentes passam e os atleticanos, como nós, continuamos atleticanas apesar dos pesares. Entendo o seu desabafo como momentâneo e que o galo sempre pode contar com o seu entusiasmo e apoio. Já passamos juntos por tantas tempestades, e não será a atual que vai nos molhar de forma a entregar os pontos. Vamos continuar ativos torcendo contra tudo e contra todos que possam diminuir a nossa atleticanidade, mas jamais abandonar de torcer para o Galo. O seu pensar é digno de reflexão mas…deixar de torcer para o galo, jamais.
      Abraço.

  12. Bom dia. Feliz dia dos Pais aos papais em geral. O Jemerson muito pedido por todos, se caso alguns se recordam não conseguiu jogar bem no Curintian, quando voltou da França. Tanto que nem ficou, devolveram e no time Francês idem. Alguns talvez estejam ainda com a imagem do Jeferson que saiu do Galo, mas enfim uma direção que paga 800.000 pra Vargas sangue de barata, deve tá usando a política oportunidade de mercado, ninguém quer, passa pra mim. Que possamos ganhar e convencer hoje, pois ficar entre os 4 é o mínimo do mínimo para o que foi investido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *