Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje, sábado, Sport, o que passou, passou

Pois é, sem querer jogar pra debaixo do tapete os pontos perdidos nas derrotas para Botafogo, Inter, Santos, Fortaleza e Bahia – aliado ao empate com o Fluminense –, num total de 17, vamos pra cima do Sport em busca da necessária recuperação. Estou, como bem o disse Galo Roberto, jogando a toalha depois de cada tropeço e pegando de volta na manhã seguinte, antes mesmo de escrever essa postagem diária.

Se Deus é por nós, quem será contra nós”, está na sagrada escritura e é seguida e respeitada pelas diferentes crenças religiosas. Assim, como nós, Atleticanos, irmanados nessa procissão e profissão de fé inabalável, seguimos confiantes com o nosso time do coração. Ao longo desses 49 anos sem título do Brasileiro – alguns por incompetência nossa e outros tantos mais pela maracutaia da CBF – a Massa segue fiel e em apoio. “Se somos todos pelo Galo, quem será contra o Galo”. Vida que segue!

Observando os números, alguns detalhes não escapam ao nosso imaginário. Entre inúmeras resenhas que pude presenciar, algumas até mesmo participando, a principal queixa do Torcedor são os gols perdidos. Ora, com um jogo a menos, temos o melhor ataque da competição. Entretanto, se balançamos as redes adversárias 31 vezes, nossa defesa já sofreu 20 gols.

Tem algo precisando de ajuste, claro! Ao longo dos tempos, via de regra, nosso sistema defensivo tem sido bastante vulnerável. É fato. Nosso ataque, porém, que nem sempre funcionava bem, agora – aparentemente – tem sido eficiente. Mas, como explicar essas cinco derrotas e o empate. Todos esses reveses fora de casa e a igualdade no placar em pleno Mineirão.

Eu, que não sou nada recomendável para análise tática, técnica e tampouco habilidade para a prática do futebol demonstrei desde a infância, fico aqui no meu isolamento social (já bem saliente com a abertura) a pensar sobre o assunto. Se me faltou habilidade para esse esporte, mesmo me confessando um analfabeto na avaliação do desempenho do time em campo, me sobra o fundamental para nossa Atleticanidade. Paixão, fé e confiança em dias melhores.

E é assim, que por quase 50 anos morando em Belo Horizonte, mais da metade de um século vivendo o dia a dia do Galo, sonho com títulos. Assim, como pelo rádio comemorei o 71, estive presente nas conquistas das duas Conmebol, Libertadores, Recopa e dezenas de títulos regionais. Ainda, disse quinta à noite numa live do “Galo Na Bagagem”, quero chegar ao meu centenário para poder comemorar – com o nosso time – esse marco tão significante. Na série A, na outra – B – foi uma única vez e voltamos imediatamente. Quero fazer 100 anos com a mesma Atleticanidade que carrego desde a tenra idade.

Então, Atleticanas e Atleticanos, esses maus resultados que abalaram nosso humor – notadamente esse último – não tem como ser mudados. Vamos olhar pra frente, logo mais temos de vencer o Sport para nos manter no grupo de cima do Brasileiro.

Amanhã, nossos dois concorrentes se enfrentam, um empate entre eles – em caso de triunfo do Galo – nos deixa colado a ambos. Se houver um vitorioso, retomamos a segunda colocação. Sempre bom lembrar que temos uma partida a menos que os demais primeiros colocados. Só depende de nós. Mesmo sem público, nossa energia e confiança, refletem no gramado do jogo. Ah! A última escalação, eu e todos nós acertamos integralmente, como o resultado foi aquilo que presenciamos nem quero brincar. Mas, Zaracho neles! E Rafael no gol! Cornetagem!

Pra cima deles, Galo!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

25 thoughts to “Hoje, sábado, Sport, o que passou, passou”

  1. Allan Franco, sem função em campo, não tem posicionamento, Não entendo a insistência com ele. Outra coisa, tem q contratar um 9 de ofício, pra ontem!

  2. O apressado come cru! Eu perdi foi minha paciência com tantas decepções, transformaram o Keno num craque da noite para o dia e agora não acerta mais uma,Eduardo Sasha e brincadeira, hora de jogo do Galo daqui para frente e fazer outra coisa e não perder tempo com um time que não vai ser campeão brasileiro nunca mais!

  3. que timinho sem vergonha este do galo conseguiu ressuscitar mas um defunto. sampaoli sua batata ja queimou. a partir de hoje criticas neste timeco que você amontou. somos uma chacota do Brasil e piadas dos rivais. bandos de peladeiros. aff.

  4. OS TÉCNICOS ADVERSÁRIOS APRENDERAM JOGAR CONTRA SAMPAOLI E NEUTRALIZAR O NOSSO JOGO.
    EVERSON CHAMA GOL É MUITO AZARADO , ESTÁ DANDO AZAR AO TIME.

    1. SQN. Rsrs. Sou cruzeirense. Já devem ter percebido. Brincadeiras à parte sem um matador muito difícil o título para vocês. O Cruzeiro em todos os títulos brasileiros sempre teve um ou mais matadores.

  5. Rafael ou Everson?

    O Galo está muito bem servido de goleiros.

    Nunca esteve tão bem nesse quesito.

    Mas há um comichão na torcida de pedir o primeiro no lugar do segundo ou Rafael no lugar de Everson.

    Muitos atleticanos estão até insistindo na tese absurda de cognominar Everson de “Chama-Gol”, coisa que definitivamente não é. É injusta essa campanha cega e muita burra, aliás!!!

    Mas como a Torcida do Galo é chata, deixa estar…

    Quando Rafael voltar ao gol e vier a 1′ falha será este jogado na cova aos leões.

    Eita torcida chataaaaaaa!!!!!!!!!!

  6. Achei que Everson teve parte de culpa apenas no primeiro gol do Bahia, por ter posicionado mal a barreira, podendo dividir a culpa com o ótimo Alonso, pela falta desnecessária no Elias. Com os pés, é sim, acima da média, nisto Sampaoli tem razão. O que vi foi um time afoito no primeiro tempo, Natan muito avançado e vários cruzamentos por cima para o baixinho Sacha.
    Vi um time que costuma jogar um tempo em altíssima intensidade, mas que acaba o fôlego no outro tempo. E uma boa estratégia do Mano, que montou um time defensivo no primeiro tempo e fez alterações decisivas no segundo tempo, como a entrada do bom Gilberto, que pegou o Galo já sem fôlego no segundo tempo. Enfim, cabe ao mentor Sampaoli organizar melhor o ataque para ser mais efetivo, com melhor posicionamento dos jogadores. Com a opção do Zaracho, talvez fique mais fácil a tarefa de Sampaoli, pois Natan ainda não está cem por cento.

  7. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Fazer o que? Amamos o Galo e jamais desistiremos.

    Ávido para que chegue nove horas.

    De radinho no ouvido, olhos na TV e rumo ao Calvário, o meu sofá.

    Vencer, vencer, vencer… esse é o nosso ideal. Uma boa sorte a todos nós Atleticanos.

    Saudações Alvinegras,

  8. Boa tarde Mestre Eduardo e AmiGALOS. Hoje é vencer já se concentrar para o próximo jogo é esquecer os comentaristas do eixo. Eles que se explodam. Aqui é GALO.

  9. Caros,

    A MASSA HJ Ñ PASSA DE UMA FOTOGRAFIA NA PAREDE! E no AnoQVem?

    Reage GALO!

    QQ RESULTADO q ñ seja a VITÓRIA qnd o NOSSO GALO entra em campo, fecha prá balanço!

    AQUI É GALO MESMO?
    AQUI É GALO, aqui e agora! Aqui é GALO SEMPRE! Tem essa de ANO Q VEM, ñ! Papo CANALHA derrotista, viu? (Mau agouro? Sai prá cabeça de burro!)

    ATENÇÃO: O campeonato q vale é o q o Galo tá disputando, nem o q passou nem O AnoQVem (coisa de FROXO q num quer BRIGAR!). a verdade tem q ser dita, doa na PATOTA ATOA,
    compradores de badulaque é o são! …

    EXTRA EXTRA! Vem ai a temporada do torcedor “CONSUMIDOR”!

    É brincadeira os conversa MOLE?…

    O Clube Atlético Mineiro quer o Br! É obrigação do Clube Atlético Mineiro entrar nas disputas prá VENCER!… É MUITO mais do q simples torcida, é HONRA! Parem a COVARDIA!…O time ta na BRIGA, parem O Baixo Astral ANOQVEM (ñ são atleticanos, pensam q são – AnoQvem eles vão tá aí com o mesmo DESCARAMENTO!)

    SAMPAOLI (excelente na distribuição de camisas, PELADEIRO da melhor qualidade, faz o time jogar) e o time todo tem q ser cobrados e responsabilizado pelas DERROTAS, da mesma forma q é ELOGIADO nas vitórias…SAMPOLI, fi, FUTEBOL é resultado, resultado pro ATLETICANO é vitória! Brasileiro é REGULARIDADE! Tem q emplacar outra série de VITÓRIAS! Ñ há outra alternativa!…qq coisa diferente disso, dentro de campo, é CRISE!

    Isso é futebol e AQUI É GALO, um clube de PRIMEIRA! Tem q haver o RESPEITO! O investimento tá sendo feito, o salário tá em dia (segundo consta), tem CT do bom e do melhor, dois ESTÁDIOS da melhor qualidade na cidade, à escolha. Ñ TEM bicho papão, ñ! Ñ pode haver desculpas ESFARRAPADAS de esperar o Estádio Futebol Clube ser fundado! (quem torce prá ESSA merda misturada de AnoqVem originada de um JABÁ fedorento?)…

    ATENÇÃO E TENSÃO: EVERSON! Deixa prá lá!

    Sobre TIME PRONTO e a FILOSOFIA dos PATOTEIROS derrotados do time do FUTURO:

    1º, será a patota ATLETICANA mesmo, ou apenas compradores de PATOÁ prá exibição nos almoço de domingo junto aos outros consumidores de “carne fedorenta de bicho assassinado misturada com cevada contaminada?”…

    2ª, será q a TURMA patoteira (SERÁ Q SÃO?) pode explicar como q o nosso galo (pequeno mesmo) DELES vai VENCER apenas no futuro? Essa combinação tem o aval dos outros DEZENOVE Jorjões nesse campeonato tão DELES (da facção PATOTEIRA) no futuro? E se…? “Oh! Q absurdo! Agora é o NOSSO FUTURO! Calma, lá! Chegou a nossa vez” (Ô turma SEMVERGONHA de COMÉDIA disparatada, meu Deus do Céu!)…Ñ há explicação. Essa turma ñ passa de uns bando de F-S tudo! SIMPLES!

    Q SEJA TUDO AO CONTRÁRIO do q quer essa FACÇÃO fajuta q veste uma camisa q ñ cabe neles, AMÉM! (Expulsem essa turma das dependências do CAM!)…toda glória A NOSSA SENHORA DE LOURDES, esse ano, nesse campeonato! O TIME TÁ PRONTO! DÁ-LHE!!!

    SETTE, essa é prá você: a MENTALIDADE é a VENCEDORA! Muito cuidado com os infiltrados JABAZEIROS passadores de pano q fazem testiúnculos puxando o saco, tão querendo a sua DERROTA, impedir q sua gestão e vc OVACIONADOS agora! Cuidado, SETTE! Apenas os CRITICOS q apontam SUA MEDIOCRIDADE até então estão do seu lado, para o seu bem, para o bem dA SOCIEDADE q vc comanda!

    Obs.: Os passadores de pano SEMPRE terão razão! Eles pensam q VENCERAM!

    JOSÉ EDUARDO BARATA 23/10/2020 às 10:31, vc disse tudo, tem toda razão e já vou pedindo a corneta emprestada:

    Tamos diante dos patrulheiros da torcida favoráveis ao DESTINO MANISFESTO: O CAM é o clube do AnoQVem…agora tem aí a turma q parece ñ entender o significa ESSA PORRA de AnoQVem, pq é muito difícil mesmo. Dou razão a eles…a confusão tem a ver com isso: A PATOTA é uma turma VAIDOSA, q ñ se importa q no futuro o Galo seja um clube SEM PASSADO VITORIOSO, de torcida pequena, como eles! ?…

    É difícil o combate a ESSES DERROTADOS de véspera pq acima de tudo eles se autodeclaram OTIMISTAS (às vezes qnd soltam uma IMBECILIDADE NORMAL deles, na sequência soltam um kkk, algo assim, prá dizer são bem humorados)…a emenda é DERROTA NORMAL, (nem acredito q sejam atleticanos, às vezes o SUJEITO vestiu outra camisa qnd era MENININ e depois de VELHO pensa q é ATLETICANO!) … vc fala: “é tanta falação”, e eu digo: “É tanta FELAÇÃO!” Cruz credo!

    AQUI É GALO MESMO ou só no AnoQVem! Quem aí tá FECHADO com o SEU GALO no Seu AnoQVem?
    #FECHADO é refrão de cruzeirense, tomem VERGONHA na cara! Todo mundo sabe disso!

    AQUI É GALO! Respeitem quem quer FORTE E VINGADOR O Clube AQUI E AGORA!

    Um abr ao atleticanos e GALO SEMPRE!

    1. VIANA ,

      é isso mesmo , partir pra cima sem
      medo de ser feliz , sem deixar para
      amanhã o que queremos HOJE .

      E você foi preciso , quando disse que
      “chegaremos no futuro sem passado
      glorioso” .

      PERFEITO !!!

  10. Bom dia xará e amigalos! A receita é a seguinte: Sport vai vir fechadinho e deixar um lateral ou atacante veloz na espreita esperando pra dar o bote. Todas as nossas cinco derrotas foram assim. Sampaoli ainda não percebeu? Avançar o time todo é muito lindo mas quando se está vencendo de 2 ou mais gols. 1×0 e ele só deixa o Everson atrás. É esquema suicida. Espero que hoje, contra o time do Thiago Fala Zezé Neves esse defeito seja corrigido. Time pra encaixotar o Sport nós temos. É ficar atento na defesa. Zaracho titular no lugar do Nathan. Bora Galo!!!!!!

  11. Bom dia,

    Dia de deixar a derrota anterior como lembrança, amarga como todos demonstraram durante a semana, mas, nada como uma boa vitória para deixar nosso lado bipolar positivo em destaque.
    Apesar de saber que sofreremos com a retranca do adversário, estou animado e cheio de confiança.
    Vamos para cima deles Galo.

    Bom sábado a todos e boa vitória ao Galo!

  12. Analisando o retrospecto dos pontos perdidos (17), não dá para aceitar. Perder para Botafogo, Inter, Santos, Fortaleza e Bahia (esses dois últimos então…) e empatar com o Florminense, é duro de engolir. O GALÃO tem time muito superior a essas m@#$%, ca&*$! Não vejo a hora de ver o time em campo, e encarar o time do b@#$* do Thiago Neves. Vamos pra cima deles, Galão!

  13. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    O NOSSO PRINCIPAL PROBLEMA É O ESQUEMA DE SAMPAOLI , POR INCRÍVEL QUE PAREÇA O ESQUEMA É BOM E RUIM , POIS ATACA MUITO , MAS DEIXA A DEFESA COMPLETAMENTE VULNERÁVEL , É UM ESQUEMA DE JOGO SUICIDA.
    SOFREMOS MUITOS GOLS , CADA CONTRA ATAQUE É UM DEUS NOS ACUDA.
    E OS OUTROS TIMES JÁ MANJARAM ISSO.
    É URGENTE A VOLTA DE RAFAEL AO GOL E A ESTRÉIA IMEDIATA DE MATIAS ZARACHO.
    NÃO CONFIO EM EVERSON
    “CHAMA GOL”.
    OUTRO DETALHE É QUE ALLAN FRANCO ESTÁ JOGANDO DE ALA , E NÃO DE VOLANTE FICANDO JAIR SOZINHO NA CONTENÇÃO. AÍ , É SÓ SUFOCO.
    VAMOS A RECUPERAR HOJE OS PONTOS PERDIDOS E PARTIR DEFINITIVAMENTE RUMO AO TÍTULO.

  14. Tem conversa não .

    É partir pra cima e vencer , e vencer bem .

    Continuo na minha saga em combate ao
    politicamente correto modo de torcer

    O passado importa sim, pois desmascara
    a conversa fiada dos pretensos analistas
    do “futebol moderno” , por isso relembro
    que , mesmo sem títulos , lá na segunda
    metade da década de 60 , a MASSA , com
    Júlio O Mais Amigo à frente , comparecia
    nas arquibancadas e gerais do Mineirão
    em números incontestáveis . superando
    muitas vezes 100 mil torcedores .

    E ninguém estava ali para “sonhar” , nós
    íamos em busca , SEMPRE , da vitória NO
    DIA , como se não houvesse amanhã .

    Torcedor hoje ‘tá NERD demais da conta,
    embalado pelo mantra televisivo , o que
    prega que “torcedor tem que fazer a sua
    parte” .

    TORCEDOR TORCE , simples assim .
    A seu modo , do jeito que quiser .

  15. Concordo plenamente, na verdade Rafael nem deveria ter sido sacado, pois a expulsão dele foi em decorrência de um lance em que ele teve que improvisar por causa de um vacilo do Mariano.
    Entendo também que deveria ser dada amis oportunidade ao Marrony.

  16. Bom dia, Atleticanos! Hj tem Galo, ainda bem! Penso que só a vitória interessa, chega de dar mole e perder pontos bobos. Quanto à discussão de ontem, sobre o “agora” contra o “ano que vem”, digo que quero os dois! Por que não? Quero ganhar este ano, temos time (apesar de precisarmos melhorar o elenco), as condições estão propícias (vencendo hj, somos líderes, todos com o mesmo nr de jogos). Se não ganharmos agora, claro que vou ficar puto, decepcionado demais, mas, apesar disso, sigo confiante no bom trabalho feito no nosso Galo atualmente. Quero agora, dá pra ganhar, mas seguirei na luta, haja o que houver. Percebo alguns quase dando um “ultimato” ao Galo. “É agora ou nunca!”. Ora! É agora e SEMPRE! Simbora, Galo!!

  17. oa dia Massa e Guru !

    Venha ai mais um retranqueiro em nossa jornada rumo ao título, ou alguém tem dúvidas de que o sport será 1 no gol e 10 na defesa? Então meus amigos, não esperem um jogo fácil. Mas eu, ao contrário de muitos por ai, só jogarei a toalho após a 38ª rodada, até porque estamos somente a 3 pontos do líder e com um jogo a menos.E detalhe os líderes terão que vir aqui em nosso terreiro no segundo turno.
    #Pra cima deles Galo!!!

  18. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    com ateu que sou não entro nessa de que ““Se Deus é por nós, quem será contra nós””, porque, na minha opinião se ele existisse não seria “por nós” e sim “por todos” e não faria nenhuma diferença a favor de ninguém…. Ou pelo menos deveria ser assim…
    Também não fico chorando “pontos derramados”, porque as outras torcidas também podem fazê-lo… Querer que o Galo não perca e nem empate nenhuma partida pra ser campeão não é torcer, é acreditar naquilo que não existe.. (olha a fé aí!!!!)…
    Quanto ao jogo de hoje,m se ganharmos, e eu acredito que vamos, assumimos a liderança de direito pois teremos o mesmo número de jogos dos segundo e terceiro colocados e, mesmo estando à frente dois jogos do quarto colocado não poderemos ser alcançado por ele….
    Isso pra mim é o que importa…. Ótimo jogo pro Galo hoje!!!! “IN GALO WE TRUST”, hoje e sempre!!!!

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Que a sua profecia se concretize e que cheguemos aos 100 anos, talvez um pouco mais, com a nossa atleticanidade. Eu primeiro, depois você e os outros, pois não vejo ninguém mais idoso do que eu como participante deste blog. Hoje, esportivamente falando, vamos todos comemorar mais uma Vitória do galo, em traje Sport.
    Hoje e sempre, galo!!!

  20. Bom dia!
    ObriGalo pela citação, caro Eduardo!
    Ansioso pelas nove da noite, como todo atleticano, desde os mais pessimistas até ao Lugalo, digo, Tiago Lúcio.
    Sigo o relator, em relação a Rafael e a Matías Zaracho. Até aqui tenho tido a impressão de um Sampaoli convicto mas não teimoso, como já vimos em uma série de treinadores que passaram pelo Galo. Se fosse teimoso, Mariano, Hyoran, Marquinhos, por exemplo, seriam titulares absolutos. Quem não corresponde é sacado pra dar vez a outro. Portanto não creio que SampaGalo vá morrer abraçado a Everson. Tô achando até que Rafael volta hoje.
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *